|
INSCRIÇÃO: | 00734 |
|
CATEGORIA: | PT |
|
MODALIDADE: | PT11 |
|
TÍTULO: | DISSONÂNCIA COGNITIVA NA PUBLICIDADE |
|
AUTORES: | Leomara da Conceição Duarte (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas); Éverton Moura Arruda (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas); André Wilson Archer Pinto Salgado (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas); Débora Ketlin de Queiroz Vale (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas); Isabelle Valois Cortez (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas); Marcelo Átila Ribeiro Cruz (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas); Tobias Ferreira de Menezes Neto (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas) |
|
PALAVRAS-CHAVE: | publicidade, dissonância cognitiva, comunicação, , |
|
RESUMO |
O presente trabalho tem como objetivo principal apresentar uma sucinta definição de Dissonância Cognitiva no meio publicitário e como essa teoria pode contribuir para o desenvolvimento de trabalhos acadêmicos e profissionais persuasivos na área da comunicação. A análise está embasada em uma peça publicitária, levando em consideração os aspectos da rota de persuasão percorrida, bem como os demais aspectos teóricos, elementos simbólicos, cores e imagens. |
|
INTRODUÇÃO |
O conhecimento é o conjunto de valores que o ser humano possui e é adquirido através das instruções que são captadas durante a vida, a partir daí é possível obter cultura, ideias, percepções, crenças, discernimento e atitudes que ao ter uma coerência é considerado uma concordância cognitiva, caso contrário torna-se uma dissonância cognitiva. As pessoas não aceitam contradições, por isso é natural que o ser humano elimine o que não lhe convém buscando justificativas ou mesmo adaptando seu comportamento de acordo com o discurso do coletivo. Em pesquisa de Leon Festinger (1959), autor da teoria da dissonância cognitiva, o pesquisador definiu alguns sentimentos - vergonha, culpa, fúria, stress, etc), que levam o consumidor a criar novos valores, crenças e entrar em sintonia com o discurso (SALGADO et AL, 2013, p.33-34). Partindo deste pressuposto, analisamos a peça publicitária assinada pela Organização Não Governamental –ONG, World Wildlife Fund - WWF, e colocada em uma área não usual para a veiculação de um anúncio, o banheiro de um shopping center local adequado para se obter o efeito esperado. |
