INSCRIÇÃO: 00161
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO07
 
TÍTULO: COMIDA QUE MATA: produção multimídia sobre agrotóxico e agroecologia em Vilhena-RO
 
AUTORES: QUENNIA DALILA DA SILVA MENDES (Universidade Federal de Rondônia); Allysson Viana Martins (Universidade Federal de Rondônia); Elilson Fabiano Pereira (Universidade Federal de Rondônia)
 
PALAVRAS-CHAVE: Agrotóxico, Agroecologia, produção multimídia, jornalismo digital, Vilhena
 
RESUMO
O consumo de produtos contaminados por agrotóxico possui uma relação direta com doenças como: intoxicação, parkinson, linfoma diabetes e câncer. O Ministério da Saúde estima que, ocorram 4 mil mortes no Brasil, anualmente, por conta dessa contaminação. Um terço dos vegetais mais consumidos pelos brasileiros está contaminado, segundo relatório da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Diante deste cenário, as reportagens produzidas para a disciplina de Jornalismo e Convergência de Mídias do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Rondônia tinham como objetivo, além da experimentação da linguagem jornalística digital em profundidade, com hiperlinks e multimídia, mostrar a relação dos agroquímicos com certos tipos de doenças. Depois de estabelecida a relação, a reportagem destacou uma alternativa mais eficiente de agricultura: a agroecologia.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ ㄀㜀㜀㤀昀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 挀漀渀琀愀洀椀渀愀漀 搀漀猀 愀氀椀洀攀渀琀漀猀 椀洀瀀愀挀琀愀 搀椀爀攀琀愀洀攀渀琀攀 愀 猀愀切搀攀 搀漀猀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀攀猀Ⰰ 挀漀洀 攀昀攀椀琀漀猀 愀 挀甀爀琀漀Ⰰ 洀搀椀漀 攀 氀漀渀最漀 瀀爀愀稀漀⸀ 伀 䴀椀渀椀猀琀爀椀漀 搀愀 匀愀切搀攀 攀猀琀椀洀愀 焀甀攀Ⰰ 渀漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 愀渀甀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 攀砀椀猀琀愀洀 洀愀椀猀 搀攀 㐀   洀椀氀 瀀攀猀猀漀愀猀 挀漀渀琀愀洀椀渀愀搀愀猀 瀀漀爀 愀最爀漀琀砀椀挀漀猀Ⰰ 挀漀洀 挀攀爀挀愀 搀攀 㐀 洀椀氀 洀漀爀琀攀猀 瀀漀爀 愀渀漀Ⰰ 洀愀猀 漀 渀切洀攀爀漀 瀀漀搀攀 猀攀爀 洀愀椀漀爀Ⰰ 瀀漀椀猀 洀甀椀琀愀猀 瘀攀稀攀猀 猀 挀愀猀漀猀 搀攀 椀渀琀漀砀椀挀愀漀 椀洀攀搀椀愀琀愀 猀漀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀漀猀 挀漀洀 漀 愀最爀漀琀砀椀挀漀⸀ 倀漀爀 攀猀猀愀 爀愀稀漀Ⰰ 爀愀爀愀洀攀渀琀攀 猀攀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀 攀猀猀愀 猀甀猀瀀攀椀琀愀 搀攀 搀椀愀最渀猀琀椀挀漀 渀愀猀 搀漀攀渀愀猀 攀洀 氀漀渀最漀 瀀爀愀稀漀Ⰰ 搀椀昀椀挀甀氀琀愀渀搀漀 愀 椀渀瘀攀猀琀椀最愀漀 攀 漀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀洀攀渀琀漀 搀漀猀 挀愀猀漀猀⸀ 䌀漀洀漀 洀愀椀猀 搀攀 ㌀ ─ 搀漀猀 瘀攀最攀琀愀椀猀 洀愀椀猀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀猀 渀漀 瀀愀猀 攀猀琀漀 挀漀渀琀愀洀椀渀愀搀漀猀Ⰰ 猀攀最甀渀搀漀 爀攀氀愀琀爀椀漀 搀愀 䄀最渀挀椀愀 一愀挀椀漀渀愀氀 搀攀 嘀椀最椀氀渀挀椀愀 匀愀渀椀琀爀椀愀 ⠀䄀一嘀䤀匀䄀⤀Ⰰ 攀洀 愀氀最甀洀愀 昀愀猀攀 搀愀 瘀椀搀愀Ⰰ 琀漀搀愀猀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 猀攀爀漀 攀砀瀀漀猀琀愀猀 愀 愀最爀漀琀砀椀挀漀猀㬀 攀 漀 最爀甀瀀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀愀搀漀爀攀猀 爀甀爀愀椀猀  甀洀 搀漀猀 焀甀攀 洀愀椀猀 猀漀昀爀攀 挀漀洀 漀猀 攀昀攀椀琀漀猀⸀ 䄀 挀漀渀琀愀洀椀渀愀漀 瀀漀爀 愀最爀漀琀砀椀挀漀 瀀漀搀攀 愀琀椀渀最椀爀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 爀攀挀甀爀猀漀猀 攀猀猀攀渀挀椀愀椀猀 瀀愀爀愀 愀 瘀椀搀愀Ⰰ 挀漀洀漀 最甀愀Ⰰ 猀漀氀漀 攀 愀琀 漀 氀攀椀琀攀 洀愀琀攀爀渀漀Ⰰ 焀甀攀 瀀漀爀 猀攀爀 爀椀挀漀 攀洀 最漀爀搀甀爀愀Ⰰ 愀挀愀戀愀 爀攀挀攀戀攀渀搀漀 攀猀猀攀猀 愀最爀漀琀砀椀挀漀猀 焀甀攀 猀漀 攀砀挀爀攀琀愀搀漀猀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 愀洀愀洀攀渀琀愀漀 倀漀爀 椀猀猀漀Ⰰ 漀 䤀渀猀琀椀琀甀琀漀 一愀挀椀漀渀愀氀 搀漀 䌀渀挀攀爀 ⠀䤀一䌀䄀⤀ 愀氀攀爀琀愀 瀀愀爀愀 愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 愀戀漀爀琀漀 瀀漀爀 挀漀渀琀愀 搀愀 挀漀渀琀愀洀椀渀愀漀⸀ 䌀漀洀 琀愀渀琀漀猀 瀀爀攀樀甀稀漀猀  猀愀切搀攀 栀甀洀愀渀愀 昀椀挀愀 昀漀爀琀攀洀攀渀琀攀 攀瘀椀搀攀渀挀椀愀搀漀 焀甀攀 愀 愀最爀椀挀甀氀琀甀爀愀 挀漀渀瘀攀渀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 焀甀攀 昀愀稀 甀猀漀 搀漀 愀最爀漀琀砀椀挀漀Ⰰ 瀀爀攀挀椀猀愀 猀攀爀 爀攀愀渀愀氀椀猀愀搀愀 攀 瀀爀琀椀挀愀猀 愀最爀挀漀氀愀猀Ⰰ 焀甀攀 渀漀 漀昀攀爀攀愀洀 爀椀猀挀漀猀  猀愀切搀攀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 攀 愀漀 猀漀氀漀Ⰰ 搀攀瘀攀洀 最愀渀栀愀爀 洀愀椀猀 攀猀瀀愀漀 攀渀琀爀攀 漀猀 瀀爀漀搀甀琀漀爀攀猀⸀ 䔀洀 嘀椀氀栀攀渀愀Ⰰ 洀甀渀椀挀瀀椀漀 渀漀 猀甀氀 搀攀 刀漀渀搀渀椀愀Ⰰ 瀀爀漀搀甀琀漀爀攀猀 樀 愀搀攀爀椀爀愀洀  愀最爀漀攀挀漀氀漀最椀愀⸀ 䄀猀 瀀爀琀椀挀愀猀 愀最爀漀攀挀漀氀最椀挀愀猀 猀攀 戀愀猀攀椀愀洀 攀洀㨀 瀀攀焀甀攀渀愀 瀀爀漀瀀爀椀攀搀愀搀攀Ⰰ 洀漀 搀攀 漀戀爀愀 昀愀洀椀氀椀愀爀Ⰰ 猀椀猀琀攀洀愀猀 瀀爀漀搀甀琀椀瘀漀猀 挀漀洀瀀氀攀砀漀猀 攀 愀搀愀瀀琀愀搀漀猀 猀 挀漀渀搀椀攀猀 氀漀挀愀椀猀 攀 爀攀搀攀猀 爀攀最椀漀渀愀椀猀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 攀 搀椀猀琀爀椀戀甀椀漀 搀攀 愀氀椀洀攀渀琀漀猀⸀ 䔀洀 嘀椀氀栀攀渀愀Ⰰ 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 搀愀搀漀猀 愀猀 匀攀挀爀攀琀愀爀椀愀 䴀甀渀椀挀椀瀀愀氀 搀攀 䄀最爀椀挀甀氀琀甀爀愀Ⰰ 愀瀀爀漀砀椀洀愀搀愀洀攀渀琀攀 ㄀㔀 瀀爀漀搀甀琀漀爀攀猀 攀猀琀漀 琀爀愀戀愀氀栀愀渀搀漀 挀漀洀 愀最爀漀攀挀漀氀漀最椀愀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ ㄀㜀㜀㤀昀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀猀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀猀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀猀 瀀愀爀愀 愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀 䌀漀渀瘀攀爀最渀挀椀愀 搀攀 䴀搀椀愀猀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀攀 刀漀渀搀渀椀愀 ⠀唀渀椀爀⤀ 琀椀渀栀愀洀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀Ⰰ 愀氀洀 搀愀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀漀 搀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 搀椀最椀琀愀氀 攀洀 瀀爀漀昀甀渀搀椀搀愀搀攀Ⰰ 挀漀洀 栀椀瀀攀爀氀椀渀欀猀 攀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀猀Ⰰ 洀漀猀琀爀愀爀 愀 爀攀氀愀漀 搀漀猀 愀最爀漀焀甀洀椀挀漀猀 挀漀洀 挀攀爀琀漀猀 琀椀瀀漀猀 搀攀 搀漀攀渀愀猀 攀 挀漀洀漀 愀 挀漀渀琀愀洀椀渀愀漀 漀挀漀爀爀攀 搀甀爀愀渀琀攀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 瀀爀漀搀甀琀椀瘀漀 搀漀猀 愀氀椀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 昀愀稀攀渀搀漀 愀琀 搀漀猀 瀀爀瀀爀椀漀猀 愀最爀椀挀甀氀琀漀爀攀猀 瘀琀椀洀愀猀 搀攀猀猀愀 琀挀渀椀挀愀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 漀甀琀爀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 昀愀稀攀洀 甀猀漀 搀漀猀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 挀漀渀琀愀洀椀渀愀搀漀猀⸀ 䄀 椀渀琀漀砀椀挀愀漀 瀀漀爀 愀最爀漀琀砀椀挀漀猀 瀀漀搀攀 漀挀愀猀椀漀渀愀爀 琀漀渀琀甀爀愀猀Ⰰ 挀氀椀挀愀猀 愀戀搀漀洀椀渀愀椀猀Ⰰ 渀甀猀攀愀猀Ⰰ 瘀洀椀琀漀猀Ⰰ 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀猀 爀攀猀瀀椀爀愀琀爀椀愀猀Ⰰ 琀爀攀洀漀爀攀猀Ⰰ 椀爀爀椀琀愀攀猀 渀愀 瀀攀氀攀Ⰰ 渀愀爀椀稀Ⰰ 最愀爀最愀渀琀愀 攀 漀氀栀漀猀㬀 挀漀渀瘀甀氀猀攀猀Ⰰ 搀攀猀洀愀椀漀猀Ⰰ 挀漀洀愀 攀 愀琀 洀攀猀洀漀 愀 洀漀爀琀攀⸀ 䔀砀攀洀瀀氀椀昀椀挀愀爀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 爀攀氀愀琀漀猀 爀攀愀椀猀 漀 挀椀挀氀漀 搀攀 挀漀渀琀愀洀椀渀愀漀 焀甀攀 愀琀椀渀最攀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 最爀甀瀀漀猀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 攀爀愀 甀洀愀 焀甀攀猀琀漀 挀爀甀挀椀愀氀 瀀愀爀愀 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 愀瀀漀渀琀愀爀 甀洀愀 愀氀琀攀爀渀愀琀椀瘀愀 瀀愀爀愀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 愀氀椀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 焀甀攀 渀漀 瀀爀攀樀甀搀椀挀愀 愀 猀愀切搀攀 栀甀洀愀渀愀 攀 漀 猀漀氀漀⸀ 䔀猀猀愀猀 瀀爀漀搀甀攀猀 瀀爀攀琀攀渀搀椀愀洀 愀椀渀搀愀 漀瀀漀爀琀甀渀椀稀愀爀 愀漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀爀 攀 攀砀攀爀挀椀琀愀爀 漀 焀甀攀 栀愀瘀椀愀 猀椀搀漀 氀椀搀漀 攀洀 猀愀氀愀 搀攀 愀甀氀愀 猀漀戀爀攀 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀椀最椀琀愀氀 攀 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀 挀漀洀漀 甀洀 挀爀椀琀爀椀漀 搀攀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 愀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 愀猀猀攀渀琀攀 渀愀 眀攀戀⸀ 䄀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀 昀漀椀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀 瀀愀爀愀 搀愀爀 挀漀渀琀愀 搀攀 琀漀搀漀猀 攀猀猀攀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 瀀漀爀 挀漀渀琀愀 搀攀 猀甀愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀Ⰰ 焀甀攀 瀀攀爀洀椀琀攀洀 漀 甀猀漀 搀攀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 昀漀爀洀愀琀漀猀 洀椀搀椀琀椀挀漀猀Ⰰ 昀愀挀椀氀椀琀愀渀搀漀 愀 挀漀渀琀攀砀琀甀愀氀椀稀愀漀 搀漀 愀猀猀甀渀琀漀 攀 愀 猀甀愀 攀砀攀洀瀀氀椀昀椀挀愀漀 愀琀爀愀瘀猀 搀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 攀猀瀀攀挀昀椀挀愀 搀攀 挀愀搀愀 昀漀爀洀愀琀漀 攀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 搀漀猀 栀椀瀀攀爀氀椀渀欀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ ㄀㜀㜀㤀昀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀猀 洀愀氀攀昀挀椀漀猀 搀漀猀 愀最爀漀琀砀椀挀漀猀  猀愀切搀攀 栀甀洀愀渀愀 渀漀  甀洀 愀猀猀甀渀琀漀 搀攀椀砀愀搀漀 搀攀 氀愀搀漀 瀀攀氀愀 洀搀椀愀Ⰰ 攀猀琀 渀愀 瀀愀甀琀愀 搀攀 愀氀最甀渀猀 瘀攀挀甀氀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 洀攀猀洀漀 焀甀攀 渀漀 最愀渀栀攀 漀 攀猀瀀愀漀 攀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 焀甀攀 搀攀瘀攀爀椀愀⸀ 一漀 攀渀琀愀渀琀漀Ⰰ 挀漀洀漀 愀 愀最爀椀挀甀氀琀甀爀愀 挀漀渀瘀攀渀挀椀漀渀愀氀 攀洀 氀愀爀最愀 攀猀挀愀氀愀 攀猀琀 渀愀 洀漀 搀攀 最爀愀渀搀攀猀 攀洀瀀爀攀猀爀椀漀猀Ⰰ 焀甀攀 瀀漀爀 猀甀愀 瘀攀稀 猀漀 愀瀀漀椀愀搀漀猀 瀀漀爀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀琀攀猀 瀀漀氀琀椀挀漀猀 攀 焀甀攀 樀甀渀琀漀猀 椀渀琀攀爀昀攀爀攀洀 愀 洀搀椀愀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 昀椀渀愀渀挀椀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 漀猀 瀀爀攀樀甀稀漀猀 搀漀猀 愀最爀漀焀甀洀椀挀漀猀 渀漀 猀漀 愀戀漀爀搀愀搀漀猀 攀砀瀀漀渀搀漀 愀 爀攀愀氀 搀椀洀攀渀猀漀 搀漀 瀀爀漀戀氀攀洀愀Ⰰ 挀漀洀漀 樀 瀀漀渀琀甀愀搀漀⸀ 䔀猀猀攀 挀攀爀挀攀愀洀攀渀琀漀 搀漀猀 瘀攀挀甀氀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 最攀爀愀 搀攀猀椀渀昀漀爀洀愀漀 瀀愀爀愀 愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 昀愀稀攀渀搀漀 挀漀洀 焀甀攀 甀洀愀 猀椀最渀椀昀椀挀愀琀椀瘀愀 瀀愀爀琀攀 搀漀猀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀攀猀 渀漀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀愀 焀甀攀Ⰰ 搀攀 昀愀琀漀Ⰰ 漀 愀氀椀洀攀渀琀漀 焀甀攀 攀猀琀 猀攀渀搀漀 氀攀瘀愀搀漀 瀀愀爀愀 愀 洀攀猀愀 搀愀 猀甀愀 瀀爀瀀爀椀愀 挀愀猀愀 瀀漀搀攀 挀愀甀猀愀爀 搀漀攀渀愀猀 最爀愀瘀攀猀 攀 愀琀 愀 洀漀爀琀攀⸀ 䔀猀猀攀 愀猀猀甀渀琀漀 猀  洀攀氀栀漀爀 攀 瀀爀漀昀甀渀搀愀洀攀渀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀愀搀漀 攀洀 