INSCRIÇÃO: 00637
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO15
 
TÍTULO: Radiodocumentário José Aldo
 
AUTORES: Pedro Afonso Leal de Farias (Pedro Afonso); Carla Santos Torres Chagas (Pedro Afonso); Ana Claudia Cunha dos Santos (Pedro Afonso); Eduardo Filipe Figueiredo Pinto (Pedro Afonso); Lucas Henrique dos santos Freire (Pedro Afonso); Jeysy Anne Xavier (Pedro Afonso); Priscila Keyliane dos Santos (Pedro Afonso); JEAN DE SOUZA E SOUZA (Pedro Afonso); Gabriela Carvalho de Souza Nascimento (Pedro Afonso); Mayara Braga Coelho (Pedro Afonso)
 
PALAVRAS-CHAVE: combate, dificuldades , objetivo de vida, campeão, Radiodocumentário
 
RESUMO
Em Manaus na capital do Amazonas existe um bairro chamado Alvorada que no dia 9 de setembro de 1986 nasceu o campeão de MMA José Aldo da Silva Oliveira Júnior. Uma criança de família humilde de tempos difíceis que nasceu com um feeling para brilhar, desde novo caminhava pelas ruas de chinelos, jogava futebol e andava de bicicleta como todas as crianças da sua idade só queria ter uma infância digna. Na sua juventude a fome de aprender o boxe e o Jiu-Jitsu, transcendia o espaço na academia não estava satisfeito com as coisas que fazia sempre quis fazer algo diferente jovem muito esperto aproveitou as caronas que a vida lhe deu. Seu sonho era ser campeão mundial, pois, na época, o Vale-Tudo não era uma modalidade de luta não tinha o glamour da atualidade de um octógono.
 
INTRODUÇÃO
਀匀攀最甀渀搀漀 漀 䄀甀爀氀椀漀 爀愀搀椀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 攀㨀 昀椀氀洀攀Ⰰ 攀洀 最攀爀愀氀 搀攀 挀甀爀琀愀 洀攀琀爀愀最攀洀Ⰰ 焀甀攀 爀攀最椀猀琀爀愀Ⰰ 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀 攀 挀漀洀攀渀琀愀 甀洀 昀愀琀漀Ⰰ 甀洀 愀洀戀椀攀渀琀攀Ⰰ 漀甀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀愀 猀椀琀甀愀漀⸀ 一漀 䴀椀挀栀愀攀氀椀猀Ⰰ 䔀砀瀀漀猀椀漀 搀攀 昀愀琀漀猀Ⰰ 戀愀猀攀愀搀愀 攀洀 搀漀挀甀洀攀渀琀漀猀⸀ 伀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 戀甀猀挀愀 洀漀猀琀爀愀爀 愀 瘀攀爀搀愀搀攀 猀漀戀爀攀 甀洀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀漀 琀瀀椀挀漀Ⰰ 猀漀戀爀攀 挀攀爀琀漀 椀渀挀椀搀攀渀琀攀 漀甀 氀漀挀愀氀Ⰰ 漀甀 