ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #01779f"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00182</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RT06</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Blog #IS2SERIES </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Krisllen Mayra Morais Coelho (Universidade Federal do Pará); Ana Elvira Amaral Torres Monteiro (Universidade Federal do Pará); Erick Matheus Nery Silva (Universidade Federal do Pará); Sarah Maria Quaresma da Rocha (Universidade Federal do Pará); Luiza Barros Pereira Moura (Universidade Federal do Pará); Stefanny Nayane Silva Oliveira (Universidade Federal do Pará); Monique Feio Igreja (Universidade Federal do Pará)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Blog, Comunicação, Séries, Cibercultura, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente trabalho apresenta o blog  IS2SERIES , produto da disciplina Novas Tecnologias em Comunicação, realizada em 2017, na Universidade Federal do Pará. O blog foi desenvolvido com a finalidade de articular os temas discutidos em sala de aula com o universo das séries audiovisuais, com a abordagem de assuntos relacionados à comunicação e tecnologia, tais como: cibercultura (LEMOS,2004), vigilância e monitoramento (BRUNO, 2013) acessibilidade (MARTINEZ, 2011), e inovação e obsolescência (JENKINS, 2009; LEMOS, 2009). O principal objetivo do #IS2SERIES é colaborar para a criação de conteúdo digital multimidiático que proporcione reflexão e debate teórico em interseção com referências extraídas de seriados televisivos, formato de entretenimento amplamente consumido atualmente.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Como efeito do desenvolvimento das mídias digitais, as séries tornaram-se acessíveis, pois a ficção seriada migrou  [...] para os formatos digitais e os telespectadores têm expandido suas intervenções, seguindo o rastro das narrativas ficcionais através do ciberespaço [...] (SOUZA, 2010, p.41). Assim, as séries ganharam o interesse do público, resultando na demanda por conteúdos extras, o que contribui para o que Jenkins (2009) chama de convergência midiática. No caso das séries, os fãs  [...] podem capturar amostras de diálogos no vídeo, resumir episódios, discutir sobre roteiros, criar fan fiction (ficção de fã), [...] fazer seus próprios filmes  e distribuir tudo isso ao mundo inteiro pela internet (JENKINS, 2009, p. 42). O blog #IS2SERIES foi criado a partir da atividade avaliativa da disciplina Novas Tecnologias em Comunicação, do curso de Comunicação Social  Jornalismo da UFPA. O tema escolhido pelo grupo para ser abordado no blog foi seriados televisivos. A ideia da disciplina era estabelecer uma relação entre o tema (séries) e os conceitos e abordagens teóricas referentes ao campo da Comunicação. Partindo da ideia de Jenkins, o blog #IS2SERIES seria um dos  suportes midiáticos que promove a convergência, já que possibilita novas maneiras de consumo dos conteúdos dos seriados. Segundo Rocha (2003, p. 74), o blog:  [...] teria tamanha repercussão na contemporaneidade em função de ser produto e (re)produtor de uma parcela de indivíduos que encontra na rede a possibilidade de se comunicar com o outro [...] . Nesse caso, o diferencial do #IS2SERIES é proporcionar, por meio de uma linguagem leve e multimidiática, a reflexão e debate dos conteúdos teóricos explorados nos posts, nos quais são selecionados seriados específicos para exemplificar as temáticas abordadas. Dessa forma, pretende-se instigar fãs da ficção televisiva a acompanharem o blog, e, assim, aprofundarem seus conhecimentos acerca dos assuntos e conceitos.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O objetivo principal do blog #IS2SERIES é a criação de conteúdo em uma plataforma digital, com temáticas presentes no campo teórico da Comunicação, a partir de levantamentos bibliográficos/audiovisuais e da produção de materiais que relacionem os assuntos à ficção seriada, de forma que o conteúdo teórico se torne compreensível e bem ilustrado para o leitor por meio de um universo tão presente entre o público jovem e adulto de hoje  o das séries de TV. O blog também teve o objetivo de proporcionar aos estudantes a possibilidade de praticar jornalismo online, pensando no planejamento de conteúdos multimidiáticos, além de contribuir para a popularização da ciência e tecnologia.