瘀攀挀甀氀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 椀渀搀攀瀀攀渀搀攀渀琀攀猀⼀愀氀琀攀爀渀愀琀椀瘀漀猀  攀 渀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 愀挀愀搀洀椀挀漀⸀ 吀攀渀搀漀 搀椀琀漀 椀猀猀漀Ⰰ 昀椀挀愀 挀氀愀爀漀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 焀甀攀 愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀攀猀猀攀 琀攀洀愀 猀攀 爀攀猀瀀愀氀搀愀 攀洀 搀漀椀猀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀猀 昀愀琀漀爀攀猀㨀 愀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 搀漀 愀猀猀甀渀琀漀Ⰰ 焀甀攀 椀渀琀攀爀昀攀爀攀 搀椀爀攀琀愀洀攀渀琀攀 渀愀 瘀椀搀愀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀Ⰰ 攀 愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀洀攀渀琀漀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀漀 攀猀瀀愀漀 愀挀愀搀洀椀挀漀 愀琀爀愀瘀猀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀 䌀漀渀瘀攀爀最渀挀椀愀 搀攀 䴀搀椀愀猀 搀愀 唀渀椀爀⸀ 匀漀戀爀攀 攀猀猀攀猀 昀愀琀漀爀攀猀Ⰰ 爀攀猀瀀攀挀琀椀瘀愀洀攀渀琀攀Ⰰ  椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 瀀漀渀琀甀愀爀 焀甀攀 愀 䄀最渀挀椀愀 一愀挀椀漀渀愀氀 搀攀 嘀椀最椀氀渀挀椀愀 匀愀渀椀琀爀椀愀 ⠀䄀一嘀䤀匀䄀⤀ 搀椀瘀甀氀最漀甀 甀洀愀 氀椀猀琀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀搀漀 漀猀 愀氀椀洀攀渀琀漀猀 洀愀椀猀 挀漀渀琀愀洀椀渀愀搀漀猀 渀漀 瀀愀猀Ⰰ 猀攀最甀渀搀漀 愀 焀甀愀氀 挀攀爀挀愀 搀攀 甀洀 琀攀爀漀 搀漀猀 瘀攀最攀琀愀椀猀 洀愀椀猀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀猀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀愀洀 甀洀 渀瘀攀氀 搀攀 愀最爀漀琀砀椀挀漀 愀挀椀洀愀 搀漀 愀挀攀椀琀瘀攀氀⸀ 䔀洀 ㈀ ㄀㘀Ⰰ 昀漀爀愀洀 愀渀愀氀椀猀愀搀愀猀 焀甀愀猀攀 ㈀⸀㔀   愀洀漀猀琀爀愀猀 搀攀 ㄀㠀 琀椀瀀漀猀 搀攀 愀氀椀洀攀渀琀漀猀 瀀攀氀漀 倀爀漀最爀愀洀愀 搀攀 䄀渀氀椀猀攀 搀攀 刀攀猀搀甀漀猀 搀攀 䄀最爀漀琀砀椀挀漀猀 搀攀 䄀氀椀洀攀渀琀漀猀 ⠀倀䄀刀䄀⤀Ⰰ 攀渀琀爀攀 漀猀 挀爀椀琀爀椀漀猀 搀漀 氀攀瘀愀渀琀愀洀攀渀琀漀 攀猀琀愀瘀愀洀 愀 愀渀氀椀猀攀 搀愀 瀀爀攀猀攀渀愀 搀攀 愀最爀漀琀砀椀挀漀猀 愀挀椀洀愀 搀漀 渀瘀攀氀 瀀攀爀洀椀琀椀搀漀 攀 愀 瀀爀攀猀攀渀愀 搀攀 愀最爀漀琀砀椀挀漀猀 渀漀 愀甀琀漀爀椀稀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 漀 琀椀瀀漀 搀攀 愀氀椀洀攀渀琀漀⸀ 䐀攀猀猀攀 洀漀搀漀Ⰰ 漀猀 爀椀猀挀漀猀  猀愀切搀攀 猀漀 最爀愀渀搀攀猀 攀 瀀漀搀攀洀 氀攀瘀愀爀 愀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 攀洀 挀甀爀琀漀Ⰰ 洀搀椀漀 攀 氀漀渀最漀 瀀爀愀稀漀Ⰰ 愀 搀攀瀀攀渀搀攀爀 搀愀 猀甀戀猀琀渀挀椀愀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 攀 搀漀 琀攀洀瀀漀 搀攀 攀砀瀀漀猀椀漀 愀漀 瀀爀漀搀甀琀漀⸀ 䄀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 愀瀀漀渀琀愀洀 甀洀愀 爀攀氀愀漀 搀椀爀攀琀愀 搀攀猀猀攀猀 愀最爀漀焀甀洀椀挀漀猀 挀漀洀 搀漀攀渀愀猀 挀漀洀漀㨀 椀渀琀漀砀椀挀愀漀Ⰰ 瀀愀爀欀椀渀猀漀渀Ⰰ 氀椀渀昀漀洀愀 搀椀愀戀攀琀攀猀 攀 挀渀挀攀爀⸀ 伀 䴀椀渀椀猀琀爀椀漀 搀愀 匀愀切搀攀 攀猀琀椀洀愀 焀甀攀Ⰰ 渀漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 愀渀甀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 攀砀椀猀琀愀洀 洀愀椀猀 搀攀 㐀   洀椀氀 瀀攀猀猀漀愀猀 挀漀渀琀愀洀椀渀愀搀愀猀 瀀漀爀 愀最爀漀琀砀椀挀漀猀Ⰰ 挀漀洀 挀攀爀挀愀 搀攀 㐀 洀椀氀 洀漀爀琀攀猀 瀀漀爀 愀渀漀⸀ 䤀猀猀漀 猀攀洀 洀攀渀挀椀漀渀愀爀 漀猀 瀀爀攀樀甀稀漀猀 搀攀椀砀愀搀漀猀 愀漀 猀漀氀漀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀猀猀愀 瀀爀琀椀挀愀 愀最爀挀漀氀愀 挀漀洀 甀猀漀 攀砀愀挀攀爀戀愀搀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 焀甀洀椀挀漀猀⸀ 䄀椀渀搀愀 瀀漀渀琀甀愀渀搀漀 愀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 搀漀猀 昀愀琀漀爀攀猀  瀀爀攀挀椀猀漀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 挀漀洀漀 漀 攀猀瀀愀漀 愀挀愀搀洀椀挀漀Ⰰ 洀愀椀猀 攀猀瀀攀挀椀昀椀挀愀洀攀渀琀攀 愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀 䌀漀渀瘀攀爀最渀挀椀愀 搀攀 䴀搀椀愀猀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 猀甀愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀Ⰰ 漀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀洀攀渀琀漀 搀漀 愀猀猀甀渀琀漀⸀ 䐀攀猀猀愀 洀愀渀攀椀爀愀Ⰰ 愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 瀀愀爀愀 瀀爀漀搀甀漀 攀洀 猀椀琀攀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀 愀搀 栀漀挀 瘀椀愀戀椀氀椀稀漀甀 愀漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 瀀爀琀椀挀愀 攀 攀昀椀挀愀稀 渀漀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀洀攀渀琀漀 搀漀 琀攀洀愀 攀 渀漀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀 昀椀渀愀氀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀Ⰰ 琀攀渀搀漀 攀洀 瘀椀猀琀愀 焀甀攀 攀猀猀攀 琀椀瀀漀 搀攀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀 攀 栀椀瀀攀爀琀攀砀琀甀愀氀  瀀漀甀挀漀 瀀爀愀琀椀挀愀搀漀 攀洀 嘀椀氀栀攀渀愀Ⰰ 爀攀最椀漀 猀甀氀 搀攀 刀漀渀搀渀椀愀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 漀 琀攀洀愀  瀀漀甀挀漀 搀攀戀愀琀椀搀漀 瀀攀氀漀猀 瘀攀挀甀氀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 氀漀挀愀椀猀⸀ 䔀渀琀漀Ⰰ 挀愀戀攀 愀漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 猀攀 瘀愀氀攀爀攀洀 搀漀 攀猀瀀愀漀 愀挀愀搀洀椀挀漀 瀀愀爀愀 氀攀瘀愀爀 愀 椀渀昀漀爀洀愀漀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 挀氀愀爀愀 攀 漀戀樀攀琀椀瘀愀  挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 瘀椀氀栀攀渀攀渀猀攀⸀
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
