ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00661</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RT03</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;A essência da liderança</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Andresa Rabelo Paz (Faculdade Martha Falcão/DeVry); Maria Eliene Felix da Silva (Faculdade Martha Falcão/DeVry); Susy Freitas (Faculdade Martha Falcão/DeVry)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Radiojornalismo, prestação de serviços, liderança, executivo, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este trabalho tem como objetivo mostrar o processo de transformação do livro "O Monge e o Executivo: Uma história sobre a Essência da Liderança" em um produto de ficção em áudio e rádio, no qual o rádio é um prestador de serviços. O produto foi elaborado sob orientação da professora Elizabeth Cavalcante na disciplina de Radiojornalismo do curso de Jornalismo da Faculdade Martha Falcão/DeVry. Ao usar o rádio como um veículo disseminador de histórias, a adaptação do livro "O Monge e o Executivo" cruza a trajetória de um grande empresário que viu seu império ruir quando, sem esperanças e a ponto de perder a própria família, ouve falar de um monge que ensina lições para ser um bom líder.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A ideia da ficção em áudio, deste trabalho, surgiu a partir da adaptação do livro "O Monge e o Executivo". Com uma narrativa envolvente, conta a história de John Daily, um homem de negócios bem-sucedido que de repente percebe que está fracassando como chefe, marido e pai. Numa tentativa desesperada de retomar o controle da situação, decide participar de um retiro sobre "Liderança" num mosteiro, comandado pelo Frade Leonard Hoffman, um influente empresário americano que abandonou tudo em busca de um novo sentido para sua vida. No mosteiro, aplicam-se lições de liderança para chefes que tiveram que lidar com fracassos e que já não conseguiam mais administrar uma equipe com sucesso. O Monge defende que a base da liderança não é o Poder, e sim a Autoridade conquistada com amor, dedicação e sacrifício. Assim, ele define os dois da seguinte maneira: Poder: É a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não fazer. Autoridade: A habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade, o que você quer por causa de sua influência pessoal. (HUNTER, 1998, p.26) É a partir de uma narrativa fictícia que o autor desenvolve conceitos e ideias que visam dar ao leitor novas competências, em especial, ao lidar com pessoas no ambiente profissional e pessoal. Dessa maneira, a adaptação para o rádio acaba por ter um valor para além do entretenimento, conforme explicaremos mais à frente.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Esse produto radiofônico, foi baseado no livro "O Monge e o Executivo" e se dispõe a divulgar por meio da voz de personagens citados no livro um curso para aprender a liderar. Esse processo é alicerçado em sete lições básicas descritas no produto. Procura-se assim apresentar neste produto relatos da vida e da aprendizagem de cada personagem citado no áudio. Tem como objetivo também mostrar que um grande executivo pode fracassar ao ser arrogante e insensível. O trabalho apresenta quais as habilidades básicas para tornar-se um bom líder. Também tem o intuito de exercitar, de forma prática, os conteúdos teóricos da disciplina Radiojornalismo, reforçando como o texto para rádio é um conteúdo escrito para ser ouvido e criar uma imagem mental a partir da interpretação de cada ouvinte, ou como Chantler e Stewart (2006) afirmam, visto. Com isso, os autores pretendem dizer que o rádio é descritivo, pois quando escuta-se o rádio já imagina-se cada momento e o desenrolar das situações descritas.