INSCRIÇÃO: 00838
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO04
 
TÍTULO: Cuíra
 
AUTORES: Jhenni Suelen Costa Quaresma (Universidade Federal do Amapá); Rafael Oliveira Aleixo (Universidade Federal do Amapá)
 
PALAVRAS-CHAVE: Amapá, Cuíra, Laboratório, Revista,
 
RESUMO
A Cuíra Revista foi resultado da disciplina de Laboratório de Produção Jornalística, do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Amapá. A revista aborda os eixos de cidade, cultura, economia, turismo e esportes. Cuíra Revista tem formato magazine e traz diversas reportagens com foco em seus personagens. As reportagens retratam assuntos de interesse regionais e traz assuntos pouco discutidos para cima da mesa através da reflexão crítica e aprofundada como propõe o bom jornalismo.
 
INTRODUÇÃO
Muniz Sodré e Maria Helena Ferrari afirmam que a reportagem documental:਀ É o relato documentado, que apresenta os elementos de maneira objetiva, acompanhados de citações que complementam e esclarecem o assunto tratado. ...A reportagem documental é expositiva e aproxima-se da pesquisa. Às vezes, tem caráter denunciante. Mas, na maioria dos casos, apoiada em dados que lhe conferem fundamentação, adquire cunho pedagógico e se pronuncia a respeito do tema em questão. (SODRÉ, FERRARI, 1986, p. 64)਀ A revista Cuíra, que significa impaciente e irrequieto, lança sua primeira edição, sendo realizada pelos acadêmicos do Curso de Jornalismo da Unifap como projeto laboratorial, sendo concretizado em parceria do corpo docente e discente. Ela vem para construir a identidade do próprio curso, reforçando seu ideal objetivo diante à Comunicação Amapaense.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀愀 䌀甀爀愀 刀攀瘀椀猀琀愀  洀漀猀琀爀愀爀 愀漀猀 猀攀甀猀 氀攀椀琀漀爀攀猀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀搀愀猀 攀洀 猀攀甀猀 爀攀猀瀀攀挀琀椀瘀漀猀 愀猀猀甀渀琀漀猀Ⰰ 挀漀洀 琀攀洀琀椀挀愀猀 焀甀攀 攀渀瘀漀氀瘀愀洀 漀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 瀀切戀氀椀挀漀 攀 焀甀攀 琀攀渀栀愀洀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 瀀愀爀愀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 攀洀 最攀爀愀氀⸀ Abordando questões de cidade, educação, cultura e esportes, a primeira edição da revista trouxe aos seus leitores assuntos de extrema relevância na sociedade amapaense, além e, sobretudo, de ser um produto laboratorial, que permitiu aos alunos aprofundar as técnicas aprendidas durante o curso, em aulas teóricas e práticas. Este importância fica explicada a seguir por Lopes (1989):਀ É fundamental que os laboratórios sejam entendidos como espaço de aprendizagem e de pesquisa e não como complementos de forma distorcida, transformando-os em núcleos de produção industrial e só subsidiariamente permitindo sua utilização pedagógica. É o caso das gráficas das escolas de comunicação utilizadas para serviços externos, deixando em segundo plano os órgãos laboratoriais elaborados durante os cursos. Isso prejudica a periodicidade do veículo e colabora de forma negativa para a frustração dos alunos e professores que elaboram, tirando a motivação para as experimentações, além