INSCRIÇÃO: 00721
 
CATEGORIA: PT
 
MODALIDADE: PT02
 
TÍTULO: Redesign de Embalagem Sustentável para Linha de Chás Maratá
 
AUTORES: Jessika Nancy Siqueira Araújo (Universidade Federal do Pará); Ana Luiza Nogueira da Rocha (Universidade Federal do Pará); Mariana Guimarães Campos Ribeiro (Universidade Federal do Pará); Rafael Nonato Gonçalves Cardoso (Universidade Federal do Pará); Ruth Harriet Santos da Rocha Sepaul (Universidade Federal do Pará); Manuela do Corral Vieira (Universidade Federal do Pará)
 
PALAVRAS-CHAVE: Redesign de Embalagem, Ecodesign, Sustentabilidade, Marketing Verde, Maratá
 
RESUMO
Este trabalho é resultado da disciplina Laboratório de Mídias Impressas e propõe o redesign da embalagem tradicional de chás da Maratá, empresa sergipana. A proposta é o desenvolvimento de uma edição especial de embalagem (Maratá Green) para três sabores da linha de chás da marca: camomila, boldo e erva-doce. O design pensado para compor o conjunto da embalagem experimental busca incentivar práticas sustentáveis durante todo ciclo de vida do produto, resultando em uma embalagem mais atrativa e na redução de material descartado. Esse redesign foi proposto a fim de atrair um novo público, que se preocupa com meio-ambiente. Para isso, foram adotadas uma série de estratégias, como por exemplo, pesquisa bibliográfica, visitas a pontos de venda e análise SWOT. Tais estratégias possibilitaram identificar as necessidades da marca em relação a reformulação da embalagem.
 
INTRODUÇÃO
Entre os desafios que surgem quando o assunto é desenvolvimento econômico e preservação ambiental, está a necessidade de debater e trazer para a realidade o discurso de sustentabilidade. O mundo está em constante processo de transformação climática, acesso aos recursos naturais, inovação tecnológica e de mudanças no comportamento. Tais mudanças propiciam novas formas de abordagem do consumo, e trazem à tona o compromisso com a preservação ambiental. Reinaldo Dias considera que a constante exposição midiática de problemas ambientais, “contribui para o afloramento de um contingente de pessoas que pautam suas condutas pelo respeito à natureza” (DIAS, 2008, p. ix).਀䄀氀洀 搀攀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 椀渀漀瘀愀漀 攀 爀攀猀瀀漀渀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 愀 猀甀猀琀攀渀琀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 昀漀椀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀搀愀 甀洀 搀漀猀 瘀愀氀漀爀攀猀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀椀猀 搀愀 洀愀爀挀愀 䴀愀爀愀琀⸀ 䔀洀瀀爀攀猀愀 猀攀爀最椀瀀愀渀愀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 栀 洀愀椀猀 搀攀 㔀  愀渀漀猀 渀漀 洀攀爀挀愀搀漀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀Ⰰ 瀀漀猀猀甀椀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 搀椀猀琀爀椀戀甀搀漀猀 攀洀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 猀攀最洀攀渀琀漀猀Ⰰ 攀  氀搀攀爀 攀洀 瘀攀渀搀愀猀 搀攀 挀愀昀 攀 挀栀 渀漀 渀漀爀搀攀猀琀攀⸀ 䄀 洀愀爀挀愀 瀀漀猀猀甀椀 搀甀愀猀 氀椀渀栀愀猀 搀攀 挀栀Ⰰ 愀 䌀愀猀琀攀氀氀愀爀椀 挀漀洀 漀椀琀漀 猀愀戀漀爀攀猀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀椀猀 攀 愀 氀椀渀栀愀 䴀愀爀愀琀 挀漀洀 搀攀稀漀椀琀漀 猀愀戀漀爀攀猀 挀漀洀 瀀爀漀瀀爀椀攀搀愀搀攀猀 搀椀最攀猀琀椀瘀愀猀 攀 搀椀甀爀琀椀挀愀猀⸀  O formato atual da embalagem de chá Maratá, assemelha-se às de outros concorrentes encontrados no Ponto de Venda (PDV) e não oferece diferencial e atratividade. O design atual também peca por ser poluído visualmente, o que dificulta a visibilidade da informação na embalagem. Uma análise prévia da atual embalagem permitiu observar que há um grande descarte de material, o qual vai desde o armazenamento até a fase final de vida do produto. ਀䌀漀洀 漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 爀攀瀀攀渀猀愀爀 愀 昀漀爀洀愀 搀攀 挀漀渀猀甀洀漀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀Ⰰ 愀 甀琀椀氀椀稀愀漀 攀 搀攀猀挀愀爀琀攀 搀攀 攀洀戀愀氀愀最攀渀猀 搀攀 挀栀猀 䴀愀爀愀琀Ⰰ 昀漀椀 瀀爀漀瀀漀猀琀漀 漀 爀攀搀攀猀椀最渀Ⰰ 瘀椀猀愀渀搀漀 甀洀 挀漀渀猀甀洀漀 猀甀猀琀攀渀琀瘀攀氀⸀ 䄀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 琀攀洀 挀漀洀漀 戀愀猀攀 愀 挀爀椀愀漀 搀攀 甀洀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀 搀愀 攀洀戀愀氀愀最攀洀 瀀愀爀愀 愀琀攀渀搀攀爀 漀 搀攀猀愀昀椀漀 搀攀 愀琀爀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 渀漀 倀䐀嘀⸀ 倀愀爀琀椀渀搀漀 搀漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀攀 猀甀猀琀攀渀琀愀戀椀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 昀漀椀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀 甀洀愀 攀洀戀愀氀愀最攀洀 爀攀挀椀挀氀瘀攀氀 攀 愀挀攀猀猀爀椀漀 ⠀椀渀昀甀猀漀爀⤀ 爀攀甀琀椀氀椀稀瘀攀氀⸀
 