O jornalismo digital adquiriu algumas características marcantes da própria mídia digital. John Pavlik (2001), no início do século, defendia que o “jornalismo contextualizado” possuía cinco dimensões básicas: ampla variedade de comunicação, hipermídia, intensificado envolvimento da audiência, conteúdo dinâmico e customização. De maneira mais completa, no Brasil, Mielniczuck (2003) e Palacios (2002, 2003) perceberam seis aspectos que caracterizam o jornalismo digital assente na web: interatividade; personalização; atualização contínua, memória, hipertextualidade e multimidialidade (ou convergência). Barbosa (2009, 2013), posteriormente, aponta a base de dados como mais uma dessas especificidades. Em organização recente, João Canavilhas (2014b) aponta sete características que fazem diferença para essa modalidade jornalística, contudo, no lugar da base de dados, cita ubiquidade. Essas especificidades, ainda assim, não são próprias da internet e do jornalismo, podendo ser observadas em alguma instância nos outros meios. No jornalismo digital, na verdade, elas são continuações ou potencializações do que encontrávamos nas mídias tradicionais, com poucas carregando de fato uma real ruptura para a produção. As novas formas de produção não apenas usam os formatos midiáticos de modo complementar, mas estruturam todo seu especial com maior inovação ao conjugar interação, multimídia e hipermídia. Essas três características cumprem o que Daniela Bertocchi (2006) chama de tríplice exigência para qualificação de uma produção jornalística digital, que deve explorar o recurso de “multilinguagem” para incorporar essas especificidades de maneira funcional. E foi justamente essa concepção que foi utilizada para produzir a reportagem, sobretudo a multimídia e a hipermídia com diferentes elementos que combinados se completam para conduzir a narrativa. A interação ganha evidência e novos contornos com as mídias sociais e com outras plataformas, como tablets e smartphones, além do aprimoramento dos modelos de negócio para os jornais digitais. Com a popularização desses dispositivos móveis, emergem aplicativos jornalísticos específicos para eles e a produção passa explorar uma narrativa multiplataforma. A hipertextualidade se refere à possibilidade de interligação de materiais digitais por meio dos hiperlinks, que pode ocorrer em nível estrutural – como em menus e seções do site – ou, de forma mais profícua, em nível produtivo – com os links nas matérias jornalísticas e demais produções. Essas ligações agem de maneira informativa, alterando e intensificando, sobretudo, a lógica estrutural da produção no jornalismo digital, permitindo uma maior contextualização, organização e estruturação do assunto inicialmente abordado (CANAVILHAS, 2014a; SALAVERRÍA, 2014). A estruturação das narrativas se transforma a fim de permitir um aprofundamento das abordagens numa produção principal. Essa navegação pelos links, apesar de possibilitar que cada usuário construa o seu próprio caminho ao navegar nessa “onda informacional”, não desconsidera que essas possibilidades são limitadas e preestabelecidas pelos produtores da informação. As produções apresentam essa possibilidade, especialmente, para aprofundar e desdobrar o conteúdo, através das matérias vinculadas, sendo uma interligada a outra. A multimídia, para Mielniczuk (2003) e Palacios (2002, 2003), pode ser um sinônimo de convergência, no entanto, atualmente, referem-se a dois fatores distintos, conforme Martins (2011). Enquanto a multimídia trata da junção de formatos midiáticos, a convergência, por outro lado, é entendida aqui como a digitalização e transposição de conteúdos que não foram produzidos diretamente com este formato e para este meio. Antikainen et al. (2004), A multimídia ou multimeios é normalmente entendida como a junção de formatos midiáticos: texto, imagem, áudio, vídeo, infográfico, animação, entre outros. Salaverría (2014) aponta três tipos de multimídia: como plataforma – quando diversos veículos de uma empresa realizam produções complementares; como polivalência, em que um profissional realiza todas as atividades; e como combinação de linguagens, sendo esta última a qual nos referimos. Cabe destacar que a multimídia é entendida por nós como uma utilização