|
OBJETIVO |
Alertar a sociedade para a preservação do meio ambiente é o objetivo, a partir do dispensador de papel desenvolvido pela WWF (Fundo Mundial para a Natureza). 䔀猀猀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 椀渀挀攀渀琀椀瘀愀 愀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀漀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 漀戀樀攀琀椀瘀愀Ⰰ 挀漀洀 愀 猀椀洀瀀氀攀猀 愀琀椀琀甀搀攀 搀攀 搀椀洀椀渀甀椀爀 漀 甀猀漀 搀漀 瀀愀瀀攀氀 琀漀愀氀栀愀⸀ 䈀甀猀挀愀渀搀漀 愀琀椀瘀愀爀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀猀 挀漀洀漀㨀 瘀攀爀最漀渀栀愀 攀 挀甀氀瀀愀⸀ 倀漀爀 洀愀椀猀 焀甀攀 猀攀 搀椀猀挀甀琀愀 愀 昀漀爀洀愀 搀攀 瀀攀爀猀甀愀猀漀 瀀愀爀愀 愀 洀甀搀愀渀愀 搀攀 愀琀椀琀甀搀攀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 攀猀猀攀猀 昀椀渀猀 攀猀猀愀 爀漀琀愀 洀椀搀椀琀椀挀愀 瘀氀椀搀愀 攀 爀攀猀瀀攀椀琀愀 愀猀 昀漀爀洀愀猀 琀椀挀愀猀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ ⠀吀愀洀戀漀氀攀漀 䜀愀爀挀愀Ⰰ ㈀ 㐀㬀 䜀漀氀搀猀琀攀椀渀Ⰰ 䌀椀愀氀搀椀渀椀Ⰰ ☀ 䴀愀爀琀椀渀Ⰰ ㈀ ㌀Ⰰ ㈀ 㠀Ⰰ 匀愀氀最愀搀漀Ⰰ ㈀ 㘀⤀
A psicologia das cores foi usada, mudando a tradicional cor branca da folha de papel para a verde que é relacionada a natureza e traz harmonia ao ambiente, o intuito é chamar a atenção para a preservação do ecossistema. 䄀 爀漀琀愀 瀀攀爀椀昀爀椀挀愀Ⰰ 焀甀攀 漀 氀愀搀漀 爀愀挀椀漀渀愀氀 攀 氀最椀挀漀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 洀漀搀椀昀椀挀漀甀 漀 昀漀爀洀愀琀漀 瀀愀搀爀漀 搀漀 搀椀猀瀀攀渀猀愀搀漀爀⸀ 伀 攀焀甀椀瀀愀洀攀渀琀漀 甀猀愀搀漀 瀀愀爀愀 愀 愀漀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀瘀愀 愀 猀椀氀栀甀攀琀愀 搀愀 䄀洀爀椀挀愀 搀漀 匀甀氀 琀爀愀渀猀瀀愀爀攀渀琀攀Ⰰ 瀀愀爀愀 瀀攀爀洀椀琀椀爀 愀 瘀椀猀漀 搀漀 瘀漀氀甀洀攀 搀攀 琀漀愀氀栀愀猀 搀攀 瀀愀瀀攀氀 渀攀氀攀 挀漀渀琀椀搀漀猀⸀ 䄀 攀猀挀漀氀栀愀 搀漀 洀愀瀀愀 搀攀猀猀愀 爀攀最椀漀 搀攀瘀椀搀愀 攀猀猀攀 琀攀爀爀椀琀爀椀漀 瀀漀猀猀甀椀爀 最爀愀渀搀攀 挀漀渀挀攀渀琀爀愀漀 搀攀 戀椀漀搀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 攀 猀攀爀 甀洀 搀漀猀 洀愀椀猀 愀洀攀愀愀搀漀猀 瀀攀氀愀 愀漀 搀漀 栀漀洀攀洀⸀
