ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00785</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP12</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Line: Cabelos Reais para Pessoas Reais</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Ygor Platon Anjos Mena Wanderley (Centro Universitário do Estado do Pará); Leandro Raphael Nascimento de Paula (Centro Universitário do Estado do Pará); Milene Yasmin da Silva Xerfan (Centro Universitário do Estado do Pará); Isabelle Monteiro Cruz Ferreira (Centro Universitário do Estado do Pará); Nicolas Vasconcelos Maradei (Centro Universitário do Estado do Pará); Yuri Soares Wariss (Centro Universitário do Estado do Pará); Luma Leitão Torres de Oliveira (Centro Universitário do Estado do Pará)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Cabelo, Cosmético, Publicidade, Ação Publicitária, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O projeto  Cabelos Reais Para Pessoas Reais introduz uma crítica às propagandas já existentes de cosméticos para cabelos. Com o objetivo de aproximar a marca do cliente, foram propostas 1 peça gráfica, reformulação do logo e 1 vídeo, com foco nas redes sociais, e uma ação envolvendo o público, na qual procura-se a desconstrução do estereótipo de beleza feminina. Para isso foi desenvolvida uma ação criativa-reflexiva, na qual foram convidadas algumas pessoas para conhecer a marca Line Cosméticos e analisar os resultados. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Line Cosméticos como uma empresa nova no país, deve investir em ações de relacionamento e se manter o mais perto possível de seus clientes, mantendo uma comunicação direta e moderna, exemplificando, por meio de ações e campanhas, nas quais a empresa pode se manter atualizada e, ao mesmo tempo, ampliar seus serviços para novos consumidores em potencial. Atualmente, a Line ainda tem usado anúncios em que exaltam a  perfeição , explorando um estereótipo de beleza feminina artificial, com roupas aparentemente caras, maquiagens e cabelos considerados bonitos para o padrão eurocêntrico hoje reforçado na sociedade. Com isso, acaba-se por excluir um público grande o qual poderia ser atendido pela marca, já que seu target são pessoas de classes financeiras mais baixas, que acabariam por não se identificar com as referências usadas. Precisamos também falar de como as propagandas exaltam um padrão estético de como as pessoas deveriam ser, mostrando sempre modelos seguindo conceitos de beleza eurocêntricos, enaltecendo uma  perfeição irreal a qual todos deveriam seguir. Como Shohat e Stam (2006) explicitam essa perfeição, a imagem eurocêntrica, nos é imposta de formas diretas e indiretas. Geralmente, as propagandas de produtos de beleza nos impõem esse padrão exibindo uma construção de que os consumidores de determinado produto são pessoas elegantes, bonitas e europeizadas, afirmando que todos devem seguir esse modelo. A nova proposta da Line Cosméticos seria demonstrar que a beleza está em todos, de formas diferentes com pessoas diferentes, mas reais, pessoas comuns,  gente como a gente . </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O objetivo deste trabalho é apresentar melhorias para a empresa varejista Line Cosméticos, por meio de quatro peças publicitárias e uma ação, com a intenção de divulgar e quebrar estereótipos da empresa que está entrando atualmente no mercado paraense. As propostas sugeridas foram desenvolvidas a partir de estudos em relação a empresa Line Cosméticos, a fim de perceber quais estratégias que a empresa usa, com qual público alvo trabalham, e como é o relacionamento entre a empresa e o cliente, visando entender de que forma esse grupo trabalha em busca de um melhor posicionamento e propagação em seu negócio. No decorrer desta obra, busca-se desconstruir esse estereótipo de mulheres perfeitas e salientar novas formas de divulgação para produtos de cosméticos, podendo exaltar de outra forma. Espera-se que esse feito estimule a compreensão das pessoas para com esse problema e, que assim, possam também ajudar na causa, não construindo um padrão e o transforma-lo em senso comum. Quem sabe assim, em um futuro próximo, outras marcas também possam aderir a esse conceito. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O atual mercado de cosméticos é dotado de uma comunicação que objetifica a beleza estabelecendo padrões inatingíveis com intuito máximo de vender cada vez mais produtos. Em  Ditadura da Beleza e a Revolução das Mulheres , Augusto Cury (2005, p.4), declara:  O padrão inatingível da beleza amplamente difundido na TV, nas revistas, no cinema, nos desfiles, nos comerciais, penetrou no inconsciente coletivo das pessoas e as aprisionou no único lugar em que não é admissível ser prisioneiro; dentro de si mesmas .(CURY, 2005, P.4) Assim, a presente justificativa se encontra na necessidade de, mesmo que em pequenos passos, direcionar o caminhar dessa comunicação ao rumo de um destino mais humanizado. Junto a essa onda de humanização das marcas, há um crescimento expressivo no público masculino como um forte segmento, porém, muitos ainda se retraem por não terem tanto espaço no mercado estético.  No Brasil a vaidade do homem, vem se destacando no mercado da beleza, com esse crescimento o mercado tem a necessidade de se adaptar às suas necessidades. Sendo assim, vários empreendimentos, estão direcionando seus serviços ao segmento masculino, como: Spa s, salões de beleza, clínica ou centro de estética. (PEREIRA, 2017, p. 8) Em uma pesquisa no site negociosrpc (2017) para acrescentar mais informações no artigo, foi visto um depoimento de Fabrício Bonin, diretor geral da Bonyplus  empresa do Paraná e também proprietário da marca BeautyColor  no qual ele diz que é importante que os fabricantes adotem estratégias que aproximem a marca da realidade do consumidor. Depois, continua afirmando que em um momento de economia retraída as mulheres buscam soluções de beleza mais práticas e baratas e realizam os procedimentos em casa, abrindo mão de serviços como salões de beleza e clínicas de estética. Contudo, a atual comunicação da Line é um retrato do mercado no qual ela está inserida, exaltando a perfeição, os padrões europeizados e focando em apenas um nicho consumidor. Neste retrato encontramos o cenário para prospectar novos horizontes, que sejam mais inclusivos, atuais e representativos aos mais diversos nichos e perfis mercadológicos, trazendo uma enorme vantagem para a marca, gerando valor a ela por meio da empatia que resultará em um melhor relacionamento com o cliente. Além disso, a marca visa mostrar a região norte diferente dos conceitos associados a ela, como local pouco civilizado, sem estrutura, com predominância de florestas e comunidades indígenas. Esse pensamento se assemelha ao conceito de caboclo, do artigo  A identidade Denegada (FONSECA, 2013), no qual demonstra-se a percepção de  homem amazônico que não estaria preparado para a civilização  Defensor de uma colonização europeia, Veríssimo acreditava que os caboclos eram, essencialmente, um povo amolecido pela natureza amazônica e, assim, despreparado para a civilização (FONSECA, 2013, p. 443) Os caboclos, também são vistos, nas obras de Alfredo Ladislau (1923 apud FONSECA, 2013, p, 445) e Viana Moog (1936 apud FONSECA, 2013, p, 445), como pessoas preguiçosas e inferiores que foram ultrapassados pelos sertanejos, que logo dominaram o espaço local e status superior ao dos nativos. Isso ainda acontece com a população paraense, que é inferiorizada por outras regiões.  Os mongo-malaios e os sertanejos estabelecem uma comparação entre as duas populações, procurando comprovar a  superioridade da segunda. Reproduz o estereótipo do caboclo como indivíduo indolente e preguiçoso (1971 [1923], p. 74) e procura construir uma sociologia da Amazônia que, ao desenhar o sertanejo como uma população que rapidamente dominou o espaço local e alcançou um status social superior aos nativos, se demonstrou falsa e frágil. Bem ao contrário, a população de imigrantes nordestinos, que, segundo Santos (1980, p. 99) variou de 300 mil a 500 mil até 1910, não foi poupada, pela população local, de preconceitos e de estereótipos (FONSECA, 2013, p. 445 </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para a realização deste trabalho houve, em um primeiro momento, a realização de um briefing com o cliente, foi nele em que conseguimos organizar as informações necessárias para criar um conceito e compreender o que se deve mudar. Após isso foi realizado um brainstorm com toda a equipe e foi neste momento então em