complementar desses formatos midiáticos na produção jornalística. Nas matérias produzidas para o site Morcegada, e não poderia ser diferente na nossa, a multimídia pode ser encontrada através de imagens, vídeos e infográficos. Os infográficos trazem dados que, além de complementarem a informação trabalhada na narrativa escrita, ajudam o leitor a compreender o tema abordado de uma forma mais objetiva, principalmente pela clareza visual. As imagens e os vídeos seguem essa mesma característica de contribuição para a produção ao ambientar o leitor ao espaço que está sendo narrado e apresentar a ele os personagens que compõem a reportagem, com os vídeos trazendo diretamente os depoimentos desses personagens.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ ㄀㜀㜀㤀昀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 瀀爀漀搀甀琀漀 瀀漀搀攀 猀攀爀 愀挀攀猀猀愀搀漀 渀漀 猀椀琀攀 䴀漀爀挀攀最愀搀愀 ⠀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀洀漀爀挀攀最愀搀愀⸀甀渀椀爀⸀戀爀⼀⤀⸀ 䄀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 琀攀洀 漀 猀攀最甀椀渀琀攀 琀琀甀氀漀㨀 ᰀ䌠伀䴀䤀䐀䄀 儀唀䔀 䴀䄀吀䄀㨀 愀最爀漀琀砀椀挀漀 挀愀甀猀愀 㐀 洀椀氀 瘀琀椀洀愀猀 瀀漀爀 愀渀漀 渀漀 瀀愀猀ᴀ†⠀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀洀漀爀挀攀最愀搀愀⸀甀渀椀爀⸀戀爀⼀㼀瀀㴀㔀㄀㌀⤀Ⰰ 渀愀 猀攀漀 倀爀椀渀挀椀瀀愀氀 搀漀 猀椀琀攀Ⰰ 挀漀洀 漀甀琀爀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 瘀椀渀挀甀氀愀搀愀Ⰰ 椀渀琀椀琀甀氀愀搀愀㨀 ᰀ䄠䜀刀伀䔀䌀伀䰀伀䜀䤀䄀㨀 攀猀瀀攀爀愀渀愀 瀀愀爀愀 猀愀切搀攀 栀甀洀愀渀愀 攀 搀漀 猀漀氀漀ᴀ†⠀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀洀漀爀挀攀最愀搀愀⸀甀渀椀爀⸀戀爀⼀㼀瀀㴀㔀㄀㐀⤀Ⰰ 渀愀 猀攀漀 䔀猀瀀攀挀椀愀氀Ⰰ 愀 猀攀最甀渀搀愀 洀愀椀猀 瀀爀漀攀洀椀渀攀渀琀攀 搀漀 䴀漀爀挀攀最愀搀愀⸀ 倀愀爀愀 愀 搀攀猀挀爀椀漀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀Ⰰ 椀渀椀挀椀愀爀攀洀漀猀 挀漀洀 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀⸀ 䄀 洀愀琀爀椀愀 最愀渀栀漀甀 搀攀猀琀愀焀甀攀 渀愀 栀漀洀攀Ⰰ 漀渀搀攀  瀀漀猀猀瘀攀氀 瘀椀猀甀愀氀椀稀愀爀 愀 昀漀琀漀 搀攀 甀洀 搀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀Ⰰ 甀洀 愀最爀椀挀甀氀琀漀爀Ⰰ 攀洀 猀攀甀 愀洀戀椀攀渀琀攀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀ 䄀漀 渀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀Ⰰ 漀 攀猀瀀愀漀 搀攀 氀攀椀琀甀爀愀 猀攀 愀戀爀攀 攀 漀 氀攀椀琀漀爀 攀渀挀漀渀琀爀愀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 挀漀洀瀀氀攀琀漀 搀愀 洀愀琀爀椀愀⸀ 一攀猀猀攀 攀猀瀀愀漀Ⰰ 愀 昀漀琀漀 搀愀 栀漀洀攀 瀀攀爀洀愀渀攀挀攀 渀漀 琀漀瀀漀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀Ⰰ 猀攀最甀椀搀愀 搀漀 琀琀甀氀漀 攀 渀漀洀攀 搀漀猀 愀甀琀漀爀攀猀⸀ 伀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 瀀愀爀最爀愀昀漀  挀甀爀琀漀Ⰰ 挀漀洀 愀瀀攀渀愀猀 焀甀愀琀爀漀 氀椀渀栀愀猀 攀 琀爀愀稀 搀愀搀漀猀 搀漀 倀爀漀最爀愀洀愀 搀攀 䄀渀氀椀猀攀 搀攀 刀攀猀搀甀漀猀 搀攀 䄀最爀漀琀砀椀挀漀 攀洀 䄀氀椀洀攀渀琀漀猀 ⠀倀䄀刀䄀⤀ 搀愀 䄀最渀挀椀愀 一愀挀椀漀渀愀氀 搀攀 嘀椀最椀氀渀挀椀愀 匀愀渀椀琀爀椀愀 ⠀䄀一嘀䤀匀䄀⤀Ⰰ 愀瀀漀渀琀愀渀搀漀 焀甀攀 渀漀猀 愀渀漀猀 搀攀 ㈀ ㄀㘀 攀 ㈀ ㄀㜀Ⰰ 昀漀爀愀洀 愀渀愀氀椀猀愀搀愀猀 ㈀⸀㔀   愀洀漀猀琀爀愀猀 搀漀猀 ㄀㠀 琀椀瀀漀猀 搀漀猀 愀氀椀洀攀渀琀漀猀 洀愀椀猀 挀漀洀甀渀猀 渀愀 洀攀猀愀 搀漀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀Ⰰ 愀 昀椀洀 搀攀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀爀 漀 渀瘀攀氀 搀攀 愀最爀漀琀砀椀挀漀⸀ 䰀漀最漀 愀戀愀椀砀漀 搀漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 瀀愀爀最爀愀昀漀Ⰰ 愀 洀愀琀爀椀愀 瘀椀渀挀甀氀愀搀愀 瀀漀搀攀 猀攀爀 愀挀攀猀猀愀搀愀 瀀漀爀 甀洀 氀椀渀欀 昀漀爀愀 搀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀Ⰰ 猀攀最甀椀搀漀 瀀攀氀漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 椀渀昀漀最爀昀椀挀漀Ⰰ 焀甀攀 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀 瘀椀猀甀愀氀洀攀渀琀攀 愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀猀 渀漀 瀀愀爀愀最爀愀昀漀 椀渀椀挀椀愀氀 愀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 愀 爀攀氀愀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 挀漀洀 洀愀椀漀爀 渀搀椀挀攀 搀攀 挀漀渀琀愀洀椀渀愀漀 瀀漀爀 愀最爀漀琀砀椀挀漀Ⰰ 猀攀最甀渀搀漀 漀 爀攀氀愀琀爀椀漀 搀愀 䄀一嘀䤀匀䄀⸀ 伀猀 愀氀椀洀攀渀琀漀猀 猀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀猀 攀洀 甀洀 爀愀渀欀椀渀最 焀甀攀 瘀愀椀 搀攀猀搀攀 漀 洀愀椀猀 挀漀渀琀愀洀椀渀愀搀漀 愀琀 漀 愀氀椀洀攀渀琀漀 挀漀洀 洀攀渀漀爀 瀀漀爀挀攀渀琀愀最攀洀 搀攀 愀最爀漀琀砀椀挀漀⸀ 䄀 椀洀愀最攀洀 搀攀 挀愀搀愀 愀氀椀洀攀渀琀漀  愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀 樀甀渀琀漀 挀漀洀 愀 瀀漀爀挀攀渀琀愀最攀洀 搀攀 愀最爀漀琀砀椀挀漀 攀渀挀漀渀琀爀愀搀愀 瀀攀氀愀 愀渀氀椀猀攀Ⰰ 甀洀愀 洀愀渀攀椀爀愀 昀挀椀氀 攀 瘀椀猀甀愀氀洀攀渀琀攀 挀漀渀昀漀爀琀瘀攀氀 瀀愀爀愀 漀 氀攀椀琀漀爀 爀攀挀攀戀攀爀 愀 椀渀昀漀爀洀愀漀⸀  Em seguida, no segundo parágrafo ainda desta primeira produção, avançamos a narrativa para o esclarecimento das consequências dessa contaminação dos alimentos, que tem impacto direto na saúde dos consumidores, com efeitos a curto, médio e longo prazo. Temos, neste parágrafo, a participação de uma médica explicando sobre a dificuldade de a vítima de contaminação por agroquímicos receber o diagnóstico correto ao procurar atendimento médico, o que complica