INSCRIÇÃO: 00570
 
CATEGORIA: PP
 
MODALIDADE: PP08
 
TÍTULO: POP’S LIGHT
 
AUTORES: Laryssa Gaynett Monteiro (Uninorte LAUREATE); Jeicy Kamila Farias Braga (Uninorte LAUREATE); Dynelli Oliveira silva (Uninorte LAUREATE); Alex Ken Otani (Uninorte LAUREATE); Karina Lorena Alencar Alves (Uninorte LAUREATE)
 
PALAVRAS-CHAVE: cores, fotografia, luzes, pop, sinestesia
 
RESUMO
O ensaio fotográfico “Pop’s Light” foi desenvolvido em um trabalho prático da Disciplina de Fotografia. O ensaio fotográfico teve seu conceito a partir do fenômeno neurológico chamado sinestesia, que consiste na produção de duas sensações de naturezas diferentes causadas por um único estímulo, relacionando-o com o ritmo musical pop. A partir da sinestesia, cientistas tentaram por muito tempo entender a relação da música com as cores, até que o físico Isaac Newton desenvolveu a teoria de que cada cor se relacionava com as sete notas da escala diatônica. As fotografias foram produzidas com retratos dos participantes da equipe, caracterizados como ícones marcantes do pop. As cores usadas nos retratos foram produzidas manualmente, usando poucos recursos digitais para edição dos retratos.
 
INTRODUÇÃO
A construção da imagem ocorreu durante a aula de Fotografia, após um exercício proposto com o tema “ritmos musicais” e como abordá-los na fotografia em cinco imagens. A partir da definição do estilo musical pop para nossa equipe através de sorteio, realizamos um brainstorm da seguinte pergunta: “Como representar uma música pop, através da fotografia?”. Após uma troca de ideias entre o grupo, decidimos usar elementos que remetessem visualmente a música pop. A partir desta ideia, o passo inicial foi fazer as pesquisas detalhadas sobre a cultura pop, sua origem, sua historia, os músicos que fizeram historia e como eles eram representados, até a música pop dos dias atuais. As fotos começaram a ganhar vida no momento em que escolhemos quem retrataríamos com base na história e na relevância de cada cantor (a) ou grupo musical. A partir da pesquisa realizada anteriormente, alguns nomes se destacaram: Cindy Lauper, Beatles, Michael Jackson, Madonna, Britney Spears, Beyonce, Lady Gaga, Rihanna. Para selecionar os artistas a serem retratados, levamos e consideração dois fatores: quais artistas chamariam mais a atenção do público (colegas de classe) e facilidade de caracterização. Os escolhidos foram Beatles, Michael Jackson, Madonna, Rihanna e Katy Perry. Após a escolha dos artistas, analisamos as principais características visuais mais marcantes de cada personagem a fim de decidir que elementos usar, como traduzir o ritmo musical nos retratos; a resposta veio após um tempo em meio às pesquisas: sinestesia. Notamos cores nos backgrounds de cds, pôsteres, videoclipes e buscamos a relação das cores e a música, chegando até ao fenômeno neurológico chamado sinestesia que consiste na produção de duas sensações de naturezas diferentes causadas por um único estímulo, tendo Isaac Newton se baseado nisso para desenvolver a teoria de que cada cor do espectro se relacionava, de alguma forma, com as sete notas da escala diatônica.
 
OBJETIVO
Ao decidir tratar sobre um tema não tão abordado comumente, acabamos incluindo o assunto no nosso dia a dia e percebendo outras formas de sinestesia. O objetivo da campanha é despertar o entendimento sobre o assunto, relacionando-o com a tese de Isaac Newton, que fala sobre cada cor ter algum tipo de relação com cada nota musical, incluindo ainda a temática da cultura pop e suas características, apresentando essa junção em forma de fotografias. Fazer entender que a sinestesia não se trata de uma doença, e sim, apenas uma condição diferente que faz com que os sentidos sejam “misturados”, provenientes de condições de excitação da mente ou doses de criatividade, embora ainda não se saiba a causa dessa alteração; ela pode estimular a memória, por esse motivo vários artistas mencionam a sinestesia como um importante processo do trabalho, buscando um resultado invulgar, excêntrico; característica essa que também nos referenciou para o conceito das fotos, para chegarmos à ideia final e auxiliou no andamento, fazendo com que chegássemos aos objetivos desejados.
 
