INSCRIÇÃO: 00030
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO08
 
TÍTULO: O abandono do Museu a Céu Aberto da Segunda Guerra Mundial no Amapá
 
AUTORES: Rafael Oliveira Aleixo (Universidade Federal do Amapá); Jacks de Mello Andrade Junior (Universidade Federal do Amapá)
 
PALAVRAS-CHAVE: Amapá, Segunda Guerra, Memória, Museu,
 
RESUMO
A reportagem impressa " O abandono do Museu a Céu Aberto da Segunda Guerra Mundial no Amapá " foi produzida na disciplina Laboratório de Produção Jornalística e, veiculada na 1.ª edição da Revista Laboratório Cuíra, do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Amapá. O trabalho, que ganhou a capa da revista, apresenta o contexto histórico em que o Amapá recebeu em seu território representantes dos Estados Unidos da América e da Alemanha nazista. Os pesquisadores alemães realizaram expedições no Sul do estado, enquanto os norte-americanos construíram uma Base Militar ao Norte. Atualmente, apenas um museu à céu aberto com peças e prédios deteriorados existe no Amapá, sendo o único que serve como registro histórico local da maior guerra já registrada mundialmente.
 
INTRODUÇÃO
A Base Aeronaval do município de Amapá, distante cerca de 300km de Macapá, começou a ser construída em outubro de 1941, ficando pronta em 1943. Hoje, a Base é um museu à céu aberto e atrai turistas de todo o mundo. Sua construção começou antes mesmo da entrada dos Estados Unidos da América (EUA) na Segunda Guerra, o que veio a acontecer somente em dezembro de 1941, com o ataque japonês à base militar de Pearl Harbor, localizada nas ilhas havaianas, no Oceano Pacífico. ਀䄀瀀猀 漀 愀琀愀焀甀攀 樀愀瀀漀渀猀 愀 倀攀愀爀氀 䠀愀爀戀漀爀Ⰰ 愀 䄀氀攀洀愀渀栀愀 渀愀稀椀猀琀愀Ⰰ 焀甀攀 攀爀愀 愀氀椀愀搀愀 搀漀 䨀愀瀀漀Ⰰ 搀攀挀氀愀爀漀甀 最甀攀爀爀愀 愀漀猀 䔀猀琀愀搀漀猀 唀渀椀搀漀猀⸀ 䌀漀洀攀愀 攀渀琀漀 甀洀愀 搀愀猀 昀愀猀攀猀 洀愀椀猀 洀愀爀挀愀渀琀攀猀 搀愀 䜀甀攀爀爀愀⸀ 一攀猀猀攀 瀀攀爀漀搀漀Ⰰ 愀瀀猀 椀渀切洀攀爀漀猀 瀀爀攀猀猀椀漀渀愀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 琀愀渀琀漀 搀漀猀 䔀唀䄀Ⰰ 挀漀洀漀 搀漀 䔀椀砀漀Ⰰ 最爀甀瀀漀 搀攀 瀀愀猀攀猀 昀漀爀洀愀搀漀猀 瀀攀氀愀 䄀氀攀洀愀渀栀愀Ⰰ 䤀琀氀椀愀 攀 漀 䨀愀瀀漀Ⰰ 昀椀稀攀爀愀洀 挀漀洀 焀甀攀 漀 䈀爀愀猀椀氀 昀漀猀猀攀 漀戀爀椀最愀搀漀 愀 攀猀挀漀氀栀攀爀 甀洀 氀愀搀漀 瀀愀爀愀 愀瀀漀椀愀爀 渀漀 挀漀渀昀氀椀琀漀 洀甀渀搀椀愀氀⸀  Em 28 de janeiro de 1942, o Brasil declara guerra ao Eixo. Nos próximos meses, os submarinos alemães afundariam várias embarcações brasileiras em várias regiões do mundo e na própria costa do