INSCRIÇÃO: 00828
 
CATEGORIA: PP
 
MODALIDADE: PP11
 
TÍTULO: O viés do Humor na Campanha do Novembro Azul
 
AUTORES: Beatriz Dantas Gomes (Faculdade Martha Falcão DeVry); Heleno Almeida Lima (Faculdade Martha Falcão DeVry); Denni Sales Alves (Faculdade Martha Falcão DeVry); Hugo Gabriel de Sá Rodrigues (Faculdade Martha Falcão DeVry); Izabelly Assad Barreto (Faculdade Martha Falcão DeVry); José Lucas Bezerra da Paz (Faculdade Martha Falcão DeVry)
 
PALAVRAS-CHAVE:  Novembro Azul, Outdoor, Próstata, Saúde Masculina,
 
RESUMO
O presente trabalho apresenta o processo de criação do anúncio para outdoor sobre a campanha Novembro Azul. A elaboração da peça foi desenvolvida a partir do enunciado proposto em atividade em sala de aula tendo como desdobramento sua participação em um workshop ocorrido na instituição. A ideia é fazer o target repensar seus cuidados com a saúde, destacando a importância da prevenção e desconstruindo preconceitos que circundam o exame para diagnóstico do câncer de próstata.
 
INTRODUÇÃO
O anúncio em Outdoor sobre a campanha Novembro Azul foi desenvolvido na disciplina de Atividade do Comunicador Social, que foi ministrada no 2º semestre de 2016 pela professora Vanessa Sena. Na ocasião, foi solicitado a criação de um anúncio (fictício) para mídia exterior que afetasse diretamente o público-alvo da campanha Novembro Azul. A equipe elaborou a peça baseada nos conceitos de mídia estudados na disciplina através do livro Publicidade e Propaganda de A a Z (SAMPAIO, 2007). Em síntese, a peça elaborada considerou a força do Outdoor enquanto mídia exterior para esforços publicitários e seu impacto instantâneo. Desenvolvendo um projeto gráfico no qual as informações obtidas através de Briefing pudessem ser comunicadas de forma direta, simples e que dessa maneira o impacto visual criasse uma aproximação instantânea com seu público-alvo. A campanha Novembro Azul é promovida por diversas entidades não governamentais e possui como mote a prevenção de doenças da saúde masculina e o combate precoce ao câncer na próstata. Propomo-nos a elucidar através da peça questões cruciais relacionadas ao exame de toque retal, fundamental para o diagnóstico da doença, através da decomposição da mensagem em duas partes: A informação propriamente dita e seu suporte visual (Munari, 2001). Por se tratar de uma mídia cujo impacto apenas é superado pela força da propaganda em televisão e sua força ter alcance imediato, ação impactante e ser constante em locais variados, o Outdoor possibilita a criação de peças com foco específico atingindo diversos públicos em diversas camadas da sociedade, gerando uma massificação e possivelmente, fixação da mensagem contida na mesma. Partindo desse ponto, a confecção do anúncio para Outdoor tornou-se extremamente relevante para o foco de uma campanha cujo destaque necessita ser entendido automaticamente e sua mensagem de combate ao preconceito e prestação de serviço público possa ser imediata.
 
OBJETIVO
Redirecionar os signos já utilizados nas campanhas Novembro Azul anteriores através da elaboração de peça, modificando a abordagem nas quais a opção pelo humor satírico, pode afetar seu alcance. Por tratar-se de um assunto no qual o estigma social, principalmente entre o público masculino, ainda é presente, a abordagem sob o viés do humor pode gerar um distanciamento inequívoco, uma vez que o humor, neste caso, ao sublinhar ideias pré-concebidas gera automaticamente uma receptividade baixa na questão da adesão por parte do público-alvo da campanha.
 
