INSCRIÇÃO: 00070
 
CATEGORIA: PT
 
MODALIDADE: PT13
 
TÍTULO: SustenQuiz: uma proposta lúdica sobe Comunicação Consciente na Universidade
 
AUTORES: Rodrigo Cordeiro Cavalcante (Universidade Federal do Amazonas); Alvacir Siqueira da Silva Júnior (Universidade Federal do Amazonas); Ana Maria Costa Azevedo (Universidade Federal do Amazonas); Gleiciane Cruz da Silva (Universidade Federal do Amazonas); Moisés Sales Calheiros (Universidade Federal do Amazonas); Victória Inês Gois (Universidade Federal do Amazonas); Aline Ferreira Lira (Universidade Federal do Amazonas)
 
PALAVRAS-CHAVE: Consumo sustentável , Jogos, Sustentabilidade , ,
 
RESUMO
Este trabalho foi desenvolvido a partir de pesquisas sobre o consumo de energia da Faculdade de Estudos Sociais (FES), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Os acadêmicos de Comunicação Social - Relações Públicas -, fizeram estudos, por meio de observação direta, questionários e pesquisas exploratórias, sobre a quantidade de energia gasta nos três turnos em que a universidade tem expediente, por conseguinte, os resultados de tais níveis mostraram-se elevados. Assim, a partir dos resultados obtidos, o trabalho foi desenvolvido em forma de jogo de tabuleiro, no qual os participantes, alunos da FES, teriam acesso às informações sobre o alto consumo de energia nas dependências da faculdade e suas respectivas formas de economia. O trabalho foi desenvolvido para a disciplina Comunicação e Sustentabilidade, do curso de Relações Públicas da Ufam.
 
INTRODUÇÃO
Pensar em um mundo sem luz elétrica equivale à idealização de um processo retrógrado no qual o que foi construído desaparece e o modelo antiquado de realidade vem à tona. Mas será que essa visão “pessimista’’ pode estar apenas no imaginário ou o modo como a sociedade utiliza a energia está se encaminhando para essa realidade? ਀䄀猀 椀渀漀瘀愀攀猀 琀攀挀渀漀氀最椀挀愀猀Ⰰ 焀甀攀 栀漀樀攀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀洀 漀 挀攀渀爀椀漀 搀愀 漀爀搀攀洀 挀愀瀀椀琀愀氀椀猀琀愀Ⰰ 愀搀瘀洀 搀愀 攀瘀漀氀甀漀 搀愀 攀氀攀琀爀椀挀椀搀愀搀攀⸀ 䌀漀洀瀀甀琀愀搀漀爀攀猀Ⰰ 猀洀愀爀琀瀀栀漀渀攀猀Ⰰ 琀攀氀攀瘀椀猀漀爀攀猀 攀 漀甀琀爀漀猀 愀瀀愀爀攀氀栀漀猀 猀漀 猀甀戀洀攀琀椀搀漀猀 愀 挀漀渀猀琀愀渀琀攀猀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 愀 昀椀洀 搀攀 漀昀攀爀攀挀攀爀 甀洀愀 洀愀椀漀爀 愀挀攀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 愀漀 甀猀甀爀椀漀 攀 瀀爀漀洀漀瘀攀爀 愀 椀渀琀攀爀愀漀 搀攀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀猀 搀愀猀 洀愀椀猀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 爀攀愀猀 搀漀 洀甀渀搀漀⸀ 䄀 攀瘀漀氀甀漀 搀愀 攀氀攀琀爀椀挀椀搀愀搀攀  漀 昀愀琀漀爀 攀猀猀攀渀挀椀愀氀 瀀愀爀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀Ⰰ 搀攀猀挀漀戀攀爀琀愀猀 攀 瀀爀漀搀甀攀猀 搀攀猀猀攀猀 渀漀瘀漀猀 椀琀攀渀猀 焀甀攀 昀愀挀椀氀椀琀愀洀 愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀渀琀爀攀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀⸀   O uso consciente desse recurso nunca foi tão importante, principalmente entre os jovens, como, por exemplo, no ambiente universitário. Contudo, pesquisas realizadas pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) mostraram que há um alto gasto de energia elétrica no Setor Norte do Campus da UFAM, em Manaus, um fato que preocupa e expõe a falta de cuidado que uma parcela de estudantes possui em relação à instituição que os acolhe para o estudo durante todo o ensino superior. ਀嘀椀猀琀漀 椀猀猀漀Ⰰ 渀漀猀猀漀 最爀甀瀀漀Ⰰ 昀漀爀洀愀搀漀 瀀漀爀 猀攀椀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 攀 漀爀椀攀渀琀愀搀漀猀 瀀攀氀愀 倀爀漀昀⸀ꨀ⸀ 䐀爀愀⸀ 䄀氀椀渀攀 䘀攀爀爀攀椀爀愀Ⰰ 瀀猀 攀洀 瀀爀琀椀挀愀 愀 挀爀椀愀漀 搀攀 甀洀 樀漀最漀 挀愀瀀愀稀 搀攀 搀椀瘀攀爀琀椀爀 攀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀爀 漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 愀挀攀爀挀愀 搀漀 愀氀琀漀 最愀猀琀漀 搀攀 攀渀攀爀最椀愀 攀洀 甀洀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀漀 戀氀漀挀漀 搀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀⸀ 唀洀愀 搀椀渀洀椀挀愀 瀀氀愀渀攀樀愀搀愀 瀀愀爀愀 焀甀攀猀琀椀漀渀愀爀 漀猀 樀漀瘀攀渀猀 攀 瀀爀漀洀漀瘀攀爀 愀 洀甀搀愀渀愀 搀攀 猀攀甀猀 愀琀漀猀Ⰰ 瘀愀氀漀爀椀稀愀渀搀漀 漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 甀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀 攀 昀愀稀攀渀搀漀 挀漀洀 焀甀攀 猀攀樀愀洀 洀愀椀猀 挀愀甀琀攀氀漀猀漀猀 焀甀愀渀琀漀 愀漀 挀漀渀琀爀漀氀攀 搀攀 攀渀攀爀最椀愀 攀氀琀爀椀挀愀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ ㄀㜀㜀㤀昀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀 䜀䔀刀䄀䰀  ਀刀攀愀氀椀稀愀爀 甀洀 樀漀最漀 渀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 漀昀昀ⴀ氀椀渀攀 愀挀攀爀挀愀 搀漀 最愀猀琀漀 搀攀 攀渀攀爀最椀愀 渀漀 猀攀琀漀爀 渀漀爀琀攀 搀愀 唀昀愀洀Ⰰ 愀氀攀爀琀愀渀搀漀 焀甀愀渀琀漀 愀漀 搀攀猀瀀攀爀搀挀椀漀 攀氀琀爀椀挀漀 渀愀 䘀愀挀甀氀搀愀搀攀 搀攀 䔀猀琀甀搀漀猀 匀漀挀椀愀椀猀 ⠀䘀䔀匀⤀⸀     ਀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀匀 䔀匀倀䔀䌀촀䘀䤀䌀伀匀   • Utilizar o jogo como forma dinâmica de conscientização; ਀ ∀†䤀渀昀漀爀洀愀爀 愀漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀愀 䘀䔀匀Ⰰ 愀挀攀爀挀愀 搀漀猀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 漀挀愀猀椀漀渀愀搀漀猀 瀀攀氀漀 搀攀猀瀀攀爀搀挀椀漀 渀漀 挀漀渀猀甀洀漀 搀攀 攀渀攀爀最椀愀㬀 • Proporcionar mudanças de hábitos que venham a combater tais gastos; ਀∀†䄀洀攀渀椀稀愀爀 漀猀 椀洀瀀愀挀琀漀猀 愀洀戀椀攀渀琀愀椀猀 挀愀甀猀愀搀漀猀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀猀猀愀 瀀爀琀椀挀愀 椀渀猀甀猀琀攀渀琀瘀攀氀⸀  
 
JUSTIFICATIVA