JUSTIFICATIVA
3.1 A SINESTESIA਀唀洀愀 搀愀猀 瀀爀椀洀攀椀爀愀猀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀 攀渀挀漀渀琀爀愀搀愀猀 猀漀戀爀攀 猀椀渀攀猀琀攀猀椀愀  漀 挀漀渀琀爀椀戀甀琀漀 搀愀搀漀 瀀漀爀 䨀漀栀渀 䰀漀挀欀攀Ⰰ 攀洀 ㄀㘀㤀 Ⰰ 渀漀 猀攀甀 䔀渀猀愀椀漀 匀漀戀爀攀 漀 䔀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 䠀甀洀愀渀漀 漀渀搀攀 渀漀猀 昀愀氀愀 猀漀戀爀攀 甀洀 攀猀琀甀搀椀漀猀漀 栀漀洀攀洀 挀攀最漀 焀甀攀 焀甀攀猀琀椀漀渀愀搀漀 猀漀戀爀攀 漀 猀椀最渀椀昀椀挀愀搀漀 搀愀 挀漀爀 攀猀挀愀爀氀愀琀攀Ⰰ 爀攀猀瀀漀渀搀攀甀㨀 ᰀ攠猀挀愀爀氀愀琀攀  挀漀洀漀 漀 猀漀洀 搀攀 甀洀 琀爀漀洀瀀攀琀攀ᴀ⸠ 䌀漀渀琀甀搀漀Ⰰ 愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀 洀搀椀挀愀 猀漀戀爀攀 猀椀渀攀猀琀攀猀椀愀 搀愀琀愀 搀攀 ㄀㜀㄀ Ⰰ 焀甀愀渀搀漀 甀洀 漀昀琀愀氀洀漀氀漀最椀猀琀愀 椀渀最氀猀Ⰰ 吀栀漀洀愀猀 圀漀漀氀栀漀甀猀攀Ⰰ 搀攀猀挀爀攀瘀攀甀 漀 挀愀猀漀 搀攀 甀洀 栀漀洀攀洀 挀攀最漀 焀甀攀 ᰀ瘠椀愀ᴀ†挀漀爀攀猀 焀甀愀渀搀漀 漀甀瘀椀愀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀漀猀 猀漀渀猀 ⠀䌀夀吀伀圀䤀䌀Ⰰ ㄀㤀㤀㌀⤀⸀ 䠀 椀渀搀挀椀漀猀 搀攀 焀甀攀 䤀猀愀愀挀 一攀眀琀漀渀 愀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀猀猀攀 攀 挀椀攀渀琀攀 搀攀 焀甀攀 愀 愀氀琀甀爀愀 搀攀 甀洀 猀漀洀 搀攀瀀攀渀搀攀 搀漀 猀攀甀 挀漀洀瀀爀椀洀攀渀琀漀 搀攀 漀渀搀愀Ⰰ 一攀眀琀漀渀 椀渀瘀攀渀琀漀甀 甀洀 琀攀挀氀愀搀漀 洀甀猀椀挀愀氀 焀甀攀 洀漀猀琀爀愀瘀愀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 挀漀爀攀猀 渀甀洀愀 琀攀氀愀Ⰰ 瀀愀爀愀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 渀漀琀愀猀⸀ Apesar de pessoas sinestésicas ou sinestetas terem essas percepções não comuns, sinestesia não é considerada uma doença, pois não diminui a qualidade de vida, mas sim um processo involuntário do cérebro e uma variação da maneira com que o cérebro processa os sentidos, tendo a sua causa ainda desconhecida. Acredita-se apenas que seja hereditária, que seja comum em pessoas canhotas e mulheres e que pessoas sinestésicas apresentam dificuldade em discernir o lado direito do esquerdo. Também não é uma simples associação, memória ou “modo de dizer”, mas sim a capacidade de processar sempre dois ou mais estímulos ao mesmo tempo.਀倀爀攀猀愀 ⠀㈀  㠀Ⰰ 瀀⸀㈀⤀ 昀愀氀愀 焀甀攀 愀 猀椀渀攀猀琀攀猀椀愀 攀猀琀 搀攀 挀攀爀琀愀 昀漀爀洀愀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀愀 挀漀洀 愀 挀爀椀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 攀 攀猀琀愀 爀攀氀愀漀 琀攀洀 猀椀搀漀 攀猀琀甀搀愀搀愀Ⰰ 瀀攀氀漀 昀愀琀漀 搀攀 洀甀椀琀漀猀 猀椀渀攀猀琀攀琀愀猀 攀猀琀愀爀攀洀 椀渀猀攀爀椀搀漀猀 渀漀 洀甀渀搀漀 愀爀琀猀琀椀挀漀⸀ 䔀砀椀猀琀攀 甀洀愀 最爀愀渀搀攀 氀椀最愀漀 搀愀 猀椀渀攀猀琀攀猀椀愀 挀漀洀 愀 愀爀琀攀 攀 攀猀琀愀 愀瀀愀爀攀挀攀 搀攀 搀甀愀猀 洀愀渀攀椀爀愀猀 搀椀猀琀椀渀琀愀猀Ⰰ 漀 愀爀琀椀猀琀愀 焀甀攀 爀攀愀氀洀攀渀琀攀 瀀漀猀猀甀椀 猀椀渀攀猀琀攀猀椀愀 攀 漀 愀爀琀椀猀琀愀 焀甀攀 渀漀 瀀漀猀猀甀椀Ⰰ 洀愀猀 焀甀攀 甀猀愀 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 瀀愀爀愀 挀爀椀愀爀 愀 猀甀愀 漀戀爀愀 愀爀琀猀琀椀挀愀⸀  As pesquisas sobre o assunto tiveram início há poucos anos, e o teste mais usado atualmente foi criado pelo professor de psicopatologia do desenvolvimento Simon Baron-Cohen, da Universidade de Cambridge. Chamado de Teste da Genuidade e mede a estabilidade da relação entre estímulos e respostas ao longo do tempo.਀䄀挀爀攀搀椀琀愀洀漀猀 猀攀爀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀渀琀攀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀爀 漀 愀猀猀甀渀琀漀 猀 昀漀琀漀猀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀猀 瀀愀爀愀 愀最爀攀最愀爀 甀洀 瘀愀氀漀爀 洀愀椀漀爀 愀 攀氀愀猀Ⰰ 攀 昀愀氀愀爀 猀漀戀爀攀 甀洀 愀猀猀甀渀琀漀 渀漀 挀漀洀甀洀 渀漀 搀椀愀 愀 搀椀愀 攀 搀漀 搀攀猀挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀攀 洀甀椀琀漀猀⸀ ਀㌀⸀㈀ 唀匀伀匀 䐀䄀匀 䌀伀刀䔀匀 Música pop nada mais é que uma música que consegue atingir todos os públicos, sendo uma junção de vários estilos musicais. É sempre comum relacionarmos a música e a cultura pop a cores vivas, alegria, etc. Com todas essas informações sobre sinestesia e o tema do trabalho proposto (música pop) em mãos, decidimos criar fotos que envolvessem os dois assuntos, surgindo o “Pop’s Light”; o conceito base seria que cada integrante da equipe usasse roupas características de determinados cantores importantes da música pop para que uma identificação fosse feita; que cada um tenha uma dupla de cores em sua direção, simbolizando a sinestesia e a confusão nos sentidos causados por ela, remetendo também às impressões que temos a partir da música pop; cores essas escolhidas pelos próprios integrantes da equipe para cada identidade do pop, levando em conta a personalidade do cantor, e expressão corporal no momento das fotos; tendo dessa forma uma maior liberdade para falar sobre o assunto, mostrar que a sinestesia é real, que as pessoas não estão a inventando e é mais comum do que imaginamos.