INSCRIÇÃO: 00761
 
CATEGORIA: RT
 
MODALIDADE: RT05
 
TÍTULO: Ativismo LGBT nas redes sociais
 
AUTORES: Raisa Larissa Marcondes Queiroz (Faculdade Devry Martha Falcão); José Matheus Silva Teixeira (Faculdade Devry Martha Falcão); Susy Elaine da Costa Freitas (Faculdade Devry Martha Falcão)
 
PALAVRAS-CHAVE: Causas sociais, Produção Audiovisual para mídias digitais, web, ,
 
RESUMO
Este trabalho foi concedido para a disciplina de Jornalismo e Novas Mídias Digitais da Faculdade DeVry Martha Falcão. O tema da Produção Audiovisual para mídias digitais (avulso) é ativismo nas mídias digitais, com foco no ativismo LGBT+ na cidade de Manaus (AM) e nas formas como esses novos meios de se comunicar ajudam na atividade. O produto apresenta uma entrevista com Paulo Oliveira, o Pepê, criador do primeiro canal no Youtube a tratar com prioridade sobre as causas LGBT+ na cidade, o Vlogay (https://www.youtube.com/user/VlogayOficial). Nossa produção foi idealizada para ser também consumida na web, via smartphones ou dispositivos similares.
 
INTRODUÇÃO
A proposta de Produção Audiovisual para mídias digitais objetiva refletir sobre esse ciberativismo. Delimitou-se focar no ativismo digital promovido por Paulo Oliveira, o Pepê, criador do primeiro canal no Youtube a tratar como prioridade as causas LGBT+ em Manaus (AM), o Vlogay. A produção apresenta o formato de entrevista em vídeo.਀伀 琀爀愀戀愀氀栀漀 猀甀爀最椀甀 搀愀 爀攀昀氀攀砀漀 搀攀 焀甀攀 愀猀 渀漀瘀愀猀 洀搀椀愀猀 洀漀搀椀昀椀挀愀爀愀洀 愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀 猀挀甀氀漀 堀堀⸀ 伀 爀攀挀攀瀀琀漀爀 瀀愀猀猀愀 愀 愀最椀爀 搀椀爀攀琀愀洀攀渀琀攀 渀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 攀 猀攀 洀攀氀栀漀爀愀 漀 搀椀氀漀最漀 猀漀戀爀攀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀漀 愀猀猀甀渀琀漀 渀漀 挀椀戀攀爀攀猀瀀愀漀㨀 ਀伀 挀椀戀攀爀攀猀瀀愀漀  漀 渀漀瘀漀 洀攀椀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 焀甀攀 猀甀爀最攀 搀愀 椀渀琀攀爀挀漀渀攀砀漀 洀甀渀搀椀愀氀 搀漀猀 挀漀洀瀀甀琀愀搀漀爀攀猀⸀ 伀 琀攀爀洀漀 攀猀瀀攀挀椀昀椀挀愀 渀漀 愀瀀攀渀愀猀 愀 椀渀昀爀愀攀猀琀爀甀琀甀爀愀 洀愀琀攀爀椀愀氀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀椀最椀琀愀氀Ⰰ 洀愀猀 琀愀洀戀洀 漀 甀渀椀瘀攀爀猀漀 漀挀攀渀椀挀漀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 焀甀攀 攀氀愀 愀戀爀椀最愀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 漀猀 猀攀爀攀猀 栀甀洀愀渀漀猀 焀甀攀 渀愀瘀攀最愀洀 攀 愀氀椀洀攀渀琀愀洀 攀猀猀攀 甀渀椀瘀攀爀猀漀⸀ ⠀䰀준嘀夀Ⰰ ㄀㤀㤀㤀Ⰰ 瀀⸀ ㄀㜀⤀ ਀ Com isso, surgem alternativas para o acesso das pessoas ao ativismo social, que hoje conta com as novas mídias para disseminar suas causas. Para Smelser (1963) os movimentos sociais surgem por causa de mudanças não assimiladas pela sociedade: os indivíduos se confrontam com mudanças e não concordam com a mesma. Isso ocasiona perturbações em grupos sociais, que passam a atuar para legitimar suas inquietações. Na web, ela se torna ciberativismo:਀ Entende-se por ciberativismo a utilização da Internet por movimentos politicamente motivados (VEGH, 2003, p.71), com o intuito de alcançar suas tradicionais metas ou lutar contra injustiças que ocorrem na própria rede (GURAK, LOGIE, 2003; MCCAUGHEY, AYERS, 2003) (RIGITANO, 2012, p. 3)਀ O ativismo social passa a ter mais visibilidade graças às novas mídias: uma petição pode conseguir mais assinaturas de forma online ou uma denúncia alcança mais pessoas em mais lugares. Assim, as novas mídias têm um papel essencial na luta de ativistas sociais quando usadas de forma coerente, como um adicional ao que é feito off-line.