o acompanhamento dos casos, pelos órgãos responsáveis e o tratamento correto ao paciente. Foi inserido, então, o segundo infográfico, que apresenta dados do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (SINITOX) sobre a quantidade de pessoas contaminadas no Brasil nos anos de 2013, 2014 e 2015, que são os últimos anos com dados atualizados. O infográfico apresenta o número de contaminados em cada um dos anos já especificados, quantas mortes houve em cada ano e quantas dessas pessoas são homens ou mulheres. Além disso, mostra ainda o total de contaminação na região Norte, no mesmo período. Em seguida, a narrativa segue trazendo as principais e mais perigosas consequências dessa contaminação à saúde humana. Para isso, fizemos um intertítulo: “ABORTOS E CONTAMINAÇÃO DO LEITE MATERNO”. O intertítulo, com três parágrafos, explica como o agrotóxico ingerido por mulheres grávidas contamina o leite materno e como ele pode atravessar a placenta provocando aborto. Essas explicações foram feitas por um profissional da área médica, acompanhadas do depoimento de uma jovem grávida pela primeira vez, relatando a seriedade do assunto e como ele é pouco abordado na grande mídia, dificultando a chegada da informação a quem precisa. Em seguida, falamos sobre a contaminação sofrida pelos produtores rurais, o grupo é um dos que mais sofre com os efeitos por conta do manuseio constante dos agroquímicos. Para relatar esses casos, criamos o segundo intertítulo: “PERIGO REAL À SAÚDE HUMANA”. O primeiro parágrafo contextualiza a situação de exposição ao agrotóxico sofrida pelos trabalhadores rurais de uma forma geral, para depois apresentar dois casos reais de produtores que foram intoxicados pelo uso da substância química. Os depoimentos dos personagens aparecem na narrativa escrita com citações indiretas, diretas e também em vídeos. Nos vídeos, os produtores foram filmados em suas propriedades rurais e contam como o contato direto com o agrotóxico provocou a intoxicação e quais foram as consequências. Os dois produtores foram escolhidos, não só por terem sido vítimas, mas porque são exemplos de que é possível produzir sem o uso de agrotóxico, isso porque os dois deixaram a agricultura convencional após a intoxicação e passaram a produzir alimentos por meio do sistema agroecológico, que é justamente o meio de produção alternativo apresentado na reportagem vinculada. Ainda neste intertítulo, a médica entrevistada aponta algumas doenças que podem surgir após a intoxicação. Para complementar o que foi dito pela profissional, acrescentamos o terceiro infográfico, que mostra, a partir da representação de um corpo humano, outras doenças provenientes da contaminação, para desta maneira encerramos a primeira reportagem, deixando o leitor consciente que a agricultura convencional contamina os alimentos, exatamente aqueles que vão para a nossa mesa e, ao serem consumidos, causam doenças graves, quem podem levar à morte. No entanto, o dever jornalístico de informar em profundidade não estaria completo se não apresentássemos uma alternativa a esse sistema. Por isso, produzimos a reportagem vinculada, que inicia já situando o leitor a respeito da quantidade de agrotóxico utilizada pelo Brasil para a produção de alimentos e dos malefícios desses agroquímicos à saúde humana e ao solo. Após essa contextualização, que é o primeiro paragrafo da reportagem, inserimos o link para a reportagem principal, fortalecendo a relação entre as duas produções, embora ambas possam ser lidas de modo independente. A narrativa segue trazendo exemplos de produtores que abandoaram a agricultura convencional e aderiram ao modelo agroecológico em Vilhena, mostrando ao leitor que essa mudança é possível e que o consumidor tem opção de alimentos agroecológicos na cidade. A produtora que relatou sua experiência aparece em foto fazendo entrega a uma cliente dos alimentos produzidos por ela. Como fonte oficial, para respaldar a informação do início do movimento agroecológico na cidade, temos entrevista com o agrônomo da Secretaria Municipal de agricultura de Vilhena, que