INSCRIÇÃO: | 00766 |
CATEGORIA: | RT |
MODALIDADE: | RT03 |
TÍTULO: | Programete fictício – Marli Brilhante |
AUTORES: | LUIZA SANTOS CHEDIECK MARTINS (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ); Danyllo Melo Pereira BEMERGUY (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ); Jessika Nancy Siqueira ARAÚJO (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ); Luana Carina Lisboa SILVA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ); Luiz Manoel Nazaré VILHENA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ); Miller Kaio Ferreira FARIAS (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ); Carolina Maria Martyres Venturini (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) |
PALAVRAS-CHAVE: | Empregadas Domésticas, Programete, Rádio, Representatividade, |
RESUMO | |
Criado como parte da rádio experimental "Levanta Poeira", o programete de rádio "Marli Brilhante" compõe a programação diária da estação radiofônica e consiste sempre em um relato engraçado de uma empregada doméstica. O objetivo é divertir o público-alvo, que também são as empregas domésticas, se aproximando da realidade das ouvintes. O produto em questão, protagonizado por uma personagem que se chama Marli, é de curta duração e tem caráter cômico, próximo, amigo e humanizado. Este trabalho pretende descrever a elaboração do conceito e conteúdo do programete. | |
INTRODUÇÃO | |
O curso de Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, da Universidade Federal do Pará – UFPA, por meio do Laboratório de Mídias Eletrônicas I, tem como objetivo preparar os alunos para os reais desafios do mercado de trabalho. Sendo assim, como produto avaliativo final do laboratório, as docentes Carolina Venturini e Danuta Leão propuseram aos discentes a tarefa de elaborar uma rádio fictícia, contendo as diversas modalidades publicitárias dentro do ambiente de rádio e que atue no mercado de Belém e região metropolitana. Sendo assim, o grupo autor deste presente trabalho criou a "Levanta Poeira", rádio destinada às empregadas domésticas, com a finalidade de desenvolver um conteúdo relevante e que colocasse as ouvintes como protagonistas, dando a elas espaço de fala e maior representatividade. Dentro dos diversos conteúdos criados pelo grupo, trata-se aqui de um programete radiofônico, o "Marli Brilhante". Um programete é um programa de rádio, que se caracteriza pela duração máxima de cinco minutos e por fazer parte da programação geral de uma estação. A proposta deste em questão era contar os relatos da personagem, Marli Brilhante, sobre situações cômica da rotina de uma empregada. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo descrever os processos pelos quais o grupo passou para desenvolver este produto radiofônico. | |
OBJETIVO | |
O objetivo do programa Marli Brilhante, assim como o de todos os outros que compõem a rádio experimental "Levanta Poeira", é promover um canal destinado para o público-alvo das empregadas-domésticas, visando garantir um mercado mais representativo e humanizado. A busca é, então, de ser uma rádio e, portanto, também um programete, amigo, íntimo, leve e descontraído. É visado, com o produto, acompanhar o movimento do Markenting 3.0, sugerido por Philipe Kotler (2010). A centralização e foco estratégico é direcionado para o consumidor. A busca é por compreender as necessidades desse grupo de indivíduos e compartilhar relatos e experiências, assumindo, assim, uma responsabilidade. Hoje, vemos o marketing transformando-se mais uma vez, em resposta à nova dinâmica do meio. Vemos as empresas expandindo seu foco dos produtos para os consumidores, e para as questões humanas. Marketing 3.0 é a fase na qual as empresas mudam da abordagem centrada no consumidor para a abordagem centrada no ser humano, e na qual a lucratividade tem como contrapeso a responsabilidade corporativa. (KOTLER, 2010, Introdução.) Com o caráter cômico, é intencionado tornar o discurso simples, acessível e bem humorado. Ainda que, inevitavelmente, a rádio tenha um caráter conceitual e discursivo que é político – dado a relevância social e econômica que é representada pelo público alvo e protagonista, a abordagem de todo conteúdo e a do programete busca ser a mais alegre possível. Sendo a do programete inclusive cômica. É assim que buscamos, finalmente, alcançar a ideia de um programa que é companheiro e compartilha relatos com intimidade e falando a mesma língua das ouvintes. | |
JUSTIFICATIVA | |
