ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #01779f"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00104</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RP09</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Site institucional do curso de Comunicação Social - Relações Públicas da UFAM: uma proposta de relacionamento.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Bianca Alves de Oliveira (Universidade Federal do Amazonas); Judy Lima Tavares Sales (Universidade Federal do Amazonas)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Comunicação institucional, Internet, Site institucional, Relacionamento, Relações Públicas</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Tendo em vista que está entre as funções básicas das relações públicas a promoção e qualificação dos relacionamentos entre as organizações e seus públicos estratégicos, o presente projeto teve como objetivo elaborar uma proposta de relacionamento entre o curso de Comunicação Social  Relações Públicas da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e seus calouros. A partir dos resultados da aplicação de um questionário com os alunos, entrevistas com coordenadores e grupo focal com acadêmicos e profissionais da área, foi produzido então o site institucional rpufam.com, por meio da plataforma Wix, onde foram integrados todos os produtos e as informações essenciais sobre o curso na Internet, configurando um novo espaço de presença do mesmo e abrindo as possibilidades de abordagem no desenvolvimento de um programa de relacionamento a longo prazo.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Como projeto experimental, este trabalho visou desenvolver uma proposta para melhor recepcionar os novos integrantes discentes do curso de Comunicação Social  Relações Públicas da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), de maneira planejada, divulgando as atividades realizadas e promovendo canais e ações que estreitassem o relacionamento entre ambos os públicos. Além de informar acerca das possibilidades acadêmicas nos âmbitos de pesquisa, ensino, extensão e sobre questões gerais, como estrutura, calendário acadêmico, localização, opções de transporte, bolsas e auxílios, bibliotecas, atividades culturais, mobilidade acadêmica, etc., era necessário criar mecanismos que também propiciassem o diálogo e a interação. Neste sentido, Abreu et al (2004) expressam que esse primeiro contato com o contexto acadêmico é uma oportunidade fundamental para incentivar e integrar os recém-ingressos, logo, a troca com colegas, professores e técnicos administrativos não deve ser restringida por modelos como os de aula inaugural, em que há  uma apresentação formal dos Cursos, dos Departamentos e das Disciplinas, no clima higiênico da educação bancária, comprometendo a espontaneidade de os calouros fazerem perguntas ou tirarem suas dúvidas (ABREU et al, 2004, p. 02). Dentro desse contexto, o curso ainda não dispunha de estratégias melhor delineadas e planejadas que possibilitassem desenvolver o relacionamento com esse novo público da forma esperada. Dessa maneira, este paper é relato da criação do site institucional do Curso de Comunicação Social  Relações Públicas, cujos aspectos e procedimentos metodológicos são apresentados a seguir.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">GERAL " Elaborar uma proposta de relacionamento entre o curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Amazonas e seus calouros. ESPECÍFICOS " Apontar as ações de relacionamento já realizadas pelo curso de RP junto aos calouros; " Averiguar as expectativas, anseios e percepções dos calouros em relação ao curso; " Identificar em quais meios e canais de comunicação o público de interesse se faz presente; " Propor estratégias de relacionamento com o público de interesse, visando promover o sentimento de acolhimento e pertencimento à instituição;</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Na sociedade contemporânea, o ingresso no ensino superior, especificamente nas universidades, é encarado como um marco na vida dos jovens. Isto faz parte de um processo amplo, que tem seu início no ritual envolvendo os processos seletivos no ensino médio. As mudanças intrínsecas à essa nova etapa de vida, por muitos percebida como o início da fase adulta, pode gerar inseguranças e desconforto por parte desse público. Dentro dessa perspectiva, é necessário