ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00768</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RT05</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Criação Publicitária: a criatividade é um dom ou pode ser desenvolvida?</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;MAILSON LIMA SILVA (FACULDADE UNIRON); ALEXANDRE LÚCIO FERNANDES (FACULDADE UNIRON); DIÓGENES QUEIROZ RIBAS (FACULDADE UNIRON); WILLAMES JOSÉ DA SILVA (FACULDADE UNIRON); IVO MATEUS MUGRABI (FACULDADE UNIRON); ADRIANA ZANKI CORDENONSI (FACULDADE UNIRON); VALÉRIA MEDINA VILAÇA (FACULDADE UNIRON); MAURO CÉSAR DA ROCHA POMPEO (FACULDADE UNIRON); FLÁVIO PLUHAR MIYATA (FACULDADE UNIRON); SUÉLLEN LEMOS (FACULDADE UNIRON)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Publicidade, Canal de vídeos, YouTube, Criação publicitária, Criatividade</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Atualmente, um dos meios mais utilizados para adquirir conhecimento são os vídeos on-line. E uma das plataformas mais acessadas e usadas para compartilhar conteúdos audiovisuais é o YouTube. Sendo assim, como forma de integrar as disciplinas Criação Publicitária, Planejamento em Publicidade e Propaganda, Produção Audiovisual, Produção Gráfica e Redação Publicitária, o seguinte estudo teve como objetivo a produção de um vídeo com tema relacionado à publicidade, para o Canal no Youtube Mundo Publicitário. A finalidade foi a difusão de conhecimento, apresentando as características e curiosidades da área publicitária aos estudantes e profissionais da área afim, bem como o público em geral. Para tal, foi feito briefing, planejamento, e seguido todas as etapas para a produção do vídeos, desde a pré-produção até sua finalização e publicação.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A cada dia, conteúdos são produzidos para serem acessados por meios digitais, visto que o acesso à internet, por dispositivos móveis, tem aumentado exponencialmente. A rotina digital tem transformado a vida dos brasileiros, pela praticidade e o acesso instantâneo que as ferramentas oferecem a conteúdos de interesse. Um dos meios mais utilizados para adquirir conhecimento são os vídeos on-line, justamente por mesclar imagem e som, o que gera mais credibilidade ao que está sendo passado. E uma das plataformas muito utilizadas para compartilhar conteúdos audiovisuais é o YouTube. O canal  Mundo Publicitário surgiu com o intuito de apresentar didaticamente, através de vídeos criativos e interessantes, as características e curiosidades do mercado publicitário, tornando-se, assim, um espaço estratégico de divulgação do curso de Publicidade e Propaganda da UNIRON. É um curso que estimula a capacidade criativa e instiga o aluno a buscar soluções estratégicas e comunicação. Um dos elementos que caracteriza a linguagem da publicidade é a persuasão, tendo como objetivo convencer alguém, criando assim uma imagem boa do produto/serviço. Para isso é preciso criatividade para criar algo inovador e encantador, de modo que atraia as pessoas até o produto, buscando estratégias para enfim chegar ao objetivo que é vender a ideia ou algo. Planejando muito bem cada etapa de criação, elaborando pesquisas sobre os consumidores e produto para atingir o objetivo. O seguinte trabalho reconstitui os passos utilizados para a produção do vídeo  Criação Publicitária: a criatividade é um dom ou pode ser desenvolvida? , do canal  Mundo Publicitário , plataforma digital do curso de Publicidade e Publicidade da UNIRON, que abriga vídeos acadêmicos. O vídeo tem o intuito de impactar adolescentes que ainda não ingressaram na Faculdade, acadêmicos da área de Comunicação Social, profissionais da área e simpatizantes.