Brasil. ਀䄀 椀渀瘀愀猀漀 愀氀攀洀  䠀漀氀愀渀搀愀 攀 最甀攀爀爀愀 挀漀渀琀爀愀 愀 䤀渀最氀愀琀攀爀爀愀 攀  䘀爀愀渀愀 琀爀漀甀砀攀爀愀洀 漀猀 渀愀稀椀猀琀愀猀 猀 挀漀氀渀椀愀猀 搀攀猀猀攀猀 瀀愀猀攀猀 渀愀 䄀洀爀椀挀愀 搀漀 匀甀氀⸀ 匀甀爀椀渀愀洀攀Ⰰ 挀漀氀渀椀愀 栀漀氀愀渀搀攀猀愀Ⰰ 䜀甀椀愀渀愀Ⰰ 挀漀氀渀椀愀 椀渀最氀攀猀愀 攀 䜀甀椀愀渀愀 䘀爀愀渀挀攀猀愀Ⰰ 昀爀愀渀挀攀猀愀 琀椀瘀攀爀愀洀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 攀洀戀愀爀挀愀攀猀 渀愀甀昀爀愀最愀搀愀猀⸀  “A base fazia parte da rota aérea do Atlântico Sul, que começava em Miami e terminava no Brasil, principalmente no Nordeste, onde era o ponto mais próximo para a travessia do oceano com destino ao continente africano e depois europeu. Era utilizada para o atracamento de Dirigíveis ou também conhecidos como Blimps, que eram utilizados no patrulhamento do litoral na caça de submarinos nazistas e para o comboio de navios mercantes” (NUNES, 2014. p. 302). ਀䄀 䈀愀猀攀 愀椀渀搀愀 猀攀爀瘀椀甀 椀渀椀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 挀漀洀漀 瀀漀渀琀漀 搀攀 愀戀愀猀琀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀愀猀 愀攀爀漀渀愀瘀攀猀 愀洀攀爀椀挀愀渀愀猀 焀甀攀 猀攀 搀攀猀氀漀挀愀瘀愀洀 瀀愀爀愀 漀甀琀爀愀猀 戀愀猀攀猀 愀爀攀愀猀 挀漀渀猀琀爀甀搀愀猀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 渀漀 挀漀洀戀愀琀攀 瀀愀爀愀 愀 섀昀爀椀挀愀 攀 搀攀瀀漀椀猀 愀 䔀甀爀漀瀀愀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ ㄀㜀㜀㤀昀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 ᰀ传 愀戀愀渀搀漀渀漀 搀漀 䴀甀猀攀甀 愀 䌀甀 䄀戀攀爀琀漀 搀愀 匀攀最甀渀搀愀 䜀甀攀爀爀愀 䴀甀渀搀椀愀氀 渀漀 䄀洀愀瀀ᴀ†琀攀洀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 洀漀猀琀爀愀爀 漀 攀猀琀愀搀漀 搀攀 愀戀愀渀搀漀渀漀 搀漀 䴀甀猀攀甀  䌀甀 䄀戀攀爀琀漀 搀愀 䈀愀猀攀 䄀攀爀漀渀愀瘀愀氀 搀攀 䄀洀愀瀀⸀ 䄀氀洀 搀攀 爀攀洀漀渀琀愀爀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀愀 䜀甀攀爀爀愀 焀甀攀 猀攀 瀀愀猀猀漀甀 渀漀 䄀洀愀瀀Ⰰ 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 愀瀀漀渀琀愀 昀愀琀漀猀 搀漀 瀀攀爀漀搀漀 瀀爀ⴀ最甀攀爀爀愀Ⰰ 最甀攀爀爀愀 攀 瀀猀ⴀ最甀攀爀爀愀 渀愀 爀攀最椀漀⸀ 䄀 愀瀀甀爀愀漀 搀攀 昀愀琀漀猀Ⰰ 挀漀洀漀 愀 瀀漀猀猀瘀攀氀 瀀爀攀猀攀渀愀 洀椀氀椀琀愀爀 攀猀琀愀搀甀渀椀搀攀渀猀攀 愀渀琀攀猀 搀愀 䜀甀攀爀爀愀 攀 愀 攀砀瀀攀搀椀漀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 攀洀 洀椀渀攀爀愀椀猀 攀 瀀氀愀渀琀愀猀 愀漀 匀甀氀 搀漀 攀猀琀愀搀漀 瀀攀氀漀猀 渀愀稀椀猀琀愀猀Ⰰ 昀漀爀洀愀洀 漀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 攀椀砀漀猀 瘀攀爀椀昀椀挀愀搀漀猀 瀀攀氀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀  A publicização de projetos que tentam manter vivas as memórias da Guerra no Amapá também estão nos objetivos do trabalho. Apesar da difícil tarefa de remontar a Guerra na região, pesquisadores se esforçam para preservar o patrimônio material e imaterial. principais eixos verificados pelo trabalho.