pensar o papel das instituições neste período de adaptação. Para que esses indivíduos habituados com outra realidade tenham conhecimento e noção de suas potencialidades dentro desse ambiente ainda desconhecido, o desenvolvimento de ações e atividades de caráter informacional, motivacional e até mesmo cultural precisam, portanto, ser tomados como requisitos básicos, visto que a falta de informações simples, principalmente no início da graduação, ainda gera situações que dificultam a adaptação desse público (WILES; CHECHI; DIAS, 2010). Levando em consideração que os dados obtidos na pesquisa de opinião realizada apontaram a massiva presença desse público nas redes sociais online e seu conhecimento da página mantida pelo curso de Relações Públicas da UFAM no Facebook, outro fator que precisava ser explorado era a ampliação, da mesma maneira, da presença do mesmo na Internet. Embora esses perfis existam e seja preciso sistematizar sua atualização e desenvolver um planejamento de conteúdo específico para cada um, ficou evidente a necessidade macro de um local na web em que esse público pudesse ter acesso à todas essas redes e informações. Essa percepção se justificou com a pesquisa também: quando questionados sobre opções de veículos de comunicação para um maior contato com o curso, estiveram entre as opções mais selecionadas site institucional (56,8%), e-mail/newsletter (48,6%) e canal no Youtube (40,5%). Partindo desses dados, a estratégia utilizada foi de integrar as mídias sociais digitais e todo o conteúdo e produções acadêmicas relacionadas ao curso de Relações Públicas da UFAM na web, por meio de um canal institucional principal. Isto porque o primeiro contato e familiarização desse público com o curso de sua escolha não se dá mais no primeiro dia de aula, como acontecia quando o acesso às Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) era reduzido. A partir do momento que verificam seus nomes na lista de aprovações, por meio da Internet e até mesmo dos canais institucionais da Universidade de escolha, esse público tem todas as ferramentas e possibilidades de pesquisar nas plataformas digitais sobre o ambiente em que estarão inseridos. Nesse sentido, os calouros pouco conseguiam perceber as dimensões e possibilidades dentro desse contexto pouco familiar quando a presença do curso se restringia apenas aos espaços das redes sociais online e ao modelo de evento inaugural realizado. Embora atualizados, os perfis nas redes têm suas limitações na disponibilização de informações institucionais, assim como o evento têm suas limitações de formato e acesso. Conforme Clemen (2005), as campanhas e os veículos de comunicação interna, compostos de instrumentos complementares e interativos, podem ser visualizados como diferenciais por esses públicos. Dessa maneira, o ideal é que haja uma mistura de canais, um conjunto de ações, sempre levando em conta a disponibilidade de recursos da organização em questão. Nesse sentido, o site institucional se mostrou como uma possibilidade para tal.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Conforme Lakatos e Marconi (2003), o método é um conjunto de atividades sistemáticas e racionais que projeta o caminho a ser seguido para alcançar o objetivo proposto, facilitando a detecção de erros e auxiliando nos processos decisórios. No intuito de conhecer o que os alunos do curso de Relações Públicas da UFAM de todos os períodos, especialmente os novatos, pensavam a respeito da problemática fixada, foi realizada uma pesquisa de opinião, dos dias 07 a 16 de junho de 2017, que foi respondida por 37 alunos. Nessa perspectiva, o instrumento de coleta de dados utilizado foi o questionário de auto aplicação, com perguntas abertas e fechadas, por meio do Google Forms. Composto por vinte e seis questões ao todo, o questionário continha duas perguntas abertas, vinte e duas fechadas de múltipla escolha. De todas as questões, apenas uma das abertas não era obrigatória. Em relação à disposição das perguntas, foram segmentadas por assunto: sobre o evento de recepção realizado pelo curso de Relações Públicas; a atuação dos alunos no ambiente da Internet; a presença do curso de RP na Internet; a percepção dos alunos sobre o curso; conhecimento sobre o Guia do Aluno da Universidade; as dúvidas mais pertinentes na perspectiva dos calouros; sugestões para a melhora do relacionamento entre o curso e os alunos, além de