que conseguimos dar o ponta pé inicial. No logo foi pensado em deixar o mais simples possível, apenas para representar o novo segmento da marca para o público. De acordo com o site marketing de conteúdo, em um post feito por Zuk Chagas  O logotipo é um signo de identificação. É através dele que o público vai identificar o seu produto e/ou serviço em meio a tantos outros com isso só se confirma que quanto mais simples, melhor, porém ainda deve carregar suas necessidades, como, no caso da Line, é passar para seu público que ela também se preocupa com o público masculino. Para a composição da peça de divulgação foram usados somente as informações necessárias, sendo sempre minimalista e, assim, fazendo com que não fique poluído e haja perda de informação. Afinal, é de suma importância que a peça tenha um alto grau de pregnância para que possa haver um entendimento mais veloz e significativo das informações, de acordo com o site design interativo em uma publicação feita pelo autor João Gomes Filho. A pregnância da forma é uma das leis mais básicas na gestalt, um objeto com alta pregnância da forma tende a ser equilibrada, harmônica e homogênea trazendo uma boa visualização fazendo com que o espectador consiga entender a forma rapidamente sem problemas, um objeto com baixa pregnância da forma faz com que se tenha mais trabalho para identificar as unidades no objeto. (GOMES, 2010) Para essas peças foram usados programas de edição do pacote Adobe, o Illustrator e Photoshop, pois foi com o uso deles em que conseguiu-se editar e lapidar as peças, para ficar, esteticamente falando, mais bonito e de melhor entendimento, tentando sempre se basear nos príncipios básicos da gestalt. As gravações, para o registro da ação, foram feitas de modo dinâmico e simples, para serem postadas na página oficial da Line Cosméticos, e assim, estarem mais próximas de pessoas comuns, para isso, foram utilizados Iphone 5S, 6S, 7 e um Samsung Galaxy J5 em todas as gravações, focando em um maior número de visualizações e baixo custo, já que a Line ainda não se consolidou no Norte e sendo uma marca, relativamente, nova no mercado paraense, seria viável uma ação com poucos gastos. Para a edição foi-se usado Dois programas, o After effects e Premiere. As publicações ocorrerão entre o dia 01 a 30 de novembro, serão vídeos semanais para o Facebook, que serão produzidos nos salões com profissionais, a gravação será feita em um Iphone 5S, 6S 7 e um Samsung Galaxy J5 pelos próprios integrantes da equipe em um formato rápido e descontraído, para prender a atenção do público. Mostrando os tratamentos oferecidos pelos produtos da Line, para maiores informações o passo a passo estaria detalhado no site da empresa. Além disso, foram feitas a reformulação do logo, peças para o Facebook, com mudanças na foto de perfil e na capa, junto com cartazes para divulgação da marca, todas essas peças iriam ser feitas no programa Adobe Illustrator pelos próprios membros da equipe, as cores utilizadas seguiram o mesmo padrão das embalagens dos produtos Line, contendo o número de contato e as redes sociais de apoio com Instagram e WhatsApp como em Mentalidade Empreendedora, por Quintanilha. O WhatsApp é um aplicativo de mensagens instantâneas, e pode funcionar como um canal mais rápido, prático e barato para você gerar e manter relacionamentos comerciais no ambiente digital. A rapidez de uso é, sem dúvidas, um grande diferencial do WhatsApp Marketing em relação a outros canais. Praticamente todo mundo hoje tem um smartphone, e podem se comunicar de onde estiver. Você quer deixar essa carta na manga. (QUINTANILHA, 2017) Uma parceria com salões que atinjam o público alvo da marca seria essencial, pois seria neles que haveria uma melhor divulgação dos produtos. Essa parceria seria através de um apoio de divulgação institucional dentro dos veículos de comunicação deles, principalmente na página do Facebook, afinal muitos clientes acabam por curtir as páginas por gostarem do serviço e confiarem no salão, ou seja, confiaram na marca também. Formas de Mensuração A mensuração da recepção da marca e dos produtos pela população será feita a partir de uma análise das informações fornecidas pelos próprios salões de beleza que teriam parcerias, com isso, será possível ter um feedback, pois o cliente