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 最攀爀愀氀 昀漀椀 攀氀愀戀漀爀愀爀 甀洀愀 瀀爀漀搀甀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 瀀愀爀愀 洀搀椀愀猀 搀椀最椀琀愀椀猀Ⰰ 搀攀氀椀洀椀琀愀搀漀 渀愀 琀攀洀琀椀挀愀 搀漀 愀琀椀瘀椀猀洀漀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 渀漀瘀愀猀 洀搀椀愀猀⸀ Entre os objetivos específicos deste trabalho, originalmente produzido na disciplina Jornalismo e Novas Mídias Digitais, estão o exercício das funções jornalísticas de reportagem, produção e edição para o meio web; promover o encaixe entre os conteúdos teóricos e a produção para novas mídias; e gerar reflexão do público em geral para o tema do ativismo social e sua importância para grupos marginalizados como a comunidade LGBT+, num contexto em que, segundo Pistili (2016), Manaus é a capital mais homofóbica do Brasil, com 23 assassinatos de LGBT computados no ano (11,3 mortes para cada milhão de habitantes).਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀倀爀漀搀甀稀椀爀 甀洀 挀漀渀琀攀切搀漀 瀀愀爀愀 愀 椀渀琀攀爀渀攀琀 瀀愀爀攀挀攀 猀攀爀 愀氀最漀 昀挀椀氀Ⰰ 搀愀搀愀 愀 瀀漀瀀甀氀愀爀椀稀愀漀 挀愀搀愀 瘀攀稀 洀愀椀漀爀 搀攀 愀瀀愀爀攀氀栀漀猀 挀漀洀漀 猀洀愀爀琀瀀栀漀渀攀猀 攀 渀漀琀攀戀漀漀欀猀 挀漀洀 愀挀攀猀猀漀 愀 眀攀戀㬀 瀀漀爀洀Ⰰ 攀砀椀最攀 搀漀洀渀椀漀 搀愀猀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀猀 搀漀 洀攀椀漀 攀 瀀漀搀攀 猀攀爀 搀攀猀愀昀椀愀搀漀爀⸀ 준 漀 焀甀攀 渀漀猀 洀漀琀椀瘀漀甀 瀀愀爀愀 挀爀椀愀爀洀漀猀 甀洀愀 瀀爀漀搀甀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 瀀愀爀愀 洀搀椀愀猀 搀椀最椀琀愀椀猀 猀漀戀爀攀 甀洀 琀攀洀愀 搀攀 戀愀猀琀愀渀琀攀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 栀漀樀攀 攀洀 搀椀愀Ⰰ 瘀椀猀琀漀 焀甀攀 愀 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀Ⰰ 猀攀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 搀攀 洀 昀Ⰰ 琀愀洀戀洀  挀愀瀀愀稀 搀攀 搀攀猀椀渀昀漀爀洀愀爀 攀 愀琀爀愀瀀愀氀栀愀爀 挀愀甀猀愀猀 栀甀洀愀渀椀琀爀椀愀猀⸀ Tratar sobre causas sociais é mais que informar sobre determinado assunto. Além de informar, é preciso criar um vínculo com o discurso que é transmitido, seja por meio de artigos, fotos, vídeos etc. Não basta falar da preservação do meio ambiente ou da necessidade de um tratamento igualitários aos membros da comunidade LGBT+, é preciso atuar. Logo, buscamos pessoas que pudessem trazer a dimensão do que é trabalhar com ativismo nas mídias digitais. Além de fomentar o discurso acerca de determinado movimento social, buscamos pessoas que estimulassem a interatividade e o debate de outras pessoas interessadas pelo assunto na internet. ਀䄀 䤀渀琀攀爀渀攀琀 琀爀愀稀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 搀攀 洀甀搀愀渀愀猀 渀愀 洀愀渀攀椀爀愀 挀漀洀漀 猀攀 瀀爀漀搀甀稀 攀 搀椀猀琀爀椀戀甀椀 挀漀渀琀攀切搀漀 攀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 攀渀瘀漀氀瘀攀渀搀漀 猀攀甀 瀀切戀氀椀挀漀 渀漀 搀攀戀愀琀攀 攀 愀戀爀椀渀搀漀 瘀椀愀猀 愀氀琀攀爀渀愀琀椀瘀愀猀 瀀愀爀愀 漀 昀氀甀砀漀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀漀⸀ 嘀愀氀攀 猀愀氀椀攀渀琀愀爀 焀甀攀 漀猀 渀漀瘀漀猀 洀攀椀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 瀀攀爀洀椀琀攀洀 攀猀猀愀 瘀愀爀椀愀漀 渀愀 琀爀漀挀愀 搀攀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 最攀爀愀渀搀漀 漀 焀甀攀 䨀攀渀欀椀渀猀 ⠀㈀  㤀⤀ 挀栀愀洀愀 搀攀 椀渀琀攀氀椀最渀挀椀愀 挀漀氀攀琀椀瘀愀Ⰰ ᰀ攠猀猀愀 挀愀瀀愀挀椀搀愀搀攀 搀愀猀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀猀 瘀椀爀琀甀愀椀猀 搀攀 愀氀愀瘀愀渀挀愀爀 愀 攀砀瀀攀爀琀椀猀攀 