INSCRIÇÃO: 00099
 
CATEGORIA: RT
 
MODALIDADE: RT05
 
TÍTULO: Luz, câmera, turismo: um reflexo da comunicação digital no mercado turístico de Manaus
 
AUTORES: ADRIELLY LARISSA DE ARAÚJO BENTES (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS); Rodrigo Cordeiro Cavalcante (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS); Tarcila Patrícia Alves da Silva (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS); Tierry de Souza Saldanha (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS); Alane Ferreira Pereira (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS)
 
PALAVRAS-CHAVE: Comunicação Digital, Produção audiovisual, Relações Públicas, Turismo,
 
RESUMO
Desenvolvido como atividade avaliativa para a disciplina Relações Públicas e Turismo, ofertada pela Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal do Amazonas, o canal “Luz, Câmera, Turismo” está disponível na plataforma de compartilhamento de vídeos YouTube. É um produto experimental de comunicação digital em formato de vídeos seriados criado para destacar as atividades e a história do Palácio Rio Negro, monumento histórico de Manaus/AM. Com o objetivo de divulgar um ponto turístico desta cidade, o produto demonstra a produção de conteúdo de relações públicas em conjunto com o cenário turístico de Manaus.
 
INTRODUÇÃO
O turismo é uma atividade econômica sustentável que consiste em um conjunto de ações desenvolvidas para atrair o deslocamento de pessoas de um lugar para outro sem a intenção de fixar residência. O mercado turístico se transforma de um objeto focado em segmentos que visam a formação de negócios e lucro, para um ramo que oferece diversas oportunidades de lazer. A capital manauara é recheada de atrativos que enaltecem sua biodiversidade e riqueza cultural. Um deles é o Palácio Rio Negro, alvo deste produto de comunicação que pretende atrair os turistas a desfrutar da paisagem, história e eventos que ocorrem em suas instalações, ao período áureo da Belle Époque amazonense. ਀䄀 搀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 琀甀爀猀琀椀挀愀 攀洀 䴀愀渀愀甀猀  挀爀攀猀挀攀渀琀攀Ⰰ 氀漀最漀Ⰰ 琀愀氀 瀀爀漀搀甀琀漀 搀攀瘀攀 攀猀琀愀爀 挀漀渀攀挀琀愀搀漀 愀漀猀 洀攀椀漀猀 瘀椀爀琀甀愀椀猀 瘀椀猀愀渀搀漀 甀洀 愀氀挀愀渀挀攀 攀 愀瀀爀漀砀椀洀愀漀 搀愀焀甀攀氀攀 挀漀洀 漀 猀攀甀 瀀切戀氀椀挀漀⸀ 伀 挀愀渀愀氀 䰀甀稀Ⰰ 䌀洀攀爀愀 攀 吀甀爀椀猀洀漀 甀猀愀 挀漀洀漀 戀愀猀攀 甀洀 搀漀猀 瀀椀氀愀爀攀猀 搀攀 攀砀椀最渀挀椀愀猀 搀愀 攀爀愀 搀愀 椀渀昀漀爀洀愀漀㨀 漀 椀洀攀搀椀愀琀椀猀洀漀⸀ 伀 椀洀攀搀椀愀琀椀猀洀漀 挀栀攀最愀 挀漀洀漀 瀀爀ⴀ爀攀焀甀椀猀椀琀漀 瀀愀爀愀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 瘀漀氀琀愀搀漀猀 愀漀猀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀攀猀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 瘀椀爀琀甀愀椀猀Ⰰ 瀀漀爀 椀猀猀漀 漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 搀攀猀猀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 