ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00829</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;JO</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;JO05</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Manaos Notícias</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;JAMES WALITON VASCONCELOS TINOCO (FACULDADE BOAS NOVAS); Aline da Silva Paulino (FACULDADE BOAS NOVAS); Carla Santos Torres Chagas (FACULDADE BOAS NOVAS)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Radiojornal, produção, comunicação, formato radiofônico, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O "Radiojornal Manaós Notícias" foi desenvolvido em caráter laboratorial, pelos alunos do 4º período de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo da Faculdade Boas Novas. O mesmo foi pensado para tratar de assuntos locais nas áreas de: saúde, cultura, esporte, economia, segurança e educação. Além de proporcionar aos integrantes da equipe envolvida na elaboração do produto, a oportunidade de vivenciar a rotina na construção de um programa radiofônico, desde a sua produção à entrega final ao consumidor (ouvinte). O produto constitui-se no formato jornalístico radiofônico com duração de 15 minutos divididos em três blocos com cinco minutos de duração cada.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para entendermos como a radiodifusão expandiu-se ao longo dos anos é necessário voltar ao contexto histórico em que surgiam as novas tecnologias possibilitando avanços que transformariam a forma de comunicação no mundo. O Rádio como meio de comunicação de massa surgiu quando David Sarnoff na Marconi Company cogitou a possibilidade de usar os meios já existentes na utilização da tecnologia para conformação de um novo produto. "No princípio, [o rádio] nasceu como um meio de comunicação bidirecional. Sua função era servir como elo de ligação entre dois sujeitos fisicamente afastados que precisavam estar em constante comunicação. [...] Em 1916, David Sarnoff intuiu a possibilidade de transformar o rádio em um meio de comunicação massiva. Os avanços técnicos tornaram possível que o rádio perdesse sua bidirecionalidade constituindo-se em um meio de comunicação massiva unidirecional". (FERRARETO, 2001, p.88) Anteriormente a notícia resumia-se à leitura de jornais, no entanto com a chegada do Repórter Esso, o estilo de texto mais linear, direto, contribuiu para um noticiário ágil e estruturado. Além do marco com o Repórter Esso, outros acontecimentos marcaram o Rádio, por exemplo, o Grande jornal falado Tupi  primeiro Radiojornal brasileiro moderno, introduziu um modelo diferente da síntese noticiosa, consagrada pelo Repórter Esso; A Hora do Brasil  criado pelo governo Vargas, vinculava informações do Governo Federal, passou a ser obrigatório em 1938. "Qualquer semelhança com os programas jornalísticos de rádio dos tempos atuais não é mera coincidência. A fórmula implantada quando o jornalismo começava a surgir no rádio brasileiro permanece mais de oitenta anos depois. É possível encontrar uma mudança aqui outra acolá, mas as ideias apresentadas aos ouvintes pelo Esso, com a síntese noticiosa e pela Tupi, com o jornal falado, ainda são referências na programação radiofônica". (JUNG, 2009, p. 35)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este produto tem como objetivo avaliar e desenvolver as técnicas de Radiojornalismo ministradas em sala de aula, mostrando sua importância no contexto social e valorizar a fisionomia positiva do formato radiofônico. Sendo uma ferramenta de grande importância para o processo de aprendizagem. São nossos objetivos específicos: " Capacitar os alunos quanto a produção de um Radiojornal desde a elaboração de um roteiro a entrevistas para o programa; " Informar o público alvo (local), transmitindo informações relevantes com o uso dos recursos radiofônicos; " Aliar teoria à prática; </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O jornalismo, no formato radiofônico trata de diferentes gêneros. O Radiojornal é um modelo informativo, que busca levar aos ouvintes informações atualizadas, alcançando um público amplo. Para boa elaboração de um Radiojonal, uma estrutura radiofônica é fundamental, por ser um meio de comunicação que alcança diversos públicos, a linguagem a ser transmitida é essencial no processo da comunicação. Segundo Prado (1989, pg. 18), "para fazer do rádio o melhor e mais eficaz meio a serviço da transmissão de fatos", a estrutura da linguagem é um dos elementos principais que contribui para a excelente compreensão de seus ouvintes. Possuindo um papel relevante para sociedade de manter-se informada. "O estudante de jornalismo que se prepara para trabalhar em rádio está atrasado. Perde tempo e dinheiro. O veículo estudado a partir das ondas hertzianas, dos aparelhos de transistor construído por Landell de Moura e Roquette-Pinto, no qual o som é prioridade, já é passado". (JUNG, 2009, p. 67). O Rádio pode ter evoluído tecnologicamente, mas o seu conteúdo acabou sendo esquecido. Hoje em dia o Rádio está entregue a empresas comerciais que controlam o seu conteúdo, onde está sendo passado para trás pelas novas tecnologias. Antigamente o Rádio era a única fonte de informação confiável que todos tinham, recebiam através de ondas curtas, informações sobre guerras, coberturas