INSCRIÇÃO: 00668
 
CATEGORIA: PP
 
MODALIDADE: PP10
 
TÍTULO: DEPRESSÃO: SERÁ QUE É SÓ FRESCURA E PREGUIÇA?
 
AUTORES: Camilla de sousa simlicio (Intituto Federal do Amazonas); Sharllyne Luyze de Souza Chaves (Intituto Federal do Amazonas); Adriane Maria Rocha Pantoja (Intituto Federal do Amazonas); Jessica Ferreira Nunes (Intituto Federal do Amazonas); Juliana Freire de Lima Silva (Intituto Federal do Amazonas); Wallace Lira (Intituto Federal do Amazonas)
 
PALAVRAS-CHAVE: Depressão , Depressão infantil, Cartaz , Preconceito, Doença
 
RESUMO
A Depressão é uma doença que pode se desenvolver desde muito cedo e mesmo sendo uma doença conhecida há muito tempo,mas a Depressão Infantil está sendo estudada a apenas 20 anos e existem alguns tabus a serem quebrados para que a qualidade de vida das crianças, pré-adolescentes e adolescentes melhore. A comunicação pode ser a melhor solução para acabarmos com os julgamentos e preconceitos com as pessoas que sofrem com essa doença.
 
INTRODUÇÃO
A situação do aumento da taxa de jovens que sofrem depressão vem sendo tratada de forma banal pela sociedade ao longo do tempo.Situação essa que engloba, auto mutilação e até chegando a casos extremos, o suicídio. Em todos países seja ele de primeiro ou de terceiro mundo pessoas se chocam quando uma criança ou adolescente atenta contra sua própria vida, mas mesmo com o choque de tal ato extremo de desespero o preconceito prevalece, criando uma grande barreira entre as pessoas que são acometidas por esse mal e a sociedade em geral. A peça busca informar e promover a conscientização por parte não só do público alvo jovens mas também da sociedade como um todo a respeito da gravidade da doença e que não ter assistência pode levar o depressivo para o suicídio. Para isso buscamos dados que preocupam sobre a depressão e suicídio entre crianças e adolescentes.
 
OBJETIVO
Objetivo geral: Informar sobre o que é depressão infantil para que as pessoas entendam e não julguem quem sobre com essa doença. Objetivos específicos: Estudar a Depressão Infantil, entendendo qual o problema dessa doença dentro da sociedade e a melhor linguagem a ser utilizada. Produzir um cartaz ilustrando como a pessoa com Depressão Infantil se sente diante de sua doença. Levantar uma discussão sobre Depressão Infantil com as pessoas integrantes da sociedade a fim de uma maior compreensão a respeito dessa doença, promovendo a empatia;
 