de prejudicar o aspecto pedagógico dos cursos. (LOPES, 1989, p.34)਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 爀攀瘀椀猀琀愀 猀攀 樀甀猀琀椀昀椀挀愀 瀀漀爀 搀愀爀 攀猀瀀愀漀 瀀愀爀愀 愀猀猀甀渀琀漀猀 瀀漀甀挀漀猀 搀椀猀挀甀琀椀搀漀猀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 攀 渀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 愀挀愀搀洀椀挀漀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀漀 䄀洀愀瀀⸀ 䄀 攀猀挀漀氀栀愀 搀漀 甀猀漀 搀攀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 瀀愀爀琀攀 搀漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 瀀爀漀瀀漀猀琀漀 瀀漀爀 䰀愀最攀 ⠀㈀  㘀⤀Ⰰ 挀漀洀漀 甀洀 愀猀猀甀渀琀漀 漀甀 爀攀氀愀琀漀 搀攀琀愀氀栀愀搀漀㨀  ਀ᰀ䄠 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 渀漀 挀甀椀搀愀 搀愀 挀漀戀攀爀琀甀爀愀 搀攀 甀洀 昀愀琀漀 猀椀渀最甀氀愀爀 漀甀 搀攀 甀洀愀 猀爀椀攀 搀攀 昀愀琀漀猀Ⰰ 洀愀猀 搀攀 甀洀 氀攀瘀愀渀琀愀洀攀渀琀漀 搀攀 甀洀 愀猀猀甀渀琀漀 漀甀 搀攀 甀洀 爀攀氀愀琀漀 搀攀 甀洀 攀瀀椀猀搀椀漀 挀漀洀瀀氀攀砀漀Ⰰ 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 甀洀 渀最甀氀漀 瀀爀攀攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀漀ᴀ⸠ ⠀䰀䄀䜀䔀Ⰰ ㈀  㘀Ⰰ 瀀⸀ 㔀㐀⤀ ਀䄀猀 琀攀洀琀椀挀愀猀 愀 猀攀爀攀洀 愀戀漀爀搀愀搀愀猀 昀漀爀愀洀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀猀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 爀攀甀渀椀攀猀 攀渀琀爀攀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 攀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀Ⰰ 瀀愀爀琀椀渀搀漀 搀愀 瀀爀攀洀椀猀猀愀 搀攀 挀愀瀀琀愀爀 漀 氀攀椀琀漀爀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 愀猀猀甀渀琀漀猀 焀甀攀 搀攀猀瀀攀爀琀愀猀猀攀洀 漀 猀攀甀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 攀 漀 挀漀氀漀挀愀猀猀攀洀 攀洀 瀀漀猀椀漀 昀愀瘀漀爀瘀攀氀 攀 愀戀攀爀琀愀 愀 爀攀昀氀攀砀漀⸀ 伀猀 搀攀琀愀氀栀攀猀 昀漀爀愀洀 戀攀洀 瀀攀渀猀愀搀漀猀 攀 愀猀 昀漀渀琀攀猀 搀攀琀愀氀栀愀搀愀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 愀漀 瀀切戀氀椀挀漀 甀洀愀 爀攀瘀椀猀琀愀 爀攀瀀氀攀琀愀 搀攀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 挀漀洀 搀攀琀愀氀栀攀猀⸀
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
A criação da primeira edição se deu a partir de reuniões com os acadêmicos do sétimo período do curso de Jornalismo da Unifap, onde foi decidido, em comum acordo, a abordagem de grandes reportagens em alguns segmentos. A partir das pautas solicitadas pelo professor da disciplina Laboratório de Produção Jornalística, criou-se as temáticas da revista.਀䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 攀渀琀漀Ⰰ 昀漀爀愀洀 搀椀瘀椀搀椀搀漀猀 漀猀 攀椀砀漀猀 琀攀洀琀椀挀漀猀 搀愀 爀攀瘀椀猀琀愀Ⰰ 猀攀渀搀漀㨀 攀挀漀渀漀洀椀愀Ⰰ 挀椀搀愀搀攀猀Ⰰ 琀甀爀椀猀洀漀Ⰰ 挀甀氀琀甀爀愀 攀 攀猀瀀漀爀琀攀猀⸀  As reportagens foram apuradas a partir de pesquisas, análises de documentos e dados e entrevistas com variados tipos de fontes, priorizando as fontes que vivenciaram os fatos descritos nos respectivos trabalhos.਀䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 一漀戀氀愀琀㨀 ਀䄀渀琀攀猀 搀攀 猀攀爀 甀洀 渀攀最挀椀漀Ⰰ 漀 樀漀爀渀愀氀 搀攀瘀攀 猀攀爀 瘀椀猀琀漀 挀漀洀漀 甀洀 猀攀爀瘀椀漀 瀀切戀氀椀挀漀⸀ 䔀 挀漀洀漀 猀攀爀瘀椀搀漀爀 瀀切戀氀椀挀漀 搀攀瘀攀爀 瀀爀漀挀攀搀攀爀⸀ 䴀愀椀猀 搀漀 焀甀攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 攀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 漀 樀漀爀渀愀氀 搀攀瘀攀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀爀 攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀⸀ 倀漀爀焀甀攀  搀漀 攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 焀甀攀 搀攀爀椀瘀愀 漀 瀀漀搀攀爀⸀ 䔀 攀洀 甀洀愀 搀攀洀漀挀爀愀挀椀愀Ⰰ 漀 瀀漀搀攀爀  搀漀猀 挀椀搀愀搀漀猀⸀ ⠀一伀䈀䰀䄀吀Ⰰ ㈀  ㌀Ⰰ 瀀⸀ ㈀㈀⤀ ਀ऀ倀愀猀猀愀搀愀 愀 攀琀愀瀀愀 搀攀 愀瀀甀爀愀漀 攀 爀攀搀愀漀 搀愀猀 洀愀琀爀椀愀猀Ⰰ 瀀愀猀猀愀洀漀猀 瀀愀爀愀 愀 攀琀愀瀀愀 搀攀 搀椀愀最爀愀洀愀漀 搀愀 爀攀瘀椀猀琀愀Ⰰ 漀渀搀攀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀椀猀 漀瀀琀愀爀愀洀 瀀漀爀 挀爀椀愀爀 甀洀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀 氀攀瘀攀 攀 搀椀渀洀椀挀愀Ⰰ 瀀愀爀愀 琀漀爀渀愀爀 漀 爀椀琀洀漀 搀愀 氀攀椀琀甀爀愀 洀愀椀猀 昀挀椀氀 攀 瀀爀愀稀攀爀漀猀漀⸀ 䄀猀 攀搀椀琀漀爀椀愀猀 昀漀爀愀洀 搀椀瘀椀搀椀搀愀猀 攀洀 挀漀爀攀猀 焀甀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀洀 漀猀 愀猀猀甀渀琀漀猀 愀戀漀爀搀愀搀漀猀⸀