Em tempos de crise economizar nunca foi tão necessário, mesmo que seja uma prática de fácil adesão ao cotidiano, uma vez que pequenos atos já contribuem com a mudança desse cenário de escassez, ainda hoje as taxas de desperdício se mantêm elevadas. Mas afinal porque devemos ter esse cuidado na universidade? Atualmente a forma como é produzida a energia elétrica continua a apresentar danos que geram grandes desequilíbrios no meio ambiente, e por mais que propostas alternativas para a geração desta tenham acontecido o modo como a Universidade em questão fornece esse serviço ao seu público ainda se configura como o “tradicional”, no qual a origem advém de fontes poluentes como hidrelétricas e termelétricas. ਀䌀漀渀昀漀爀洀攀 愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 搀椀猀瀀漀渀瘀攀椀猀 渀漀 猀椀琀攀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀 搀愀 唀昀愀洀Ⰰ 攀洀 ㈀ ㄀㘀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 ᰀ唠昀愀洀Ⰰ 攀甀 挀甀椀搀漀ᴀⰠ 挀甀樀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 攀爀愀 甀猀愀爀 猀甀最攀猀琀攀猀 搀漀猀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀 瀀愀爀愀 洀攀氀栀漀爀椀愀猀 渀愀猀 愀攀猀 搀攀 最攀猀琀漀 搀攀 攀渀攀爀最椀愀 攀氀琀爀椀挀愀 渀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀Ⰰ 昀漀爀愀洀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀猀 愀氀最甀渀猀 瘀搀攀漀猀 焀甀攀 爀攀瘀攀氀愀瘀愀洀 甀洀 最愀猀琀漀 搀攀 ㄀㈀ 䴀攀最愀 圀愀琀琀猀Ⰰ 猀漀洀攀渀琀攀 渀漀 匀攀琀漀爀 一漀爀琀攀Ⰰ 搀甀爀愀渀琀攀 甀洀 瀀攀爀漀搀漀 搀攀 ㄀㈀ 洀攀猀攀猀⸀ 䤀猀猀漀 挀漀爀爀攀猀瀀漀渀搀攀 愀 ㈀ ─ 搀漀 挀漀渀猀甀洀漀 搀漀 椀渀琀攀爀椀漀爀 搀漀 䄀洀愀稀漀渀愀猀⸀ 䌀漀渀琀甀搀漀Ⰰ 焀甀愀猀攀 甀洀 愀渀漀 愀瀀猀 猀甀愀 爀攀愀氀椀稀愀漀Ⰰ 漀猀 瘀愀氀漀爀攀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀猀 渀愀猀 瀀爀瘀椀愀猀 挀漀爀爀攀猀瀀漀渀搀攀渀琀攀猀 愀漀 瀀攀爀漀搀漀 氀攀琀椀瘀漀 搀攀 ㈀ ㄀㜀Ⰰ 猀攀 洀愀渀琀椀渀栀愀洀 漀猀 洀攀猀洀漀猀⸀    Com o valor pago em contas, seria possível, de acordo com o diretor do Centro de Desenvolvimento Energético Amazônico (CDEAM), pagar 1.111 bolsas de monitoria. Logo, uma vez reduzido, o valor gasto para a quitação de tais contas poderia ser investido no tripé da universidade: ensino, pesquisa e extensão. Proporcionando aos seus discentes não apenas um número maior de bolsas em projetos científicos como também melhorias na infraestrutura do Campus. E através disso tentamos mostrar que essa prática econômica vai além de recursos monetários, constituindo uma alternativa de proteção ambiental e desenvolvimento intelectual. ਀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ ㄀㜀㜀㤀昀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 洀琀漀搀漀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 昀漀椀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀攀 甀洀愀 挀漀氀攀琀愀 搀攀 搀愀搀漀猀 愀挀攀爀挀愀 搀漀猀 最愀猀琀漀猀 搀攀 攀渀攀爀最椀愀 搀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀Ⰰ 渀愀 焀甀愀氀 漀爀最愀渀椀稀漀甀ⴀ猀攀 甀洀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀攀 挀愀爀琀攀爀 攀砀瀀氀漀爀愀琀爀椀漀⸀ 