ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00699</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP03</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;10 MANDAMENTOS DO LAPP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Tobias Ferreira de Menezes Neto (INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TEDNOLOGIA); Isabelle Valois Cortez (INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TEDNOLOGIA); Éverton Moura Arruda (INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TEDNOLOGIA); Eduardo Moraes Hidalgo (INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TEDNOLOGIA); Thaumaturgo Ferreira de Souza (INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TEDNOLOGIA)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Comunicação, Dissonância Cognitiva, Publicidade, Religião, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O ser humano naturalmente procura criar uma coerência de suas cognições, de opiniões à crenças, tudo precisa seguir uma linha argumentativa que não aceita contradições sem reação psíquica e emocional. Esse "incômodo", denominado dissonância cognitiva é ajustável através da mudança da ação ou da ideologia praticada. A crença religiosa é a mais potente geradora de dissonâncias cognitivas e é amplamente usada na produção publicitária, justamente por seu caráter modificador/gerador de ação. A campanha "10 MANDAMENTOS DO LAPP" produzida para propagação das regras de uso do Laboratório de Produção Publicitária - LAPP do instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas  IFAM, levou em consideração a associação do não cumprimento de tais regras à ideia de pecado, criando intencionalmente uma reflexão a respeito do tema.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O Laboratório de Produção Publicitária - LAPP do instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas  IFAM, possui 48 (quarenta e oito) Macs, que são computadores da Apple com sistemas operacionais específicos para produção criativa, foco das atividades do curso superior de produção publicitária do instituto. O ambiente do laboratório é comum à todas as turmas do curso, o que representa aproximadamente 150 discentes em variados períodos. Como instituição federal, toda e qualquer aquisição e/ou manutenção de equipamentos passa obrigatoriamente pelos tramites burocráticos legais previstos na legislação federal. Esses procedimentos, apesar de incorporados à rotina, tendem por demandar médio ou longo prazo para execução, e, de acordo com a situação, a possibilidade de falta de equipamentos existe, principalmente em casos de retirada para manutenções. Visando prevenir retiradas e aumentar a vida útil dos equipamentos do LAPP, a campanha "10 MANDAMENTOS DO LAPP", tem como objetivo não só propagar as normas de boa utilização, mas também formar usuários multiplicadores de boas práticas, pois todos os envolvidos nesse processo são beneficiados com um laboratório de informática com tecnologia de ponta. O principal recurso usado na campanha é a dissonância cognitiva, contudo, de forma leve e acessível, mesclando religião e ambiente de internet em uma dupla difícil de ignorar, já que, atualmente o Brasil ocupa posições de destaque em ambos os rankings: religião e internet.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A manutenção e/ ou substituição de equipamentos é sujeita, como citado anteriormente, à regras e prazos que não são simples e nem curtos. Tais equipamentos não são meros figurantes no cenário do laboratório, logo, prevenir a sua ausência é de suma importância para o bom, ou melhor, para o único funcionamento admitido por um laboratório prático. Popularizar as normas de bom uso do Laboratório é a primeira etapa da nossa campanha voltada para esse tipo de zelo e cuidado, logo, formar usuários "pregadores" e multiplicadores, dessas normas de bom uso aumenta o alcance da campanha e consequentemente eleva a discussão sobre o tema finalmente podendo conscientizar os usuários e principais beneficiados do ambiente. Implementar a ideia de lugar sagrado, onde "é um pecado não cuidar", objetiva fazer com que os discentes reflitam sobre as consequências desse pecado, que em situações extremas pode ser a "expulsão do paraíso", representado pela impossibilidade de uso do LAPP. Essa associação do bom e do mau uso à consequências diretas, faz parte intrinsecamente da noção de responsabilidade que se quer de cada discente do instituto.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Uma pessoa pode atuar contra a sua própria atitude e gerar uma contradição comportamental ou ideológica. Segundo Festinger (1975), as bases hipotéticas da teoria são: "1. A existência de dissonância, ao ser psicologicamente incômoda, motivará a pessoa para tentar reduzi-la e realizar a consonância. 2.Quando a dissonância esta presente, a pessoa, além de procurar reduzi-la, evitará ativamente situações e informações suscetíveis de aumentar a dissonância."