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O rádio é um meio de comunicação que durante muito tempo abrangeu mais pessoas do que a própria televisão, em termos de alcance a um grande número de pessoas. Para muitos, é a companhia diária. Ele também é um meio democrático, porque mesmo que a pessoa não saiba ler, compreende-se a mensagem transmitida pela voz. A escolha pelo rádio se dá também pela facilidade de aproximação com a pessoa que ouve, porque a linguagem usada é a mais simples possível, sem perder conteúdo. O ouvinte sempre tenta imaginar o que está ouvindo e o que está sendo descrito. As imagens do rádio não estão limitadas ao tamanho de uma tela, como no caso da televisão. Elas "têm o tamanho que a mente do ouvinte desejar" (CHANTLER; STEWART, 2006, p. 10). O propósito deste trabalho é também mostrar que o rádio, meio de comunicação mais rápido, útil e mais disponível, presente desde o carro até a cozinha, pode levar os ensinamentos e treinos de liderança apontados no livro "O monge e o executivo" a todas as regiões e a públicos variados. Dessa maneira, o ouvinte poderia entender e sentir confiança no que o produto transmite no que ele associa o conteúdo ao seu dia a dia, refletindo a importância do conteúdo do produto para a comunidade. Explica Barbeiro: A reportagem de assunto referente a prestação de serviços deve ter a mesma qualidade, seriedade,exatidão e credibilidade de qualquer outra matéria. Não pode ser considerada reportagem de menor importância. O serviço oferecido não pode ser nem igual nem pior do que o das emissoras concorrentes: tem de ser melhor. Se a emissora se dispõe a prestar serviço, o ouvinte deve ter facilidade na obtenção das informaçãoes. (BARBEIRO, 2003, p. 96.) A década de 30 é considerada o auge do rádio, pois não havia outra mídia de alcance tão amplo. Apresentavam-se programas de auditório, produtos audiojornalísticos diversos, peças radiofônicas, radionovelas, ficção em áudio, audiodrama e afins. Hoje, em plena atualidade, não se houve falar mais nestes eventos de entretenimento nas rádios. Sendo assim, o produto apresentado é uma breve lembrança ao que era difundido nessa época, tendo, o trabalho também uma importância de resgate e repaginação de um tipo de produto específico no contexto do rádio. Foi importante pesquisar e vivenciar a trajetória de vida do personagem executivo e viajar em suas lições de vida. Resgatou-se do fundo do baú diferentes tipos de ficção e dramatização em áudio e entretenimento para desenvolver tal projeto, o que deu a equipe o prazer de aprender mais sobre laboratório, além de desenvolver competências criativas a partir da liberdade da equipe de escolher o tema, proposta esta da professora que ministrou a disciplina. Pretende-se neste produto incentivar as pessoas a buscar o que de bom era apresentado em rádios nas décadas de 30, não deixando assim tal "arte" se perder no tempo. Resgata-se neste trabalho um formato que remete ao literário e ao informativo, mas que também apresenta o rádio como um disseminador de produtos de entretenimento e prestador de serviço.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este trabalho foi idealizado e desenvolvido com o intuito de aperfeiçoar os aspectos produtivos tanto dos alunos quanto do professor desta atividade, incentivando os acadêmicos a atenuarem os laços com os laboratórios e aumentarem o nível de produção de materiais que levassem os estudantes a se aproximar de uma realidade importante no jornalismo. O projeto aplicado teve seu principal motivo focado na aproximação do aluno com o ambiente de produção de ficção em áudio, unindo o conhecimento teórico adquirido em aula a uma prática. Houve, dessa forma, a aplicação efetiva do projeto em laboratório para a assimilação dos diversos processos criativos que envolvem as áreas radiofônicas. O presente produto é o resultado das experiências realizadas na disciplina de Radiojornalismo do curso de Comunicação Social em Jornalismo, da Faculdade Martha Falcão/DeVry no sétimo período. Tem por intenção principal, apresentar as técnicas desenvolvidas pela equipe, tornando possível a diminuição da distância entre teoria e a prática, para que aconteça essa aproximação entre os espaços acadêmicos e profissionais o aluno precisa ter a oportunidade de trabalhar com os conceitos em sua realidade. Melo cita possíveis soluções: Uma das possibilidades para se enfrentar esse hiato entre teoria e prática residiria na instauração de um projeto interdisciplinar, que compreenderia tanto as disciplinas teóricas como as disciplinas práticas, na tentativa de se estabelecer um diálogo, uma verdadeira comunicação entre as disciplinas. (MELO, 1979, p. 56-57). A disciplina proporcionou aos alunos experiências na prática expondo também a importância de algumas competências e habilidades