INSCRIÇÃO: 00864
 
CATEGORIA: PT
 
MODALIDADE: PT04
 
TÍTULO: BELEZA NATURAL: FORMAS E CORES EM UM ENSAIO FOTOGRÁFICO
 
AUTORES: Bianca Dlamares Moura Pinheiro (Faculdade Estácio do Pará); Viviane Menna Barreto (Faculdade Estácio do Pará); Willy Mendes (Faculdade Estácio do Pará); LaysaIsabelle de Almeida Lucena (Faculdade Estácio do Pará); Laercio Esteves (Faculdade Estácio do Pará)
 
PALAVRAS-CHAVE: direção de arte, empoderamento, igualdade, mulher,
 
RESUMO
Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de elaborar fotografias publicitárias artísticas para o seguinte tema Beleza Natural: Formas e Cores, que possui como um dos maiores objetivos, o empoderamento da beleza feminina e seus traços. A campanha foi elaborada a partir da matéria de Direção de Arte para trabalhar as vertentes e o poder de diferentes forças de belezas autênticas. E desta forma buscando a diversidade de cores, corpos e mulheres conseguimos sintetitar a riqueza cultural brasileira਀
 
INTRODUÇÃO
As fotografias foram desenvolvidas a partir da matéria de Direção de Arte do 4º semestre. A pesquisa para extrair definições mais pertinentes foi após o desenvolvimento e reflexão na aula. Após esse primeiro momento, foi pré-selecionado mulheres universitárias com belezas distintas que foram direcionadas para o ensaio. Partindo dessa finalidade, realizou-se no dia 26 de setembro de 2016, um encontro na Estácio FAP com a Professora e orientadora do trabalho Viviane Menna Barreto e Láercio Esteves para adversas finalizações.
 
OBJETIVO
Diante da paisagem midiática que imprimi na mente das mulheres um padrão único de beleza que repete padrões hegemônicos de dominação tentamos elaborar com este projeto um ensaio que revelasse a diversidade e evidenciasse as diferentes belezas do nosso país, como objetivo de empoderar e inspirar o poder feminista de cada mulher e sua autencidade através de identidades múltiplas. O objetivo secundário doi reunir mulheres universitárias com belezas distintas; aplicar conhecimentos em direção de arte e colaborar com o empoderamento feminino.
 