 
JUSTIFICATIVA
Este trabalho justifica-se pela parca existência de materiais, reportagens e até mesmo bibliografias sobre os acontecimentos relativos à Segunda Guerra Mundial que se passaram no Amapá. ਀伀 䄀洀愀瀀 猀攀洀瀀爀攀 攀猀琀攀瘀攀 渀愀 瘀椀猀漀 渀愀挀椀漀渀愀氀 攀 椀渀琀攀爀渀愀挀椀漀渀愀氀 渀漀 洀愀瀀愀 最攀漀瀀漀氀琀椀挀漀⸀ 䔀猀猀愀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 氀漀挀愀氀椀稀愀漀 最攀漀最爀昀椀挀愀 昀漀椀 瘀椀猀琀愀 攀 甀猀愀搀愀 瀀攀氀漀猀 攀猀琀愀搀漀猀 唀渀椀搀漀猀 搀愀 䄀洀爀椀挀愀 瀀愀爀愀 愀戀爀椀最愀爀 甀洀愀 䈀愀猀攀 䄀攀爀漀渀愀瘀愀氀 焀甀攀 猀攀爀瘀椀甀 挀漀洀漀 瀀漀渀琀漀 搀攀 爀攀愀戀愀猀琀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀攀 愀瘀椀攀猀 渀漀猀 愀渀漀猀 搀攀 ㄀㤀㐀㄀ 愀 ㄀㤀㐀㔀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 䤀䤀 䜀甀攀爀爀愀 䴀甀渀搀椀愀氀 ⠀䰀䔀䄀䰀Ⰰ ㈀  㜀Ⰰ 瀀⸀ ㈀㔀⤀⸀  “Essa região já sofreu noutrora tentativas de invasão e domínio no período imperial e início da República. Com o fim da Guerra, ressurgiu o pensamento de proteção e defesa do Amapá. Isso se deu pelo péssimo histórico de relação com outros países que dominavam regiões próximas como, por exemplo, a França, que fez com que a atenção por essa região fosse dobrada. Lembrando que a França (Guiana Francesa) realizou duas tentativas de ocupação amapaense (entre 1894 e 1903), que não tiveram êxito” (CARDOSO, 2008, p. 23). ਀伀 琀爀愀戀愀氀栀漀 琀愀洀戀洀 洀漀猀琀爀愀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀愀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 攀洀 瀀氀愀渀琀愀猀 琀椀瀀椀挀愀洀攀渀琀攀 愀洀愀稀渀椀挀愀猀Ⰰ 焀甀攀 猀漀 爀椀挀愀猀 攀洀 瀀爀漀瀀爀椀攀搀愀搀攀猀 洀攀搀椀挀椀渀愀椀猀⸀ 䤀猀猀漀 昀漀椀 瘀椀猀琀漀 瀀漀爀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀爀攀猀 愀氀攀洀攀猀 焀甀攀 爀攀愀氀椀稀愀爀愀洀 瘀爀椀愀猀 攀砀瀀攀搀椀攀猀 瀀漀爀 瘀漀氀琀愀 搀漀猀 愀渀漀猀 搀攀 ㄀㤀㌀㔀 愀 ㄀㤀㌀㜀⸀ 䈀漀愀 瀀愀爀琀攀 搀愀猀 瘀椀愀最攀渀猀 漀挀漀爀爀攀爀愀洀 渀漀 刀椀漀 䨀愀爀Ⰰ 焀甀攀 攀猀琀 氀漀挀愀氀椀稀愀搀漀 渀漀 攀砀琀爀攀洀漀 匀甀氀 搀漀 䄀洀愀瀀Ⰰ 渀愀 搀椀瘀椀猀愀 挀漀洀 漀 攀猀琀愀搀漀 搀漀 倀愀爀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ ㄀㜀㜀㤀昀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 挀爀椀愀漀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 漀挀漀爀爀攀甀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 爀攀甀渀椀攀猀 攀 漀爀椀攀渀琀愀攀猀 渀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 䰀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 搀攀 倀爀漀搀甀漀 䨀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀愀 唀渀椀昀愀瀀Ⰰ 漀渀搀攀 昀漀椀 