INSCRIÇÃO: 00633
 
CATEGORIA: PP
 
MODALIDADE: PP10
 
TÍTULO: Cartaz do mini documentário "Viva o Auto- um movimento de arte e fé"
 
AUTORES: Danyllo Melo Pereira Bemerguy (Universidade Federal do Pará); Otacílio Amaral Filho (Universidade Federal do Pará); Valdecir Ramos da Silva Junior (Universidade Federal do Pará)
 
PALAVRAS-CHAVE: Cartaz, Criação, Auto do Círio, Círio de Nazaré, Espetáculo Cultural
 
RESUMO
Como ter o primeiro contato com um produto audiovisual antes mesmo dele estrear? Isso é critério do cartaz, que tem a função de resumir um filme, de maneira estática. O trabalho visa mostrar os processos de criação do Cartaz elaborado para o minidocumentário Viva o Auto, que surgiu na disciplina Estudos de Temas Amazônicos II. E, em seguida, inscrito no XIII Festival Osga de Vídeos Universitários da Unama. Neste segundo momento, com a finalidade de atrair o público para assistir ao curta metragem e participar das premiações do evento.
 
INTRODUÇÃO
Em pleno século XXI, os hábitos do consumo cresceram para atrair também pelos olhos. Estamos inseridos em uma sociedade imagética. Segundo a Visualmerchandising na prática, com referência no livro da Regina Blessa sobre o marketing sensorial, dentre os cinco sentidos, a visão fica com 83% dos estímulos sensoriais que podem desencadear respostas emocionais nas pessoas.਀ᰀ䴠甀椀琀愀猀 瘀攀稀攀猀 樀 猀攀 搀椀猀猀攀 焀甀攀 愀 挀椀瘀椀氀椀稀愀漀 挀漀渀琀攀洀瀀漀爀渀攀愀 攀爀愀 愀 挀椀瘀椀氀椀稀愀漀 搀愀 椀洀愀最攀洀Ⰰ 焀甀攀 攀爀愀 漀 焀甀攀 攀氀愀 琀椀渀栀愀 搀攀 洀愀椀猀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀 挀漀洀 爀攀氀愀漀 愀 琀漀搀愀猀 愀猀 挀椀瘀椀氀椀稀愀攀猀 瀀愀猀猀愀搀愀猀 ⠀⸀⸀⸀⤀ 樀 猀愀戀攀洀漀猀Ⰰ 攀洀 挀漀洀瀀攀渀猀愀漀Ⰰ 焀甀攀 瘀椀瘀攀洀漀猀 甀洀 甀渀椀瘀攀爀猀漀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀㨀 愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀Ⰰ 漀 樀漀爀渀愀氀Ⰰ 漀 挀愀爀琀愀稀Ⰰ 漀 挀椀渀攀洀愀Ⰰ 愀 琀攀氀攀瘀椀猀漀Ⰰ 猀漀 漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 洀漀琀漀爀攀猀 搀攀猀琀愀 渀漀瘀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 洀甀渀搀漀 攀砀琀攀爀椀漀爀Ⰰ 琀漀琀愀氀洀攀渀琀攀 愀爀琀椀昀椀挀椀愀氀Ⰰ 焀甀攀 猀攀 挀漀渀猀琀爀甀椀甀  渀漀猀猀愀 瘀漀氀琀愀 攀 焀甀攀 挀漀渀猀琀椀琀甀椀 愀 挀甀氀琀甀爀愀㨀 漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 愀爀琀椀昀椀挀椀愀氀 挀漀渀猀琀爀甀搀漀 瀀攀氀漀 栀漀洀攀洀 ⠀䴀伀䰀䔀匀Ⰰ ㄀㤀㜀㐀Ⰰ 瀀⸀ ㄀㔀⤀ᴀ⸠ ਀䴀愀猀 挀漀洀漀 挀愀琀椀瘀愀爀 攀洀 洀攀椀漀 愀 琀愀渀琀愀猀 椀洀愀最攀渀猀㼀 一漀 戀愀猀琀愀 猀攀爀 攀猀瀀攀爀琀漀 漀甀 挀爀椀愀琀椀瘀漀Ⰰ 甀洀 瀀漀渀琀漀 挀栀愀瘀攀  漀 猀愀戀攀爀 挀漀洀漀 猀攀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀爀 挀漀洀 漀 瀀切戀氀椀挀漀⸀ 䄀 焀甀攀猀琀漀 挀甀氀琀甀爀愀氀  甀洀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 猀攀 愀瀀爀漀砀椀洀愀爀Ⰰ 挀愀甀猀愀渀搀漀 攀猀猀攀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀 搀攀 愀昀攀琀椀瘀椀搀愀搀攀 瀀漀椀猀 ᰀ瀠愀爀愀 猀攀 愀搀漀琀愀爀 漀 瀀漀渀琀漀 搀攀 瘀椀猀琀愀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀 洀甀椀琀愀猀 瘀攀稀攀猀 猀攀 挀漀渀挀氀甀椀 焀甀攀  洀攀氀栀漀爀 愀 愀搀漀漀 搀攀 愀爀最甀洀攀渀琀漀猀 愀昀攀琀椀瘀漀猀 椀渀搀椀爀攀琀漀猀 瀀漀爀 猀攀爀攀洀Ⰰ 渀漀 挀愀猀漀Ⰰ 洀愀椀猀 瀀漀搀攀爀漀猀漀猀 焀甀攀 愀爀最甀洀攀渀琀漀猀 搀椀爀攀琀漀猀ᴀ†⠀匀䄀一吀ᤀ䄠一一䄀Ⰰ ㈀  㔀Ⰰ 瀀⸀ 㤀㠀⤀⸀ 䔀猀琀愀 洀攀猀洀愀 挀甀氀琀甀爀愀Ⰰ 挀愀搀愀 瘀攀稀 洀愀椀猀Ⰰ 瀀攀爀搀攀 漀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 渀漀猀 洀甀猀攀甀猀 漀甀 戀椀戀氀椀漀琀攀挀愀猀㬀 焀甀攀爀攀洀漀猀 猀攀渀琀愀爀 攀洀 渀漀猀猀漀猀 猀漀昀猀 攀 昀椀挀愀爀洀漀猀 爀漀搀攀愀搀漀猀 瀀攀氀漀 甀渀椀瘀攀爀猀漀 搀愀猀 椀洀愀最攀渀猀Ⰰ 搀漀猀 猀氀漀最愀渀猀 攀 搀漀猀 洀椀琀漀猀㬀 渀漀猀 椀渀猀攀爀椀爀 渀愀 瘀椀搀愀 猀漀挀椀愀氀 攀洀 甀洀 猀椀洀瀀氀攀猀 挀氀椀焀甀攀 渀漀 挀漀渀琀爀漀氀攀Ⰰ 漀甀 愀漀 愀渀搀愀爀 瀀攀氀愀 挀椀搀愀搀攀 攀洀 甀洀愀 琀愀爀搀攀 搀攀 搀漀洀椀渀最漀 ⠀䴀伀䰀䔀匀Ⰰ ㄀㤀㐀㜀⤀⸀ Em meio ao poder das imagens, o cartaz adquire um destaque muito importante na publicização de informações, sejam elas com fins lucrativos ou não, tendo destaque a partir do momento em que as técnicas de impressão ficaram mais modernas e a facilidade do fluxo de conteúdos entre o que se anunciava e o leitor diminuiu (MOLES, 1947).਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 挀愀爀琀愀稀 昀漀椀 攀氀愀戀漀爀愀搀漀 瀀愀爀愀 漀 洀椀渀椀搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 嘀椀瘀愀 漀 䄀甀琀漀 ⴀ 甀洀愀 瘀攀爀猀漀 爀攀搀甀稀椀搀愀 搀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 栀漀洀渀椀洀漀ⴀⰀ 焀甀攀 猀甀爀最椀甀 挀漀洀漀 甀洀 搀漀猀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 䔀猀琀甀搀漀猀 搀攀 吀攀洀愀猀 䄀洀愀稀渀椀挀漀猀 䤀䤀Ⰰ 洀椀渀椀猀琀爀愀搀愀 瀀攀氀漀 倀爀漀昀攀猀猀漀爀 䐀漀甀琀漀爀 伀琀愀挀氀椀漀 䄀洀愀爀愀氀 䘀椀氀栀漀Ⰰ 搀甀爀愀渀琀攀 漀 㔀뀀 猀攀洀攀猀琀爀攀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 匀漀挀椀愀氀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀漀 倀愀爀 ⠀唀䘀倀䄀⤀Ⰰ 渀漀 愀渀漀 搀攀 ㈀ ㄀㘀⸀ 䄀漀 昀椀渀愀氀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀Ⰰ 昀漀椀 椀渀猀挀爀椀琀漀 渀漀 堀䤀䤀䤀 䘀攀猀琀椀瘀愀氀 伀猀最愀 搀攀 嘀搀攀漀猀 唀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀猀 搀愀 唀渀愀洀愀Ⰰ 挀漀洀 愀 昀椀渀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀 愀琀爀愀椀爀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 瀀愀爀愀 愀猀猀椀猀琀椀爀 愀漀 洀椀渀椀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 攀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀爀 搀愀猀 瀀爀攀洀椀愀攀猀 搀漀 攀瘀攀渀琀漀⸀ Ele surgiu na tentativa de materializar alguns conceitos trabalhados no decorrer da disciplina. Muito se falou sobre a imaterialidade, símbolos (ligados principalmente à identidade regional), espetáculos culturais, imaginário. Palavras que causaram inquietações e deram origem ao curta metragem, e em seguida, ao cartaz. O filme se refere às várias fés ao longo desses 400 anos de história da cidade de Belém, marcado pelos personagens e suas formas de demonstrar as diversas religiões e religiosidades da região. O cartaz também objetivou publicizar o vídeo, que ocorreu também nas redes sociais, como banner eletrônico, durante seu período de veiculação no cinema Cine Olympia, localizado em Belém, entre os dias 21 a 26 de novembro. E participar das premiações do evento, na categoria cartaz.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䔀渀琀攀渀搀攀爀 漀 焀甀攀 挀漀渀琀攀砀琀漀 渀漀 焀甀愀氀 猀甀爀最攀 愀 挀爀椀愀漀 攀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀漀 挀愀爀琀愀稀  搀攀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 渀攀猀琀攀 琀瀀椀挀漀⸀ 匀甀愀 漀爀椀最攀洀 搀攀爀椀瘀愀 搀漀 洀椀渀椀搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 嘀椀瘀愀 漀 䄀甀琀漀Ⰰ 挀爀椀愀搀漀 瀀愀爀愀 愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 䔀猀琀甀搀漀猀 搀攀 吀攀洀愀猀 䄀洀愀稀渀椀挀漀猀 䤀䤀Ⰰ 瀀攀氀漀 挀漀氀攀琀椀瘀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 䌀夀一 倀爀漀搀甀攀猀Ⰰ 漀爀最愀渀椀稀愀搀漀 攀洀 ㈀ ㄀㘀⸀ O filme documental retrata o Auto do Círio, mais especificamente o realizado no ano de 2016. O cortejo do Auto do Círio teve sua origem em 1993, criado pela professora Zélia Amador de Deus e a Margareth Refkalefsky, como programa de extensão universitária, nascido com o objetivo de revitalizar o Centro Histórico de Belém, pelos festejos do Círio de Nazaré e a propagação do ensino de artes pelo teatro de rua (portal da UFPA, 2016). O círio de Nazaré é uma das maiores festas religiosas do mundo, na cidade de Belém do Pará, existindo desde 1793, e ocorre no segundo domingo de outubro, durando cerca de 15 dias (FILHO; ALVES, 2014). Em 2014, no mês de setembro, o Círio de Nazaré tornou-se Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial, segundo o Iphan, e em 2013, a Unesco o reconheceu como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade (FILHO; ALVES, 2014).਀伀 洀椀渀椀搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 琀攀洀 挀漀洀漀 戀愀猀攀 愀猀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀猀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀愀椀猀 攀 猀椀洀戀氀椀挀愀猀 搀漀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀 焀甀攀 攀猀琀椀瘀攀爀愀洀 瀀爀攀猀攀渀琀攀猀 渀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀漀 䄀甀琀漀 搀漀 䌀爀椀漀Ⰰ 琀愀渀琀漀 渀漀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 渀漀 愀渀漀 搀攀 ㈀ ㄀㘀 焀甀愀渀琀漀 漀猀 攀瘀攀渀琀漀猀 愀渀琀攀爀椀漀爀攀猀Ⰰ 搀攀洀漀渀猀琀爀愀渀搀漀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 昀漀爀洀愀猀 搀攀 攀砀瀀爀攀猀猀愀爀 攀猀猀愀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 昀猀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀 愀爀琀攀 攀 攀渀挀攀渀愀漀Ⰰ 愀漀 氀漀渀最漀 搀攀猀猀攀猀 㐀   愀渀漀猀 搀攀 栀椀猀琀爀椀愀⸀ 䌀漀洀漀 搀椀稀攀洀 䘀椀氀栀漀 攀 䄀氀瘀攀猀 ⠀㈀ ㄀㐀Ⰰ 瀀⸀㘀⤀ ᰀ传 攀氀攀洀攀渀琀漀 攀猀猀攀渀挀椀愀氀 搀漀 爀攀最椀洀攀 搀漀 攀猀瀀攀琀挀甀氀漀  漀 挀漀爀瀀漀⸀ 伀 挀漀爀瀀漀 猀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 渀愀琀甀爀愀氀洀攀渀琀攀 渀漀 猀攀甀 氀甀最愀爀Ⰰ 渀漀 猀攀甀 愀洀戀椀攀渀琀攀Ⰰ 挀漀洀漀 攀砀椀猀琀渀挀椀愀 攀 昀漀爀洀愀搀漀 瀀攀氀愀 椀洀愀最攀洀 挀漀洀漀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 瀀攀氀愀 愀爀琀攀 攀 瀀攀氀漀 攀猀瀀攀琀挀甀氀漀ᴀ⸠ 伀 挀甀爀琀愀 搀攀猀琀愀挀愀 愀 椀渀琀攀爀愀漀 攀渀琀爀攀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 攀 猀甀愀 爀攀氀愀漀 挀漀洀 漀 挀漀爀琀攀樀漀Ⰰ 攀 愀猀 瘀爀椀愀猀 昀漀爀洀愀琀漀猀 愀爀琀猀琀椀挀漀猀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀搀漀猀 渀漀 洀漀洀攀渀琀漀 搀漀 攀猀瀀攀琀挀甀氀漀 搀攀 爀甀愀⸀ A natureza do espetáculo alia a tradição da imagem como cena carnavalesca, a cena aberta da rua que se amplia para a cena fantasma, a cena capturada e editada pela câmera (REQUENA,1988, p.66-74). Midiatização que sai da rua pela publicização e aí, o filme revela outro movimento espetacular contido na cena cotidiana que é levada pela câmera cinematográfica para o ambiente midiático. Santa Brígida diz que o auto é “uma forma de narrativa em movimento, que passa aos nossos olhos, espécie de emoção que anda, desloca-se, caminha” (SANTA BRÍGICA, 2008). Do auto do Círio, para o filme, para o cartaz, o midiático como narrativa se integra na cultura da convergência.਀伀 挀愀爀琀愀稀 琀爀愀稀 攀猀猀攀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀 搀攀 瀀攀爀琀攀渀挀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 愀昀椀渀愀氀Ⰰ 攀氀攀 戀甀猀挀愀 琀愀洀戀洀 猀攀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀爀  挀甀氀琀甀爀愀 氀漀挀愀氀Ⰰ 漀猀 挀漀猀琀甀洀攀猀 搀愀 琀爀愀樀攀琀爀椀愀 搀攀 甀洀 瀀漀瘀漀 挀漀洀 挀漀洀 洀愀椀猀 搀攀 㐀   愀渀漀猀 搀攀 瀀氀甀爀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 攀洀 䈀攀氀洀 搀漀 倀愀爀⸀  “O artista que trabalha para a publicidade deve buscar a verdade sensorial subjetiva, deve recorrer ao realismo concreto, expressão viva da realidade, com aquilo que o público se sente familiarizado, preferencialmente sobre todas as combinações das tendências intelectuais da arte (SANT’ANNA, 2005, p.97)”.਀一漀 琀攀洀漀猀 挀漀洀漀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 甀洀 漀戀樀攀琀漀 漀甀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 瀀漀爀 挀漀洀瀀氀攀琀漀Ⰰ 洀愀猀 瀀漀搀攀洀漀猀 攀瘀漀挀愀爀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀猀 焀甀攀 洀漀琀椀瘀攀洀Ⰰ 挀爀椀愀爀 猀攀渀猀愀攀猀Ⰰ 爀攀氀愀挀椀漀渀愀渀搀漀ⴀ猀攀 愀 瀀愀爀琀攀猀 猀漀戀爀攀 攀氀攀猀 ⠀匀䄀一吀ᤀ䄠一一䄀Ⰰ㈀  㔀⤀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 匀愀渀琀ᤀ愠渀渀愀 ⠀㈀  㔀⤀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀猀猀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀愀 椀搀攀椀愀Ⰰ 愀椀渀搀愀 渀愀 洀攀渀琀攀Ⰰ 瀀攀渀猀愀渀搀漀 琀愀洀戀洀 渀漀 挀漀洀漀 愀 椀搀攀椀愀 猀攀爀 爀攀挀攀戀椀搀愀Ⰰ 渀漀 搀攀瘀攀洀漀猀 焀甀攀爀攀爀 愀瀀攀渀愀猀 挀漀洀甀渀椀挀愀爀Ⰰ 洀愀猀 瀀爀漀瘀漀挀愀爀 愀攀猀 渀攀猀猀攀猀 氀攀椀琀漀爀攀猀⸀ Podemos avançar nessa perspectiva para o que Castro (2011) chama de “a moderna tradição amazônica” que sintetiza um “desejo social de transcendência, expresso sob a forma de alegorias e conceitos”. O Círio de Nazaré nos leva a esta síntese de sentidos entre identidade e identificação que o minidocumentário Viva o auto e o Cartaz pretendem revelar.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 瘀愀氀漀爀椀稀愀漀 搀攀 甀洀 攀猀瀀攀琀挀甀氀漀 爀攀最椀漀渀愀氀Ⰰ 猀攀樀愀 瀀漀爀 猀甀愀 瀀爀漀砀椀洀椀搀愀搀攀 挀漀洀 漀 最爀甀瀀漀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 搀愀 爀攀最椀漀 漀甀 猀甀愀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 瀀愀爀愀 渀漀猀猀愀 挀甀氀琀甀爀愀 愀洀愀稀渀椀挀愀Ⰰ 挀漀洀攀愀爀愀洀 漀猀 瀀爀漀挀攀猀猀漀猀 搀攀 挀爀椀愀漀 搀愀 瀀攀愀 愀焀甀椀 琀爀愀戀愀氀栀愀搀愀Ⰰ 漀 挀愀爀琀愀稀⸀ 䴀愀猀Ⰰ 愀渀琀攀猀 搀攀 昀愀氀愀爀 猀漀戀爀攀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀Ⰰ  瀀爀攀挀椀猀漀 搀攀猀琀愀挀愀爀 猀甀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀⸀ Segundo Lakatos e Marconi (2003. p.83) “o método é o conjunto das atividades sistemáticas e racionais que, com maior segurança e economia, permite alcançar o objetivo - conhecimentos válidos e verdadeiros -, traçando o caminho a ser seguido, detectando erros e auxiliando as decisões do cientista”. É a partir dele que entenderemos a peça além do produto finalizado, mas também nos processos e nas técnicas utilizadas. Falaremos sobre o briefing, aquele pontapé inicial no trabalho, o rafe, com os rascunhos produzidos a mão no papel, a tipografia e processo de ilustração/digitalização.