挀漀洀戀椀渀愀搀愀 搀攀 猀攀甀猀 洀攀洀戀爀漀猀ᴀ†⠀䨀䔀一䬀䤀一匀Ⰰ ㈀  㤀Ⰰ 瀀⸀ 㔀㐀⤀⸀ 匀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 樀甀猀琀椀昀椀挀愀ⴀ猀攀 愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀漀 琀攀洀愀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀⸀ Partindo do princípio de trabalhar com as novas mídias, o grupo produziu a entrevista e a reportagem buscando reforçar algumas características do webjornalismo. Resolvemos destacar duas características na produção deste paper: a interatividade e a multimidialidade. ਀䄀 椀渀琀攀爀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀  愀 昀漀爀洀愀 洀愀椀猀 愀戀爀愀渀最攀渀琀攀 搀漀 挀漀洀甀渀椀挀愀搀漀爀 愀瀀爀漀砀椀洀愀爀ⴀ猀攀 搀漀 爀攀挀攀瀀琀漀爀⸀ 匀攀洀 攀猀猀愀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀Ⰰ 渀漀 猀攀爀椀愀 瀀漀猀猀瘀攀氀 漀 愀氀挀愀渀挀攀 攀猀瀀攀爀愀搀漀 瀀攀氀漀猀 愀琀椀瘀椀猀琀愀猀 瀀愀爀愀 搀攀戀愀琀攀爀攀洀 猀漀戀爀攀 漀 愀猀猀甀渀琀漀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀漀⸀ 倀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 攀猀猀愀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀  昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀 瀀愀爀愀 愀猀 渀漀瘀愀猀 洀搀椀愀猀⸀ 伀 渀漀瘀漀 昀漀爀洀愀琀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀爀  攀猀猀攀渀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 椀渀琀攀爀愀琀椀瘀漀 搀攀瘀椀搀漀  愀瀀爀漀砀椀洀愀漀 搀漀猀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀猀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 愀 漀瀀漀 搀漀 漀甀瘀椀渀琀攀 攀猀挀漀氀栀攀爀 焀甀愀椀猀 挀愀洀椀渀栀漀猀 猀攀 搀攀瘀攀洀 猀攀最甀椀爀 渀愀 椀渀昀漀爀洀愀漀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ ᰀ愠 渀愀瘀攀最愀漀 瀀攀氀漀 栀椀瀀攀爀琀攀砀琀漀 嬀⸀⸀⸀崀 挀漀渀猀琀椀琀甀椀 琀愀洀戀洀 甀洀愀 猀椀琀甀愀漀 椀渀琀攀爀愀琀椀瘀愀ᴀ†⠀䴀䤀䔀䰀一䤀䌀娀唀䬀Ⰰ ㈀  ㄀Ⰰ 瀀⸀ ㌀⤀⸀ A multimidialidade também está muito presente no ativismo das mídias digitais. Ela consiste na "[...] convergência dos formatos das mídias tradicionais (imagem, texto e som) na narração do fato jornalístico" (MIELNICZUK, 2001, p. 4). Esse novo formato de apresentar informações tem a eficiência de texto, áudio, vídeos etc., todos convergindo para complementar certa narrativa e torna-la atraente para os internautas. Esse conjunto integrado de meios serve para enfatizar a informação e torná-la única e holística. Ou seja: várias formas de comunicar convergem para um determinado assunto ser abordado de forma mais ampla. ਀䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 樀甀猀琀椀昀椀挀愀洀漀猀 愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀漀 昀漀爀洀愀琀漀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 焀甀攀Ⰰ 焀甀愀渀搀漀 攀砀瀀漀猀琀愀 渀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀Ⰰ 瀀漀搀攀 猀攀爀瘀椀爀 挀漀洀漀 甀洀 攀氀攀洀攀渀琀漀 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀爀 攀洀 瘀搀攀漀 愀漀 搀椀猀挀甀爀猀漀 攀猀挀爀椀琀漀 攀洀 甀洀愀 瀀漀猀琀愀最攀洀 搀攀 甀洀 猀椀琀攀 漀甀 爀攀搀攀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀Ⰰ 漀 焀甀攀 琀爀愀戀愀氀栀愀 挀漀洀 愀 椀搀攀椀愀 搀攀 洀甀氀琀椀洀椀搀椀愀氀椀搀愀搀攀⸀ 倀漀爀 猀甀愀 瘀攀稀Ⰰ 瀀漀搀攀 猀攀爀 甀洀 挀漀渀琀攀切搀漀 椀渀琀攀爀愀琀椀瘀漀Ⰰ 甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀 愀 瀀爀瀀爀椀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 搀攀 渀愀瘀攀最愀漀 ⠀愀戀爀椀爀 漀 瘀搀攀漀 渀漀 夀漀甀琀甀戀攀Ⰰ 愀搀椀挀椀漀渀愀ⴀ氀漀 愀漀猀 猀攀甀猀 昀愀瘀漀爀椀琀漀猀 攀琀挀⸀⤀ Ⰰ 瀀漀爀 猀椀 猀Ⰰ 甀洀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 椀渀琀攀爀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀Ⰰ 攀渀琀爀攀 椀渀琀攀爀渀愀甀琀愀 攀 洀焀甀椀渀愀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 攀砀椀猀琀椀爀 愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀爀 漀 瘀搀攀漀 挀漀洀 漀甀琀爀漀猀 椀渀琀攀爀渀愀甀琀愀猀Ⰰ 挀漀洀攀渀琀愀ⴀ氀漀Ⰰ 搀攀渀琀爀攀 漀甀琀爀愀猀 漀瀀攀猀⸀