(p.12) A crença religiosa é a mais potente geradora de dissonâncias cognitivas e é amplamente usada na produção publicitária, justamente por seu caráter gerador de ação, fato determinante na escolha do tema da campanha "10 MANDAMENTOS DO LAPP" Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, a religião predominante na região norte do Brasil é o catolicismo, com 71,3% da população (dados de 2000). Ainda segundo o IBGE, dados referentes a 2014 apontam que 36,8 milhões de casas conectadas, um percentual de 54,9% do total de lares brasileiros. O IBGE indicou ainda que a quantidade de internautas chegou a 54,4% das pessoas com mais de 10 anos em 2014. São 95,4 milhões de brasileiros com acesso à internet. Assim, "10 MANDAMENTOS DO LAPP", apoia-se no dueto temático religião e internet, por sua importância e influência na tomada de decisões do nosso público alvo, os discentes do Curso Superior de Produção Publicitária do IFAM. A teoria da dissonância cognitiva foi aplicada na peça através da imagem central, uma ilustração ( também autoral ) que representa Deus segurando em casa mão um tablet, fazendo alusão direta à tecnologia presente no LAPP. Ainda para dar apoio ao " ar sagrado" dos mandamentos, a conjugação verbal está na 3ª pessoa do futuro do indicativo, conjugação também usada nos 10 mandamentos bíblicos originais. Um aspecto importante na tomada de decisão é a cor, e segundo Heller (2006), a cor preferida pela população é a azul, que desperta simpatia e harmonia, além de ser associada tradicionalmente às virtudes espirituais, o que faz com que grande parte dos consumidores esse elemento como fator decisivo quanto à escolha. A crença religiosa usada como tema principal desta campanha é analisada e encarada como rota central, que é de caráter racional e lógico. Segundo KOTLER (1998, p.176), a definição de crença é "pensamentos descritivos que uma pessoa sustenta sobre algo", sem a necessidade de uma avaliação mais profunda sobre o caso. Na mudança de atitude e crença causada por meio da rota central, o recptor presta maior atenção à mensagem veiculada e analisa a comunicação de modo prudente, em comparação à sua atitude. De acordo com Mowen e Minor (2003), mudanças de crenças e atitudes ocorridas com base nesta rota costumam ser mais persistentes e acontecem quando há um processamento de alto envolvimento. A campanha "10 MANDAMENTOS DO LAPP" contou com cartazes, banners, posts em redes sociais, flyers e divulgação em grupos de whatsapp de discentes do Curso Superior de Tecnologia em Produção Publicitária. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A metodologia adotada para o processo de levantamento de dados necessários para a criação da campanha foi pesquisa exploratória. A familiaridade, ou melhor, a convivência no LAPP incentivou tanto o levantamento de bibiografia quanto os debates, entrevistas (briefing), levantamento do assunto e sua respectiva necessidade: conservação e divulgação das boas práticas no uso dos equipamentos do LAPP. A ilustração utilizada é de autoria de discente do curso e foi concebida, e finalizada no LAPP com os softwares disponibilizados pelo instituto ( Adobe Illustrador e Photoshop ). </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> A campanha  10 MANDAMENTOS DO LAPP contou com cartazes, banners, posts em redes sociais, flyers e divulgação em grupos de whatsapp de discentes do Curso Superior de Tecnologia em Produção Publicitária. Nas peças, a imagem central, uma ilustração representa Deus segurando em casa mão um tablet, fazendo alusão direta à tecnologia presente no LAPP. O fundo azul representa o cenário celeste, que conta ainda com nuvens, anjos e como não poderia deixar de ser, em se tratando de um laboratório de informática, emoticons e ícones presentes em aplicativos de conversas virtuais. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O apoio da campanha nas bases religião e tecnologia, surtiu imediato efeito em seu público alvo, pois em comparação com o mesmo período letivo do ano anterior (1º semestre de 2016), as ocorrência de reparo na manutenção dos equipamentos do LAPP registrou queda, valendo ressaltar que os discentes idealizados da campanha também estão inseridos em seu publico alvo. O IFAM, conta com aproximadamente 15 laboratórios de informática, e  10 MANDAMENTOS DO LAPP  , já recebeu convite da reitoria para adaptação da campanha para os outros laboratórios. A identificação da necessidade apontou a metodologia, a metodologia apontou os dados, os dados foram usados na técnica , que resultaram na campanha e satisfação da necessidade, e no decorrer deste processo, a principal mudança foi evidenciada pelo poder da matéria prima do curso: a comunicação.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">SALVADOR, J. Rotas de Persuasão na Propaganda Impressa de Produtos e Serviços um Estudo Comparativo. Revista Sapienta- Cesat-PIO XII UNICES N°8- junho,2009.<br><br>ANDRADE, J. MAZZON, J.A. Os Caminhos da Persuasão: um Estudo Sobre o Uso de Rotas Centrais e Periféricas em Anúncios Impressos Publicados Entre 1968 e 2008, 2011.In: XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação  Recife, PE  2 a 6 de setembro de 2011. <br><br>FREITAS, A. K. M. Psicodinâmica das Cores em Comunicação. Revista NUCOM, N°12, São Paulo, 2007.<br><br>MARQUE, J. Comparação entre as Teorias de Freud e Maslow sobre os estímulos para o consumo. Rio de Janeiro, UFF. <br><br>WOLFF, F. Simbolismo no comportamento do consumidor: A Construção de uma Nova Escolha. Porto Alegre, UFRG, 2002.<br><br>Significado das Cores, Disponível em: < http://www.significadodascores.com.br/significado-do-verde.php >. Acesso em 24 de novembro de 2016 <br><br> </td></tr></table></body></html>