瀀爀攀攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀漀 漀猀 挀爀椀琀爀椀漀猀 愀 猀攀爀攀洀 甀猀愀搀漀猀 渀愀 愀瀀甀爀愀漀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 攀渀琀漀Ⰰ 瀀愀爀琀椀甀ⴀ猀攀 瀀愀爀愀 漀 挀愀洀瀀漀Ⰰ 椀渀挀氀甀猀椀瘀攀 攀洀 瘀椀愀最攀渀猀 瀀愀爀愀 漀 椀渀琀攀爀椀漀爀 搀漀 攀猀琀愀搀漀Ⰰ 挀漀洀漀 漀 洀甀渀椀挀瀀椀漀 搀攀 䄀洀愀瀀Ⰰ 漀渀搀攀 攀猀琀 氀漀挀愀氀椀稀愀搀愀 愀 䈀愀猀攀 搀愀 匀攀最甀渀搀愀 䜀甀攀爀爀愀⸀  A reportagem foi elaborada a partir de pesquisas, análises documentais, de dados e entrevistas com variados tipos de fontes, priorizando as fontes que vivenciaram os fatos descritos no trabalho. Como já citado, a matéria revelou a utilização da Base no pós-guerra, onde, em 1945 a Marinha estadunidense passou o controle da Base para o exército brasileiro. ਀唀洀愀 搀愀猀 琀挀渀椀挀愀猀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 渀愀 愀瀀甀爀愀漀 昀漀椀 漀猀 搀攀琀愀氀栀攀猀 搀攀 挀愀猀漀猀 挀漀洀 瀀漀甀挀漀猀 爀攀氀愀琀漀猀 漀甀 爀攀最椀猀琀爀漀猀⸀ 倀愀爀愀 䰀愀最攀 ⠀㈀  㘀⤀Ⰰ 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀  甀洀 愀猀猀甀渀琀漀 漀甀 爀攀氀愀琀漀 搀攀琀愀氀栀愀搀漀 瀀愀爀愀 漀 氀攀椀琀漀爀㨀 ᰀ䄠 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 渀漀 挀甀椀搀愀 搀愀 挀漀戀攀爀琀甀爀愀 搀攀 甀洀 昀愀琀漀 猀椀渀最甀氀愀爀 漀甀 搀攀 甀洀愀 猀爀椀攀 搀攀 昀愀琀漀猀Ⰰ 洀愀猀 搀攀 甀洀 氀攀瘀愀渀琀愀洀攀渀琀漀 搀攀 甀洀 愀猀猀甀渀琀漀 漀甀 搀攀 甀洀 爀攀氀愀琀漀 搀攀 甀洀 攀瀀椀猀搀椀漀 挀漀洀瀀氀攀砀漀Ⰰ 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 甀洀 渀最甀氀漀 瀀爀攀攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀漀ᴀ⸠ ⠀䰀䄀䜀䔀Ⰰ ㈀  㘀Ⰰ 瀀⸀ 㔀㐀⤀ O País passou então a manter homens na Base durante algum tempo, mas esses foram deslocados posteriormente para a fronteira, no município de Oiapoque. Essa narrativa, que remonta o pré, durante e o pós-guerra, dá ao leitor uma forma de se situar em uma ordem cronológica sobre os fatos. ਀䔀猀猀攀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀氀  搀攀猀琀愀挀愀搀漀 瀀漀爀 匀漀搀爀 攀 䘀攀爀爀愀爀椀 挀漀洀漀 挀爀甀挀椀愀氀 瀀愀爀愀 漀 氀攀椀琀漀爀⸀  “Mas a narrativa não é privilégio da arte ficcional. Quando o jornal diário noticia um fato qualquer, como atropelamento, já traz aí em germe, uma narrativa. O desdobramento das clássicas perguntas a que a notícia pretende responder (quem, o quê, como, quando, onde, por quê) constituirá de pleno direito uma narrativa não mais regida pelo imaginário, como na literatura de ficção, mas pela realidade factual do