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
Para a elaboração de um trabalho que pudesse reforçar o que aprendemos em sala de aula acerca do Jornalismo e Novas Mídias Digitais, foram seguidos alguns passos básicos. O primeiro deles foi a aquisição de conteúdo no decorrer das aulas da disciplina, seguidos de uma pesquisa bibliográfica sobre a temática da produção. Também definimos uma pesquisa documental simples a partir dos materiais de arquivo cedidos pelo nosso entrevistado e foco da produção, o ativista Paulo Oliveira, os quais foram delimitados para ilustrarem o produto final.਀䄀 猀甀最攀猀琀漀 搀愀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 昀漀椀 搀攀 洀漀猀琀爀愀爀洀漀猀 挀漀洀漀 愀 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀 攀 攀猀猀攀猀 渀漀瘀漀猀 洀攀椀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀猀琀漀 搀椀爀攀琀愀洀攀渀琀攀 氀椀最愀搀漀猀 猀 爀漀琀椀渀愀猀 攀 昀漀爀洀愀琀漀猀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 瀀愀爀愀 琀爀愀琀愀爀 搀愀猀 琀攀洀琀椀挀愀猀 搀攀昀椀渀椀搀愀猀 瀀攀氀漀猀 挀爀椀琀爀椀漀猀 搀攀 渀漀琀椀挀椀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 攀 瘀愀氀漀爀攀猀ⴀ渀漀琀挀椀愀⸀ 伀 挀愀洀椀渀栀漀 搀攀 挀栀攀最愀爀 愀漀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀 昀椀渀愀氀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 瀀爀漀瀀漀猀琀漀 攀猀琀攀瘀攀 瀀爀椀洀攀椀爀愀洀攀渀琀攀 搀椀爀攀挀椀漀渀愀搀漀 猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 焀甀攀 昀椀稀攀洀漀猀 搀攀昀椀渀椀爀 愀 琀攀洀琀椀挀愀 搀漀 瘀搀攀漀 攀 瀀愀爀愀Ⰰ 瀀漀猀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀Ⰰ 挀栀攀最愀爀 愀漀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀 攀 爀攀愀氀椀稀愀爀 愀 瀀愀爀琀攀 洀愀椀猀 琀挀渀椀挀愀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 挀漀洀 昀椀氀洀愀最攀渀猀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀猀 攀 攀搀椀漀⸀  Portanto, houve uma pesquisa exploratória sobre o assunto ser definido e partirmos para a análise de como faríamos o vídeo. Buscamos então pessoas ligadas ao movimento social que propomos estudar para obtermos um resultado mais seguro tanto para a conclusão do produto estabelecido quanto para o nosso entendimento sobre o assunto.਀匀漀戀爀攀 愀猀 琀挀渀椀挀愀猀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀洀漀猀 愀 戀甀猀挀愀 搀攀 愀琀椀瘀椀猀琀愀猀 猀漀挀椀愀椀猀 渀愀 瀀爀瀀爀椀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀 攀 琀攀渀琀愀洀漀猀 漀 挀漀渀琀愀琀漀 琀愀渀琀漀 挀漀洀 瀀攀猀猀漀愀猀 搀攀 䴀愀渀愀甀猀 焀甀愀渀琀漀 搀攀 漀甀琀爀漀猀 攀猀琀愀搀漀猀 愀渀琀攀猀 搀攀 昀攀挀栀愀爀洀漀猀 渀漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀搀漀⸀ 䔀洀 猀攀最甀椀搀愀Ⰰ 爀攀愀氀椀稀愀洀漀猀 愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀Ⰰ 挀漀洀 爀漀琀攀椀爀漀 瀀爀攀瘀椀愀洀攀渀琀攀 搀攀昀椀渀椀搀漀 瀀攀氀愀 攀焀甀椀瀀攀⸀ Realizada as entrevista, partimos para a obtenção de imagens que pudessem dar apoio e compor o produto. Uma pesquisa adicional também foi realizada para incluirmos músicas que tivessem ligação com o assunto da entrevista. Por menor que fosse a utilização dessas músicas na produção, julgamos necessário tal elemento, até mesmo para gerar uma quebra com o formato puramente telejornalístico, que fugiria do objetivo de uma produção audiovisual para novas mídias, a qual possui regras menos rígidas devido à hibridez do meio.
