INSCRIÇÃO: 00031
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO06
 
TÍTULO: O JORNAL NILTON LINS COMO PRÁTICA COMUNICATIVA
 
AUTORES: Gabriel de Abreu Lima (Universidade Nilton Lins); JOHNATHANN KLISMANN (Universidade Nilton Lins); JONAS WESLEY SOUZA (Universidade Nilton Lins); RÔMULO ALMEIDA M. JUNIOR (Universidade Nilton Lins)
 
PALAVRAS-CHAVE: TELEJORNALISMO, UNIVERSIDADE NILTON LINS, JORNAL-LABORATÓRIO, PRÁTICA COMUNICATIVA,
 
RESUMO
Este artigo tem por objetivo apresentar um modelo de prática comunicativa desenvolvido por acadêmicos do curso de Comunicação Social – com habilidade em jornalismo, da Universidade Nilton Lins, em Manaus – Amazonas, na disciplina Telejornalismo II. O locus desse processo estabelecido entre teoria e prática ocorre no laboratório de Rádio e TV da instituição. Para esse exercício, alguns critérios foram estabelecidos por meio da gestão participativa entre professor e alunos resultando em crescente aprendizado acadêmico.
 
INTRODUÇÃO
Em meados de 2013, o curso de Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, voltou a ser ofertado pela Universidade Nilton Lins, em Manaus, no estado do Amazonas. Muito se precisava resgatar, visto que havia uma estrutura básica para o retorno das atividades acadêmicas, abandonadas havia cinco anos. Desse modo, no âmbito da disciplina telejornalismo I, no sexto período do curso, foi proposto pelo professor a realização de um produto que possibilitasse uma atividade constante para o exercício da prática comunicativa. Assim, idealizou-se criação de um jornal-laboratório como prática da disciplina e no semestre seguinte, buscou-se realizá-lo. Inicialmente, optou-se por um formato gravado e transmitido nos televisores que existem dentro do campus, mas para que se alcançasse um público em maior número, decidiu-se por utilizar a plataforma Youtube, o que resultou em um canal denominado "Canal Nilton Lins". Portanto, desde o dia 04 de março de 2015 o Jornal Nilton Lins ou JNL "entrou no ar". Os conteúdos geralmente são pautados sobre temas diversos, no âmbito da própria instituição, visto que a Universidade Nilton Lins possui 41 cursos entre as diversas áreas de ensino, de pesquisa e de extensão, constituindo-se, portanto, em um ecossistema acadêmico vivo e complexo de práticas comunicativas. As atividades práticas - necessárias ao cumprimento da ementa da disciplina Telejornalismo II - seria de fundamental importância para vincular os alunos ao contexto da disciplina, no momento de revitalização do curso. A priori, todos os alunos do curso tentavam adentrar ao laboratório. Daí, a necessidade de gerenciar e sistematizar as atividades do laboratório inerentes à disciplina em questão. A partir desse planejamento o jornal-laboratório passou a ser construído com o que os alunos dispunham e que estivessem ao alcance do grupo. Desse modo priorizou-se como fontes de pesquisa a variedade de conteúdo existente dentro do próprio campus.
 
OBJETIVO
Dentre as finalidades do Jornal Nilton Lins, pode-se distinguir o objetivo maior que é a prática necessária do acadêmico, sobretudo, de Jornalismo quanto às atividades inerentes à profissão. Nesse sentido, o Laboratório de áudio e vídeo é utilizado para elaborar roteiros, fazer gravações em vídeo e produzir matérias que resultem nessa prática laboratorial. Os conteúdos geralmente são pautados sobre temas diversos, no âmbito da própria instituição, visto que a Universidade Nilton Lins possui 41 cursos entre as diversas áreas de ensino, de pesquisa e de extensão, constituindo-se, portanto, em um ecossistema acadêmico vivo e complexo de práticas comunicativas.