਀ 4.1 Briefing:਀伀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 瀀愀猀猀漀 昀漀椀 漀 戀爀椀攀昀椀渀最Ⰰ 焀甀攀 猀攀爀瘀攀 瀀愀爀愀 猀椀琀甀愀爀 漀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 搀攀 瀀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 瀀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 漀甀 搀攀猀椀最渀攀爀 ⴀ 猀攀樀愀 挀爀椀愀琀椀瘀漀Ⰰ 洀搀椀愀Ⰰ 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 瀀爀漀搀甀漀 ⴀ 搀漀猀 搀愀搀漀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 猀漀戀爀攀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 ⠀䌀䔀匀䄀刀Ⰰ ㈀ ㄀㄀⤀⸀ 䘀漀爀愀洀 愀氀最甀渀猀 搀椀愀猀 攀渀琀爀攀 挀漀渀瘀攀爀猀愀猀 挀漀洀 漀猀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀猀 搀愀 攀焀甀椀瀀攀Ⰰ 焀甀攀 攀猀琀愀瘀愀洀 攀搀椀琀愀渀搀漀 漀 瘀搀攀漀Ⰰ 攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 漀渀氀椀渀攀Ⰰ 攀洀 戀甀猀挀愀 搀攀 洀愀椀猀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀 瀀愀爀愀 漀猀 搀攀猀攀渀栀漀猀 攀 搀攀 甀洀愀 琀挀渀椀挀愀 焀甀攀 昀漀猀猀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀渀琀攀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀⸀ Em meio às conversas, identificamos uma forte tendência pela ilustração, que traria alguns personagens do próprio curta, tornando o produto mais afetivo, por chamar atenção em meio à outros cartazes, e original, já que o tema do curta também traz essa característica mais regional, mostrando algumas particularidades da nossa cultura.਀ 4.2 Rafe:਀匀攀最甀渀搀漀 漀 戀氀漀最 挀爀椀愀 搀漀 䐀攀猀椀最渀Ⰰ  甀洀愀 琀挀渀椀挀愀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 渀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 挀爀椀愀漀Ⰰ 渀攀氀愀 猀攀 漀戀樀攀琀椀瘀愀 爀愀戀椀猀挀愀爀 椀搀攀椀愀猀 愀琀 焀甀攀 漀 氀愀礀漀甀琀 焀甀攀 昀漀椀 椀洀愀最椀渀愀搀漀 猀攀樀愀 洀愀琀攀爀椀愀氀椀稀愀搀漀 渀愀 瀀攀愀 昀椀渀愀氀⸀ 一漀  甀洀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 猀椀洀瀀氀攀猀Ⰰ 搀攀瘀攀洀漀猀 搀攀搀椀挀愀爀 琀攀洀瀀漀Ⰰ 瀀攀猀焀甀椀猀愀 攀 渀漀 搀攀椀砀愀爀 搀攀 琀攀渀琀愀爀Ⰰ 洀攀猀洀漀 焀甀愀渀搀漀 猀 琀攀洀漀猀 愀焀甀攀氀攀猀 攀猀戀漀漀猀 椀渀椀挀椀愀椀猀⸀ 吀愀洀戀洀 挀漀渀猀攀最甀椀洀漀猀 琀攀猀琀愀爀 愀猀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 愀渀琀攀猀 搀攀 昀椀渀愀氀椀稀愀爀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 渀漀 挀漀洀瀀甀琀愀搀漀爀Ⰰ 樀 焀甀攀 ᰀ甠洀愀 瘀攀稀 焀甀攀 瘀漀挀 樀 攀猀瀀攀挀椀昀椀挀漀甀 琀甀搀漀 渀漀 爀愀昀攀Ⰰ 挀漀洀漀㨀 伀渀搀攀 瘀愀椀 攀渀琀爀愀爀 琀攀砀琀漀 漀甀 椀洀愀最攀洀Ⰰ 瀀漀猀椀漀 搀漀 琀琀甀氀漀Ⰰ 猀攀 瘀漀挀 瘀愀椀 愀戀爀椀爀 愀 愀爀琀攀 挀漀洀 甀洀 琀琀甀氀漀 漀甀 挀漀洀 甀洀愀 椀洀愀最攀洀 攀琀挀ᴀ†⠀䘀䤀䄀䰀䠀伀Ⰰ ㈀ ㄀㐀⤀Ⰰ 昀椀挀愀 洀愀椀猀 昀挀椀氀 焀甀攀 挀漀洀攀愀爀 搀漀 稀攀爀漀Ⰰ 渀漀猀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀 搀攀 攀搀椀漀 最爀昀椀挀愀⸀ A partir disso, surgiram os rascunhos das ideias, que foram esboçados no papel a lápis, várias e várias vezes, antes mesmo de selecionarmos os cinco personagens do projeto final, pois eram em torno de sete fotografias retiradas do minidocumentário, que serviam de base para o cartaz. Durante o processo, buscava-se um traço similar entre os desenhos, para que tivessem uma unidade, e reproduzindo os objetos que possuíam nas fotos, como as asas do anjo, o manto da menina, o chapéu do Boto, a capa da Matinta a máscara de Flandres, da Anastácia.਀䔀洀 猀攀最甀椀搀愀Ⰰ 漀猀 搀攀猀攀渀栀漀猀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀猀 昀漀爀愀洀 氀攀瘀愀搀漀猀 愀漀猀 猀漀昀琀眀愀爀攀猀 搀攀 搀攀猀椀最渀 最爀昀椀挀漀⸀ 伀 䄀搀漀戀攀 倀栀漀琀漀猀栀漀瀀Ⰰ 甀猀愀搀漀 渀愀 瀀椀渀琀甀爀愀 搀椀最椀琀愀氀 搀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 搀攀猀攀渀栀愀搀漀猀Ⰰ 攀 漀 䄀搀漀戀攀 䤀氀氀甀猀琀爀愀琀漀爀Ⰰ 渀愀 挀爀椀愀漀 搀愀 瀀愀爀琀攀 琀椀瀀漀最爀昀椀挀愀 攀 搀漀猀 瘀攀琀漀爀攀猀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀Ⰰ 愀漀 昀甀渀搀漀 搀漀 挀愀爀琀愀稀⸀ 䔀氀攀猀 昀漀爀愀洀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 猀甀瀀爀椀爀 猀 搀攀洀愀渀搀愀猀 搀愀 挀爀椀愀漀⸀ ਀㐀⸀㌀ 吀椀瀀漀最爀愀昀椀愀 A parte tipográfica foi criada pelo aluno Rafael Cardoso - estudante e colaborador na produção do design da logo do minidocumentário, que seguiu também pelos briefing, para entender o que era necessário segundo os clientes. Pesquisas na internet para que a parte escrita conseguisse expressar um conceito ligado ao do curta-metragem, o rafe, já esboçando as várias ideias e formas que estavam em sua mente, busca por fontes no site Dafont.com a digitalização, no softwares de design gráfico Adobe Illustrator.