昀漀爀愀 昀攀椀琀漀 瀀愀爀愀 猀攀爀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀搀漀 愀琀爀愀瘀猀 搀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 搀椀最椀琀愀氀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 夀漀甀吀甀戀攀Ⰰ 愀昀椀渀愀氀Ⰰ 栀漀樀攀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 猀漀 琀爀攀椀渀愀搀愀猀 瀀攀氀漀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀 瀀愀爀愀 愀戀猀漀爀瘀攀爀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 搀椀爀攀琀愀猀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 甀洀 挀漀渀琀攀切搀漀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀氀 瘀椀猀愀渀搀漀 愀 昀甀最愀 搀愀 爀漀琀椀渀愀Ⰰ 愀椀渀搀愀 焀甀攀 愀瀀攀渀愀猀 渀漀 椀渀琀攀氀攀挀琀漀⸀ 伀 瀀爀漀搀甀琀漀 瘀椀猀甀愀氀 昀攀椀琀漀 攀洀 猀攀爀椀愀搀漀 挀愀琀椀瘀愀 漀猀 椀渀琀攀爀渀愀甀琀愀猀 瀀漀爀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 挀漀渀琀攀切搀漀 攀 椀渀琀攀爀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 挀漀洀 攀昀攀椀琀漀猀 瘀椀猀甀愀椀猀 攀 愀甀搀椀琀椀瘀漀猀⸀ 
 
OBJETIVO
Objetivo Geral਀䔀猀琀攀 瀀爀漀搀甀琀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 琀攀洀 瀀漀爀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 甀洀愀 椀洀愀最攀洀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀搀愀 搀漀 焀甀攀 漀 愀琀爀愀琀椀瘀漀 倀愀氀挀椀漀 刀椀漀 一攀最爀漀 琀攀洀 愀 漀昀攀爀攀挀攀 ਀伀戀樀攀琀椀瘀漀猀 䔀猀瀀攀挀昀椀挀漀猀㨀 • Mostrar ao turista que o Palácio Rio Negro não é apenas mais um do mesmo, e sim uma peça única e fundamental para a cultura manauara;਀∀ठ䄀琀爀愀椀爀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 搀攀猀挀漀渀琀爀愀搀漀猀 焀甀攀 挀愀甀猀攀洀 攀甀昀漀爀椀愀 攀 猀愀琀椀猀昀愀漀㬀 • Organizar uma agenda cultural, para atrair o turista e leva-lo a conhecer não apenas a estrutura física do palácio, como também os diferentes eventos que nele ocorrem, proporcionados pela Secretaria de Cultura do Amazonas; ਀∀ठ唀猀愀爀 漀 洀攀椀漀 搀椀最椀琀愀氀 挀漀洀漀 昀漀爀洀愀 搀攀 瀀爀漀瀀愀最愀漀 搀攀猀猀攀 挀漀渀琀攀切搀漀⸀ 
 
JUSTIFICATIVA
Com a exigência do imediatismo nos últimos séculos, a presença digital da comunicação é indispensável. De acordo com pesquisas realizadas pela agência Geração Interativa, um dos tipos de publicidade mais utilizados no mundo moderno, o vídeo marketing, tem a capacidade de envolver a visão e a audição humana ao invés de apenas a visão, como é o caso do texto. Logo, o conteúdo audiovisual tem maior aptidão para cativar as pessoas, e fazer com que elas se interessem pelo produto. ਀䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀椀猀猀漀 搀攀昀椀渀椀甀ⴀ猀攀 焀甀攀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 琀攀爀椀愀 愀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 攀 愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 夀漀甀吀甀戀攀 漀挀漀爀爀攀甀 椀渀猀琀愀渀琀愀渀攀愀洀攀渀琀攀 樀 焀甀攀 愀氀洀 搀攀 猀攀爀 漀 琀攀爀挀攀椀爀漀 猀椀琀攀 洀愀椀猀 愀挀攀猀猀愀搀漀 搀漀 洀甀渀搀漀Ⰰ  愀椀渀搀愀 愀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 搀攀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀洀攀渀琀漀 搀攀 瘀搀攀漀猀⸀ 䴀愀椀猀 搀攀 㘀 戀椀氀栀攀猀 搀攀 栀漀爀愀猀 搀攀 瘀搀攀漀猀 猀漀 瘀椀猀琀愀猀 