ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #01779f"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00021</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RT02</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;TV ICSEZ: Jornalismo e Entretenimento</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Alanderson Coelho das Chagas (Universidade Federal do Amazonas); Cristiane de Carvalho Fraga (Universidade Federal do Amazonas); Carlos Alexandre Rodrigues Ferreira (Universidade Federal do Amazonas); Katriane Bernardes dos Santos (Universidade Federal do Amazonas); Lara de Souza e Souza (Universidade Federal do Amazonas); Niash dos Anjos Frutuoso (Universidade Federal do Amazonas)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Prática jornalística, Programa de TV, Telejornalismo, TV Icsez, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este trabalho apresenta o programa televisivo "TV Icsez: Jornalismo e Entretenimento", produzido pelos discentes do 7° período como requisito para a conclusão da disciplina Telejornalismo II, pertencente a matriz curricular do curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo da Universidade Federal do Amazonas, campus Parintins. O proposto paper buscar relatar de que forma se deu o processo de produção do programa, descrevendo suas etapas de desenvolvimento para a elaboração do "TV Icsez". A ideia da criação do programa foi uma iniciativa de colocar os acadêmicos em contato com os equipamentos e com o ambiente da redação por meio das reuniões de discussão de pautas, tornando a teoria aprendida em sala de aula aplicada à prática jornalística.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A televisão surgiu no início do século XX, mas foi só a na metade desse século, por volta de 1940 que a TV começa a se afirmar, agora como um sistema totalmente eletrônico. A segunda guerra mundial atrasou o desenvolvimento da tecnologia da televisão, porém nos anos de 1950 a TV se expandiu para todos os países chegando ao Brasil por meio do jornalista Francisco de Assis Chateaubriand Brandeira de Melo. Assis Chateaubriand decidiu trazer os técnicos da America Radio Corporation e implantar a TV no Brasil. Chateaubriand distribuiu 200 televisores em pontos estratégicos e de maior circulação para que as pessoas testemunhassem o surgimento da TV no Brasil (PATERNOSTRO, 2006). A televisão possibilitou o telejornalismo. A TV compreende três elementos básicos: a imagem, a informação e a emoção. "Grande parte da preocupação é fazer com que texto e imagem caminhem juntos, em telejornalismo é preciso casar imagem e informação" (PATERNOSTRO, 2006, p.72-73). Como foi o propósito da produção do programa "TV Icsez" que procurou mostrar realidades vividas na cidade Parintins, destacando a segurança, a economia, educação, tecnologia e música. O interesse pela criação do programa surgiu a partir de uma proposta da disciplina de Telejornalismo II do curso de Comunicação social/Jornalismo da Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia. A "TV ICSEZ" buscava mostrar aos acadêmicos que "para os jornalistas, os assuntos são considerados relevantes à medida que interessam a um grande número de pessoas quando causam impacto ou afetam a vida dos cidadãos" (BISTANE E BACELLAR, 2003, p. 41). O programa visava o aprendizado dos alunos frente às realidades observadas no cotidiano da cidade de Parintins por meio de um programa televisivo pautado na noticiabilidade.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Produzir um programa televisivo no formato de revista, com o objetivo de aproximar os acadêmicos da prática jornalística como forma de entender todas as etapas de produção de um programa de TV desde pauta até a edição do programa. A idealização do "TV Icsez" buscava apresentar aos acadêmicos o ambiente da redação jornalística e colocá-los em contato com o meio jornalístico e toda a teoria aprendida. Além disso, o programa possibilitou que os estudantes conhecessem as diversas funções existentes no jornalismo, a linguagem de TV, os formatos, os gêneros e a noticiabilidade.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A televisão ainda é um dos meios de comunicação de massa pelo público brasileiro. Isso se deve a abrangência de uma linguagem que envolve som e imagem, mas sua essência e caráter principal estão na transmissão de imagens, principalmente quando se trata da construção de um programa jornalístico para televisão. Por esse motivo o jornalista ter a capacidade de entender como capturar uma boa imagem, além disso, dever ser capaz de compreender qual o significado de cada imagem capturada, qual seu sentido dentro de uma de peça jornalística. Nesse sentido, ao produzir a "TV Icsez" buscamos contribuir na formação acadêmica e jornalística daqueles que o produziram, contribuindo para a construção de futuros jornalistas que entendem que ao fazer uma matéria jornalística para TV devem estar atentos a imagem e o texto, e que esses dois elementos possuem um mesmo significado. Dessa forma, este programa de TV se justifica levar aos acadêmicos a compreensão do processo de produção de um programa televisivo, desde a pauta até a edição, além de apresentar as técnicas de produção em telejornalismo. Assim, os estudantes puderam conhecer aspectos técnicos de filmagens, elaboração de roteiros e pautas, a linguagem e o texto para televisão e, principalmente, estar mais perto prática jornalística e do funcionamento da redação de uma emissora de TV.