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">No processo de criação de um blog, é preciso pensar em maneiras de fazer com que seu público-alvo seja atraído pelo conteúdo, seja pela linguagem textual e visual ou mesmo pelo tema abordado. Tão igual é o desafio de se fazer jornalismo com uma linguagem acessível e dinâmica, capaz de manter seus espectadores até o último parágrafo do texto. Assim, a produção do blog #IS2SERIES possibilitou o exercício de pensar novas abordagens para debater os principais conceitos relativos à interface comunicação e tecnologia, com o uso de exemplos interessantes extraídos de séries audiovisuais. Da mesma forma, é de extrema importância e uma prática comum entre pesquisadores da área realizar estudos que apresentem uma temática e objetos atuais, como os seriados televisivos. Esses programas conquistam diversos espectadores que constroem uma cultura das séries,  definindo-se como um cenário cultural singular com suas próprias e específicas dinâmicas de produção, circulação e consumo (SILVA, 2014, p. 251). No ambiente virtual, especialmente se tratando de um blog, torna-se relevante abordar assuntos que sejam atrativos para os eventuais leitores, considerando que cada post publicado deveria conter um referencial teórico de acordo com as propostas gerais indicadas durante as aulas. Como afirma André Lemos,  a internet está potencializando a cultura científica em nível mundial (2004, p. 5). Por meio do blog, foi possível criar textos que, em sua essência, não fugiam à linguagem acessível e atrativa que é tão valorizada nas redes. A presença de GIFs e hiperlinks (para reportagens, vídeos e etc.) em todos os textos do blog também contribui para uma leitura mais dinâmica. Além de o próprio formato do blog permitir o uso de uma linguagem mais subjetiva, fator esperado pelo receptor, conforme Jan Schmidt (2009, p. 123-124):  Em geral, a maioria dos blogueiros espera [...] um estilo informal de escrita, conteúdo único que não é apresentado em outros formatos de mídia, e fotos e imagens . A composição de cada post foi pensada para indivíduos de todas as idades, embora o tema central possa atrair mais a atenção de jovens, visto que o consumo de narrativas seriadas é maior nessa faixa etária, conforme afirma Lima (2013) em sua pesquisa. No blog, pode-se conferir uma abordagem de conceitos da comunicação atrelados às ficções seriadas, seguindo o crescente interesse acadêmico pela análise desse tipo de formato audiovisual.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Ao desenvolver o blog #IS2SERIES, foi usada a plataforma Wix, que apresentou os melhores recursos para personalização e composição do site e de elementos visuais e textuais. A Wix é disponibilizada online gratuitamente para usuários e a equipe verificou que a plataforma atendia às suas necessidades, pois foi possível combinar uma interação com o público de forma acessível e simplificada. Além disso, a equipe buscou aprofundamento teórico sobre as principais características do jornalismo online, com o intuito de construir textos atrativos e dinâmicos. Para dar início às postagens do blog, pôs-se em prática mecanismos de divisão e rotatividade de pessoas e tarefas, que permutaram para que a cada semana todos os membros da equipe passassem por todas as funções. Toda semana eram formadas três duplas para três funções diferentes. Eram elas: produção do conteúdo, na qual a dupla procurava séries, ideias, e assuntos que se relacionassem com o tema abordado na semana, assim como referências teóricas (muitas vezes compiladas em fichamento) que pudessem ser usadas como base para a execução do post; texto, no qual a dupla se responsabilizaria pelas informações reunidas na produção e, de fato, escreveria o texto final; e multimídia, cuja dupla ficaria encarregada de agregar ao texto escrito galerias de