ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00746</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP12</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Será que dá "Match"?</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;GILMA SANTOS DE OLIVEIRA (GILMA); Anderson da Silva Souza (GILMA); Alex Carlos Ferreira de Lima (GILMA); Gabriela Amorim Carneiro (GILMA); Josiane Herrera Alves da Cunha (GILMA); Juliana Oliveira Neves (GILMA); Luciana do Nascimento (GILMA); Luana Vogel (GILMA); Matheus de Oliveira Bispo (GILMA); Wiliane Neres da Cruz (GILMA); Adriana Zanki Cordenonsi (GILMA); Maria Angela de Lima Dummel (GILMA); Mauro Cesar da Rocha Pompeo (GILMA); Suellen Lemos (GILMA); Viviane Cristina Camelo (GILMA)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Mídias Digitais, Marketing, Redes Sociais, Publicidade, Avatar</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O projeto Interdisciplinar 2016.2, propôs aos estudantes do 3º e 4º períodos de Publicidade e Propaganda o planejamento de uma campanha digital para divulgação do canal do Youtube "Mundo Publicitário". Assim, integrando as disciplinas: criação publicitária, planejamento em publicidade e propaganda, produção gráfica e redação publicitária I e utilizando como referência os conhecimentos teóricos do livro "Neuromarketing aplicado a Redação Publicitária", foi elaborada a campanha digital com o slogan: "Será que dá Match". A campanha foi desenvolvida após a elaboração do briefing, planejamento e aplicação da pesquisa, cujo objetivo era identificar o público-alvo, nesse caso, jovens que estivessem prestes a ingressar no ensino superior, para que após identifica-se com os "avatares dos integrantes", optassem pelo curso de Publicidade e Propaganda e se inscrevessem no canal Mundo Publicitário.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este trabalho foi elaborado para método avaliativo do curso de publicidade e propaganda na faculdade UNIRON da turma do 3º e 4º período, como forma de integrar as disciplinas de produção audiovisual, criação publicitária, planejamento em publicidade e propaganda, produção gráfica e redação publicitária I, tendo como objetivo conceituar um produto audiovisual sobre redação publicitária e o planejamento de uma campanha digital, para divulgação do canal: Mundo Publicitário Uniron. O canal mundo publicitário está hospedado na rede Youtube que conforme pesquisa (VídeoVierwers 2015 - Google Brasil), 95% dos brasileiros acessam essa plataforma para assistirem vídeos pela internet. Já dados publicados no site da revista Exame em 26 de fevereiro de 2016, afirmam que o Brasil é o segundo país com mais acesso às redes sociais do mundo, perdendo apenas para Filipinas (Ásia). O objetivo de usar flyer¹ digital seria para se comunicar de forma clara e eficiente com o público-alvo, utilizando-se das redes sociais dos dez integrantes deste grupo, além das fanpage da faculdade (UCOM/CACAREJAÇO/UNIRON) e da fanpage do grupo (JOBINTEGRADO). Também foi elaborado um link patrocinado para facebook, jornais eletrônicos e para os canais de outros youtubers². O planejamento digital desenvolvido teve o intuito de impactar e atrair o público-alvo, que no caso são os jovens que estão ingressando no ensino superior, para conquistar novos alunos e, por conseguinte iniciar nova turma no curso de comunicação social habilitação em publicidade e propaganda da instituição de ensino UNIRON.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O projeto interdisciplinar do segundo semestre no ano de 2016 do curso de graduação em comunicação social habilitado em publicidade e propaganda para as turmas 2015.1 e 2015.2 teve como objetivo a criação de uma campanha digital para divulgação do canal no Youtube Mundo Publicitário  Uniron e consequentemente curso de Publicidade e Propaganda. A campanha foi desenvolvida após a elaboração do briefing, planejamento e aplicação da pesquisa, identificando que o público-alvo, nesse caso, eram os jovens que estivessem prestes a ingressar no ensino superior, sendo posteriormente elaborada a campanha digital: Será que dá Match? Submetendo-se a uma comunicação simples e objetiva com o uso de avatares em flayer digitais. O material desenvolvido informava inconscientemente ao target o perfil publicitário que os dez integrantes deste grupo possuem mostrando ao consumidor que existe um possível publicitário através das características individuais de cada um, fazendo assim uso dos neurônios-espelhos com a finalidade de criar empatia do consumidor e na tentativa de fazer com que o público-alvo se identificasse com o curso e tornando-se um acadêmico de publicidade nesta instituição de ensino, além de aumentar o número de inscritos no Canal Mundo Publicitário.