dia-a-dia, pelos pontos rítmicos do cotidiano que, discursivamente trabalhados, tornam-se reportagem”. (SODRÉ E FERRARI, 1986, p. 11) ਀䄀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 搀攀 爀攀搀愀漀 戀愀猀攀愀搀愀 渀漀猀 愀甀琀漀爀攀猀 愀挀椀洀愀Ⰰ 搀攀甀 搀椀渀愀洀椀挀椀搀愀搀攀 攀 昀挀椀氀 攀砀瀀氀椀挀愀漀 渀漀 琀攀砀琀漀 挀漀洀 搀愀琀愀猀Ⰰ 氀漀挀愀椀猀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 挀漀渀琀愀爀 挀漀洀 攀猀瀀愀漀猀 搀攀 爀攀猀瀀椀爀愀漀 攀 椀洀愀最攀渀猀 攀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀 栀椀猀琀爀椀挀愀猀 攀 愀琀甀愀椀猀 瀀愀爀愀 椀氀甀猀琀爀愀爀 攀 椀渀昀漀爀洀愀爀 渀漀 挀漀渀琀攀切搀漀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ ㄀㜀㜀㤀昀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 ᰀ䐠攀 攀砀瀀攀搀椀攀猀 渀愀稀椀猀琀愀猀  瀀爀攀猀攀渀愀 洀椀氀椀琀愀爀 渀漀爀琀攀ⴀ愀洀攀爀椀挀愀渀愀㨀 漀 䄀洀愀瀀 渀愀 匀攀最甀渀搀愀 䜀甀攀爀爀愀 䴀甀渀搀椀愀氀ᴀ†昀漀椀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 䰀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 搀攀 倀爀漀搀甀漀 䨀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀Ⰰ 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀漀 䄀洀愀瀀⸀  O trabalho foi realizado para a compor o corpo de reportagens da revista laboratorial Cuíra. Com sua relevância em termos históricos e diagnóstico atual, a reportagem ganhou a capa da Revista. ਀唀琀椀氀椀稀愀渀搀漀 搀攀 甀洀 瘀愀猀琀漀 愀挀攀爀瘀漀 昀漀琀漀最爀昀椀挀漀 攀 搀攀 琀挀渀椀挀愀猀 搀攀 昀漀琀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 洀攀猀挀氀愀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 挀漀洀 漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 爀攀瀀愀猀猀愀爀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 搀攀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 挀氀愀爀愀 攀 挀漀攀猀愀⸀  Segundo Assis a riqueza de detalhes de uma reportagem, chama a atenção do leitor: “਀⸀⸀⸀愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 栀甀洀愀渀漀 漀昀攀爀攀挀攀 甀洀愀 爀攀氀攀椀琀甀爀愀 搀攀 甀洀 愀挀漀渀琀攀挀椀洀攀渀琀漀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 搀攀琀愀氀栀攀猀 焀甀攀 瀀漀猀猀愀洀 猀甀猀挀椀琀愀爀 愀 攀洀漀漀 搀漀 氀攀椀琀漀爀Ⰰ 漀猀 焀甀愀椀猀 猀漀 挀漀猀琀甀爀愀搀漀猀 渀甀洀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 戀攀洀 攀氀愀戀漀爀愀搀愀㬀 樀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 挀漀氀漀爀椀搀愀 琀攀洀 挀漀洀漀 琀渀椀挀愀 愀 搀攀猀挀爀椀漀 搀漀猀 挀攀渀爀椀漀猀 漀渀搀攀 漀猀 昀愀琀漀猀 漀挀漀爀爀攀洀Ⰰ 猀甀愀猀 挀漀爀攀猀 攀 猀攀渀猀愀攀猀 瀀攀爀挀攀戀椀搀愀猀 瀀攀氀漀 爀攀瀀爀琀攀爀⸀ 倀漀爀 椀猀猀漀 洀攀猀洀漀Ⰰ 愀洀戀漀猀 漀猀 昀漀爀洀愀琀漀猀 攀砀椀最攀洀 