 
JUSTIFICATIVA
Justificativa As atividades práticas - necessárias ao cumprimento da ementa da disciplina Prática de Telejornalismo - seria de fundamental importância para vincular os alunos ao contexto da disciplina, no momento de revitalização do curso. Ao considerar que o professor responsável possui bastante experiência no mercado, coube a ele gerenciar a rotina de atividades que começava a ser planejada e executada pelos alunos. ਀䄀 瀀爀椀漀爀椀Ⰰ 琀漀搀漀猀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀漀 挀甀爀猀漀 琀攀渀琀愀瘀愀洀 愀搀攀渀琀爀愀爀 愀漀 氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀⸀ 䐀愀Ⰰ 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 最攀爀攀渀挀椀愀爀 攀 猀椀猀琀攀洀愀琀椀稀愀爀 愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 搀漀 氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 椀渀攀爀攀渀琀攀猀  搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 攀洀 焀甀攀猀琀漀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀猀猀攀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 漀 樀漀爀渀愀氀ⴀ氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 瀀愀猀猀漀甀 愀 猀攀爀 挀漀渀猀琀爀甀搀漀 挀漀洀 漀 焀甀攀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀椀猀瀀甀渀栀愀洀 攀 焀甀攀 攀猀琀椀瘀攀猀猀攀洀 愀漀 愀氀挀愀渀挀攀 搀漀 最爀甀瀀漀⸀ 䐀攀猀猀攀 洀漀搀漀 瀀爀椀漀爀椀稀漀甀ⴀ猀攀 挀漀洀漀 昀漀渀琀攀猀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 愀 瘀愀爀椀攀搀愀搀攀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀 攀砀椀猀琀攀渀琀攀 搀攀渀琀爀漀 搀漀 瀀爀瀀爀椀漀 挀愀洀瀀甀猀Ⰰ 焀甀攀爀 猀攀樀愀洀 渀愀猀 猀愀氀愀猀 搀攀 愀甀氀愀Ⰰ 渀漀猀 氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀猀 搀漀猀 挀甀爀猀漀猀 ⠀䴀攀搀椀挀椀渀愀Ⰰ 䔀渀最攀渀栀愀爀椀愀Ⰰ 䈀椀漀氀漀最椀愀 攀琀挀⸀⤀Ⰰ 渀愀猀 愀攀猀 攀 挀愀洀瀀愀渀栀愀猀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀椀猀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀猀 瀀攀氀漀猀 挀甀爀猀漀猀 ⴀ 搀攀 爀攀猀瀀漀渀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 猀漀挀椀愀氀 ⴀⰀ 猀攀洀愀渀愀猀 愀挀愀搀洀椀挀愀猀Ⰰ 攀砀瀀漀猀椀攀猀 攀 昀攀椀爀愀猀 搀攀 最爀愀渀搀攀 瀀漀爀琀攀 焀甀攀 挀漀渀琀椀渀甀愀洀攀渀琀攀 猀漀 愀戀爀椀最愀搀愀猀 渀漀 攀渀琀漀爀渀漀Ⰰ 爀攀愀猀 挀漀渀琀最甀愀猀 愀漀 挀漀洀瀀氀攀砀漀 昀猀椀挀漀 搀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ ㄀㜀㜀㤀昀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䔀砀椀猀琀攀 甀洀愀 猀爀椀攀 搀攀 瀀爀漀挀攀搀椀洀攀渀琀漀猀 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀 䨀漀爀渀愀氀 一椀氀琀漀渀 䰀椀渀猀 猀攀樀愀 瀀甀戀氀椀挀愀搀漀 渀漀 夀漀甀琀甀戀攀㨀 昀愀猀攀猀 搀攀 攀氀愀戀漀爀愀漀Ⰰ 瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 最爀愀瘀愀漀 攀 攀搀椀漀Ⰰ 焀甀攀 椀渀挀氀甀椀 漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 攀 愀氀甀渀漀猀Ⰰ 琀漀搀漀猀 攀砀攀爀挀攀渀搀漀 昀甀渀攀猀 搀椀瘀攀爀猀愀猀⸀ 䄀漀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀爀 焀甀攀 漀 猀攀爀 栀甀洀愀渀漀  愀琀爀愀搀漀 瀀攀氀漀 焀甀攀 瘀 攀 焀甀攀 愀 