JUSTIFICATIVA
Embora o humor presente em algumas campanhas possa ter certa receptividade, ele é apenas um utilitário no qual os preconceitos estão ornamentados e acaba por não atingir seu objetivo principal, funcionando como um não estimulo para o despertar de uma conscientização em relação a necessidade dos cuidados na saúde masculina, principalmente com relação ao exame de câncer de próstata, no qual o mais conhecido é o existente através do toque retal, embora haja outros exames, este ainda é um dos exames mais indicados por urologistas, na busca de um diagnóstico preciso. A prevenção é um dos melhores meios de se evitar problemas futuros na saúde, acredita-se que até 90% dos casos de câncer na próstata possam ter cura quando diagnosticados precocemente. O público masculino ainda é resistente aos cuidados clínicos, principalmente por hábitos culturais que se perpetuaram ao longo de décadas. Desconstruir os estigmas existentes ao invés de reforça-los é uma forma de potencializar a possibilidade do alcance da campanha Novembro Azul, criando assim uma relação de proximidade maior com o público que é foco da campanha ao invés de dispersá-lo.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
Para a elaboração visual do nosso anúncio buscamos trabalhar a criação gráfica e imagens autorais que produzimos após um segundo momento do nosso processo, no qual através da elaboração de um rafe feito posteriormente ao briefing, obtivemos um direcionamento sobre o resultado gráfico que buscávamos alcançar. Consideramos o fato do mês de novembro, data utilizada pela campanha Novembro Azul, ser o marco para o início das atividades relacionadas a esta campanha em todo o país, em que o principal objetivo é alertar e conscientizar os homens para a importância do cuidado com a saúde, utilizamos como ponto de partida a necessidade de apontar a busca pela consulta clínica, não somente à partir dos 40 anos, idade cujo foco da campanha está constantemente buscando atingir, mas também apontar os benefícios da prevenção através das consultas clinicas nas idades que os problemas na próstata não costumam apresentar sintomas. Para estimular a prevenção como um hábito, a opção de não trabalhar o teor cômico, estruturou-se como direcionamento necessário para a ruptura com os estigmas que esta forma de abordagem acaba por ressaltar ou mesmo alimentar. Assim, os elementos imagéticos para a criação da peça, foram investigados com a premissa de atender um conceito no qual a informação pudesse ser apresentada sem o viés humorístico, mas que não concentrasse um teor estritamente sério. A utilização de estúdio com o fundo verde no qual três voluntários homens de idades distintas pudessem ser fotografados, foi uma opção estética da nossa direção de arte para possibilitar posteriormente a manipulação das imagens, na qual foi possível inserir em um processo posterior a criação gráfica de uma sala de reconhecimento policial, criada através do programa Adobe Illustrator. Nesse mesmo fundo, as réguas da sala de reconhecimento foram criadas de acordo com a altura de nossos voluntários. Os voluntários foram fotografados separadamente, possuindo cada um, uma placa na qual foram inseridas informações contextualizando sua relação com os cuidados da saúde de acordo com a faixa etária que representavam. As imagens foram tratadas no Adobe Photoshop e inseridas no ambiente criado anteriormente no Adobe Illustrator. Desta maneira, criamos uma pirâmide etária em ordem crescente para apontar os estigmas que cada idade costuma apresentar com relação aos cuidados clínicos masculinos, dando ênfase ao viés preventivo e consciente na abordagem da faixa etária dos 40 anos. Através da fisionomia de cada voluntário está implícito o arquétipo pelo qual, comumente, os indivíduos da faixa etária representada costumam lidar com os assuntos ligados a saúde masculina, ressaltando a abordagem do voluntário da faixa etária dos 40, como um homem consciente e em dia com sua saúde, apresentando assim uma atitude segura e relaxada.
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
A campanha Novembro Azul acontece no mês de novembro, é dirigida aos homens para conscientizá-los das doenças masculinas, dando ênfase à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. O movimento surgiu na Austrália, em 2003, conhecido como Movember, aproveitando a data do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado em 17 de novembro. No Brasil, o Instituto Lado a Lado pela Vida, é o responsável pela criação da campanha Novembro Azul, com o apoio de inúmeras entidades não governamentais. Na criação de nossa peça utilizamos como mote o combate ao preconceito masculino com relação a consulta médica e a importância da conscientização para a necessidade do exame de toque, não apenas quando necessário, mas também como método preventivo. Optamos por desmistificar os elementos já utilizados em outras campanhas com um caminho para criar o impacto visual pretendido. O bigode ao estilo Mario Bros (conhecido personagem de vídeo game), é utilizado como símbolo da campanha Movember e também foi adotado pela campanha Novembro Azul, no Brasil, por tratar-se de uma referencial mundial e muito conhecida, principalmente no universo masculino. O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil e o sexto entre os homens no mundo. Embora haja grande resistência, o exame de toque retal é considerado importante para o diagnóstico e também é recomendado pela Sociedade Brasileira de Urologia, sendo um dos mais eficientes para detectar anormalidades na próstata. Indicado principalmente aos homens maiores de 45 anos ou homens com histórico familiar, especialmente casos de irmãos, país ou avôs. Apesar da significativa adesão de várias entidades não governamentais e especialistas na área da saúde, o Ministério da Saúde Brasileiro, repudia o aspecto do movimento relacionado ao câncer de próstata, devido à ausência de indicações cientificas para a realização do rastreio.
 
CONSIDERAÇÕES
Á partir do estudo completo do briefing os componentes puderam estabelecer os aspectos fundamentais que seriam trabalhados no desenvolvimento da peça. Um trabalho conjunto entre criação, fotografia e redação foi importante para que os resultados desejados fossem alcançados. O grupo pôde experimentar na prática o cotidiano do processo criativo e as etapas que envolvem o trabalho de profissionais da propaganda e que certamente farão parte do seu cotidiano quando chegarem ao mercado profissional. Os componentes do grupo puderam, também, utilizar as ferramentas que auxiliam no processo criativo e vivenciar todas as etapas da criação de um anúncio publicitário.
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS
SAMPAIO, Rafael. Propaganda de A a Z: como usar a propaganda para construir marcas e empresas de sucesso – 4 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

CORRÊA, Roberto. Planejamento de Propaganda – 11 ed.rev. e ampl. São Paulo: Global, 2013.

HELLER, Eva. A Psicologia das Cores: como as cores afetam a emoção e a razão. 1 ed. Trad. Maria Lúcia Lopes da Silva. Barcelona: Editorial Gustavo Gilli, 2012. Copyright Barcelona; Editora Garamond Ltda, 2000.

MUNARI, Bruno. Design e Comunicação: contribuição para uma metodologia didática. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

Movember Foudation. Disponível em: https://no.movember.com/en/about/history ਀䄀挀攀猀猀漀 攀洀  ㄀ 搀攀 渀漀瘀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㘀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