fundamentais do meio radiofônico, entendendo que o rádio por muito tempo foi, e para muitos ainda é um meio de comunicação a longa distância, que tem um alcance muito grande. O desenvolvimento do trabalho deu início pela escolha de qual produto em áudio e rádio seria criado, observando, que a professora da disciplina de radiojornalismo deu para a turma, a opção de escolher o produto. Após, a escolha da ficção em áudio, a equipe escolheu 3 livros de histórias narradas (A cabana, A menina que roubava livros e O Monge e o Executivo). Em seguida, foram feitos estudos nas literaturas escolhidas para verificar qual história completa do livro se adequava melhor e resumidamente em 10 minutos de áudio. A escolha foi, o Monge e o Executivo, que basicamente relata a vida de um executivo que estava fracassando em todos as áreas de sua vida, inclusive a profissional, por ser um homem arrogante. O livro conta, que um homem bem-sucedido, verificou que precisava tomar uma atitude, mas, não conseguia visualizar uma solução para seu problema. Foi quando sua esposa o questionou dizendo, " Levante sua cabeça, não se deixe abater procure logo o monge, de quem se ouviu dizer". Deste modo, o empresário viajou para um mosteiro com a intenção de aprender as lições de liderança, ministradas por um monge que num lugar bem longe havia se instalado, para ensinar lições de liderança. Assim, a equipe das alunas na disciplina de radiojornalismo, decidiram descrever toda a narrativa da história e as sete lições, no qual são apresentados os elementos da história como, por exemplo, o tom da narrativa, os personagens principais e a localidade da história. A escolha se deu porque um dos elementos fundamentais de um conto narrado é localizar o ouvinte por meio de um lugar ou período, esse procedimento foi feito minunciosamente num roteiro ao qual foi revisado e aprovado pela orientadora do trabalho. Logo após, se obteve o treinamento dos textos pelos atores, que foram selecionados pelo grau de competência, proximidade e disponibilidade para as atividades. Cada um teve o tempo de ensaiar e identificar a característica de cada personagem, a fim de obter qualidade no desempenho. Foram utilizadas por eles técnicas de ficção e interpretação, de modo que incorporassem os personagens para aparentar realidade, principalmente na forma de se expressar. Em seguida, foram feitas pesquisas exploratórias de trilhas sonoras que melhor descrevesse o momento da história, efeitos especiais auditivos e músicas que se adaptassem com o texto e pudessem levar o ouvinte há um ambiente imaginário e que ao mesmo tempo levasse o radiouvinte a compreender a mensagem passada pelas autoras do trabalho. Nestes intervalos de tempos em que as autoras do produto faziam as pesquisas exploratórias, os atores convidados do estudo faziam seus ensaios no estúdio da Faculdade Martha Falcão/Devry. Este processo de ensaios durou em média de duas semanas, os personagens da história (atores), estudaram suas falas, e iam gravando individualmente no estúdio, este procedimento aconteceu por várias vezes dentro das duas semanas. No entanto, as falas iam sendo gravadas e gravadas, conforme fossem ficando no ponto ideal, para fazer as edições nas trilhas sonoras, cortinas musicais e afins. Após todas as etapas citadas acima, foi gravada uma locução no período de tempo de 8 minutos e 23 segundos. Assim, a história de "O Monge e o Executivo" foi sumarizada a partir da narração de cinco personagens. Para demonstrar os sentimentos do personagem Executivo, todos os elementos utilizados foram ligados nos conceitos de fatores perceptivos e padrões auditivos. Dessa maneira há o "processo de continuidade, onde o componente de uma fonte deve variar de maneira coerente, como por exemplo, mudar de tom e intensidade para exemplificar mudanças. " (FILHO, 2003, p.18). O roteiro utilizado e a produção da ficção em áudio e rádio foram elaborados em conjunto com o editor Deilson Gomes e José Carlos de Oliveira, editados no programa de edição de áudios "Samplitude 11". O processo de produção teve o acompanhamento da professora Elizabeth Cavalcante, no contexto da disciplina de Radiojornalismo o trabalho teve também a professora Susy Freitas que contribuiu na posterior revisão do trabalho escrito (produzido juntamente com o produto).