perguntas para identificação, como faixa etária, sexo e o período letivo. Além da divulgação no Facebook, o link do questionário foi enviado aos grupos das turmas no aplicativo Whatsapp e foram realizadas visitas nas salas de aula para solicitar a participação de todos. A fim de conhecer o histórico de ações realizadas para esse público ao longo do tempo, e como se deu esse processo, também foram realizadas entrevistas, individualmente, com os responsáveis pela coordenação do curso de RP nos últimos seis períodos letivos. Nesse caso, a entrevista teve caráter exploratório e foi semiestruturada. Outras informações foram obtidas por meio de pesquisa documental, através da página Curso de Relações Públicas  UFAM no Facebook e do Museu Virtual do Curso de Relações Públicas da UFAM, através de fotos, gravações, entrevistas e publicações que envolveram os calouros e suas atividades. De acordo com Freitas e Prodanov (2013, p. 56),  a utilização da pesquisa documental é destacada no momento em que podemos organizar informações que se encontram dispersas, conferindo-lhes uma nova importância como fonte de consulta . Após a concepção inicial do produto, também foi realizada a pesquisa de grupo focal com oito pessoas, sendo alunos e profissionais da área de Relações Públicas, no dia 26 de outubro de 2017, para a avaliação das propostas de estruturação do site institucional, com a abertura para sugestões e apontamento de fragilidades dos modelos. Foram apresentadas duas sugestões de disposição visual, com as seções, abas e os demais elementos. De início, houve concordância unânime sobre a segunda opção ser a mais adequada para o projeto, sendo assim, o restante da apresentação seguiu tendo como base este segundo protótipo. Após a identificação do público e a partir das inferências realizadas por meio dos resultados das pesquisas, foi possível reunir as informações necessárias para desenvolver o cronograma de atividades para o desenvolvimento do produto.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O site institucional foi criado a partir do projeto experimental de conclusão de curso da aluna, responsável pela estruturação, produção e coleta de conteúdo (que contou com apoio de outros discentes do curso). O endereço do produto finalizado está disponível em https://www.rpufam.com/. Para a identidade visual do site institucional foi utilizado o logotipo criado e escolhido durante o ano de 2013, por meio de votação na fanpage do curso no Facebook, com três opções, sendo elas criadas pela (até então) aluna do curso Berta Nery e que vem sendo utilizado desde então. Para o desenvolvimento do site, foram necessárias algumas ferramentas como: endereço, plataforma, hospedagem, tema, plugins, entre outros aspectos. O Wix foi a plataforma escolhida para o desenvolvimento justamente pela facilidade de alteração no layout, painel de controle intuitivo e que permite fácil manipulação e edição. O menu principal do site foi dividido em 10 seções, cada um com subpáginas específicas, quando necessário. Entre elas: " Início: A home ou página inicial de qualquer site tem a função de apresentar o conteúdo e direcionar para outras páginas. No caso do curso de Comunicação Social  Relações Públicas, além do menu em disposição horizontal padrão, ferramenta de busca e evidência para a barra de redes sociais, foi escolhido um slideshow para as matérias em destaque nas notícias do site, de modo que sua atualização promove interatividade com o conteúdo que vem sendo produzido pelos portais e blogs do curso. Conforme apontado na pesquisa de grupo focal, houve a necessidade de incluir um espaço para vídeo institucional, tendo em vista que a página inicial de um website pode ser considerada a apresentação da organização nesse ambiente. Neste espaço, foi disponibilizado o documentário produzido sobre os 40 anos de história do curso, lançado no Evento Comemorativo, realizado entre os dias 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro de 2017. Abrangendo toda a parte inferior do site, está presente o rodapé, que possui a barra de redes sociais, menus do site, assim como uma barra de pesquisa. Ele estará presente em todas as páginas do endereço. A partir de coleta de dados da pesquisa, foi incluído tanto o mapa do site quanto a caixa de mensagem e endereço da Faculdade. " Institucional: Na construção do menu, optou-se pela criação de cabeçalhos não clicáveis. Este