A linguagem verbal e não verbal são essenciais para atiçar os sentidos, e alertando o consumidor para realizar a leitura das informações verbais, contribui-se com a credibilidade do discurso. A norma padrão é respeitada, de simples e de fácil entendimento, tendo o enunciador representado pela própria ONG e o enunciatário o usuário do papel toalha. 䄀 洀攀渀猀愀最攀洀 椀渀搀椀挀愀 焀甀攀 漀 甀猀漀 攀砀愀最攀爀愀搀漀 搀攀 瀀愀瀀攀氀 瀀漀搀攀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀爀 瀀愀爀愀 漀 搀攀猀洀愀琀愀洀攀渀琀漀 洀愀猀猀椀瘀漀 攀 焀甀愀渀琀漀 洀攀渀漀爀 昀漀爀 愀 甀琀椀氀椀稀愀漀 搀攀 瀀愀瀀攀氀Ⰰ 洀愀椀猀 洀攀椀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 攀猀琀愀爀 瀀爀漀琀攀最椀搀漀Ⰰ 椀猀猀漀 渀漀猀 氀攀瘀愀 愀 瀀攀渀猀愀爀 椀渀切洀攀爀愀猀 瘀攀稀攀猀 焀甀攀 愀氀最甀洀愀猀 愀琀椀琀甀搀攀猀 攀 栀戀椀琀漀猀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀搀漀猀 猀椀洀瀀氀攀猀 瀀漀搀攀洀 猀攀爀 瀀爀攀樀甀搀椀挀椀愀椀猀 瀀愀爀愀 漀 攀挀漀猀猀椀猀琀攀洀愀 攀 挀漀渀猀攀焀甀攀渀琀攀洀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 愀 猀愀切搀攀 搀漀 瀀氀愀渀攀琀愀⸀
|
|
JUSTIFICATIVA |
A Dissonância Cognitiva é a coerência entre nossas ideias, percepções, crenças, atitudes ou valores que formam o nosso mapa mental. Isto é, tudo é chamado de cognição (conhecimento). Portanto, se o comportamento humano encontra suas cognições, isso significa que está tudo bem. Entretanto, se há contradições entre essas cognições e o comportamento dos seres vivos, então existe a dissonância, discordância ou desconforto. Logo, somos motivados a reduzir ou eliminar essas contradições. A maneira como o ser humano reage com os desconfortos, pode variar. Mas, o objetivo sempre será diminuir essa aflição, buscando por justificativas e até mesmo inventando mentiras. 䄀瀀氀椀挀愀洀漀猀 愀 琀攀漀爀椀愀 愀挀椀洀愀 洀攀渀挀椀漀渀愀搀愀 瀀愀爀愀 愀 渀漀猀猀愀 愀渀氀椀猀攀 搀愀 瀀攀愀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀 ⠀漀 搀椀猀瀀攀渀猀愀搀漀爀 搀攀 瀀愀瀀攀氀⤀ 搀愀 伀一䜀⸀ 圀圀䘀Ⰰ 甀洀愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 渀漀ⴀ最漀瘀攀爀渀愀洀攀渀琀愀氀 焀甀攀 愀琀甀愀 渀愀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀漀 搀漀 挀椀搀愀搀漀 挀漀洀甀洀 猀漀戀爀攀 愀 瀀爀攀猀攀爀瘀愀漀 搀漀 瀀氀愀渀攀琀愀Ⰰ 愀氀攀爀琀愀渀搀漀 搀攀 瘀爀椀愀猀 昀漀爀洀愀猀 瀀愀爀愀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀愀 挀漀渀琀攀渀漀 搀愀 搀攀最爀愀搀愀漀 搀漀 洀攀椀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀Ⰰ 瀀漀椀猀 猀 攀猀猀愀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀漀 攀 愀 挀漀氀漀挀愀漀 攀洀 瀀爀琀椀挀愀 搀攀 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀漀猀 猀甀猀琀攀渀琀瘀攀椀猀 焀甀攀 瘀漀 瀀攀爀洀椀琀椀爀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 甀洀 昀甀琀甀爀漀 攀洀 焀甀攀 漀 栀漀洀攀洀 瀀漀猀猀愀 瘀椀瘀攀爀 攀洀 栀愀爀洀漀渀椀愀 挀漀洀 愀 渀愀琀甀爀攀稀愀⸀