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Objetivo Geral Criar um vídeo sobre  Criação Publicitária para o canal de vídeo no YouTube  Mundo Publicitário , então criado pela turma do 4º período de Publicidade da Faculdade Uniron. Objetivos Específicos " Abordar de forma concisa e descontraída os aspectos e etapas que envolvem a criação publicitária, demonstrando o roteiro e os elementos que constituem uma boa criação de peças e campanhas publicitárias, de forma a reiterar sua importância para as marcas e os consumidores; " Falar sobre os tipos de campanhas publicitárias; " Citar os canais de comunicação envolvidos nas ações publicitárias; " Divulgar projetos publicitários que trabalhem a acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência visual ao mundo publicitário. Metas " Conquistar 30% do público que se interessa por publicidade para que assistam o canal; " Despertar 40% do interesse do público pela área de criação publicitária; " Aumentar em 50% o interesse pelo curso de Publicidade & Propaganda da Uniron; " Obter 50 inscritos; " Alcançar mais de 500 visualizações. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente estudo integrou as disciplinas do 4° período do Curso de Comunicação Social  habilitação em Publicidade e Propaganda: Criação Publicitária, Planejamento em Publicidade e Propaganda, Produção Audiovisual, Produção Gráfica e Redação Publicitária. Em cada semestre é aplicado o projeto interdisciplinar, envolvendo as disciplinas do período cursado, servindo como processo avaliativo, possibilitando que os alunos possam unir a teoria com a prática estudados em sala de aula. A intenção do vídeo foi de, além de atender o projeto interdisciplinar, ser uma estratégia para divulgar o curso de Publicidade e Propaganda aos estudantes do ensino médio, acadêmicos e profissionais da área afim, bem como o público em geral interessado neste assunto. Apesar do crescente aumento de pessoas interessadas na profissão, em Rondônia ainda há pouca procura. A área da publicidade é bastante abrangente. Permite inovar, criar e fazer com sua criatividade influencie outras pessoas. O curso também permite o estudo e conhecimento de diversas outras áreas, como tecnologia, arte, antropologia, psicologia etc. Com o crescimento das mídias sociais, as possibilidades para a área da publicidade são infinitas. O YouTube é uma plataforma de amplo acesso, uma das mais reconhecidas e utilizadas, ideal para compartilhamento de vídeos na internet com conteúdos interessantes e relevantes para a sociedade, também é um dos meios mais fáceis e acessados por quem procura conhecimento de forma prática e rápida, pois vídeos on-line utilizam imagens e sons, o que gera mais credibilidade ao que está sendo passado. Segundo uma pesquisa (Video Viewers 2015) do Google Brasil em parceria com a Provokers, e Brand Building on Mobile, com a Research Reds, o YouTube é o site mais utilizado pelos brasileiros para assistir vídeos. A pesquisa aponta também que dentre 69% das pessoas que assistem vídeos na internet, 95% delas acessam o YouTube para tal fim. Também se tornou uma importante ferramenta de divulgação e ações de marketing. É a rede que mais cresce e ganha espaço entre os internautas, além de ser uma ferramenta gratuita. Dantas (2016) explica que a palavra  youtube foi feita a partir de dois termos da língua inglesa:  you , que significa  você&#770; e  tube , que provém de uma gi&#769;ria que muito se aproxima de  televisão . Em outras palavras, seria a  televisão feita por você . Com essa premissa, cada vez mais pessoas, além de assistirem, passam a depositar vídeos na plataforma, inclusive, empresas de diversos segmentos criam canais para aproximarem-se do consumidor, e produzir conhecimento. Segundo pesquisa feita pela Cisco (2016), o consumo de vídeos on-line representará, até 2019, 85% de todo o uso da internet O desenvolvimento de atividades do gênero, são de extrema importância acadêmica para os alunos, por permitir a vivência prática da vida profissional de um publicitário, envolvendo desde o planejamento, criação e a produção final, baseados em todo conhecimento teórico recebido. Em projetos como esse, são colocados em prova as habilidades percebidas de cada aluno no decorrer das aulas do período cursado, tornando-os encorajados e motivados a conhecer e exercer as técnicas de produção audiovisual na prática.