é o caso da aba Institucional, que abrange as seguintes subpáginas: História, O Curso, Corpo Docente, Organograma, Museu RP, RP UFAM 40 Anos, CONRERP e Calendário Acadêmico. A subpágina História, além de um breve texto de introdução sobre a história do curso, conta com uma Linha do Tempo com os principais fatos históricos e conquistas. Na subpágina O Curso, está disponibilizado um espaço para a inserção de um vídeo apresentando o curso de Comunicação Social  Relações Públicas e seu funcionamento  caso sejam seguidas as recomendações no programa de ação apresentado anteriormente, bem como uma introdução textual do mesmo e seus objetivos. Dentro da subpágina Corpo Docente, foram disponibilizadas imagens e mini currículos com as formações de todos os professores, seu regime de contratação (dedicação exclusiva ou substituto), bem como um link para o acesso ao currículo lattes de cada um. Todas essas informações e fotos foram coletadas do Museu Virtual do curso. A subpágina Organograma traz uma imagem com o organograma da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) e um breve texto sobre a Resolução do Conselho de Administração (CONSAD) da Universidade a respeito do Colegiado de Curso e seus objetivos. A fim de promover mais integração entre portais e canais em que o curso se faz presente, optou-se que algumas páginas fossem links diretos para suas correspondentes em uma nova janela. É o caso das subpáginas Museu RP, que está no menu principal e Calendário Acadêmico, com link para a página no site institucional da Universidade Federal do Amazonas. Na subpágina RP UFAM 40 Anos, há um texto introdutório sobre o Evento em Comemoração aos 40 anos do curso de Comunicação Social  Relações Públicas, o documentário produzido pelos alunos do 6º período e o selo personalizado da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos que foram lançados, nos dias 1º de dezembro e 29 de novembro de 2017, respectivamente. A mesma página encontrava-se no menu principal, cujo espaço pode ser utilizado para destacar outra campanha. " Aluno: Considerando o objetivo do presente Projeto, a aba Alunos é que tem mais potencial para ser desenvolvida. Estão entre as subpáginas: Ecampus, Mapa de Salas, Horários, Biblioteca, Auditórios, Restaurante Universitário e Transporte. Na seção Ecampus, o link é direto para a própria página do Ecampus9, o Portal do Aluno da UFAM. Na subpágina Mapa de Salas, estão dispostas tabelas divididas entre as disciplinas e período, com o indicativo da sala e local. Da mesma maneira, a página Horários, além de indicar o código das disciplinas por período para 2018/1, dispõe do nome dos professores que ministram as aulas e em quais dias da semana. " Notícias: A página de Notícias é dedicada a reunir as principais matérias dos blogs e portais resultantes das disciplinas do curso e foram divididas em, pelo menos, quatro categorias, como: Intercâmbio, Entretenimento, Mercado de Trabalho e Carreira. Também são utilizadas tags para dividir o conteúdo e facilitar a pesquisa dos interagentes. " Comunicação: A aba de Comunicação foi esquematizada em Blogs e Portais, em que é possível verificar uma breve apresentação dos principais produtos resultantes de disciplinas, principalmente de Laboratório de Comunicação II. Na subpágina Redes Sociais é possível ter uma visão geral das páginas do curso em redes sociais digitais como Instagram, Facebook, Youtube e Twitter. A subpágina Eventos/Agenda, por sua vez, é estruturada para dar destaque tanto a eventos de Comunicação dentro e fora da região Norte, como a prazos importantes para, por exemplo, entrega de documentos, etc. Na subpágina ID Visual foi disponibilizado o logotipo do curso para download em alta qualidade. " Produção Acadêmica: Dividida em Ensino, Pesquisa, Extensão e Monografia e Projetos, a aba Produção Acadêmica representa uma parte essencial dos cursos de Universidades Públicas e apresenta as diversas possibilidades para os alunos nesse âmbito. Na subpágina de Monografias e Projetos, estão dispostos os trabalhos defendidos desde o ano 2000, com título e nome do autor. A ideia é que, a longo prazo, os links para esses trabalhos possam ser incluídos. " Calouro RP: A intenção é que a aba  Calouro RP fosse criada para abrigar todas as informações essenciais para este público e que, no presente momento, estão divididas em Biblioteca, Auditórios, Restaurante Universitário e