一愀猀 爀漀琀愀猀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 瀀爀漀洀漀瘀攀爀 愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀Ⰰ 漀戀猀攀爀瘀愀洀漀猀 焀甀攀 瀀愀爀愀 猀愀氀瘀愀爀 漀 瀀氀愀渀攀琀愀Ⰰ 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 瀀漀搀攀洀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀爀 挀漀洀 愀琀椀琀甀搀攀猀 猀椀洀瀀氀攀猀 挀漀洀漀 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀Ⰰ 渀漀 甀琀椀氀椀稀愀爀 瀀愀瀀攀氀 琀漀愀氀栀愀 瀀愀爀愀 攀渀砀甀最愀爀 愀猀 洀漀猀⸀ 䔀 愀 爀漀琀愀 搀攀 瀀攀爀猀甀愀猀漀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 昀漀椀㨀 洀甀搀愀爀 愀 挀漀爀 搀愀猀 琀漀愀氀栀愀猀 搀攀 瀀愀瀀攀氀 搀攀 戀爀愀渀挀愀 瀀愀爀愀 愀 瘀攀爀搀攀Ⰰ 愀猀猀椀洀 愀 挀愀搀愀 琀漀愀氀栀愀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 攀 搀攀猀挀愀爀琀愀搀愀 漀 洀愀瀀愀 椀愀 瀀攀爀搀攀渀搀漀 愀 挀漀爀 瘀攀爀搀攀Ⰰ 漀 焀甀攀 猀椀洀戀漀氀椀稀愀瘀愀 愀 爀攀琀椀爀愀搀愀 搀愀 挀漀戀攀爀琀甀爀愀 瘀攀最攀琀愀氀 搀漀 挀漀渀琀椀渀攀渀琀攀 愀瀀攀渀愀猀 瀀愀爀愀 猀攀挀愀爀 愀猀 洀漀猀 攀 攀洀 猀攀最甀椀搀愀 樀漀最愀爀 昀漀爀愀 漀 瀀愀瀀攀氀⸀ 唀洀 椀洀攀渀猀漀 搀攀猀瀀攀爀搀挀椀漀⸀
As cores são poderosas e influenciam diretamente produtores e consumidores. Estudos apontam que: 84,7% dos consumidores acreditam que as cores de um produto são muito mais importantes do que outros fatores; 93% das pessoas avaliam as cores de um produto na hora de comprar; 䴀愀椀猀 搀愀 洀攀琀愀搀攀 搀漀猀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀攀猀 搀攀猀椀猀琀攀洀 搀攀 挀漀洀瀀爀愀爀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀Ⰰ 瀀漀爀 昀愀氀琀愀 搀愀 挀漀爀 昀愀瘀漀爀椀琀愀⸀
O Marketing se embasou na psicologia das cores e escolheu o verde para representar as folhas de papel, pois essa é a cor da natureza viva e está associada aos movimentos ecológicos e de preservação do meio ambiente. É uma tintura que harmoniza qualquer lugar e traz boas energias. 䄀 爀漀琀愀 瀀攀爀椀昀爀椀挀愀Ⰰ 焀甀攀 漀 氀愀搀漀 爀愀挀椀漀渀愀氀 攀 氀最椀挀漀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 琀攀洀 挀漀洀漀 戀愀猀攀㨀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀爀 愀漀 挀椀搀愀搀漀 挀漀洀甀洀 愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 瘀椀猀甀愀氀椀稀愀爀 渀愀 瀀爀琀椀挀愀 愀 爀攀搀甀漀 搀愀 挀漀戀攀爀琀甀爀愀 瘀攀最攀琀愀氀 搀漀 瀀氀愀渀攀琀愀 瀀愀爀愀 甀洀愀 昀椀渀愀氀椀搀愀搀攀 焀甀攀 渀漀 猀攀 樀甀猀琀椀昀椀挀愀Ⰰ 甀猀愀爀 瀀愀瀀攀氀 瀀愀爀愀 攀渀砀甀最愀爀 愀猀 洀漀猀 攀 攀洀 猀攀最甀椀搀愀 搀攀猀挀愀爀琀愀爀 漀 瀀愀瀀攀氀⸀ 䄀 瀀攀爀挀攀瀀漀 搀攀 焀甀攀 攀猀猀攀 猀椀洀瀀氀攀猀 最攀猀琀漀 瀀漀搀攀 挀愀甀猀愀爀 甀洀 最爀愀渀搀攀 洀愀氀 瀀愀爀愀 漀 瀀氀愀渀攀琀愀 瀀漀搀攀 洀漀搀椀昀椀挀愀爀 愀猀 愀琀椀琀甀搀攀猀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀⸀ 伀 昀漀爀洀愀琀漀 瀀愀搀爀漀 搀漀 搀椀猀瀀攀渀猀愀搀漀爀Ⰰ 昀漀椀 愀氀琀攀爀愀搀漀 搀漀 瀀愀搀爀漀 挀椀爀挀甀氀愀爀Ⰰ 猀椀洀瀀氀攀猀Ⰰ 猀攀洀 愀琀爀愀琀椀瘀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 