਀ 4.4 Processo de ilustração:਀伀 搀攀猀攀渀栀漀  甀猀愀搀漀 搀攀猀搀攀 漀猀 琀攀洀瀀漀猀 搀愀猀 挀愀瘀攀爀渀愀猀Ⰰ 攀Ⰰ 愀漀 氀漀渀最漀 搀漀猀 猀挀甀氀漀猀Ⰰ 最愀渀栀漀甀 最爀愀渀搀攀 搀攀猀琀愀焀甀攀 挀漀洀漀 昀漀爀洀愀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀㬀 愀渀琀攀猀 洀攀猀洀漀 搀漀猀 瀀爀漀挀攀猀猀漀猀 昀漀琀漀最爀昀椀挀漀猀Ⰰ 樀 猀攀 攀猀戀漀愀瘀愀 猀漀戀爀攀 愀 瘀椀搀愀 ⠀䌀䔀匀䄀刀Ⰰ ㈀   Ⰰ 瀀⸀ ㈀㄀㤀⤀⸀ 䄀瀀猀 漀 爀攀挀攀戀椀洀攀渀琀漀 搀漀 戀爀椀攀昀椀渀最Ⰰ 挀漀洀 愀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 搀漀 焀甀攀 猀攀爀椀愀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 洀椀搀椀琀椀挀漀Ⰰ 漀 爀愀猀挀甀渀栀漀 搀漀 挀愀爀琀愀稀 挀漀洀攀漀甀 愀 猀攀爀 搀攀猀攀渀栀愀搀漀⸀ 䄀氀最甀洀愀猀 昀漀琀漀猀 昀漀爀愀洀 洀愀渀搀愀搀愀猀Ⰰ 猀攀爀瘀椀渀搀漀 搀攀 戀愀猀攀 瀀愀爀愀 愀 椀搀攀椀愀⸀ 伀 昀漀挀漀 攀爀愀 琀攀渀琀愀爀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 氀椀最愀搀漀猀  瀀氀甀爀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀 昀猀Ⰰ 琀攀洀愀 搀漀 䄀甀琀漀 搀漀 䌀爀椀漀 搀攀 ㈀ ㄀㘀Ⰰ ᰀ䈠攀氀洀 搀攀 一愀稀愀爀 㐀   䄀渀漀猀 搀攀 䘀ᴀ⸠ Era preciso entender o que aqueles personagens representavam, então, outras pesquisas foram feitas a fim de ajudar na construção desses desenhos. O primeiro foi um rapaz fantasiado de Boto, como uma roupa diferente das contadas pelas lendas, com características mais modernas e com muito brilho. O segundo foi um anjo dourado e a terceira foi uma menina vestida com um manto, lembrando Nossa Senhora, os dois muito ligados ao catolicismo. A quarta foi uma mulher vestida de Anastácia, demonstrando a força das religiões de matriz africana e a quinta foi uma senhora vestida de Matinta Perera, com essa forte influência das lendas indígenas. Além de mostrar também a questão da diferença de idade, a união de várias gerações.਀䄀瀀猀 漀猀 瘀爀椀漀猀 爀愀猀挀甀渀栀漀猀Ⰰ 猀甀爀最椀爀愀洀 漀猀 搀攀猀攀渀栀漀猀 焀甀攀 猀攀爀椀愀洀 搀椀最椀琀愀氀椀稀愀搀漀猀Ⰰ 挀漀氀漀爀椀搀漀猀 搀椀最椀琀愀氀洀攀渀琀攀 渀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 搀愀 䄀搀漀戀攀 倀栀漀琀漀猀栀漀瀀Ⰰ 焀甀攀 琀爀愀戀愀氀栀愀 挀漀洀 攀搀椀漀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀 攀 瀀椀渀琀甀爀愀 搀椀最椀琀愀氀⸀ 唀洀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 焀甀攀 攀砀椀最椀甀 瀀愀挀椀渀挀椀愀Ⰰ 愀昀椀渀愀氀Ⰰ 攀爀愀 愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 瘀攀稀 焀甀攀 攀甀 搀椀最椀琀愀氀椀稀愀瘀愀 甀洀 搀攀猀攀渀栀漀 愀瀀攀渀愀猀 挀漀洀 攀猀琀攀 瀀爀漀最爀愀洀愀⸀ 吀愀洀戀洀 琀椀渀栀愀洀 愀猀 挀愀洀愀搀愀猀Ⰰ 挀愀搀愀 甀洀愀 挀漀洀 甀洀愀 瀀愀爀琀攀 搀漀 搀攀猀攀渀栀漀Ⰰ 甀洀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀Ⰰ 甀洀愀 挀漀爀⸀ 儀甀愀渀搀漀 愀氀最甀洀愀 挀漀椀猀愀 渀漀 猀愀椀愀 挀漀渀昀漀爀洀攀 漀 瀀氀愀渀攀樀愀搀漀Ⰰ 攀爀愀 攀砀挀氀甀搀愀 攀 挀爀椀愀搀愀 渀漀瘀愀洀攀渀琀攀⸀ 䔀 昀漀椀 愀猀猀椀洀 搀甀爀愀渀琀攀 琀漀搀漀 攀猀猀攀 瀀攀爀漀搀漀 搀攀 椀氀甀猀琀爀愀漀 搀椀最椀琀愀氀Ⰰ 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 瀀漀爀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀Ⰰ 愀漀 昀椀洀Ⰰ 攀爀愀 栀漀爀愀 搀攀 洀漀渀琀愀爀 漀 氀愀礀漀甀琀 搀漀 挀愀爀琀愀稀⸀ ਀㐀⸀㔀 䰀愀礀漀甀琀㨀 Depois dos processos anteriores, todas essas partes foram coletadas e iniciou-se o processos de junção das peças para se tornarem o produto finalizado. Entram também os estudos de cores e a diagramação dos elementos gráficos, com o propósito de deixar a peça atrativa, simples e com os elementos criados. Sem deixar de levar em consideração as críticas dos clientes e todo o contexto do documentário, já que a peça tenta reproduzir elementos do filme, chamando as pessoas ao cinema.