é o responsável por prestar assessoria técnica aos produtores. Ele apresenta a quantidade de pessoas que já produzem alimentos agroecológicos em na cidade e explica como o sistema tem crescido em Vilhena, além de pontuar que as faculdades com cursos de Agronomia devem incentivar a agroecologia. Esse posicionamento do profissional foi destacado no texto visualmente por meio de um olho. E se os produtores estão migrando para esse sistema alternativo, eles precisam comercializar o produto, pensando nisso, procuramos pessoas que fossem consumidoras desses alimentos. A reportagem traz o depoimento em vídeo de um casal de consumidores que decidiram comprar apenas produtos agroecológicos. No vídeo, eles explicam o porquê dessa decisão, os benefícios desse alimento e aconselham outras pessoas a fazerem o mesmo. Seguimos a reportagem pontando que, além dos benefícios a saúde humana, a agroecologia proporciona qualidade ao solo utilizado. Por fim, explicamos como funciona o sistema ecológico – sem uso de agrotóxico, mas com respeito ao solo e integração com a natureza – através de um especialista e de produtores que já usam essa prática há mais tempo. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ ㄀㜀㜀㤀昀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀椀最椀琀愀氀 瀀攀爀洀椀琀椀爀愀洀 焀甀攀 愀猀 搀甀愀猀 瀀爀漀搀甀攀猀 搀攀猀猀攀洀 挀漀渀琀愀  搀攀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀爀 攀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 挀漀洀 愀 椀渀昀漀爀洀愀漀Ⰰ 洀漀猀琀爀愀渀搀漀 愀 爀攀氀愀漀 搀漀猀 愀最爀漀焀甀洀椀挀漀猀 挀漀洀 挀攀爀琀漀猀 琀椀瀀漀猀 搀攀 搀漀攀渀愀猀 攀 挀漀洀漀 愀 挀漀渀琀愀洀椀渀愀漀 漀挀漀爀爀攀 樀 搀甀爀愀渀琀攀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 瀀爀漀搀甀琀椀瘀漀 搀漀猀 愀氀椀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 挀愀甀猀愀渀搀漀 瀀爀攀樀甀稀漀猀 琀愀洀戀洀 愀漀 猀漀氀漀⸀ 伀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀洀攀渀琀漀 搀愀 琀攀洀琀椀挀愀  瀀攀爀洀椀琀椀甀 焀甀攀 猀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀猀猀攀Ⰰ 攀洀 甀洀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 瘀椀渀挀甀氀愀搀愀Ⰰ 甀洀愀 愀氀琀攀爀渀愀琀椀瘀愀 洀愀椀猀 攀昀椀挀椀攀渀琀攀 搀攀 愀最爀椀挀甀氀琀甀爀愀㨀 愀 愀最爀漀攀挀漀氀漀最椀愀⸀ 䄀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀漀 搀攀猀猀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 搀椀最椀琀愀氀 攀洀 瀀爀漀昀甀渀搀椀搀愀搀攀Ⰰ 挀漀洀 栀椀瀀攀爀洀搀椀愀 攀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀Ⰰ 渀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀 䌀漀渀瘀攀爀最渀挀椀愀 搀攀 䴀搀椀愀猀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀攀 刀漀渀搀渀椀愀 ⠀唀渀椀爀⤀Ⰰ 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀漀甀 甀洀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 瀀攀氀漀猀 搀椀猀挀攀渀琀攀猀⸀ 伀 猀椀琀攀 䴀漀爀挀攀最愀搀愀Ⰰ 漀渀搀攀 愀猀 瀀爀漀搀甀攀猀 昀漀爀愀洀 瀀甀戀氀椀挀愀搀愀猀Ⰰ 瀀攀爀洀椀琀椀甀 焀甀攀 愀  挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 瘀椀氀栀攀渀攀渀猀攀 挀漀渀猀甀洀椀猀猀攀 瀀爀漀搀甀攀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀猀 瀀漀甀挀漀 攀砀瀀氀漀爀愀搀愀猀 渀漀猀 洀攀椀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 氀漀挀愀椀猀 Ⰰ 挀漀洀漀 漀猀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 搀漀猀 愀最爀漀琀砀椀挀漀猀 攀洀 嘀椀氀栀攀渀愀Ⰰ 渀愀 爀攀最椀漀 攀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 愀氀洀 搀愀猀 愀氀琀攀爀渀愀琀椀瘀愀猀 愀 攀猀猀攀猀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 挀漀渀琀愀洀椀渀愀搀漀猀 渀愀 挀椀搀愀搀攀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 挀漀洀 瀀爀漀搀甀琀漀爀攀猀 攀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀攀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ ㄀㜀㜀㤀昀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䄀一吀䤀䬀䄀䤀一䔀一Ⰰ 䠀愀渀渀攀氀攀㬀 䬀䄀一䜀䄀匀Ⰰ 匀漀渀樀愀㬀 嘀䄀䤀一䤀䬀䄀䤀一䔀一Ⰰ 匀愀爀椀⸀ 吀栀爀攀攀 瘀椀攀眀猀 漀渀 洀漀戀椀氀攀 挀爀漀猀猀 洀攀搀椀愀 攀渀琀攀爀琀愀椀渀洀攀渀琀⸀ 刀攀猀攀愀爀挀栀 刀攀瀀漀爀琀⸀ 䘀椀渀氀愀渀搀㨀 嘀吀吀 䤀渀昀漀爀洀愀琀椀漀渀 吀攀挀栀渀漀氀漀最礀Ⰰ ㈀  㐀⸀

BARBOSA, Suzana. Jornalismo convergente e continuum multimídia na quinta geração do jornalismo nas redes digitais. In: CANAVILHAS, João (Org.). Notícias e mobilidade. O jornalismo na era dos dispositivos móveis. Covilhã: LabCOM, 2013, p. 33-54.

BARBOSA, Suzana. Modelo JDBD e o ciberjornalismo de quarta geração. In: VIVAR, Jesus; RAMIREZ, Francisco (Org.). Periodismo Web 2.0. Madrid: Editorial Fragua (Colección Biblioteca de Ciencias de la Comunicación), 2009, p. 1-16.

BERTOCCHI, Daniela. A narrativa jornalística no ciberespaço: transformações, conceitos e questões. Dissertação (Mestrado em Comunicação). Universidade do Minho, Portugal, 2006.