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Com o objetivo de conhecer as problemáticas do cliente (canal Mundo Publicitário), foi realizada a análise SWOT ou a FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças), para a elaboração do planejamento estratégico da campanha digital, identificando assim que o canal tem um déficit na inserção da frequência de conteúdos, pois não é alimentado semanalmente e não tem nenhum tipo de divulgação. De acordo com Covey (s/a apud TORRES 2009), para definir as estratégias de marketing a forma mais eficaz é colocar o consumidor no centro dos nossos princípios. E assim definir as estratégias para o marketing digital. Sendo o Brasil o terceiro país mais ativo no Facebook, perdendo apenas para os EUA e a Índia. Ao todo, são 103 milhões de usuários, sendo 54% do público feminino, de acordo com dados do site do marketing de conteúdo, nessa mesma reportagem informa que o Instagram já possui mais de 300 milhões de usuários ativos diariamente, sendo que os brasileiros são responsáveis por 6.55% do tráfego total da rede, ficando atrás dos russos (7.65%) e dos estadunidenses (19.97%). O Instagram hoje é fundamental em toda boa estratégia de marketing. Ademais, o consumidor atual está sempre em busca das informações antes de adquirir um produto ou serviço e essa informação precisa ser facilmente encontrada, por isso, existe a necessidade que além do canal no youtube, seja criado uma fanpage no Facebook e um Instagram do canal Mundo Publicitário Uniron, com a finalidade de divulgar informações nessas plataformas. Segundo Claudio Torres (2009, p.62) "Quando falamos de marketing digital e internet, estamos falando sobre pessoas, suas histórias e seus desejos. Estamos falando sobre relacionamentos e necessidades a serem atendidas". Por isso, foi usado a fanpage e Instagram do JobIntegrado (página do grupo que desenvolveu a campanha e que foi criada anteriormente com a finalidade de registrar a evolução de todos os projetos interdisciplinares do grupo até o TCC), para a comunicação com o consumidor, cumprindo-se o que cita Ogden e Crescitelli (2007, p.110) "A voz dos consumidores é que está ditando o que se diz dos produtos, e aqueles que até outro dia eram os donos da voz estão se vendo obrigados a, além de gostar da voz do povo, adotá-la em suas campanhas e estratégias". Para o autor, se você não investir em marketing digital, a empresa estará deixando de falar com os consumidores e também não saberá o que eles têm a dizer sobre a empresa. Com a finalidade de conhecer o público alvo desta campanha, no dia 07 de outubro, foi aplicado um questionário com 21 perguntas aos alunos que estão concluindo o ensino médio com o objetivo de apurar as seguintes preferências: tipo de canais, tempo de vídeo, futuros cursos de graduação, entre outros. A pesquisa foi aplicada com 100 estudantes de escolas públicas e particulares na cidade de Porto Velho/RO. Ficou constatado que o público alvo desconhecia o curso de Publicidade e Propaganda, não sendo uma opção para graduação do target, sendo assim, foi elaborada a campanha digtital: "Será que dá match?". Com a estratégia de divulgação do canal "Mundo Publicitário Uniron", no youtube, foi produzido 10 avatares, um de cada integrante do grupo, focando no perfil publicitário que cada membro possui, a intenção é que o público criasse empatia com a identidade de cada integrante e fosse atraído pelos adjetivos destacados. O marketing tem como objetivo gerar a necessidade no consumidor, sendo assim esta campanha digital buscou divulgar o CANAL MUNDO PUBLICITÁRIO, além de despertar o desejo dos alunos que irão cursar faculdade se inscrevessem no curso publicidade e propaganda. Uma campanha digital requer um ciclo continuado de ações, para que o cliente assimile a mensagem e desenvolva o desejo, ou seja, tentou-se promover a divulgação do curso de Publicidade e Propaganda de forma singela para que o consumidor não se sentisse manipulado, mas que através das informações que ele teve, optasse por se inscrever no curso.