esportivas e notícias em tempo real. Jung (2009, p. 67) "O rádio sempre vai existir  até que provem o contrário  , mas com outro formato". O seu poder pode ter diminuído, mas não desapareceu. Continua forte, sem chamar muita atenção. Há várias pessoas que o escutam e ficam informados todas as manhãs, por programas de rádio que estão espalhados em diversos lugares do mundo. Com uma linguagem mais simples e diversificada para o seu público, o rádio vem se adequando a novas mudanças. "[...] uma coisa é a especialização e outra, muito diferente, a compartimentação. A primeira gera riqueza, a segunda, atrofia; na primeira, ganha-se profissionalismo; na segunda, perde-se a visão de conjunto e, no final, o resultado é medíocre" (VIGIL, 2003, p. 114). Entendendo que a prática e teoria andam juntas para o bom desenvolvimento do profissional da área, procuramos então por em prática tudo aquilo que foi ensinado com afinco em sala de aula sobre o Radiojornalismo. É certo que este trabalho é apenas uma fagulha na dimensão do conhecimento da disciplina, mas acreditamos que é a partida para compreendermos mais ainda a beleza e o fascinante labor daqueles que se dedicam em levar aos lugares para distantes desta terra as notícias do dia a dia de uma cidade ou localidade. E aqueles que ouvem, sem saber que por trás daquele pequeno aparelho falante, existe profissionais que se dedicam em transformar um mundo compreensível dos cincos sentidos, em apenas um compreensível, que é o "ouvir". Por fim, o Radiojornal "Manaós Notícias" busca levar a importância do Rádio em várias camadas da sociedade, para o desenvolvimento da informação, atendendo as necessidades de adequação da linguagem radiofônica e a proximidade com seu ouvinte. Deixando o público informado das notícias de interesse de seu cotidiano. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Foi realizada reunião para que se definisse o tema de cada matéria e quem a realizaria, bem como o nome do Radiojornal. Após a pesquisa de campo realizada por cada integrante da equipe, com as entrevistas e assuntos adaptados para a linguagem radiofônica e com o roteiro em mãos, o Manaós Notícias foi gravado nas vozes de Aline Paulino e Juliana Raquel, trazendo ao público uma mensagem clara e objetiva. O "Radiojornal Manaós Notícias" seguiu o processo de edição por divisão de editoriais, assim distribuídos: Primeiro bloco: abertura, escalada, matérias (saúde e segurança); Segundo bloco: matérias (educação e economia); Terceiro bloco: boletim (novembro azul), nota (trânsito), matérias (cultura, esporte), comentário, ficha técnica; O Produto final teve duração de 12 minutos divididos em três blocos. Dispusemos dos seguintes equipamentos: Mesa de oito canais; Microfone Shure SM 58; Caixa de som amplificada; Programa: Sound Forge 7.0 </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O "Manaós Notícias" é o produto final da disciplina de Radiojornalismo do 4º período do curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, ministrada pela professora Carla Santos, com previsão de entrega para o mês de novembro. Para executar o trabalho foram inicialmente realizadas reuniões onde definiram-se a linha editorial, segmento, locutores, repórteres e o nome do Radiojornal. Para as gravações e montagem, foi utilizada a sala de mídias da Faculdade Boas Novas. O trabalho pronto segue da seguinte forma: Primeiro bloco: matérias sobre saúde e segurança pública; Segundo bloco: educação e economia; Terceiro bloco: matéria sobre o Teatro Amazonas, notas sobre o novembro azul e o trânsito na capital, destaque no Campeonato Amazonense e finalizando com um comentário sobre cultura. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">A necessidade de estar informado é fundamental, e neste processo, os meios de comunicação se tornam uma ferramenta indispensável para o desenvolvimento do indivíduo na sociedade. O alcance do rádio tem um número elevado de ouvintes, por sua fácil utilização, sendo usado para informar, entreter e divulgar. O Radiojornal "Manaós Notícias" se insere na perspectiva de levar a informação aos seus ouvintes, trazendo notícias relevantes e de interesse público. A criação deste produto é contribuir para a difusão de um programa formato radiofônico, mostrando sua importância em uma era dominada por mídias modernizadas. A elaboração do produto levou os alunos aliar teoria à prática, vivenciando experiências de todo processo que envolve a produção de um Radiojornal. Para Milton Jung (2009, p. 68), "A edição digital torna o trabalho mais rápido", a produção do produto foi eficaz, levando em consideração os meios utilizados na preparação do Radiojornal, capacitando os acadêmicos, por meio de técnicas, práticas e experiências, para o desenvolvimento de uma linha jornalística com o formato radiofônico. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">FERRARETO, Luiz Artur. Rádio: O veículo, a história e a técnica. 2° edição. Porto Alegre: Editora Sagra Luzzatto, 2001.<br><br>JUNG, Milton. Jornalismo de rádio. 3.ed, 4° reimpressão.  São Paulo: Editora Contexto, 2009.<br><br>PRADO, Emílio. Estrutura da informação radiofônica. São Paulo: Summus, 1989.<br><br>VIGIL, José Ignacio López. Manual urgente para radialistas apaixonados. 2. ed. São Paulo: Paulinas, 2004.<br><br> </td></tr></table></body></html>