Transporte na aba  Aluno e cuja estrutura básica está disposta em uma galeria de imagens em slide. Atualmente, a página abriga a versão digitalizada do  Passaporte Nossa UFAM , produto de comunicação da Universidade voltado aos calouros. A ideia é que o espaço em que essa página se encontra no menu principal possa mudar conforme a necessidade de destacar alguma campanha ou grupo de informações relevantes. " FAQ: Na aba de Perguntas Frequentes, optou-se pela abreviatura da nomenclatura inglesa de Frequently Asked Questions e questões essenciais tratadas no Guia do Aluno da Universidade estão expressas em formato de perguntas, como realização de matrícula, abono de faltas, aproveitamento de estudos, estágio, jubilamento, etc. " Contato: Na aba de Contato do menu, foram esquematizadas duas páginas: uma com a localização e mapa da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), intitulada  Fones e endereços , com o horário de funcionamento e números de telefone e a página Fale Conosco, mais específica e que conta com os contatos da coordenação do curso de Comunicação Social  Relações Públicas e um formulário para que alunos, professores e outros públicos possam contribuir com dúvidas, críticas, sugestões e informação relevantes.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O projeto tinha como objetivo inicial desenvolver uma campanha para melhor recepcionar os calouros do curso de Comunicação Social  Relações Públicas da Universidade Federal do Amazonas. Desde o início, as dificuldades eram esperadas devido a todo o processo de consulta necessário, por meio de pesquisa, para a então proposição do conteúdo específico para esse público. Uma delas, que ficou evidente ao longo da consecução do produto, foi o fato de o mesmo estar sendo desenvolvido individualmente. Coletar inúmeras informações para compor um produto de comunicação institucional tão importante, em especial no ano em que o curso completava seus 40 anos, teve seu peso e sua demanda de trabalho para que o padrão de qualidade estivesse em nível compatível. A produção de um site institucional, em um primeiro momento, considerando a faixa etária do público e o contexto tecnológico vivido, não era esperado e surpreendeu, embora sua necessidade estivesse latente. O contato, ainda que pequeno, com outras áreas de conhecimento, como web design e programação web também foi uma experiência que contribuiu enormemente para meu desenvolvimento pessoal e profissional, assim como daqueles que colaboraram durante toda as etapas. Ajustes sempre serão necessários e espera-se que sejam realizados com certa frequência, como vêm acontecendo. Um site institucional deve acompanhar a história e a caminhada da organização que representa, pois é sua presença no ambiente digital. Desse modo, além do próprio curso cuidando desse espaço, considero importante a contribuição de alunos de outras áreas para melhorar ainda mais a estrutura e funcionalidade do mesmo. Acredito que a pesquisa de opinião realizada trouxe diversas informações que podem ser de extrema utilidade para os alunos que puderem dar continuidade à proposta. O ideal é que seja estabelecido um programa de relacionamento com os novos ingressantes da Universidade, levando a interação e diálogo por estes solicitada também para fora do contexto da Internet, como ficou claro durante a coleta de dados.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">ABREU, L. T.; SANTOS, R. N.; REIS, S. C.; FERREIRA, M. C.; GUIMARÃES, R. G.; A Experiência de Recepção aos Calouros de Medicina da UNIRIO: Iniciando o Processo de Participação na Universidade. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 2., 2004. Anais... Belo Horizonte: UNIRIO, 2004.<br><br>CLEMEN, Paulo. Como Implantar uma Área de Comunicação Interna: nós, as pessoas, fazemos a diferença: guia prático e reflexões. Rio de Janeiro: Mauad, 2005.<br><br>FREITAS, Ernani Cesar de.; PRODANOV, Cleber Cristiano. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Universidade Feevale, 2013.<br><br>KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. São Paulo: Summus, 2003. 417 p.<br><br>WILES, Jamille Mateus.; CHECHI, Pascale.; DIAS, Ana Cristina Garcia. Fatores promotores e inibidores na adaptação à universidade. In: SIMPÓSIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UNIFRA, 14., 2010. Anais... Santa Maria: UNIFRA, 2010. 10 p.<br><br> </td></tr></table></body></html>