Segundo dados de uma pesquisa divulgada em 2016 pelo Ministério do Trabalho e Providência e IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), a partir de um recorte feito entre os anos de 2004 a 2014, o trabalho doméstico é a ocupação de 5,9 milhões de Brasileiras. As mulheres representam 92% das pessoas que possuem essa ocupação e 14% no total de ocupadas. Levando em consideração que o trabalho doméstico começa, muitas vezes, ainda na infância das mulheres, a pesquisa levou em consideração trabalhadoras a partir dos 10 anos de idade e revelou a precária situação em elas vivem: a média de estudo é de apenas 6 anos e média salarial é de aproximadamente R$ 700,00. A situação da categoria no Brasil só ganhou mais notoriedade a partir do PEC das domésticas (proposta de emenda constitucional) em 2015. Sancionada pela então presidente Dilma Rousseff, garante, dentre outras coisas, horário de intervalo para almoço, redução da carga horária aos sábados, adicional noturno e pagamento do FGTS (fundo de garantia por tempo de serviço). A escolha de abordar o tema do trabalho doméstico se deu, principalmente, pela responsabilidade social agregada a ele e por entender a relevância da criação de um produto com uma linguagem simples e leve para abordar o assunto. Também é compreendido aqui a necessidade das habilidades técnicas de escrever, produzir e editar um produto de rádio, buscando o manter como algo envolvente mesmo nos dias de hoje, onde a competitividade com outras mídias é enorme. Também é exercitado no trabalho a execução prática do que é apontado por Kotler (2010) como o Marketing 3.0. Por todo o processo é visado focalizar e centralizar o produto no ser humano, sendo um parceiro e atendo aos seus anseios e desejo. Portanto, em conclusão, a Rádio Levanta Poeira justifica o programete Marli Brilhante como uma forma de exercitar o Marketing 3.0, com foco no público-alvo das empregadas domésticas – trazendo assim uma relevância social e política ao produto, buscando a efetivação de um mercado de trabalho mais representativo. | |
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS | |
Levando em consideração as técnicas e ensinamentos recebidos durante as aulas do laboratório de onde este trabalho é proveniente, ficou a cargo dos presentes autores a elaboração do roteiro, trilha sonora, voz, gravação e edição do programete. O briefing, que havia sido entregue pelas professores responsáveis pela disciplina, orientava para que a rádio, entre outras coisas, tivesse obrigatoriamente pelo menos um programa, que correspondesse ao público escolhido pelos grupos. Primeiro estruturamos o que a rádio deveria conter, a partir disso fizemos reuniões de brainstorm, que segundo SANT'ANNA (2009, p.147) é a famosa "Chuva de ideias", termo comum na área de publicidade e propaganda referindo-se aquelas reuniões entre os integrantes da equipe para discussão de ideias de livre associação, sem preocupação com julgamentos. Em seguida, ao analisar o objetivo da "Levanta Poeira" de colocar as domésticas no protagonismo do conteúdo gerado, percebeu-se que o programete da rádio não podia fazer diferente. Então, foi definido que este programete deveria conter um protagonismo do público-alvo, atentando-se à sua realidade e rotina. Continuando com o processo de estabelecer um conceito prévio a criação do material, foi traçada uma ideia do possível, de forma bem humorada, a história de uma empregada doméstica a "Marli", que cada programa conta histórias vividas pela própria Marli. Após estabelecer o conceito e a ideia e o texto do programa, pensou-se em usar para a vinheta de abertura um ritmo popular, alegre e que conversasse com os gostos da classe trabalhadora para abertura do programete. Foi escolhido, então, o tecno melody, que é um estilo proveniente do brega de Belém. Assim, julgou-se que a vinheta de abertura da rádio nesse ritmo conversaria de uma forma coesa com o público escolhido. Com a abertura já estipulada, passou-se ao roteiro dos programas. O grupo quis demonstrar a aproximação das empregadas com a rádio, com uma linguagem mais informal, cotidiana, direta e bastante animada. Nesta composição, optou-se por simular uma pessoa cantando na terceira pessoa sobre as qualidades da doméstica a "Marli Brilhante". Em meio a discussões sobre representatividade de identidade no âmbito publicitário, o sujeito – que também é público - busca, agora, ser visto e representado em todas as mídias. Com o roteiro e a vinheta já acertados, o grupo se encaminhou ao Laboratório de Rádio do Instituto de Letras e Comunicação da Universidade Federal do Pará. Com ajuda do técnico responsável por este laboratório, foi feita a captação do