fotos, gifs, infográficos, vídeos, para que, assim, fosse implementada no produto a multimidialidade, uma das características fundamentais da narrativa jornalística feita no âmbito da internet (SCHWINGEL, 2008). Assim, para as postagens, foram produzidos infográficos com informações pertinentes ao assunto em destaque (como o presente no post Acessibilidade nas Séries de TV), bem como, foram criados vídeos para o Youtube como material extra para o tema (como no post O universo expandido das séries) e, até mesmo, foi formatado todo o texto escrito e transformado em uma página interativa (post Inovação e Obsolescência). Outro conceito considerado na elaboração dos posts foi o de hipertextualidade. Segundo Schwingel (2008), a hipertextualidade é representada pelas conexões, os links, as vinculações entre os conteúdos. É a teia que se constrói e é percorrida ao deslocar-se por informações. Essa característica permite trabalhar conteúdos em termos de contexto e profundidade, ou seja, desdobrando informações em outras estruturas informativas para aprofundar assuntos, enfoques, pontos de vista. A dupla responsável por inserir os elementos multimidiáticos nos posts também se encarregou de agregar hiperlinks para possibilitar essa maior imersão ao conteúdo pelas pessoas que acessam o #IS2SERIES. Ao final do processo, todos os membros da equipe revisaram o material completo para fazer correções, acréscimos ou sugestões quando necessário.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O nome  #IS2SERIES é um trocadilho com a linguagem utilizada no ambiente virtual. No ciberespaço, os usuários etiquetam os conteúdos por meio de palavras-chave, identificado essas marcações com hashtags (#). A expressão IS2 vem do inglês I love, onde o uso dos caracteres S2 remete a iconografia de um coração. Logo, o nome do blog representa a expressão  eu amo séries . O site é dividido nas abas: home, posts (na qual tem-se acesso a todos os cinco posts elaborados), sobre nós (com uma breve descrição de cada integrante do grupo), e referências (contendo a bibliografia utilizada para embasar o conteúdo acessado). Inicialmente, planejou-se seguir um modelo padrão para os conteúdos, que consistia em analisar um episódio de uma série e relacioná-lo às teorias estudadas. Contudo, no decorrer do projeto, foi observado que cada temática possibilitava distintas abordagens, explorando tanto o modo de produção das séries quanto seus conteúdos, bem como fatos interessantes e aspectos alternativos presentes no universo como um todo. Com o direcionamento dos posts estabelecido, foram aproveitados os recursos oferecidos pela plataforma Wix. O blog tratou de cinco temáticas estabelecidas previamente em sala de aula: A) Internet e Cibercultura: Essa temática discute, em suma, como o surgimento do espaço virtual proporcionou mudanças na cultura. Para abordá-la no blog, primeiro foi realizada uma pesquisa bibliográfica, na qual foram encontradas as obras de Henry Jenkins (2009), Pierre Lévy e André Lemos (2010) e Manuel Castells (2003). Em seguida, a equipe debateu qual objeto poderia ser relacionado ao referencial teórico e de que maneira seriam produzidos os conteúdos. Decidiu-se abordar dois objetos: as fanfics  histórias fictícias produzidas por fãs e publicadas no ciberespaço  por meio do texto O universo expandido das séries, apresentando como essas histórias ganharam relevância para a indústria audiovisual; e a cultura participativa dos fãs em geral, por meio do vídeo Internet e Cibercultura , produzido pela equipe, no qual foram entrevistados fãs das séries How To Get Away With Murder, The Flash e Naruto para compreender como eles utilizam o ciberespaço para construir espaços de interação e debate sobre os shows. B) Vigilância, monitoramento e privacidade: Esse tema propõe um debate sobre a utilização de suportes tecnológicos como ferramentas de vigilância/monitoramento e os limites da privacidade no ciberespaço. Na pesquisa bibliográfica, encontram-se as obras de Fernanda Bruno (2013), Mireille Rosello (apud LEMOS, 2008) e Paulo Quintiliano (2006). Nessa temática, foi produzido o texto