焀甀攀 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀 瘀 愀 挀愀洀瀀漀 昀愀稀攀爀 猀甀愀 愀瀀甀爀愀漀⸀ᴀ†⠀䄀匀匀䤀匀Ⰰ ㈀ ㄀ Ⰰ 瀀⸀ ㄀㔀㄀⤀⸀  Os enigmáticos casos de expedições de oficiais e pesquisadores dos EUA e da Alemanha dão o clímax à reportagem. Fatos poucos conhecidos do público despertam o interesse pelo conteúdo. ਀䐀甀爀愀渀琀攀 愀 愀瀀甀爀愀漀 搀攀猀挀漀戀爀椀甀ⴀ猀攀 焀甀攀 瀀漀爀 瘀漀氀琀愀 搀攀 ㄀㤀㌀㐀 愀 ㄀㤀㌀㘀Ⰰ 漀 䄀洀愀瀀 爀攀挀攀戀攀甀 愀 瘀椀猀椀琀愀 搀攀 搀漀椀猀 漀昀椀挀椀愀椀猀 攀猀琀愀搀甀渀椀搀攀渀猀攀猀 焀甀攀 昀愀稀椀愀洀 甀洀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 渀愀 爀攀愀 瀀愀爀愀 猀愀戀攀爀 焀甀愀氀 猀攀爀椀愀 漀 洀攀氀栀漀爀 氀甀最愀爀 瀀愀爀愀 猀攀 挀漀渀猀琀爀甀椀爀 甀洀愀 瀀椀猀琀愀 搀攀 瀀漀甀猀漀⸀ 伀 挀甀爀椀漀猀漀 搀愀 搀愀琀愀 搀愀 瘀椀猀椀琀愀 搀漀猀 漀昀椀挀椀愀猀  焀甀攀 挀漀爀爀攀猀瀀漀渀搀攀 愀漀 洀攀猀洀漀 瀀攀爀漀搀漀 搀攀 愀猀挀攀渀猀漀 搀漀 爀攀最椀洀攀 渀愀稀椀猀琀愀 愀漀 瀀漀搀攀爀 渀愀 䄀氀攀洀愀渀栀愀Ⰰ 漀 焀甀攀 愀挀漀渀琀攀挀攀甀 攀洀 ㄀㤀㌀㌀⸀  Já os alemães estiveram no ano de 1937 na região do Jarí. Eles estariam realizando de campo sobre minerais, plantas medicinais e mapeando as regiões indígenas. Ainda durante as primeiras expedições um dos pesquisadores morreu em decorrência de doença tropical e seu corpo foi sepultado no atual município de Laranjal do Jarí, onde ainda existe uma cruz de madeira com frases no idioma alemão. ਀䄀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 琀愀洀戀洀 愀戀漀爀搀愀 愀 搀攀搀椀挀愀漀 搀攀 愀氀最甀洀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 瀀愀爀愀 愀 瀀爀攀猀攀爀瘀愀漀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀愀 最甀攀爀爀愀 焀甀攀 猀攀 瀀愀猀猀漀甀 渀漀 䄀洀愀瀀⸀ 䄀氀甀渀漀猀 攀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀漀 䄀洀愀瀀 猀攀 攀洀瀀攀渀栀愀洀 渀愀 挀漀氀攀琀愀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀Ⰰ 椀洀愀最攀渀猀 攀 漀甀琀爀漀猀 爀攀最椀猀琀爀漀猀 焀甀攀 愀樀甀搀攀洀 愀 挀漀渀琀愀爀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀愀 䈀愀猀攀 䄀攀爀漀渀愀瘀愀氀 搀漀 洀甀渀椀挀瀀椀漀 搀攀 䄀洀愀瀀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ ㄀㜀㜀㤀昀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀瀀攀猀愀爀 搀愀猀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀猀 搀攀 搀攀猀氀漀挀愀洀攀渀琀漀 瀀愀爀愀 漀 椀渀琀攀爀椀漀爀 搀漀 攀猀琀愀搀漀Ⰰ 漀渀搀攀 愀挀漀渀琀攀挀攀甀 戀漀愀 瀀愀爀琀攀 搀愀 愀瀀甀爀愀漀 攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀Ⰰ 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 挀漀渀猀攀最甀椀甀 猀椀琀甀愀爀 漀 氀攀椀琀漀爀 愀漀猀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 栀椀猀琀爀椀挀漀猀 