OBJETIVO
O principal objetivo é atrair, desde o momento da compra no PDV, o interesse do público (que aprecia iniciativas sustentáveis) em consumir os chás da marca, motivados pelo visual da embalagem e especialmente pela função sustentável. Além disso, busca-se diminuir a produção de lixo no descarte da embalagem, por meio da substituição dos atuais materiais, por outros recicláveis, reutilizáveis e biodegradáveis. ਀䔀 挀漀洀漀 挀漀渀猀攀焀甀渀挀椀愀Ⰰ 挀漀渀焀甀椀猀琀愀爀 愀 挀漀渀昀椀愀渀愀 搀漀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀 攀洀 爀攀氀愀漀 愀漀 瀀爀漀搀甀琀漀Ⰰ 愀琀爀攀氀愀渀搀漀 愀 攀氀攀 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀攀 猀甀猀琀攀渀琀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 攀 挀漀渀猀甀洀漀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀攀Ⰰ 挀漀洀瀀爀漀瘀愀搀漀猀 瀀攀氀愀 甀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀愀 攀洀戀愀氀愀最攀洀Ⰰ 最攀爀愀渀搀漀 椀洀瀀愀挀琀漀猀 瀀漀猀椀琀椀瘀漀猀 愀漀 洀攀椀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀⸀ 䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 猀攀爀椀愀 瀀漀猀猀瘀攀氀 爀攀猀猀椀最渀椀昀椀挀愀爀 愀 爀攀氀愀漀 攀渀琀爀攀 漀猀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀攀猀 攀 愀 洀愀爀挀愀Ⰰ 愀 昀椀洀 搀攀 琀漀爀渀ⴀ氀愀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀 渀漀 爀愀洀漀⸀   A pesquisa “As 10 Tendências do Consumo Global em 2016”, realizada pela Euromonitor International, mostra que aproximadamente 78% dos brasileiros tentam impactar positivamente o meio ambiente através de suas ações. A pesquisa revela ainda que cresce cada vez mais a preocupação dos consumidores mais jovens com questões ambientais e, que estes, querem que as marcas que eles consomem sejam mais responsáveis nesse sentido.਀䠀椀猀琀漀爀椀挀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 漀 挀漀渀猀甀洀漀 搀攀 挀栀猀 攀猀琀 椀渀昀氀甀攀渀挀椀愀搀漀 漀爀愀 瀀攀氀漀 昀愀琀漀爀 挀甀氀琀甀爀愀氀 焀甀攀Ⰰᰀ渠漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀Ⰰ 嬀⸀⸀⸀崀 攀猀琀 氀椀最愀搀漀  挀甀氀琀甀爀愀 搀漀 最愀切挀栀漀Ⰰ 猀漀戀爀攀琀甀搀漀 漀 搀愀 昀爀漀渀琀攀椀爀愀 挀漀洀 瀀愀猀攀猀 栀椀猀瀀渀椀挀漀猀 ⴀ 䄀爀最攀渀琀椀渀愀Ⰰ 唀爀甀最甀愀椀 攀 倀愀爀愀最甀愀椀ᴀ†⠀䌀伀䈀刀䄀Ⰰ ㈀  㤀Ⰰ 瀀⸀ ㄀㔀㈀⤀㬀 漀爀愀 瀀攀氀愀 瀀爀攀漀挀甀瀀愀漀 挀漀洀 愀 猀愀切搀攀Ⰰ 猀攀最甀渀搀漀 䴀愀爀挀漀猀 䌀漀戀爀愀Ⰰ ᰀ漠 栀戀椀琀漀 搀攀 琀漀洀愀爀 挀栀 攀猀琀 昀漀爀琀攀洀攀渀琀攀 爀攀昀漀爀愀搀漀 挀漀洀 愀 瀀爀攀漀挀甀瀀愀漀 搀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 挀漀洀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 攀猀琀漀洀愀挀愀椀猀 攀 搀椀最攀猀琀椀瘀漀猀ᴀ†⠀䌀伀䈀刀䄀Ⰰ ㈀  㤀Ⰰ 瀀⸀ ㄀㌀㈀⤀Ⰰ 匀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 漀戀樀攀琀椀瘀愀ⴀ猀攀 挀愀琀椀瘀愀爀 甀洀 瀀切戀氀椀挀漀 焀甀攀 瀀爀攀稀愀 瀀漀爀 甀洀 攀猀琀椀氀漀 搀攀 瘀椀搀愀 洀愀椀猀 猀愀甀搀瘀攀氀Ⰰ 焀甀攀 猀攀 瀀爀攀漀挀甀瀀愀 挀漀洀 漀 洀攀椀漀ⴀ愀洀戀椀攀渀琀攀 攀 焀甀攀 瀀漀猀猀甀椀 漀 栀戀椀琀漀 搀攀 戀攀戀攀爀 挀栀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀吀攀渀搀漀 攀洀 瘀椀猀琀愀 焀甀攀 漀 洀攀爀挀愀搀漀 攀猀琀 挀愀搀愀 瘀攀稀 洀愀椀猀 挀漀洀瀀攀琀椀琀椀瘀漀 攀 愀猀 洀愀爀挀愀猀 瀀爀攀挀椀猀愀洀 爀攀瀀攀渀猀愀爀 猀甀愀猀 攀猀琀爀愀琀最椀愀猀 搀攀 愀琀爀愀椀爀 攀 昀椀搀攀氀椀稀愀爀 猀攀甀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ  椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 瀀攀爀挀攀戀攀爀 愀猀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀猀 搀漀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀 渀漀 愀瀀攀渀愀猀 搀甀爀愀渀琀攀 漀 挀漀渀猀甀洀漀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 攀洀 猀椀Ⰰ 洀愀猀 搀攀猀搀攀 漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀 愀 猀甀愀 攀洀戀愀氀愀最攀洀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀Ⰰ 渀漀 洀漀洀攀渀琀漀 搀攀 搀攀猀挀愀爀琀攀⸀ 䄀琀攀渀搀攀爀 攀猀猀愀猀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀猀 渀漀 猀漀 猀 搀攀瘀攀爀 搀愀猀 攀洀瀀爀攀猀愀猀Ⰰ 挀漀洀漀 琀愀洀戀洀 昀漀爀洀愀猀 搀攀 昀漀爀琀愀氀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀漀 瘀愀氀漀爀 搀愀 洀愀爀挀愀⸀     Segundo matéria publicada no portal