瀀漀爀 洀猀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 瀀漀猀猀甀椀爀 猀攀爀瘀椀搀漀爀攀猀 攀洀 㘀㄀ 瀀愀猀攀猀 攀 㘀㄀ 椀搀椀漀洀愀猀⸀ 倀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 愀 洀愀椀漀爀 昀漀爀洀愀 搀攀 椀渀琀攀爀愀漀 攀 瀀爀漀瀀愀最愀漀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 愀琀 漀猀 琀甀爀椀猀琀愀猀 猀攀爀椀愀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 甀洀愀 猀爀椀攀 搀攀 瘀搀攀漀猀 攀洀 甀洀 挀愀渀愀氀 渀漀 夀漀甀吀甀戀攀⸀   Em pesquisa realizada pela Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (AmazonasTur) o setor do turismo espera crescer em média cerca de 8 a 10%, em relação a 2016. A pesquisa relata ainda que a maior parte desse destino turístico é voltada para as áreas de ecoturismo e pesca esportiva. Mas afinal, será que apenas esses setores têm potencial de crescimento na região? E aqueles relacionados à cultura local? ਀䄀漀 瀀攀渀猀愀爀 渀漀 䔀猀琀愀搀漀 搀漀 䄀洀愀稀漀渀愀猀 愀甀琀漀洀愀琀椀挀愀洀攀渀琀攀 猀漀洀漀猀 氀攀瘀愀搀漀猀 愀 椀洀愀最攀洀 搀攀 甀洀 琀攀爀爀椀琀爀椀漀 挀漀洀 最爀愀渀搀攀 爀椀焀甀攀稀愀 渀愀琀甀爀愀氀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀椀猀猀漀 愀 瀀爀漀挀甀爀愀 瀀漀爀 愀琀爀愀琀椀瘀漀猀 渀愀 挀愀瀀椀琀愀氀 洀愀渀愀甀愀爀愀 琀攀渀搀攀 愀 攀猀琀愀爀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀愀 愀漀 昀愀琀漀爀 攀挀漀氀最椀挀漀 攀 渀漀 挀甀氀琀甀爀愀氀⸀ 䰀漀最漀Ⰰ 愀 椀搀攀椀愀 搀攀 甀琀椀氀椀稀愀爀 甀洀 瀀愀琀爀椀洀渀椀漀 栀椀猀琀爀椀挀漀Ⰰ 挀漀洀 瀀爀漀最爀愀洀愀攀猀 搀椀瘀攀爀猀愀猀Ⰰ 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀搀漀 甀洀愀 愀氀琀攀爀渀愀琀椀瘀愀 琀甀爀猀琀椀挀愀 猀攀 挀漀渀猀漀氀椀搀漀甀⸀ 䔀洀 猀攀最甀椀搀愀Ⰰ 漀瀀琀漀甀ⴀ猀攀 瀀攀氀漀 倀愀氀挀椀漀 刀椀漀 一攀最爀漀 渀漀 愀瀀攀渀愀猀 瀀漀爀 猀甀愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 昀猀椀挀愀 攀 栀椀猀琀爀椀挀愀 挀漀洀漀 琀愀洀戀洀 瀀攀氀漀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 攀瘀攀渀琀漀猀 焀甀攀 渀攀氀攀 漀挀漀爀爀攀洀Ⰰ 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀搀漀猀 瀀攀氀愀 匀攀挀爀攀琀愀爀椀愀 搀攀 䌀甀氀琀甀爀愀 搀漀 䔀猀琀愀搀漀 搀漀 䄀洀愀稀漀渀愀猀⸀ 吀愀氀 瘀愀爀椀攀搀愀搀攀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀漀甀 愀 愀瀀爀漀砀椀洀愀漀 搀攀 甀洀 瀀切戀氀椀挀漀 洀愀椀猀 樀漀瘀攀洀 焀甀攀 瀀爀攀搀漀洀椀渀愀 渀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 漀渀ⴀ氀椀渀攀⸀ 䔀 愀琀爀愀瘀猀 搀椀猀猀漀 琀攀渀琀漀甀ⴀ猀攀 爀攀瘀攀氀愀爀 愀漀 瀀切戀氀椀挀漀 漀 焀甀漀 愀琀爀愀琀椀瘀漀 瀀漀搀攀 猀攀爀 漀 倀愀氀挀椀漀 刀椀漀 一攀最爀漀Ⰰ 攀 焀甀攀 愀 戀甀猀挀愀 瀀漀爀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 挀甀氀琀甀爀愀氀 琀爀愀渀猀瀀愀猀猀愀 渀漀 愀瀀攀渀愀猀 昀愀琀漀爀攀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀漀猀 愀 椀搀愀搀攀Ⰰ 挀漀洀漀 琀愀洀戀洀 愀猀 戀愀爀爀攀椀爀愀猀 椀洀瀀漀猀琀愀猀 瀀攀氀漀 洀甀渀搀漀 昀猀椀挀漀 攀洀 甀洀愀 瀀愀爀琀椀搀愀 爀甀洀漀 愀漀 瘀椀爀琀甀愀氀⸀ 
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
O primeiro método utilizado foi a realização de uma pesquisa exploratória nos portais da Secretaria de Cultura do Estado do Amazonas e blogs, que abordam a temática de pontos turísticos e curiosidades históricas da Capital Manauara, com o objetivo de coletar dados sobre o Centro Cultural Palácio Rio Negro. ਀䔀洀 猀攀最甀椀搀愀Ⰰ 愀 搀攀昀椀渀椀漀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀 愀漀 焀甀愀氀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 猀攀爀椀愀 搀攀猀琀椀渀愀搀漀Ⰰ 