áudio. Houve diversas tentativas, para eleger a melhor versão, além de ajustes na letra e no tom da canção para garantir uma maior qualidade e ritmo. Nas últimas etapas da produção da vinheta e do programete, foi realizada pelo grupo uma pesquisa na internet, através do portal de música e vídeos Youtube, para a busca do ritmo que serviu de base. Para finalizar o produto, juntou-se a voz e o ritmo no programa Sony Vegas Pro 14, atentando-se a sincronização da voz e música (no caso da vinheta) e a renderização do áudio. Renderizar significa o ato de promover a compilação e gerar o produto final de um processamento digital. Explicando de forma mais didática, se trata da totalidade da sequência de vídeos ou imagens montadas em uma linha do tempo, que precisa ser condensada em um vídeo ou áudio, podendo conter diferentes formatos e tamanhos. | |
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO | |
O Laboratório de Mídias Eletrônicas I, disciplina do sexto semestre do curso de Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, do Instituto de Letras e Comunicação da Universidade Federal do Pará tem como produto avaliativo final a produção de um programa seriado de rádio. Para isso, os alunos são separados em diferentes grupos para realizarem um projeto que pudesse ser aplicado na realidade do mercado de Belém e região metropolitana. No briefing constava a exigência de cada grupo produzir uma rádio contendo todas suas as modalidades publicitárias, de tema livre e duração mínima de 15 (quinze) minutos. Para atender estas demandas, o grupo optou por realizar uma rádio destinada às empregadas domésticas, com um conteúdo que abordasse vários dos universos que elas estão inseridas, com um tom amigável e empoderador. Toda a programação foi desenvolvida com uma linguagem descontraída, divertida e leve, com uma redação e locução de fácil compreensão, além de bordões e trocadilhos referentes ao dia-dia de uma doméstica. O público primário está entre 30 e 39 anos, moradoras da periferia e que trabalham nos centros da cidade e Belém e região metropolitana. São mulheres com um estilo de vida modesto, da classe C e D que buscam estabilidade financeira e crescimento profissional, além de informação sobre seus direitos e representatividade, assuntos sobre as outras atividades e núcleos da vida delas, como família, amigos, gerenciamento do lar, violência, desafios do dia-a-dia, saúde, lazer, bem-estar físico e emocional etc. O conteúdo é construído junto com as empregadas domésticas que não apenas ouvem, mas também constroem do conteúdo junto com a rádio. Foi produzida um programete de 1 minuto. Dentre diversas produções criadas para a rádio, foi desenvolvido um programete com o nome Marli Brilhante, que é o aqui apresentado. Como é característico do tipo de produto, o roteiro é curto e dinâmico. Nesse caso do Marli Brilhante, assume-se o gênero de entretenimento cômico. André Barbosa Filho, em sua síntese de redação de texto, destaca que para esse tipo de produto se faz necessário que o redator seja objetivo e eficiente em sua missão de comunicar. "Também conhecido como "drops", ou ainda mais inapropriadamente, clips de áudo, (...) Sua estrutura, ágil e dinâmica pressupõe o poder de síntese de quem escreve, sua fluência e objetividade." (FILHO, 1996, p 78). O nome do programa é composto por duas palavras, "Marli" e "Brilhante". "Marli", na ocasião, é um nome próprio e é o nome da própria personagem locutora. "Brilhante" é um adjetivo que é principalmente usado para designar algo lustroso e notável. Mas a palavra também assume o sentido de designar alguém muito inteligente e notável, como "aquele que brilha". Narrado em primeira pessoa por uma empregada doméstica, o programa é rápido e sempre conta uma história curta e que busca ser engraçada. As narrativas giram sempre em torno do ambiente de trabalho da trabalhadora doméstica. "Brilhei" é o bordão constante da personagem, que fala sempre em tom coloquial e descontraído. O programa conta uma abertura que é composta por uma locução anunciando o início do programa e uma vinheta cantada em voz feminina. A seguir, o roteiro de abertura do programete: LOCUÇÃO: Você está ouvido na rádio Levanta Poeira… VINHETA: Marli Brilhante, bem radiante, sempre contente, a melhor empreguete! Vraaah! Para a rádio desenvolvida para o Laboratória de Mídias Eletrônicas I, foram desenvolvidos e executados dois roteiros do Marli Brilhante. O primeiro faz piada sobre o nome dos cachorros das patroas, e o segundo relata uma situação de desastre da Marli em seu ambiente de trabalho. Os dois