䄀琀爀愀瘀猀 搀愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 漀戀琀椀搀愀猀 渀漀 猀椀琀攀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀 搀愀 唀昀愀洀 攀 渀漀 瀀漀爀琀愀氀 搀愀 琀爀愀渀猀瀀愀爀渀挀椀愀Ⰰ 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀洀漀猀 甀洀愀 挀漀渀猀琀愀渀琀攀 挀爀攀猀挀攀渀琀攀 攀洀 琀愀椀猀 瘀愀氀漀爀攀猀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀椀猀猀漀 攀氀愀戀漀爀漀甀ⴀ猀攀 甀洀 焀甀攀猀琀椀漀渀爀椀漀 挀漀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 洀攀搀椀爀 漀 渀瘀攀氀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀Ⰰ 愀搀焀甀椀爀椀搀愀猀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 瘀漀氀甀渀琀爀椀愀Ⰰ 瀀攀氀漀猀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀 搀愀 䘀愀挀甀氀搀愀搀攀 搀攀 䔀猀琀甀搀漀猀 匀漀挀椀愀椀猀 ⠀䘀䔀匀⤀⸀     O questionário era composto por perguntas do tipo fechadas, que abordavam os quatro eixos principais gerados a partir da coleta de dados, são eles: a quantidade de informações as quais os acadêmicos tinham acesso em relação aos gastos de energia, a disposição dos mesmos a procurar tais dados, as perspectivas destes sob o consumo em suas salas de aula e a possibilidade de interferência, de fatores como o desperdício, sob sua jornada acadêmica. ਀伀猀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀 愀搀焀甀椀爀椀搀漀猀 挀漀洀 愀 愀瀀氀椀挀愀漀 搀漀 焀甀攀猀琀椀漀渀爀椀漀 愀瀀漀渀琀愀瘀愀洀 焀甀攀 猀椀洀Ⰰ 漀猀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀 爀攀挀漀渀栀攀挀椀愀洀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀漀 挀漀渀猀甀洀漀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀攀 搀攀 攀渀攀爀最椀愀 攀氀琀爀椀挀愀Ⰰ 洀愀猀 渀漀 琀椀渀栀愀洀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀漀 瘀愀氀漀爀 最愀猀琀漀 渀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀Ⰰ 攀 洀甀椀琀漀 洀攀渀漀猀 愀 渀漀漀 搀攀 挀漀洀漀 愀 爀攀搀甀漀 搀愀猀 琀愀砀愀猀 瀀漀搀攀爀椀愀 椀渀昀氀甀攀渀挀椀愀爀 渀漀 猀攀甀 瀀攀爀漀搀漀 搀攀 瘀椀瘀渀挀椀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀愀⸀   Em seguida, desenvolveu-se como canal de divulgação da campanha que englobaria a dinâmica do jogo, unindo o lúdico ao consciente, como método de conquista do público, visando sua participação. E por se tratar de um jogo, a recompensa final – além das informações adquiridas – foi um troféu que simbolizava uma alternativa de consumo sustentável de energia.
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