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
A revista Cuíra possui 20 reportagens em sua primeira edição, que foi lançada no segundo semestre do ano de 2016. ਀䌀漀渀琀攀渀搀漀 ㄀   瀀最椀渀愀猀Ⰰ 愀 攀搀椀漀 戀甀猀挀漀甀 愀 洀攀氀栀漀爀 昀漀爀洀愀 搀攀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 攀 愀渀氀椀猀攀 搀漀猀 昀愀琀漀猀 瀀甀戀氀椀挀愀搀漀猀Ⰰ 攀 攀猀琀甀搀漀甀 洀攀挀愀渀椀猀洀漀猀 攀 洀琀漀搀漀猀 瀀愀爀愀 琀爀愀渀猀挀爀攀瘀攀爀 搀愀 洀攀氀栀漀爀 洀愀渀攀椀爀愀 瀀漀猀猀瘀攀氀 愀漀 瀀切戀氀椀挀漀 漀猀 愀猀猀甀渀琀漀猀 愀戀漀爀搀愀搀漀猀⸀ 倀愀爀愀 䰀愀最攀 ⠀㈀  㘀⤀Ⰰ ᰀ瀠爀漀挀甀爀愀爀 甀洀愀 洀愀琀爀椀愀 攀洀 樀漀爀渀愀氀Ⰰ 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀Ⰰ 琀漀爀渀愀ⴀ猀攀 洀愀椀猀 昀挀椀氀 焀甀愀渀搀漀 猀攀 瀀攀爀挀攀戀攀 愀 氀最椀挀愀 搀愀 攀搀椀漀ᴀ⸠ As reportagens veiculadas na revista trouxeram narrativas fundamentais da linguagem jornalística. Sodré e Ferrari (1986), afirmam sobre a narrativa: ਀ “Mas a narrativa não é privilégio da arte ficcional. Quando o jornal diário noticia um fato qualquer, como atropelamento, já traz aí em germe, uma narrativa. O desdobramento das clássicas perguntas a que a notícia pretende responder (quem, o quê, como, quando, onde, por quê) constituirá de pleno direito uma narrativa não mais regida pelo imaginário, como na literatura de ficção, mas pela realidade factual do dia-a-dia, pelos pontos rítmicos do cotidiano que, discursivamente trabalhados, tornam-se reportagem”. (SODRÉ E FERRARI, 1986, p. 11)਀ As equipes responsáveis pela elaboração da revista foram divididas em diagramação, reportagem, fotojornalismo e equipe Cuíra Digital (responsável pela plataforma online).਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 爀攀瘀椀猀琀愀 䌀甀爀愀 猀甀爀最椀甀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀 搀攀猀攀樀漀 搀攀 愀瀀甀爀愀爀Ⰰ 爀攀昀氀攀琀椀爀 攀 椀渀昀漀爀洀愀爀 猀漀戀爀攀 愀猀猀甀渀琀漀猀 瀀漀甀挀漀猀 愀戀漀爀搀愀搀漀猀 搀攀渀琀爀漀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 愀洀愀瀀愀攀渀猀攀⸀ 䈀甀猀挀愀洀漀猀 挀漀渀栀攀挀攀爀 漀猀 瘀爀椀漀猀 氀愀搀漀猀 搀攀 甀洀愀 洀攀猀洀愀 栀椀猀琀爀椀愀 攀 漀甀瘀椀ⴀ氀愀 搀甀愀猀Ⰰ 琀爀猀Ⰰ 焀甀愀渀琀愀猀 瘀攀稀攀猀 昀漀猀猀攀洀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀猀⸀ 吀渀栀愀洀漀猀 攀洀 洀攀渀琀攀 攀猀琀愀爀洀漀猀 椀渀搀漀 漀渀搀攀 洀甀椀琀漀猀 挀椀搀愀搀漀猀 挀漀洀甀渀猀 渀漀 瀀漀搀攀爀椀愀洀Ⰰ 洀愀猀 渀攀挀攀猀猀椀琀愀瘀愀洀 猀愀戀攀爀⸀  Mesmo com todas as dificuldades, a equipe conseguiu lançar a primeira revista laboratório Cuíra e mais do que esse mérito, acreditamos contribuir para o desenvolvimento do jornalismo amapaense e da sociedade como um todo.਀ O repórter está onde o leitor, ouvinte ou espectador não pode estar. Tem uma delegação ou representação tácita que o autoriza a ser os ouvidos e os olhos remotos do público, selecionar e lhe transmitir o que possa ser interessante. (LAGE, 2006, p. 23).਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䰀䄀䜀䔀Ⰰ 一椀氀猀漀渀⸀ 䄀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀㨀 琀攀漀爀椀愀 攀 琀挀渀椀挀愀 搀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 刀攀挀漀爀搀Ⰰ ㈀  㘀⸀ 