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 戀椀戀氀椀漀最爀昀椀挀愀猀 攀 漀 戀爀愀椀渀猀琀漀爀洀 琀椀搀漀 瀀愀爀愀 爀攀愀氀椀稀愀爀 漀 攀渀猀愀椀漀 昀漀琀漀最爀昀椀挀漀 昀漀爀愀洀 戀愀猀攀愀搀漀猀 渀漀猀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀搀漀猀 琀椀搀漀猀 攀洀 猀愀氀愀 搀攀 愀甀氀愀Ⰰ 攀洀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 猀漀戀爀攀 愀 挀甀氀琀甀爀愀 瀀漀瀀 攀 搀愀 猀椀渀攀猀琀攀猀椀愀⸀ No brainstorm, que é uma técnica para explorar o potencial de ideias de um grupo, de maneira criativa, com baixo risco de atitudes inibidoras (LIMA, 2011), várias ideias foram formadas e chegamos à conclusão que iríamos usar as cores como forma de representar a música pop. Logo que as pesquisam se iniciaram ficamos cientes do distúrbio chamado sinestesia, que vem da junção de duas palavras gregas são elas ‘syn’, que tem o sentido de união e ‘aisthesis’ que significa percepção - percepções unidas. ਀匀椀渀攀猀琀攀猀椀愀  甀洀愀 挀漀渀搀椀漀 渀愀 焀甀愀氀 甀洀 猀攀渀琀椀搀漀 ⠀瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀Ⰰ 搀愀 愀甀搀椀漀⤀  猀椀洀甀氀琀愀渀攀愀洀攀渀琀攀 瀀攀爀挀攀戀椀搀漀 挀漀洀漀 猀攀 瀀漀爀 甀洀 漀甀 洀愀椀猀 猀攀渀琀椀搀漀猀 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀爀攀猀Ⰰ 琀愀椀猀 挀漀洀漀 瘀椀猀漀⸀ 䄀 猀椀渀攀猀琀攀猀椀愀 瀀漀搀攀 攀渀瘀漀氀瘀攀爀 焀甀愀氀焀甀攀爀 甀洀 搀漀猀 猀攀渀琀椀搀漀猀⸀ 䠀 猀椀渀攀猀琀攀琀愀猀 焀甀攀 漀甀瘀攀洀 猀漀渀猀 攀洀 爀攀猀瀀漀猀琀愀 愀 挀栀攀椀爀漀Ⰰ 挀栀攀椀爀漀 攀洀 爀攀猀瀀漀猀琀愀 愀漀 琀漀焀甀攀Ⰰ 漀甀 焀甀攀 瘀攀攀洀 挀漀爀攀 攀洀 爀攀猀瀀漀猀琀愀 愀 猀漀渀猀⸀ 䠀 愀氀最甀洀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 瀀漀猀猀甀攀洀 愀 猀椀渀攀猀琀攀猀椀愀 焀甀攀 攀渀瘀漀氀瘀攀 琀爀猀 漀甀 愀琀 洀愀椀猀 猀攀渀琀椀搀漀猀Ⰰ 洀愀猀 椀猀猀漀  攀砀琀爀攀洀愀洀攀渀琀攀 爀愀爀漀 ⠀䌀唀刀吀䤀匀Ⰰ ㄀㤀㤀㠀⤀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 䜀爀漀猀猀攀渀戀愀挀欀攀爀Ⰰ 愀 瘀椀猀漀 搀攀 甀洀 猀椀渀攀猀琀攀琀愀 渀漀爀洀愀氀洀攀渀琀攀  瀀攀爀挀攀戀椀搀愀 昀漀爀愀 搀漀 挀漀爀瀀漀⸀ ᰀ䄠猀 挀漀爀攀猀 攀 漀猀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀猀 猀攀 昀漀爀洀愀洀 攀洀 甀洀愀 攀猀瀀挀椀攀 搀攀 琀攀氀愀 瘀椀爀琀甀愀氀Ⰰ 氀漀挀愀氀椀稀愀搀愀 愀 挀攀爀挀愀 搀攀 洀攀椀漀 洀攀琀爀漀 搀攀 搀椀猀琀渀挀椀愀 搀漀猀 漀氀栀漀猀ᴀ⸠ Segundo o neurologista Richard Cytowic, longe de ser rara, a sinestesia é comum – um em cada 23 indivíduos tem algum tipo de sinestesia. Mentes que funcionam de maneira diferente não são tão estranhas assim. Por exemplo, muitos artistas, poetas e romancistas têm a capacidade de vincular ideias aparentemente não relacionadas entre si, como se fosse uma metáfora.਀倀愀爀愀 䠀攀爀挀甀氀愀渀漀ⴀ䠀漀甀稀攀氀 攀砀椀猀琀攀洀 愀氀最甀渀猀 琀瀀椀挀漀猀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀猀 攀洀 爀攀氀愀漀  猀椀渀攀猀琀攀猀椀愀㨀 1) sinestesia não é doença (pois não diminui a qualidade de vida), e sim uma variação da maneira como o cérebro processa sinais dos sentidos; 2) a sinestesia é herdada geneticamente, portanto é muito mais comum em famílias que já têm um ou mais sinestetas; 3) não tem tratamento (e por que teria, ou por que deveria ter, se é apenas uma maneira de processar estímulos? O que percebemos como sons, afinal, não são uma propriedade do estímulo que chega às orelhas, e sim de como o cérebro processa esse estímulo); 4) não é simples associação, memória, nem "modo de dizer", como algumas pessoas acham um som "macio" ou um aroma "pungente": é a capacidade que algumas pessoas têm de processar um estímulo como se fosse - SEMPRE - dois ou mais ao mesmo tempo.਀䄀 焀甀愀渀琀椀搀愀搀攀 搀攀 瀀爀漀最爀攀猀猀漀猀 攀洀 爀攀氀愀漀 愀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 猀漀戀爀攀 猀椀渀攀猀琀攀猀椀愀 渀漀猀 切氀琀椀洀漀猀 愀渀漀猀 琀攀洀 愀甀洀攀渀琀愀搀漀⸀ 伀 昀甀琀甀爀漀 攀猀琀 爀攀瀀氀攀琀漀 搀攀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 瀀愀爀愀 洀愀椀猀 搀攀猀挀漀戀攀爀琀愀猀⸀  䄀 爀攀瘀攀氀愀漀 搀攀 愀氀最甀洀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 昀愀洀漀猀愀猀 焀甀攀 搀椀琀愀猀 猀椀渀攀猀琀猀椀挀愀猀Ⰰ 琀愀椀猀 挀漀洀漀 漀猀 挀椀攀渀琀椀猀琀愀猀 一椀欀漀氀愀 吀攀猀氀愀 攀 刀椀挀栀愀爀搀 䘀攀礀渀洀愀渀 攀 愀 愀挀攀椀琀愀漀 搀攀猀琀愀 挀漀渀搀椀漀 瀀漀爀 瀀愀爀琀攀 搀愀 挀椀渀挀椀愀Ⰰ 愀戀爀攀洀 挀愀洀椀渀栀漀 瀀愀爀愀 焀甀攀 洀愀椀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 瘀攀渀栀愀洀 愀 昀愀氀愀爀 猀漀戀爀攀 椀猀猀漀 攀 琀愀氀瘀攀稀 愀氀最甀洀愀猀 猀攀 搀攀猀挀甀戀爀愀洀 猀椀渀攀猀琀猀椀挀愀猀 攀 瘀攀渀栀愀洀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀爀 瀀愀爀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀愀猀 愀 攀猀琀攀 攀渀昀漀焀甀攀⸀ 䔀 攀洀 ㈀  㜀 愀 刀攀瘀椀猀琀愀 준瀀漀挀愀 昀攀稀 甀洀愀 洀愀琀爀椀愀 猀漀戀爀攀 漀 愀猀猀甀渀琀漀Ⰰ 挀漀渀昀漀爀洀攀 猀攀 瀀漀搀攀 挀漀渀昀攀爀椀爀 愀 猀攀最甀椀爀㨀 ਀倀愀爀愀 甀洀愀 洀甀氀栀攀爀 挀漀渀栀攀挀椀搀愀 挀漀洀漀 䄀⸀倀⸀Ⰰ 愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 搀漀 搀椀愀ⴀ愀ⴀ搀椀愀 瀀愀爀攀挀攀 甀洀愀 渀漀瘀攀氀愀⸀ 䌀愀搀愀 氀攀琀爀愀 搀漀 愀氀昀愀戀攀琀漀 琀攀洀 甀洀愀 瀀攀爀猀漀渀愀氀椀搀愀搀攀 栀甀洀愀渀愀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀⸀ ᰀ䄠 昀愀稀 漀 最渀攀爀漀 洀愀琀攀爀渀愀氀Ⰰ 洀甀椀琀漀 挀甀椀搀愀搀漀猀漀⸀ 䤀  甀洀 最愀爀漀琀漀Ⰰ 䠀 攀 䜀 攀猀琀漀 猀攀洀瀀爀攀 椀洀瀀氀椀挀愀渀搀漀 瀀漀爀 猀甀愀 挀愀甀猀愀⸀ 䴀 攀 一 猀漀 搀甀愀猀 猀攀渀栀漀爀愀猀 焀甀攀 攀猀琀漀 猀攀洀瀀爀攀 樀甀渀琀愀猀Ⰰ 戀愀琀攀渀搀漀 瀀愀瀀漀⸀ 吀  甀洀 栀漀洀攀洀 瀀爀漀琀攀琀漀爀⸀ᴀ A.P. não está inventando nada. Ela tem uma alteração neurológica conhecida como sinestesia. De alguma forma misteriosa, o distúrbio provoca um cruzamento de sentidos no cérebro. Por isso, a mulher atribui personalidades às letras do alfabeto. Essa característica se manifesta de outras maneiras curiosas: A.P. vê letras e números coloridos, enxerga formas quando sente determinados gostos. A personificação da linguagem, no entanto, é a parte mais interessante. Ela não se encaixa na definição dos psicólogos para a sinestesia.਀䄀 愀氀琀攀爀愀漀 昀漀椀 搀攀猀挀爀椀琀愀 挀椀攀渀琀椀昀椀挀愀洀攀渀琀攀 瀀攀氀愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 瘀攀稀 攀洀 ㄀㠀㠀 ⸀ 䔀氀愀  甀洀 昀攀渀洀攀渀漀 椀渀瘀漀氀甀渀琀爀椀漀 焀甀攀 漀挀漀爀爀攀 愀漀 氀漀渀最漀 搀攀 琀漀搀愀 愀 瘀椀搀愀 攀 挀漀猀琀甀洀愀 猀攀爀 瀀愀猀猀愀搀漀 搀攀 最攀爀愀漀 愀 最攀爀愀漀⸀ 䔀洀 最攀爀愀氀Ⰰ 漀猀 昀椀氀栀漀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀洀 甀洀愀 瘀愀爀椀愀渀琀攀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀 搀愀 搀漀猀 瀀愀椀猀⸀ 䄀挀爀攀搀椀琀愀ⴀ猀攀 焀甀攀 猀攀樀愀 挀愀甀猀愀搀愀 瀀漀爀 甀洀愀 愀氀琀攀爀愀漀 搀愀猀 氀椀最愀攀猀 渀攀爀瘀漀猀愀猀 搀甀爀愀渀琀攀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀漀 挀爀攀戀爀漀⸀ Até recentemente, a sinestesia era considerada um fenômeno puramente sensorial. Por algum motivo, não existem as barreiras que normalmente separam os diferentes sentidos. O resultado é um incrível cruzamento entre visão, audição, paladar, tato e olfato. Diferentes sinestésicos têm experiências diversas. Para alguns, os sons têm gosto. Para outros, as formas têm cheiro. Podem ver música, ter sensações associadas ao sabor ou qualquer outra mistura de sentidos. Em todos os casos, a informação que entra por um canal, de alguma maneira, provoca atividade em outro.਀倀愀爀愀 甀洀 最爀甀瀀漀 搀攀 挀椀攀渀琀椀猀琀愀猀 挀愀搀愀 瘀攀稀 洀愀椀猀 椀渀昀氀甀攀渀琀攀Ⰰ 愀 猀椀渀攀猀琀攀猀椀愀 渀漀  愀瀀攀渀愀猀 猀攀渀猀漀爀椀愀氀⸀ ᰀ传挀漀爀爀攀 甀洀 挀爀甀稀愀洀攀渀琀漀 搀漀猀 猀攀渀琀椀搀漀猀Ⰰ 洀愀猀 愀 焀甀攀猀琀漀  洀愀椀猀 挀漀洀瀀氀攀砀愀ᴀⰠ 搀椀稀 䨀甀氀椀愀 匀椀洀渀攀爀Ⰰ 瀀猀椀挀氀漀最愀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀攀 䔀搀椀洀戀甀爀最漀Ⰰ 渀漀 刀攀椀渀漀 唀渀椀搀漀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 攀氀愀Ⰰ 愀 猀椀渀攀猀琀攀猀椀愀 瀀漀搀攀 琀攀爀 甀洀 挀漀洀瀀漀渀攀渀琀攀 挀漀渀挀攀椀琀甀愀氀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀⸀ 䄀猀 攀砀瀀氀漀猀攀猀 猀攀渀猀漀爀椀愀椀猀 渀漀 猀攀爀椀愀洀 搀攀猀攀渀挀愀搀攀愀搀愀猀 愀瀀攀渀愀猀 瀀漀爀 瘀椀猀攀猀Ⰰ 猀漀渀猀 攀 挀栀攀椀爀漀猀⸀ 䴀愀猀 琀愀洀戀洀 瀀攀氀漀 猀椀最渀椀昀椀挀愀搀漀 搀愀猀 瀀愀氀愀瘀爀愀猀⸀ 䔀猀猀攀猀 最愀琀椀氀栀漀猀 挀漀渀挀攀椀琀甀愀椀猀 猀攀爀椀愀洀 洀愀椀猀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀猀 焀甀攀 漀猀 猀攀渀猀漀爀椀愀椀猀⸀ 匀攀 攀猀猀攀猀 挀椀攀渀琀椀猀琀愀猀 攀猀琀椀瘀攀爀攀洀 挀攀爀琀漀猀Ⰰ 猀攀爀 瀀爀攀挀椀猀漀 爀攀瘀攀爀 愀猀 攀砀瀀氀椀挀愀攀猀 猀漀戀爀攀 猀椀渀攀猀琀攀猀椀愀⸀ 䔀猀猀愀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 琀愀洀戀洀 瀀漀搀攀洀 愀樀甀搀愀爀 愀 攀渀琀攀渀搀攀爀 挀漀洀漀 漀 挀爀攀戀爀漀 栀甀洀愀渀漀 氀椀搀愀 挀漀洀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 攀 昀愀稀 挀漀渀攀砀攀猀 挀漀洀 漀 洀甀渀搀漀 爀攀愀氀⸀ A maioria dos sinestetas declara possuir uma excelente memória, que é fortemente ajudada pela sinestesia. As sensações paralelas que esta lhes provoca os ajudam a relembrar determinadas coisas. Sabem que é, por exemplo, o número cinco, porque se lembram da cor. Lembram-se facilmente de conversas, extratos de livros, instruções verbais, etc. Também recordam com facilidade a localização espacial dos objetos, encontram com facilidade e exatidão objetos guardados na cozinha, livros numa determinada prateleira, trechos específicos de um livro, etc. Talvez relacionado com isto, está o facto de os sinestetas preferirem a ordem, a simetria e o equilíbrio. Não começam a trabalhar até que a secretária esteja completamente arrumada, ou os utensílios de cozinha todos posicionados nos seus devidos lugares (CYTOWIC, 1993).