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀 瀀爀漀瀀椀挀椀愀 洀切氀琀椀瀀氀漀猀 漀氀栀愀爀攀猀Ⰰ 栀漀甀瘀攀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀爀 漀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀 瀀愀爀愀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 焀甀攀 猀攀 攀猀琀愀瘀愀 瀀爀漀搀甀稀椀渀搀漀 攀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀渀搀漀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 䨀一䰀⸀ 䐀攀猀猀愀 愀渀氀椀猀攀Ⰰ 瀀攀爀挀攀戀攀甀ⴀ猀攀 焀甀攀 漀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀 攀爀愀洀 漀猀 瀀爀瀀爀椀漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 漀甀琀爀漀猀 猀攀最洀攀渀琀漀猀 漀戀猀攀爀瘀愀搀漀猀 瀀攀氀愀猀 椀渀猀挀爀椀攀猀 渀漀 挀愀渀愀氀⸀  Para atender a esse público-alvo, os assuntos precisariam ser contextualizados no âmbito da Universidade, e neles foram incluídas as atividades realizadas pelos cursos e/ou setores, resultando em material audiovisual que faz referência a um conteúdo institucional, ou seja, tudo que gira em torno da Universidade Nilton Lins, pois é esse, sobretudo, o produto final que esse público quer assistir no canal. ਀䄀 椀搀攀椀愀 椀渀椀挀椀愀氀  焀甀攀 琀漀搀漀猀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 吀攀氀攀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 䤀䤀 瀀漀猀猀愀洀 琀攀爀 愀挀攀猀猀漀 愀 攀猀猀攀 洀攀椀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 洀椀搀椀琀椀挀愀Ⰰ 漀渀搀攀 攀氀攀猀 瀀漀猀猀愀洀 椀渀椀挀椀愀爀 挀漀洀漀 瀀爀漀搀甀琀漀爀攀猀 攀Ⰰ 挀漀渀猀攀焀甀攀渀琀攀洀攀渀琀攀Ⰰ 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀爀 琀漀搀漀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀漀 樀漀爀渀愀氀Ⰰ 搀攀猀搀攀 愀 椀搀攀椀愀 搀愀 瀀愀甀琀愀  挀爀椀愀漀 搀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀⸀ 䄀 瘀椀渀挀甀氀愀漀 猀攀 搀 搀攀 洀漀搀漀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀琀椀瘀漀Ⰰ 攀渀琀爀攀琀愀渀琀漀Ⰰ 漀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀洀攀渀琀漀 搀漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 猀攀 昀愀稀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 瀀愀爀愀 搀椀爀攀挀椀漀渀愀爀 愀猀 愀攀猀⸀ A fim de realizar tais atividades os participantes são divididos em uma escala de trabalho organizada pelo coordenador de produção que define a função de cada um. Dessa forma, no primeiro momento, todas as etapas de construção do jornal são apresentadas a eles. Em seguida, os estudantes são direcionados para as funções que cada um possui maior interesse, seja na produção, edição, gravação ou apresentação, embora haja sempre a oportunidade de o aluno migrar para outra área podendo evoluir para novos formatos e roteiros. E é nesse ambiente que eles se reconhecem em funções