Globo News sobre a pesquisa realizada pela Consultoria Euromonitor (empresa especializada em pesquisas de mercado), só em 2013, as vendas de chá no varejo brasileiro ultrapassaram a marca de R$ 1 bilhão. Além disso, há a expectativas de, até 2018, o mercado crescer em até 50%. Com esse crescimento do mercado consumidor no Brasil era necessário que a marca Maratá investisse em um diferencial para lidar com a concorrência. ਀匀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 漀瀀琀愀洀漀猀 瀀漀爀 猀漀氀甀挀椀漀渀愀爀 漀猀 搀攀猀愀昀椀漀猀 挀漀洀甀渀椀挀愀挀椀漀渀愀椀猀 攀洀 爀攀氀愀漀 愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 昀甀渀挀椀漀渀愀氀椀搀愀搀攀 攀 搀攀猀挀愀爀琀攀 搀攀 攀洀戀愀氀愀最攀洀 搀漀猀 挀栀猀 䴀愀爀愀琀Ⰰ 瀀爀漀瀀漀渀搀漀 甀洀愀 攀洀戀愀氀愀最攀洀 愀琀爀愀琀椀瘀愀 搀椀愀渀琀攀 搀愀 挀漀渀挀漀爀爀渀挀椀愀Ⰰ 焀甀攀 猀攀樀愀 瘀椀猀甀愀氀洀攀渀琀攀 漀爀最愀渀椀稀愀搀愀 攀 猀甀猀琀攀渀琀瘀攀氀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 愀渀氀椀猀攀 搀愀 攀洀戀愀氀愀最攀洀 愀琀甀愀氀Ⰰ 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀搀漀猀 焀甀攀 攀氀愀 渀漀 愀琀攀渀搀攀 愀猀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀猀 搀愀 洀愀爀挀愀 攀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 愀 搀漀猀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀攀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 猀攀 搀攀猀琀愀挀愀爀 渀愀 琀爀愀渀猀洀椀猀猀漀 搀攀猀猀攀猀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 ⠀䜀䄀䰀䤀一䐀伀Ⰰ ㈀  㠀Ⰰ 瀀⸀ 㐀⤀⸀ 倀漀爀 洀攀椀漀 搀攀猀猀攀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 焀甀愀渀琀漀  爀攀猀瀀漀渀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 愀洀戀椀攀渀琀愀氀Ⰰ 愀 洀愀爀挀愀 䴀愀爀愀琀 琀攀爀椀愀 甀洀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀氀Ⰰ 瀀漀椀猀 椀渀挀攀渀琀椀瘀愀 漀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀 攀Ⰰ 愀琀 洀攀猀洀漀 漀甀琀爀愀猀 攀洀瀀爀攀猀愀猀Ⰰ 愀 爀攀瀀攀渀猀愀爀攀洀 漀猀 栀戀椀琀漀猀 搀攀 挀漀渀猀甀洀漀⸀ A importância de adotar práticas sustentáveis, além de benefícios para o meio ambiente, também melhora a percepção do público em relação ao produto. Segundo a pesquisa “A Percepção do Consumidor sobre os Apelos nas Embalagens”, realizada pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor e Market Analysis, a proteção ao meio ambiente é a mensagem mais percebida pelos consumidores nas embalagens dos produtos. Além dessa, as informações mais percebidas são sobre reciclagem, preservação do meio ambiente e informações sobre como cuidar dele. Entre os consumidores que mais dão atenção a esses temas nas embalagens, estão os da região Norte que mais percebem as mensagens ambientais nas embalagens, sendo 63% dos consumidores analisados.਀준 搀椀愀渀琀攀 搀攀猀猀愀 猀椀琀甀愀漀 焀甀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀ⴀ猀攀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀攀 甀洀愀 攀洀戀愀氀愀最攀洀 戀攀洀 攀氀愀戀漀爀愀搀愀⸀ 䴀挀䌀愀爀琀栀礀 ⠀愀瀀甀搀 䜀愀氀椀渀搀漀Ⰰ ㈀  㤀Ⰰ 瀀⸀ 㐀⤀ 愀昀椀爀洀愀 焀甀攀 愀 攀洀戀愀氀愀最攀洀 搀攀椀砀漀甀 搀攀 琀攀爀 挀愀爀琀攀爀 攀砀挀氀甀猀椀瘀愀洀攀渀琀攀 搀攀 挀漀渀琀攀渀漀 漀甀 瀀爀漀琀攀漀Ⰰ 攀 猀攀 琀漀爀渀漀甀 甀洀愀 瀀漀搀攀爀漀猀愀 愀爀洀愀 瀀爀漀洀漀挀椀漀渀愀氀 瀀愀爀愀 愀 洀愀爀挀愀⸀ 伀 猀攀甀 瀀漀搀攀爀 挀漀洀甀渀椀挀愀挀椀漀渀愀氀  昀漀爀琀攀 樀甀猀琀愀洀攀渀琀攀 瀀漀爀 猀攀爀 漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 挀漀渀琀愀琀漀 渀漀 倀䐀嘀Ⰰ 猀攀渀搀漀 㠀㔀─ 搀愀猀 挀漀洀瀀爀愀猀 昀攀椀琀愀猀 瀀漀爀 椀洀瀀甀氀猀漀 ⠀䈀䰀䔀匀匀䄀Ⰰ ㈀  㜀Ⰰ 瀀⸀㈀㔀⤀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀椀猀猀漀 瀀漀搀攀洀漀猀 挀漀渀挀氀甀椀爀 焀甀攀 瀀愀爀愀 愀琀爀愀椀爀 漀 挀氀椀攀渀琀攀  挀漀洀瀀爀愀Ⰰ 甀洀愀 攀洀戀愀氀愀最攀洀 渀攀挀攀猀猀椀琀愀 琀攀爀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 攀渀瘀漀氀瘀攀渀琀攀猀 焀甀攀 愀 搀攀猀琀愀挀愀洀Ⰰ 猀攀樀愀 瀀攀氀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 琀愀洀愀渀栀漀Ⰰ 挀漀爀攀猀 漀甀 漀甀琀爀漀猀 愀琀爀椀戀甀琀漀猀⸀ 一攀猀琀攀 挀愀猀漀Ⰰ 戀甀猀挀愀洀漀猀 昀愀稀攀爀 挀漀洀 焀甀攀 漀 搀攀猀椀最渀 昀漀猀猀攀 洀愀椀猀 愀琀爀愀琀椀瘀漀Ⰰ 琀攀渀搀漀 攀洀 瘀椀猀琀愀 焀甀攀㨀  ਀ᰀ䄠 氀椀渀最甀愀最攀洀 瘀椀猀甀愀氀 搀愀 攀洀戀愀氀愀最攀洀 挀漀渀猀琀椀琀甀椀 甀洀 瘀漀挀愀戀甀氀爀椀漀 焀甀攀 漀猀 搀攀猀椀最渀攀爀猀 瀀爀攀挀椀猀愀洀 挀漀渀栀攀挀攀爀 瀀愀爀愀 瀀漀搀攀爀 猀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀爀 挀漀洀 漀猀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀攀猀⸀ 䔀猀猀攀  漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀氀 搀漀 搀攀猀椀最渀 搀攀 攀洀戀愀氀愀最攀洀 攀洀 爀攀氀愀漀 猀 漀甀琀爀愀猀 氀椀渀最甀愀最攀渀猀 搀漀 搀攀猀椀最渀㬀 攀砀椀猀琀攀 甀洀 爀攀瀀攀爀琀爀椀漀 攀砀挀氀甀猀椀瘀漀Ⰰ 挀漀渀猀琀爀甀搀漀 愀漀 氀漀渀最漀 搀漀猀 猀挀甀氀漀猀 挀漀洀 愀 攀瘀漀氀甀漀 搀漀 挀漀洀爀挀椀漀 攀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 