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para o desenvolvimento do proposto pelo projeto interdisciplinar 2016.2, cada disciplina influenciou diretamente na execução do mesmo. A campanha digital do canal "Mundo Publicitário Uniron" manteve como referência as cores da identidade visual do canal e o slogan que foram desenvolvidos em outrora como projeto interdisciplinar para os acadêmicos da turma 2015.2. A partir do briefing definiu-se um plano de ação com o objetivo de divulgar o canal através de avatares dos 10 integrantes do grupo, traçando um perfil publicitário com uma linguagem simples e direta cuja abordagem teria como foco despertar o interesse no público alvo, com temas relacionados à comunicação, marketing, mídias digitais, redes sociais, publicidade e propaganda. No dia 07 de outubro de 2016, foi aplicada a pesquisa qualitativa e quantitativa sendo distribuídos 100 questionários em escolas públicas e particulares, todas as respostas foram preenchidas em todos os questionários devolvidos. A pesquisa foi aplicada nas escolas Barão dos Solimões, Laura Vincuña, Ulisses Guimarães, todas na cidade de Porto Velho/RO, local onde está localizada a faculdade Uniron e é a única que oferece o curso de Publicidade e Propaganda. Observou-se que o target (alunos concluindo o ensino médio) está na faixa etária de 16 a 20 anos, que deixou a tabulação bem específica. Sendo 58% dos entrevistados do sexo feminino em relação a 42% do sexo masculino. Contudo, as pesquisas mostram que 68% dos entrevistados utilizam mais a internet como meio de comunicação. Outro ponto importante é que o público-alvo acessam sites de noticias de 1 a 2 vezes por semana. Também foi analisada a pesquisa encomendada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM) para compreender como o brasileiro se informa, a PBM 2015 foi realizada pelo IBOPE com mais de 18 mil entrevistas. A "Pesquisa Brasileira de Mídia 2015" (PBM 2015) revela que a televisão segue como meio de comunicação predominante, que o brasileiro já gasta cinco horas do seu dia conectado à internet e que os jornais são os veículos mais confiáveis. Ademais, entre as redes sociais e os programas de trocas de mensagens instantâneas mais usadas (1º + 2º + 3º lugares), estão o Facebook (83%), o Whatsapp (58%), o Youtube (17%), o Instagram (12%) e o Google+ (8%). O Twitter, popular entre as elites políticas e formadores de opinião, foi mencionado apenas por 5% dos entrevistados. Após análise das pesquisas (primária e secundária) foi desenvolvido para a campanha digital: Será que da "Match"? um avatar de cada integrante do grupo, focando no perfil publicitário que cada membro possui, apostando no destaque das características individuais que cada integrante têm, buscando atrair o target pelos diversos adjetivos que foram destacados. Sendo a internet o meio de comunicação mais utilizado pelo target e as redes sociais: Facebook e Instragran as mais acessadas pelo público-alvo, foram desenvolvidas 10 flyers digitais que foram publicados nos dez dias que antecediam a IV Mostra Científica  UNIRON, nas fanpages: Cacarejaço / Ucom / Uniron e Jobintegrado, além dos perfis pessoais dos integrantes do grupo, sendo usado para direcionar o público até o canal mundo publicitário, atraindo assim o maior número de pessoas que poderiam se interessar pelo curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. Por conseguinte, foram criados um Full Banner e um Supper Banner para website, dentro das normas IAB - Brasil , com o intuito de divulgar nos sites de notícias: Rondoniaovivo, SicTV e RedeTV. De acordo com Gabriel (2010, p.106), "O marketing digital potencializa o alcance do marketing, tanto para o bem quanto para o mal e acrescenta valor ao marketing bem