਀䰀漀最漀Ⰰ 攀猀挀漀氀栀攀洀漀猀 甀猀愀爀 漀 愀猀猀甀渀琀漀 挀漀洀漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 瀀愀爀愀 渀漀猀猀愀 漀戀爀愀 昀漀琀漀最爀昀椀挀愀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀渀搀漀ⴀ漀 挀漀洀 愀猀 挀漀爀攀猀 攀 愀 洀切猀椀挀愀 瀀漀瀀⸀ 䄀 猀椀渀攀猀琀攀猀椀愀 猀攀 昀愀稀攀渀搀漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 琀愀洀戀洀 渀愀 瀀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀洀 昀漀爀洀愀 搀攀 琀攀砀琀漀 攀 搀愀 攀砀瀀爀攀猀猀椀瘀椀搀愀搀攀Ⰰ 焀甀愀渀搀漀 猀攀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀 挀爀甀稀愀洀攀渀琀漀 搀攀 爀攀氀愀攀猀 猀攀渀猀漀爀椀愀椀猀 渀愀 瀀攀爀挀攀瀀漀 搀攀 猀攀渀琀椀搀漀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 ⠀䴀䄀刀吀䤀一匀Ⰰ ㄀㤀㤀㜀⤀⸀  É uma forma de composição que resultou em motivos simétricos e que cria, normalmente, uma imagem repousante e equilibrada (SONTAG, 2004). Todavia, é importante distinguir o centro visual do centro geométrico de uma fotografia. É para o centro visual, que se situa ligeiramente acima do centro geométrico, que o olhar se tende a dirigir. Por isso, as fotos privilegiam o centro visual em detrimento do centro geométrico. Esse efeito foi conseguido com a aplicação da regra dos terços, que consiste em dividir a imagem em terços verticais e horizontais, formando nove pequenos retângulos. Os pontos definidos pelo cruzamento das linhas verticais e horizontais são polos de atração visual, podendo ser aproveitados para colocação do tema principal ou da parte mais importante do tema principal (CARROL, 2016).਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀倀愀爀愀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 昀漀椀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 漀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀搀漀 琀攀爀椀挀漀 攀 瀀爀琀椀挀漀 愀搀焀甀椀爀椀搀漀 搀甀爀愀渀琀攀 愀猀 愀甀氀愀猀 渀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 䘀漀琀漀最爀愀昀椀愀Ⰰ 渀愀 焀甀愀氀 猀攀 愀戀漀爀搀漀甀 栀椀猀琀爀椀愀 搀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀Ⰰ 渀漀攀猀 戀猀椀挀愀猀Ⰰ 氀甀稀Ⰰ 挀氀愀猀猀椀昀椀挀愀漀 搀愀猀 挀洀攀爀愀猀 昀漀琀漀最爀昀椀挀愀猀 攀 漀戀樀攀琀椀瘀愀猀Ⰰ 攀渀琀爀攀 漀甀琀爀漀猀 愀猀猀甀渀琀漀猀⸀ 䘀漀椀 猀漀氀椀挀椀琀愀搀漀 愀漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 焀甀攀 昀椀稀攀猀猀攀洀 甀洀 猀漀爀琀攀椀漀 瀀愀爀愀 猀愀戀攀爀 挀漀洀 焀甀愀氀 爀椀琀洀漀 洀甀猀椀挀愀氀 挀愀搀愀 攀焀甀椀瀀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀椀愀Ⰰ 漀渀搀攀 渀漀猀 戀愀猀攀愀爀愀洀漀猀 渀攀猀猀攀 攀猀琀椀氀漀 洀甀猀椀挀愀氀 瀀愀爀愀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀愀猀 昀漀琀漀猀Ⰰ 攀 漀 猀漀爀琀攀愀搀漀 瀀愀爀愀 渀猀 昀漀椀 愀 洀切猀椀挀愀 瀀漀瀀⸀  Após as considerações iniciais, decidimos separar nosso processo em três etapas: a pré-produção, a realização e a pós-produção. A primeira etapa se iniciou com uma conversa entre os membros da equipe para ser definido qual a melhor forma, visualmente falando, de abordar a música pop em fotos. A partir desse debate, foi exposta a ideia das luzes coloridas na direção dos assuntos fotografados, fazendo referência à alegria presente no contexto pop. Após a exposição das ideias, iniciou-se a etapa de pesquisa. Buscou-se sobre a história do pop, de onde surgiu, quem são suas principais personalidades, a influência do pop nos dias de hoje, entre outros assuntos; e cada vez que pesquisávamos mais, mais ideias iam agregando às nossas já formadas. Decidimos que nós mesmos seríamos os fotografados e que abordaríamos a temática da sinestesia, como foi falado em todo paper presente.਀匀愀戀攀渀搀漀 焀甀攀 攀渀焀甀愀搀爀愀爀 漀 愀猀猀甀渀琀漀  搀攀挀椀搀椀爀 漀 焀甀攀 昀愀稀 瀀愀爀琀攀 搀愀 猀甀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 攀 琀愀洀戀洀  搀攀琀攀爀洀椀渀愀渀琀攀 瀀愀爀愀 搀攀昀椀渀椀爀 漀 洀漀搀漀 挀漀洀漀 漀 琀攀氀攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 瀀攀爀挀攀戀攀爀 漀 洀甀渀搀漀 挀爀椀愀搀漀 瀀攀氀愀 昀漀琀漀Ⰰ 愀 昀漀琀最爀愀昀愀 猀攀氀攀挀椀漀渀漀甀 漀猀 猀攀最甀椀渀琀攀猀 瀀氀愀渀漀猀 瀀漀爀 猀甀愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀㨀 瀀氀愀渀漀 愀洀攀爀椀挀愀渀漀Ⰰ 漀渀搀攀 愀 昀椀最甀爀愀 栀甀洀愀渀愀  攀渀焀甀愀搀爀愀搀愀 搀漀 樀漀攀氀栀漀 瀀爀愀 挀椀洀愀 攀  爀攀瘀攀氀愀搀漀 挀漀洀 洀愀椀猀 渀愀琀甀爀愀氀椀搀愀搀攀 愀猀 攀砀瀀爀攀猀猀攀猀 搀漀 愀琀漀爀㬀 洀攀椀漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 瀀氀愀渀漀Ⰰ 漀渀搀攀 愀 瀀攀猀猀漀愀  攀渀焀甀愀搀爀愀搀愀 搀愀 挀椀渀琀甀爀愀 瀀爀愀 挀椀洀愀 攀 琀攀洀 漀 洀攀猀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀漀 瀀氀愀渀漀 愀洀攀爀椀挀愀渀漀㬀 攀 漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 瀀氀愀渀漀Ⰰ 