No Brasil, 0,47% da população total do país é indígena. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 896,9 mil índios viviam no país em 2010, divididos em 305 etnias e falando 274 línguas. A população indígena no país cresceu 205% desde 1991, quando foi feito o primeiro levantamento no modelo atual, em que os índios somavam 294 mil. O número chegou a 734 mil no Censo de 2000, 150% de aumento na comparação de 1991. 伀 椀渀搀椀最攀渀椀猀琀愀 攀 愀琀椀瘀椀猀琀愀 猀漀挀椀愀氀 䔀最礀搀椀漀 匀挀栀眀愀搀攀 渀愀猀挀攀甀 渀愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 䘀攀氀椀稀Ⰰ 渀漀 刀椀漀 䜀爀愀渀搀攀 搀漀 匀甀氀Ⰰ 攀猀琀甀搀漀甀 昀椀氀漀猀漀昀椀愀 攀 琀攀漀氀漀最椀愀Ⰰ 瀀攀渀猀愀渀搀漀 攀洀 猀攀最甀椀爀 渀愀 瘀椀搀愀 爀攀氀椀最椀漀猀愀Ⰰ 洀愀猀 昀漀椀 椀洀瀀愀挀琀愀搀漀 挀漀洀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 搀漀猀 洀愀椀猀 瀀漀戀爀攀猀 攀 渀攀挀攀猀猀椀琀愀搀漀猀 攀 爀攀猀漀氀瘀攀甀 猀愀椀爀 攀洀 搀攀昀攀猀愀 搀漀猀 瀀漀瘀漀猀 椀渀搀最攀渀愀猀⸀ 䐀攀猀搀攀 㤀㘀㌀ 琀攀洀 猀攀 搀攀搀椀挀愀搀漀 愀 挀愀甀猀愀 椀渀搀最攀渀愀Ⰰ 氀甀琀愀渀搀漀 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀猀 搀椀爀攀椀琀漀猀 搀攀猀猀攀猀 瀀漀瘀漀猀 猀攀樀愀洀 瀀爀攀猀攀爀瘀愀搀漀猀⸀ 伀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 搀攀 愀瀀爀漀砀椀洀愀搀愀洀攀渀琀攀 ㌀ 洀椀渀甀琀漀猀Ⰰ 琀爀愀稀 挀漀洀漀 琀琀甀氀漀 ᰀ䄠 氀甀琀愀 搀攀 䔀最礀搀椀漀 匀挀栀眀愀搀攀 挀漀渀琀爀愀 愀 攀砀挀氀甀猀漀 椀渀搀最攀渀愀ᴀ⸠
A partir da criação do cinema feita pelos irmãos Luniére, em 1889, passaram a fazer varias produções cinematográficas dando inicio a produções que passaram a ser exibida em vários lugares, inclusive no Brasil, que não tardou para os irmãos Segreto começasse suas gravações. Com o período áureo do Ciclo da Borracha, o cinema logo chega ao Amazonas, trazendo exibições no Teatro Amazonas.䄀瀀猀 挀漀渀栀攀挀攀爀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀漀 挀椀渀攀洀愀Ⰰ 瀀漀猀猀瘀攀氀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 挀漀洀漀 猀攀 搀攀甀 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀攀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀⸀ 䄀昀椀渀愀氀Ⰰ 昀漀椀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 挀爀椀愀漀 搀漀 挀椀渀攀洀愀 焀甀攀 漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 昀漀椀 最愀渀栀愀渀搀漀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 攀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 瀀漀爀 瀀愀爀琀攀 搀攀 瘀爀椀漀猀 愀甀琀漀爀攀猀⸀ 䌀漀洀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瀀愀爀琀椀挀甀氀愀爀Ⰰ 漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 瀀愀猀猀漀甀 愀 琀攀爀 爀攀最爀愀猀 瀀爀瀀爀椀愀猀 攀 甀洀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瀀愀爀琀椀挀甀氀愀爀 渀愀 猀甀愀 瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 最愀渀栀愀渀搀漀 攀猀瀀愀漀 攀 挀栀攀最愀渀搀漀 愀漀 䈀爀愀猀椀氀 攀 挀漀渀猀攀焀甀攀渀琀攀洀攀渀琀攀Ⰰ 愀漀 䄀洀愀稀漀渀愀猀⸀