</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O primeiro passo foi ler o livro "O Monge e o Executivo: Uma história sobre a essência da Liderança", para em seguida ser produzida uma adaptação do livro em um produto de ficção em áudio, que focasse no curso de liderança roteirizado na forma de entretenimento. O foco principal foi informar comunidades sobre aulas de como ser um líder. Tudo isso em um produto de até 10 minutos, que inclui trilhas sonoras, fundos musicais e letras de músicas que casem com o conteúdo do projeto. Após discussão e orientação da professora orientadora do trabalho, a equipe optou por construir o produto de maneira a equilibrar duas estruturas para transmitir as lições do monge: o jogral e a narrativa linear. O jogral, por ser uma forma melódica que remete ao musical, tem também um caráter didático, surgindo como uma estratégia de frisar o auditivo no produto. Já a narrativa linear serviu para ajudar a resumir, de maneira simples de ser captada pelos ouvintes, as informações do livro original, de extensão maior em relação aos limites impostos pelo trabalho em Radiojornalismo. A junção dessas duas formas ajuda na assimilação dos receptores, uma vez que trabalha com repetições e frisa o ritmo de fala. O processo de ensaios, testes, gravações e edições levou um período de três meses para ser criado o produto completo, e contou com cinco alunos, sendo duas as líderes do trabalho (Andresa Rabelo Paz e Maria Eliene Félix da Silva) e três participantes que dessem suporte à produção de maneira secundária (Igson Matos, José Carlos de Oliveira e Rodrigo Andreocci de Carvalho) e um profissional em edição de áudios (Deilson Gomes). O trabalho foi submetido para fins de gerar nota de avaliação parcial ao final do primeiro semestre de 2016 na disciplina de Radiojornalismo, foi apresentado o produto na sala de aula para toda a turma e três professores convidados entre eles, Susy Freitas, Carlos Fábio Guimarães e Grace Soares, que na época era coordenadora do curso de Comunicação Social em Jornalismo na Faculdade Martha Falcão/DeVry Brasil.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Foi constatado que no início das etapas criativas os alunos presentes na disciplina absorveram uma série de preceitos para a produção audiovisual que vai para além da produção de texto próprio para a mídia, observando aspectos como o uso de efeitos sonoros e uso de cortina musical, dentre outros. Houve também o aumento da vocação para a leitura de contos, poemas, e outros meios literários, trazendo um caráter transdisciplinar à atividade. Notou-se o desenvolvimento de competências criativas dos grupos e a ampliação de possibilidades para a realização de outros produtos diferenciados, abrangendo uma maior liberdade para a realização de materiais com referências de diversas áreas como a literatura, cinema e música. Por fim, observou-se também a flexibilidade que a mídia rádio fornece para a criação no imaginário do ouvinte, na qual foi revelado que os recursos proporcionam um maior poder expressivo para a imaginação, adicionando a isso o caráter de prestação de serviço e entretenimento.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">ALVES, Eveline. Radionovela: cenas longe dos olhos. In: II Encontro Nacional da Rede Alfredo de Carvalho. Florianópolis, de 15 a 17 de abril de 2004<br><br>BARBEIRO, Heródoto; LIMA, Paulo. Manual de Radiojornalismo: Produção, Ética e Internet. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.<br><br>CALABRE, L. Rádio e Imaginação: No tempo da Radionovela. In: Congresso Brasileiro de Ciência da Comunicação, 26, 2003, Belo Horizonte  MG. Anais do XXVI Congresso Brasileiro de Ciencia da Comunicação. Belo Horizonte, 2003, p.1-14. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2003/www/pdf/2003_NP06_calabre.<br><br>CHANTLER, Paul; STEWART, Peter. Fundamentos do Radiojornalismo. São Paulo: Roca, 2006.<br><br>FILHO, A. B. Rádio sintonia do futuro. São Paulo: Paulinas, 2004.<br><br>HUNTER, James C. O Monge e o Executivo. Rio de Janeiro: Sextante, 1998.<br><br>MELO, José Marques de; FADUL, Anamaria; SILVA, Carlos Eduardo Lins da. Ideologia e poder no ensino de comunicação. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.<br><br> </td></tr></table></body></html>