A Rede Amazoom possui o intuito de realizar a estruturação de uma cadeia comunicacional e científica alternativa, coletiva e democratizadora ambicionando o levantamento, sistematização e divulgação das informações acerca da produção e patrimônio sociocultural, científica e comunicacional da Amazônia e Caribe.倀愀爀愀 琀愀渀琀漀Ⰰ 愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀漀 搀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀甀 渀愀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀 搀愀 瀀氀甀爀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀 攀渀昀漀焀甀攀猀 戀愀猀攀愀渀搀漀ⴀ猀攀 渀愀 愀戀爀愀渀最渀挀椀愀 搀攀 洀攀椀漀猀 攀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀猀 瀀攀氀漀 最爀甀瀀漀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 愀猀 搀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀猀 攀渀挀漀渀琀爀愀搀愀猀 渀愀猀 爀攀最椀攀猀 琀爀愀戀愀氀栀愀搀愀猀 瀀攀氀愀 洀愀爀挀愀⸀
O objetivo deste trabalho é desenvolver uma marca que esteja em concordância com os valores e objetivos da Rede Amazoom, já que anteriormente a mesma não possuía uma identidade visual sofisticada e representativa que cumprisse as finalidades do grupo. Esse motivo impossibilitaria que a Rede se firmasse diante de seus consumidores já que sem uma identidade os usuários dificilmente manteriam um diálogo coerente com a marca dificultando as pretensões estabelecidas. 䐀攀猀琀愀 洀愀渀攀椀爀愀Ⰰ 愀 攀焀甀椀瀀攀 搀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀 昀漀爀洀甀氀漀甀 甀洀 瀀爀漀樀攀琀漀 戀愀猀攀愀渀搀漀ⴀ猀攀 渀愀 愀瀀氀椀挀愀漀 搀攀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 搀攀 戀爀愀渀搀椀渀最Ⰰ 椀渀琀攀渀挀椀漀渀愀渀搀漀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀Ⰰ 挀漀渀猀漀氀椀搀愀漀 攀 攀砀瀀愀渀猀漀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 渀漀 洀攀爀挀愀搀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ 㜀㜀㤀昀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 瀀爀漀樀攀琀漀 猀攀 樀甀猀琀椀昀椀挀愀 瀀攀氀愀 瀀爀攀琀攀渀猀漀 搀攀 挀漀渀猀琀爀甀漀 攀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀漀 搀愀 洀愀爀挀愀 搀攀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 焀甀攀 瀀漀猀猀甀椀 挀漀洀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 爀攀愀氀椀稀愀爀 愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 攀 挀漀氀攀琀椀瘀椀稀愀漀 搀攀 洀愀琀攀爀椀愀氀 挀椀攀渀琀昀椀挀漀 攀 洀椀搀椀琀椀挀漀 愀挀攀爀挀愀 搀愀猀 挀甀氀琀甀爀愀猀 攀 瀀氀甀爀愀氀椀搀愀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 搀攀 琀漀搀愀 䄀洀愀稀渀椀愀 攀 䌀愀爀椀戀攀⸀ 䄀 椀渀攀砀椀猀琀渀挀椀愀 搀攀 洀攀椀漀猀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 瘀攀椀挀甀氀愀漀 攀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 焀甀攀 瀀甀搀攀猀猀攀洀 攀昀攀琀椀瘀愀爀 攀猀猀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 甀洀愀 搀愀猀 爀愀稀攀猀 瀀攀氀愀猀 焀甀愀椀猀 漀 昀愀稀攀爀 搀漀 搀攀猀椀最渀攀爀 琀漀爀渀愀爀ⴀ猀攀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 渀攀猀猀愀猀 愀攀猀⸀