feito, enriquecendo-o.", sendo uma forma de auxiliar, traz aproximação e interação com o consumidor por meio de estratégias bem elaboradas, o marketing digital se torna mais uma forma de mostrar o produto ou serviço, mas ainda sendo utilizada um meio tradicional, que são os impressos criando vínculo com peças online. Por mais que os meios digitais tenham ganhado potência, os métodos tradicionais ainda são utilizados. Por isso, como material de apoio foi elaborado um marca página, com as informações do perfil de cada integrante de forma dinâmica, cujo objetivo foi para que no ato da distribuição o target disponibilizasse do seu e-mail, sendo posteriormente divulgado o canal: Mundo Publicitário  Uniron e a IV Mostra Cientifica da faculdade que aconteceu no final de novembro/16. Além do marca página, e de dez flyer digitais, também houve a confecção de uma camiseta exclusiva com cores e semântica do canal Mundo Publicitário Uniron, com a finalidade de atrair a atenção dos jovens e convidando-os a acessar o canal, pois o marketing pessoal é uma formula engajadora e que chama a atenção do consumidor. Não se trata apenas de simplesmente padronizar a roupa, mas sim de criar uma identidade visual que permita diferenciar o grupo que está trabalhando na divulgação digital, das demais tribos sociais, além de chamar a atenção de várias pessoas por onde passam, seja no simples trajeto de casa pra faculdade; mas também em investir no design e no conforto, gerando a satisfação e comprometimento da equipe que passou a "vestir a camisa" dessa campanha. A criação da campanha, seguiu o posicionamento de princípios básicos do design: contraste, repetição, alinhamento e proximidade (Willian, 1995), sua composição está baseada no conceito da psicologia Gestalt. O slogan da campanha: "Será que dá match? Venha descobri no mundo publicitário! tendo como referencia a definição de Sampaio, "tema de campanha é um slogan, frase, conceito visual, gráfico ou sonoro que resume a essência do posicionamento de um produto, marca ou empresa." (SAMPAIO, 1999, p. 237). O neuromarketing, afirma que o lado direito chama mais atenção, por isto o facebook explora bastante o lado direito, pois é a parte do cérebro que age com a emoção. Por isso, nas peças há o destaque da redação publicitária com foco no lado direito. Os flyers foram desenvolvidos nos softwares: Adobe Photoshop o tratamento da imagem e no Corel Draw x-7 a diagramação do texto, efeitos visuais e finalização. O layout das peças são formados por desenhos que remetem a imagem dos integrantes (avatares), título da campanha e assinatura seguindo o padrão de leitura ocidental, da esquerda para a direita. Os flyers digitais têm como referência o aplicativo Tinder, que é um aplicativo voltado relacionamento amoroso, bem conhecido entre jovens e adultos, estando disponível para Android e iOS. Este aplicativo começou a mudar a forma como as pessoas se relacionam e, através de um match, incentiva dois usuários com alguns interesses em comum a se conhecerem. Tendo como mote o aplicativo Tinder, sendo o conceito: "Descubra o publicitário que há em você", e o slogan: "Será que dá match? Venha descobrir no mundo publicitário! O objetivo desta campanha é fazer com que o target se identificasse com o curso de Publicidade e Propaganda através das características em comum a dos integrantes.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Considerando que vivenciamos a era digital (ou era da informação são termos frequentemente utilizados para designar os avanços tecnológicos advindos da Terceira Revolução Industrial e que receberam na difusão de um ciberespaço, um meio de comunicação instrumentalizado pela informática e pela internet). Desde então, a internet está presente no cotidiano, sendo as redes sociais em especial o facebook, instagram e Youtube dentre as mídias que mais crescem e ganham espaço entre os internautas, com rede estável e suporte gratuito essas plataformas oferecem excelentes ferramentas de divulgação de conteúdo alcançando um público específico e diferenciado ou um público de massa de acordo de como você estará divulgando sua campanha. As plataformas possuem diversas vantagens, uma delas é