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀一愀 搀攀猀挀爀椀漀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀猀Ⰰ 搀愀洀漀猀 搀攀猀琀愀焀甀攀  搀椀洀攀渀猀漀 搀愀 瀀攀愀Ⰰ 挀爀椀愀搀愀 攀洀 甀洀 䄀㌀ 搀攀 㐀㈀ 砀㈀㤀㜀洀洀Ⰰ 瀀愀瀀攀氀 挀漀甀挀栀Ⰰ ㄀㔀 最⸀ 䘀愀氀愀爀攀洀漀猀 猀漀戀爀攀 愀 瀀愀爀琀攀 琀椀瀀漀最爀昀椀挀愀㬀 愀猀 椀氀甀猀琀爀愀攀猀Ⰰ 挀爀椀愀搀愀猀 攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀猀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀搀漀猀 攀洀 挀攀渀愀猀 搀漀 瀀爀瀀爀椀漀 洀椀渀椀搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀㬀 漀 甀猀漀 搀愀猀 挀漀爀攀猀 攀洀 䌀䴀夀䬀 攀 愀 瀀爀攀昀攀爀渀挀椀愀 瀀漀爀 琀漀渀猀 琀攀爀爀漀猀漀猀⸀ 吀漀搀漀猀 猀攀 椀渀琀攀爀氀椀最愀渀搀漀 愀 猀洀戀漀氀漀猀 搀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 爀攀最椀漀渀愀氀 攀 洀甀氀琀椀挀甀氀琀甀爀愀氀 焀甀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀 漀 洀椀渀椀搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 漀 䄀甀琀漀 搀漀 䌀爀椀漀⸀ ਀㔀⸀㄀ 䄀 攀猀挀爀椀琀愀 焀甀攀 攀渀挀愀渀琀愀㨀 Tipografia é a parte escrita em um cartaz, sendo emotivo ou racional pelas palavras. A inspiração veio a partir das xilogravura, segundo o site Infoescola, (Disponível em: . Acesso em: 21 de março de 2017), uma técnica artística de gravura em relevo sobre a madeira e que era comum para contar os mais diversos tipos de histórias. O Auto do Círio é rodeado delas: histórias, fé, devoção. O texto traz consigo essa dimensão afetiva, assim como a tipografia.਀伀 攀瘀攀渀琀漀 挀愀爀爀攀最愀 攀猀猀愀 洀椀猀琀甀爀愀 搀攀 攀洀漀攀猀Ⰰ 焀甀攀 瘀漀 搀攀猀搀攀 愀 昀 攀 愀 挀爀攀渀愀Ⰰ 愀琀 愀 搀愀渀愀 攀 愀猀 瀀攀爀昀漀爀洀愀渀挀攀猀 攀洀 猀甀愀猀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 昀漀爀洀愀猀 搀攀 攀砀瀀爀攀猀猀漀⸀ 匀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 挀爀椀愀漀 搀愀 琀椀瀀漀最爀愀昀椀愀 瀀攀爀瀀愀猀猀愀 瀀漀爀 搀椀洀攀渀猀攀猀 猀椀洀戀氀椀挀愀猀 爀攀琀爀愀琀愀搀愀猀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀 搀攀猀椀最渀 攀 搀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 攀洀瀀爀椀挀愀 昀攀椀琀愀 瀀攀氀漀 愀甀琀漀爀Ⰰ 刀愀昀愀攀氀 䌀愀爀搀漀猀漀 ⴀ 攀猀琀甀搀愀渀琀攀 攀 挀漀氀愀戀漀爀愀搀漀爀 渀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 搀攀猀椀最渀 搀愀 氀漀最漀 搀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀⸀ 䌀漀洀漀 瀀愀爀琀攀 攀昀攀琀椀瘀愀 搀漀 挀愀爀琀愀稀 攀 猀椀最渀椀昀椀挀愀渀琀攀 渀愀 挀漀氀漀挀愀漀 搀漀 昀椀氀洀攀Ⰰ 攀渀焀甀愀渀琀漀 洀愀爀挀愀Ⰰ 漀  氀漀最漀琀椀瀀漀  瀀愀爀琀攀 搀漀 挀漀洀瀀氀攀砀漀 猀椀猀琀攀洀愀 搀攀 猀椀最渀椀昀椀挀愀漀⸀ “O “Viva”, manuscrito com traçados leves, faz conexão com a energia vivenciada no momento do Auto, como também remete a corda do Círio, momento de compartilhamento de energias, e demonstração de força, fé e adoração. O “Auto” é que tem o peso do lettering, é o que mais chama atenção e o que mais se afirma na logo: é em prol dele que se vive (texto obtido a partir do manual da tipografia, no arquivo pessoal da CYN Produções, criado pelo estudante Rafael Cardoso. 2016)”.਀ 5.2 As cores e a vida:਀       ऀ䄀猀 挀漀爀攀猀 瀀愀猀猀愀洀 愀 猀攀爀 甀洀 瀀漀渀琀漀 挀栀愀瘀攀 渀愀 栀漀爀愀 搀攀 挀愀琀椀瘀愀爀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀⸀ 䔀猀琀甀搀漀猀 椀渀搀椀挀愀洀 焀甀攀 攀氀愀猀 渀漀猀 愀琀椀渀最攀洀 搀椀爀攀琀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 挀愀甀猀愀渀搀漀 猀攀渀猀愀攀猀Ⰰ 渀漀   琀漀愀 焀甀攀 瘀爀椀愀猀 洀愀爀挀愀猀 搀漀 洀攀猀洀漀 猀攀琀漀爀Ⰰ 渀漀 最攀爀愀氀Ⰰ 甀猀愀洀 琀漀渀愀氀椀搀愀搀攀猀 猀椀洀椀氀愀爀攀猀Ⰰ 甀洀 攀砀攀洀瀀氀漀 猀漀 愀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀愀猀 愀 昀愀猀琀ⴀ 昀漀漀搀猀Ⰰ 挀漀洀 琀漀渀猀 愀瘀攀爀洀攀氀栀愀搀漀猀 攀 愀洀愀爀攀氀愀搀漀猀Ⰰ “É necessidade do homem diferenciar e apreciar as coisas que o cercam não só pelas formas, mas pelas cores. E não há como negar que, psicologicamente, o homem é atraído pelas infinidades de tons. É fato inegável que reagimos de maneira mais emotiva do que racional diante das cores (CESAR, 2000, p.186)”.਀䄀猀 挀漀爀攀猀 猀攀 戀愀猀攀椀愀洀 渀漀猀 昀椀最甀爀椀渀漀猀 搀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀Ⰰ 樀 焀甀攀 愀猀 椀氀甀猀琀爀愀攀猀 昀漀爀愀洀 挀爀椀愀搀愀猀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 昀爀愀洀攀猀 爀攀琀椀爀愀搀漀猀 搀漀 挀甀爀琀愀 搀漀挀甀洀攀渀琀愀氀⸀ 䄀 挀漀氀漀爀愀漀 琀愀洀戀洀  猀椀最渀椀昀椀挀愀搀愀 瀀攀氀愀 氀漀挀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 䌀攀猀愀爀 ⠀㈀   Ⰰ 瀀⸀ ㈀  ⤀ 搀椀稀 焀甀攀㨀 ∀⠀⸀⸀⸀⤀ 愀 椀渀昀氀甀渀挀椀愀 焀甀攀 愀 挀漀爀 搀攀 甀洀 愀渀切渀挀椀漀 攀砀攀爀挀攀 渀漀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀 攀猀琀 搀椀爀攀琀愀洀攀渀琀攀 氀椀最愀搀愀 挀漀洀 愀 洀漀搀愀Ⰰ 漀 琀攀洀瀀漀 攀 漀 氀甀最愀爀∀⸀ 䄀 挀漀爀 愀漀 昀甀渀搀漀 搀漀 挀愀爀琀愀稀Ⰰ 洀愀椀猀 挀爀攀洀攀Ⰰ 猀攀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀 愀漀猀 洀椀渀爀椀漀猀 搀愀 爀攀最椀漀Ⰰ 挀漀洀漀 愀 戀愀甀砀椀琀愀Ⰰ 愀漀 戀愀爀爀漀Ⰰ 洀甀椀琀漀 甀猀愀搀漀 渀漀猀 瘀愀猀漀猀 挀漀洀 琀爀愀漀猀 洀愀爀愀樀漀愀爀愀猀㬀 琀愀洀戀洀 昀漀椀 