ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00772</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT06</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp; Vem pro meu mundo : descubra o publicitário que há em você .</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Alex Carlos Ferreira de Lima (Faculdade Interamericana de Porto Velho - UNIRON); Anderson da Silva Souza (Faculdade Interamericana de Porto Velho - UNIRON); Gabriela Amorim Carneiro (Faculdade Interamericana de Porto Velho - UNIRON); Gilma Santos de Oliveira (Faculdade Interamericana de Porto Velho - UNIRON); Josiane Herrera Alves da Cunha (Faculdade Interamericana de Porto Velho - UNIRON); Luciana do Nascimento (Faculdade Interamericana de Porto Velho - UNIRON); Luana Vogel (Faculdade Interamericana de Porto Velho - UNIRON); Matheus de Oliveira Bispo (Faculdade Interamericana de Porto Velho - UNIRON); Wiliane Neres da Crus (Faculdade Interamericana de Porto Velho - UNIRON); Juliana Oliveira Neves (Faculdade Interamericana de Porto Velho - UNIRON); Adriana Zanki Cordenonsi (Faculdade Interamericana de Porto Velho - UNIRON); Maria Angela de Lima Dummel (Faculdade Interamericana de Porto Velho - UNIRON); Mauro Cesar da Rocha Pompeo (Faculdade Interamericana de Porto Velho - UNIRON); Suellen Lemos (Faculdade Interamericana de Porto Velho - UNIRON); Viviane Cristina Camelo (Faculdade Interamericana de Porto Velho - UNIRON)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Avatar, Campanha Digital, Ilustração, Target, Perfil</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O Projeto Interdisciplinar 2016.2, propôs aos estudantes do 3º e 4º período de Publicidade, que fizessem a divulgação do canal do youtube  Mundo Publicitário Uniron através de uma campanha digital integrando as cinco disciplinas do semestre; Criação Publicitária, Planejamento em Publicidade e Propaganda, Produção Gráfica e Redação Publicitária I e tendo como embasamento teórico no livro "Neuromarketing, aplicado a Redação Publicitária , sendo assim foi elaborado a campanha digital:  Será que dá Match? , criada através da elaboração do Briefing e aplicação de pesquisa para identificação do público alvo, isto é, jovens que estavam prestes a ingressar no ensino superior. Com o objeto de gerar a empatia do target foram produzidos 10 avatares dos integrantes para que o público pudesse se identificar com as características dos perfis e optassem pelo curso de Publicidade e Propaganda.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este trabalho fora elaborado como requerido das disciplinas que compõe a grade do quarto período, como forma de integrar as disciplinas de Produção Audiovisual, Criação Publicitária, Planejamento em Publicidade e Propaganda, Produção Gráfica e Redação Publicitária I, tendo como objetivo o planejamento de uma campanha digital, para divulgação do canal: Mundo Publicitário Uniron. O planejamento digital desenvolvido teve o intuito de impactar e atrair o público-alvo, que no caso eram os jovens que estavam ingressando no ensino superior. Com a finalidade de chamar a atenção de novos alunos, a campanha investiu na criação de avatares dos 10 integrantes do grupo, dando destaque as características que se encaixam num perfil de publicitário, que são diversos, para que o target se identificasse e assimilasse o curso de publicidade e propaganda para sua possível escolha de graduação. Os resultados desta campanha digital foram divulgados em fanpage do Facebook, Instagram da agencia Jr. da faculdade (UCOM) e demais páginas do curso (CACAREJAÇO E UNIRON), no site Rondônia ao vivo, além dos compartilhamentos de cada integrante do grupo nas redes sociais pessoais. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O desenvolvimento dos avatares para a campanha  Será que dá Match teria como objetivo atrair estudantes do ensino médio, com o propósito de gerar interesse pelo curso de publicidade e propaganda. Tendo como base os integrantes do grupo, foram desenvolvidas ilustrações de seus respectivos perfis publicitários, com a intenção de inseri-los nas redes sociais de forma que o target se identificasse com as características destacadas. Após a pesquisa quantitativa e qualitativa realizada pelo grupo, observou-se que o Facebook e o Instagram são as plataformas mais utilizadas pelos jovens na faixa etária de 16 a 20 anos. Além do mais, as ilustrações seriam uma espécie de link com o curso, no qual os alunos do ensino médio iriam se identificar com algum desses perfis publicitários, que entre eles estão o Geek (é a pessoa que tem afinidade intelectual e tecnológica), Tímido, Inteligente e Comunicativo. Sendo assim, os cards foram elaborados com layouts convencionais ao aplicativo de relacionamento que tem maior semelhança entre os estudantes: o Tinder, estimulando a associação do perfil do estudante de publicidade com o target, tentando persuadir o público-alvo num possível acadêmico do curso. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Buscando conhecer o público-alvo, no dia 07 de outubro, foi aplicado um questionário com 21 perguntas aos alunos que estão concluindo o ensino médio com o objetivo de apurar as seguintes preferências: tipo de canais, tempo de vídeo, futuros cursos de graduação, entre outras questões que podem indicar ao trabalho, com o que o público está habituado e o que chamaria sua atenção. A pesquisa foi aplicada com 100 estudantes de escolas públicas e particulares na cidade de Porto Velho/RO. De tal forma, foi constatado que o público-alvo desconhece o curso de Publicidade e Propaganda, não sendo assim, uma opção para graduação do target, o que justifica o baixo índice de ingressão na área nos últimos semestres. Pelo fato de que os novos alunos para o curso, em sua maioria, estarão saindo do ensino médio, foi chegada a escolha do uso de uma temática jovem, usando da linguagem informal, assim como o público alvo predomina, até como a imagem que cada perfil exibe. Portanto, usou-se a divulgação em mídias digitais, onde os jovens estão mais presentes, durante muitas horas do dia, além de um layout mais despojado e colorido, que chame a atenção do olhar mais teen. Além disso, na composição das peças, junto à ilustração, acompanham-se as características dos personagens, onde faz mais menção ao mundo jovem, como o fato do perfil publicitário ler livros, assistir séries e filmes, ser geek, conhecido como uma tribo social jovem. Sendo assim, foi elaborada a campanha digital:  Será que dá Match? acompanhada da hashtag: #VemProMeuMundo, envolvendo várias caricaturas diversificando desde a aparência até hobbies, tentando fazer com que o publico assimilasse o mundo publicitário como seu mundo, cogitando assim uma opção pra curso de graduação. Considerando que o uso de hashtag, faz com que o conteúdo do seu post seja acessível a todas as pessoas com interesses semelhantes, mesmo que eles não sejam seus seguidores ou fãs em todos os postes usamos a hashtag: #VemProMeuMundo, convidando ao consumidor a conhecer o mundo publicitário. Com a estratégia de divulgação do canal Mundo PublicitárioUniron, no youtube, foram produzidos um avatar de cada integrante do grupo, focando no perfil publicitário que cada membro possui, por conseguinte a identidade de cada integrante podendo atrair o target pelos adjetivos destacados, dando a auto avaliação do público, de associar a personalidade do avatar com sua própria personalidade, se identificar e pensar na possibilidade de ingressar na área por ter semelhanças com pessoas que também estão nesse meio. Ademais, como forma complementar, foram distribuídas marca-páginas com design exclusivo com os mesmos avatares, com seus perfis como material de apoio e divulgação do canal Mundo Publicitário e foi aproveitada a oportunidade de pegar o e-mail dos alunos do terceiro ano, pois nos dias que antecederam a IV Mostra Cientifica foi feito um mailing, conseguindo assim, com essa diversidade de meios de chegar ao público, mantendo o tema, nome, imagem e conceito do canal na mente dos possíveis futuros alunos. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A partir do briefing definiu-se um plano de ação com o objetivo de divulgar o canal Mundo Publicitário através do avatar ou caricatura dos integrantes do grupo, traçando um perfil publicitário que cada membro possui e fazê-lo despertar o interesse no público alvo, com temas relacionados à comunicação, marketing, mídias digitais, redes sociais, publicidade e propaganda. Considerando que o acesso cada vez mais democratizado à web possibilitou o encontro de pessoas de culturas, idades, preferências e opiniões diferentes no mesmo ciberespaço, possibilitando o agrupamento de internautas baseado em afinidades de temas ou necessidades afins, resulta na formação de tribos on-line. Para Martino, o próprio conceito de comunidade ganha novos significados. A internet permitiu a supressão do espaço. A ideia de  comunidade deixou de ser definida pela proximidade geográfica e ganhou uma nova forma de construção a partir do encontro de indivíduos virtualizados. Fazer parte na internet significa se reunir ao redor de polos de atração referentes a gostos, preferências, ideias e