猀漀戀爀攀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀猀 攀渀琀爀攀 瀀攀猀猀漀愀猀⸀ 伀猀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀猀 昀愀氀愀搀漀猀 猀甀爀最攀洀 渀漀 昀椀渀愀氀 搀漀猀 愀渀漀猀 ㈀ Ⰰ 瀀漀爀 椀渀昀氀甀渀挀椀愀 搀漀猀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀猀 昀攀椀琀漀猀 渀漀 挀椀渀攀洀愀⸀ 倀爀漀搀甀琀漀爀攀猀 瀀攀爀挀攀戀攀洀 焀甀攀 漀 昀漀爀洀愀琀漀 瀀漀搀攀爀椀愀 琀漀爀渀愀爀 漀 爀搀椀漀 洀愀椀猀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀渀琀攀 攀 ᰀ瘠椀瘀漀ᴀ⸠ 倀漀爀 挀攀爀挀愀 搀攀 焀甀愀琀爀漀 搀挀愀搀愀猀Ⰰ 漀猀 瀀爀漀搀甀琀漀爀攀猀 甀猀愀爀愀洀 渀愀爀爀愀搀漀爀攀猀 瀀愀爀愀 挀漀渀琀愀爀 栀椀猀琀爀椀愀猀Ⰰ 椀氀甀猀琀爀愀搀愀猀 挀漀洀 洀切猀椀挀愀Ⰰ 攀昀攀椀琀漀猀 猀漀渀漀爀漀猀Ⰰ 攀 愀琀漀爀攀猀Ⰰ  甀洀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 漀渀搀攀 猀攀 瀀攀爀洀椀琀攀 愀 洀漀渀琀愀最攀洀Ⰰ 愀 猀攀氀攀漀 搀愀猀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀攀猀 昀爀愀最洀攀渀琀愀搀愀猀 搀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀⸀ 䄀 漀爀搀攀洀 搀攀猀猀愀猀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀攀猀 渀漀 瀀爀攀挀椀猀愀 猀攀最甀椀爀 甀洀愀 猀攀焀甀渀挀椀愀 挀爀漀渀漀氀最椀挀愀Ⰰ 洀愀猀 甀洀愀 搀椀猀瀀漀猀椀漀 挀漀攀爀攀渀琀攀 焀甀攀 昀愀挀椀氀椀琀攀 愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 搀漀猀 昀愀琀漀猀⸀  ਀伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀  爀攀愀氀椀稀愀爀 甀洀 爀搀椀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 愀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 搀愀 挀愀洀椀渀栀愀搀愀 搀攀 瘀椀搀愀 搀漀 䨀漀猀 䄀氀搀漀 甀洀 爀愀瀀愀稀 搀攀 昀愀洀氀椀愀 瀀漀戀爀攀Ⰰ 洀愀爀挀愀搀愀 瀀攀氀愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 搀漀洀猀琀椀挀愀 攀 愀猀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀猀 焀甀攀 攀氀攀 漀戀琀攀瘀攀 渀愀 猀甀愀 瘀椀搀愀⸀ 䌀漀洀 愀 昀愀氀琀愀 搀攀 搀椀渀栀攀椀爀漀 渀愀 挀愀猀愀 搀漀猀 瀀愀椀猀 昀漀椀  瀀爀椀洀攀椀爀愀 搀愀猀 戀愀爀爀攀椀爀愀猀 焀甀攀 攀氀攀 瀀爀攀挀椀猀漀甀 搀爀椀戀氀愀爀 瀀愀爀愀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀爀 搀漀猀 挀愀洀瀀攀漀渀愀琀漀猀⸀ 倀漀渀琀攀猀 猀攀 搀攀猀搀漀戀爀愀瘀愀洀 瀀愀爀愀 挀漀氀漀挀ⴀ氀漀猀 渀愀猀 挀漀洀瀀攀琀椀攀猀Ⰰ 愀琀 洀攀猀洀漀 琀爀漀挀愀渀搀漀 愀 椀渀猀挀爀椀漀 瀀漀爀 昀爀甀琀愀猀 琀瀀椀挀愀猀 搀愀 䄀洀愀稀渀椀愀⸀ 伀猀 琀攀洀瀀漀猀 攀爀愀洀 搀椀昀挀攀椀猀 愀 瀀漀渀琀漀 搀攀 愀 搀椀猀琀爀愀漀 搀愀 搀甀瀀氀愀 琀攀爀 猀椀搀漀 挀漀渀瘀攀爀猀愀爀 搀愀 樀愀渀攀氀愀Ⰰ 漀氀栀愀渀搀漀 漀猀 挀愀爀爀漀猀 挀漀爀琀愀爀 愀 爀甀愀⸀ 䌀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀瘀愀洀 猀漀渀栀漀猀Ⰰ 昀爀甀猀琀爀愀攀猀 攀 瀀氀愀渀漀猀⸀ 䰀甀琀愀猀 焀甀攀 渀漀 昀漀爀愀洀 昀挀攀椀猀 搀攀 猀攀爀 瘀攀渀挀椀搀愀 攀 挀漀洀 愀 愀樀甀搀愀 搀攀 甀洀 愀洀椀最漀 焀甀攀 洀攀 搀攀甀 愀 最爀愀渀搀攀 昀漀爀挀愀 䴀愀爀挀漀猀 䰀漀爀漀 昀漀椀 焀甀攀洀 愀戀爀椀甀 愀猀 瀀漀爀琀愀猀 瀀愀爀愀 焀甀攀 䄀氀搀漀 猀攀 洀甀搀愀 ⴀ 猀攀 瀀愀爀愀 漀 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀 攀洀 戀甀猀挀愀 搀攀 甀洀愀 挀栀愀渀挀攀 挀漀洀漀 愀琀氀攀琀愀⸀ 倀愀爀愀 瘀攀渀挀攀爀 漀猀 漀瀀漀渀攀渀琀攀猀 渀漀 漀挀琀最漀渀漀Ⰰ 瀀漀爀洀Ⰰ 攀氀攀 琀攀爀 愀渀琀攀猀 焀甀攀 愀挀攀爀琀愀爀 猀甀愀猀 挀漀渀琀愀猀 挀漀洀 漀 瀀愀猀猀愀搀漀 攀 猀甀瀀攀爀愀爀 瘀攀氀栀漀猀 琀爀愀甀洀愀猀⸀
 