JUSTIFICATIVA
Este trabalho busca informar quem convive com crianças, pré-adolescentes e adolecentes com depressão, uma vez que o assunto "depressão infantil" não é discutido dentro da sociedade com a importância que merece. Depressão é uma doença psicológica grave e pode ser desenvolvida desde a infância. É o transtorno de humor que se caracteriza basicamente por tristeza e anedonia, associados a transtornos de sono, de alimentação e somáticos, distúrbio afetivo, que atinge a autoestima e aumenta o sentimento de inferioridade, tristeza, pessimismo, combinados entre si e aparecendo com extrema frequência. Se não tratada adequadamente, a depressão pode interferir no dia a dia das pessoas e comprometer a qualidade de seus vida. Esse transtorno atinge diversas áreas químicas do cérebro e pode aparecer em diferentes momentos da vida de um indivíduo e por diversos motivos. De acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria, os dados colhidos até 2011 mostram um aumento o número de internações por tentativa de suicídio de crianças entre 13 e 14. Dados do Sistema de Informação de Mortalidade, mostra que em 2009, 106 crianças de 10 a 14 anos cometeram suicídio no Brasil. Nos últimos 14 anos, foram 1.437 mortos, nessa faixa etária, 102 em média por ano. Entre os jovens de 15 a 19, o número é mais de cinco vezes maior: 566 em 2009. Segundo Drauzio Varella, a criança tem dificuldade em mostrar de forma expressiva que está com depressão, porque elas ainda não tem capacidade de denominar seus sentimentos e dependem dos adultos para explicar o que é tristeza, ansiedade e angústia. Alguns comportamentos específicos podem mostrar que a criança está com depressão, por exemplo: é natural a criança estar sempre em atividade, explorando o ambiente, querendo descobrir coisas novas, mas quando se sente insegura, o desejo de exploração do ambiente desaparece. Por isso, é preciso estar atento quando a criança começa a ficar quieta, com muito medo de afastar-se dos pais ou responsáveis. Outro ponto importante é a qualidade de sono que muda muito nos quadros depressivos. "Nos adultos, é mais fácil de ser diagnosticada. Eles se queixam e, mesmo que não o façam, suas atitudes revelam que não se sentem bem e a família percebe que algo de errado está acontecendo. Com as crianças, é diferente. Elas aceitam a depressão como fato natural, próprio de seu jeito de ser. Embora estejam sofrendo, não sabem que aqueles sintomas são resultado de uma doença e que podem ser aliviados. Calam-se, retraem-se e os pais, de modo geral, custam a dar conta de que o filho precisa de ajuda." Dr. Drauzio Varella em 28 de novembro de 2011, em seu próprio site. Segundo Anderson Mendes " a depressão é uma das doenças que mais incapacitam pessoas ao redor do mundo." e de acordo com um estudo divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o país com a maior prevalência da doença no último ano, com 10,8% da população apresentando o distúrbio mental.".
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
Ao analisar o briefing proposto, percebemos que o desafio seria elaborar um cartaz que falasse sobre problemas sociais. Os dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde -OMS nos auxiliou na escolha do tema a ser abordado. A depressão é tratada por grande parte da sociedade como "frescura" da parte de quem está se queixando e com esse trabalho, vamos ilustrar essa realidade. Com base no brainstorm realizado, definimos o tipo de peça na escolha optamos por cartaz, pois diferente dos outros tipos de mídia externa, como outdoor e mobiliários urbanos, o cartaz não possui um tempo limitado de exposição atingindo assim nosso público alvo. Foi definido que o cartaz deve ter caráter informativo e conscientizador, a fim de causar reflexão, e fazer com que o público reflita sobre como a depressão age e afeta o indivíduo. O grande desafio foi como unir tantas informações de forma leve e fluida.
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
Como conceito criativo optamos por mostrar a destruição que a depressão faz com o ser humano, para causar impacto e mostrar que depressão é uma doença grave e precisa de mais atenção da sociedade. Vê-se uma pessoa que tenta se manter porém está sozinha e chegando ao seu extremo de sofrimento, na beira do abismo. É bastante recorrente, pessoas que sofrem de depressão ouvirem, " quer chamar atenção", " é falta de Deus", " isso é preguiça, um motivo para passar o dia em casa" ou pior " tenta ser feliz", essas frases reforçam a necessidade de uma maior compreensão a respeito da Depressão como um todo e precisa de atenção. Na construção do slogan, optamos por utilizar a frase: Não é só frescura e preguiça. Pois assim em uma sociedade capitalista onde é afetada por esse "mal do século XXI" ignora a gravidade da doença e justifica a incapacitação de pessoas por esse distúrbio apenas como indolência. Equipamento; Canon T5, Iso 600 e Lente EF-S 18-55mm Na fotografia foi utilizada uma câmera da Canon T5i, com ISO 600 e lente EF-S 18 -55 mm. Utilizamos o plano americano, e recurso de composição realizado no programa de edição de imagens Adobe Photoshop CC acrescentando o penhasco. A modelo representa uma jovem esboçando um sorriso no rosto como forma de esconder sua dor e o conflito interno. Suas costas estão se desfazendo demonstrando o sentimento de autodestruição, sofrimento extremo e desistência, trazendo a tona o suicídio. Cores: As cores principais ficam a cargo dos tons de azul, representando a distância da sociedade a qual o indivíduo depressivo se vê e ao mesmo tempo traz segurança e calma a quem se identifica com o cartaz e decide procura ajuda. Na cromoterapia o Azul é utilizado para tratamentos de transtornos como depressão e ansiedade. Fonte: Impact (título tamanho 30 e corpo da mensagem tamanho 18), a escolha foi baseada da facilidade de leitura por não ter serifas. O Cartaz será divulgado em universidades particulares e públicas, escolas e órgãos públicos, atingindo jovens e adultos e chamando a atenção para esse grande problema social, a Depressão infanto-juvenil. Esperamos que a partir dessas imagens que estarão expostas nas ruas, nas instituições e espaços públicos, as pessoas discutam e tenham interesse e se informar a respeito da doença e aprender como se portar de maneira adequada com aqueles que sofrem com essa doença, deixando de julgar essas pessoas.
 