mais apropriadas a cada perfil e inserido, de fato, em um contexto comunicativo. ਀䘀爀攀椀爀攀 ⠀㄀㤀㜀㄀⤀ 攀渀昀愀琀椀稀愀 焀甀攀 ਀䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 嬀崀 愀 挀漀ⴀ瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀 搀漀猀 匀甀樀攀椀琀漀猀 渀漀 愀琀漀 搀攀 瀀攀渀猀愀爀 嬀⸀⸀⸀崀  嬀攀氀愀崀 椀洀瀀氀椀挀愀 甀洀愀 爀攀挀椀瀀爀漀挀椀搀愀搀攀 焀甀攀 渀漀 瀀漀搀攀 猀攀爀 爀漀洀瀀椀搀愀 嬀⸀⸀⸀崀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀  搀椀氀漀最漀 渀愀 洀攀搀椀搀愀 攀洀 焀甀攀 渀漀  琀爀愀渀猀昀攀爀渀挀椀愀 搀攀 猀愀戀攀爀Ⰰ 洀愀猀 甀洀 攀渀挀漀渀琀爀漀 搀攀 匀甀樀攀椀琀漀猀 椀渀琀攀爀氀漀挀甀琀漀爀攀猀 焀甀攀 戀甀猀挀愀洀 愀 猀椀最渀椀昀椀挀愀漀 搀漀猀 猀椀最渀椀昀椀挀愀搀漀猀ᴀ⸠ ⠀䘀刀䔀䤀刀䔀Ⰰ ㄀㤀㜀㄀Ⰰ 愀瀀甀搀 䰀䤀䴀䄀Ⰰ ㈀  㐀Ⰰ 瀀⸀ 㔀㌀⤀⸀ ਀䈀甀猀挀愀ⴀ猀攀 渀攀猀猀攀 瀀爀漀樀攀琀漀 攀砀瀀氀漀爀愀爀 愀猀 栀愀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 焀甀攀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 樀 瀀漀猀猀甀攀洀 攀 愀椀渀搀愀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 猀甀愀猀 挀漀洀瀀攀琀渀挀椀愀猀 攀渀焀甀愀渀琀漀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 搀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ 一攀猀猀攀 昀愀稀攀爀Ⰰ 瀀攀爀挀攀戀攀ⴀ猀攀 甀洀愀 洀甀氀琀椀瀀氀椀挀椀搀愀搀攀 搀攀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 焀甀攀 挀漀渀昀氀甀攀洀 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀 䨀一䰀 猀攀樀愀 甀洀 愀洀戀椀攀渀琀攀 攀挀漀猀猀椀猀琀洀椀挀漀 攀Ⰰ 瀀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 搀攀 挀漀洀瀀氀攀砀椀搀愀搀攀Ⰰ 焀甀攀 猀攀 挀漀渀昀椀最甀爀愀 渀漀猀 瀀爀漀挀攀猀猀漀猀 焀甀攀 琀爀愀搀甀稀攀洀 愀 搀椀渀洀椀挀愀 攀 愀 挀甀氀琀甀爀愀 搀攀 挀愀搀愀 愀氀甀渀漀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀⸀ O termo ecossistema busca abrigo na ecologia da comunicação para a qual Morin (2000), faz referência a um campo de estudos interdisciplinares. Esse olhar se apresenta “a partir das relações de interdependência que regem a vida”, portanto, um ambiente orgânico.਀ 匀漀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 昀漀爀洀愀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 搀攀 椀渀琀攀爀愀漀Ⰰ 愀焀甀椀Ⰰ 攀渀琀攀渀搀椀搀漀 挀漀洀漀 昀攀渀洀攀渀漀 挀漀洀甀渀椀挀愀挀椀漀渀愀氀⸀  䄀漀 瀀攀渀猀愀爀 渀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀攀猀猀攀 愀洀戀椀攀渀琀攀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 匀漀搀爀 ⠀㈀ ㄀㈀ 瀀⸀ ㈀㌀㐀ⴀ㈀㌀㔀⤀Ⰰ 愀猀猀攀瘀攀爀愀 焀甀攀㨀 ᰀ䄠 瀀愀氀愀瘀爀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 爀攀挀漀戀爀攀Ⰰ 渀愀 瀀爀琀椀挀愀 搀椀猀挀甀爀猀椀瘀愀 挀漀爀爀攀渀琀攀Ⰰ 琀爀猀 挀愀洀瀀漀猀 猀攀洀渀琀椀挀漀猀㨀 瘀攀椀挀甀氀愀漀Ⰰ 瘀椀渀挀甀氀愀漀 攀 挀漀最渀椀漀ᴀ†攀  椀猀猀漀 焀甀攀 挀漀洀瀀攀 漀 攀挀漀猀猀椀猀琀攀洀愀 䨀一䰀Ⰰ 焀甀攀 琀攀洀 渀愀 猀甀愀 攀焀甀椀瀀攀 挀漀漀爀搀攀渀愀搀漀爀Ⰰ 愀氀甀渀漀⠀猀⤀ 渀愀 瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 挀漀洀漀 挀椀渀攀最爀愀昀椀猀琀愀猀Ⰰ 攀搀椀琀漀爀攀猀Ⰰ 爀攀瀀爀琀攀爀攀猀 攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀爀攀猀⸀  A vinculação ou atração social é o que entrelaça os indivíduos, com suas problematizações, na esfera social. Esse vínculo social não significa um simples compartilhar de objetivos comuns, mas em um processo interativo para inserir-se socialmente como Sujeito (SODRÉ, 2012, p. 223).਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ ㄀㜀㜀㤀昀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 琀攀爀洀漀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀  昀愀稀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀  瀀爀琀椀挀愀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 渀漀 洀戀椀琀漀 搀愀 琀攀氀攀瘀椀猀漀⸀  䄀 挀愀瀀愀挀椀搀愀搀攀 焀甀攀 琀攀洀 漀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 搀攀 挀漀渀猀琀爀甀椀爀 漀猀 愀挀漀渀琀攀挀椀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 愀 昀椀洀 搀攀 搀攀椀砀ⴀ氀漀猀 攀洀 甀洀愀 猀攀焀甀渀挀椀愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀搀愀 瀀愀爀愀 猀攀爀 瘀攀椀挀甀氀愀搀漀猀 瀀漀搀攀 猀攀爀 挀漀洀瀀愀爀愀搀愀 愀 甀洀 洀漀猀愀椀挀漀Ⰰ 漀甀 愀椀渀搀愀  ਀⠀⸀⸀⸀⤀ 挀漀氀愀最攀洀 搀攀 搀攀瀀漀椀洀攀渀琀漀猀 攀 昀漀渀琀攀猀 渀甀洀愀 猀攀焀甀渀挀椀愀 猀椀渀琀愀最洀琀椀挀愀Ⰰ 洀愀猀 攀猀猀愀 挀漀氀愀最攀洀 樀愀洀愀椀猀 挀栀攀最愀 愀 挀漀渀猀琀椀琀甀椀爀 甀洀 搀椀猀挀甀爀猀漀 猀甀昀椀挀椀攀渀琀攀洀攀渀琀攀 甀渀椀琀爀椀漀Ⰰ 氀最椀挀漀 漀甀 漀爀最愀渀椀稀愀搀漀⸀ 䄀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 瘀攀椀挀甀氀愀搀愀猀 渀攀猀猀攀 最渀攀爀漀 琀攀氀攀瘀椀猀甀愀氀 挀漀渀猀琀椀琀甀攀洀Ⰰ 愀渀琀攀猀 搀攀 洀愀椀猀 渀愀搀愀Ⰰ 甀洀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 攀洀 愀渀搀愀洀攀渀琀漀⸀ 준 甀洀 瀀爀漀最爀愀洀愀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 愀漀 瘀椀瘀漀Ⰰ 愀椀渀搀愀 焀甀攀 甀琀椀氀椀稀攀 洀愀琀攀爀椀愀氀 瀀爀ⴀ最爀愀瘀愀搀漀Ⰰ 漀甀 搀攀 愀爀焀甀椀瘀漀 ⠀䴀䄀䌀䠀䄀䐀伀Ⰰ ㈀   㨀 ㄀㄀ ⤀⸀ ਀䐀攀猀猀攀 洀漀搀漀Ⰰ 漀猀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀椀猀 猀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀 搀攀 挀甀爀琀愀 搀甀爀愀漀 焀甀攀 搀椀瘀甀氀最愀洀 渀漀琀挀椀愀猀 搀攀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 琀椀瀀漀猀 攀 甀琀椀氀椀稀愀洀 椀洀愀最攀渀猀 攀 猀漀渀猀⸀ 䄀猀 渀漀琀椀挀椀愀猀 瀀漀搀攀洀 猀攀爀 渀愀爀爀愀搀愀猀 渀甀洀 攀猀瀀愀漀 搀攀 琀攀洀瀀漀 攀渀琀爀攀 猀攀最甀渀搀漀猀 攀 栀漀爀愀猀 搀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀⸀ A equipe do JNL conta com duas câmeras T51, microfones direcionais, mão e lapela (para apresentadores ou entrevistas especiais), tripé, computadores para edição e estúdio de gravação, entretanto, desde seu surgimento, o JNL passou por algumas transformações em sua estrutura, como vinhetas de abertura, comerciais, periodicidade e tempo de duração, as quais foram alteradas com o intuito de manter o interesse do público.