搀攀 挀漀渀猀甀洀漀Ⰰ 焀甀攀 搀漀琀漀甀 漀猀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 搀攀 甀洀愀 爀漀甀瀀愀最攀洀 焀甀攀 瀀攀爀洀椀琀攀 愀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀漀 搀攀 猀攀甀 挀漀渀琀攀切搀漀 攀 昀愀挀椀氀椀琀愀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 挀漀洀瀀爀愀⸀ ⠀䴀䔀匀吀刀䤀一䔀刀Ⰰ ㈀  ㄀Ⰰ 瀀⸀㄀ ⤀ᴀ ਀䐀愀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 甀洀愀 攀洀戀愀氀愀最攀洀 洀攀氀栀漀爀 漀爀最愀渀椀稀愀搀愀 瘀椀猀甀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 瀀漀椀猀 洀攀氀栀漀爀愀 愀 愀琀爀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 攀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 搀愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 瀀漀爀 瀀愀爀琀攀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 昀愀琀漀爀攀猀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀猀 焀甀愀渀搀漀 猀攀 琀爀愀琀愀 搀攀 甀洀愀 攀洀戀愀氀愀最攀洀 挀漀洀 椀渀搀椀挀愀攀猀 猀漀戀爀攀 愀 昀甀渀漀 猀甀猀琀攀渀琀瘀攀氀⸀
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
A ideia de redesign das embalagens de chás Maratá surgiu a partir da proposta da disciplina de Laboratório de Produção em Mídias Impressas, de colocar em prática nossa habilidades criativas em prol de uma embalagem sustentável, que cumpra seu papel social. Utilizamos métodos como brainstorm, design thinking e análise SWOT para chegar a uma proposição final. O primeiro método mencionado (brainstorm), em livre tradução ‘chuva de ideias’ é o “termo referente a reunião entre os integrantes da equipe para discussão de ideias de livre associação, sem preocupação com julgamentos” (SANT’ANNA, 2009, p. 147); o segundo método, refere-se:਀ “à maneira do designer de pensar, que utiliza um tipo de raciocínio pouco convencional no meio empresarial, o pensamento abdutivo. Nesse tipo de pensamento, busca-se formular questionamentos através da apreensão ou compreensão dos fenômenos, ou seja, são formuladas perguntas a serem respondidas a partir das informações coletadas durante a observação” (VIANNA, 2012, p. 13)਀ Por fim, a análise swot foi escolhida por ser uma ferramenta que possibilita uma análise interna e externa, fundamental para definir as ações a serem tomadas.਀伀 搀攀猀愀昀椀漀 瀀爀漀瀀漀猀琀漀 攀爀愀 爀攀昀漀爀洀甀氀愀爀 愀 攀洀戀愀氀愀最攀洀 搀攀 愀氀最甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 樀 攀砀椀猀琀攀渀琀攀Ⰰ 挀漀洀 戀愀猀攀 渀愀 搀椀爀攀琀爀椀稀 猀甀猀琀攀渀琀愀戀椀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 攀 搀甀爀愀渀琀攀 琀漀搀漀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 挀爀椀愀琀椀瘀漀Ⰰ 愀 洀愀椀漀爀 瀀爀攀漀挀甀瀀愀漀 昀漀椀 挀漀渀猀琀爀甀椀爀 攀猀猀愀 攀洀戀愀氀愀最攀洀 瀀攀渀猀愀渀搀漀 渀愀 搀椀渀洀椀挀愀 搀攀 挀漀渀猀甀洀漀 攀 搀攀猀挀愀爀琀攀⸀ 倀爀漀挀甀爀愀洀漀猀 琀愀洀戀洀 瘀椀渀挀甀氀愀爀 甀洀愀 洀攀渀猀愀最攀洀 焀甀攀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀猀猀攀 挀爀攀搀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 愀漀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀Ⰰ 攀猀琀椀洀甀氀愀渀搀漀 漀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀攀 甀洀 氀愀漀 愀昀攀琀椀瘀漀 攀 搀攀 昀椀搀攀氀椀稀愀漀 瀀愀爀愀 愀 洀愀爀挀愀⸀  䄀 攀猀挀漀氀栀愀 搀漀猀 挀栀猀 搀愀 洀愀爀挀愀 䴀愀爀愀琀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀漀 搀攀 攀猀琀甀搀漀 猀攀 搀攀甀 愀漀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀爀 漀猀 搀攀猀愀昀椀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 瘀椀猀甀愀氀 攀 昀甀渀挀椀漀渀愀氀 焀甀攀 愀 攀洀戀愀氀愀最攀洀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀⸀  No primeiro momento foram realizadas visitas em alguns dos supermercados da cidade a fim de analisar a embalagem para identificar os desafios a serem solucionados. Nesse processo, verificou e registrou-se como estava configurada a disposição dos produtos nas gôndolas no PDV. Nas visitas, percebeu-se que a maioria das diversas marcas de chá disponíveis, possuem uma embalagem semelhante no que diz respeito o formato. Além disso, foi verificada a ausência de um design moderno que possa ser mais atrativo aos consumidores, principalmente para os que passam sem a intenção de compra, e mesmo os interessados, que podem facilmente confundir-se com tantas embalagens similares, demandando mais tempo para encontrar o produto da marca desejada.