Vigilância e Monitoramento nas séries de TV no qual, por meio de imagens, vídeos, gifs e pequenos parágrafos textuais, buscou-se apresentar ao leitor como a ficção aborda atividades de vigilância/monitoramento em situações do dia a dia. Nas séries Homeland e House of Cards, encontrou-se três elementos essenciais das atividades de vigilância: observação, conhecimento e intervenção (BRUNO, 2013). Em UnReal, desenvolve-se a presença de atitudes vigilantes como forma de entretenimento, característica marcante dos realitys shows. Enquanto isso, as séries Person of Interest e CSI:Cyber abordam o sentimento de insegurança da população, validando iniciativas de monitoramento eletrônico (ROSELLO apud LEMOS, 2008). C) Acessibilidade e tecnologia: Nessa temática, as diversas formas de respeito a pessoas com deficiência apresentadas (ou não) na produção e consumo das séries de TV está em pauta. Primeiramente, a disciplina realizou uma palestra com pessoas com deficiência, onde a equipe do blog descobriu críticas à abordagem televisiva sobre o tema. Durante o levantamento bibliográfico, foram encontradas as obras de Romeu Sassaki (2011), Rita Bersch (2017) e Sabrina Martinez (2011). Foi produzido o texto Acessibilidade nas séries de TV, no qual foi apresentado um panorama sobre as tecnologias assistivas na televisão, recursos ainda pouco implantados no Brasil; a presença do capacitismo  preconceito contra pessoas com deficiência  nos produtos ficcionais, como na telenovela A Gata, e as novas abordagens midiáticas mais favoráveis à temática, como as séries Switched at Birth, Speechless e Game of Thrones. D) Arte e Cibercultura: Nessa temática, a disciplina propõe abordar como a arte está sendo modificada pela cibercultura. Para realizar essa análise, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre a reconfiguração da interação dos fãs com as séries, onde destaca-se os trabalhos de Cláudio Rocha e Deiga Brito (2013) e Marcela Paglione (2016), além das obras de André Lemos (2010) e Pierre Lévy (1999). No texto Novos horizontes na TV  séries, arte e cibercultura em pauta, buscou-se apresentar como a sétima arte está sendo expandida para diversos suportes, por meio de trabalhos dos fãs como as fanarts e fanpages que, muitas vezes, são capazes de interferir no curso do produto original graças à maior interação entre fãs e produtores que a cibercultura possibilita. E) Inovação e Obsolescência: O principal objetivo dessa temática é desenvolver um panorama sobre as inovações tecnológicas e suas respectivas obsolescências. Para isso, a equipe do blog produziu uma página interativa, apresentado uma visão histórica entre os anos 1990 - 2017 sobre as distintas maneiras de acompanhar as produções televisivas, que tanto mudaram no curso de apenas alguns anos e ilustram o consumo da cultura como ele é hoje: cheio de possibilidades. Na página, foram abordadas as obras de André Lemos (2010) e Henry Jenkins (2009).</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O #IS2SERIES foi um projeto dos estudantes de jornalismo da UFPA que abordou assuntos de suma importância ao cenário da comunicação atual, que abriga cada vez mais formatos pertinentes ao entretenimento e se expande na internet. O universo das séries, cada vez mais popular e sofisticado, se provou para a equipe  já aficcionada pelo assunto  não apenas como uma boa fonte de escapismo, um lugar para se perder em emocionantes histórias, belas imagens e intrigantes enredos: ele é também um campo extenso e repleto de possibilidades para estudos dos movimentos e nuances da comunicação social hoje. A produção dos textos publicados abriu muitas portas para os integrantes do blog, tendo promovido a eles uma visão mais ampla e crítica do modo de produção das séries, dos seus conteúdos e, também, do mundo cibercultural em que vivemos hoje. Com o desenvolvimento em escala mundial das mídias digitais e redes sociais, torna-se fundamental o estudo dessas novas formas de se comunicar, e é interessante trazer a análise de tais aspectos para um contexto que não deixa de estar presente nesse movimento  o das séries de TV  e que pode, ao mesmo tempo em que entretém, ensinar. Para a equipe, foi um trabalho que contribuiu em muito para a prática de habilidades diferentes: em pesquisa e apuração, planejamento de conteúdo para o ambiente online e escrita para uma plataforma que vai além dos formatos adotados pelos meios de comunicação tradicionais. Foi um projeto que seguiu o processo de evolução da Era Digital, no qual o jornalismo está cada vez mais inserido.