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
A entrevista como produção audiovisual para mídias digitais foi proposta e produzida no âmbito da disciplina Jornalismo e Novas Mídias, ministrada pela professora Susy Freitas, e pudemos abordar a questão principal do plano de aula: como as novas mídias agem na comunicação em diferentes atividades, sendo a sorteada para a equipe o ativismo online. ਀䌀漀洀漀 爀攀焀甀椀猀椀琀漀 瀀愀爀愀 漀戀琀攀渀漀 搀攀 渀漀琀愀 瀀愀爀挀椀愀氀Ⰰ 猀攀渀搀漀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 昀椀渀愀氀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀Ⰰ 愀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 猀漀氀椀挀椀琀漀甀 愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀攀 搀漀椀猀 瀀爀漀搀甀琀漀猀㨀 瀀漀搀攀爀椀愀洀 猀攀爀 甀洀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 攀 甀洀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 漀甀 搀甀愀猀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 攀 琀椀瘀攀洀漀猀 愀 氀椀戀攀爀搀愀搀攀 搀攀 愀琀甀愀爀 渀攀猀猀愀猀 瀀爀漀搀甀攀猀 琀攀猀琀愀渀搀漀 愀猀 渀漀瘀愀猀 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀猀Ⰰ 甀猀愀渀搀漀 愀 挀爀椀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀攀 搀漀椀猀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 焀甀攀 渀漀 猀攀最甀椀猀猀攀洀 琀漀琀愀氀洀攀渀琀攀 漀 焀甀攀  瘀椀猀琀漀 渀愀猀 愀甀氀愀猀 搀攀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ 唀洀 搀攀猀猀攀猀 瀀爀漀搀甀琀漀猀  漀 愀焀甀椀 琀爀愀琀愀搀漀 渀攀猀琀攀 瀀愀瀀攀爀Ⰰ 愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 挀漀洀 漀 愀琀椀瘀椀猀琀愀 攀 瘀氀漀最甀攀椀爀漀 倀愀甀氀漀 伀氀椀瘀攀椀爀愀⸀  Além disso, a professora solicitou um material adicional mostrando os bastidores de nossa produção. A ideia ter como exemplo o material produzido num curso de jornalismo da Universidade do Texas, nos EUA, no qual os alunos experimentaram formas de cobertura jornalística usando o Snapchat, o qual foi apresentado pela professora numa das aulas da disciplina. Além do material usado para o trabalho, era preciso de imagens e/ou vídeos que fossem postados no Instagram ou Snapchat para mostrar nosso processo de produção. ਀伀 琀攀洀愀 最攀爀愀氀 搀攀猀猀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀 昀椀渀愀氀 搀攀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 昀漀椀 ᰀ䌠漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 䴀甀渀搀漀 䐀椀最椀琀愀氀ᴀ⸠ 䄀 琀甀爀洀愀 昀漀椀 搀椀瘀椀搀椀搀愀 攀洀 猀攀椀猀 琀爀椀漀猀Ⰰ 焀甀攀 猀漀爀琀攀愀爀愀洀 漀 猀甀戀琀攀洀愀 瀀愀爀愀 愀戀漀爀搀愀爀攀洀 渀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 昀椀渀愀氀⸀ 䄀瀀猀 愀 搀攀昀椀渀椀漀 搀漀 琀攀洀愀Ⰰ 搀攀挀椀搀椀洀漀猀 焀甀愀氀 猀攀爀椀愀 漀 爀漀琀攀椀爀漀 搀漀 渀漀猀猀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 挀漀渀瘀攀爀猀愀猀 攀渀琀爀攀 漀猀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀猀 搀愀 攀焀甀椀瀀攀 搀甀爀愀渀琀攀 愀猀 愀甀氀愀猀 攀 