਀伀 搀攀猀椀最渀 愀琀甀愀氀  瀀攀挀愀 瀀漀爀 猀攀爀 瀀漀氀甀椀渀搀漀 瘀椀猀甀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 漀 焀甀攀 搀椀昀椀挀甀氀琀愀 愀 瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀愀 椀渀昀漀爀洀愀漀 渀愀 攀洀戀愀氀愀最攀洀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 栀 甀洀 最爀愀渀搀攀 搀攀猀挀愀爀琀攀 搀攀 洀愀琀攀爀椀愀氀 搀愀 攀洀戀愀氀愀最攀洀 愀琀甀愀氀Ⰰ 焀甀攀 猀攀 椀渀椀挀椀愀 挀漀洀 愀 挀愀椀砀愀 搀攀 瀀愀瀀攀氀Ⰰ 焀甀攀 瘀攀洀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀 瀀漀爀 甀洀 瀀氀猀琀椀挀漀 昀椀氀洀攀 瀀愀爀愀 最愀爀愀渀琀椀爀 猀甀愀 椀渀琀攀最爀椀搀愀搀攀㬀 搀攀渀琀爀漀 搀愀 挀愀椀砀愀Ⰰ 栀 ㄀  ⠀搀攀稀⤀ 攀洀戀愀氀愀最攀渀猀 搀攀 瀀氀猀琀椀挀漀 昀氀攀砀瘀攀氀Ⰰ 挀漀渀琀攀渀搀漀 挀愀搀愀 甀洀愀Ⰰ   ㄀ ⠀甀洀⤀ 猀愀挀栀 搀攀 挀栀Ⰰ 焀甀攀 愀瀀猀 漀 甀猀漀 猀攀爀 琀愀洀戀洀 搀攀猀挀愀爀琀愀搀漀⸀ 伀甀 猀攀樀愀Ⰰ 愀 攀洀戀愀氀愀最攀洀 愀琀甀愀氀Ⰰ 瘀椀猀愀渀搀漀 最愀爀愀渀琀椀爀 愀 挀漀洀瀀氀攀琀愀 椀渀琀攀最爀椀搀愀搀攀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 焀甀攀 瘀椀爀漀 愀 猀攀 琀漀爀渀愀爀 氀椀砀漀Ⰰ 猀攀 渀漀 爀攀愀瀀爀漀瘀攀椀琀愀搀漀猀 攀⼀漀甀 搀攀猀挀愀爀琀愀搀漀猀 挀漀爀爀攀琀愀洀攀渀琀攀 瀀攀氀漀猀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀攀猀⸀ Foram realizadas, ainda, pesquisas acerca de estudos relacionados ao consumo de chá no Brasil, sobre a potencialidade do produto no mercado, além do público que aprecia a bebida e práticas sustentáveis. Segundo VIANA ( 2012, p. 13), “Geralmente, a primeira etapa do processo tem por objetivo a aproximação do contexto do projeto. Esta fase, denominada Imersão, é ainda subdividida em duas: a Imersão Preliminar e a Imersão em Profundidade”.਀䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 漀戀琀椀搀愀猀 渀愀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀Ⰰ 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 挀漀渀猀琀爀甀椀爀 戀爀愀椀渀猀琀漀爀洀猀 漀甀  ᰀ挠栀甀瘀愀 搀攀 椀搀攀椀愀猀ᴀⰠ 搀攀渀琀爀漀 攀 昀漀爀愀 搀愀 猀愀氀愀 搀攀 愀甀氀愀Ⰰ 攀洀 戀甀猀挀愀 搀攀 椀搀攀椀愀猀 焀甀攀 瀀甀搀攀猀猀攀洀 渀漀爀琀攀愀爀 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀漀 爀攀搀攀猀椀最渀 搀愀 攀洀戀愀氀愀最攀洀Ⰰ 愀氀椀愀渀搀漀 愀 椀猀猀漀Ⰰ 漀 洀琀漀搀漀 搀攀 搀攀猀椀最渀 琀栀椀渀欀椀渀最 瀀愀爀愀 昀漀爀洀甀氀愀爀 焀甀攀猀琀椀漀渀愀洀攀渀琀漀猀 愀 昀椀洀 搀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀爀 猀漀氀甀攀猀 椀渀漀瘀愀搀漀爀愀猀 攀 瘀椀瘀攀椀猀 瀀愀爀愀 愀 攀洀戀愀氀愀最攀洀 搀攀 挀栀猀Ⰰ 甀猀愀渀搀漀 琀愀洀戀洀 漀猀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 攀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 搀漀猀 瀀爀瀀爀椀漀猀 愀甀琀漀爀攀猀 搀攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 樀 焀甀攀 琀愀洀戀洀 攀猀琀漀 渀愀 挀漀渀搀椀漀 搀攀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀攀猀㬀 洀琀漀搀漀 焀甀攀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀甀 渀愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀漀 搀愀 攀琀愀瀀愀 搀攀 瀀爀漀琀漀琀椀瀀愀漀⸀  Visando construir argumentos mais consistentes e coerentes com base na esquematização de todos os pontos fortes, visualizar oportunidades e tentar combater fraquezas e ameaças, realizamos também a análise SWOT, para melhor diagnosticar os fatores internos e externos que circundam a marca Maratá. A análise revelou que apesar da empresa ser conhecida em todo o país e ser favorecida pelo atual crescimento do mercado de chás no Brasil, não investe em um design de embalagem mais atraente e competitivo, além de ainda não buscar práticas sustentáveis relacionadas produto, tanto na produção da embalagem como na usabilidade dela. A investigação revelou também que, assim como outras marcas concorrentes no segmento, a Maratá precisa se atentar para o público que consome chás e valoriza práticas ecologicamente corretas.਀倀愀爀愀 愀 挀爀椀愀漀 搀愀 渀漀瘀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀攀 攀洀戀愀氀愀最攀洀Ⰰ 昀漀爀愀洀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀猀 攀洀 猀椀琀攀猀 攀猀瀀攀挀椀愀氀椀稀愀搀漀猀 搀攀 攀洀戀愀氀愀最攀洀 猀甀猀琀攀渀琀瘀攀氀Ⰰ 挀愀猀攀猀 搀攀 猀甀挀攀猀猀漀 焀甀攀 甀琀椀氀椀稀愀洀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 猀甀猀琀攀渀琀瘀攀椀猀 攀 琀椀瀀漀猀 搀攀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 焀甀攀 最攀爀攀洀 洀攀渀漀猀 椀洀瀀愀挀琀漀 渀漀 洀攀椀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀 爀攀挀椀挀氀愀最攀洀 攀 爀攀甀琀椀氀椀稀愀漀⸀ 䄀瀀猀 愀渀愀氀椀猀愀爀 愀猀 愀氀琀攀爀渀愀琀椀瘀愀猀 搀椀猀瀀漀渀瘀攀椀猀Ⰰ 漀瀀琀漀甀ⴀ猀攀 瀀漀爀 瀀爀漀瀀漀爀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀攀 甀洀 搀攀猀椀最渀 搀攀 攀洀戀愀氀愀最攀洀 