falaria para o salão e o salão teria total contato com a Line. Para um melhor envolvimento com os clientes, será criada uma enquete para ser respondida assim que acabar o tratamento no salão, nesta enquete terão perguntas como: idade do cliente, profissão, como ele conheceu o produto e etc. A partir disso será possível saber a qual a forma mais eficaz de divulgação do produto pode ajudar a segmentar cada vez mais o público alvo. Público-alvo Com essa reformulação de segmentação que a marca fez ela começa por atingir novos públicos, ademais isso ajudou também a segmentar de forma mais eficaz. O público a ser atingido primeiramente será mulheres de todas as idades, que frequentam salões pelo menos 1 (uma) vez por mês - por conta dos procedimentos -, de classes financeiras da B para baixo  por conta do preço que a marca põe nos seus produtos. Porém, agora a marca também trabalharia com o público masculino, o que faz abranger ainda mais pessoas para a consumação do produto. A segmentação seria feita da seguinte forma: homens de todas as idades, que possuem perfil metrossexual, mas que ainda possuíssem a mesma classe social que as mulheres, de B para baixo. Na atualidade percebemos que o universo masculino está em desenvolvimento contínuo, sendo pouco explorado no mercado da estética e da beleza, por falta de conhecimento, ou por falta de conscientização das reais necessidades que homens necessitam para se embelezar sem serem discriminados. (PEREIRA, et al, 2017, p. 09) </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">As ações ocorreram nos dias 12, 14, 23 e 24 de novembro de 2017 no período da tarde , o horário e o local foram escolhidos de acordo com a disponibilidade dos modelos, buscando praticidade, foi escolhido um salão de beleza localizado no bairro Nazaré. Onde houve demonstrações do tratamento capilares em diferentes tipos de cabelos, sempre frisando as pessoas comuns com cabelos comuns. O projeto foi dividido em duas partes. Iniciando pela parte gráfica, com foco preferencial nas mídias sociais, demonstrando que a marca se mantém atual e acessível a todos, em adicional, contando também com peças impressas. Em paralelo a isso, foi planejada uma ação para a divulgação do novo posicionamento da marca e dos produtos. A paleta de cor foi escolhida de forma que não haja descaracterização, e sim, que destaque o reposicionamento da marca em relação ao seu público-alvo. Mesmo com alterações do logo, ainda foram mantidas algumas cores antes usadas pela marca, como o roxo/lilás e o branco, para que os clientes entendam que a marca mudou seu modo de pensar e que não fica estagnada ao passado, porém sempre continuará sendo fiel aos seus antigos clientes. Com o intuito de alcançar o público masculino, o grupo percebeu a importância em modificar as características do logo, destacando seu reposicionamento através das cores e da fonte utilizada. Para que pudesse se adaptar a proposta, a Line contaria com dois modelos de logo, um focado no público feminino e o outro, sendo o produto inovador, para o público masculino. Não se busca estereotipar a linha de produtos masculina através das cores, e sim, dar destaque a uma importante causa social, o novembro azul. Partindo da ideologia, que tem como intuito abranger a marca ao público masculino, deu-se início à construção da peça e da ação. A peça impressa, seria viabilizada nos salões de beleza que tem parcerias com a Line , tendo como objetivo informar e influenciar as pessoas que vão ao salão, por optarem pelos produtos da marca e não o dos concorrentes. A peça impressa conterá as informações essenciais sobre os produtos oferecidos, o slogan e meios para contato com a empresa, também utilizando QR Code, para facilitar o acesso ao site da Line. Para ação, houve o cuidado de registrar através de vídeo, a demonstração passo à passo de como utilizar o produto e a ordem correta que se deve utilizar cada. O conceito ideológico da ação tem como base a funcionalidade dos produtos Line nos mais diversos modelos capilares, desde lisos até os crespos, naturais ou com químicas, assim, afirmando que os produtos Line são destinados a todos os tipos de fios. É importante ressaltar que todos os modelos utilizados seriam pessoas comuns, fora dos padrões de beleza impostos por outras marcas