攀 愀琀甀愀椀猀 搀漀猀 漀戀樀攀琀漀猀 攀 瀀攀猀猀漀愀猀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀愀 匀攀最甀渀搀愀 䜀甀攀爀爀愀 䴀甀渀搀椀愀氀 渀漀 䄀洀愀瀀⸀  A identificação e a pesquisa in loco é fundamental para dar ao leitor a precisão dos fatos, como cita Lage. O repórter está onde o leitor, ouvinte ou espectador não pode estar. Tem uma delegação ou representação tácita que o autoriza a ser os ouvidos e os olhos remotos do público, selecionar e lhe transmitir o que possa ser interessante. (LAGE, 2006, p. 23). ਀䄀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 攀猀琀 搀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 渀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 漀渀氀椀渀攀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 昀攀搀攀爀愀氀 搀漀 䄀洀愀瀀㨀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀挀甀椀爀愀渀漀琀椀挀椀愀猀⸀眀椀砀⸀挀漀洀⼀挀甀椀爀愀⸀ ᰀ䄠 猀甀瀀爀攀洀愀 愀爀琀攀 搀愀 最甀攀爀爀愀  搀攀爀爀漀琀愀爀 漀 椀渀椀洀椀最漀 猀攀洀 氀甀琀愀爀℀ᴀ†䄀甀琀漀爀 搀攀猀挀漀渀栀攀挀椀搀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ ㄀㜀㜀㤀昀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䌀䄀刀䐀伀匀伀Ⰰ 䘀爀愀渀挀椀渀攀琀攀 搀漀 匀漀挀漀爀爀漀 匀愀渀琀漀猀⸀ 䔀一吀刀䔀 䌀伀一䘀䰀䤀吀伀匀Ⰰ 一䔀䜀伀䌀䤀䄀윀픀䔀匀 䔀 刀䔀倀刀䔀匀䔀一吀䄀윀픀䔀匀㨀 伀 䌀漀渀琀攀猀琀愀搀漀 䘀爀愀渀挀漀ⴀ䈀爀愀猀椀氀攀椀爀漀 渀愀 切氀琀椀洀愀 搀挀愀搀愀 搀漀 猀挀甀氀漀 堀䤀堀⸀ 䈀攀氀洀㨀 䜀爀愀瀀栀椀琀琀攀Ⰰ ㈀  㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䐀䤀䴀䔀一匀吀䔀䤀一Ⰰ 䜀椀氀戀攀爀琀漀㬀 䬀伀吀匀䌀䠀伀Ⰰ 刀椀挀愀爀搀漀⸀ 䄀 愀瘀攀渀琀甀爀愀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀⸀ ㌀⸀ 攀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀甀洀洀甀猀Ⰰ ㄀㤀㤀 ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䔀刀䈀伀䰀䄀吀伀Ⰰ 䴀爀椀漀 䰀⸀ 吀挀渀椀挀愀猀 搀攀 挀漀搀椀昀椀挀愀漀 攀洀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀㨀 爀攀搀愀漀Ⰰ 挀愀瀀椀琀愀漀 攀 攀搀椀漀 渀漀 樀漀爀渀愀氀 搀椀爀椀漀⸀ 㔀⸀ 攀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 섀琀椀挀愀Ⰰ ㈀  㐀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀䄀䜀䔀Ⰰ 一椀氀猀漀渀⸀ 䄀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀㨀 琀攀漀爀椀愀 攀 琀挀渀椀挀愀 搀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 刀攀挀漀爀搀Ⰰ ㈀  㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀䄀䜀䔀Ⰰ 一椀氀猀漀渀⸀ 䔀猀琀爀甀琀甀爀愀 搀愀 渀漀琀挀椀愀⸀ 㘀⸀ 攀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 섀琀椀挀愀Ⰰ ㈀  㘀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀䄀䜀䔀Ⰰ 一椀氀猀漀渀⸀ 