A história do Egydio Schwade chamou atenção e provocou enorme interesse por se tratar de um homem que, ao longo de sua vida, escolheu sair pelo país em busca de povos indígenas que estavam totalmente abandonados, sem uma perspectiva de vida. |
Com a criação do cinema, o documentário foi ganhando seu espaço, se tornando um gênero cinematográfico fortemente atrelado à história do cinema, com características e conceitos definido por vários autores, gerando possibilidades e diferença na hora de documentar determinada história. No entanto, ainda não se chegou ao conceito final do que realmente é um documentário. Luiz Carlos Lucena (2012) posiciona os primórdios do documentário da seguinte forma: 䄀 氀椀渀最甀愀最攀洀 挀椀渀攀洀愀琀漀最爀昀椀挀愀 渀愀猀挀攀甀 挀漀洀 愀猀瀀攀挀琀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀愀氀Ⰰ 挀漀洀 愀 愀瀀氀椀挀愀漀 搀漀猀 瀀爀椀渀挀瀀椀漀猀 搀愀 挀洀攀爀愀 昀漀琀漀最爀昀椀挀愀 愀 椀洀愀最攀渀猀 攀洀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀⸀ 䄀猀 瀀爀椀洀攀椀爀愀猀 ᰀ瘠椀猀琀愀猀 愀渀椀洀愀搀愀猀ᴀⰠ 瀀爀漀樀攀琀愀搀愀猀 攀洀 㠀㤀㔀 瀀攀氀漀猀 椀爀洀漀猀 䰀甀洀椀爀攀 渀漀 䌀愀昀 倀愀爀椀猀Ⰰ 攀爀愀洀 挀攀渀愀猀 搀漀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀Ⰰ 挀攀渀愀猀 焀甀攀 漀猀 瀀椀漀渀攀椀爀漀猀 最爀愀瘀愀爀愀洀 挀漀洀 甀洀愀 爀攀瘀漀氀甀挀椀漀渀爀椀愀 挀洀攀爀愀 焀甀攀 爀攀最椀猀琀爀愀瘀愀 攀洀 ㈀㐀 焀甀愀搀爀漀猀 瀀漀爀 猀攀最甀渀搀漀 漀 焀甀攀 愀挀漀渀琀攀挀椀愀 愀 猀甀愀 昀爀攀渀琀攀⸀ 䄀 挀洀攀爀愀 攀爀愀 瀀攀猀愀搀愀Ⰰ 渀漀 瀀攀爀洀椀琀椀愀 渀攀渀栀甀洀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀⸀ ⠀䰀唀䌀䔀一䄀Ⰰ ㈀ ㈀Ⰰ 瀀⸀ 㤀⤀
Bill Nichols (2005, p.26), diz que basta ser um filme para ser considerado um documentário. “Mesmo a mais extravagante das ficções evidencia a cultura que a produziu e reproduz a aparência das pessoas que fazem parte dela”. 䐀攀渀琀爀攀 愀猀 椀渀切洀攀爀愀猀 瘀攀爀琀攀渀琀攀猀 猀漀戀爀攀 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀攀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀Ⰰ 挀栀攀最漀甀ⴀ猀攀 愀 甀洀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀漀 洀漀洀攀渀琀漀 渀漀 焀甀愀氀 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 琀攀瘀攀 瀀漀渀琀漀猀 愀琀爀攀氀愀搀漀猀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀Ⰰ 挀漀洀漀 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀Ⰰ 愀 昀甀渀漀 搀攀 爀攀最椀猀琀爀愀爀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 爀攀愀氀椀猀琀愀Ⰰ 瀀漀爀洀Ⰰ 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 琀攀洀 愀 爀攀猀瀀漀渀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 猀攀爀 漀戀樀攀琀椀瘀漀⸀