挀漀洀攀漀甀 愀 猀攀爀 瀀爀攀瀀愀爀愀搀愀⸀ 伀猀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀 漀戀琀椀搀漀猀 愀琀爀愀瘀猀 搀愀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 攀 椀洀愀最攀渀猀 挀漀氀攀琀愀搀愀猀 愀瀀漀渀琀愀瘀愀洀 愀 瀀爀攀搀漀洀椀渀渀挀椀愀 搀攀 甀洀 瀀切戀氀椀挀漀 挀漀洀 愀氀琀漀 渀瘀攀氀 挀甀氀琀甀爀愀氀⸀ 倀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 氀攀瘀愀渀琀愀爀愀洀ⴀ猀攀 漀猀 琀爀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 昀愀琀漀爀攀猀 焀甀攀 愀琀爀愀椀愀洀 琀愀氀 瀀切戀氀椀挀漀 愀漀 挀攀渀琀爀漀 挀甀氀琀甀爀愀氀Ⰰ 猀漀 攀氀攀猀㨀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀攀 昀甀渀搀愀漀 攀 猀攀甀 瀀攀爀漀搀漀 挀漀洀漀 爀攀猀椀搀渀挀椀愀 搀漀猀 最漀瘀攀爀渀愀搀漀爀攀猀 搀漀 䔀猀琀愀搀漀Ⰰ 愀猀 攀砀瀀漀猀椀攀猀 搀攀 愀爀琀攀 焀甀攀 搀攀猀搀攀 ㈀ ㄀㄀ 瘀椀渀栀愀洀 愀 漀挀漀爀爀攀爀 攀洀 猀甀愀猀 椀渀猀琀愀氀愀攀猀 攀 愀 瘀愀爀椀攀搀愀搀攀 搀攀 攀瘀攀渀琀漀猀Ⰰ 挀漀洀漀 攀砀瀀漀猀椀攀猀 搀攀 愀爀琀攀Ⰰ 戀攀氀攀稀愀Ⰰ 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀Ⰰ 漀昀椀挀椀渀愀 搀攀 瀀攀爀挀甀猀猀漀 挀漀爀瀀漀爀愀氀Ⰰ 漀爀焀甀攀猀琀爀愀猀Ⰰ 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀攀 挀愀猀愀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 挀甀爀猀漀猀Ⰰ 漀戀爀愀猀 瀀攀爀洀愀渀攀渀琀攀猀 攀 琀攀洀瀀漀爀爀椀愀猀⸀ 䌀漀洀 椀猀猀漀Ⰰ 漀 爀漀琀攀椀爀漀 攀 焀甀愀渀琀椀搀愀搀攀 搀攀 瘀搀攀漀猀 昀漀爀愀洀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀漀猀⸀  O roteiro foi produzido em cinco dias. No primeiro dia a equipe foi até o Palácio Rio Negro com o intuito de analisar o local – medindo e apontando possíveis locações para gravação, além de um levantamento de dados que refletissem possíveis limitações e/ou autorizações necessárias. Consequentemente, no segundo dia, a reunião com os integrantes da equipe mensurou os dados coletados na pesquisa exploratória e os estudos feitos com relação aos tipos de turistas que frequentavam o local, posteriormente, a produção do Script e a seleção do que deveria estar no vídeo começou a ser definido. ਀一漀 琀攀爀挀攀椀爀漀 搀椀愀 焀甀攀猀琀攀猀 挀漀洀漀 漀猀 搀椀氀漀最漀猀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 瀀攀氀漀猀 攀洀椀猀猀漀爀攀猀Ⰰ 漀猀 瀀漀渀琀漀猀 搀攀 最爀愀瘀愀漀 攀 瀀爀攀瀀愀爀愀漀 搀漀猀 搀漀挀甀洀攀渀琀漀猀 搀攀 愀甀琀漀爀椀稀愀漀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀猀 昀漀爀愀洀 爀攀猀漀氀瘀椀搀漀猀⸀ 一漀 焀甀愀爀琀漀 攀 瀀攀渀切氀琀椀洀漀 搀椀愀 漀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 愀挀攀爀挀愀 搀漀猀 洀攀氀栀漀爀攀猀 搀椀愀猀 瀀愀爀愀 最爀愀瘀愀漀 攀 愀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀漀 搀愀 昀甀渀漀 搀攀 挀愀搀愀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀 搀漀 最爀甀瀀漀Ⰰ 渀愀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀Ⰰ 昀漀爀愀洀 愀挀攀爀琀愀搀漀猀⸀ 䨀 渀漀 焀甀椀渀琀漀 攀 切氀琀椀洀漀 搀椀愀 搀攀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀漀 爀漀琀攀椀爀漀Ⰰ 昀漀爀愀洀 氀攀瘀愀渀琀愀搀愀猀 攀 愀瀀漀渀琀愀搀愀猀 愀猀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀猀 焀甀攀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀猀 瀀愀爀愀 愀 攀砀攀挀甀漀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀 瀀爀攀瘀椀猀漀 搀漀 搀椀愀 搀攀 昀椀渀愀氀椀稀愀漀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀⸀  Com o roteiro finalizado teve início o período de gravação que durou um