漀渀搀攀 愀 昀椀最甀爀愀 栀甀洀愀渀愀  攀渀焀甀愀搀爀愀搀愀 搀漀 瀀攀椀琀漀 瀀爀愀 挀椀洀愀Ⰰ 搀攀昀椀渀椀渀搀漀 愀 挀愀爀最愀 搀爀愀洀琀椀挀愀 搀漀 愀琀漀爀Ⰰ 琀愀洀戀洀 挀栀愀洀愀搀漀 搀攀 挀氀漀猀攀 漀甀 瀀爀椀洀攀椀爀猀猀椀洀漀 瀀氀愀渀漀⸀ 伀甀琀爀漀 昀愀琀漀爀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 瀀愀爀愀 漀 攀渀焀甀愀搀爀愀洀攀渀琀漀 猀漀 漀猀 渀最甀氀漀猀Ⰰ 挀甀樀漀 渀最甀氀漀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 昀漀椀㨀 渀最甀氀漀 渀漀爀洀愀氀Ⰰ 漀渀搀攀 愀 挀洀攀爀愀 攀猀琀 渀漀 渀瘀攀氀 搀漀猀 漀氀栀漀猀 搀愀 瀀攀猀猀漀愀Ⰰ 漀甀 渀最甀氀漀 昀爀漀渀琀愀氀⸀ Houve um processo de busca por um posicionamento que agregasse todas as informações necessárias e que fosse simples, expondo nossa ideia; escolhemos um fundo branco para plano de fundo, o que nos permite melhor criação e liberdade por ser um fundo neutro, e que chamará mais atenção para o assunto fotografado; o assunto fotografado se encontra centralizado nos planos e ângulos citados anteriormente, novamente, para a maior atenção ao assunto. O gênero escolhido para trabalharmos no ensaio engloba os subgêneros dos foto-ensaios. Diante disso, convém tratar de suas características, pois delas decorrem os métodos e técnicas utilizadas neste ensaio. O foto-ensaio é uma história em fotografias que procura analisar a realidade e opinar sobre ela, logo as fotos (por meio dos enquadramentos) procuram oferecer, da melhor forma, a relação das cores e a música. As imagens captadas para o ensaio seguem os princípios deste gênero, ou seja, onde os fotógrafos não hesitam em recorrer à encenação fotográfica (poses) desde que sejam notoriamente detectáveis e assumidas como uma forma necessária de colocar a expressão ao serviço da intenção, ou seja, ao serviço da análise do real, da interpretação do real, da assunção de um ponto de vista sobre a realidade.਀一漀 昀漀椀 甀猀愀搀漀 渀攀渀栀甀洀 琀椀瀀漀 搀攀 椀氀甀洀椀渀愀漀 渀愀琀甀爀愀氀Ⰰ 猀漀洀攀渀琀攀 愀爀琀椀昀椀挀椀愀氀㬀 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 愀 氀甀稀 搀攀 搀漀椀猀 椀氀甀洀椀渀愀搀漀爀攀猀 搀攀 䰀䔀䐀Ⰰ 瀀漀爀 猀攀 琀爀愀琀愀爀 搀攀 甀洀 愀洀戀椀攀渀琀攀 昀攀挀栀愀搀漀㬀 甀洀 最氀漀戀漀 挀漀洀 氀甀稀攀猀 挀漀氀漀爀椀搀愀猀㬀 瀀愀瀀椀猀 挀攀氀漀昀愀渀攀 昀漀爀愀洀 甀猀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 愀氀琀攀爀愀爀 愀 挀漀氀漀爀愀漀 搀愀猀 氀甀稀攀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 搀攀 䰀䔀䐀Ⰰ 渀愀猀 挀漀爀攀猀 瘀攀爀搀攀Ⰰ 爀漀猀愀Ⰰ 愀稀甀氀 攀 瘀攀爀洀攀氀栀漀Ⰰ 昀愀稀攀渀搀漀 挀漀洀 焀甀攀 愀 氀甀稀 渀漀 愀猀猀甀渀琀漀 愀搀攀爀椀猀猀攀 猀 挀漀爀攀猀 瀀爀攀猀攀渀琀攀猀 渀漀猀 瀀愀瀀椀猀Ⰰ 攀猀猀愀猀 挀漀爀攀猀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀猀 愀氀攀愀琀漀爀椀愀洀攀渀琀攀 瀀漀爀 琀攀爀攀洀 洀愀椀漀爀 椀洀瀀愀挀琀漀 渀愀 昀漀琀漀⸀ 䈀甀猀挀愀渀搀漀 挀漀洀漀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀 挀爀椀愀琀椀瘀愀猀 昀漀琀最爀愀昀漀猀 搀攀 洀漀搀愀Ⰰ 挀漀洀漀 䨀甀氀椀愀 䬀甀猀洀攀渀欀漀  攀 挀漀爀攀猀 瘀椀戀爀愀渀琀攀猀 搀攀 挀氀椀瀀攀猀 搀愀 洀切猀椀挀愀 瀀漀瀀Ⰰ 焀甀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀洀 琀漀搀漀 挀漀渀琀攀砀琀漀⸀ 倀愀爀愀 焀甀攀 愀 椀洀愀最攀洀 琀椀瘀攀猀猀攀 甀洀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀愀氀椀猀洀漀 洀愀椀漀爀 攀砀瀀爀攀猀猀漀Ⰰ 甀猀愀洀漀猀 愀 椀氀甀洀椀渀愀漀 愀漀 渀漀猀猀漀 昀愀瘀漀爀 搀愀渀搀漀 漀 挀漀渀琀爀愀猀琀攀 琀愀渀琀漀 搀愀猀 搀甀愀猀 挀漀爀攀猀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀猀 瀀愀爀愀 挀愀搀愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 焀甀愀渀琀漀 搀漀 挀漀渀琀爀愀猀琀攀 搀漀 愀猀猀甀渀琀漀 昀漀琀漀最爀愀昀愀搀漀 攀 漀 氀漀挀愀氀 甀猀愀搀漀 瀀愀爀愀 愀猀 昀漀琀漀猀⸀ 䄀氀洀 搀愀 挀愀爀愀挀琀攀爀椀稀愀漀Ⰰ 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀猀 焀甀攀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀猀猀攀洀 愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 搀漀 瀀漀瀀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀 昀漀爀愀洀 攀砀椀最椀搀漀猀Ⰰ 挀漀洀 攀砀瀀爀攀猀猀攀猀 愀氀攀最爀攀猀Ⰰ 瀀愀猀猀漀猀 搀攀 搀愀渀愀Ⰰ 瀀愀爀愀 焀甀攀 愀 昀漀琀漀 猀攀樀愀 昀攀椀琀愀 渀漀 洀漀洀攀渀琀漀 攀砀愀琀漀 攀 挀漀渀猀椀最愀洀漀猀 愀琀椀渀最椀爀 漀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀⸀ 䄀 洀愀焀甀椀愀最攀洀 甀猀愀搀愀 昀漀椀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 挀愀搀愀 瀀漀挀愀 攀 挀愀搀愀 瀀攀爀猀漀渀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 猀攀渀搀漀 猀攀洀瀀爀攀 挀漀洀 挀漀爀攀猀 愀氀攀最爀攀猀 攀 瘀椀戀爀愀渀琀攀猀⸀ A sinestesia entra aí, na presença das cores nas fotos. Isaac Newton além de ter sido um grande estudioso no campo da física, não se ateve somente a esse ramo e havia indícios de que ele estudava também a sinestesia; ele acreditava que cada cor se relacionava de alguma forma com cada nota musical, e que as pessoas viam cores ao ouvir os sons, como acontece na sinestesia. Visto que essa condição, a de pessoas sinestésicas, é parte do