䰀椀渀最甀愀最攀洀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀⸀ 㠀⸀ 攀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 섀琀椀挀愀Ⰰ ㈀  㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀伀倀䔀匀Ⰰ 䐀椀爀挀攀甀 䘀攀爀渀愀渀搀攀猀⸀ 䨀漀爀渀愀氀 氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀㨀 搀漀 攀砀攀爀挀挀椀漀 攀猀挀漀氀愀爀 愀漀 挀漀洀瀀爀漀洀椀猀猀漀 挀漀洀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 氀攀椀琀漀爀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀甀洀洀甀猀Ⰰ ㄀㤀㠀㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀一唀一䔀匀 䘀椀氀栀漀Ⰰ 䔀搀椀渀愀氀搀漀 倀椀渀栀攀椀爀漀⸀ 䄀 戀愀猀攀 愀攀爀漀渀愀瘀愀氀 渀漀爀琀攀ⴀ愀洀攀爀椀挀愀渀愀 搀漀 䄀洀愀瀀ⴀ䈀爀愀猀椀氀 瀀猀ⴀ匀攀最甀渀搀愀 䜀甀攀爀爀愀 䴀甀渀搀椀愀氀⸀ 䌀漀椀洀戀爀愀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 ⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㄀㄀ 搀攀 愀最漀猀琀漀 搀攀 ㈀ ㄀㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀刀唀䐀䤀一Ⰰ 刀椀挀栀愀爀搀⸀ 䤀渀琀爀漀搀甀漀 愀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀㨀 琀挀渀椀挀愀猀 攀猀猀攀渀挀椀愀椀猀 攀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 戀猀椀挀漀猀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 刀漀挀愀Ⰰ ㈀  㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䌀䠀䴀吀䤀娀Ⰰ 䄀氀搀漀 䄀渀琀漀渀椀漀⸀ 䘀漀渀琀攀猀 搀攀 渀漀琀挀椀愀猀㨀 愀攀猀 攀 攀猀琀爀愀琀最椀愀猀 搀愀猀 昀漀渀琀攀猀 渀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ ㄀⸀ 攀搀⸀ 䘀氀漀爀椀愀渀瀀漀氀椀猀㨀 䌀漀洀戀漀漀欀Ⰰ ㈀ ㄀㄀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䤀䰀嘀䄀Ⰰ 䴀愀甀爀愀 䰀攀愀氀 搀愀⸀ 䄀 䈀愀猀攀 䄀爀攀愀 搀攀 䄀洀愀瀀㨀 洀攀洀爀椀愀 攀 椀洀愀最椀渀爀椀漀⸀ 䄀 漀渀琀漀最渀攀猀攀 搀愀 渀愀漀 渀愀猀 洀愀爀最攀渀猀 搀漀 琀攀爀爀椀琀爀椀漀 渀愀挀椀漀渀愀氀㨀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 樀愀渀愀爀椀猀琀愀 琀攀爀爀椀琀漀爀椀愀氀 瀀愀爀愀 漀 䄀洀愀瀀 ⠀㄀㤀㐀㐀ⴀ㄀㤀㔀㘀⤀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀 㰀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀眀攀戀愀爀琀椀最漀猀⸀挀漀洀⼀愀爀琀椀最漀猀⼀愀ⴀ猀漀洀戀爀愀ⴀ搀愀猀攀最甀渀搀愀ⴀ最甀攀爀爀愀ⴀ洀甀渀搀椀愀氀ⴀ愀氀挀愀渀挀愀ⴀ愀ⴀ愀洀愀稀漀渀椀愀⼀㌀ ㄀㤀㤀⼀⌀椀砀稀稀㈀攀戀刀㘀㄀䬀洀吀㸀 ⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㄀㄀ 搀攀 愀最漀猀琀漀 搀攀 ㈀ ㄀㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀伀䐀刀준Ⰰ 䴀甀渀椀稀㬀 䘀䔀刀刀䄀刀䤀Ⰰ 䴀愀爀椀愀 䠀攀氀攀渀愀⸀ 吀挀渀椀挀愀猀 搀攀 刀攀瀀漀爀琀愀最攀洀㨀 一漀琀愀猀 猀漀戀爀攀 愀 一愀爀爀愀琀椀瘀愀 䨀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀⸀ 㜀⸀ 攀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀甀洀洀甀猀Ⰰ ㄀㤀㠀㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