਀䴀攀猀洀漀 琀攀渀搀漀 栀愀瘀椀搀漀 椀渀切洀攀爀愀猀 洀漀搀椀昀椀挀愀攀猀Ⰰ 漀 琀攀砀琀漀 搀漀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀氀 洀愀渀琀洀 愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 漀甀 攀砀瀀爀攀猀猀攀猀 搀攀 甀猀漀 挀漀洀甀洀 愀漀 洀攀椀漀Ⰰ 琀愀椀猀 挀漀洀漀㨀 “OFF” - refere-se à explicação inicial gravada pelo repórter, com imagens do acontecimento; “SONORA” - excerto da entrevista com determinada pessoa e o “STAND UP”, passagem ou encerramento, ou seja, quando o repórter testemunha o que está tratando - em áudio e vídeo - para a audiência. A edição não linear do vídeo digital é feita por meio de softwares e assim o trabalho ganha celeridade e a notícia pode ser reeditada – destacar uma cena ou cortar – inserir gráficos, ilustrações, trilhas de áudio e muitas outras possíveis modificações. ਀ Para se aprender a produzir um telejornal é necessário que os alunos já tenham exercitado os fundamentos (off, passagem, stand-up, apresentação, edição, pauta/produção/execução, escrever corretamente para o telejornalismo, etc.) e possam, com a tecnologia básica, compreender as rotinas produtivas e chegar mais perto da execução desta prática. Apenas com a teoria sem a prática, não se consegue aprender, de fato, a produzir telejornalismo (EMERIM, Cárlida. BRASIL, Antonio, 2011, p.03).਀ O Jornal Nilton Lins tem um público bastante segmentado, por isso, o conteúdo precisa ser atrativo e com uma duração média de até 10 minutos. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ ㄀㜀㜀㤀昀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀 瀀愀爀愀 挀愀瀀愀挀椀琀愀爀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 猀攀 挀漀渀猀琀爀椀 渀愀 瘀椀瘀渀挀椀愀Ⰰ 渀漀猀 攀渀琀爀攀氀愀愀洀攀渀琀漀猀 搀攀 愀攀猀 焀甀攀 猀攀 挀栀愀洀愀 搀攀 ᰀ映愀稀攀爀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀ᴀ⸠ 一愀 挀愀瀀愀挀椀搀愀搀攀 搀攀 最攀爀椀爀Ⰰ 搀攀 瀀愀甀琀愀爀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 攀 最愀爀椀洀瀀愀爀 椀搀攀椀愀猀Ⰰ 漀猀 愀氀甀渀漀猀 猀攀 椀渀猀攀爀攀洀 攀洀 甀洀 瘀愀猀琀漀 挀愀洀瀀漀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀Ⰰ 愀焀甀椀 搀攀渀漀洀椀渀愀搀漀 搀攀 攀挀漀猀猀椀猀琀攀洀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀琀椀瘀漀⸀  Nesse locus de experiências compartilhadas, no dia a dia da comunidade acadêmica, conclui-se que o Jornal Nilton Lins é um espaço de fundamental importância para o curso de Jornalismo, pois capacita de forma crescente o aluno que se envolve nessa proposta. Diante disso, o telejornal Nilton Lins tem se constituído como uma importante ferramenta de reflexão e crítica sobre o fazer jornalístico, visto que perpassa, a priori, um espaço de prática e aprendizagem. ਀䔀洀 琀漀搀愀猀 愀猀 攀琀愀瀀愀猀 搀漀 ᰀ映愀稀攀爀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀ᴀⰠ 漀猀 愀氀甀渀漀猀 琀洀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 搀攀 瘀椀瘀攀渀挀椀愀爀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 