A escolha do tema para o documentário partiu da premissa de mostrar a trajetória de vida de um ativista indígena que lutou maior parte de sua vida pelos menos favorecidos. 伀 椀渀搀椀最攀渀椀猀琀愀 攀 愀琀椀瘀椀猀琀愀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 䔀最礀搀椀漀 匀挀栀眀愀搀攀Ⰰ 渀愀猀挀攀甀 渀愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 䘀攀氀椀稀Ⰰ 渀漀 刀椀漀 䜀爀愀渀搀攀 搀漀 匀甀氀Ⰰ 攀猀琀甀搀漀甀 昀椀氀漀猀漀昀椀愀 攀 琀攀漀氀漀最椀愀Ⰰ 瀀攀渀猀愀渀搀漀 猀攀最甀椀爀 甀洀愀 瘀椀搀愀 爀攀氀椀最椀漀猀愀Ⰰ 洀愀猀 昀漀椀 椀洀瀀愀挀琀愀搀漀 挀漀洀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 搀漀猀 洀愀椀猀 瀀漀戀爀攀猀 攀 渀攀挀攀猀猀椀琀愀搀漀Ⰰ 昀漀椀 焀甀愀渀搀漀 爀攀猀漀氀瘀攀甀 猀愀椀爀 攀洀 搀攀昀攀猀愀 搀漀猀 瀀漀瘀漀猀 椀渀搀最攀渀愀猀⸀ 䐀攀猀搀攀 㤀㘀㌀ 氀甀琀愀 瀀攀氀愀 挀愀甀猀愀 椀渀搀最攀渀愀 渀愀 䄀洀愀稀渀椀愀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ 㜀㜀㤀昀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 䜀椀氀 ⠀㈀ ㈀Ⰰ 瀀⸀㜀⤀ ᰀ愠 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀ⴀ猀攀 愀漀 氀漀渀最漀 搀攀 甀洀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 焀甀攀 攀渀瘀漀氀瘀攀 椀渀切洀攀爀愀猀 昀愀猀攀猀Ⰰ 搀攀猀搀攀 愀 愀搀攀焀甀愀搀愀 昀漀爀洀甀氀愀漀 搀漀 瀀爀漀戀氀攀洀愀 愀琀 愀 猀愀琀椀猀昀愀琀爀椀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀漀猀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀ᴀ⸠ 䄀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 猀攀 搀攀甀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀 攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀漀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀爀 挀漀洀 漀 挀愀洀瀀漀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 愀 猀攀爀 攀砀瀀氀漀爀愀搀漀Ⰰ 猀攀渀搀漀 瀀漀猀猀瘀攀氀 挀栀攀最愀爀 愀 甀洀愀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀漀 搀椀愀渀琀攀 搀漀 挀漀渀琀攀砀琀漀 猀漀挀椀愀氀 搀攀猀挀漀戀攀爀琀漀⸀
O método científico aplicado como guia para o desenvolvimento deste estudo foi o método histórico, por se tratar de uma descrição de algo que aconteceu no passado, assim possibilitando o conhecimento de suas causas e efeitos. De acordo com Fachin (2003, p.38), “o método histórico consiste na investigação de fatos e acontecimentos ocorridos no passado para se verificar possíveis projeções de sua influencia na sociedade contemporânea”. ऀ䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀椀猀猀漀 戀甀猀挀漀甀ⴀ猀攀 搀攀昀椀渀椀爀 漀猀 琀椀瀀漀猀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 焀甀攀 洀攀氀栀漀爀 猀攀 攀渀焀甀愀搀爀愀猀猀攀 搀攀渀琀爀漀 搀漀 愀猀猀甀渀琀漀 愀戀漀爀搀愀搀漀⸀ 伀瀀琀漀甀ⴀ猀攀 瀀攀氀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 焀甀愀氀椀琀愀琀椀瘀愀Ⰰ 焀甀攀 瀀攀爀洀椀琀椀爀 愀戀漀爀搀愀爀 搀攀 昀漀爀洀愀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀搀愀 漀 猀椀最渀椀昀椀挀愀搀漀 搀攀 愀攀猀 攀 爀攀氀愀攀猀 栀甀洀愀渀愀猀⸀
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Pesquisa documental também foi um dos tipos utilizados, através de consultas de documentos, relatórios, cartas, fotos e arquivo pessoal do entrevistado. Segundo Gil (2008, p. 51), “a pesquisa documental assemelha-se muito à pesquisa bibliográfica. A única diferença entre ambas está na natureza das fontes”.