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Briefing e Planejamento Para a criação de um canal de vídeo institucional, para o curso de Publicidade e Propaganda da UNIRON, foi elaborado primeiramente um briefing , onde situamos a Faculdade Uniron como cliente, bem como o posicionamento e histórico do curso no mercado. Com a definição dos objetivos, o grupo fez uma análise de canais concorrentes que abordam a mesma temática, o ambiente digital sob a perspectiva potencial dos canais da Instituição e do curso de Publicidade e Propaganda, além de traçar bem o público-alvo pretendido pelo vídeo. Foi pensado nas estratégias quanto à divulgação e o tom da comunicação; o briefing deu a direção necessária para a definição das características a serem estudadas, bem como os temas possíveis de serem tratados dentro do ramo da publicidade, além ainda, da formulação de um plano de ação que conduzisse o desenvolvimento correto do vídeo. Com a premissa de divulgar o curso, hospedando vídeos com a temática publicitária, o tema escolhido para a seguinte vídeo, foi  Criação Publicitária , dando especial enfoque para a criatividade, característica inerente ao mundo da publicidade. Em seguida foi elaborado o planejamento do vídeo. Esse passo consistiu na preparação de ações estratégicas, organização e estruturação dos objetivos a serem traçados para a preparação e gravação do vídeo. Esta é uma etapa essencial no processo, conforme afirma Lupetti (2010, p. 27)  É um processo contínuo, organizado e sistemático, capaz de fornecer elementos de julgamento para o futuro, de forma a tomar decisões que minimizem riscos . Visto que o acesso à internet, por dispositivos móveis, portáteis ou de mesa, tem aumentado exponencialmente, o plano de ação permitiu analisar o ambiente digital e identificar o potencial do compartilhamento de vídeos on-line, sobretudo via YouTube, e os formatos mais populares entre os usuários. Para conduzir a produção com o mínimo de erros, o plano mapeou, as forças, ameaças, fraquezas e oportunidades da plataforma YouTube e do Canal Mundo Publicitário, trazendo elementos que contribuíram na definição e fundamentação dos objetivos e das melhores estratégias para a criação do produto audiovisual. Em adição ao planejamento, foi realizado uma pesquisa com questionário qualitativo e quantitativo, junto a possíveis usuários do canal. A pesquisa serviu para auxiliar na tomada de decisões e no estabelecimento de estratégias em diversos aspectos do vídeo, como o tempo de duração, a qualidade, o conteúdo e a linguagem. Permitiu conhecer melhor o público-alvo, e ajudou na preparação, organização e estruturação do vídeo sobre criação publicitária, diminuindo assim a margem de erros nas tomadas de decisões. Roteiro e tom da apresentação A escolha do tema e a delimitação do assunto a ser tratado no vídeo, elementos definidos em sala de aula, possibilitaram ao grupo traçar metas mais precisas quanto à produção do mesmo. Para um planejamento eficiente, que busca otimizar o tempo e gere menos custos de filmagem, foi elaborado um roteiro para o vídeo, para que eles fossem preparados de modo adequado. O roteiro foi pensado para oferecer uma condução mais assertiva durante as filmagens, assumindo uma linguagem despojada e leve, instigando, de modo a atrair um público curioso e interessado por temas acadêmicos e da área de publicidade e propaganda. Para direcionar a filmagem de um filme ou qualquer outro produto audiovisual, o roteiro é um elemento-chave, pois, segundo Jean-Claude Carrière (apud RODRIGUES, 2007), é a partir dele que se decide o filme. O roteiro seguiu o estilo de pauta e script. De acordo com Miranda (2014), a pauta age como um guia para a apresentação não se esquecer do assunto, através de tópicos, ideal para quem pretende abordar vários assuntos. E o script permite definir como a informação é passada, detalhando o cenário e falas, e a forma como é transmitida. Os dois foram peças fundamentais na condução da gravação, da direção, dos apresentadores e as escolhas técnicas de ângulos e cenas. O vídeo causa impacto, por mesclar imagem e áudio, mas a palavra é que tem o poder de persuasão, que conduz a mensagem e o entendimento do receptor (FIGUEIREDO, 2005). Como o objetivo do vídeo é persuadir, apresentar a área de Publicidade e gerar interesse, demanda pelo curso de graduação da Faculdade Uniron, foi dado atenção