total de 2 dias, no qual no 1° gravou-se os vídeos: Afinal, você sabe o que é o Palácio? e Arte do Amazonas, e no 2°: E os eventos? A linguagem utilizada visava não apenas o alcance daqueles atraídos por cultura, e sim de um público mais jovem, logo o canal de comunicação devia tornar o Palácio Rio Negro atrativo, para que o número de turistas que frequentam o local aumentasse e a importância desse patrimônio cultural viesse a se tornar pública. Já o período de pós-produção levou em torno de 2 dias, nos quais definiu-se a estética e logomarca do produto, e ainda a edição e finalização dos materiais gravados. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ ㄀㜀㜀㤀昀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀一漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 搀愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 攀洀 猀愀氀愀Ⰰ 甀洀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 昀漀椀 挀爀椀愀搀漀 瀀愀爀愀 挀漀渀琀爀漀氀攀 攀 洀攀氀栀漀爀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀  1° Semana Divisão da turma em grupos para início da idealização do projeto. ਀㈀뀀 匀攀洀愀渀愀  ऀ䐀攀昀椀渀椀漀 搀漀猀 琀攀洀愀猀Ⰰ 攀 攀砀瀀氀椀挀愀漀 愀挀攀爀挀愀 搀漀猀 瀀愀猀猀漀猀 瀀愀爀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀漀 爀漀琀攀椀爀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 焀甀攀 猀攀爀 攀渀琀爀攀最甀攀 渀愀 瀀爀砀椀洀愀 琀攀爀愀⸀   3° Semana Entrega do roteiro e planejamento acerca do produto previamente selecionado. ਀㐀뀀 匀攀洀愀渀愀  ऀ倀攀猀焀甀椀猀愀 搀攀 挀愀洀瀀漀 瀀愀爀愀 愀渀氀椀猀攀 搀漀 昀氀甀砀漀 搀攀 琀甀爀椀猀琀愀猀 焀甀攀 昀爀攀焀甀攀渀琀愀洀 漀 倀愀氀挀椀漀 5° Semana Gravação dos vídeos no ambiente do Palácio. ਀ⴀ 䄀昀椀渀愀氀Ⰰ 瘀漀挀 猀愀戀攀 漀 焀甀攀  漀 倀愀氀挀椀漀㼀    - A arte do Amazonas਀㘀뀀 匀攀洀愀渀愀  ऀ -E os eventos?਀㜀뀀 匀攀洀愀渀愀 ऀ䔀搀椀漀 搀漀猀 瘀搀攀漀猀 瀀爀攀瘀椀愀洀攀渀琀攀 最爀愀瘀愀搀漀猀⸀    8° Semana Entrega do produto à Professora orientadora do projeto.਀㤀뀀 匀攀洀愀渀愀  ऀ䐀攀瘀漀氀甀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 樀甀渀琀漀 挀漀洀 愀渀氀椀猀攀猀 攀 洀甀搀愀渀愀猀 焀甀攀 搀攀瘀攀爀椀愀洀 猀攀爀 昀攀椀琀愀猀⸀   10° Semana Prazo para aplicação das mudanças e correções. ਀㄀㄀뀀 匀攀洀愀渀愀  ऀ䔀砀瀀漀猀椀漀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀Ⰰ 渀漀 攀瘀攀渀琀漀 搀攀 挀漀洀攀洀漀爀愀漀 搀漀猀 㐀  愀渀漀猀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 爀攀氀愀攀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀⸀  
 
CONSIDERAÇÕES
O Palácio Rio Negro, apresenta inúmeras características que o classificam como um dos principais atrativos turísticos da capital manauara. Marcos Cobra enumera inúmeras etapas que devem ser seguidas para a construção de um produto turístico eficiente, logo nota-se a necessidade de equilíbrio entre teoria e prática para a construção de um produto de marketing que cumpra com o objetivo de comunicar aos turistas o que o Palácio tem a oferecer. ਀伀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀漀 搀愀 