CONSIDERAÇÕES
Através da construção desse trabalho, pudemos perceber o quanto estamos reclusos a nossos problemas pessoais e o quanto ignoramos e julgamos o outro. Isso foi um resultado bastante satisfatório pois atendemos as exigências de nossos professores e ainda conseguimos transmitir a mensagem de que depressão não é brincadeira, é um transtorno que precisa de tratamento e atenção não só para os acometidos por ela mas também esclarecimento para a sociedade onde muitas vezes mantém uma postura preconceituosa a respeito. No processo de criação podemos também aplicar as técnicas publicitárias utilizadas no mercado de trabalho. Sendo assim além de processos necessários na profissão também houve muita reflexão sobre o tema escolhido e cuidado para não transmitir mensagens erradas ou ainda reforçar a ideia errada que se mantém julgamentos até hoje afetando aos depressivos. A publicidade é uma grande arma na busca de melhorias na sociedade em geral, saber utilizar dela para esses fins é uma necessidade e um caminho longo mas que rende belos frutos.
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS
A CADA 102 ADOLESCENTES ENTRE 10 E 14 ANOS COMETE SUICÍDIO, 2011਀栀琀琀瀀㨀⼀⼀瘀攀樀愀⸀愀戀爀椀氀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀猀愀甀搀攀⼀愀ⴀ挀愀搀愀ⴀ愀渀漀ⴀ㄀ ㈀ⴀ愀搀漀氀攀猀挀攀渀琀攀猀ⴀ攀渀琀爀攀ⴀ㄀ ⴀ攀ⴀ㄀㐀ⴀ愀渀漀猀ⴀ挀漀洀攀琀攀洀ⴀ猀甀椀挀椀搀椀漀ⴀ渀漀ⴀ戀爀愀猀椀氀⼀ ਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䐀䔀倀刀䔀匀匀쌀伀 䤀一䘀䄀一吀䤀䰀 䔀 一䄀 䄀䐀伀䰀䔀匀䌀쨀一䌀䤀䄀㨀 ㈀ ㄀㄀ https://drauziovarella.com.br/crianca-2/depressao-infantil-e-na-adolescencia/਀

DEPRESSÃO: O PROCESSO ACERCA DO DEPRESSIVO NA SOCIEDADE CONTEMPOR NEA, 2016਀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀瀀猀椀挀漀氀漀最愀搀漀⸀挀漀洀⼀瀀猀椀挀漀瀀愀琀漀氀漀最椀愀⼀猀愀甀搀攀ⴀ洀攀渀琀愀氀⼀搀攀瀀爀攀猀猀愀漀ⴀ漀ⴀ瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀ⴀ愀挀攀爀挀愀ⴀ搀漀ⴀ搀攀瀀爀攀猀猀椀瘀漀ⴀ渀愀ⴀ猀漀挀椀攀搀愀搀攀ⴀ挀漀渀琀攀洀瀀漀爀愀渀攀愀

O QUE É DEPRESSÃO, 2007਀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀洀椀渀栀愀瘀椀搀愀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀猀愀甀搀攀⼀洀愀琀攀爀椀愀猀⼀㄀㔀㈀㔀ⴀ漀ⴀ焀甀攀ⴀ攀ⴀ搀攀瀀爀攀猀猀愀漀 ਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䔀䜀唀一䐀伀 伀䴀匀Ⰰ ㄀㈀㄀ 䴀䤀䰀䠀픀䔀匀 䐀䔀 倀䔀匀匀伀䄀匀 匀伀䘀刀䔀䴀 䐀䔀 䐀䔀倀刀䔀匀匀쌀伀 䔀䴀 吀伀䐀伀 伀 䴀唀一䐀伀Ⰰ ㈀ ㄀㄀ http://www.planassiste.mpu.mp.br/news/segundo-oms-121-milhoes-de-pessoas-sofrem-de-depressao-em-todo-o-mundo਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