de produtos concorrentes. Tornando a ação inspiradora para outras pessoas, que se espalhariam em ter seus cabelos bem cuidados com os produtos da marca Line. Enfatizando o novo trabalho da marca com os modelos masculinos, que trazem o diferencial à marca e acolhe esse novo público, que é muito forte no mercado atual. Para a linha masculina foi produzido uma campanha inspirada no novembro azul, que trata sobre a conscientização contra o câncer de próstata, assim atrelamos a marca a uma importante causa social. Novembro foi escolhido como mês oficial de conscientização sobre o câncer de próstata, pois 17/11 é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. O "Azul" veio da cor oficial usada como símbolo de combate à doença. Surgiu assim o Novembro Azul, movimento que prioriza ações de conscientização sobre a neoplasia. (ONCOGUIA, 2014.) Há também a ideia de se fazer vídeos para o Facebook, visando alcançar grande parte do nosso público-alvo, os vídeos seriam rápidos e demonstrariam como as mulheres poderiam tratar os seus cabelos sem sair de casa, com penteados simples e práticos de fazer, sem gastar muito dinheiro, mostrando de forma não tão explícita a preocupação da marca com o cliente. Os vídeos iriam mostrar a relevância dos produtos para o dia a dia dos clientes da Line, porém sem aprofundar nas informações; para que as pessoas sintam-se instigadas a saber mais sobre os produtos e a marca, e aos que tivessem interesse em mais informações, seria disponibilizado um link, podendo ter acesso aos procedimentos, que iriam ser explicados, detalhadamente, no site. Além da demonstração dos produtos, os vídeos também iriam ministrar penteados para diferentes tipos de cabelo, assim como truques de beleza com baixo custo, todos bem rápidos, objetivos e interessantes para atrair a atenção do público o máximo possível. Essa proposta foi priorizada, pois, o Facebook é uma ótima forma de visualização e divulgação para a marca e com os compartilhamentos o vídeo poderia atingir a uma grande massa, alcançando o objetivo central da ação. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O desenvolvimento do reposicionamento da marca Line Cosméticos trouxe experiências significativas aos alunos que participaram desse trabalho, pois até então estávamos no segundo período do curso e não havíamos trabalhado com um cliente real. Isso fez com que sentíssemos como é estar inseridos no mercado de trabalho e vivenciar as dificuldades do mercado publicitário de perto, o que levou a um crescimento pessoal e profissional ao lidar com isso. Pudemos perceber que ainda há uma matriz de preconceitos muito grande e enraizada nas marcas, pois, mesmo depois da análise de marca e sugestões de propostas, a Line continua por querer enaltecer tal padrão, pois ela ainda carrega esse medo de inovar e arriscar. O desenvolvimento do trabalho juntamente com a pesquisa sobre o estereótipo de beleza e sobre Amazônia foi enriquecedor no quesito profissional e pessoal. A reflexão foi essencial para que no brainstorm conseguíssemos ter umas ideias que tentassem desconstruir esses padrões e com isso trazer um pouco da diversidade das pessoas paraenses para a publicidade. Assim, contribuindo para um mundo onde a diversidade tenha mais representatividade. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> CURY, Augusto. A Ditadura Da Beleza e a Revolução Das Mulheres. Rio de Janeiro: Sextante, 2005. <br><br>DESIGN INTERATIVO. Disponível em: <https://goo.gl/Yk8gmt>. Acesso em: 10 de abr. 2017.<br><br>FONSECA, Fábio. A identidade denegada. Discutindo as representações e a autorrepresentação dos caboclos da Amazônia. Revista de Antropologia. São Paulo. USP. 2013, v. 56 nº 2<br><br>MARKETING DE CONTEÚDO. Disponível em < https://goo.gl/K4vEzt>. Acesso em 05 de abr. 2017<br><br>MENTALIDADE EMPREENDEDORA. Disponível em< https://goo.gl/sMRWXB> Acesso em 30 de mar. 2017.<br><br>ONCOGUIA. Disponível em < https://oncoguia.org.br>. Acesso em 30 de mar. 2017<br><br>PEREIRA, Patrícia G.; HOEPERS, Silamara M.; THIVES, Fabiana; GALLAS, Juliana C. Vaidade Masculina: novo segmento de mercado para os profissionais da estética. Santa Catarina, SC<br><br>SHOHAT, Ella; STAM, Robert. Crítica da Imagem Eurocêntrica. São Paulo: Cosac Naify, 2006.<br><br> </td></tr></table></body></html>