especial à linguagem da apresentação, dando um tom leve, descontraído e jovial, de maneira a facilitar o entendimento do público jovem. Gravação dos vídeos Após o roteiro aprovado, o grupo passou para a etapa de produção da filmagem. Segundo Rodrigues (2007), a produção  é o período que envolve a filmagem propriamente dita, ou seja, a captação do som, das cenas descritas no roteiro, envolvendo os atores principais sob a supervisão do diretor . É a junção de todas as fases de preparação, da gravação até sua finalização. Para que a filmagem ocorra corretamente, minimizando as chances de algo dar errado, foram respeitadas três fases distintas, que segundo Rodrigues (2007), envolvem toda produção audiovisual: a Pré-produção (preparação e pré-produção); Produção (gravação) e Pós-produção (desprodução e finalização). Essas etapas permitiram às equipes elencar os procedimentos e os recursos necessário para o dia da gravação, bem como a correta filmagem e edição do produto audiovisual. A gravação do vídeo para o Canal Mundo Publicitário foi em locação cedida, fora da instituição, porém contando com os equipamentos da instituição e a presença do professor orientador. Para conferir estética, estilo e profissionalismo aos vídeos, bem como uniformidade à comunicação, foram aplicadas as técnicas e a linguagem cinematográfica dos planos, ângulos e movimentos de câmera. Bem aplicadas, as técnicas de filmagem permitem dar ritmo e estilo ao vídeo, clareza e valor dramático às cenas, ressaltando a emoção e o lado psicológico, de maneira a atingir o espectador (MARTIN, 2013). As etapas da gravação, foram respeitadas, possibilitando a grupo um desenvolvimento adequado, dentro do planejamento contemplado na pré-produção.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Endereço web do Canal e do Vídeo O canal  Mundo Publicitário Uniron encontra-se hospedado no seguinte endereço: https://www.youtube.com/MundoPublicitárioUniron e o vídeo no seguinte endereço: https://youtu.be/5QHcOzp64E8. Vídeo Criação Publicitária Além de todas as etapas citadas no capítulo anterior, que abrangeu o briefing, planejamento, pesquisa e roteirização, o processo de produção do vídeo continuou com o planejamento quanto ao dia da gravação com as necessárias decupagens de pré-produção. Em reunião, o grupo conversou sobre as possíveis datas disponíveis que o orientador ofereceu. Em comum acordo, a escolha pelo dia foi decidida por um sábado, no período matutino. Em seguida, o grupo começou a levantar questões de cenário, possíveis locações e o estilo a ser adotado, que alinhasse ao planejamento e roteiro. Por conseguinte, foi feito uma discussão sobre quem faria a apresentação, se seria apenas um apresentador ou dois. Por fim, optou-se por dos apresentadores, já levando em consideração a dinâmica que o vídeo exigiria, o tema e o roteiro em si. Os apresentadores foram escolhidos logo após esta questão. A escolha dos dois integrantes do grupo foi baseada nas características que ambos continham, o humor, a extroversão e a facilidade de oratória. A próxima etapa do processo consistiu na definição das demais funções de cada integrante durante a filmagem, que consista em direção geral, som, câmera, apoio e iluminação. Seguiu-se assim com a escolha da direção artística, da construção de cenário, na definição da vestimenta dos apresentadores e dos demais integrantes, e a correta disposição dos instrumentos de gravação, de movo que seguissem o roteiro técnico, possibilitando a execução dos ângulos e as cenas projetadas. O vídeo sobre o tema Criação Publicitária foi gravado no dia 21 de maio 2016, das 8h às 17h, em um escritório de arquitetura, locação cedida pelo proprietário. Ao chegar, a equipe começou a fazer a checagem dos itens a serem utilizados para a gravação, começou a arrumar os cômodos conforme o planejado, primeiramente fotografando o recinto, e depois retirando os itens do lugar. O objetivo seria para que depois do fim da gravação o escritório fosse arrumado da mesma forma como o grupo encontrou. Sendo assim, foram utilizados dois cômodos do ambiente, a recepção e a sala de reunião. A recepção foi o lugar utilizado para