No dia 23 de novembro de 2017, após as etapas de pesquisa, aplicação de questionário, mensuração dos resultados obtidos, teve início o desenvolvimento prático do jogo. A estrutura que seria base foi confeccionada junto com os brindes que seriam entregues aos vencedores. A dinâmica teve início as 10h do dia 24, na sala 34 da Faculdade de Estudos Sociais. ਀䌀愀搀愀 焀甀愀搀爀愀搀漀 攀 渀甀洀攀爀愀漀 挀漀爀爀攀猀瀀漀渀搀椀愀 愀 甀洀愀 瀀攀爀最甀渀琀愀 焀甀攀 搀攀瘀攀爀椀愀 猀攀爀 爀攀猀瀀漀渀搀椀搀愀 瀀攀氀漀猀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀猀Ⰰ 猀漀 攀氀愀猀㨀   1°) Qual lâmpada é mais econômica e sustentável? Fluorescente ou Incandescente?਀㈀뀀⤀ 儀甀愀氀 搀攀氀愀猀 最攀爀愀 洀愀椀猀 漀渀搀愀猀 搀攀 挀愀氀漀爀㼀   3°) Qual delas possui uma maior durabilidade? ਀㐀뀀⤀ 儀甀愀氀  愀 琀攀洀瀀攀爀愀琀甀爀愀 椀搀攀愀氀 瀀愀爀愀 漀 愀爀ⴀ挀漀渀搀椀挀椀漀渀愀搀漀㼀   5°) É recomendável o uso do chuveiro elétrico durante a ocorrência de tempestades? ਀㘀뀀⤀ 嘀漀挀 愀挀栀愀 焀甀攀 漀猀 最愀猀琀漀猀 挀漀洀 攀渀攀爀最椀愀 椀渀琀攀爀昀攀爀攀洀 渀愀 猀甀愀 爀漀琀椀渀愀 愀焀甀椀 渀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀㼀   7°) Devemos tirar aparelhos da tomada em meio a tempestades? ਀㠀뀀⤀ 儀甀愀氀  漀 栀漀爀爀椀漀 搀攀 瀀椀挀漀 搀漀 甀猀漀 搀攀 攀渀攀爀最椀愀 攀氀琀爀椀挀愀 渀愀 唀昀愀洀㼀   9°) Em qual faculdade você acha que o gasto de energia é maior? ਀㄀ 뀀⤀ 䌀椀琀攀 琀爀猀 攀砀攀洀瀀氀漀猀 搀攀 挀漀洀漀 攀挀漀渀漀洀椀稀愀爀 攀渀攀爀最椀愀 攀洀 挀愀猀愀⸀   11°) Cite três exemplos de como economizar energia na Ufam. ਀  䌀漀洀 愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 洀漀渀琀愀搀愀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀 猀攀 搀攀甀 搀攀 昀漀爀洀愀 椀渀琀攀爀愀琀椀瘀愀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 渀漀猀猀漀 焀甀椀稀Ⰰ 焀甀攀 挀漀渀琀愀瘀愀 挀漀洀 瘀爀椀愀猀 瀀攀爀最甀渀琀愀猀Ⰰ 渀漀 焀甀愀氀 愀 挀愀搀愀 愀挀攀爀琀漀 漀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀 猀甀戀椀愀 甀洀愀 挀愀猀愀Ⰰ 攀 焀甀攀洀 挀栀攀最愀猀猀攀 愀 切氀琀椀洀愀 挀愀猀愀 瀀爀椀洀攀椀爀漀Ⰰ 最愀渀栀愀瘀愀 漀 渀漀猀猀漀 戀爀椀渀搀攀Ⰰ 昀愀稀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀 愀 瀀攀猀猀漀愀 挀愀洀瀀攀Ⰰ 爀攀椀 漀甀 爀愀椀渀栀愀 猀甀猀琀攀渀琀瘀攀氀⸀ 䄀 洀愀渀攀椀爀愀 搀攀猀挀漀渀琀爀愀搀愀 渀愀 焀甀愀氀 漀 樀漀最漀 昀氀甀椀甀 昀漀椀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 搀愀焀甀攀氀攀 昀漀猀猀攀洀 愀氀挀愀渀愀搀漀猀Ⰰ 攀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 琀椀瘀攀猀猀攀 洀愀椀猀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 攀洀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀爀⸀ 䄀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 瘀攀渀挀攀搀漀爀愀 氀攀瘀漀甀 愀椀渀搀愀 甀洀 戀氀漀挀漀 搀攀 渀漀琀愀猀 搀攀 瀀愀瀀攀氀 爀攀挀椀挀氀愀搀漀Ⰰ 挀漀渀昀攀挀挀椀漀渀愀搀漀 瀀漀爀 甀洀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 焀甀攀 攀猀琀愀瘀愀 漀挀漀爀爀攀渀搀漀 渀漀 匀攀琀漀爀 渀漀爀琀攀 搀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ ㄀㜀㜀㤀昀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 樀漀最漀  甀洀 搀漀猀 洀愀椀猀 挀漀渀栀攀挀椀搀漀猀 洀漀搀漀猀 搀攀 椀渀琀攀爀愀漀Ⰰ 攀氀攀 瀀攀爀洀椀琀攀 甀洀愀 愀瀀爀漀砀椀洀愀漀 搀椀渀洀椀挀愀 挀漀洀 瀀椀氀愀爀攀猀 渀漀 攀渀琀爀攀琀攀渀椀洀攀渀琀漀⸀ 䔀渀琀漀 猀攀 漀 樀漀最漀 琀攀洀 瀀漀爀 昀甀渀漀 搀椀瘀攀爀琀椀爀 攀 搀攀猀挀漀渀琀爀愀椀爀Ⰰ 瀀漀爀焀甀攀 渀漀 愀挀爀攀猀挀攀渀琀愀爀 洀愀椀猀 甀洀 琀瀀椀挀漀 愀 攀猀琀愀 氀椀猀琀愀㨀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀爀⸀ 伀 昀漀挀漀 搀攀猀琀攀 瀀爀漀樀攀琀漀 攀爀愀 愀 甀琀椀氀椀稀愀漀 搀漀 氀切搀椀挀漀 瀀愀爀愀 愀瀀爀漀砀椀洀愀爀 攀 愀漀 洀攀猀洀漀 琀攀洀瀀漀 椀渀昀漀爀洀愀爀 猀漀戀爀攀 愀 瀀爀漀戀氀攀洀琀椀挀愀 攀渀挀漀渀琀爀愀搀愀Ⰰ 甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀 漀 最愀猀琀漀 搀攀 攀渀攀爀最椀愀 琀攀洀 猀攀 洀漀猀琀爀愀搀漀 甀洀 最爀愀渀搀攀 瘀椀氀漀Ⰰ 渀漀 猀 瀀愀爀愀 漀猀 攀挀漀猀猀椀猀琀攀洀愀猀 挀漀洀漀 琀愀洀戀洀 瀀愀爀愀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀ 䴀愀猀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀攀 甀洀愀 猀椀洀瀀氀攀猀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 渀漀 挀漀渀猀攀最甀椀爀椀愀 愀氀挀愀渀愀爀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 攀 洀甀椀琀漀 洀攀渀漀猀 愀琀爀愀ⴀ氀漀 搀愀 洀攀猀洀愀 昀漀爀洀愀 焀甀攀 甀洀 樀漀最漀⸀    Através das técnicas de comunicação, tal dinâmica se mostrou eficaz, mas antes etapas como a pesquisa são fundamentais pois permitiram a formação de um modelo que seja adequado ao público. Portanto, o jogo deixa de ser apenas mais um do mesmo para assumir esse caráter inovador, proporcionado pelas estratégias da comunicação. Além de reforçar a campanha do ano anterior, este projeto vem para informar a comunidade acadêmica das privações proporcionadas pelos males do desperdício. E deixá-los informados e conscientes de como suas pequenas ações, podem contribuir para a solução de um problema importante na sociedade atual: o desperdício. ਀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ ㄀㜀㜀㤀昀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䄀䰀䴀䔀䤀䐀䄀Ⰰ 䘀⸀ 伀 戀漀洀 渀攀最挀椀漀 搀愀 猀甀猀琀攀渀琀愀戀椀氀椀搀愀搀攀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 一漀瘀愀 䘀爀漀渀琀攀椀爀愀Ⰰ ㈀  ㈀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䐀攀猀瀀攀猀愀猀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀瀀漀爀琀愀氀琀爀愀渀猀瀀愀爀攀渀挀椀愀⸀最漀瘀⸀戀爀⼀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㌀  漀甀琀⸀ ㈀ ㄀㜀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䠀唀䤀娀䤀一䜀䄀Ⰰ 䨀漀栀愀渀⸀ 䠀漀洀漀 䰀甀搀攀渀猀㨀 伀 樀漀最漀 挀漀洀漀 攀氀攀洀攀渀琀漀 搀愀 挀甀氀琀甀爀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 倀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀Ⰰ ㈀ ㄀㐀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䬀唀一匀䌀䠀Ⰰ 䴀愀爀最愀爀椀搀愀 䴀愀爀椀愀 䬀爀漀栀氀椀渀最⸀ 倀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 搀攀 爀攀氀愀攀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀 渀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 椀渀琀攀最爀愀搀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀甀洀洀甀猀Ⰰ ㈀ ㄀㘀⸀  㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䄀倀伀一䄀刀䄀Ⰰ 䨀⸀ 䌀漀洀甀渀椀挀愀爀  瀀爀攀挀椀猀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䄀䈀刀䄀䌀伀䴀Ⰰ ㈀  㔀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀唀昀愀洀Ⰰ 䔀甀 䌀甀椀搀漀℀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀甀昀愀洀⸀攀搀甀⸀戀爀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㠀 漀甀琀⸀ ㈀ ㄀㜀⸀  㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