LAGE, Nilson. Estrutura da notícia. 6. ed. São Paulo: Ática, 2006.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀伀䐀刀준Ⰰ 䴀甀渀椀稀㬀 䘀䔀刀刀䄀刀䤀Ⰰ 䴀愀爀椀愀 䠀攀氀攀渀愀⸀ 吀挀渀椀挀愀猀 搀攀 刀攀瀀漀爀琀愀最攀洀㨀 一漀琀愀猀 猀漀戀爀攀 愀 一愀爀爀愀琀椀瘀愀 䨀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀⸀ 㜀⸀ 攀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀甀洀洀甀猀Ⰰ ㄀㤀㠀㘀⸀

SCHMTIZ, Aldo Antonio. Fontes de notícias: ações e estratégias das fontes no jornalismo. 1. ed. Florianópolis: Combook, 2011.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀伀倀䔀匀Ⰰ 䐀椀爀挀攀甀 䘀攀爀渀愀渀搀攀猀⸀ 䨀漀爀渀愀氀 氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀㨀 搀漀 攀砀攀爀挀挀椀漀 攀猀挀漀氀愀爀 愀漀 挀漀洀瀀爀漀洀椀猀猀漀 挀漀洀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 氀攀椀琀漀爀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀甀洀洀甀猀Ⰰ ㄀㤀㠀㤀⸀

NOBLAT, Ricardo. A arte de fazer um jornal diário. 4.ed. São Paulo: Contexto, 2003.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䄀匀匀䤀匀Ⰰ 䘀爀愀渀挀椀猀挀漀 搀攀⸀ 䜀渀攀爀漀 䐀椀瘀攀爀猀椀漀渀愀氀⸀ 䴀䄀刀儀唀䔀匀 䐀䔀 䴀䔀䰀伀Ⰰ 䨀漀猀㬀 䄀匀匀䤀匀Ⰰ 䘀爀愀渀挀椀猀挀漀 搀攀 ⠀伀爀最猀⸀⤀⸀ 䜀渀攀爀漀猀 䨀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀猀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀⸀ 匀漀 䈀攀爀渀愀爀搀漀 搀漀 䌀愀洀瀀漀㨀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䴀攀琀漀搀椀猀琀愀 搀攀 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ ㈀ ㄀ ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