gravar a cena de fechamento do vídeo, cena em que os apresentadores dão os recados finais e despedem-se do público. A sala de reunião foi readaptada para torna-la o cenário adequado para o restante da gravação. O ambiente contava com estante em azul e uma faixa da parede amarela, com uma TV de led. O cenário foi redecorado com a inclusão de objetos da equipe, como livros, action figures, um globo, artigos antigos etc, com o intuito de parecer uma sala de reunião de uma agência, onde acontecem o brainstorming . A escolha do cenário e decoração, foi feita respeitando o briefing do canal, da marca e, sobretudo, do tema do vídeo: Criação Publicitária. Reunidos os integrantes da equipe e com a presença do prof. líder do projeto, foi dado início às gravações às 9h, após o café da manhã e da preparação dos materiais. Foi utilizada uma câmera Canon T5i com uma objetiva de 18  135mm, que possibilita fazer gravações em full hd, oferecendo uma melhor qualidade de vídeo. Foi utilizado também iluminação artificial para uma melhor captação das imagens, com o uso de três fontes de luzes, sendo duas principais frias (led) e uma de preenchimento quente (incandescente). A linguagem fílmica empregada foi baseada nos planos que mais agradam ao público, conforme afirma Miranda (2015). Sendo assim, utilizou-se um plano conjunto fechado numa altura média e com o ângulo frontal sem movimentos de câmera. Em um cenário montado conforme o planejamento, os apresentadores utilizaram-se de uma linguagem bem descontraída para uma melhor recepção do público-alvo do canal. A gravação iniciou com a cena final do vídeo, realizada na recepção do lugar. O cenário contou com carpete e duas cadeiras de luxo. Os apresentadores ficaram sentados e à vontade. A cena contou com plano conjunto fechado, e iluminação suave, aproveitando o visual claro e leve do lugar. Em seguida, toda a equipe se reuniu na sala de reuniões para gravar uma cena para inserção, cena em que o brainstorm é explicado, dramatizando como seria as discussões em uma agência de verdade. Por fim, a sala foi arrumada para a filmagem das cenas principais, o início, em que os apresentadores dão às boas-vindas ao canal e se apresentam, além das cenas onde eles desenvolvem o tema escolhido para o vídeo. A penúltima cena conta com um bloco descontraído, em que eles abrem biscoitinhos da sorte com frases publicitárias. A última cena gravada foi a cena de abertura, que consta nos primeiros cinco segundos do vídeo, que é a chamada para a vinheta e início do vídeo Concluída a gravação, a equipe passou para a fase da desprodução, em que todos os itens utilizados na filmagem foram reunidos e guardados para serem devidamente devolvidos aos donos, e em seguida os cômodos da locação foram arrumados e deixados da mesma maneira como foram encontrados. A última etapa contemplou a pós-produção. Esta etapa contou com a finalização e edição final do vídeo. As cenas gravadas foram escolhidas pelo grupo. E logo após, com o uso do programa Sony Vegas, as cenas foram reunidas para receberem tratamento adequado. A montagem, sob orientação do diretor geral e do professor orientador foi realizada respeitando o roteiro técnico. Este tratamento cuidou da mesclagem do som com vídeo, bem como a remasterização e sincronização do som das cenas. A montagem foi sendo afinada, com os devidos cortes, de maneira a proporcionar melhor aproveitamento e síntese do vídeo. A edição contou com a inserção da vinheta, das transições de cena, dos efeitos de som e dos lettering, legendas ao longo do vídeo. O vídeo conta com 4:46 de duração, e apresenta de forma didática  e sucinta  os processos para a criação publicitária e os tipos de campanhas.