挀漀洀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 挀漀洀漀 瘀椀搀爀漀 爀攀甀琀椀氀椀稀瘀攀氀 攀 爀攀猀椀猀琀攀渀琀攀Ⰰ 瀀愀瀀攀氀 爀攀挀椀挀氀瘀攀氀 攀 猀椀氀椀挀漀渀攀 戀椀漀搀攀最爀愀搀瘀攀氀 攀 愀琀砀椀挀漀⸀  Além disso, para a identidade visual, foram selecionadas as cores que remetessem a conceitos como natureza e nutrição, bem como, aos sabores Camomila, Boldo e Erva-Doce. A cor é uma estratégia muito importante no momento da percepção visual do consumidor, pois segundo Wheeler (2012), a cor é “utilizada para evocar emoções e expressar personalidades. Ela estimula a associação de marca e acelera a diferenciação [...] Na sequência da percepção visual, o cérebro lê a cor depois que registra a forma e antes de ler o conteúdo.” (WHEELER, 2012, p. 138)਀䄀猀 琀椀瀀漀最爀愀昀椀愀猀 琀愀洀戀洀 猀漀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀猀 瀀愀爀愀 漀 爀攀挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀愀 洀愀爀挀愀 攀 愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 搀愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀Ⰰ 樀 焀甀攀㨀 ਀ᰀ唠洀愀 椀洀愀最攀洀 椀渀琀攀最爀愀搀愀 攀 挀漀攀爀攀渀琀攀 搀攀 甀洀愀 攀洀瀀爀攀猀愀  椀洀瀀漀猀猀瘀攀氀 猀攀洀 甀洀愀 琀椀瀀漀最爀愀昀椀愀 焀甀攀 琀攀渀栀愀 甀洀愀 瀀攀爀猀漀渀愀氀椀搀愀搀攀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 攀 氀攀最椀戀椀氀椀搀愀搀攀 椀渀攀爀攀渀琀攀⸀ 䄀 琀椀瀀漀最爀愀昀椀愀 搀攀瘀攀 搀愀爀 愀瀀漀椀漀  攀猀琀爀愀琀最椀愀 搀攀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 攀  栀椀攀爀愀爀焀甀椀愀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀漀⸀ 䔀氀愀 琀愀洀戀洀 瀀爀攀挀椀猀愀 猀攀爀 猀甀猀琀攀渀琀瘀攀氀 攀 渀漀 猀椀洀瀀氀攀猀洀攀渀琀攀 昀氀甀琀甀愀爀 渀愀 挀甀爀瘀愀 搀攀 甀洀愀 漀渀搀愀⸀ᴀ†⠀圀䠀䔀䔀䰀䔀刀Ⰰ ㈀ ㄀㈀Ⰰ 瀀⸀ ㄀㐀㈀⤀ ਀倀愀爀愀 挀漀洀瀀氀攀琀愀爀 愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 昀漀椀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀 甀洀愀 瀀愀搀爀漀渀愀最攀洀 搀攀 攀猀琀愀洀瀀愀 焀甀攀 爀攀洀攀琀攀猀猀攀 愀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 愀 渀愀琀甀爀攀稀愀 攀 瘀愀氀漀爀椀稀愀漀 搀漀 洀攀椀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 愀 挀爀椀愀漀 搀愀猀 瀀攀愀猀Ⰰ 昀漀爀愀洀 昀攀椀琀漀猀 漀猀 爀愀猀挀甀渀栀漀猀 搀愀猀 椀搀攀椀愀猀 搀攀 氀愀礀漀甀琀 渀漀 瀀愀瀀攀氀⸀ 倀漀猀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀 愀猀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀猀 昀漀爀愀洀 挀爀椀愀搀愀猀 渀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 搀攀 攀搀椀漀 最爀昀椀挀愀 䄀搀漀戀攀 䤀氀氀甀猀琀爀愀琀漀爀 䌀匀㘀⸀
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
Para a proposta de redesign da embalagem de chás Maratá, elaboramos uma edição especial com um layout moderno e minimalista, partindo da proposta de destacar o produto no PDV, em relação à concorrência, além de diminuir a quantidade de materiais usados na embalagem atual, substituindo por outros mais sustentáveis, pensando no descarte. ਀䄀瀀猀 椀渀瘀攀猀琀椀最愀爀 愀猀 愀氀琀攀爀渀愀琀椀瘀愀猀 搀椀猀瀀漀渀瘀攀椀猀Ⰰ 漀瀀琀漀甀ⴀ猀攀 瀀漀爀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 甀洀愀 攀洀戀愀氀愀最攀洀 挀漀洀瀀漀猀琀愀 瀀漀爀 爀攀挀椀瀀椀攀渀琀攀 搀攀 瘀椀搀爀漀 爀攀猀椀猀琀攀渀琀攀 攀 爀攀甀琀椀氀椀稀瘀攀氀 瀀愀爀愀 愀爀洀愀稀攀渀愀爀 愀猀 ㄀  最 搀攀 攀爀瘀愀猀 搀漀 挀栀Ⰰ 挀漀洀 ㄀㄀Ⰰ㔀挀洀 搀攀 愀氀琀甀爀愀 ⠀㄀Ⰰ㔀挀洀 瀀愀爀愀 攀渀爀漀猀挀愀爀 ⴀ 渀漀 愀瀀愀爀攀渀琀攀 焀甀愀渀搀漀 攀猀琀 琀愀洀瀀愀搀漀 ⴀ 攀 ㄀ 挀洀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀 愀瀀愀爀攀渀琀攀⤀ 攀 㠀挀洀 搀攀 搀椀洀攀琀爀漀Ⰰ 挀漀渀昀漀爀洀攀 搀攀猀挀爀椀琀漀 渀漀 䄀瀀渀搀椀挀攀 䄀㬀 猀攀渀搀漀 漀 爀琀甀氀漀 搀攀猀琀愀 攀洀戀愀氀愀最攀洀 攀洀 昀漀爀洀愀琀漀 搀攀 愀搀攀猀椀瘀漀Ⰰ 昀攀椀琀漀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 瀀愀瀀攀氀 爀攀挀椀挀氀瘀攀氀Ⰰ 挀甀樀愀猀 洀攀搀椀搀愀猀 猀漀㨀 ㈀㠀挀洀 ⠀挀椀爀挀甀渀昀攀爀渀挀椀愀⤀ 瀀漀爀 㠀挀洀 ⠀愀氀琀甀爀愀⤀Ⰰ 挀漀渀昀漀爀洀攀 搀攀猀挀爀椀琀漀 渀愀 䄀瀀渀搀椀挀攀 䔀⸀ A tampa plástica é feita de plástico polipropileno (PP) atóxico, de alta densidade e reciclável. Ela terá o logotipo da Maratá e nome da linha (Green) na parte externa, além de maior profundidade em sua estrutura para comportar o infusor preso a pequenos ganchos e hastes de mesmo material, no interior dela. As medidas da tampa são: 8cm de diâmetro e 4cm de altura; sendo 1,5cm para enroscar e 2,5cm para acoplar o infusor, conforme mostrado nos Apêndices B e C.