a escolha de compartilhamento de conteúdo de fácil propagação entre o target, que além de estarem inseridos em todas as ferramentas da modernidade digital, eles geralmente aderem diversas redes sociais simultaneamente, recebendo muita informação em pouco tempo, ou seja, para que algo sobressaia nas redes sociais e seja lembrado posteriormente, se faz necessário um árduo trabalho criativo e que desperte a atenção do público-alvo. O planejamento de mídia digital foi desenvolvido após pesquisa primária e secundária, pois o marketing digital atualmente é composto por uma sucessão de ações e por isso, é preciso ter todos os passos bem definidos para que as diversas ações não acabem por se sobrepor e perder seu verdadeiro potencial, por este motivo foi definido como marketing de guerrilha (material de apoio), o marca página personalizado com uma frase de impacto do perfil de um futuro publicitário. Sendo 10 avatares, um de cada integrante desde grupo e a logo oficial do canal, bem como o código QR, que os direcionará ao canal no Youtube, tendo uma interação aos estudantes de ensino médio. Como estratégia, no evento da ação de comunicação, cada integrante estave uniformizado com uma camiseta exclusiva desenvolvida nas cores do canal Mundo Publicitário Uniron, como uma forma de persuadir o target. Ademais, foi realizada a divulgação do vídeo nas redes sociais dos acadêmicos, bem como, teaser convidativos, abordando o tema a ser tratado. A comunicação dirigida estará foi feita através dos e-mails marketing (mailing), apresentando e divulgando o canal Mundo Publicitário. Como forma de incentivo para que o público alvo comparecesse na IV Mostra Ciêntifica, onde houve sorteios de brindes dos patrocinadores, para os que se inscreverem no canal e compartilharam o vídeo do tema: "Redação Publicitária", gerando assim interação com o público alvo e mídia gratuita do canal. A campanha digital tem como plataforma as mídias digitais que atinge o público desejado, sendo que o Youtube é uma das plataformas mais utilizadas para compartilhar conteúdos audiovisuais na internet. A mensagem divulgada tem o objetivo de despertar o interesse de se inscreverem no canal Mundo Publicitário e na adesão do curso superior de Publicidade e Propaganda da Uniron. O planejamento da campanha publicitária: Será que dá match? Buscou através do marketing nas redes sociais envolver a conscientização do público que o curso de publicidade é para todos aqueles que se identificam com a personalidade dos avatares e que não se trata de um curso para "vagabundos", isto é, que publicitários não são pessoas desleixadas ou desocupadas, sem nenhuma profissão. Talvez, por não existir a devida divulgação de como uma pessoa que é graduada em publicidade está inserida no mercado de trabalho ou até mesmo o que de fato faz um publicitário, existe um pré-conceito que apenas pessoas que não tem outra opção se tornariam um publicitário, pessoas que não tem ambição na carreira e/ou vivem com poucos recursos financeiros. Da pesquisa primária realizada, nenhum dos entrevistados soubera responder o que um publicitário faz, e muitos adultos que não estão envolvidos na área, também não sabem, no máximo confundem com um profissional em designer por achar que todo publicitário está envolvido apenas com a elaboração de logos para empresas ou coisas do tipo. Para a elaboração desta campanha digital levou-se em consideração que primeiramente seria necessário fazer o público se identificar maioria deles não conhecia: a publicidade. Após trabalhar a empatia do consumidor através dos avatares, sendo convidado o maior número de jovens possíveis através da campanha digital, para eles comparecerem na IV Mostra Científica e posteriormente a se descobrirem no canal: Mundo Publicitário. Steve Jobs, fundador da Apple, marca responsável por produtos inovadores, costumava dizer: "Muitas vezes, as pessoas não sabem o que querem até você mostra-las", foi com o objetivo de mostrar o que faz um publicitário que a campanha: "Será que dá Match?" foi elaborada, para que o público que até o momento desconhecia o Curso de Comunicação  Publicidade e Propaganda se identificassem com as características dos