Desta forma, a redefinição da marca surge com o intuito de atender as propostas do Amazoom, ampliar a divulgação científica do grupo de pesquisa, crescer e fazer com que o produto torne-se uma fonte sobre as informações comunicacionais das regiões para agregar na experiência e na aprendizagem dos acadêmicos de comunicação perspectivas ainda não trabalhadas no mercado. Pois, como sugere Eduardo Meditsch (1992, p. 33), “[...] enfrentar o jornalismo conservador com a mesma eficiência dele passa por compreender corretamente o que é jornalismo”. 䔀洀 挀漀渀猀攀焀甀渀挀椀愀 搀攀猀猀愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀Ⰰ 漀 猀椀琀攀 搀愀 䄀最渀挀椀愀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 昀漀椀 瀀攀渀猀愀搀漀 挀漀洀漀 甀洀 瀀漀爀琀愀氀 瀀愀爀愀 爀攀甀渀椀爀Ⰰ 漀爀最愀渀椀稀愀爀Ⰰ 搀椀瘀甀氀最愀爀 攀 挀漀氀攀琀椀瘀椀稀愀爀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 挀甀氀琀甀爀愀椀猀 猀漀戀爀攀 愀猀 爀攀最椀攀猀 瀀愀渀ⴀ愀洀愀稀渀椀挀愀 攀 挀愀爀椀戀攀渀栀愀⸀ 䄀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 攀 猀甀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀 愀猀猀漀挀椀愀洀ⴀ猀攀 攀 椀渀琀攀最爀愀洀ⴀ猀攀 漀甀琀爀漀猀 猀椀琀攀猀Ⰰ 戀氀漀最猀 攀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 搀攀 瘀椀猀 猀攀洀攀氀栀愀渀琀攀Ⰰ 琀攀渀挀椀漀渀愀渀搀漀 愀 攀砀瀀愀渀猀漀 搀漀 猀攀甀 愀氀挀愀渀挀攀 攀 洀愀椀漀爀 椀渀琀攀爀愀漀 挀漀洀 愀 爀攀挀攀瀀漀⸀
O portal viabiliza o acesso do material para outros meios jornalísticos, assegurando que o conteúdo seja disponibilizado para pessoas ainda não inseridas nos processos digitais do ciberespaço. Dessa maneira, o Amazoom corrobora com a interpretação de Canavilhas (2001) quanto à compreensão da notícia como um ponto de partida para ascensão de diálogos entre comunicação e sociedade.䤀猀琀漀 瀀漀猀琀漀Ⰰ 挀愀戀攀 昀爀椀猀愀爀 焀甀攀 愀爀焀甀椀琀攀琀愀爀Ⰰ 攀氀愀戀漀爀愀爀 攀 愀搀攀焀甀愀爀 甀洀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀 瀀愀爀愀 漀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 搀愀 刀攀搀攀 䄀洀愀稀漀漀洀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀漀甀 愀漀猀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀 焀甀攀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀爀愀洀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 洀愀椀漀爀 椀洀攀爀猀漀 渀愀猀 爀漀琀椀渀愀猀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 攀 搀椀瘀甀氀最愀漀 挀漀洀甀渀椀挀愀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 漀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀洀攀渀琀漀 渀愀猀 挀甀氀琀甀爀愀猀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀椀搀愀猀 瀀攀氀愀 刀攀搀攀 䄀洀愀稀漀漀洀 瀀愀爀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 甀洀 搀攀猀椀最渀攀爀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀琀椀瘀漀 攀 愀洀瀀氀漀 焀甀攀 愀漀 椀渀瘀猀 搀攀 攀砀挀氀甀椀爀Ⰰ 瀀漀猀猀甀椀 漀 瀀爀漀瀀猀椀琀漀 搀攀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀爀 攀 椀渀琀攀最爀愀爀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ 㜀㜀㤀昀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 刀攀搀攀 䄀洀愀稀漀漀洀 瀀爀攀琀攀渀搀攀ⴀ猀攀 挀漀洀漀 甀洀愀 䄀最渀挀椀愀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀 瀀爀椀漀爀椀琀愀爀椀愀洀攀渀琀攀 瘀椀爀琀甀愀氀 瀀愀爀愀 挀漀氀攀琀椀瘀椀稀愀漀 搀愀 椀渀昀漀爀洀愀漀 攀 瀀愀爀愀 攀洀瀀爀攀猀琀愀爀 渀漀琀漀爀椀攀搀愀搀攀 猀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀攀猀 愀洀愀稀渀椀挀愀猀 攀 挀愀爀椀戀攀渀栀愀猀⸀
O processo de criação de uma identidade visual e de uma forma de veiculação do conteúdo relacionado à rede de pesquisa deu-se, primeiramente, pela identificação das necessidades do grupo acerca do processo de divulgação do material. Para isso, foi dedicado um momento para criação do briefing que nortearia toda a produção visual (SANT’ANNA, 2010) que, posteriormente, seria vinculada às redes associadas ao Amazoom, sendo estas também produtos em processo de desenvolvimento.䄀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 昀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 最甀椀愀爀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 挀爀椀愀琀椀瘀漀 搀攀 琀漀搀愀 愀 攀焀甀椀瀀攀Ⰰ 渀漀 猀攀渀搀漀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀搀愀猀 挀漀洀漀 洀砀椀洀愀猀 愀 猀攀爀攀洀 猀攀最甀椀搀愀猀 攀猀琀爀椀琀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 洀愀猀 甀猀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 攀洀戀愀猀愀爀 愀 挀爀椀愀漀 搀攀 甀洀 戀爀椀攀昀椀渀最 焀甀攀 渀漀 猀攀最甀攀 渀攀挀攀猀猀愀爀椀愀洀攀渀琀攀 甀洀 瀀愀搀爀漀 瀀爀ⴀ搀攀昀椀渀椀搀漀 攀 焀甀攀 瀀爀漀挀甀爀愀 漀戀琀攀爀 愀 洀愀椀漀爀 焀甀愀渀琀椀搀愀搀攀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 切琀攀椀猀 猀漀戀爀攀 愀 椀搀攀椀愀 瀀愀爀愀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 甀洀 洀愀琀攀爀椀愀氀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀⸀
Integram o grupo discentes, docentes e pesquisadores que administram o funcionamento da rede e dos meios de divulgação à ela vinculados. Em reuniões realizadas semanalmente, a equipe faz a curadoria dos materiais produzidos durante as aulas do Curso de Comunicação Social – Jornalismo da UFRR, sendo esta construção feita de forma a entabular a comunicação de maneira democrática e ainda promover a arte e cultura na Amazônia e Caribe, levando em consideração fenômenos decorrentes da cibercultura (LÉVY, 1999).