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">BERSCH, Rita. Introdução à tecnologia assistiva&#8203;. Porto Alegre, 2017. Disponível em: <http://www.assistiva.com.br/Introducao_Tecnologia_Assistiva.pdf>. Acessado em 11 mar. 2018.<br><br>BRITO, Deiga; ROCHA, Cláudio. A visibilidade e a difusão da arte por meio das redes sociais - estudo de caso da Fanpage Eu Me Chamo Antônio&#8203;. Revista Panorama, edição online, v. 3, n. 1, jan./dez. 2013. Disponível em <http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/download/3449/2020.>. Acessado em 11 mar. 2018.<br><br>BRUNO, Fernanda. Máquinas de ver, modos de ser&#8203;: vigilância, tecnologia e subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2013.<br><br>CASTELLS, Manuel. A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.<br><br>JENKINS, Henry. Cultura da convergência&#8203;. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2009.<br><br>LEMOS, André. "Sujet insecur". &#8203;2008. Disponível em: http://andrelemos.info/sujet-insecur/. Acessado em 11 mar. 2018<br><br>___________. Cibercultura, Cultura e Identidade: Em direção a uma  Cultura Copyleft . In: Simpósio Emoção Art.Ficial&#8203;, São Paulo, jul. 2004.<br><br>____________. Cibercultura como território recombinante. In: A cibercultura e seu espelho: campo de conhecimento emergente e nova vivência humana na era da imersão interativa. [organizado por] Eugênio Trivinho, Edilson Cazeloto.  Dados eletrônicos.  São Paulo: ABCiber; Instituto Itaú Cultural, 2009. Disponível em: <https://poeticasdigitais.files.wordpress.com/2009/09/2009-game_cozinheiro_das_al mas.pdf>. Acessado em 11 mar. 2018.<br><br>LEMOS, André; LÉVY, Pierre. O futuro da internet: em direção a uma ciberdemocracia planetária. São Paulo: Paulus, 2010.<br><br>LÉVY, Pierre. Cibercultura&#8203;. São Paulo: Editora 34, 1999.<br><br>LIMA, Paola Candian Lessa de. De olho na tela&#8203;: O consumo de séries de TV norte-americanas através da internet. Juiz de Fora: 2013. Disponível em <http://www.ufjf.br/facom/files/2013/05/Monografia-De-Olho-na-tela-O-consumo-de-s%C3%A9ries-de-TV-norte.pdf>. Acesso em: 14 mar. 2018.<br><br>MARTINEZ, Sabrina Lopes. Tecnologia digital, acessibilidade e novos mercados para o tradutor audiovisual&#8203;. Tradução em Revista, 10.17771/PUCRio, 2011. Disponível em: <https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/18880/18880.PDFXXvmi=> Acessado em 11 mar. 2018.<br><br>PAGLIONE, Marcela. Gênero seriado: recepção e produção dialético-dialógicas. Revista Aled Brasil, v. 2, n. 3, 2016. Disponível em <http://www.revistaaledbr.ufscar.br/index.php/revistaaledbr/article/view/159>. Acessado em 11 mar. 2018.<br><br>QUINTILIANO, Paulo. Crimes cibernéticos e seus efeitos internacionais. 2006. Disponível em: <http://icofcs.org/2006/ICoFCS2006-pp02.pdf>. Acessado em 11 mar. 2018.<br><br>ROCHA, Paula. Blogs: sentimentos em rede compartilhados na pós-modernidade. In: Famecos,&#8203; Porto Alegre, n. 22, p. 73-82, dez. 2003.<br><br>SASSAKI, Romeu Kazumi. A vida de um assistente social divulgando empoderamento&#8203;. Bengala Legal, Rio de Janeiro, RJ, 14 nov. 2011. Disponível em:<http://www.bengalalegal.com/assistente-social>. Acessado em 13 mar. 2018.<br><br>SCHMIDT, Jan. Práticas de blogging na blogosfera em língua alemã: resultados da pesquisa  Wie ich blogge?! In: AMARAL, A., RECUERO, R., MONTARDO, S. (Org.) Blogs.Com: estudos sobre blogs e comunicação. São Paulo: Momento Editorial, 2009, p. 109 - 131.<br><br>SCHWINGEL, Carla. Sistemas de produção de conteúdos no ciberjornalismo : a composição e a arquitetura da informação no desenvolvimento de produtos jornalísticos . 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