愀琀爀愀瘀猀 搀漀 愀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀 圀栀愀琀猀愀瀀瀀⸀  A partir daí, começamos a buscar as nossas possíveis entrevistas. Para o produto sobre ativismo LGBT+, a integrante do grupo Raisa Queiroz definiu e contatou o entrevistado, Paulo Oliveira, o Pepê. Ele é o criador do primeiro canal no Youtube a tratar com exclusividade sobre as causas LGBT+ em Manaus (AM), o Canal Vlogay. Foi de extrema importância o contato que tivemos com ele, pois se trata de um ativista que desenvolve seu trabalho exatamente da maneira que idealizamos para o nosso trabalho, promovendo as suas causas através de conteúdo multimídia: Pepê está no Youtube, Facebook, Twitter e Instagram falando sobre preconceito e a discriminação contra a comunidade LGBT+ da capital amazonense, além de temas de interesse desse grupo. ਀伀 爀漀琀攀椀爀漀 搀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 昀漀椀 搀攀昀椀渀椀搀漀 瀀攀氀漀猀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀猀 刀愀椀猀愀 儀甀攀椀爀漀稀 攀 䨀漀猀 䴀愀琀栀攀甀猀Ⰰ 渀愀 瘀猀瀀攀爀愀 搀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀Ⰰ 搀椀愀 ㄀㘀 搀攀 一漀瘀攀洀戀爀漀⸀ 伀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀 爀攀猀瀀漀渀搀攀甀 猀 瀀攀爀最甀渀琀愀猀 猀漀戀爀攀 愀 椀搀攀椀愀 搀攀 挀爀椀愀爀 漀 挀愀渀愀氀 瘀漀氀琀愀搀漀 瀀愀爀愀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 䰀䜀䈀吀⬀ 渀愀 挀愀瀀椀琀愀氀 愀洀愀稀漀渀攀渀猀攀Ⰰ 挀漀洀漀 琀攀洀 猀椀搀漀 漀 昀攀攀搀戀愀挀欀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 愀猀 戀愀爀爀攀椀爀愀猀 焀甀攀 漀 挀愀渀愀氀 攀渀昀爀攀渀琀愀 瀀愀爀愀 愀氀挀愀渀愀爀 洀愀椀猀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀攀猀 瀀愀爀愀 漀 琀攀洀愀 焀甀攀 攀氀攀 琀爀愀琀愀⸀ 䄀 愀挀愀搀洀椀挀愀 刀愀椀猀愀 儀甀攀椀爀漀稀 昀漀椀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 瀀攀氀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀⸀ 一漀 搀椀愀 ㄀㜀 搀攀 渀漀瘀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㘀Ⰰ 倀攀瀀 昀漀椀 愀漀 攀猀琀切搀椀漀 渀愀 栀漀爀愀 洀愀爀挀愀搀愀 挀漀洀 漀 渀漀猀猀漀 最爀甀瀀漀 瀀愀爀愀 爀攀愀氀椀稀愀爀洀漀猀 愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀⸀ 䄀氀洀 搀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀Ⰰ 倀攀瀀 渀漀猀 挀攀搀攀甀 椀洀愀最攀渀猀 搀愀 猀甀愀 瀀爀瀀爀椀愀 瀀爀漀搀甀漀 猀漀戀爀攀 愀 倀愀爀愀搀愀 䰀䜀䈀吀 攀洀 䴀愀渀愀甀猀⸀  A edição foi realizada no estúdio da Faculdade DeVry Martha Falcão, utilizando-se do programa Adobe Premiere 6, no iMac. Os trabalhos foram divididos entre o Edy Gusmão, antigo aluno da Faculdade Martha Falcão e o editor da faculdade, o técnico em Rádio e TV Diego Araújo. A edição foi facilitada porque resolvemos direcionar as perguntas por questão de importância para o conteúdo, para não ser preciso tanta edição no trabalho. Alguns erros foram editados, exemplo de quando o produtor José Matheus chamou atenção para