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INSCRIÇÃO: | 00862 |
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CATEGORIA: | PT |
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MODALIDADE: | PT06 |
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TÍTULO: | A ILUSTRAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA AMPLIAR A PERCEPÇÃO SOBRE A DIVERSIDADE DOS POVOS INDÍGENAS |
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AUTORES: | Willy Raphael Mendes Coelho (Faculdade Estácio do Pará); Viviane Menna Barreto (Faculdade Estácio do Pará); Bianca Dlamares (Faculdade Estácio do Pará); LaysaIsabelle de Almeida Lucena (Faculdade Estácio do Pará) |
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PALAVRAS-CHAVE: | diversidade, identidade, ilustração, povos indígenas, |
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RESUMO |
Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de estimular a percepção dos estudantes da faculdade Estácio para a diversidade étnica dos povos indígenas existentes no Brasil. O trabalho foi proposto dentro da disciplina Cultura Brasileira com objetivo de promover a diversidade e ampliar a percepção do universo cultural indígena e estimulou a pesquisa e a aproximação conhecimento da sociedade indígena existentes e sua cultura.
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INTRODUÇÃO |
O desenvolvimento deste projeto deu-se a partir da disciplina de Cultura Brasileira dentro de um projeto que visava estimular a pesquisa e o conhecimento das diferentes povos indígenas brasileiros. A criação foi feita com base em pesquisas realizadas previamente. Foi feito uma exposição de Ilustrações sobre a diversidade dos povos indígenas brasileiros e também uma reflexão sobre os signos desta cultura. Durante o projeto foi planejado uma mostra das pesquisas de cada grupo que foi apresentada em sala.
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OBJETIVO |
O objetivo deste projeto foi propiciar para os estudantes uma descoberta sobre a formação do povo brasileiro. Dentro disso o enfoque dado foi a sociedade Indígena e sua ampla diversidade de visualidades e culturas. A confecção da ilustração buscou propiciar uma nova experiência no reconhecimento das características, vestimentas, traços e pinturas dos povos originários. Foi objetivo complementar apreender sobre pintura e adornos das diferentes etnias indígenas e também sobre sua localização no Brasil e tornar conhecida na faculdade os diferentes povos indígenas com pouca visibilidade nos veículos de comunicação.Além disso o estudo possibilitou-nos aperfeiçoar noções de cultura e direção de arte. |
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JUSTIFICATIVA |
Diante da crise de direitos que vivem os povos indígenas trabalhar o tema de identidade e diversidade sempre amplia diálogos e possibilita colaborar com o fim do preconceito䄀 椀氀甀猀琀爀愀漀 甀洀愀 琀挀渀椀挀愀 焀甀攀 瀀攀爀洀椀琀攀 攀砀攀爀挀椀琀愀爀 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀攀 挀漀爀 攀 搀攀 挀漀洀瀀漀猀椀漀 漀 焀甀攀 搀攀 洀甀椀琀漀 瘀愀氀椀愀 瀀愀爀愀 愀瀀攀爀昀攀椀漀愀洀攀渀琀漀 搀攀 渀漀攀猀 攀猀琀琀椀挀愀猀⸀
Propiciar aos estudantes da faculdade Estácio FAP a descoberta sobre a sociedade Indígena e sua ampla diversidade de culturas torna-se fundamental para estimular a luta pelos direitos de todos os povos. |
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MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS |
Para o desenvolvimento de cada ilustração, ouve uma pesquisa profunda para identificar as características das dez tribos ilustradas com base nas imagens coletadas na internet, leituras especificas sobre as tribos, e documentários sobre a cultura das tribos brasileiras encontrados. Devidamente coletadas e selecionas as imagens identificamos as características distintas de cada tribo e separamos através das imagens um completo material para ilustrar de forma específica cada indígena de acordo com sua localidade e cultura. Com base nas coletas, iniciou-se a criação das ilustrações possuindo como foco um personagem principal e sua cultura expressada nas cores, adereços, traços e sua fisionomia.
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DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO |
A produção inicial foi realizada através de esboço a lápis destacando e especificando qual tribo pertencente e qual técnica usaríamos para evidenciar suas características. Feito isso, desenhamos em uma folha A4 Canson Aquarela cada ilustração e iniciamos o processo de pintura através de Lápis de cor Aquarela aplicando as técnicas necessárias para alcançarmos as cores e efeitos do objetivo do mesmo. As cores e efeitos demonstram a relação de cada tribo com a natureza e suas tradições e particularidades. Alguns possuem mais evidências e destaque pela sua ampla usabilidade de adereços e pinturas. Outros, possuem uma representação mais discreta e exótica por sua localização e seu pouco contato com a sociedade moderna que impossibilita um conhecimento mais profundo de seus costumes. |
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CONSIDERAÇÕES |
Refletindo academicamente essa campanha possibilitou transpor todo o conhecimento e os conceitos absorvidos no decorrer do semestre e do curso, a própria matéria Cultura Brasileira do qual é a principal fonte de referências para a formação do cartaz. Exercitar matérias cursadas nos semestres anteriores, como fotografia publicitária, criação publicitária a fim de trazer ainda mais experiência profissionalismo para o trabalho.䌀漀渀猀椀搀攀爀愀渀搀漀ⴀ猀攀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 瀀爀漀洀漀瘀攀爀 愀琀攀渀漀 攀 搀攀戀愀琀攀 愀猀 挀愀甀猀愀猀 搀漀 䴀漀瘀椀洀攀渀琀漀 一攀最爀漀 攀 最攀爀愀爀 攀渀琀爀攀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀猀 搀漀 匀椀洀瀀猀椀漀 甀洀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 瀀攀氀愀 挀漀渀猀挀椀渀挀椀愀 洀甀氀琀椀挀甀氀琀甀爀愀氀 渀攀最爀愀Ⰰ 愀挀爀攀搀椀琀愀洀漀猀 焀甀攀 攀猀猀攀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 昀漀椀 挀甀洀瀀爀椀搀漀 搀攀猀搀攀 漀 洀漀洀攀渀琀漀 搀愀 猀攀氀攀漀 搀漀 挀愀猀琀椀渀最 攀 愀琀爀愀瘀猀 搀漀 搀攀戀愀琀攀 猀漀戀爀攀 漀 瀀攀爀琀攀渀挀椀洀攀渀琀漀 愀 攀猀猀愀 挀甀氀琀甀爀愀 攀 愀 洀漀瘀椀洀攀渀琀愀漀 攀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀 搀漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀愀 昀愀挀甀氀搀愀搀攀 愀渀琀攀猀 攀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀漀 攀瘀攀渀琀漀⸀
Além disso a forma como as artes ilustraram o tema durante toda a campanha desenvolvida na fanpage, possibilitou conhecimento das informações e acontecimentos do evento.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀
GALVÃO, Eduardo. Áreas culturais indígenas do Brasil 1900 - 1959. Boletim Museu Paraense Emílio Goeldi, n.s., Antropologia, nº 8, Belém, 1960.㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䔀䰀䄀吀吀䤀Ⰰ 䨀甀氀椀漀 䌀⸀ 촀渀搀椀漀猀 搀漀 䈀爀愀猀椀氀⸀ 䠀甀挀椀琀攀挀Ⰰ 㤀㠀 ⸀
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