਀伀 椀渀昀甀猀漀爀  昀攀椀琀漀 搀攀 猀椀氀椀挀漀渀攀 戀椀漀搀攀最爀愀搀瘀攀氀Ⰰ 洀愀氀攀瘀攀氀 攀 爀攀猀椀猀琀攀渀琀攀  愀氀琀愀猀 琀攀洀瀀攀爀愀琀甀爀愀猀⸀  준 瀀攀爀猀漀渀愀氀椀稀愀搀漀 挀漀洀 栀愀猀琀攀 攀 椀渀昀甀猀漀爀⼀搀漀猀愀搀漀爀 攀洀 昀漀爀洀愀琀漀 搀攀 昀爀甀琀愀 猀攀洀攀氀栀愀渀琀攀 愀漀 氀椀洀漀⸀ 伀 愀挀攀猀猀爀椀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 洀攀搀椀搀愀猀 搀攀 㤀挀洀 搀攀 挀漀洀瀀爀椀洀攀渀琀漀 搀愀 栀愀猀琀攀Ⰰ 㔀砀㔀挀洀 氀愀爀最甀爀愀 攀 挀漀洀瀀爀椀洀攀渀琀漀 漀 搀漀 挀漀洀瀀愀爀琀椀洀攀渀琀漀 攀洀 昀漀爀洀愀琀漀 搀攀 昀爀甀琀愀 焀甀攀 搀攀瘀攀 愀爀洀愀稀攀渀愀爀 愀猀 攀爀瘀愀猀 搀漀 挀栀 攀 ㈀挀洀 搀攀 攀猀瀀攀猀猀甀爀愀 搀愀 挀愀瘀椀搀愀搀攀 攀洀 昀漀爀洀愀琀漀 搀攀 昀爀甀琀愀Ⰰ 挀漀渀昀漀爀洀攀 搀攀猀挀爀椀琀漀 渀漀猀 䄀瀀渀搀椀挀攀猀 䠀Ⰰ 䤀 攀 䨀⸀ 䄀 攀猀挀漀氀栀愀 搀攀 椀渀挀氀甀椀爀 甀洀 椀渀昀甀猀漀爀 瀀漀爀 椀洀攀爀猀漀Ⰰ 瘀椀猀愀 攀氀椀洀椀渀愀爀 漀 搀攀猀挀愀爀琀攀 搀攀 猀愀挀栀猀 愀瀀猀 漀 瀀爀攀瀀愀爀漀 搀漀 挀栀Ⰰ 搀攀猀攀洀瀀攀渀栀愀渀搀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 愀 昀甀渀漀 搀攀 甀洀 猀愀挀栀 搀漀猀愀搀漀爀⸀  O refil do produto fabricado inteiramente de papel reciclável tem 12cm de altura (sendo que 1 cm será dobrado para lacrar a embalagem do refil) x 9cm de largura e 3cm de espessura das laterais e fundo da embalagem. Cada refil deve armazenar cerca de 30g de chá, conforme descrito nos Apêndices K e L. ਀䄀 爀攀甀琀椀氀椀稀愀漀 搀漀 爀攀挀椀瀀椀攀渀琀攀 琀爀愀稀 戀攀渀攀昀挀椀漀猀 挀漀洀漀 愀 搀椀洀椀渀甀椀漀 搀攀 爀攀猀搀甀漀猀 搀攀猀挀愀爀琀愀搀漀猀Ⰰ 攀 甀洀 挀甀猀琀漀 洀攀渀漀爀Ⰰ 琀愀渀琀漀 瀀愀爀愀 漀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀 ⴀ 焀甀攀 愀瀀猀 愀搀焀甀椀爀椀爀 漀 爀攀挀椀瀀椀攀渀琀攀 搀攀 愀爀洀愀稀攀渀愀洀攀渀琀漀 樀甀渀琀愀洀攀渀琀攀 挀漀洀 漀 椀渀昀甀猀漀爀Ⰰ 瀀漀搀攀爀 愀瀀攀渀愀猀 挀漀洀瀀爀愀爀 漀 爀攀昀椀氀 瀀愀爀愀 爀攀瀀漀爀 漀 挀栀 ⴀ 焀甀愀渀琀漀 瀀愀爀愀 愀 攀洀瀀爀攀猀愀 焀甀攀 瀀漀搀攀 爀攀搀甀稀椀爀 漀猀 挀甀猀琀漀猀 挀漀洀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 搀攀猀挀愀爀琀瘀攀椀猀⸀ 䐀愀 洀攀猀洀愀 昀漀爀洀愀 愀 爀攀挀椀挀氀愀最攀洀 搀攀 攀洀戀愀氀愀最攀洀 焀甀攀Ⰰ ᰀ瀠漀爀 洀攀椀漀 搀攀 甀洀 猀椀猀琀攀洀愀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀Ⰰ 瀀漀猀猀愀Ⰰ 攀昀攀琀椀瘀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 猀攀爀 搀攀猀瘀椀愀搀漀 搀愀 搀攀猀琀椀渀愀漀 昀椀渀愀氀 搀攀 爀攀猀搀甀漀猀 猀氀椀搀漀猀 甀爀戀愀渀漀猀 攀 瀀爀漀挀攀猀猀愀搀愀 攀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀搀愀 攀洀 洀愀琀爀椀愀ⴀ瀀爀椀洀愀 搀攀 漀甀琀爀漀猀 瀀爀漀挀攀猀猀漀猀 瀀爀漀搀甀琀椀瘀漀猀ᴀ†⠀倀䔀䰀䰀䔀䜀刀䤀一伀㬀 倀䔀刀䔀䤀刀䄀Ⰰ ㈀ ㄀㈀Ⰰ 瀀⸀㄀㔀⸀⤀ Desse modo, o rótulo do recipiente e refil que compõem a embalagem, terão as Simbologia de Descarte Seletivo que, de acordo com as Diretrizes de Rotulagem Ambiental Para Embalagens, orientadas pela Associação Brasileira de Embalagens e pelo Comitê de Meio Ambiente e Sustentabilidade, visam “orientar o descarte de embalagem pós-consumo pelo consumidor para garantir a eficiência no processo de triagem e revalorização.” (PELLEGRINO; PEREIRA, 2012. p. III). Essas simbologias e declarações são simbologias que representam a capacidade de reutilização e reciclagem da embalagem e na embalagem terão algumas simbologias de indicação de reciclagem de papel, reciclagem de vidro, reciclagem de plástico Polipropileno (PP) e de descarte seletivo. Acompanhadas de texto informativo, direcionando o consumidor a acessar o site (maratagreen.com.br/embalagem), para saber mais sobre o descarte correto da embalagem.਀伀 琀攀砀琀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀Ⰰ 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀 渀漀猀 爀琀甀氀漀猀Ⰰ 昀漀椀 挀爀椀愀搀漀 瀀愀爀愀  攀砀瀀氀椀挀愀爀 愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 洀愀爀挀愀渀琀攀猀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 愀 渀漀瘀愀 攀搀椀漀 搀攀 攀洀戀愀氀愀最攀洀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 漀猀 戀攀渀攀昀挀椀漀猀 焀甀攀 攀氀愀 漀昀攀爀攀挀攀 愀漀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀⸀ 伀 琀攀砀琀漀 搀椀稀 漀 猀攀最甀椀渀琀攀㨀  ਀ᰀ䄠 氀椀渀栀愀 搀攀 䌀栀 䴀愀爀愀琀 䜀爀攀攀渀  搀攀搀椀挀愀搀愀 愀 焀甀攀洀 猀攀 椀洀瀀漀爀琀愀 挀漀洀 漀 昀甀琀甀爀漀 搀漀 瀀氀愀渀攀琀愀⸀ 匀攀甀 猀愀戀漀爀 漀爀最渀椀挀漀 愀甀琀渀琀椀挀漀 瘀攀洀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀搀漀 搀攀 甀洀愀 攀洀戀愀氀愀最攀洀 瀀爀琀椀挀愀 昀攀椀琀愀 挀漀洀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 焀甀攀 渀漀 愀最爀椀搀攀洀 漀 洀攀椀漀ⴀ愀洀戀椀攀渀琀攀Ⰰ 瀀漀椀猀  爀攀挀椀挀氀瘀攀氀 攀 搀椀洀椀渀甀椀 漀 攀砀挀攀猀猀漀 搀攀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 渀漀 搀攀猀挀愀爀琀攀⸀ 䄀氀洀 搀攀 猀攀爀 爀攀甀琀椀氀椀稀瘀攀氀Ⰰ 漀昀攀爀攀挀攀渀搀漀 甀洀愀 攀挀漀渀漀洀椀愀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 瀀愀爀愀 漀 猀攀甀 戀漀氀猀漀 ⠀琀攀砀琀漀 攀氀愀戀漀爀愀搀漀 瀀攀氀漀猀 愀甀琀漀爀攀猀 瀀愀爀愀 椀渀琀攀最爀愀爀 漀猀 爀琀甀氀漀猀 搀愀猀 攀洀戀愀氀愀最攀渀猀 挀爀椀愀搀愀猀⤀⸀ᴀ† ਀一漀 爀琀甀氀漀Ⰰ 栀 愀椀渀搀愀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 挀漀洀漀 琀愀戀攀氀愀 渀甀琀爀椀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 椀渀最爀攀搀椀攀渀琀攀猀Ⰰ 瀀攀爀漀搀漀 搀攀 瘀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 氀漀挀愀氀 搀攀 昀愀戀爀椀挀愀漀Ⰰ 琀椀瀀漀 搀攀 