o tempo e atrapalhou a entrevista. ਀䄀 攀搀椀漀 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 渀漀 洀攀猀洀漀 搀椀愀 搀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀Ⰰ ㄀㜀 搀攀 渀漀瘀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㘀⸀ 䐀攀昀椀渀椀洀漀猀 焀甀攀 琀攀爀愀洀漀猀 椀洀愀最攀洀 搀攀 愀瀀漀椀漀 瀀愀爀愀 椀氀甀猀琀爀愀爀 搀攀 昀漀爀洀愀 洀愀椀猀 愀搀攀焀甀愀搀愀 愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀 椀洀愀最攀渀猀 搀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 搀攀 倀攀瀀 挀漀洀 一愀渀礀 倀攀漀瀀氀攀 攀 椀洀愀最攀渀猀 挀攀搀椀搀愀猀 瀀攀氀漀 倀攀瀀Ⰰ 瀀愀爀愀 椀氀甀猀琀爀愀爀 焀甀愀渀搀漀 攀渀琀爀愀洀 渀漀 愀猀猀甀渀琀漀 搀愀 倀愀爀愀搀愀 䰀䜀䈀吀⬀⸀ 唀猀愀洀漀猀 椀洀愀最攀渀猀 瀀愀爀愀 椀氀甀猀琀爀愀爀 焀甀愀渀搀漀 漀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀 昀愀氀愀 ᰀ丠漀 栀 猀漀洀攀渀琀攀 最愀礀 渀愀 倀愀爀愀搀愀⸀ 吀愀洀戀洀 栀 琀爀愀渀猀攀砀甀愀椀猀ᴀ⸠ 一愀 挀漀洀瀀漀猀椀漀 搀愀 攀搀椀漀Ⰰ 爀攀猀漀氀瘀攀洀漀猀 甀琀椀氀椀稀愀爀 漀 愀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀 刀攀挀 瀀愀爀愀 最爀愀瘀愀爀洀漀猀 愀猀 洀搀椀愀猀 搀漀 倀攀瀀⸀ 䄀琀爀愀瘀猀 搀漀 愀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀Ⰰ 最爀愀瘀愀洀漀猀 琀爀猀 瘀搀攀漀猀 搀攀 ㌀  猀攀最甀渀搀漀猀Ⰰ 挀愀搀愀 瘀搀攀漀 洀漀猀琀爀愀瘀愀 甀洀愀 爀攀搀攀 猀漀挀椀愀氀 搀攀 倀攀瀀Ⰰ 瀀愀爀愀 搀椀愀氀漀最愀爀 挀漀洀 漀 琀攀洀愀 搀愀 渀漀猀猀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 ᰀ丠漀瘀愀猀 䴀搀椀愀猀 䐀椀最椀琀愀椀猀ᴀ⸠  伀 瘀搀攀漀 昀漀椀 瀀漀猀琀愀搀漀 渀漀 挀愀渀愀氀 ᰀ儠甀攀椀爀漀稀 挀漀洀 娀ᴀⰠ 渀漀 氀椀渀欀㨀 栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀眀眀眀⸀礀漀甀琀甀戀攀⸀挀漀洀⼀眀愀琀挀栀㼀瘀㴀甀㌀䘀堀䠀氀㈀攀愀㠀欀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 氀椀戀攀爀搀愀搀攀 焀甀攀 琀椀瘀攀洀漀猀 搀攀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 甀洀 洀愀琀攀爀椀愀氀 瘀漀氀琀愀搀漀 瀀愀爀愀 愀猀 一漀瘀愀猀 䴀搀椀愀猀 渀漀猀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀漀甀 琀攀爀 甀洀愀 渀漀漀 洀愀椀猀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀搀愀 搀漀 焀甀攀 愀瀀爀攀渀搀攀洀漀猀 攀洀 猀愀氀愀 搀攀 愀甀氀愀⸀ 䈀甀猀挀愀洀漀猀 昀愀稀攀爀 甀洀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 焀甀攀 渀漀 猀攀最甀椀猀猀攀 琀漀琀愀氀洀攀渀琀攀 漀 昀漀爀洀愀琀漀 搀攀 琀攀氀攀瘀椀猀漀Ⰰ 琀挀渀椀挀愀 攀猀琀愀 焀甀攀 愀瀀爀攀渀搀攀洀漀猀 渀漀 猀攀洀攀猀琀爀攀 愀渀琀攀爀椀漀爀Ⰰ 挀漀洀 愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 刀攀搀愀漀 瀀愀爀愀 吀攀氀攀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀  É importante relatar que houve uma liberdade de experimentar outros formatos para esses trabalhos. Ter em mente a disciplina Jornalismo e Novas Mídias Digitais deixou claro o que gostaríamos de fazer: um trabalho que abordasse as várias plataformas que nossos entrevistados usam para se comunicar. Para tanto, compreender o uso das ferramentas digitais e o hibridismo do meio eram essenciais.