甀洀 昀漀爀洀愀琀漀 焀甀愀搀爀愀搀漀 挀漀洀 愀 猀椀氀栀甀攀琀愀 搀愀 䄀洀爀椀挀愀 搀漀 匀甀氀 瘀愀稀愀搀愀Ⰰ 琀爀愀渀猀瀀愀爀攀渀琀攀 瀀攀爀洀椀琀椀渀搀漀 瘀椀猀甀愀氀椀稀愀爀 愀猀 昀漀氀栀愀猀 搀攀 瀀愀瀀攀氀 渀愀 挀漀爀 瘀攀爀搀攀Ⰰ 攀 愀 爀攀琀椀爀愀搀愀 搀攀 挀愀搀愀 昀漀氀栀愀 爀攀昀氀攀琀攀 漀 搀攀猀洀愀琀愀洀攀渀琀漀 瀀爀漀最爀攀猀猀椀瘀漀 搀愀 昀氀漀爀攀猀琀愀 攀 愀 搀攀最爀愀搀愀漀 搀攀挀漀爀爀攀渀琀攀 搀攀猀猀愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 攀砀瀀氀漀爀愀琀爀椀愀猀 渀愀 爀攀最椀漀 焀甀攀 愀挀愀戀愀洀 挀漀洀 愀猀 洀愀琀愀猀 攀 挀漀渀猀攀焀甀攀渀琀攀洀攀渀琀攀 搀攀猀攀猀琀愀戀椀氀椀稀愀洀 漀 攀挀漀猀猀椀猀琀攀洀愀 洀甀渀搀椀愀氀⸀
Em março de 2015 o instituto de pesquisa Imazon, em Belém, que monitora o desmatamento na Amazônia há mais de 20 anos, divulgou o levantamento do desmatamento na Amazônia, que em um ano aumentou 200%. Aproximadamente 1.700 quilômetros quadrados de floresta nativa desmatada, o que é maior que a capital do estado de São Paulo. 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 洀攀琀漀搀漀氀漀最椀愀 愀搀漀琀愀搀愀 瀀愀爀愀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 氀攀瘀愀渀琀愀洀攀渀琀漀 搀攀 搀愀搀漀猀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀猀 瀀愀爀愀 愀 挀爀椀愀漀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀 昀漀椀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 攀砀瀀氀漀爀愀琀爀椀愀 Ⰰ 瀀漀椀猀 愀漀 漀戀猀攀爀瘀愀爀 漀 琀攀砀琀漀 搀愀 瀀攀愀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀 搀漀 搀椀猀瀀攀渀猀愀搀漀爀 搀愀 圀圀䘀Ⰰ 瀀攀爀挀攀戀攀洀漀猀 焀甀攀 攀砀椀猀琀攀 甀洀愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 焀甀攀 渀漀猀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀 挀漀渀猀琀愀琀愀爀 甀洀 攀洀椀猀猀漀爀 搀愀 洀攀渀猀愀最攀洀Ⰰ 甀洀 ᰀ攠渀甀渀挀椀愀搀漀爀ᴀⰠ 焀甀攀 愀 伀一䜀Ⰰ 攀 甀洀 爀攀挀攀瀀琀漀爀 漀甀 ᰀ攠渀甀渀挀椀愀琀爀椀漀ᴀ†焀甀攀 漀 甀猀甀爀椀漀 搀漀 瀀愀瀀攀氀 琀漀愀氀栀愀⸀ 伀 琀攀砀琀漀 洀漀猀琀爀愀 愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 瘀攀爀戀愀氀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀 瀀攀氀愀 昀爀愀猀攀 攀洀 椀渀最氀猀 匀愀瘀攀 瀀愀瀀攀爀Ⰰ 猀愀瘀攀 琀栀攀 瀀氀愀渀攀琀Ⰰ 焀甀攀 攀洀 琀爀愀搀甀漀 氀椀瘀爀攀 猀椀最渀椀昀椀挀愀 瀀漀甀瀀攀 瀀愀瀀攀氀Ⰰ 猀愀氀瘀攀 漀 瀀氀愀渀攀琀愀⸀ 䔀猀猀愀 昀爀愀猀攀 攀猀琀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀搀愀 搀攀 氀椀渀最甀愀最攀洀 渀漀 瘀攀爀戀愀氀Ⰰ 猀椀洀戀漀氀椀稀愀搀愀 瀀攀氀漀 氀漀最漀琀椀瀀漀 搀愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 攀 漀 挀漀渀琀漀爀渀漀 搀愀 䄀洀爀椀挀愀 搀漀 匀甀氀 焀甀攀 搀攀 瘀攀爀搀攀Ⰰ 瀀爀攀攀渀挀栀椀搀漀 瀀漀爀 瀀愀瀀攀氀Ⰰ 瘀愀椀 昀椀挀愀渀搀漀 瘀愀稀椀漀 挀漀渀昀漀爀洀攀 攀猀琀攀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀⸀
A técnica usada na produção foi a utilização dos softwares Adobe After Effects e Adobe Premiere CS6.