são expostos e descritos a seguir. Roteiro I: Aaai, a Cleide começou essa semana lá na casa da patroa, e falou pra gente ser amigas e que queria saber mais de mim. Só que eu tava sem paciência. Eu precisava fazer o almoço e também estava morreeendo de fome. Mas fiz a linha simpática e aceitei conversar. Aí ela começou: Me diz uma cor: goiaba. Uma novela: chocolate com pimenta. E Uma música: Raposa e as uvas. Um signo: peixes. Ta, e uma Celebridade: Marília Pêra. Que Deus a tenha! Uma parte do corpo: o coração. Me diz Um sonho: recheado de doce de leite. Um filme: tá chovendo hambúrguer. Um produto de limpeza: sabão de coco. Uma cidade: Bauru. Agora Uma banda: Farofa Carioca. Uma frase: Tem muita mabel se achando marilan. Pra acabar Um prato favorito: o prato fundo! Roteiro II: Dizem que pobre tem mania de inventar nome engraçado, mas já repararam nos nomes de cachorro de gente rica? A cachorra da Dona Berenice se chamava Chanel. Onde já se viu colocar nome de corte de cabelo em cachorro? Mas a melhor foi minha patroa chinesa. Ela sempre chamava o cachorrinho "Tulugo, tulugo". E eu só na minha: que diabo é Tulugo?. Aí uma vez fui perguntar pra patroa: Patroa, o que significa Tulugo? E ela nem entendeu e eu continuei: sim, tulugo, o cachorro. Aí ela rindo falou: "naaao, o nome é Vitor Hugo". Ahhh, Vitor Hugo. Aí eu não me aguentei, a gente morreu de rir juntas. Mas continuei chamando o cachorro de Tulugo porque onde já se viu cachorro com nome de gente? Eu hein! Roteiro III: Era casamento da minha patroa e tava tudo uma correria! eu fui passar o vestido de noiva pra deixar impecável. Mas era tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo, gente chegando na casa, eu precisando abrir a porta, oferecer água e café... quando dou por mim, esqueci o ferro quente em cima do vestido da patroa! EU QUASE MORRI. Peguei meu celular, conectei no Wi-Fi da patroa e comecei a pesquisar modos de tirar o queimado. Só decepção! Não tinha mais jeito. Só cortando a parte queimada. Mas como eu brilho, e não fiz curso de corte e costura a toa, cortei a parte queimada e costurei o vestido como se nada tivesse acontecido. Até hoje a patroa não sabe. Brilhei! Após o roteiro, o grupo realizou as gravações do programa no Laboratório de Rádio da Universidade Federal do Pará. A aluna Victória Ribeiro, estudante do 6º semestre do curso de Jornalismo da UFPA foi responsável pela narração da Marli Brilhante, sobre direção da equipe responsável pelo trabalho e pelo vigente artigo. Também sobre a direção do grupo, a vinheta foi cantada pela também aluna do 6º semestre de Publicidade e Propaganda da UFPA, Camila Queiroz. Após o período de gravações, a equipe fez a edição e finalização dos vídeos no programa Sony Vegas Pro 14. Os programas podem ser ouvidos nos seguintes links: https://soundcloud.com/miller-farias-80942233/marli-01 - https://soundcloud.com/miller-farias-80942233/marli-02 - https://soundcloud.com/miller-farias-80942233/marli-03 | |
CONSIDERAÇÕES | |
Considerando a descrição completa do produto, trabalho e processo de criação, fica claro a importância não só comunicacional, mas social do programete Marli Brilhante. As questões abordadas vão além da técnica, elas consideram aspectos políticos relevantes para o que o grupo considera uma melhora necessária no caminho do amadurecimento do mercado de trabalho. A decisão dessa abordagem foi pela definida pelo desejo da Rádio Levanta Poeira de atender os anseios e buscar representar um público escolhido que é muito expressivo na sociedade, mas que ainda é pouco lembrado pelas mídias. Tudo isso é feito sem deixar de considerar as técnicas radiofônicas, buscando ser envolvente e competitivo em um tempo onde novas mídias tecnológicas surgem a todo tempo. Por fim, a equipe acredita ter alcançado sua missão de criar um produto publicitário radiofônico, em formato de programete, com um diferencial não apenas técnico, mas principalmente conceitual. | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS | |
FARRARETO, Luiz Arthur. Rádio: teoria e prática. São Paulo: Summus, 2014. RAMOS, Rogério. Brainstorm. Portal Info Escola. Disponível em: REIS, C. Os formatos de anúncio publicitário no rádio: Proposta de classificação dos diferentes tipos de patrocínio. Líbero, v. 13, n. 26, 2010. ROSCHEL, Renato. Almanaque. Portal Almanaque UOL. Disponível em: KOTLER, Philip. Marketing 3.0: As forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humado. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010 – 4ª impressão.㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀 |