ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00811</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP02</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;'VEM PRA EDDY'S'</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;George Lima Belchior (Centro Universitário do Norte); Angélica Correia de Sousa (Centro Universitário do Norte); Hellen Renata Silva de Lima (Centro Universitário do Norte); Rosianne Cristina Couto da Silva (Centro Universitário do Norte); Nereida Tavares Neves Benevides (Centro Universitário do Norte); Edilene Mafra Mendes de Oliveira (Centro Universitário do Norte); Alex Ken Otani (Centro Universitário do Norte)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;campanha promocional, hamburgueria, jingle, mídia tradicional, universitários</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A campanha publicitária 'Quem gasta muito para aprender, na Eddy's paga pouco para comer' faz parte de um projeto interdisciplinar solicitado pelos professores do curso de Publicidade e Propaganda no 1º semestre de 2016 para os discentes do 5º período. O trabalho refere-se à produção de uma campanha promocional para um cliente real, neste caso a equipe escolheu a hamburgueria Eddy's International Home Cooking, que trabalha com a gourmetização de hambúrgueres, oferecendo aos clientes mais de 30 opções de carnes artesanais. Este trabalho tem como objetivo posicionar a marca entre os clientes como uma das principais hamburguerias de Manaus, sendo referência na diversidade de sabores e na qualidade do atendimento, apresentando uma proposta de promoção que visa alavancar as vendas em 10% e, claro, a procura pelo local.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para manter-se na mente do consumidor e, consequentemente, na disputa pela maior fatia do mercado, as hamburguerias de Manaus tendem a apresentar aos clientes alguns diferenciais. Neste caso, a Eddy's Burguer, apesar de estar há mais tempo no segmento e apresentar uma maior variedade de produtos, precisa ser mais conhecida entre o público. Por isso, pensou-se em uma estratégia de marketing que, como ponto de partida, trabalhasse uma campanha institucional 'guarda-chuva' para estabelecer o share of mind e, posteriormente, trabalhar uma campanha promocional para alavancar as vendas, conquistando e fidelizando novos clientes. A escolha pela Eddy's Burguer trouxe para a equipe, um desafio que pretende ser respondido por meio de um diferencial nas promoções, aliando o que o cliente já oferece ao seu público: preço diferenciado para universitários. Daí surgiu o tema 'Quem gasta muito para aprender, na Eddy's paga pouco para comer' a ser desenvolvido nos processos de criação da campanha. Tudo foi planejado e realizado conforme as etapas do processo trivial de uma agência publicitária. Então, houve um pré-projeto para consolidar e contextualizar os conhecimentos acerca da Eddy's Burguer e, claro, seus principais concorrentes. Além das visitas aos perfis que mantém nas redes sociais, a equipe foi ao local para atender e fazer o levantamento de todas as informações que um briefing (ver apêndice) sugere. O briefing é uma fase completa de levantamentos e estudos e deve conter as informações a respeito do produto, do mercado, do consumidor, da empresa e os objetivos do cliente, buscando responder às questões que permitirão compreender os ambientes internos, micro e macro. (SANT'ANNA, 2009, p. 111).</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Criar uma campanha promocional para (re)posicionar a Eddy's Burguer como a única hamburgueria que apresenta ao cliente a maior diversidade de sabores e aumentar a procura pelo serviço, em especial pelo público universitário  a quem será direcionada neste primeiro momento. Além do que já fora citado, a campanha tem como outros objetivos o lançamento de uma promoção voltada aos universitários, mas que possa atingir outros públicos adeptos do consumo gourmet de hambúrgueres; o aumento das vendas ao cliente em 10%; o estreitamento de laços com os clientes da hamburgueria por meio das Redes Sociais (Facebook e Instagram); e a fidelização dos clientes com bom atendimento.