瀀攀渀猀愀渀搀漀 漀氀栀愀渀搀漀 搀愀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀 搀愀猀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀猀 洀甀椀琀漀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 瀀攀氀漀猀 愀甀琀漀爀攀猀Ⰰ 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀 攀 瀀攀氀愀 瀀爀瀀爀椀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀Ⰰ 愀 爀攀氀愀漀 搀愀猀 挀漀爀攀猀 搀漀猀 爀椀漀猀 愀洀愀稀渀椀挀漀猀 攀 漀 洀愀爀 搀攀 最攀渀琀攀 搀攀猀挀爀椀琀漀猀Ⰰ 洀甀椀琀愀猀 瘀攀稀攀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 漀 渀切洀攀爀漀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀 愀 瀀爀漀挀椀猀猀漀⸀ 䄀 挀漀爀 瘀攀爀洀攀氀栀愀Ⰰ 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀愀 猀 瀀椀渀琀甀爀愀猀 甀猀愀搀愀猀 瀀攀氀漀猀 渀搀椀漀猀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 琀椀渀琀愀 爀攀琀椀爀愀搀愀 搀愀 昀爀甀琀愀 甀爀甀挀甀洀⸀ 䔀 漀 戀爀愀渀挀漀 渀愀 瀀愀爀琀攀 攀猀挀爀椀琀愀 猀攀爀瘀椀甀 瀀愀爀愀 搀愀爀 漀 挀漀渀琀爀愀猀琀攀  瀀攀愀⸀ 䄀 甀渀椀漀 搀攀猀猀攀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀 搀 瘀椀搀愀 愀漀 挀愀爀琀愀稀Ⰰ 攀洀 挀漀渀樀甀渀琀漀 挀漀洀 漀猀 搀攀猀攀渀栀漀猀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀Ⰰ 愀漀 昀甀渀搀漀Ⰰ 甀洀愀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀  挀愀洀椀渀栀愀搀愀 搀漀 䌀爀椀漀⸀ ਀㔀⸀㌀ 倀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 O cartaz é composto por seis personagens presentes nas imagens do minidocumentário. Cada um deles foi escolhido para que representá-se as características do curta documental. Sua ordem foi disposta no formato de triângulo invertido, direcionando a atenção do cartaz para a personagem principal posicionada no centro.਀ 5.3.1 O boto਀伀 戀漀琀漀  甀洀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 搀漀 昀漀氀挀氀漀爀攀 愀洀愀稀渀椀挀漀Ⰰ 瀀愀猀猀愀搀漀 瀀漀爀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 最攀爀愀攀猀 愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 搀漀 戀漀琀漀 愀猀猀甀猀琀愀瘀愀洀 攀 攀渀琀爀攀琀攀爀愀洀 瀀漀爀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 瘀攀稀攀猀 愀猀 挀爀椀愀渀愀猀Ⰰ 漀猀 愀搀甀氀琀漀猀Ⰰ 琀甀爀椀猀琀愀猀 攀 漀猀 氀漀挀愀椀猀⸀ 唀洀 氀攀渀搀愀 爀攀最椀漀 焀甀攀 洀愀爀挀愀 愀 瀀爀攀猀攀渀愀 搀漀 昀漀氀挀氀漀爀攀 渀漀 䄀甀琀漀 搀漀 䌀爀椀漀 攀 愀猀猀椀洀 渀漀 洀椀渀椀搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀⸀ 一漀 挀愀爀琀愀稀Ⰰ 攀氀攀 攀猀琀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀搀漀 渀愀 氀愀琀攀爀愀氀 攀猀焀甀攀爀搀愀⸀ ਀㔀⸀㌀⸀㈀ 䄀 䴀愀琀椀渀琀愀 Também parte do folclore amazônico, a Matinta é uma ave que vira mulher, com um assobio muito marcante. A lenda muito comentada pela região amazônica, também é uma marca do folclore local e regional no Auto do Círio, a presença desses personagens mostra a relação dos brincantes com a cultura local e a retenção dos saberes e lendas ancestrais marcando assim as tradições e reconfigurando e passando para as novas gerações. No cartaz, a Matinta está localizada na lateral direita.਀ 5.3.3 O Anjo਀伀 愀渀樀漀 攀猀琀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 攀洀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 爀攀氀椀最椀攀猀Ⰰ 洀愀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 瀀攀氀愀猀 樀甀搀愀椀挀漀ⴀ挀爀椀猀琀猀Ⰰ 焀甀攀 氀攀瘀愀洀 愀 猀椀洀戀漀氀漀最椀愀 搀漀猀 愀渀樀漀猀 挀漀洀漀 最甀愀爀搀愀ⴀ挀漀猀琀愀猀Ⰰ 瀀爀漀琀攀琀漀爀Ⰰ 洀攀渀猀愀最攀椀爀漀 搀攀 搀攀甀猀⸀ 䔀氀攀 猀椀洀戀漀氀椀稀愀 愀 爀攀氀愀漀 搀攀 昀 焀甀攀 漀 挀漀爀琀攀樀漀 挀愀爀爀攀最愀Ⰰ 琀爀愀稀攀渀搀漀 挀漀渀猀椀最漀 愀 昀漀爀愀 搀攀 琀漀搀愀猀 愀猀 爀攀氀椀最椀攀猀 攀 挀爀攀搀漀猀⸀ 一漀 挀愀爀琀愀稀Ⰰ 漀 愀渀樀漀 攀猀琀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀搀漀 渀愀 氀愀琀攀爀愀氀 攀猀焀甀攀爀搀愀Ⰰ 氀漀最漀 攀洀 猀攀最甀椀搀愀 搀漀 戀漀琀漀⸀ ਀㔀⸀㌀⸀㐀 䄀 䔀猀挀爀愀瘀愀 䄀渀愀猀琀挀椀愀 Anastácia era uma escrava curandeira, que fazia diversos milagres em sua região. Ela é cultuada em diversas cidades brasileiras e no continente africano. Essa personagem mostra a relação com as religiões e personagens afrodescendentes e africanos muito presentes em diversas momentos do minidocumentário. A presença de Anastácia na capa mostra a pluralidade de religiões apresentados no Auto do Círio e consequentemente no curta-metragem. No cartaz, Anastácia está localizada na lateral direita, ao lado da Matinta.਀ 5.3.5 A menina vestida de Virgem Maria.