processo artístico de muitos artistas, usamos isso não da forma subjetiva como é, e sim explicita, onde o assunto fotografado é essa relação sinestésica. Tendo como objetivo chamar a atenção pelo olhar para essa relação, visto que a visão é um dos sentidos que leva o público a tomar alguma atitude, como diz Santos (2005, p.168): ਀ᰀ䄠猀 昀漀爀洀愀猀 搀攀 愀琀爀愀椀爀 愀 愀琀攀渀漀 瀀漀搀攀洀 猀攀爀 愀猀 洀愀椀猀 瘀愀爀椀愀搀愀猀⸀ 一愀 洀搀椀愀 椀洀瀀爀攀猀猀愀Ⰰ 愀猀 椀洀愀最攀渀猀 最攀爀愀氀洀攀渀琀攀 猀攀 攀渀挀愀爀爀攀最愀洀 搀攀猀猀愀 攀洀瀀爀攀椀琀愀搀愀⸀ 䔀氀愀猀 瀀漀搀攀洀 挀漀渀琀攀爀 猀椀琀甀愀攀猀 椀渀甀猀椀琀愀搀愀猀Ⰰ 漀戀樀攀琀漀猀 焀甀攀 攀猀琀椀洀甀氀愀洀 漀猀 漀甀琀爀漀猀 猀攀渀琀椀搀漀猀 愀琀爀愀瘀猀 搀愀 瘀椀猀漀Ⰰ 洀漀搀攀氀漀猀 漀甀 挀攀氀攀戀爀椀搀愀搀攀猀Ⰰ 爀攀昀攀爀攀渀挀椀愀猀 愀昀攀琀椀瘀愀猀 漀甀 愀瀀攀氀漀猀 猀攀渀猀甀愀椀猀⸀ 伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀猀琀攀 攀猀琀最椀漀 攀 愀瀀爀漀砀椀洀愀爀 愀 洀攀渀猀愀最攀洀 搀漀 爀攀挀攀瀀琀漀爀⸀ᴀ Na pós-produção foram feitas alterações na saturação, contraste, claridade, sem nenhuma modificação brusca, apenas ajustes, que melhoraram o aspecto visual da foto tanto estético quanto técnico; a tonalidade usada foi um meio termo entre o frio e o quente.਀䔀洀 爀攀氀愀漀 愀漀猀 瀀爀漀挀攀猀猀漀猀 爀攀昀攀爀攀渀琀攀猀 愀漀猀 攀焀甀椀瀀愀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 搀攀猀挀爀攀瘀攀爀攀洀漀猀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀猀琀攀 瀀漀渀琀漀⸀ 伀 攀焀甀椀瀀愀洀攀渀琀漀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 昀漀椀 甀洀愀 挀洀攀爀愀 昀漀琀漀最爀昀椀挀愀 搀椀最椀琀愀氀 搀攀 攀渀琀爀愀搀愀 搀漀 洀漀搀攀氀漀 䐀匀䰀刀 一椀欀漀渀 䐀㔀㄀   挀漀洀 愀 氀攀渀琀攀 漀戀樀攀琀椀瘀愀 昀椀砀愀 㔀 洀洀 挀漀洀 愀戀攀爀琀甀爀愀 洀砀椀洀愀 ㄀⸀㐀昀Ⰰ 挀甀樀愀 甀琀椀氀椀稀愀漀 猀攀 猀椀琀甀愀 渀甀洀 攀昀攀椀琀漀 瀀爀砀椀洀漀  椀洀愀最攀洀 焀甀攀 漀戀琀攀洀漀猀 愀琀爀愀瘀猀 搀漀猀 渀漀猀猀漀猀 漀氀栀漀猀Ⰰ 琀攀渀搀漀 甀洀愀 戀漀愀 愀戀攀爀琀甀爀愀 瀀愀爀愀 愀 瀀愀猀猀愀最攀洀 搀攀 氀甀稀⸀ 倀愀爀愀 愀 椀氀甀洀椀渀愀漀 渀漀 昀漀爀愀洀 甀猀愀搀漀猀 昀氀愀猀栀猀Ⰰ 渀攀洀 氀甀稀 渀愀琀甀爀愀氀Ⰰ 猀漀洀攀渀琀攀 氀甀稀攀猀 愀爀琀椀昀椀挀椀愀猀 搀攀 搀漀椀猀 䰀䔀䐀ᤀ猠Ⰰ 甀洀 愀 挀愀搀愀 氀愀搀漀Ⰰ 挀漀洀 瀀愀瀀攀氀 挀攀氀漀昀愀渀攀 猀漀戀爀攀 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀挀漀爀爀愀 愀 洀甀搀愀渀愀 渀愀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 昀漀渀琀攀 搀攀 氀甀稀⸀
 
CONSIDERAÇÕES
A realização do trabalho foi essencial para praticar todas as teorias ensinadas em sala, desenvolver o senso crítico visual, enxergar de forma diferenciada o que aparentemente é comum, usar a fotografia como forma de expressão e manifestação artística.਀伀 最爀甀瀀漀 焀甀攀 瀀爀漀搀甀稀椀甀 愀猀 昀漀琀漀猀 瀀愀猀猀漀甀 瀀漀爀 甀洀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 攀砀琀攀渀猀漀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 猀漀戀爀攀 漀 甀猀漀 搀愀猀 琀挀渀椀挀愀猀 昀漀琀漀最爀昀椀挀愀猀 攀 搀漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 挀爀椀愀琀椀瘀漀 搀攀 猀椀渀攀猀琀攀猀椀愀Ⰰ 愀 昀椀洀 搀攀 搀攀昀椀渀椀爀 漀 洀攀氀栀漀爀 挀愀洀椀渀栀漀 瀀愀爀愀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀愀猀 昀漀琀漀猀㨀 愀 琀攀漀爀椀愀 搀愀猀 昀漀爀洀愀猀 攀 挀漀爀攀猀Ⰰ 漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 瘀椀猀甀愀椀猀 焀甀攀 洀攀氀栀漀爀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀猀猀攀 漀猀 愀爀琀椀猀琀愀猀 攀 琀漀搀漀 甀洀 挀漀渀樀甀渀琀漀 搀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀攀猀 ⠀最攀猀琀漀猀Ⰰ 攀砀瀀爀攀猀猀攀猀 昀愀挀椀愀椀猀Ⰰ 攀琀挀⸀⤀ 焀甀攀 昀漀爀愀洀 攀猀猀攀渀挀椀愀椀猀 瀀愀爀愀 漀 攀渀猀愀椀漀 昀漀琀漀最爀昀椀挀漀⸀ 吀爀愀戀愀氀栀愀爀 挀漀洀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 愀戀猀琀爀愀琀漀猀 漀戀爀椀最漀甀 愀漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀愀 攀焀甀椀瀀攀 愀 爀攀昀氀攀琀椀爀Ⰰ 瀀攀猀焀甀椀猀愀爀 攀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 甀洀 琀攀洀愀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀 瀀愀爀愀 攀渀琀漀 愀瀀氀椀挀愀爀 琀漀搀漀猀 漀猀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 愀搀焀甀椀爀椀搀漀猀 攀洀 甀洀 瀀爀漀樀攀琀漀 戀愀猀攀愀搀漀 攀洀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 挀椀攀渀琀昀椀挀愀猀Ⰰ 焀甀攀 渀漀猀 搀愀爀漀 猀攀最甀爀愀渀愀 渀漀 洀攀椀漀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀⸀ Enfim, entende-se que fotografar é uma experiência que transcende a técnica e a funcionalidade, pois ascende ao âmbito das artes e assim alcança ao âmago humano lhe causando profundas e importantes sensações.