JUSTIFICATIVA
O impacto comercial, econômico e social dentro de um indivíduo empoderado é o bastante para mudar certas visões dentro de um universo feminino e masculino. Partindo desse princípio utilizamos nosso ensaio fotográfico como uma forma de representar as diferentes mulheres que compõem nossa sociedade.਀唀琀椀氀椀稀愀渀搀漀 洀愀琀爀椀愀猀 挀甀爀猀愀搀愀猀 渀漀猀 猀攀洀攀猀琀爀攀猀 愀渀琀攀爀椀漀爀攀猀Ⰰ 挀漀洀漀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀 攀 挀爀椀愀漀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀 挀漀洀漀 昀愀琀漀爀攀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 攀 搀椀猀猀攀洀椀渀愀搀漀爀攀猀 瀀愀爀愀 甀洀愀 愀洀瀀氀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀⸀ 䄀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 爀攀瘀攀氀漀甀 渀甀愀渀挀攀猀 攀 昀漀爀洀愀猀 昀椀猀椀挀愀猀 焀甀攀 挀漀洀瀀攀 甀洀愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀攀 氀椀搀攀爀愀渀愀Ⰰ 攀洀瀀漀搀攀爀愀洀攀渀琀漀 攀 爀攀猀瀀攀椀琀漀⸀  Revelando um olhar de engajamento social de tal forma que a figura feminina tenha um valor igualitario e que se defina pela sua identidade. Representatividade, sororidade e colaboração são os termos que queremos abrir discursos, para que a beleza de cada mulher não seja um empecilho nem rivalidade para uma futura competição em mundo tão desigual, mais para que juntas consigam espaços melhores e que haja um futuro mais igualitário.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀倀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 甀洀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 焀甀愀氀椀琀愀琀椀瘀愀Ⰰ 搀攀猀攀渀栀愀洀漀猀 攀猀猀攀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 䐀甀愀爀琀攀 ⠀㈀  ㈀ 瀀⸀㌀⤀ ਀䐀攀 甀洀 洀漀搀漀 最攀爀愀氀Ⰰ 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 搀攀 挀甀渀栀漀 焀甀愀氀椀琀愀琀椀瘀漀 攀砀椀最攀洀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀Ⰰ 焀甀愀猀攀 猀攀洀瀀爀攀 氀漀渀最愀猀 攀 猀攀洀椀ⴀ攀猀琀爀甀琀甀爀愀搀愀猀⸀ 一攀猀猀攀猀 挀愀猀漀猀Ⰰ 愀 搀攀昀椀渀椀漀 搀攀 挀爀椀琀爀椀漀猀 猀攀最甀渀搀漀 漀猀 焀甀愀椀猀 猀攀爀漀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀搀漀猀 漀猀 猀甀樀攀椀琀漀猀 焀甀攀 瘀漀 挀漀洀瀀漀爀 漀 甀渀椀瘀攀爀猀漀 搀攀 椀渀瘀攀猀琀椀最愀漀  愀氀最漀 瀀爀椀洀漀爀搀椀愀氀Ⰰ 瀀漀椀猀 椀渀琀攀爀昀攀爀攀 搀椀爀攀琀愀洀攀渀琀攀 渀愀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 搀愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀猀 焀甀愀椀猀 猀攀爀 瀀漀猀猀瘀攀氀 挀漀渀猀琀爀甀椀爀 愀 愀渀氀椀猀攀 攀 挀栀攀最愀爀  挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 洀愀椀猀 愀洀瀀氀愀 搀漀 瀀爀漀戀氀攀洀愀 搀攀氀椀渀攀愀搀漀 ਀䄀瀀猀 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 椀渀椀挀椀愀氀 椀渀椀挀椀愀洀漀猀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀⸀ 倀愀爀愀 椀猀猀漀 昀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 挀漀洀漀 爀攀挀甀爀猀漀猀㨀 攀猀琀甀搀椀漀 昀漀琀漀最爀昀椀挀漀 搀愀 瀀爀瀀爀椀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀 ⠀䔀猀琀挀椀漀 ⴀ 䘀愀瀀⤀Ⰰ 挀洀攀爀愀 渀椀欀漀渀 搀猀氀爀 搀㌀㄀  Ⰰ 氀攀渀琀攀 㔀 洀洀 攀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 愀搀漀戀攀 倀栀漀琀漀猀栀漀瀀 䌀猀㘀⸀ ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀猀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀 昀漀爀愀洀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀猀 瀀爀椀洀攀椀爀愀洀攀渀琀攀 瀀攀氀漀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 搀攀 攀焀甀椀瀀愀洀攀渀琀漀猀 搀攀 氀甀稀攀猀 爀攀昀氀攀琀漀爀愀猀Ⰰ 氀攀渀琀攀 ㄀㠀ⴀ㄀ 㔀洀洀 攀 昀氀愀猀栀 攀砀琀攀爀渀漀⸀ 䄀 挀洀攀爀愀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 昀漀椀 挀漀渀昀椀最甀爀愀搀愀 渀漀 洀漀搀漀 洀愀渀甀愀氀 挀漀洀 䤀匀伀 ㄀   焀甀攀  漀 猀攀渀猀漀爀 搀攀 