OBJETIVO
Produzir um rádio documentário sobre personagens da região Amazônica, mais especifica da cidade de Manaus que com seus respectivos talentos conseguiram conquistar o mundo. O ponto forte é a história do lutador de MMA José Aldo. Um lutador bastante conhecido nacionalmente e internacionalmente da região. ਀∀唀洀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 猀漀洀攀渀琀攀 昀愀琀漀猀Ⰰ 戀愀猀攀愀搀漀猀 攀洀 攀瘀椀搀渀挀椀愀 搀漀挀甀洀攀渀琀愀搀愀Ⰰ 爀攀最椀猀琀爀漀猀 攀猀挀爀椀琀漀猀Ⰰ 昀漀渀琀攀猀 焀甀攀 瀀漀搀攀洀 猀攀爀 挀椀琀愀搀愀猀Ⰰ 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 愀琀甀愀椀猀 攀 挀漀椀猀愀猀 搀漀 最渀攀爀漀⸀ 伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀  椀渀昀漀爀洀愀爀Ⰰ 洀漀猀琀爀愀爀 甀洀愀 栀椀猀琀爀椀愀 漀甀 猀椀琀甀愀漀 猀攀洀瀀爀攀 猀攀 戀愀猀攀愀渀搀漀 渀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 栀漀渀攀猀琀愀 攀 攀焀甀椀㄀椀戀爀愀搀愀∀ ⠀䴀䌀䰀䔀䤀匀䠀Ⰰ ㈀  ㄀Ⰰ 瀀⸀ ㄀㤀㄀⤀⸀ Diante dessa definição o projeto possui a intenção de tornar reconhecido personagens da região, como é o caso de Aldo, com o objetivo de que ouvintes do programa se espelhem com determinada história. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 爀搀椀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 昀漀椀 洀漀琀椀瘀愀搀愀 瀀漀爀 猀攀 琀爀愀琀愀爀 搀攀 甀洀愀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 愀瘀愀氀椀愀琀椀瘀愀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 爀搀椀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ 伀 洀漀琀椀瘀漀 搀愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀漀 琀攀洀愀 琀攀瘀攀 挀漀洀漀 戀愀猀攀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 搀愀 爀攀最椀漀 焀甀攀 最愀渀栀愀爀愀洀 渀漀琀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 琀愀渀琀漀 渀愀挀椀漀渀愀椀猀 挀漀洀漀 椀渀琀攀爀渀愀挀椀漀渀愀椀猀Ⰰ 攀 昀愀稀攀洀 挀漀洀 焀甀攀 愀 爀攀最椀漀 最愀渀栀攀 甀洀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀漀 瀀爀攀猀琀椀最椀漀Ⰰ 漀甀琀爀漀 洀漀琀椀瘀漀  愀 愀甀猀渀挀椀愀 搀攀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀漀猀 焀甀攀 愀戀漀爀搀愀洀 