atitudes. (MARTINO, 2010, p.266) Por isso, foram desenvolvidos as caricaturas com seus respectivos perfis, para que depois de serem inseridos nas redes sociais, seus perfis servissem assim como no site de relacionamento, chamando a atenção do target, primeiramente pela imagem, depois pelos seus gostos compatíveis. Assim como nos sites de relacionamento a proposta da divulgação do perfil é atrair o público com características semelhantes a dos participantes das redes; os avatares tinham como objetivo atrair pessoas com as mesmas características divulgadas, informando ao consumidor que se tratava de uma personalidade de um publicitário. O skatch foi feito manualmente, baseado no estilo de desenho japonês  Chibi - é um termo japonês utilizado no contexto de anime ou mangá para descrever um traço de desenho de personagem bastante estilizado, com cabeças no mesmo tamanho dos corpos, geralmente para obter um efeito cômico ou mais sentimental.  Foram feitos 10 avatares, um para cada integrante do grupo, baseado em seu estilo de vestir e agir.Trazendo mais realidade e proximidade com o objetivo e o target. Depois de produzidos os avatares foram vetorizados e coloridos no Adobe Illustrator CS6, por fim salvando em formato PNG onde facilitaria a utilização nas peças de divulgação na web. Os flyers digitais têm como referência o aplicativo Tinder, que é um aplicativo de relacionamento, bem conhecido entre jovens e adultos, disponível para Android e iOS. Este aplicativo começou a mudar a forma como as pessoas se relacionam e, através de um match, incentivar dois usuários com alguns interesses em comum a se conhecerem. Para que na produção gráfica, fossem desenvolvidos materiais e conteúdos com as informações de forma dinâmica, foram criados: marca página, 10 flyer digitais, bem como uma camiseta exclusiva com as cores e semântica do canal Mundo Publicitário Uniron, com a finalidade de atrair a atenção dos jovens e convida-los a acessar o canal. O target (alunos concluindo o ensino médio) está na faixa etária de 16 a 20 anos, que deixou a tabulação bem específica. Sendo 58% dos entrevistados do sexo feminino em relação a 42% do sexo masculino. Contudo, as pesquisas mostram que 68% dos entrevistados utilizam mais a internet como meio de comunicação. Por ser um público na sua maioria jovem a linguagem usada foi a informal, tendo cuidado para não ter nenhum sentido dóbil, buscando sempre ser informativa, clara e objetiva, pois o público alvo que predomina costuma usar as suas próprias redes sociais para dar sua opinião sobre tudo e todos, o que faz com que as campanhas voltadas a este targetfosse elaborada cuidadosamente evitando assim futuros incômodos. A #VemProMeuMundo, teve como objetivo convidar o jovem a conhecer o mundo publicitário e se descobrir através das afinidades encontradas no perfil publicitário caracterizado através dos 10 avatares dos integrantes. Sendo a internet o meio de comunicação mais utilizado e as redes sociais: Facebook e Instragran as mais aderidas do público-alvo, foi desenvolvido alguns flyes digitais do canal Mundo Publicitário, com o intuito de atrair o público alvo. Como material de apoio foi elaborado um marca página, com as informações do perfil de cada integrante de forma dinâmica, apenas uma frase de impacto, despertando a curiosidade do público, já que a frase é voltadas a hobbies dos integrantes. Todo trabalho de ilustração de cada personagem tem como característica impar, informar que somos todos diferentes, únicos, mas ao mesmo tempo semelhantes, seja na forma de se vestir, do corte de cabelo, dos gostos no hobbies, que dentro de pessoas comuns existe algo que puxa pro perfil publicitário, que qualquer ser humano pode ingressar num curso de Comunicação Social Habilitado em Publicidade e Propaganda e optar em desenvolver o publicitário que existe em cada um de nós. Tendo como mote o aplicativo Tinder, sendo o conceito:  Descubra o publicitário que há em você , e o slogan:  Será que dá match? Venha descobri no mundo publicitário! O objetivo desta campanha é fazer com que o target se identifiquem com o curso de Publicidade e Propaganda através das características dos integrantes. A criação da campanha, seguiu o posicionamento de princípios básicos do design: contraste, repetição, alinhamento e proximidade (Willian, 1995), sua composição está baseada no conceito da psicologia Gestalt. O slogan da campanha:  Descubra o publicitário que há em Você tem como referencia a definição de Sampaio,  tema de campanha é um slogan, frase, conceito visual, gráfico ou sonoro que resume a essência do posicionamento de um produto, marca ou empresa. (SAMPAIO, 1999, p. 237). O neuromarketing, afirma que o lado direito chama mais atenção, por isto o facebook explora bastante o lado direito, pois é a parte do cérebro que age com a emoção. Essa emoção também pode ser retratada nos perfis dos personagens, cores e objetos introduzidos foram utilizadas para retratar a personalidade e identidade de cada avatar, atraindo um publico em seu nincho. Uns se identificariam com o lado criativo, outras com o marketing, atendimento, fotografia e etc. As diversidades que as áreas da publicidade oferece. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Após a leitura do livro do semestre neuromarketing - junção do marketing com a ciência - constatou-se que a campanha de marketing digital deveria ir além do seu target mas sim, atingir o subconsciente deles. O desenvolvimento das onze peças ilustrativas (dez alunos e cinco professores), utilizou-se dos marcadores somáticos, que propõe um mecanismo cujo processo emocional pode guiar (ou influenciar) o comportamento, principalmente a tomada de decisão conforme hipótese formulada por António Damásio.  A percepção das emoções é a base daquilo que os seres humanos chamam, depois de milênios, a alma e o espírito. (Antônio Damásio). Por isso, os avatares optaram para um markenting emocional, para que o público se identificasse com caricaturas dos acadêmicos de publicidade do 3º e 4º período e optassem pelo curso de Comunicação Social Habilitada em Publicidade e Propaganda. Foram reproduzidos 11 peças ilustrativas, sendo dez acadêmicos de publicidade e cinco professores que ajudaram no desenvolvimento da campanha digital no decorrer do 4º Semestre. Todos os avatares foram inspirados em desenhos no estilo japonês os  chibis que significa pequeno, onde o personagem possui uma cabeça grande e corpo em dimensões próximas ao tamanho da mesma. Podendo usar mais expressões, transformando o personagem em algo mais infantil e caricato, os desenhos foram motivados nos dez integrantes do grupo, com o tema  tinder e o seu plano de dar  match ou simplesmente combinar, com o perfil dessa rede de encontros foram adicionados para que remetesse ao perfil da rede e o do publicitário que há no target. As frases repetitivas através de hasteg #VemproMeuMundo #DescubraOpublicitárioQueháemVocê, proporcionoi ao público que recebe essa mídia digital uma campanha voltada para o uso do pronome você, trazendo ao público a empatia de se identificar com a campanha. Para propagar essas ilustrações, foi considerado que vivenciamos a era digital , a internet está presente no cotidiano, sendo as redes sociais em especial o facebook, instagram e Youtube dentre as mídias que mais crescem e ganham espaço entre os internautas, com rede estável e suporte gratuito essas plataformas oferecem excelentes ferramentas de divulgação de conteúdo alcançando um público específico e diferenciado ou um público de massa de acordo de como você estará divulgando sua campanha. As plataformas possuem diversas vantagens, uma delas é a escolha de compartilhamento de conteúdo de fácil propagação entre o target, que além de estarem inseridos em todas as ferramentas da modernidade digital, eles geralmente aderem diversas redes sociais simultaneamente, recebendo muita informação em pouco tempo, ou seja, para que algo sobressaia nas redes sociais e seja lembrado posteriormente, se faz necessário um árduo trabalho criativo e que desperte a atenção do público-alvo. O planejamento de mídia digital foi desenvolvido após pesquisa primária, pois o marketing digital atualmente é composto por uma sucessão de ações e por isso, é preciso ter todos os passos bem definidos para que as diversas ações não acabem por se sobrepor e perder seu verdadeiro potencial, por este motivo foi definido como marketing de guerrilha (material de apoio), o marca página personalizado com uma frase de impacto do perfil de um futuro publicitário. Sendo 10 avatares, 1 de cada integrante desde grupo e a logo oficial do canal, bem como o código QR, que os direcionará ao canal no Youtube, tendo uma interação aos estudantes de ensino médio. O planejamento da campanha publicitária: Será que dá match? Busca através do marketing nas redes sociais envolver a conscientização do público que o curso de publicidade é para todos aqueles que se identificam com a personalidade dos avatares e que não se trata de um curso para  vagabundos  . Talvez, por não existir a devida divulgação de como uma pessoa que é graduada em publicidade está inserida no mercado de trabalho ou até mesmo o que de fato faz um publicitário, existe