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">A pesquisa proporcionou aos alunos o desenvolvimento intelectual nas diversas áreas na atuação publicitária, dando vivência desde o atendimento, planejamento de mídia, criação, produção e veiculação usando a Plataforma do Youtube. O processo de criação e desenvolvimento do projeto possibilitou a imersão na prática dos conteúdos. Exercer a criatividade na elaboração de um produto audiovisual, trabalhando temas, conceitos, entre outros. A cada semana uma nova etapa foi sendo concluída. Todas as decisões eram tomadas em equipe onde todos poderiam dar sugestões e opinar, criando uma experiência em grupo e vivência social. A elaboração e gravação dos vídeos para a plataforma Youtube foi uma grande novidade para alguns alunos. Dimensionar toda a rotina para uma gravação, desde a pré-produção, criação de roteiro, o manuseio dos equipamentos, as filmagens em si e a pós-produção lançou um novo olhar para a área de produção audiovisual que, ao mesmo tempo em que se mostra uma tarefa árdua, torna-se muito prazerosa ao constatar o produto final. Cada etapa pôde revelar aos alunos um interesse de atuação nas diversas áreas exercidas da Publicidade e Propaganda, por meio da sua identificação pessoal com as funções delegadas, dando mais esclarecimento de possíveis nichos que foram abrangidos no desenvolvimento deste projeto, mostrando em prática sua futura profissão. Em termos de resultado, após a publicação do vídeo, as metas de inscrição e visualizações foram alcançadas. Em uma semana o canal contou com 78 inscrições e hoje consta com aproximadamente 240 inscritos. O vídeo ultrapassou a meta de 500 visualizações, e atualmente se encontra na faixa de 1,4 mil visualizações, sendo 88 curtidas e apenas 1 negativação. Espera-se que o vídeo sirva, não apenas para informar e levar conhecimento ao público, mas também atrair interessados na área da publicidade e para o curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade UNIRON.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">Como criar um canal no YouTube. CCM Brasil. Mar. 2016. Disponível em: <http://br.ccm.net/faq/18630-como-criar-um-canal-no-youtube> Acesso em: 27 mar. 2016.<br><br>COUTINHO, Maria Laura. Audiovisuais: arte, técnica e linguagem. Brasília: Universidade de Brasília, 2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/profunc/11_audiovisuais.pdf> Acesso em: 13 jun. 2016<br><br>DANTAS, T. "Youtube"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/informatica/youtube.htm>. Acesso em 01 de maio de 2016<br><br>FARINA, Modesto; PEREZ, Clotilde; BASTOS, Dorinho. Psicodinâmica das cores em comunicação. 5. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2006.<br><br>FIGUEIREDO, Celso. Redação Publicitária: sedução pela palavra. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.<br><br>GOMES, Isabela Motta. Manual como elaborar um Plano de Marketing. Belo Horizonte: SEBRAE/MG, 2005.<br><br>LÔBO, Mateus. Autoridade online: Por que criar um canal no YouTube. 10 set. 2014. Disponível em <http://marketingcomdigital.com.br/autoridade-online-criar-canal-youtube/> Acesso em: 27 mar. 2016<br><br>LUPETTI, Marcélia. Planejamento de comunicação organizacional: uma releitura da estrutura, enriquecida pelos modelos de análise de marketing. 2010. Tese (Doutorado em Interfaces Sociais da Comunicação) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-02082010-183222/>. Acesso em: 09 jun. 2016.<br><br>Marcas investem 60% mais em vídeos do YouTube e veem audiência crescer 47%. Canaltech. 21 jul. 2015. Disponível em: <http://corporate.canaltech.com.br/noticia/youtube/marcas-investem-60-mais-em-videos-do-youtube-e-veem-audiencia-crescer-47-45547/> Acesso em: 27 mar. 2016.<br><br>MIRANDA, Sancler. Youtuber Destaque. 2014.<br><br>MUSBURGUER, Robert B. Roteiro para mídia eletrônica. Tradução Natalie Gerhardt. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.<br><br>Pesquisa revela a intimidade dos brasileiros com o YouTube. Think with Google. Nov. 2015. Disponível em: <https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/articles/intimidade-dos-brasileiros-com-youtube.html> Acesso em: 27 mar. 2016.<br><br>PREDEBON, José (org.) Propaganda: profissionais ensinam como se faz. São Paulo: Atlas, 2000.<br><br>RODRIGUES, Cris. O Cinema e a produção. 3.ed. Rio de Janeiro: Lamparica, 2007<br><br>SAMPAIO, Rafael. Propaganda de A a Z: como usar a propaganda para construir marcas e empresas de sucesso. 2. ed. São Paulo: Campus, 2009.<br><br>White paper: Cisco VNI Forecast and Methodology, 2015-2020. 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