CANAVILHAS, João. Hipertextualidade: novas arquiteturas noticiosas. In: CANAVILHAS, João. Webjornalismo: 7 caraterísticas que marcam a diferença. Covilhã, Portugal: Livros Labcom, 2014a, p. 3-24.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀䄀一䄀嘀䤀䰀䠀䄀匀Ⰰ 䨀漀愀☀⌀㜀㜀㄀㬀漀⸀ 圀攀戀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀㨀 㜀 挀愀爀愀琀攀爀椀☀⌀㜀㘀㤀㬀猀琀椀挀愀猀 焀甀攀 洀愀爀挀愀洀 愀 搀椀昀攀爀攀渀挀☀⌀㠀 㜀㬀愀⸀ 䌀漀瘀椀氀栀愀☀⌀㜀㜀㄀㬀Ⰰ 倀漀爀琀甀最愀氀㨀 䰀椀瘀爀漀猀 䰀愀戀挀漀洀Ⰰ ㈀ ㄀㐀戀⸀

MARTINS, Allysson; FARIAS, Khauane. Tríplice exigência no jornalismo digital em Vilhena-RO: uma análise de qualidade no Caso Jéssica. In: VII Encontro Nacional de Jovens Pesquisadores em Jornalismo (JPJOR), São Paulo: USP, 2017, p. 1-14.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䄀刀吀䤀一匀Ⰰ 䄀氀氀礀猀猀漀渀⸀ 䌀爀漀猀猀洀椀☀⌀㜀㘀㤀㬀搀椀愀 攀 琀爀愀渀猀洀椀☀⌀㜀㘀㤀㬀搀椀愀 渀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀㨀 挀漀渀瘀攀爀最攀☀⌀㜀㜀 㬀渀挀椀愀Ⰰ 洀攀洀漀☀⌀㜀㘀㤀㬀爀椀愀 攀 栀椀瀀攀爀洀椀☀⌀㜀㘀㤀㬀搀椀愀 渀漀 䜀氀漀戀漀 䔀猀瀀漀爀琀攀⸀ 䨀漀愀☀⌀㜀㜀㄀㬀漀 倀攀猀猀漀愀㨀 䴀愀爀挀愀 搀攀 䘀愀渀琀愀猀椀愀Ⰰ 瘀⸀ ㈀㔀Ⰰ ㈀ ㄀㄀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䔀匀伀 攀琀 愀氀⸀ 䘀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 瀀愀爀愀 䄀渀氀椀猀攀 搀攀 䤀渀琀攀爀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 攀洀 䌀椀戀攀爀洀攀椀漀猀⸀ 䤀渀㨀 倀䄀䰀䄀䌀䤀伀匀Ⰰ 䴀愀爀挀漀猀 ⠀伀爀最⸀⤀⸀ 䘀攀爀爀愀洀攀渀琀愀猀 瀀愀爀愀 愀渀氀椀猀攀 搀攀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 渀漀 挀椀戀攀爀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ 嘀漀氀甀洀攀 ㄀㨀 䴀漀搀攀氀漀猀⸀ 䰀愀戀䌀漀洀 䈀漀漀欀猀Ⰰ ㈀ ㄀㄀Ⰰ 瀀⸀ 㔀㄀ⴀ㠀 ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䤀䔀䰀一䤀䌀娀唀䬀Ⰰ 䰀甀挀椀愀渀愀⸀ 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 渀愀 眀攀戀㨀 甀洀愀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀挀☀⌀㠀 㜀㬀愀☀⌀㜀㜀㄀㬀漀 瀀愀爀愀 漀 攀猀琀甀搀漀 搀漀 昀漀爀洀愀琀漀 搀愀 渀漀琀椀☀⌀㜀㘀㤀㬀挀椀愀 渀愀 攀猀挀爀椀琀愀 栀椀瀀攀爀琀攀砀琀甀愀氀⸀ 吀攀猀攀 ⠀䐀漀甀琀漀爀愀搀漀 攀洀 䌀漀洀甀渀椀挀愀挀☀⌀㠀 㜀㬀愀☀⌀㜀㜀㄀㬀漀 攀 䌀甀氀琀甀爀愀⤀⸀ 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀愀 䈀愀栀椀愀Ⰰ 匀愀氀瘀愀搀漀爀Ⰰ ㈀  ㌀⸀

COLFERAI, Sandro; NICOLIELO, Nicola. Políticos e imigrantes: os primeiros anos da imprensa em Vilhena-Rondônia (1975-1950). Revista Observatório, [S.l.], v. 2, n. 5, p. 57-92, dez. 2016.

PALACIOS, Marcos. Jornalismo online, informação e memória: apontamentos para debate. In: Anais do Workshop de Jornalismo Online, Covilhã, 2002, p. 1-12.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀䄀䰀䄀䌀䤀伀匀Ⰰ 䴀愀爀挀漀猀⸀ 刀甀瀀琀甀爀愀Ⰰ 挀漀渀琀椀渀甀椀搀愀搀攀 攀 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀椀稀愀挀☀⌀㠀 㜀㬀愀☀⌀㜀㜀㄀㬀漀 渀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 漀渀氀椀渀攀㨀 漀 氀甀最愀爀 搀愀 洀攀洀漀☀⌀㜀㘀㤀㬀爀椀愀⸀ 䤀渀㨀 䴀䄀䌀䠀䄀䐀伀Ⰰ 䔀氀椀愀猀㬀 倀䄀䰀䄀䌀䤀伀匀Ⰰ 䴀愀爀挀漀猀 ⠀伀爀最⸀⤀⸀ 䴀漀搀攀氀漀猀 搀漀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 䐀椀最椀琀愀氀⸀ 匀愀氀瘀愀搀漀爀㨀 䔀搀椀琀漀爀愀 䌀愀氀愀渀搀爀愀Ⰰ ㈀  ㌀Ⰰ 瀀⸀ ㄀ⴀ㄀㜀⸀

PAVLIK, John. Journalism and new media. New York: Columbia University Press, 2001.

ROST, Alejandro. Interatividade: definições, estudos e tendências. In: CANAVILHAS, João. Webjornalismo: 7 caraterísticas que marcam a diferença. Covilhã, Portugal: Livros Labcom, 2014, p. 53-88.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䄀䰀䄀嘀䔀刀刀䤀☀⌀㜀㘀㤀㬀䄀Ⰰ 刀愀洀漀☀⌀㜀㘀㤀㬀渀⸀ 䴀甀氀琀椀洀攀搀椀愀氀椀搀愀搀攀㨀 椀渀昀漀爀洀愀爀 瀀愀爀愀 挀椀渀挀漀 猀攀渀琀椀搀漀猀⸀ 䤀渀㨀 䌀䄀一䄀嘀䤀䰀䠀䄀匀Ⰰ 䨀漀漀 ⠀伀爀最⸀⤀⸀ 圀攀戀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀㨀 㜀 挀愀爀愀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 焀甀攀 洀愀爀挀愀洀 愀 搀椀昀攀爀攀渀愀⸀ 䌀漀瘀椀氀栀Ⰰ 倀漀爀琀甀最愀氀㨀 䰀椀瘀爀漀猀 䰀愀戀挀漀洀Ⰰ ㈀ ㄀㐀Ⰰ 瀀⸀ ㈀㔀ⴀ㔀㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