甀渀椀漀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 攀 吀甀爀椀猀洀漀 挀愀瀀愀挀椀琀愀洀 漀 焀甀攀 洀甀椀琀漀 猀攀 搀椀猀挀甀琀攀 猀漀戀爀攀 椀渀琀攀最爀愀漀Ⰰ 漀甀 猀攀樀愀Ⰰ 愀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀 攀洀 昀愀稀攀爀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 猀椀渀爀最椀挀愀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 挀漀洀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 猀攀最洀攀渀琀漀猀⸀ 䌀漀渀琀甀搀漀Ⰰ 栀愀戀椀氀椀琀愀爀 洀攀搀椀愀漀 攀渀琀爀攀 甀洀 攀 漀甀琀爀漀  攀昀椀挀愀稀Ⰰ 瀀漀椀猀 愀 甀渀椀漀 搀攀猀琀愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 挀漀洀瀀氀攀琀愀 攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀 洀攀氀栀漀爀攀猀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀 渀漀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 搀漀猀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀 搀椀爀攀琀漀猀 攀 椀渀搀椀爀攀琀漀猀Ⰰ 樀 焀甀攀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 攀猀琀爀愀琀最椀挀愀  攀氀愀戀漀爀愀搀漀 琀漀搀漀 甀洀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 挀漀洀 攀猀瀀攀爀愀渀愀猀 搀攀 戀漀渀猀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀 渀漀 昀椀渀愀氀⸀  Desenvolver este produto foi desafiador por exigir filmagens, sendo esta um processo com ajustes contínuos e que demandam tempo, porém, a experiência foi gratificante pelo conhecimento teórico e prático que foi adquirido. A convergência de ideias durante as discussões, preparações de roteiro, todo o processo cuidadosamente sendo preparado para que o receptor final fosse não apenas alcançado, mas impactado e atraído pelo produto, tendo alcançado isto, fica aqui o sentimento de uma comunicação com o público alvo, assim, a sinergia entre Relações Públicas e Turismo uma boa aposta.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ ㄀㜀㜀㤀昀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䈀䄀刀刀䔀吀伀Ⰰ 䴀愀爀最愀爀椀琀愀⸀ 䴀愀渀甀愀氀 搀攀 椀渀椀挀椀愀漀 愀漀 攀猀琀甀搀漀 搀漀 琀甀爀椀猀洀漀㨀 搀攀昀椀渀椀攀猀 搀攀 琀甀爀椀猀洀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䔀搀㨀 倀愀瀀椀爀甀猀 䔀搀椀琀漀爀愀Ⰰ ㈀  㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀䄀匀吀쌀伀 䐀䤀䄀匀 嘀䤀䔀䤀刀䄀⸀ 倀氀愀渀漀 一愀挀椀漀渀愀氀 搀攀 吀甀爀椀猀洀漀⸀ ㈀  ㌀ ጀ†㈀ ㄀㘀⸀ 䈀爀愀猀氀椀愀Ⰰ 䴀愀椀漀 搀攀 ㈀ ㄀㌀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀一䤀䔀䰀匀䔀一Ⰰ 䌀栀爀椀猀琀椀愀渀⸀ 吀甀爀椀猀洀漀 攀 䴀搀椀愀㨀 伀 瀀愀瀀攀氀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 渀愀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 琀甀爀猀琀椀挀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䌀漀渀琀攀砀琀漀Ⰰ ㈀  ㈀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀䔀吀刀伀䌀䌀䠀䤀Ⰰ 䴀⸀ 吀甀爀椀猀洀漀㨀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 攀 最攀猀琀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䘀甀琀甀爀愀Ⰰ ㄀㤀㤀㠀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀刀唀匀䌀䠀䴀䄀一一Ⰰ 䐀漀爀椀猀⸀ 䴀愀爀欀攀琀椀渀最 琀甀爀猀琀椀挀漀 ጀ†甀洀 攀渀昀漀焀甀攀 瀀爀漀洀漀挀椀漀渀愀氀⸀ 㔀愀 攀搀⸀ 䌀愀洀瀀椀渀愀猀㨀 倀愀瀀椀爀甀猀Ⰰ ㄀㤀㤀㤀 ⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