瀀爀漀搀甀琀椀瘀漀 ⠀攀氀愀戀漀爀愀漀 搀攀 瀀愀甀琀愀猀Ⰰ 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀Ⰰ 攀搀椀漀 攀 爀攀瘀椀猀漀 搀攀 琀攀砀琀漀猀⤀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 愀 爀攀瘀椀猀漀 昀椀渀愀氀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 愀渀琀攀猀 搀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀⸀ 䌀漀洀漀 漀 挀愀洀瀀漀 搀愀 瀀爀琀椀挀愀  愀 瀀爀瀀爀椀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀Ⰰ 漀 愀挀愀搀洀椀挀漀 瀀爀漀搀甀稀 椀渀昀漀爀洀愀漀Ⰰ 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 攀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀搀漀 攀洀 甀洀 切渀椀挀漀 氀漀挀愀氀⸀ 䌀漀洀 椀猀猀漀Ⰰ 最愀渀栀愀 洀愀椀猀 琀攀洀瀀漀 瀀愀爀愀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 愀 洀愀琀爀椀愀 攀 攀瘀椀琀愀 爀椀猀挀漀猀Ⰰ 挀愀猀漀 琀椀瘀攀猀猀攀洀 搀攀 最愀爀椀洀瀀ⴀ氀愀 渀愀猀 爀甀愀猀Ⰰ 攀砀琀攀爀渀愀洀攀渀琀攀⸀ 䄀 爀漀琀椀渀愀 搀攀 瀀爀愀稀漀猀Ⰰ 漀 攀砀攀爀挀挀椀漀 搀愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 攀 愀 挀漀渀焀甀椀猀琀愀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀Ⰰ 琀漀爀渀愀洀ⴀ猀攀 搀攀 最爀愀渀搀攀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 瀀愀爀愀 漀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀搀漀 搀漀 愀氀甀渀漀 攀 搀攀 猀攀甀 挀爀攀猀挀椀洀攀渀琀漀 瀀攀猀猀漀愀氀 攀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀⸀
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS
BRASIL, Antônio; EMERIM, Cárlida. Por um modelo de análise para os telejornais universitários. In: Seminário Internacional Análise de Telejornalismo: desafios teórico metodológicos. Salvador, 2011. ਀䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀愀渀愀氀椀猀攀搀攀琀攀氀攀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀昀椀氀攀猀⸀眀漀爀搀瀀爀攀猀猀⸀挀漀洀⼀㈀ ㄀㄀⼀ 㠀⼀戀爀愀猀椀氀开攀洀攀爀椀洀⸀瀀搀昀㸀⸀  Acesso em: 19 jan. 2018.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀刀䔀䤀刀䔀Ⰰ 倀⸀ 䔀搀甀挀愀漀 挀漀洀漀 瀀爀琀椀挀愀 搀愀 氀椀戀攀爀搀愀搀攀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 倀愀稀 攀 吀攀爀爀愀Ⰰ ㌀攀搀⸀ ㄀㤀㜀㄀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀䤀䴀䄀Ⰰ 嘀攀渀挀椀漀 䄀爀琀甀爀 搀攀⸀ 䴀搀椀愀㨀 吀攀漀爀椀愀 攀 瀀漀氀琀椀挀愀⸀ ㈀愀 攀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ 䘀甀渀搀愀漀 倀攀爀猀攀甀 䄀戀爀愀洀漀Ⰰ ㈀  㐀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䄀䌀䠀䄀䐀伀Ⰰ 䄀⸀ 䄀 琀攀氀攀瘀椀猀漀 氀攀瘀愀搀愀 愀 猀爀椀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀攀渀愀挀Ⰰ ㈀   ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀伀刀䤀一Ⰰ 䔀⸀ 䌀椀渀挀椀愀 挀漀洀 挀漀渀猀挀椀渀挀椀愀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 䈀攀爀琀爀愀渀搀Ⰰ ㈀   ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀伀䐀刀䔀Ⰰ 䴀甀渀椀稀⸀ 䄀渀琀爀漀瀀漀氀最椀挀愀 搀漀 攀猀瀀攀氀栀漀⸀ 㜀⸀ 攀搀⸀ 倀攀琀爀瀀漀氀椀猀Ⰰ 刀䨀㨀 嘀漀稀攀猀⸀ ㈀  ㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