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para manter-se na mente do consumidor e, consequentemente, na disputa pela maior fatia do mercado, as hamburguerias de Manaus tendem a apresentar aos clientes alguns diferenciais. Neste caso, a Eddy's Burguer, apesar de estar há mais tempo no segmento e apresentar uma maior variedade de produtos, precisa ser mais conhecida entre o público. Por isso, pensou-se em uma estratégia de marketing que, como ponto de partida, trabalhasse uma campanha institucional 'guarda-chuva' para estabelecer o share of mind e, posteriormente, trabalhar uma campanha promocional para alavancar as vendas, conquistando e fidelizando novos clientes. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A escolha pela Eddy's Burguer trouxe para a equipe, um desafio que pretende ser respondido por meio de um diferencial nas promoções, aliando o que o cliente já oferece ao seu público: preço diferenciado para universitários. Daí surgiu o tema 'Quem gasta muito para aprender, na Eddy's paga pouco para comer' a ser desenvolvido nos processos de criação da campanha. Tudo foi planejado e realizado conforme as etapas do processo trivial de uma agência publicitária. Então, houve um pré-projeto para consolidar e contextualizar os conhecimentos acerca da Eddy's Burguer e, claro, seus principais concorrentes. Além das visitas aos perfis que mantém nas redes sociais, a equipe foi ao local para atender e fazer o levantamento de todas as informações que um briefing (ver apêndice) sugere. O briefing é uma fase completa de levantamentos e estudos e deve conter as informações a respeito do produto, do mercado, do consumidor, da empresa e os objetivos do cliente, buscando responder às questões que permitirão compreender os ambientes internos, micro e macro. (SANT'ANNA, 2009, p. 111). Nesta fase, constatou-se que a equipe ainda precisava desenvolver a missão, a visão e os valores da hamburgueria. Itens indispensáveis ao norteamento da comunicação da campanha, de acordo com uma das aulas ministradas pela professora Nereida Tavares sobre Comunicação Integrada de Marketing. Após essa fase, elaboramos uma pesquisa de mercado, sob orientação da professora Iraildes Muniz, que ministra a disciplina Pesquisa de Mercado e Opinião. Com os dados levantados, o planejamento começou a ser traçado e a equipe pode realizar o brainstorm para que, em seguida, desenvolvessem o planejamento estratégico da campanha. No processo de criação, os programas de edição de áudio e imagens foram as principais ferramentas de desenvolvimento do trabalho, tendo em vista que a campanha vai trabalhar peças publicitárias para as redes sociais e para o rádio (jingle e spot). Neste ponto, a equipe esteve sob a orientação dos professores Gustavo Soranz, Alex Otani e Edilene Mafra, que ministram as disciplinas de Estratégia Transmídia, Redação Publicitária  Mídia Digital e Laboratório de Rádio, respectivamente. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Eddy s International Home Cooking  Eddy s Buguer foi fundada em agosto de 2013 por Ed Carlos. Antes, funcionava apenas como hamburgueria gourmet artesanal na modalidade delivery e, após um ano de funcionamento e com o aumento da demanda, Ed Carlos sentiu a necessidade de abrir uma das primeiras lojas físicas deste segmento na cidade. Atualmente, funciona na Rua Rio Jutaí, nº 19, Vieiralves, de terça-feira à domingo, entre 11h e 00h. 6.1 A CAMPANHA A campanha publicitária desenvolvida para a hamburgueria Eddy s International Home Cooking vem com sete peças publicitárias: Spot e Jingle (pelo imediatismo, audiência segmentada, baixo custo, empatia em razão do envolvimento emocional  algumas características do rádio, meio onde serão veiculadas estas peças); Banners digitais para Facebook (pelo grande número de pessoas nesta rede social, podendo gerar grande alcance). Criar para o rádio é viver o instante do contato com o público e ter em mente que o ouvinte vai compreender de acordo com o seu amadurecimento intelectual, material e espiritual. Existe um raciocínio simplificado de produção que acompanha o processo criativo. O comercial deverá ser: agradável, impactante, ter credibilidade, ser lembrado e gerar preferência. (DE PAULA, 2013, p.83).  Quem gasta muito pra aprender, na Eddy s paga pouco pra comer foi escolhido como tema da campanha porque buscamos realmente envolver a maior fatia, segundo pesquisa realizada pela equipe, do público que visita a Eddy s Burguer. Com ela, pretende-se propagar e posicionar a marca de forma integrada e unificada de maneira clara e eficaz. Em todas as peças que a campanha vai apresentar, a linguagem vai aparecer de forma conativa, coloquial e sem apelação. A primeira por se tratar de peças que visam persuadir o público-alvo, a segunda, porque queremos usar a linguagem cotidiana, usada em situações informais, por exemplo, na conversa entre amigos da faculdade. Todo anúncio é produzido para passar uma mensagem ao público e o texto é uma ferramenta fundamental nos anúncios publicitário. Para Martins (1997, pág.122),  o texto é a grande força do anúncio, pois se destina a modificar comportamentos do leitor, agindo sobre sua vontade e seus sentimentos . Nas peças para a mídia digital, a persuasão virá, além da linguagem, por meio da imagem a ser exibida, aguçando o desejo em provar um dos hambúrgueres da Eddy s. A seguir, detalhamento das peças produzidas pela equipe: " SPOT DE PAULA (2013) descreve esta peça como  anúncio publicitário lido, com ou sem fundo musical . Geralmente, um spot é utilizado na publicidade quando há muita coisa a ser transmitida em uma só mensagem. No caso do que foi produzido pela nossa campanha, o anúncio para rádio foi feito por meio de locução simples, com fundo musical e uso de recurso sonoro. " JINGLE Ainda de acordo com DE PAULA (2013), o jingle é uma  mensagem comercial feita em ritmo musical . " ANÚNCIO DE FACEBOOK + CONCURSO CULTURAL Além do baixo custo de produção e veiculação, sabemos que o Facebook é o canal onde há um grande número de pessoas. Há ainda rapidez no recebimento da informação dos anúncios e interatividade com o público. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Tendo ciência de que o tema de uma campanha é o elemento que integra as suas diversas peças de comunicação, uma vez que está presente em todas elas, subentende-se que este mesmo tema é a essência daquilo que é mais importante dizer em toda a campanha e a própria expressão comunicativa da estratégia de comunicação adotada. Foi pegando esta conceituação do autor Rafael Sampaio como norte do trabalho que a equipe conseguiu desenvolver as peças que compõem a campanha  Quem gasta muito para aprender, na Eddy s paga pouco para comer . De forma integrada e unificada, buscou-se desenvolver um planejamento estratégico para alcançar os objetivos maiores em prol do cliente: posicionamento e aumento das vendas  meta de todos aqueles que possuem quaisquer empreendimentos. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">CORRÊA, O atendimento na agência de comunicação. 1ª Ed. Global, 2006.<br><br>DE PAULA, Amadeu Nogueira; KENNEDY, Roseann. Jornalismo e Publicidade no rádio  como fazer. 1ª Ed. Contexto, 2013.<br><br>FIGUEIREDO, Celso. Redação Publicitária  Sedução pela palavra. 2ª Ed. Cengage Learning, 2014.<br><br>LUPETTI, Marcélia. Gestão Estratégica da Comunicação Mercadológica  Planejamento. 2ª Ed. Thomson, 2012.<br><br>MARTINS, Zeca. Propaganda é isso aí. Ed. Futura, 1999.<br><br>SAMARA, Beatriz Santos. Pesquisa de Marketing  conceitos e metodologia. 4ª Ed. Always Learning, 2011.<br><br>SAMPAIO, Rafael. Propaganda de A a Z  como usar a propaganda para construir marcas e empresas de sucesso. 3ª Ed. Campus, 2003. <br><br>Portal A Crítica. Disponível em: http://acritica.uol.com.br/vida/manaus-amazonas-amazonia-confira-lugares-especializados-hamburgueres-diferenciados-Manaus-sabores-appetit-sanduiches_0_1282071788.html. Acesso em 18 de Junho de 2016.<br><br> </td></tr></table></body></html>