avatares e optassem pelo curso para a sua graduação. As redes sociais foram de suma importância para trabalhar a social mídia, promovendo diversos grupos com diversas propriedades e curiosidade, tendo as plataformas sempre com informações diárias sendo alimentados pelos usuários, através do compartilhamento dos vídeos e da campanha, bem como, esclarecendo as dúvidas sobre o curso de Comunicação Social Habilitado em Publicidade e Propaganda que os internautas tinham após cada flayer que era divulgado nas mídias digitais das fanpages (Cacarejaço/Ucom/Uniron e Jobintegrado). Além do mais, tendo como objetivo abranger o maior target possível foi elaborado conforme as normas padrão da IAB Brasil: um Supper Banner (728X90) e o Full Banner (468X60), com a arte da campanha, dando destaque para o canal mundo publicitário, com o intuito da divulgação em sites e páginas web. Ambos foram aprovados pela faculdade, e o full banner foi utilizado pela instituição de ensino que aderiu a campanha e divulgou em sua página oficial, trazendo maior visibilidade ao curso de Publicidade e Propaganda. Por conseguinte, o supper banner, foi patrocinado e colocado na página inicial do website: rondoniagora, site este bastante visualizado na cidade de Porto Velho/RO. Em todos os flayers foi usada a Hashtags #VemProMeuMundo como forma de indexadores para que fosse facilitado as buscas futuras por outros usuários, gerando nas mídias sociais um dispositivo de busca para todos os interessados em participar dos diálogos das postagens. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Dedicamos este trabalho a todos os professores deste semestre que se empenharam a transmitir seus conhecimentos e nos encorajaram a permanecer nesse curso desafiador, acreditando em nós, mesmo quando nós já não acreditávamos. É importante ressaltar a integração do grupo para a realização de cada etapa do processo, que neste semestre proporcionou aos alunos o desenvolvimento intelectual em diversas áreas na atuação publicitária, dando vivência desde o atendimento, planejamento de mídia, criação, produção audiovisual e redação publicitária, para criação da campanha digital. Por fim, conclui-se que se faz necessário para qualquer tipo de trabalho uma integração em diversas áreas da publicidade e propaganda, buscar conhecimento dentro e fora da sala de aula e que é preciso tentar transmitir uma mensagem clara, objetiva e sem ruídos, para garantir o sucesso da comunicação. Este paper nos proporcionou aprendermos um pouco mais sobre a nossa futura profissão e somos gratos às pessoas que nos ajudam e apoiam nosso desenvolvimento. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">ALVES, Márcia Nogueira  FONTOURA, Mara e ANTONIUTTI, Leide Luciane; Editora: Ibpex<br><br>COMPARATO, Doc, Da Criaçao Ao Roteiro. Editora: SUMMUS, 2009. <br><br>GABRIEL, M. Marketing na era digital. Conceitos, plataformas e estratégias. 1ª ed. São Paulo: Novatec, 2010. <br><br>GONÇALVES, Lilian S. Neuromarketing, aplicado a Redação Publicitária. Editora: Novatec, 2013.<br><br>SANT ANNA, A. Propaganda  teoria, técnica e prática. 7ed. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 1998.<br><br>TORRES, C. A bíblia do marketing digital. São Paulo: Novatec, 2009<br><br>G1  jornal eletrônico da rede globo  http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/09/brasil-e-o-2-pais-com-mais-usuarios-que-entram-diariamente-no-facebook.html - publicada em 12/09/2013 - acessado pelo período de novembro/2016.<br><br>Marketing de Contúdo : http://marketingdeconteudo.com/redes-sociais-mais-usadas-no-brasil/ - publicada em 11/06/2016 - acessado em novembro/16<br><br>Pesquisa brasileira de mídia 2015 - hábitos de consumo de mídia pela população brasileira - http://www.secom.gov.br/ - acessada pelo período de novembro/16<br><br>TechTudo - http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2015/12/o-que-e-e-como-funciona-o-tinder.html - O que é e como funciona o Tinder, publicado em 27/12/2015  acessada pelo período de novembro de 2016.<br><br>Wikipedia - https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal  acessada pelo período de novembro de 2016.<br><br> </td></tr></table></body></html>