|
|
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO |
A produção multimídia resultante da pesquisa exploratória é uma animação de quatro ⠀㐀⤀ 洀椀渀甀琀漀猀 攀 焀甀愀爀攀渀琀愀 攀 甀洀 ⠀㐀⤀ 猀攀最甀渀搀漀猀⸀ 一愀 愀渀椀洀愀漀 漀猀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 搀攀 搀椀猀猀漀渀渀挀椀愀 挀漀最渀椀琀椀瘀愀Ⰰ 爀漀琀愀猀 搀攀 瀀攀爀猀甀愀猀漀 攀 挀漀爀攀猀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 渀漀 搀椀猀瀀攀渀猀愀搀漀爀 搀攀 瀀愀瀀攀氀 搀愀 圀圀䘀 猀漀 攀砀瀀漀猀琀漀猀 攀 愀渀愀氀椀猀愀搀漀猀⸀ 䄀猀 氀攀椀琀甀爀愀猀 搀愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 瘀攀爀戀愀椀猀 攀 渀漀 瘀攀爀戀愀椀猀 搀愀 瀀攀愀 猀攀最甀攀洀 猀攀洀瀀爀攀 攀砀瀀氀椀挀愀攀猀 搀攀 昀挀椀氀 愀猀猀椀洀椀氀愀漀 攀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀Ⰰ 瘀椀猀愀渀搀漀 愀 洀愀椀漀爀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 瀀漀猀猀瘀攀氀⸀
A produção multimídia conta com texto e narração autoral e um compilado de animações autorais e não autorais a respeito do tema.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀漀 漀戀猀攀爀瘀愀爀 漀 琀攀砀琀漀 搀愀 瀀攀愀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀 搀漀 搀椀猀瀀攀渀猀愀搀漀爀 搀愀 圀圀䘀Ⰰ 瀀攀爀挀攀戀攀洀漀猀 焀甀攀 攀砀椀猀琀攀 甀洀愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 焀甀攀 渀漀猀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀 挀漀渀猀琀愀琀愀爀 甀洀 攀洀椀猀猀漀爀 搀愀 洀攀渀猀愀最攀洀Ⰰ 甀洀 ᰀ攠渀甀渀挀椀愀搀漀爀ᴀⰠ 焀甀攀 愀 伀一䜀Ⰰ 攀 甀洀 爀攀挀攀瀀琀漀爀 漀甀 ᰀ攠渀甀渀挀椀愀琀爀椀漀ᴀ†焀甀攀 漀 甀猀甀爀椀漀 搀漀 瀀愀瀀攀氀 琀漀愀氀栀愀⸀ 伀 琀攀砀琀漀 洀漀猀琀爀愀 愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 瘀攀爀戀愀氀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀 瀀攀氀愀 昀爀愀猀攀 攀洀 椀渀最氀猀 匀愀瘀攀 瀀愀瀀攀爀Ⰰ 猀愀瘀攀 琀栀攀 瀀氀愀渀攀琀Ⰰ 焀甀攀 攀洀 琀爀愀搀甀漀 氀椀瘀爀攀 猀椀最渀椀昀椀挀愀 瀀漀甀瀀攀 瀀愀瀀攀氀Ⰰ 猀愀氀瘀攀 漀 瀀氀愀渀攀琀愀⸀ 䔀猀猀愀 昀爀愀猀攀 攀猀琀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀搀愀 搀攀 氀椀渀最甀愀最攀洀 渀漀 瘀攀爀戀愀氀Ⰰ 猀椀洀戀漀氀椀稀愀搀愀 瀀攀氀漀 氀漀最漀琀椀瀀漀 搀愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 攀 漀 挀漀渀琀漀爀渀漀 搀愀 䄀洀爀椀挀愀 搀漀 匀甀氀 焀甀攀 搀攀 瘀攀爀搀攀Ⰰ 瀀爀攀攀渀挀栀椀搀漀 瀀漀爀 瀀愀瀀攀氀Ⰰ 瘀愀椀 昀椀挀愀渀搀漀 瘀愀稀椀漀 挀漀渀昀漀爀洀攀 攀猀琀攀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀⸀
Nessa peça, a informação não verbal é essencial para gerar os sentidos. Pois alerta o consumidor para realizar a leitura das informações verbais que contribuem para dar credibilidade ao discurso. A norma padrão é predominante no texto verbal, entretanto é simples e de fácil entendimento. Quanto a mensagem, ela indica que o uso exagerado de papel pode acarretar no desmatamento massivo e quanto menor for a utilização de papel, o meio ambiente e o planeta serão preservados, isso nos leva a repetir que algumas atitudes e hábitos considerados simples podem ser prejudiciais para o ecossistema e consequentemente para a saúde da Terra.