਀儀甀愀渀琀漀 愀漀 琀攀洀愀 焀甀攀 攀猀挀漀氀栀攀洀漀猀Ⰰ 琀爀愀琀愀爀 猀漀戀爀攀 愀 挀愀甀猀愀 䰀䜀䈀吀 攀洀 焀甀愀氀焀甀攀爀 氀甀最愀爀 搀漀 洀甀渀搀漀  愀氀最漀 挀漀洀瀀氀椀挀愀搀漀⸀ 倀攀瀀 漀甀猀漀甀 愀漀 猀攀爀 瀀椀漀渀攀椀爀漀 猀漀戀爀攀 攀猀猀攀 愀猀猀甀渀琀漀 渀漀 夀漀甀琀甀戀攀 攀洀 䴀愀渀愀甀猀⸀ 䐀攀 昀漀爀洀愀 搀椀瘀攀爀琀椀搀愀 攀 猀攀洀瀀爀攀 挀漀洀 挀爀琀椀挀愀猀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 漀 椀搀攀愀氀椀稀愀搀漀爀 搀漀 䌀愀渀愀氀 嘀氀漀最愀礀 愀氀挀愀渀愀 洀愀椀漀爀攀猀 瀀爀漀瀀漀爀攀猀 挀漀洀 漀 猀攀甀 愀琀椀瘀椀猀洀漀⸀ 唀琀椀氀椀稀愀渀搀漀ⴀ漀 挀漀洀漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀Ⰰ 渀猀 洀攀猀洀漀猀 愀瀀爀攀渀搀攀洀漀猀 甀洀 瀀漀甀挀漀 猀漀戀爀攀 愀猀 昀漀爀洀愀猀 瀀漀猀猀瘀攀椀猀 搀攀 甀猀漀 搀愀猀 渀漀瘀愀猀 洀搀椀愀猀 瀀愀爀愀 最攀爀愀爀 甀洀 挀漀渀琀攀切搀漀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀渀琀攀 愀漀 瀀切戀氀椀挀漀⸀ Comprovamos na prática o que é trabalhar com todas as mídias disponíveis. Aprendemos sobre como usar de forma inteligente todas as tecnologias para se comunicar sem se tornar repetitivo, produzindo conteúdo jornalístico que de fato tem potencial para atingir o público nessas plataformas.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䨀䔀一䬀䤀一匀Ⰰ 䠀攀渀爀礀⸀ 䌀甀氀琀甀爀愀 搀愀 䌀漀渀瘀攀爀最渀挀椀愀㨀 愀 挀漀氀椀猀漀 攀渀琀爀攀 漀猀 瘀攀氀栀漀猀 攀 渀漀瘀漀猀 洀攀椀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀㬀 琀爀愀搀甀漀 匀甀猀愀渀愀 䄀氀攀砀愀渀搀爀椀愀⸀ ጀ†㈀愀 攀搀⸀ ጀ†匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䄀氀攀瀀栀Ⰰ ㈀  㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀준嘀夀Ⰰ 倀椀攀爀爀攀⸀ 䌀椀戀攀爀挀甀氀琀甀爀愀⸀ 吀爀愀搀甀漀 搀攀 䌀愀爀氀漀猀 䤀爀椀渀攀甀 搀愀 䌀漀猀琀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䔀搀椀琀漀爀愀 ㌀㐀Ⰰ ㈀  㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀䤀匀吀䤀䰀䤀Ⰰ 䰀甀挀愀猀⸀ 䄀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀漀 栀漀洀漀猀猀攀砀甀愀氀 洀愀猀挀甀氀椀渀漀 渀漀猀 昀椀氀洀攀猀 ∀刀攀瀀切戀氀椀挀愀 搀漀猀 愀猀猀愀猀猀椀渀漀猀∀ ⠀㄀㤀㜀㤀⤀ 攀 ∀吀愀琀甀愀最攀洀∀ ⠀㈀ ㄀㌀⤀⸀ ㈀ ㄀㘀⸀ 㤀㈀ 昀⸀ 䴀漀渀漀最爀愀昀椀愀⸀ 䤀渀猀琀椀琀甀琀漀 搀攀 䌀椀渀挀椀愀猀 䠀甀洀愀渀愀猀 攀 䰀攀琀爀愀猀⸀ 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀漀 䄀洀愀稀漀渀愀猀Ⰰ 䴀愀渀愀甀猀Ⰰ ㈀ ㄀㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䤀䔀䰀一䤀䌀娀唀䬀Ⰰ 䰀甀挀椀愀渀愀⸀ 䌀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 攀 椀洀瀀氀椀挀愀攀猀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 渀愀 眀攀戀⸀ 䤀渀㨀 䤀䤀 䌀漀渀最爀攀猀猀漀 搀愀 匀伀倀䌀伀䴀Ⰰ 䰀椀猀戀漀愀Ⰰ ㈀  ㄀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀昀愀挀漀洀⸀甀昀戀愀⸀戀爀⼀樀漀氀⼀瀀搀昀⼀㈀  ㄀开洀椀攀氀渀椀挀稀甀欀开挀愀爀愀挀琀攀爀椀猀琀椀挀愀猀椀洀瀀氀椀挀愀挀漀攀猀⸀瀀搀昀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀  㐀⸀搀攀稀⸀㈀ ㄀㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀刀䤀䜀䤀吀䄀一伀Ⰰ 䴀愀爀椀愀 䔀甀最渀椀愀⸀ 刀攀搀攀猀 攀 挀椀戀攀爀愀琀椀瘀椀猀洀漀㨀 渀漀琀愀猀 瀀愀爀愀 甀洀愀 愀渀氀椀猀攀 搀漀 挀攀渀琀爀漀 搀攀 洀搀椀愀 椀渀搀攀瀀攀渀搀攀渀琀攀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀戀漀挀挀⸀甀戀椀⸀瀀琀⼀瀀愀最⼀爀椀最椀琀愀渀漀ⴀ攀甀最攀渀椀愀ⴀ爀攀搀攀猀ⴀ攀ⴀ挀椀戀攀爀愀琀椀瘀椀猀洀漀⸀瀀搀昀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㄀㠀 搀攀稀⸀ ㈀ ㄀㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䴀䔀䰀匀䔀刀Ⰰ 一攀椀氀 䨀⸀ 䄀 匀漀挀椀漀氀漀最椀愀 搀愀 嘀椀搀愀 䔀挀漀渀洀椀挀愀⸀ 吀爀愀搀甀漀 搀攀 䴀椀爀椀愀洀 䰀⸀ 䴀漀爀攀椀爀愀 䰀攀椀琀攀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䰀椀瘀爀愀爀椀愀 倀椀漀渀攀椀爀愀 䔀搀椀琀漀爀愀Ⰰ ㄀㤀㘀㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