猀愀戀漀爀Ⰰ 焀甀愀渀琀椀搀愀搀攀 攀洀 最爀愀洀愀猀 ⠀最⤀ 攀 椀渀搀椀挀愀漀 猀漀戀爀攀 漀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀洀攀渀琀漀 搀漀 椀渀昀甀猀漀爀⸀ A identidade visual tem estética de traçados semelhantes à padronagem minimalista, contendo ilustrações com elementos como folhas, árvores, nuvens que representam a natureza. Além disso, foram utilizadas cores como o amarelo, azul e verde para os sabores, Camomila, Erva Doce e Boldo, respectivamente. Os tons representam a tranquilidade, equilíbrio, natureza, saúde e nutrição que seus produtos oferecem ao público. Foi incorporada também a fonte sem serifa,“Multicolore” e a “Deja Vu Sans”, sem sefira, que completa o visual simples e facilita a leitura.਀䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 䐀椀愀稀 ⠀㈀  㜀Ⰰ 瀀 ㄀㌀㐀⤀Ⰰ 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀攀 搀攀猀椀最渀 搀愀 愀琀甀愀氀 攀洀戀愀氀愀最攀洀Ⰰ  漀爀椀攀渀琀愀ⴀ猀攀 瀀攀氀漀 猀攀渀琀椀搀漀 搀愀 昀愀挀椀氀椀琀愀漀 搀愀 昀愀戀爀椀挀愀漀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 攀 搀愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀愀猀 攀砀椀最渀挀椀愀猀 搀漀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀 挀漀洀 漀 洀攀渀漀爀 挀甀猀琀漀Ⰰ 猀攀洀 最爀愀渀搀攀 瀀爀攀漀挀甀瀀愀漀 挀漀洀 漀 洀攀椀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀⸀ 倀爀漀瀀猀 愀猀猀椀洀Ⰰ 甀洀 爀攀搀攀猀椀最渀  焀甀攀 琀愀洀戀洀 猀攀 挀愀爀愀挀琀攀爀椀稀愀爀椀愀 挀漀洀漀 攀挀漀搀攀猀椀最渀Ⰰ 漀甀 猀攀樀愀Ⰰ 甀洀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 焀甀攀 挀漀渀琀攀洀瀀氀愀 漀猀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 愀洀戀椀攀渀琀愀椀猀 戀甀猀挀愀渀搀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 焀甀攀 搀攀 愀氀最甀洀愀 洀愀渀攀椀爀愀 椀爀漀 洀椀渀椀洀椀稀愀爀 漀 椀洀瀀愀挀琀漀 愀洀戀椀攀渀琀愀氀 搀甀爀愀渀琀攀 猀攀甀 挀椀挀氀漀 搀攀 瘀椀搀愀⸀ Uma estratégia pautada no marketing verde tem mostrado resultados contundentes. Além de melhorar a imagem perante o público, a adoção de tal técnica reduz alguns gastos e garante vendas futuras (DIAS, 2008, p. 45). Com o aumento desse mercado, é bastante válido inserir a marca Maratá no contexto da sustentabilidade. A embalagem proposta reflete o novo foco da marca com toda uma ampla cadeia de valores.
 
CONSIDERAÇÕES
Durante a disciplina e todo o processo de criação para a realização da proposta de redesign para construir uma linha especial de chás da Maratá, conseguimos aliar os conceitos teóricos e técnicos com a prática. Aplicamos os processos e métodos de criatividade afim de solucionar o desafio proposto pelos professores: recriar uma embalagem dentro das perspectivas da sustentabilidade.਀ऀ䤀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀洀漀猀 漀 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀漀 搀漀猀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀攀猀 攀 猀甀愀猀 戀甀猀挀愀猀 瀀漀爀 甀洀 挀漀渀猀甀洀漀 洀愀椀猀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀攀 攀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀椀猀猀漀 攀氀愀戀漀爀愀洀漀猀 攀猀琀爀愀琀最椀愀猀 焀甀攀 挀漀爀爀漀戀漀爀愀洀 挀漀洀 椀搀攀愀椀猀 猀甀猀琀攀渀琀瘀攀椀猀 攀 愀最爀攀最愀洀 瘀愀氀漀爀 瀀愀爀愀 愀 洀愀爀挀愀⸀ 䄀瀀攀猀愀爀 搀攀 渀漀 琀攀爀洀漀猀 挀漀氀漀挀愀搀漀 攀洀 瀀爀琀椀挀愀Ⰰ 瀀愀爀愀 焀甀攀 昀漀猀猀攀 瀀漀猀猀瘀攀氀 昀愀稀攀爀 甀洀愀 愀渀氀椀猀攀 洀愀椀猀 挀漀洀瀀氀攀琀愀Ⰰ 漀 渀漀瘀漀 搀攀猀椀最渀 昀漀椀 瀀漀猀琀漀 瀀愀爀愀 挀漀渀猀攀最甀椀爀 琀攀爀 甀洀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀氀 搀椀愀渀琀攀 搀漀猀 挀漀渀挀漀爀爀攀渀琀攀猀Ⰰ 猀攀樀愀 瀀攀氀漀 昀漀爀洀愀琀漀 搀愀 攀洀戀愀氀愀最攀洀 漀甀 瀀攀氀漀猀 瀀爀瀀爀椀漀猀 瘀愀氀漀爀攀猀 猀椀洀戀氀椀挀漀猀 焀甀攀 攀氀攀 挀愀爀爀攀最愀⸀ Sendo assim, a experiência de poder tentar resolver um problema de uma marca que já tem uma forte atuação no mercado foi estimulante, e nos fez analisar o mercado a partir de uma visão macro, até que pudéssemos propor soluções.
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS
BORGES, Nathália Umbelino. Embalagens como forma de expressão e comunicação no ponto-de-venda de Auto-Serviço. Disponível em: http://pos.anhanguera.edu.br/wp-content/uploads/2015/07/cad_curso_publicidade_embalagens-2.pdf Acesso em: 10 de jul de 2016.

COBRA, Marcos. Administração de marketing no Brasil. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

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