一攀猀琀攀 瀀漀渀琀漀Ⰰ 愀漀 昀愀挀椀氀椀琀愀爀 愀 猀攀挀愀最攀洀 搀愀猀 猀甀愀猀 洀漀猀 挀漀洀 愀 琀漀愀氀栀愀 搀攀 瀀愀瀀攀氀 攀 猀甀瀀爀椀爀 猀甀愀猀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀猀Ⰰ 愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 挀漀渀瘀椀搀愀 瘀漀挀 愀 瀀攀渀猀愀爀 渀愀 昀氀漀爀攀猀琀愀 攀 愀漀 洀攀猀洀漀 琀攀洀瀀漀 琀攀 爀攀猀瀀漀渀猀愀戀椀氀椀稀愀 瀀攀氀漀 搀攀猀洀愀琀愀洀攀渀琀漀⸀ 䔀 攀渀琀漀Ⰰ 栀 甀洀 挀漀渀昀爀漀渀琀漀 攀渀琀爀攀 漀 渀漀猀猀漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 挀漀渀琀爀愀 愀猀 渀漀猀猀愀猀 愀琀椀琀甀搀攀猀⸀
Existe a dissonância cognitiva?㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䄀一䐀刀䄀䐀䔀Ⰰ 䨀⸀ 䴀䄀娀娀伀一Ⰰ 䨀⸀䄀⸀ 伀猀 䌀愀洀椀渀栀漀猀 搀愀 倀攀爀猀甀愀猀漀㨀 甀洀 䔀猀琀甀搀漀 匀漀戀爀攀 漀 唀猀漀 搀攀 刀漀琀愀猀 䌀攀渀琀爀愀椀猀 攀 倀攀爀椀昀爀椀挀愀猀 攀洀 䄀渀切渀挀椀漀猀 䤀洀瀀爀攀猀猀漀猀 倀甀戀氀椀挀愀搀漀猀 䔀渀琀爀攀 㤀㘀㠀 攀 ㈀ 㠀Ⰰ ㈀ ⸀䤀渀㨀 堀堀堀䤀嘀 䌀漀渀最爀攀猀猀漀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀漀 搀攀 䌀椀渀挀椀愀猀 搀愀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 ጀ†刀攀挀椀昀攀Ⰰ 倀䔀 ጀ†㈀ 愀 㘀 搀攀 猀攀琀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ ⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䄀䰀嘀䄀䐀伀刀Ⰰ 䨀⸀ 刀漀琀愀猀 搀攀 倀攀爀猀甀愀猀漀 渀愀 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 䤀洀瀀爀攀猀猀愀 搀攀 倀爀漀搀甀琀漀猀 攀 匀攀爀瘀椀漀猀 甀洀 䔀猀琀甀搀漀 䌀漀洀瀀愀爀愀琀椀瘀漀⸀ 刀攀瘀椀猀琀愀 匀愀瀀椀攀渀琀愀ⴀ 䌀攀猀愀琀ⴀ倀䤀伀 堀䤀䤀 唀一䤀䌀䔀匀 一뀀㠀ⴀ 樀甀渀栀漀Ⰰ㈀ 㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀圀伀䰀䘀䘀Ⰰ 䘀⸀ 匀椀洀戀漀氀椀猀洀漀 渀漀 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀漀 搀漀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀㨀 䄀 䌀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 甀洀愀 一漀瘀愀 䔀猀挀漀氀栀愀⸀ 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀Ⰰ 唀䘀刀䜀Ⰰ ㈀ ㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䄀刀儀唀䔀Ⰰ 䨀⸀ 䌀漀洀瀀愀爀愀漀 攀渀琀爀攀 愀猀 吀攀漀爀椀愀猀 搀攀 䘀爀攀甀搀 攀 䴀愀猀氀漀眀 猀漀戀爀攀 漀猀 攀猀琀洀甀氀漀猀 瀀愀爀愀 漀 挀漀渀猀甀洀漀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀Ⰰ 唀䘀䘀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀刀䔀䤀吀䄀匀Ⰰ 䄀⸀ 䬀⸀ 䴀⸀ 倀猀椀挀漀搀椀渀洀椀挀愀 搀愀猀 䌀漀爀攀猀 攀洀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 刀攀瘀椀猀琀愀 一唀䌀伀䴀Ⰰ 一뀀㈀Ⰰ 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ ㈀ 㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䄀䰀䜀䄀䐀伀Ⰰ 䄀渀搀爀攀 圀⸀ 䄀⸀ 倀⸀ 攀琀 愀氀⸀ 䄀 搀椀瘀甀氀最愀漀 搀漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 挀椀攀渀琀昀椀挀漀 渀愀 氀攀最椀琀椀洀愀漀 搀漀 搀椀猀挀甀爀猀漀 搀愀猀 