਀ऀ唀洀 洀漀洀攀渀琀漀⸀ 唀洀愀 椀洀愀最攀洀⸀ 䄀 樀漀瘀攀洀 洀攀渀椀渀愀 攀渀爀漀氀愀搀愀 攀洀 甀洀 洀愀渀琀漀 攀洀 甀洀 搀漀猀 攀渀猀愀椀漀猀⸀ 䄀 椀洀愀最攀洀 瀀攀爀昀攀椀琀愀⸀ 䄀 猀攀爀攀渀椀搀愀搀攀 渀漀 爀漀猀琀漀Ⰰ 愀 昀攀氀椀挀椀搀愀搀攀 渀漀 漀氀栀愀爀⸀ 䄀 挀攀渀愀 攀爀愀 愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀漀 焀甀攀 攀猀琀瘀愀洀漀猀 戀甀猀挀愀渀搀漀 搀椀愀氀漀最愀爀 渀漀 昀椀氀洀攀Ⰰ 愀 爀攀氀愀漀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀 挀漀洀 漀 攀猀瀀攀琀挀甀氀漀Ⰰ 愀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 漀 瀀愀猀猀愀爀 搀攀 最攀爀愀漀 攀洀 最攀爀愀漀Ⰰ 攀 洀攀渀椀渀愀 焀甀攀 愀瀀愀爀攀挀攀 洀愀椀猀 搀攀 甀洀愀 瘀攀稀 搀甀爀愀渀琀攀 漀 昀椀氀洀攀Ⰰ 攀洀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 挀攀渀愀猀Ⰰ 猀椀洀戀漀氀椀挀愀洀攀渀琀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀搀漀 搀甀愀猀 爀攀氀椀最椀攀猀 搀椀猀琀椀渀琀愀猀Ⰰ 愀戀愀爀挀愀 洀愀椀猀 搀漀 焀甀攀 愀 瀀氀甀爀愀氀椀搀愀搀攀 搀漀 挀漀爀琀攀樀漀Ⰰ 洀愀猀 愀 氀漀挀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 愀 挀漀渀琀椀渀甀椀搀愀搀攀Ⰰ 愀 爀攀氀愀漀 搀攀 琀漀搀漀猀 愀焀甀攀氀攀猀 焀甀攀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀洀 攀 昀愀稀攀洀 搀愀焀甀攀氀攀 氀甀最愀爀 瀀愀爀琀攀 搀攀 猀甀愀 昀愀洀氀椀愀Ⰰ 挀爀椀愀洀 氀愀漀猀 攀 爀攀昀漀爀愀洀 愀 猀椀 洀攀猀洀漀 攀洀 猀甀愀猀 搀椀猀琀椀渀琀愀猀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀猀⸀ 一漀 挀愀爀琀愀稀Ⰰ 愀 洀攀渀椀渀椀渀栀愀 攀猀琀 氀漀挀愀氀椀稀愀搀愀 渀漀 挀攀渀琀爀漀 挀漀洀漀 愀 一漀猀猀愀 匀攀渀栀漀爀愀 搀攀 一愀稀愀爀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 瀀爀漀挀椀猀猀漀Ⰰ 漀猀 漀甀琀爀漀猀 攀猀琀漀 愀琀爀猀 猀攀最甀椀渀搀漀ⴀ愀Ⰰ 攀氀愀 猀攀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀 愀挀椀洀愀 搀愀猀 挀愀戀攀愀猀 搀漀 洀愀爀 搀攀 最攀渀琀攀Ⰰ 猀椀洀戀漀氀椀稀愀渀搀漀 愀 戀攀爀氀椀渀搀愀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 渀漀 䌀爀椀漀Ⰰ 焀甀攀 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 愀 樀漀瘀攀洀 洀攀渀椀渀愀Ⰰ 猀攀 爀攀渀漀瘀愀 琀漀搀漀猀 漀猀 愀渀漀猀 渀漀 攀猀瀀爀椀琀漀 搀攀 愀洀漀爀 攀 昀⸀ ਀㔀⸀㐀 䰀愀礀漀甀琀㨀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 昀椀渀愀氀椀稀愀搀漀 Para finalizar o cartaz, todos os elementos foram dispostos de maneira em que dialogassem, em um layout, que segundo Cesar (2000, p. 153) o layout é baseado “em diagramação, organização, equilíbrio e contraste e inovação", ou seja, resume a organização dos elementos gráficos na peça. Por fim, foi acrescentado um fundo com várias pessoas, mostrando a questão da diversidade e também representando os indivíduos que participam das festividades do Círio, em Belém do Pará. O cartaz, do ponto de vista gráfico, elimina a diagonal de leitura tradicional, da esquerda para a direita para centralizar como objeto de atenção a imagem figurativa do auto, a virgem a virgem representada e seus personagens de forma espetacular.
 
CONSIDERAÇÕES
A partir da criação deste trabalho, que descreve os processos de criação (desde a concepção da ideia até a criação do layout, falando das ilustrações, fontes, cores), e veiculação (para divulgar o curta mas também participar das premiações do Osga) do cartaz para o minidocumentário Viva o Auto, criado por estudantes de Comunicação Social da Universidade Federal do Pará (UFPA), espera-se contribuir com os estudos na área de Comunicação Social da Amazônia, valorizando a cultura local.਀吀愀洀戀洀 昀漀椀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 瀀愀爀愀 愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 挀漀洀 挀爀椀愀漀 搀攀 挀愀爀琀愀稀Ⰰ 猀攀最甀椀渀搀漀 琀漀搀漀猀 漀猀 瀀愀猀猀漀猀 樀 搀攀猀挀爀椀琀漀猀 愀琀  愀 瀀攀愀 昀椀渀愀氀椀稀愀搀愀⸀ 䌀漀渀琀爀椀戀甀椀渀搀漀 琀愀洀戀洀 渀漀猀 攀猀琀甀搀漀猀 猀漀戀爀攀 漀 攀猀瀀攀琀挀甀氀漀 搀攀 爀甀愀 䄀甀琀漀 搀漀 䌀爀椀漀Ⰰ 搀攀爀椀瘀愀搀漀 搀漀 䌀爀椀漀 搀攀 一愀稀愀爀Ⰰ 甀洀愀 搀愀猀 洀愀椀漀爀攀猀 昀攀猀琀愀猀 爀攀氀椀最椀漀猀愀猀 搀漀 洀甀渀搀漀Ⰰ 攀渀琀爀攀 愀 琀挀渀椀挀愀Ⰰ 琀爀愀戀愀氀栀愀搀漀猀 攀洀 挀漀渀樀甀渀琀漀 渀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 昀椀渀愀氀⸀ 䰀攀瘀愀渀搀漀 瀀愀爀愀 漀甀琀爀愀猀 爀攀最椀攀猀 搀漀 䈀爀愀猀椀氀 攀猀琀攀猀 琀攀洀愀猀Ⰰ 椀渀挀攀渀琀椀瘀愀渀搀漀 攀洀 洀愀椀猀 瀀爀漀搀甀攀猀 挀漀洀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 猀椀洀椀氀愀爀攀猀⸀ 伀 漀樀攀琀漀 爀攀猀甀氀琀愀渀琀攀Ⰰ  愀 猀渀琀攀猀攀 搀漀 琀攀愀琀爀漀 搀攀 爀甀愀Ⰰ 䄀甀琀漀 搀漀 䌀爀椀漀Ⰰ 搀漀 洀椀渀椀搀漀挀甀洀攀渀琀愀爀椀漀 嘀椀瘀愀 漀 䄀甀琀漀 攀 搀漀 䌀愀爀琀愀稀Ⰰ 漀 愀甀琀漀Ⰰ 焀甀攀 戀甀猀挀愀 愀 椀渀琀椀洀椀搀愀搀攀 愀洀愀稀渀椀挀愀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀猀 琀爀愀漀猀 焀甀攀 愀 搀攀洀愀爀挀愀洀⸀
 
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