攀猀猀愀 愀猀挀攀渀猀漀 搀攀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 爀攀最椀漀渀愀椀猀 焀甀攀 猀攀 搀攀猀琀愀挀愀洀 昀漀爀愀 搀愀 爀攀最椀漀⸀ Com esse contexto discutido pelo grupo, decidimos então focar na história de José Aldo, que tem todo o conceito e ideia do que imaginávamos, ele que é da cidade de Manaus, da região Amazônica, e ganhou destaque nos octógonos internacionais, fazendo com que o Amazonas seja reconhecido pelo jiujutsu. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀倀愀爀愀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 漀猀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀 搀愀 攀焀甀椀瀀攀 昀漀爀愀洀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀渀搀漀 瘀爀椀漀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 焀甀攀 攀渀瘀漀氀瘀椀愀洀 愀 瘀椀搀愀 攀 挀愀爀爀攀椀爀愀 搀漀 愀琀氀攀琀愀 䨀漀猀 䄀氀搀漀⸀ 䄀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 攀猀瀀漀爀琀攀 攀猀瀀攀琀愀挀甀氀愀爀 攀 漀 昀椀氀洀攀 ᰀ䴠愀椀猀 昀漀爀琀攀 焀甀攀 漀 䴀甀渀搀漀ᴀ†昀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 挀漀洀漀 戀愀猀攀 瀀愀爀愀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀猀琀攀 刀愀搀椀漀搀漀挀甀洀攀渀琀愀爀椀漀⸀ 伀 昀椀氀洀攀  戀愀猀攀愀搀漀 渀愀 瘀椀搀愀 爀攀愀氀 搀攀 䨀漀猀 䄀氀搀漀Ⰰ 搀椀爀椀最椀搀漀 瀀漀爀 䄀昀漀渀猀漀 倀漀礀愀爀琀 氀愀渀愀搀漀 攀洀 ㄀㘀 搀攀 䨀甀渀栀漀 搀攀 ㈀ ㄀㘀⸀ 䄀氀洀 搀攀猀琀愀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 漀猀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀 昀漀爀愀洀 愀 挀愀洀瀀漀 渀漀 戀愀椀爀爀漀 搀愀 䄀氀瘀漀爀愀搀愀 猀愀戀攀爀 洀愀椀猀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀攀 䨀漀猀 䄀氀搀漀⸀  Após as apurações foi elaborada um roteiro que conta a trajetória da vida do Atleta onde oito pessoas tiveram a participação para narrar o radiodocumentario, com agrupamento de BG’s e uma música selecionada, a edição deste produto foi feita no laboratório de áudio da Faculdade, o programa utilizado foi o Adoble Premiere Pro CC2015. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 攀猀挀漀氀栀愀 瀀攀氀漀 琀攀洀愀 搀漀 爀愀搀椀漀搀漀挀甀洀攀渀琀愀爀椀漀 搀攀甀ⴀ猀攀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 琀爀愀稀攀爀 甀洀 挀漀渀攀 搀攀 攀猀瀀漀爀琀攀 焀甀攀 昀漀猀猀攀 甀洀愀 椀渀猀瀀椀爀愀漀 瀀愀爀愀 愀 樀甀瘀攀渀琀甀搀攀 䴀愀渀愀甀愀爀愀Ⰰ 猀攀洀 椀爀 洀甀椀琀漀 搀椀猀琀愀渀琀攀 攀猀猀愀 椀渀猀瀀椀爀愀漀 昀漀椀 攀渀挀漀渀琀爀愀搀愀 渀漀 戀愀椀爀爀漀 搀愀 䄀氀瘀漀爀愀搀愀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀漀 䨀椀甀ⴀ樀椀琀猀甀⸀ 䐀攀搀椀挀愀搀漀 愀漀 愀琀氀攀琀愀 䨀漀猀 䄀氀搀漀Ⰰ 焀甀攀 猀攀 琀漀爀渀漀甀 甀洀 氀甀琀愀搀漀爀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀 搀攀 䴀䴀䄀Ⰰ 愀琀甀愀氀 挀愀洀瀀攀漀 氀椀渀攀愀爀 搀愀 挀愀琀攀最漀爀椀愀 瀀攀猀漀 瀀攀渀愀 搀漀 唀䘀䌀⸀ 匀甀愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀攀 猀甀瀀攀爀愀漀Ⰰ 搀攀琀攀爀洀椀渀愀漀 攀 攀渀挀漀爀愀樀愀洀攀渀琀漀 昀漀椀 漀 焀甀攀 椀洀瀀甀氀猀椀漀渀漀甀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 ᰀ䴠愀渀愀甀猀Ⰰ 琀攀爀爀愀 搀攀 䰀甀琀愀搀漀爀ᴀ⸠ Hoje sua biografia é o que estimula muitos jovens e crianças, a conquistarem seus sonhos e objetivos através da coragem e da determinação.਀䨀漀猀 䄀氀搀漀 攀渀昀爀攀渀琀漀甀 洀甀椀琀漀猀 漀戀猀琀挀甀氀漀猀 攀洀 猀甀愀 瘀椀搀愀Ⰰ 洀愀猀 猀甀愀 搀攀搀椀挀愀漀 愀漀 攀猀瀀漀爀琀攀 渀漀 琀椀爀愀瘀愀 猀甀愀猀 攀砀瀀攀挀琀愀琀椀瘀愀猀 搀攀 猀攀爀 甀洀 最爀愀渀搀攀 挀愀洀瀀攀漀⸀ 匀攀甀 猀漀渀栀漀 攀爀愀 猀攀爀 樀漀最愀搀漀爀 搀攀 昀甀琀攀戀漀氀Ⰰ 洀愀猀 琀甀搀漀 洀甀搀漀甀 焀甀愀渀搀漀 挀漀渀栀攀挀攀甀 漀 䨀椀甀ⴀ樀椀琀猀甀⸀ 䐀攀猀搀攀 攀渀琀漀 攀爀愀 猀甀愀 渀漀瘀愀 瀀愀椀砀漀⸀ 䴀甀椀琀漀 樀漀瘀攀洀Ⰰ 猀攀最甀椀甀 挀愀爀爀攀椀爀愀 挀漀洀 搀攀猀琀椀渀漀 愀漀 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀愀 愀樀甀搀愀 搀攀 猀攀甀 愀洀椀最漀 一礀琀漀渀 倀愀攀猀⸀ 䌀漀洀漀 渀漀 琀椀渀栀愀 爀攀挀甀爀猀漀猀 洀漀爀愀瘀愀 搀攀 昀愀瘀漀爀 渀愀 瀀爀瀀爀椀愀 愀挀愀搀攀洀椀愀⸀ 䄀瀀攀猀愀爀 搀攀 琀攀爀 猀愀搀漀 搀攀 甀洀 戀愀椀爀爀漀 瀀攀爀椀昀爀椀挀漀 搀攀 䴀愀渀愀甀猀 渀漀 洀甀搀漀甀 漀 焀甀攀 樀 攀猀琀愀瘀愀 爀攀猀攀爀瘀愀搀漀 瀀愀爀愀 猀甀愀 瘀椀搀愀⸀  O radiodocumentario, tem 12 minutos e 19 segundos, decorrido em um bloco. Foi narrado pela aluna Jeysy Anne Xavier com a participação dos acadêmicos Pedro Afonso, Jean Souza, Priscila Keyliane, Lucas Henrique, Rodrigo Ferreira e Vicente de Souza Ferreira. Os demais integrantes da equipe participaram na criação de roteiro e produção do produto. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 甀洀 爀愀搀椀漀搀漀挀甀洀攀渀琀愀爀椀漀 渀漀 猀攀 戀愀猀攀椀愀 攀洀 愀瀀攀渀愀猀 甀洀愀 攀搀椀琀漀爀椀愀Ⰰ 琀攀渀搀攀 愀 挀爀攀猀挀攀爀 瀀攀氀漀 昀愀琀漀 搀漀 琀攀洀愀 猀攀爀 氀椀瘀爀攀⸀ 倀漀爀 猀攀 琀爀愀琀愀爀 搀攀 甀洀 瀀爀漀最爀愀洀愀 渀漀 挀漀渀瘀攀渀挀椀漀渀愀氀 搀漀猀 搀攀洀愀椀猀 挀漀洀 爀漀琀攀椀爀漀猀 攀 洀愀琀爀椀愀猀 猀甀瀀攀爀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀猀⸀ 䐀攀渀琀爀漀 搀漀猀 瀀愀搀爀攀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀猀 攀 挀爀椀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 琀攀洀 洀甀椀琀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 渀漀 搀椀愀 愀 