挀愀洀瀀愀渀栀愀猀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀猀⸀ 刀攀瘀椀猀琀愀 䄀洀愀稀渀椀挀愀 搀攀 䔀渀猀椀渀漀 搀攀 䌀椀渀挀椀愀猀 ⴀ 䄀刀䔀吀준⸀ 瘀⸀ 㘀 簀 渀⸀ 簀 瀀⸀㌀ ⴀ㐀㈀ 簀 樀甀氀ⴀ搀攀稀 簀 ㈀ ㌀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䄀䰀䜀䄀䐀伀Ⰰ 䄀渀搀爀攀 圀椀氀猀漀渀 䄀⸀ 倀⸀ 䌀爀攀搀椀戀椀氀椀搀愀搀 礀 瘀愀氀漀爀攀猀 攀渀 氀愀 椀洀愀最攀渀 瀀漀氀琀椀挀愀㨀 愀渀氀椀猀椀猀 搀攀 攀猀琀爀愀琀攀最椀愀猀 瀀攀爀猀甀愀猀椀瘀愀猀 愀 琀爀愀瘀猀 搀攀 氀愀 椀洀愀最攀渀 昀椀樀愀⸀ ㈀ 㘀 ⠀琀攀猀攀 搀攀 搀漀甀琀漀爀愀搀漀⤀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀椀最渀椀昀椀挀愀搀漀 搀愀猀 䌀漀爀攀猀Ⰰ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀
< http://www.significadodascores.com.br/significado-do-verde.php >. Acesso em 24 de novembro de 2016㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀Ⰰ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀
http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2015/03/desmatamento-na-amazonia-cresce-215-em-um-ano-segundo-o-imazon.html. Acesso em 24 de novembro de 2016.㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀爀愀猀椀氀 䔀猀挀漀氀愀Ⰰ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀
. Acesso em 24 de novembro de 2016.㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀吀漀搀愀 䴀愀琀爀椀愀Ⰰ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀眀眀眀⸀琀漀搀愀洀愀琀攀爀椀愀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀氀椀渀最甀愀最攀洀ⴀ瀀甀戀氀椀挀椀琀愀爀椀愀⼀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㈀㐀 搀攀 渀漀瘀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ 㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䤀渀猀琀椀琀甀琀漀 䴀攀琀漀搀椀猀琀愀 搀攀 䔀渀猀椀渀漀 匀甀瀀攀爀椀漀爀Ⰰ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀
. Acesso em 24 de novembro de 2016. 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀攀洀椀渀爀椀漀 搀攀 䔀搀甀挀愀漀Ⰰ 䌀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 攀 倀爀漀挀攀猀猀漀猀 攀搀甀挀愀琀椀瘀漀猀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀瀀攀爀椀漀搀椀挀漀猀⸀甀渀攀猀挀⸀渀攀琀⼀猀攀洀椀渀愀爀椀漀䔀䌀倀䔀⼀愀爀琀椀挀氀攀⼀瘀椀攀眀⼀㈀㠀 ⼀㈀ 㘀㤀 㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㐀 搀攀 渀漀瘀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ 㘀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀椀䘀攀䘀椀䰀Ⰰ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀昀椀氀漀氀漀最椀愀⸀漀爀最⸀戀爀⼀瀀甀戀开漀甀琀爀愀猀⼀猀氀椀椀琀 ⼀猀氀椀椀琀 开㜀㜀ⴀ㤀 ⸀栀琀洀氀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㐀 搀攀 渀漀瘀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ 㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
|