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䄀唀刀준䰀䤀伀Ⰰ 䴀愀爀挀漀⸀ 一攀眀琀漀渀 攀 愀猀 䌀漀爀攀猀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀 㰀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀洀甀渀搀漀攀搀甀挀愀挀愀漀⸀戀漀氀⸀甀漀氀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀昀椀猀椀挀愀⼀渀攀眀琀漀渀ⴀ愀猀ⴀ挀漀爀攀猀⸀栀琀洀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㄀㄀ 搀攀 洀愀椀漀 搀攀 ㈀ ㄀㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀䄀刀刀伀䰀Ⰰ 䠀攀渀爀礀⸀ 䰀攀椀愀 椀猀琀漀 搀攀 焀甀攀爀 琀椀爀愀爀 昀漀琀漀猀 椀渀挀爀瘀攀椀猀⸀ 吀爀愀搀⸀㨀 䔀搀猀漀渀 䘀甀爀洀愀渀欀椀攀眀椀挀稀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䜀䜀Ⰰ ㈀ ㄀㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀唀刀吀䤀匀Ⰰ 䌀愀猀猀椀搀礀⸀ 䰀攀琀琀攀爀开䌀漀氀漀爀 匀礀渀愀攀猀琀栀攀猀椀愀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 漀渀氀椀渀攀 攀洀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀漀琀栀攀爀琀栀椀渀最猀⸀挀漀洀⼀甀眀⼀猀礀渀⼀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㄀㈀ 搀攀 洀愀椀漀 搀攀 ㈀ ㄀㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀夀吀伀圀䤀䌀Ⰰ 刀⸀ ⠀㄀㤀㤀㌀⤀⸀ 吀栀攀 䴀愀渀 圀栀漀 吀愀猀琀攀搀 匀栀愀瀀攀猀⸀ 䰀漀渀搀漀渀㨀 䄀戀愀挀甀猀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀䤀䰀䤀倀䄀Ⰰ 䴀愀爀椀愀 吀攀氀攀猀⸀ 䴀切猀椀挀愀 倀漀瀀㨀 䐀愀 䔀猀琀琀椀挀愀Ⰰ 䌀漀渀挀攀椀琀漀猀 攀 倀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀猀⸀ 䰀椀猀戀漀愀Ⰰ ㈀  㠀⸀ ㄀㔀㌀昀⸀ 䐀椀猀猀攀爀琀愀漀 ⠀䴀攀猀琀爀愀搀漀 攀洀 䔀猀琀甀搀漀猀 䄀洀攀爀椀挀愀渀漀猀⤀ ጀ†唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䄀戀攀爀琀愀Ⰰ ㈀  㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀䔀刀䈀䄀匀䔀Ⰰ 䌀愀爀氀漀猀⸀ 倀爀椀洀攀椀爀漀 䘀椀氀洀攀 ጀ†䐀攀猀挀漀戀爀椀渀搀漀⸀ 䘀愀稀攀渀搀漀⸀ 倀攀渀猀愀渀搀漀⸀  䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀 㰀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀瀀爀椀洀攀椀爀漀昀椀氀洀攀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀猀椀琀攀⼀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㄀㌀ 搀攀 洀愀椀漀 搀攀 ㈀ ㄀㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䠀䔀刀䌀唀䰀䄀一伀ⴀ䠀伀唀娀䔀䰀Ⰰ 匀甀稀愀渀愀⸀ 匀椀渀攀猀琀攀猀椀愀㨀 瘀攀爀 猀漀渀猀 攀 挀栀攀椀爀愀爀 椀洀愀最攀渀猀 渀漀  搀漀攀渀愀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 漀渀氀椀渀攀 攀洀㨀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀猀甀稀愀渀愀栀攀爀挀甀氀愀渀漀栀漀甀稀攀氀⸀挀漀洀⼀樀漀甀爀渀愀氀⼀㈀  㤀⼀㠀⼀㈀⼀猀椀渀攀猀琀攀猀椀愀ⴀ瘀攀爀ⴀ猀漀渀猀ⴀ攀ⴀ挀栀攀椀爀愀爀ⴀ椀洀愀最攀渀猀ⴀ渀漀ⴀ攀ⴀ搀漀攀渀挀愀⸀栀琀洀氀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㄀㈀ 搀攀 洀愀椀漀 搀攀 ㈀ ㄀㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀䔀䠀䔀刀Ⰰ 䨀漀渀愀栀⸀ 倀漀爀 搀攀渀琀爀漀 搀漀 挀爀攀戀爀漀 搀攀 甀洀 猀椀渀攀猀琀猀椀挀漀㬀 刀攀瘀椀猀琀愀 준瀀漀挀愀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀爀攀瘀椀猀琀愀攀瀀漀挀愀⸀最氀漀戀漀⸀挀漀洀⼀刀攀瘀椀猀琀愀⼀䔀瀀漀挀愀⼀ ⰀⰀ䔀䐀䜀㜀㠀㐀㌀㤀ⴀ㠀 㔀㔀Ⰰ  ⴀ倀伀刀⬀䐀䔀一吀刀伀⬀䐀伀⬀䌀䔀刀䔀䈀刀伀⬀䐀䔀⬀唀䴀⬀匀䤀一䔀匀吀䔀匀䤀䌀伀⸀栀琀洀氀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㄀㈀ 搀攀 洀愀椀漀 搀攀 ㈀ ㄀㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀䤀䴀䄀Ⰰ 䠀攀甀戀攀爀 䜀甀猀琀愀瘀漀 䘀爀愀稀愀漀⸀ 䈀爀愀椀渀猀琀漀爀洀椀渀最⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀栀攀甀戀攀爀氀椀洀愀⸀昀椀氀攀猀⸀眀漀爀搀瀀爀攀猀猀⸀挀漀洀⼀㈀ ㄀㄀⼀ 㠀⼀猀攀渀愀椀ⴀ爀攀焀甀椀猀椀琀漀猀ⴀ愀甀氀愀㌀ⴀ戀爀愀椀渀猀琀漀爀洀椀渀最⸀瀀搀昀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㄀㌀ 搀攀 洀愀椀漀 搀攀 ㈀ ㄀㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䄀刀吀䤀一匀Ⰰ 䨀漀爀最攀 匀⸀ 刀攀搀愀漀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀 ጀ†吀攀漀爀椀愀 攀 瀀爀琀椀挀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ 匀倀㨀 䄀琀氀愀猀Ⰰ ㄀㤀㤀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀伀刀䄀䔀匀Ⰰ 倀愀甀氀愀 䰀漀甀爀攀搀漀⸀ 匀椀渀攀猀琀攀猀椀愀㬀 䈀爀愀猀椀氀 䔀猀挀漀氀愀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀戀爀愀猀椀氀攀猀挀漀氀愀⸀甀漀氀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀漀猀挀椀渀挀漀猀攀渀琀椀搀漀猀⼀猀椀渀攀猀琀攀猀椀愀⸀栀琀洀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㄀㈀ 搀攀 洀愀椀漀 搀攀 ㈀ ㄀㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀刀䔀匀䄀Ⰰ 䌀愀爀氀愀 倀愀琀爀椀☀⌀㜀㘀㤀㬀挀椀愀 䴀愀最愀氀栀愀☀⌀㜀㜀㄀㬀攀猀⸀ 匀椀渀攀猀琀攀猀椀愀 渀愀 愀爀琀攀⸀ 䌀漀瘀椀氀栀Ⰰ ㈀  㠀⸀ 㤀㔀昀⸀ 䐀椀猀猀攀爀琀愀漀 ⠀洀攀猀琀爀愀搀漀 攀洀 䐀攀猀椀最渀 䴀甀氀琀椀洀攀☀⌀㜀㘀㤀㬀搀椀愀⤀ ⴀ 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀愀 䈀攀椀爀愀 䤀渀琀攀爀椀漀爀Ⰰ ㈀  㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䄀一吀✀䄀一一䄀Ⰰ 䄀爀洀愀渀搀漀⸀ 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀㨀 吀攀漀爀椀愀Ⰰ 吀挀渀椀挀愀 攀 倀爀琀椀挀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 倀椀漀渀攀椀爀愀Ⰰ ㈀   ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䄀一吀伀匀Ⰰ 䜀椀氀洀愀爀⸀ 倀爀椀渀挀瀀椀漀猀 搀愀 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀⸀ 䔀搀椀琀漀爀愀 唀䘀䴀䜀⸀ ㈀  㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀伀一吀䄀䜀Ⰰ 匀甀猀愀渀⸀ 匀漀戀爀攀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀⸀ 吀爀愀搀⸀㨀 刀甀戀攀渀猀 䘀椀最甀攀椀爀攀搀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ 匀倀㨀 䌀漀洀瀀愀渀栀椀愀 搀愀猀 䰀攀琀爀愀猀Ⰰ ㈀  㐀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀刀䄀䴀䄀䌀䠀䄀一䐀刀䄀一Ⰰ 嘀⸀匀⸀ 伀 儀甀攀 漀 䌀爀攀戀爀漀 吀攀洀 倀愀爀愀 䌀漀渀琀愀爀 ⴀ 䐀攀猀瘀攀渀搀愀渀搀漀 伀猀 䴀椀猀琀爀椀漀猀 搀愀 一愀琀甀爀攀稀愀 䠀甀洀愀渀愀⸀ 娀愀栀愀爀⸀ ㈀ ㄀ ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