um pré-conceito que apenas pessoas que não tem outra opção se tornariam um publicitário, pessoas que não tem ambição na carreira e/ou vivem com poucos recursos financeiros. Da pesquisa que foi realizada nenhum dos entrevistados soubera responder o que um publicitário faz, e muitos adultos que não estão envolvidos na área, também não sabem, no máximo confundem com um profissional em designer por achar que todo publicitário está envolvido com elaborar logos de empresa ou coisas do tipo. Para a elaboração desta campanha digital levou-se em consideração que primeiramente seria necessário fazer o público se identificar maioria deles não conhecia: a publicidade. Após trabalhar a empatia do cliente através dos avatares, convidamo-los para a IV Mostra Científica e posteriormente a se descobrirem no canal: Mundo Publicitário. Como estratégia de divulgação do canal Mundo Publicitário Uniron, no youtube, foram produzidos um avatar de cada integrante do grupo, focando no perfil publicitário que cada membro possui, por conseguinte a identidade de cada integrante podendo atrair o target pelos adjetivos destacados, dando a auto-avaliação do público, de associar a personalidade do avatar com sua própria personalidade, se identificar e pensar na possibilidade de ingressar na área por ter semelhanças com pessoas que também estão nesse meio. Ademais, as redes sociais foram de suma importância para trabalhar a social mídia , podendo esclarecer as dúvidas do curso que os internautas tinham a cada flayer que era divulgado nas mídias digitais das fanpages da faculdade (Cacarejaço/Ucom/Uniron), muitas vezes tendo interação com o público que se manifestou em todas as vezes de forma positiva a cada novo avatar divulgado nas fanpages, bem como, existindo o compartilhamento nas próprias redes sociais do seu avatar que o público se identificou. A campanha de marketing digital:  Será que dá Match? foi elaborada, para que o público que até o momento desconhecia o Curso de Comunicação Habilitado em Publicidade e Propaganda se identificassem com as características dos avatares e optassem pelo curso para a sua graduação. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Dedicamos este trabalho a todos os professores deste semestre que se empenharam a transmitir seus conhecimentos e nos encorajaram a permanecer nesse curso desafiador, acreditando em nós, mesmo quando nós já não acreditávamos. É importante ressaltar que houve engajamento de todos os integrantes do grupo para a realização de cada etapa desde a fase do brainstorm, como todo o processo de execução do planejamento de ilustração, atendimento, planejamento de mídia, criação, produção audiovisual e redação publicitária, para criação da campanha digital. Por fim, conclui-se que se faz necessário para qualquer tipo de trabalho uma integração em diversas áreas da publicidade e propaganda, buscar conhecimento dentro e fora da sala de aula e que é preciso tentar transmitir uma mensagem clara, objetiva e sem ruídos, para garantir o sucesso da comunicação. Este paper nos proporcionou aprendermos um pouco mais sobre a nossa futura profissão e somos gratos às pessoas que nos ajudam e apoiam nosso desenvolvimento </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">SANT ANNA, A. Propaganda  teoria, técnica e prática. 7ed. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 1998.<br><br>MARTINO, L.M.S. Teoria da Comunicação: ideias, conceitos e métodos. Petrópolis: Vozes, 2009. <br><br>DAMÁSIO,Antônio R. O erro de descartes: emoção, razão e o cérebro humano. Companhia das Letras, 1994. <br><br>Winkipédia. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal . Acesso em: Novembro/2016.<br><br>GONÇALVES, Lilian S. Neuromarketing, aplicado a Redação Publicitária. Editora: Novatec, 2013.<br><br>ALVES, Márcia Nogueira  FONTOURA, Mara e ANTONIUTTI, Leide Luciane; Editora: Ibpex, <br><br>COMPARATO, Doc, Da Criaçao Ao Roteiro. Editora: SUMMUS, 2009.<br><br>TechTudo - http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2015/12/o-que-e-e-como-funciona-o-tinder.html - O que é e como funciona o Tinder, publicado em 27/12/2015  acessada pelo período de novembro de 2016.<br><br>G1  jornal eletrônico da rede globo  http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/09/brasil-e-o-2-pais-com-mais-usuarios-que-entram-diariamente-no-facebook.html - publicada em 12/09/2013 - acessado pelo período de novembro/2016.<br><br>Marketing de Contúdo : http://marketingdeconteudo.com/redes-sociais-mais-usadas-no-brasil/ - publicada em 11/06/2016 - acessado em novembro/16<br><br> </td></tr></table></body></html>