ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00831</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP08</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;AMOR, POLIAMOR</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Caio Vitor Silva da Costa (Instituto Federal do Amazonas); Igor Braga de Souza (Instituto Federal do Amazonas); Nathalia Rank de souza Freitas (Instituto Federal do Amazonas)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;amor, jeans, editorial, natureza, urbano</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> Inspirado pelo dia dos namorados, o trabalho a ser apresentado debruçou-se no conceito de amor, a fim de construir uma campanha de lançamento da coleção especial da loja Forever 21. O tema principal, adotado pela campanha foi o poliamor. Durante o editorial, o objetivo principal foi transmitir a ideia do poliamor em seu sentido mais básico, natural e belo. O produto apresentado é de caráter fictício e não possui vínculo com a marca. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A marca Forever 21 é resultado da evolução da anterior Fashion 21, que em 1984 foi fundada por Dong-Won Chang e Jin Sook, imigrantes sul coreanos residentes da cidade de Los Angeles. Chang e Sook trabalhavam em um posto de gasolina quando começaram a notar um determinado padrão de vestimenta: as pessoas que tinham mais poder aquisitivo sempre andavam bem vestidas. Daí surgiu a ideia de empreender do ramo de vestuário, criando a Fashion 21, loja que importava da Coréia do Sul as roupas mais estilosas do momento. O resultado do experimento foi um sucesso total, no primeiro ano o faturamento alcançou cerca de U$700.000. O fast-fashion estava acontecendo e a marca foi consolidada, sucesso absoluto. Com isso, o investimento em expansão e melhoria da marca foi necessário. Agora com o nome de Forever 21, Chang e Sook buscavam manter-se no mercado e inaugurando 1 loja a cada 6 meses. A necessidade de diferenciar a Forever 21 das concorrentes Zara, Kohls e WallMart, fez com que a marca crescesse rapidamente sem abandonar a sua essência. A proposta era trazer roupas mais descoladas e diferentes das demais. Em menos de 10 anos, já eram mais de 40 lojas da franquia. A consolidação veio em 2003, com a primeira filial em Nova Iorque. A partir desse momento, a loja d departamento tornou-se referência mundial em fast fashion. Em 2014 a marca norte-americana inaugurou a sua primeira filial no Brasil, no Shopping Morumbi em São Paulo. Hoje a Forever 21 possui cerca de 35 lojas em todo o território nacional, conquistando rapidamente o espaço no mercado brasileiro. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Um editorial de moda conta uma história por meio de imagens, muitas vezes ilustrando um tema, uma atmosfera ou um conceito. (MCASSEY, BUCLEY, 2013). O editorial  Amor, poliamor surgiu da necessidade de alinhar a marca com o assunto que se encontra em discussão no momento. A Forever 21 encontra seu público alvo em homens e mulheres entre 15 à 30 anos, tal público está sempre em constante mudança de opinião, e mais do que nunca, buscando novas formas de se expressar, sendo o amor a mais nobre delas. Sendo assim, o objetivo central deste editorial, além de promover a coleção Forever21 para o dia dos namorados, é apresentar uma releitura sobre o amor, utilizando a quebra dos padrões de uma forma mais natural, menos impactante, mas ainda sim efetiva, celebrando a liberdade de expressão, sentimentos e pensamento, através dessa nova configuração de relacionamento. E ao mesmo tempo, posicionando a marca através do relacionamento a uma causa social que tem sido debatida com frequência nos meios de discussão. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> Espera-se que uma marca cresça e acompanhe o seu público-alvo, através de mudanças políticas, econômicas e sociais, determinados padrões estão em processo de mudança. Os sentimentos não ficam fora desses padrões, o que em meados da década de 40 era pregado nas grandes mídias como amor e monogamia, está sendo transformado, e o que se imagina é que as próximas gerações estejam mais abertas e adeptas ao poliamor ou poligamia. Diferente do amor livre, o poliamor prega o relacionamento estável com a possibilidade de ter múltiplos parceiros sem dispensar a fidelidade entre eles. Cada parceiro poliamoroso pode nutrir quantos relacionamentos forem necessários, sejam eles em um conjuntos ou separadamente. O posicionamento de mercado coloca da Forever21 como uma marca jovem, descontraída e atual. Sendo assim, a sua campanha de dia dos namorados não poderia seguir caminhos óbvios e tradicionais demais. Além de disseminar o amor, existe uma necessidade de diferenciar a marca dos seus concorrentes, posicionando a marca à frente de suas concorrentes. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O professor orientador designou a tarefa de conceituar um editorial de moda para uma marca da nossa escolha. O primeiro passo foi escolher a loja para qual seria desenvolvido o trabalho e a Forever21 foi escolhida por apresentar um público jovem e abrangente, proporcionando mais liberdade criativa na hora de desenvolver o conceito da campanha. Feito isso, o motivo da campanha foi definido como  dia dos namorados , e o tema principal escolhido foi a abordagem do poliamor. A partir daí a equipe se reuniu para definir os elementos que iriam apoiar essa ideia. No editorial, o cenário apresenta uma mistura do urbano com a natureza, trazendo à tona a ideia de amor e pureza através dos elementos da natureza presentes nas fotos. Com os elementos urbanos, buscamos a ideia de modernidade, que retrata justamente a questão do poliamor. Um conceito novo, mas sem deixar se der algo que está estritamente ligado ao natural e sentimental. Para conseguir compor o cenário da forma necessária, foi feita uma pesquisa de locação. A Praia da Ponta Negra, um dos principais cartões postais da cidade de Manaus, foi escolhida como cenário das fotos. O ponto turístico tem uma área de cerca de 2km de extensão, dividido entre a sua estrutura arquitetônica, área verde e a praia, e tornou-se o cenário perfeito para o editorial  Amor, poliamor . Foram selecionados 4 modelos para protagonizar o editorial, sendo 3 homens e 1 mulher. As roupas em utilizadas no editorial, seguiram a linha adotada pela loja, com peças mais despojadas. Foi trabalhada a moda feminina com homens utilizando peças femininas, e também as peças em jeans. Por se tratar de uma marca multinacional, não foi utilizado nenhum tipo de acessório ou peça que caracterizasse a região norte ou até mesmo o país. Por falta de suporte disponível, na realização das fotos foi usada apenas uma câmera Canon 60D, e duas lentes (50mm e 18-55mm). Por conta da iluminação, as fotos foram feitas no período da tarde, foi aproveitada a iluminação natural disponível para a captura das imagens, porém, algumas fotos também foram feitas à noite, utilizando efeitos de iluminação sem grandes produções. A sessão de fotos durou cerca de 4 horas, foram feitas aproximadamente 400 imagens. A partir disso, essas imagens entraram em processo de seleção para a edição e utilização dentro do trabalho. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este trabalho deu origem ao editorial de moda para a campanha de Dia dos Namorados da loja de departamentos Forever 21. Foram selecionadas 6 fotos para compôr o trabalho, de cerca de 200 fotos registradas durante o ensaio fotográfico. Com auxílio do professor orientador, as imagens foram analisadas a fim de analisar as que fariam parte do editorial. Foram selecionadas as fotos que mais atenderam as necessidades do editorial, aquelas que transmitiram melhor a ideia proposta para o tema principal do trabalho. Feito isso, as fotos passaram pelo processo de edição de imagens, a fim de preparar para as aplicações futuras, nas edições buscou-se manter a naturalidade das imagens, exaltando basicamente os detalhes, trabalhando a iluminação das mesmas. Foram selecionadas as fotos que mais atenderam as necessidades do editorial, aquelas que transmitiram melhor a ideia proposta para o tema principal do trabalho.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">A fotografia, 8ª arte, tem o poder de transmitir sensações, sentimentos e ideias através da imagem fixa. Um dos elementos principais da publicidade, é essencial para influenciar o poder de compra do consumidor, está em ser instigante o suficiente para atrair o olhar do cliente. Como forma de expressão, a publicidade e também a fotografia, nos permitem ilustrar situações, falar sobre determinados assuntos de forma mais simples e direta. É importante que as grandes empresas, sobretudo as que investem massivamente em publicidade, utilizem as plataformas disponíveis para disseminar o conhecimento, a liberdade de expressão e os processos transformadores, para que o espaço no qual está sendo investido não seja um meio exclusivamente de divulgação do produto, mas sim de agregação de valores a quem é atingido por determinada informação. Apesar de ser um trabalho fictício, o trabalho proporcionou uma experiência única de idealização de conceitos. Sem dúvidas é grande o desafio de transmitir uma mensagem através de imagens, e mais do que isso, conseguir adequar um conceito a uma empresa e alinhando isso a um posicionamento de marca foi extremamente gratificante. Além de ter a liberdade criativa para expressar os ideias enquanto estudantes e futuros comunicadores. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">http://www.fashionismo.com.br/2013/02/a-historia-da-forever-21/<br><br> http://chocoladesign.com/editorial-de-moda-o-que-e-como-fazer<br><br> ARAÚJO, Roberto. A Técnica fotográfica. São Paulo: Editora Europa, 2008<br><br>MCASSEY, Jacqueline. BUCKLEY, Clare. Styling de Moda. Porto Alegre: Bookman, 2013<br><br>MCASSEY, Jacqueline. BUCKLEY, Clare. Styling de Moda. Porto Alegre: Bookman, 2013<br><br> </td></tr></table></body></html>