攀猀琀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 瀀漀甀挀愀 氀甀稀 攀 搀攀 洀攀渀漀爀 爀甀搀漀 渀愀 挀漀洀瀀漀猀椀漀⸀ ਀ 䄀 瘀攀氀漀挀椀搀愀搀攀 搀漀 漀戀琀甀爀愀搀漀爀 昀漀椀 搀攀 ㄀⼀㄀   猀 瀀愀爀愀 愀 猀攀渀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 氀甀稀 攀 琀攀洀瀀漀 搀攀 攀砀瀀漀猀椀漀 瀀愀爀愀 昀漀爀洀愀爀 愀 椀洀愀最攀洀⸀ 伀 搀椀愀昀爀愀最洀愀 昀漀椀 搀攀 昀⼀㄀  焀甀攀  漀 猀攀渀猀漀爀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 瀀攀氀愀 愀戀攀爀琀甀爀愀 搀攀 椀渀琀攀渀猀椀搀愀搀攀 搀攀 氀甀稀 攀 瀀爀漀昀甀渀搀椀搀愀搀攀 搀攀 挀愀洀瀀漀⸀ 伀 攀搀椀琀漀爀椀愀氀 搀愀猀 洀漀搀攀氀漀猀 瀀爀漀瀀爀漀挀椀漀渀漀甀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀愀猀 昀漀琀漀猀 焀甀攀 挀漀渀挀氀甀椀甀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀⸀ ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀ᰀ䨠愀洀愀椀猀 搀攀椀砀愀爀 搀攀 攀砀椀猀琀椀爀 焀甀攀洀 氀攀瘀攀 愀瀀攀渀愀猀 愀 琀挀渀椀挀愀 攀洀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀漀 攀 瀀攀爀最甀渀琀攀 ᠀挠漀洀漀ᤀⰠ 攀渀焀甀愀渀琀漀 漀甀琀爀漀猀Ⰰ 搀攀 琀攀洀瀀攀爀愀洀攀渀琀漀猀 洀愀椀猀 椀渀焀甀椀爀椀搀漀爀Ⰰ 搀攀猀攀樀愀爀漀 猀愀戀攀爀 ᠀瀠漀爀 焀甀ᤀ⸠ 䔀甀Ⰰ 瀀攀猀猀漀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 猀攀洀瀀爀攀 瀀爀攀昀攀爀椀 愀 椀渀猀瀀椀爀愀漀  椀渀昀漀爀洀愀漀 ⠀䴀愀渀 刀愀礀⤀⸀ 倀漀爀 琀爀猀 搀攀 挀愀搀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 搀攀瘀攀爀椀愀 攀砀椀猀琀椀爀 甀洀 洀漀琀椀瘀漀 猀甀昀椀挀椀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 樀甀猀琀椀昀椀挀ⴀ氀愀⸀ 䔀猀猀愀 愀昀椀爀洀愀漀  洀愀椀猀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 搀漀 焀甀攀 琀愀氀瘀攀稀 猀攀 愀挀爀攀搀椀琀攀Ⰰ 瀀漀椀猀Ⰰ 愀渀琀攀猀 搀攀 琀椀爀愀爀 甀洀愀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀愀 昀漀琀漀Ⰰ 漀 昀漀琀最爀愀昀漀 渀漀 瀀漀搀攀 搀椀猀瀀攀渀猀愀爀 甀洀愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 椀渀琀攀最爀愀氀 搀漀猀 洀漀琀椀瘀漀猀 瀀攀氀漀猀 焀甀愀椀猀 搀攀猀攀樀愀 戀愀琀ⴀ氀愀⸀ 吀愀渀琀漀 愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 琀椀爀愀搀愀 瀀漀爀 攀氀攀 焀甀愀渀琀漀 愀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 搀漀猀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀 猀攀爀漀 攀渀漀爀洀攀洀攀渀琀攀 椀渀昀氀甀攀渀挀椀愀搀愀猀 瀀漀爀 攀猀猀愀 愀琀椀琀甀搀攀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀攀ᤀᤠ⸠ ⠀䈀䔀䄀娀䰀䔀夀Ⰰ 䴀椀挀栀攀氀氀⸀吀甀搀漀 猀漀戀爀攀 䘀漀琀漀最爀愀昀椀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ 匀倀㨀 吀栀漀洀猀漀渀 䰀攀愀爀渀椀渀最Ⰰ ㄀㤀㜀㜀Ⰰ 瀀⸀ ㄀㈀⤀Ⰰ 愀 挀漀洀瀀漀猀椀漀 昀漀琀漀最爀昀椀挀愀 挀甀洀瀀爀攀 猀攀甀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 愀氀洀 搀漀 愀猀瀀攀挀琀漀 琀攀爀椀挀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 戀甀猀挀愀 愀戀爀椀爀 搀椀猀挀甀爀猀漀猀 搀攀渀琀爀漀 搀攀 甀洀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 椀渀琀攀椀爀愀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䈀䔀䄀娀䰀䔀夀Ⰰ 䴀椀挀栀攀氀氀⸀ 吀甀搀漀 猀漀戀爀攀 䘀漀琀漀最爀愀昀椀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ 匀倀㨀 吀栀漀洀猀漀渀 䰀攀愀爀渀椀渀最Ⰰ ㄀㤀㜀㜀⸀ ਀

DUARTE, Rosália. Pesquisa qualitativa: reflexões sobre o trabalho de campo. Cadernos de pesquisa, v. 115, n. 1, p. 139-54, 2002. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/cp/n115/a05n115>. Acesso em: 7 abril 2017.਀

Os 7 Princípios de Empoderamento das Mulheres਀㸀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀⸀ 栀琀琀瀀㨀⼀⼀洀漀瘀椀洀攀渀琀漀洀甀氀栀攀爀㌀㘀 ⸀挀漀洀⸀戀爀⼀椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀⼀㜀ⴀ瀀爀椀渀挀椀瀀椀漀猀ⴀ搀攀ⴀ攀洀瀀漀搀攀爀愀洀攀渀琀漀⼀⸀ 䄀挀攀猀猀愀搀漀 攀洀 ㄀㄀ 搀攀稀攀洀戀爀漀 ㈀ ㄀㘀 ਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䄀 䈀攀氀攀稀愀 搀愀 䐀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀洀椀渀椀渀愀 >. Disponível em.http://lounge.obviousmag.org/com_cafe/2015/08/beleza-feminina.html/.Acessado em 11 dezembro 2016਀ ਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