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O programa "TV Icsez" foi produzido no segundo semestre de 2017 no âmbito da disciplina de Telejornalismo II sob orientação do professor e jornalista Carlos Alexandre Rodrigues. O programa visava aproximar os acadêmicos do processo de construção de um formato televisivo, bem como da prática jornalística de uma redação. A produção do programa foi um requisito para a conclusão da disciplina, na qual todos os alunos estavam engajados no processo de desenvolvimento do produto, cada um desempenhando uma função como pauteiro, produtor, repórter, apresentador, editor-chefe, cinegrafista. A partir das leituras e dos conteúdos revistos em sala de aula iniciou-se as reuniões de pautas para discutir quem desempenharia qual função e, também, o formato do programa. Com as funções designadas para cada aluno, foram definidos os assuntos abordados nas reportagens, bem como os entrevistados. Depois as equipes de produção foram a campo para realizar a cobertura das pautas, sendo que cada equipe tinha um repórter, um cinegrafista e dois produtores. Após a captura das imagens, cada equipe foi para a ilha de edição, em que se realizou decupagem do material e a montagem da reportagem. A edição das reportagens foi feita na produtora Parintins Filmes. A gravação do programa aconteceu no laboratório de Telejornalismo do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia  ICSEZ. O programa foi transmitido na página do Facebook do instituto Icsez Oficial. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O programa "TV Icsez" tem a duração de 57 minutos. O produto inicia com o vídeo de abertura do programa identificando a marca "TV Icsez". Os apresentadores falam qual será as temáticas abordadas durante aquele programa, que contou com a participação dos alunos do 5º período do curso de Jornalismo, que estavam na plateia. A produção do programa foi supervisionada pelo professor Carlos Alexandre Rodrigues que acompanhou os alunos durante a elaboração do programa. Os três blocos do programa iniciaram com participação musical do cantor Ken Pablo. No primeiro bloco o público acompanhou duas reportagens: a primeira sobre os debates para a eleição do novo diretor da Universidade Estadual do Amazonas e, a segunda, equipe de reportagem visitou a Feira do Produtor na Praça dos Bois para mostrar como está a economia da cidade quanto ao comércio de produtos regionais. No segundo bloco, inicia com reportagem sobre Segurança Pública que aborda as operações realizadas pelo 11º Batalhão de Polícia Militar em conjunto com outros órgãos e instituições da cidade de Parintins. Após a reportagem, os apresentadores entrevistaram o comandante do Batalhão, Major Ruan Pablo Morrilas. O bloco encerra com um link ao vivo trazendo informações sobre o "Sarau da PF", evento em comemoração aos 10 anos do Icsez. No terceiro e último bloco, o programa apresentou uma entrevista com o produtor e youtuber David Huxiley Cardoso que falou sobre tecnologia, internet e rede sociais. No final da entrevista foi aberto um espaço para perguntas da plateia, momento em que o público pode participar do programa e interagir com o entrevistado. O programa encerrou com os agradecimentos dos apresentadores a todos aqueles que contribuíram direta ou indiretamente para a realização do programa "TV Icsez".</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">A produção do programa "TV Icsez" alcançou os objetivos propostos pela disciplina de Telejornalismo II, possibilitando a aproximação dos acadêmicos com a prática jornalística para TV. A televisão é um veículo de comunicação que tem por objetivo entreter, divulgar e informar assuntos relevantes e de interesse social. A equipe do programa compreender as etapas de construção de um programa televiso, acompanhando a pré-produção, a produção e a pós-produção do produto. Isso permitiu que os acadêmicos pudessem vivenciar a rotina de uma redação de jornalismo e as diversas funções que a compõe, seja pauteiro, repórter, produtor, cinegrafista, sonoplasta, editor, essas funções são fundamentais para a construção de um material jornalístico de qualidade. O resultado do trabalho desenvolvido pelos acadêmicos durante a disciplina, a partir da teoria à prática, contribuiu para a formação dos futuros jornalistas que puderam estar em contato com a realidade vivida em sociedade e, também, com a realidade do trabalho exercido pelos profissionais do jornalismo.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">BISTANE, Luciana, BACELLAR, Luciane. Jornalismo de TV. São Paulo: Contexto, 2003.<br><br>PATERNOSTRO, Vera Íris. O texto na TV: manual de telejornalismo. 2. ed. rev. e atual. 11. reimpr. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.<br><br> </td></tr></table></body></html>