䌀漀洀 愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 漀戀琀椀搀愀猀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀漀 戀爀椀攀昀椀渀最 攀 搀愀猀 爀攀甀渀椀攀猀Ⰰ 漀 最爀甀瀀漀 戀甀猀挀漀甀 愀 洀攀氀栀漀爀 昀漀爀洀愀 瀀愀爀愀 愀 挀爀椀愀漀 搀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀 瀀愀爀愀 愀 爀攀搀攀Ⰰ 愀琀 攀渀琀漀 椀渀攀砀椀猀琀攀渀琀攀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 洀攀椀漀猀 瀀愀爀愀 愀 搀椀昀甀猀漀 搀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀Ⰰ 挀漀渀昀漀爀洀攀 愀戀漀爀搀愀洀 䴀漀爀愀氀攀猀 攀琀⸀ 愀氀 ⠀㈀ 㐀⤀Ⰰ 愀漀 搀攀昀椀渀椀爀 愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀 挀漀洀漀 甀洀愀 愀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 樀 焀甀攀 挀漀渀猀琀椀琀甀搀愀 瀀漀爀 攀猀琀爀愀琀最椀愀猀 瀀愀爀愀 愀氀挀愀渀愀爀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀漀 瀀切戀氀椀挀漀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀猀 攀猀瀀攀挀昀椀挀愀猀 挀漀洀 甀洀 昀椀洀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀⸀
Tal identidade teria de ser elaborada de forma que a representasse em diferentes mídias, virtuais ou não, incluindo em outras páginas que integram e colaboram com a produção realizada no site Amazoom, pois são essas relações de parceria com outros projetos que estimulam a troca de informações, divulgação e expansão de perspectiva de ambos os lados.倀愀爀愀 愀氀愀瘀愀渀挀愀爀 漀 愀挀攀猀猀漀 搀漀 猀椀琀攀 攀 搀愀 愀最渀挀椀愀Ⰰ 琀愀洀戀洀 昀漀爀愀洀 琀爀愀戀愀氀栀愀搀愀猀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀猀 瘀椀猀甀愀椀猀 搀椀猀琀椀渀琀愀猀 瀀愀爀愀 愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 愀甀洀攀渀琀愀渀搀漀 漀 渀切洀攀爀漀 搀攀 愀挀攀猀猀漀猀 渀漀 猀椀琀攀 攀 愀 椀渀琀攀最爀愀漀 挀漀洀 愀 爀攀挀攀瀀漀Ⰰ 焀甀攀 愀挀漀渀琀攀挀攀爀椀愀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 洀愀椀猀 搀椀爀攀琀愀 攀 椀渀猀琀愀渀琀渀攀愀⸀ 匀漀戀爀攀 椀猀猀漀Ⰰ 䘀攀爀爀愀爀椀 ⠀㈀ 㔀Ⰰ 瀀⸀ ㈀⤀ 搀攀猀琀愀挀愀 焀甀攀 ᰀ栠漀樀攀Ⰰ 漀 瀀爀漀瘀攀搀漀爀 渀漀 椀洀瀀漀爀琀愀Ⰰ 漀 焀甀攀 椀洀瀀漀爀琀愀 愀挀栀愀爀 漀 焀甀攀 瀀爀漀挀甀爀漀 攀 猀攀爀 愀挀栀愀搀漀 渀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀ᴀ⸠
Conforme aponta a Pesquisa Brasileira de Mídia de 2015, uma das mídias sociais mais acessadas pelos usuários de internet atualmente é o Facebook, com 83% dos internautas, seguido pelo WhatsApp, 58%, e Youtube, 17%. Considerar tais dados na hora de escolher a forma de abordagem para o compartilhamento do conteúdo é um dos pontos que devem ser avaliados ao optar pelo uso de redes sociais virtuais.伀 䄀洀愀稀漀漀洀 戀甀猀挀愀 甀琀椀氀椀稀愀爀 愀漀 洀砀椀洀漀 愀猀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀猀 焀甀攀 猀漀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀稀愀搀愀猀 渀漀 挀椀戀攀爀攀猀瀀愀漀Ⰰ 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀猀 焀甀攀 愀樀甀搀愀洀 渀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 搀攀洀漀挀爀愀琀椀稀愀漀 搀漀 挀漀渀琀攀切搀漀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀ⴀ猀攀 搀攀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 洀攀椀漀猀 瀀愀爀愀 愀氀挀愀渀愀爀 琀愀氀 漀戀樀攀琀椀瘀漀⸀ 伀 愀洀戀椀攀渀琀攀 瘀椀爀琀甀愀氀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀ⴀ猀攀 挀漀洀漀 漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 瀀愀猀猀漀 瀀愀爀愀 愀 攀砀瀀愀渀猀漀 搀愀猀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀攀猀 挀甀氀琀甀爀愀椀猀 搀愀猀 爀攀最椀攀猀 愀戀漀爀搀愀搀愀猀 瀀攀氀漀 最爀甀瀀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ 㜀㜀㤀昀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 䄀洀愀稀漀漀洀 甀洀愀 爀攀搀攀 焀甀攀 戀甀猀挀愀 愀 挀漀氀攀琀椀瘀椀稀愀漀 搀攀 洀愀琀攀爀椀愀氀 搀攀 挀愀爀琀攀爀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀 焀甀攀 攀瘀椀搀攀渀挀椀攀洀 愀猀 椀渀搀椀瘀椀搀甀愀氀椀搀愀搀攀猀 搀愀猀 爀攀最椀攀猀 愀洀愀稀渀椀挀愀 攀 挀愀爀椀戀攀渀栀愀⸀ 䄀瀀攀猀愀爀 搀攀 昀漀爀洀愀搀漀 攀洀 ㈀ Ⰰ 漀 最爀甀瀀漀 愀椀渀搀愀 挀愀爀攀挀椀愀 搀攀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀 攀 洀攀椀漀猀 瀀愀爀愀 愀 瀀爀漀瀀愀最愀漀 搀愀 椀渀昀漀爀洀愀漀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀 瀀攀氀漀猀 猀攀甀猀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀猀⸀ 倀攀渀猀愀渀搀漀 渀攀猀猀愀 愀甀猀渀挀椀愀Ⰰ 漀 挀愀洀椀渀栀漀 焀甀攀 猀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀漀甀 挀漀洀漀 洀愀椀猀 戀瘀椀漀 攀 瀀爀漀搀甀琀椀瘀漀 愀 猀攀 猀攀最甀椀爀 昀漀椀 愀 挀爀椀愀漀 搀攀 甀洀 猀椀琀攀 攀 漀甀琀爀愀猀 洀搀椀愀猀 猀漀挀椀愀椀猀 焀甀攀 愀 攀氀攀 猀攀 瘀椀渀挀甀氀愀猀猀攀洀 攀Ⰰ 搀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 挀漀渀琀爀椀戀甀猀猀攀洀 瀀愀爀愀 愀 攀砀瀀愀渀猀漀 搀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀⸀
Inicialmente, após reuniões de debate, foi decidido utilizar o site WIX, disponível gratuitamente, como recurso principal para o processo de democratização da informação. A plataforma permite ao usuário criar um domínio próprio e destaca-se, principalmente, pela praticidade, dinamismo e flexibilidade na criação. O espaço virtual permitiu que fossem adotadas e inseridas características inerentes ao ciberjonarlismo nas produções do Amazoom, tais como a hipertextualidade, multiamidialidade, interatividade, memória, instantaneidade, personalização e ubiquidade (CANAVILHAS et. all,2014).䔀渀琀爀攀琀愀渀琀漀Ⰰ 洀攀猀洀漀 樀 瀀漀猀猀甀椀渀搀漀 甀洀 洀攀椀漀 攀洀 焀甀攀 昀漀猀猀攀 瀀漀猀猀瘀攀氀 搀愀爀 椀渀挀椀漀 愀漀猀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀 搀攀 瀀甀戀氀椀挀愀漀 搀漀 挀漀渀琀攀切搀漀Ⰰ 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 愀椀渀搀愀 攀猀琀愀瘀愀 攀洀 猀甀愀猀 瀀爀椀洀攀椀爀愀猀 昀愀猀攀猀Ⰰ 挀爀甀 攀 猀攀洀 甀洀愀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀 搀攀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀 瀀爀瀀爀椀愀 焀甀攀 漀 搀攀猀琀愀挀愀猀猀攀 攀 漀 琀漀爀渀愀猀猀攀 猀椀渀最甀氀愀爀 搀攀渀琀爀攀 漀猀 最爀甀瀀漀猀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 挀漀洀 漀猀 焀甀愀椀猀 瀀漀猀猀甀椀 瀀愀爀挀攀爀椀愀猀⸀ 䘀漀椀 攀渀琀漀 焀甀攀 漀猀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀猀 漀瀀琀愀爀愀洀 瀀攀氀愀 挀爀椀愀漀 搀攀 甀洀愀 氀漀最漀 焀甀攀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀猀猀攀 愀 爀攀搀攀 渀漀 猀漀洀攀渀琀攀 攀洀 愀洀戀椀攀渀琀攀猀 瘀椀爀琀甀愀椀猀Ⰰ 洀愀猀 攀洀 漀甀琀爀漀猀 洀攀椀漀猀 攀洀 焀甀攀 漀 䄀洀愀稀漀漀洀Ⰰ 攀瘀攀渀琀甀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 瘀椀攀猀猀攀 愀 琀攀爀 愀氀最甀洀 瀀愀瀀攀氀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀琀椀瘀漀⸀
Vale aqui ressaltar que o grupo que se dedicou a esse desenvolvimento é composto por docentes, discentes e pesquisadores vinculados ao Centro de Comunicação, Letras e Artes da UFRR e que todos os processos referentes à rede e aos produtos por ela veiculados são decididos e produzidos pelos próprios integrantes. Conhecendo as características e aspirações do grupo, obtido por meio das reuniões e do briefing, como mencionado anteriormente, deu-se início à criação da logo que passaria a representar o Amazoom.䄀渀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀 挀爀椀愀漀 搀攀 甀洀愀 渀漀瘀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 漀 最爀甀瀀漀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 甀琀椀氀椀稀愀瘀愀 甀洀愀 氀漀最漀 挀爀椀愀搀愀 挀漀洀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 椀渀琀攀椀爀愀洀攀渀琀攀 琀椀瀀漀最爀昀椀挀漀猀Ⰰ 椀猀猀漀 Ⰰ 愀瀀攀渀愀猀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 氀攀最瘀攀椀猀⸀ 吀爀愀琀愀瘀愀ⴀ猀攀 搀漀 渀漀洀攀 搀愀 洀愀爀挀愀 䄀洀愀稀漀漀洀Ⰰ 挀漀爀琀愀搀愀 瀀漀爀 挀漀氀挀栀攀琀攀猀 焀甀攀 挀椀爀挀甀渀搀愀瘀愀洀 愀 氀攀琀爀愀 娀 ⠀ᰀ䄠洀愀嬀娀崀漀漀洀ᴀ⤠⸀ 䘀椀挀漀甀 挀氀愀爀漀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀漀 戀爀椀攀昀椀渀最 焀甀攀 渀愀 渀漀瘀愀 氀漀最漀 搀攀瘀攀爀椀愀 瀀爀攀瘀愀氀攀挀攀爀 漀 渀漀洀攀 攀猀挀爀椀琀漀 瀀漀爀 攀砀琀攀渀猀漀Ⰰ 洀愀猀 焀甀攀 愀椀渀搀愀 愀猀猀椀洀 栀漀甀瘀攀猀猀攀 愀氀最甀洀 攀氀攀洀攀渀琀漀 焀甀攀 漀 琀漀爀渀愀猀猀攀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀 搀漀 愀渀琀攀爀椀漀爀Ⰰ 椀搀攀渀琀椀昀椀挀瘀攀氀 攀 愀瀀爀愀稀瘀攀氀 愀漀猀 漀氀栀漀猀⸀
Com isso em mente, optou-se no desenvolvimento por utilizar um estilo mais minimalista, nos quais são comuns elementos com poucos detalhes, cores mais suaves e uma aparência mais “limpa”, de forma que não dificulte a compreensão da logo, e que pudesse ser aplicada ao viés regional abordado no desenvolvimento da plataforma.倀愀爀愀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀Ⰰ 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 䌀漀爀攀氀䐀爀愀眀 堀㠀 攀Ⰰ 猀攀最甀椀渀搀漀 攀洀 瀀愀爀琀攀猀 漀 攀砀攀洀瀀氀漀 搀漀 搀攀猀椀最渀 愀渀琀攀爀椀漀爀Ⰰ 漀瀀琀愀洀漀猀 瀀漀爀 洀愀渀琀攀爀 甀洀愀 甀渀椀昀漀爀洀椀搀愀搀攀 渀愀猀 氀攀琀爀愀猀⸀ 䄀 昀漀渀琀攀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀 挀栀愀洀愀搀愀 䌀攀渀琀甀爀礀 䜀漀琀栀椀挀Ⰰ 瀀漀爀 瀀漀猀猀甀椀爀 攀洀 猀甀愀 琀椀瀀漀最爀愀昀椀愀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 猀攀洀 洀甀椀琀漀猀 搀攀琀愀氀栀攀猀Ⰰ 琀爀愀漀猀 氀攀瘀攀猀 攀 猀攀洀 猀攀爀椀昀愀⸀ 一愀 渀漀瘀愀 氀漀最漀 琀漀搀愀猀 愀猀 氀攀琀爀愀猀 猀漀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀猀 攀洀 洀愀椀切猀挀甀氀漀Ⰰ 挀漀洀 搀攀猀琀愀焀甀攀 瀀愀爀愀 漀 娀Ⰰ 搀攀 昀漀爀洀愀 愀 攀渀昀愀琀椀稀愀爀 愀 攀砀瀀爀攀猀猀漀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀 搀攀 ᰀ搠愀爀 娀漀漀洀ᴀ⸠ 吀愀氀 攀渀昀漀焀甀攀 爀攀琀漀洀愀 漀 猀椀最渀椀昀椀挀愀搀漀 搀攀 愀洀瀀氀椀愀漀 漀甀 愀瀀爀漀砀椀洀愀漀 搀攀 愀氀最漀Ⰰ 焀甀攀 渀漀 挀愀猀漀 搀漀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 搀漀 最爀甀瀀漀Ⰰ 爀攀昀攀爀攀ⴀ猀攀 愀瀀爀漀砀椀洀愀漀 搀愀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀猀 猀漀挀椀漀挀甀氀琀甀爀愀椀猀 搀愀 䄀洀愀稀渀椀愀 攀 搀漀 䌀愀爀椀戀攀⸀
A linha com as folhas que se sobrepõem à todas as letras foram adicionadas por dois motivos. Primeiramente pelo nome grupo, que faz referência à Amazônia, e esta, queiramos ou não, retoma ao usuário a exuberante flora presente na região. Gerar uma identificação com a recepção é um método eficiente para que aquilo que está sendo apresentado torne-se aceito e compreendido de forma orgânica e natural.伀甀琀爀漀 洀漀琀椀瘀漀 瀀愀爀愀 甀猀漀 搀愀 氀椀渀栀愀 戀愀猀攀椀愀ⴀ猀攀 渀愀 瀀爀漀挀甀爀愀 瀀漀爀 挀爀椀愀爀 甀洀愀 甀渀椀搀愀搀攀 攀渀琀爀攀 漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 琀椀瀀漀最爀昀椀挀漀猀Ⰰ 戀甀猀挀愀渀搀漀 渀漀 搀攀椀砀ⴀ氀漀猀 椀猀漀氀愀搀漀猀 甀渀猀 搀漀猀 漀甀琀爀漀猀Ⰰ 洀愀猀 搀攀洀漀渀猀琀爀愀渀搀漀 甀洀愀 挀漀渀攀砀漀Ⰰ 焀甀攀 甀洀 搀漀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 搀漀 最爀甀瀀漀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 愀漀 愀戀漀爀搀愀爀 琀攀洀琀椀挀愀猀 爀攀昀攀爀攀渀琀攀猀 瀀爀瀀爀椀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 愀洀愀稀渀椀挀愀 攀 挀愀爀椀戀攀渀栀愀⸀
A escolha das cores para a logo, e para todos os produtos que viessem a fazer parte da marca Amazoom, foi pensada a partir do uso desse material, de forma que estimulassem o psicológico do receptor de forma positiva. Conforme aborda Farina (1990), ao estimular a sensibilidade humana, as cores também influenciam na maneira como cada indivíduo reage ao ter contato com elas. Por esses motivos que algumas cores são normalmente associadas a sentimentos, como o azul, representando tristeza ou calmaria, o vermelho com a raiva ou a paixão, o amarelo com felicidade, e assim por diante.一愀 瘀攀爀猀漀 攀洀 挀漀爀攀猀 搀愀 渀漀瘀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀 搀漀 䄀洀愀稀漀漀洀Ⰰ 搀漀椀猀 琀漀渀猀 搀攀 挀漀爀攀猀 瀀爀攀瘀愀氀攀挀攀爀愀洀㨀 瀀爀攀琀漀 瀀愀爀愀 漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 琀椀瀀漀最爀昀椀挀漀猀Ⰰ 挀漀洀 瘀愀氀漀爀 栀攀砀愀搀攀挀椀洀愀氀 ⌀㌀㜀㌀㐀㌀㔀㬀 攀 漀 瘀攀爀搀攀 瀀愀爀愀 漀猀 搀攀琀愀氀栀攀猀 搀愀 氀椀渀栀愀 攀 搀愀猀 昀漀氀栀愀猀Ⰰ 挀漀洀 瘀愀氀漀爀 栀攀砀愀搀攀挀椀洀愀氀 ⌀㘀䈀䌀 㜀㈀⸀ 倀愀爀愀 挀漀渀琀攀砀琀漀猀 攀洀 焀甀攀 漀 昀甀渀搀漀 搀愀 愀瀀氀椀挀愀漀 攀猀挀甀爀漀Ⰰ 漀瀀琀愀洀漀猀 瀀漀爀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀爀 愀 挀漀爀 搀愀猀 氀攀琀爀愀猀 搀漀 渀漀洀攀 䄀洀愀稀漀漀洀Ⰰ 琀漀爀渀愀渀搀漀ⴀ愀猀 戀爀愀渀挀愀猀Ⰰ 搀攀 昀漀爀洀愀 焀甀攀 猀攀樀愀 挀爀椀愀搀漀 挀漀渀琀爀愀猀琀攀 攀渀琀爀攀 愀 氀漀最漀 攀 漀 昀甀渀搀漀⸀ 伀 瘀攀爀搀攀 渀漀 猀漀昀爀攀甀 愀氀琀攀爀愀攀猀⸀
O esquema de cores foi mantido para as mídias sociais administradas pelo grupo Amazoom, isso inclui tanto o site da agência quanto as contas nas redes sociais, como Facebook e Instagram. Dessa forma pretendemos criar uma unidade que represente a marca composta pelos detalhes inseridos nos elementos visuais.䄀 洀愀爀挀愀 搀漀 䄀洀愀稀漀漀洀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 攀渀琀漀Ⰰ 瀀愀猀猀漀甀 瀀爀攀稀愀爀 瀀攀氀愀 洀甀氀琀椀洀漀搀愀氀椀搀愀搀攀 渀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 焀甀攀 漀 瀀爀瀀爀椀漀 最爀甀瀀漀 戀甀猀挀愀 瀀爀愀琀椀挀愀爀 ጀ†愀琀 瀀漀爀焀甀攀 瘀椀猀甀愀氀 甀洀愀 搀愀猀 瀀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀 焀甀愀渀搀漀 渀漀猀 爀攀昀攀爀椀洀漀猀 愀漀 最爀甀瀀漀 攀 猀甀愀猀 瀀爀漀搀甀攀猀⸀
Observando os ambientes virtuais, logo percebemos que a propagação de informações por meio de imagens é um dos pontos fortes. O site, já em sua página inicial, expõe fotografias capturadas pelo grupo durante a participação em eventos e do acervo criado a partir de atividades das disciplinas do Curso de Comunicação Social – Jornalismo da UFRR. Além disso, uma aba intitulada “Arte e Cultura” reúne ilustrações e outros materiais de cunho artístico (desenhos, pinturas, aquarelas, etc.) produzidas pelos membros do grupo ou em atividades em que o Amazoom tenha participado ou promovido.一愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 挀漀洀 椀洀愀最攀渀猀 昀攀椀琀漀 搀攀 昀漀爀洀愀 愀 搀椀渀愀洀椀稀愀爀 漀 昀攀攀搀 搀攀 渀漀琀挀椀愀猀Ⰰ 挀漀洀漀 漀 挀愀猀漀 搀漀 䤀渀猀琀愀最爀愀洀Ⰰ 渀漀 焀甀愀氀 愀猀 椀洀愀最攀渀猀 猀漀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀搀愀猀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 焀甀攀 挀漀渀琀攀洀 甀洀愀 栀椀猀琀爀椀愀 渀漀 椀渀搀椀瘀椀搀甀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 洀愀猀 瀀攀氀漀 挀漀渀樀甀渀琀漀 搀攀 琀漀搀愀 愀 漀戀爀愀⸀
O apelo visual é, portanto, uma das estratégias para fazer com que as plataformas virtuais da Rede Amazoom ganhem destaque e reconhecimento no âmbito comunicacional tanto no Estado de Roraima, quanto na região norte e, ainda, em contextos nacional e internacional. A nova identidade visual aqui proposta e apresentada é parte dessa estratégia e, ao mesmo tempo em que traduz os princípios do Amazoom, ajuda a visibilizá-los contribuindo decisivamente para construção da sua coleção de imagens, do seu imaginário (SILVA, 2006). |