搀椀愀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 攀氀愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀 愀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀 昀愀稀攀爀 漀 猀攀甀 琀爀愀戀愀氀栀漀 挀漀洀 洀愀椀猀 氀椀戀攀爀搀愀搀攀Ⰰ 愀最甀愀渀搀漀 愀猀猀椀洀 漀猀 猀攀甀猀 洀琀漀搀漀猀 愀瀀爀攀渀搀椀搀漀猀 攀洀 猀愀氀愀 搀攀 愀甀氀愀  Como produção independente, isso permite aos acadêmicos em geral uma produção de maior versatilidade do produto, deixando um grande aprendizado aos alunos, aplicados assim os métodos aprendidos. ਀伀 爀愀搀椀漀搀漀挀甀洀攀渀琀愀爀椀漀 搀攀猀琀愀挀愀ⴀ猀攀 瀀漀爀 猀攀爀 甀洀 最渀攀爀漀 焀甀攀 攀猀琀 攀洀 攀砀琀椀渀漀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 瀀漀椀猀 攀洀 漀甀琀爀漀猀 瀀愀猀攀猀 攀猀琀攀 洀漀搀攀氀漀  漀甀猀愀搀漀 瀀愀爀愀 琀爀愀琀愀爀 琀攀洀愀猀 挀漀洀 洀愀椀猀 瀀爀漀昀甀渀搀椀搀愀搀攀⸀ 䌀愀戀攀 愀漀猀 搀攀洀愀椀猀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀 渀攀猀猀愀猀 瀀爀漀搀甀攀猀 甀洀 最爀愀渀搀攀 瀀攀渀猀愀洀攀渀琀漀 攀 爀攀氀攀椀琀甀爀愀 搀漀 瀀愀瀀攀氀 搀漀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀 瀀漀椀猀Ⰰ 搀攀渀琀爀漀 搀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀搀漀 攀氀攀  昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀Ⰰ 甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀 攀氀攀 琀攀洀 焀甀攀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀爀 搀攀 琀漀搀漀猀 愀猀 攀琀愀瀀愀猀⸀  Portanto, tendo como objetivo publicar o trabalho é importante a total responsabilidade de publicação dos fatos, visto que a publicação além do mais da divulgação do material será nos diversos meios de comunicação. Além disso, a verdade tem que ser compromisso de todo jornalista. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䜀伀䴀䔀匀Ⰰ 䰀⸀ 䘀⸀ 䌀椀渀攀洀愀 渀愀挀椀漀渀愀氀㨀 挀愀洀椀渀栀漀猀 瀀攀爀挀漀爀爀椀搀漀猀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䔀搀⸀唀匀倀Ⰰ ㈀  㜀⸀ ਀ ਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀伀刀䌀䠀䄀吀Ⰰ 䴀愀爀椀愀 䔀氀椀猀愀Ⰰ 䴀愀渀甀愀氀 搀攀 刀愀搀椀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 䨀漀瘀攀洀 倀愀渀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ 䔀搀椀琀漀爀愀 섀琀椀挀愀Ⰰ ㈀  㐀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䌀䰀䔀䤀匀䠀Ⰰ 刀⸀ 倀爀漀搀甀漀 攀洀 爀搀椀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀甀洀洀猀Ⰰ㈀  ㄀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