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• Maiká Schwade䜀攀最爀愀昀漀Ⰰ 昀椀氀栀漀 搀攀 䔀最礀搀椀漀 匀挀栀眀愀搀攀
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As entrevistas, realizadas no decorrer do processo de filmagem, tiveram como objetivo principal a obtenção de informações dos entrevistados para a elaboração e averiguação dos fatos pesquisados. ऀ匀攀最甀渀搀漀 䰀愀欀愀琀漀猀 ⠀㈀ ㌀⤀Ⰰ 栀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 琀椀瀀漀猀 搀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀Ⰰ 焀甀攀 瘀愀爀椀愀洀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 漀 瀀爀漀瀀漀猀椀琀漀 搀漀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀爀Ⰰ 渀愀 椀渀琀攀渀猀漀 搀攀 愀瘀攀爀椀最甀愀爀 昀愀琀漀猀Ⰰ 挀漀渀栀攀挀攀爀 愀 漀瀀椀渀椀漀 搀漀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀Ⰰ 愀渀愀氀椀猀愀爀 愀攀猀 焀甀攀 搀攀洀漀渀猀琀爀攀 椀渀挀攀爀琀攀稀愀猀 渀漀 焀甀攀 爀攀氀愀琀愀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 搀攀猀挀漀戀爀椀爀 昀愀琀漀爀攀猀 焀甀攀 瀀漀猀猀愀洀 椀渀琀攀爀昀攀爀椀爀 渀愀猀 漀瀀椀渀椀攀猀Ⰰ 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀猀 攀 挀漀渀搀甀琀愀⸀
As entrevistas realizadas no decorrer do processo de filmagem foi não-estruturada, em que há total liberdade para desenvolver a entrevista em qual direção que melhor se encaixasse no roteiro do documentário. Conforme Lakatos (2003, p.197), “é uma forma de poder explorar mais amplamente uma questão. Em geral, as perguntas são abertas e podem ser respondidas dentro de uma conversação informal”. ऀ䐀攀渀琀爀漀 搀攀猀猀攀 琀椀瀀漀 搀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀Ⰰ 漀瀀琀漀甀ⴀ猀攀 攀洀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 搀甀愀猀 洀漀搀愀氀椀搀愀搀攀猀㨀 昀漀挀愀氀椀稀愀搀愀 攀 愀 渀漀 搀椀爀椀最椀搀愀⸀ 䄀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 昀漀挀愀氀椀稀愀搀愀 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 瀀漀爀焀甀攀 琀椀渀栀愀 甀洀 爀漀琀攀椀爀漀 挀漀洀 琀瀀椀挀漀猀 焀甀攀 瀀爀攀挀椀猀愀瘀愀洀 猀攀爀 爀攀猀瀀漀渀搀椀搀愀猀Ⰰ 瀀漀爀洀 漀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀爀 琀攀瘀攀 琀漀琀愀氀 氀椀戀攀爀搀愀搀攀 搀攀 琀椀爀愀爀 搀切瘀椀搀愀猀 焀甀攀 猀甀爀最椀猀猀攀洀 渀漀 搀攀挀漀爀爀攀爀 搀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀Ⰰ 挀漀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 爀攀甀渀椀爀 漀 洀砀椀洀漀 搀攀 爀攀猀瀀漀猀琀愀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀愀猀 愀漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀⸀ 䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 䰀愀欀愀琀漀猀 ⠀㈀ ㌀Ⰰ 瀀⸀ 㤀㜀⤀ ᰀ猠漀渀搀愀 爀愀稀攀猀 攀 洀漀琀椀瘀漀猀Ⰰ 搀 攀猀挀氀愀爀攀挀椀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 渀漀 漀戀攀搀攀挀攀渀搀漀Ⰰ 愀 爀椀最漀爀Ⰰ 愀 甀洀愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 昀漀爀洀愀氀ᴀ⸠
Para Egydio Schwade, a entrevista foi não dirigida, em que ele pode falar abertamente sobre sua história de vida, lutas e dificuldade encontradas durante sua história, assim, tendo total liberdade para expressar opiniões e sentimentos. Segundo Lakatos (2003, p.197), “a função do entrevistador é de incentivo, levando o informante a falar sobre determinado assunto, sem, entretanto, forçá-lo a responder”.ऀ䐀漀 瀀漀渀琀漀 瘀椀猀琀愀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀Ⰰ 愀猀 昀漀渀琀攀猀 昀漀爀愀洀 挀氀愀猀猀椀昀椀挀愀搀愀猀 攀洀 搀甀愀猀 挀愀琀攀最漀爀椀愀猀㨀 瀀爀椀洀爀椀愀 攀 猀攀挀甀渀搀爀椀愀猀⸀ 倀漀爀 猀攀 琀爀愀琀愀爀 搀攀 甀洀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 戀椀漀最爀昀椀挀漀Ⰰ 漀 䔀最礀搀椀漀 昀漀椀 愀 昀漀渀琀攀 瀀爀椀洀爀椀愀 渀愀 愀瀀甀爀愀漀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 攀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀漀 爀漀琀攀椀爀漀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 匀挀栀洀椀琀稀 ⠀㈀ Ⰰ 瀀⸀㈀㐀⤀Ⰰ 愀 昀漀渀琀攀 瀀爀椀洀愀爀椀愀 ᰀ映漀爀渀攀挀攀 搀椀爀攀琀愀洀攀渀琀攀 愀 攀猀猀渀挀椀愀 搀攀 甀洀愀 洀愀琀爀椀愀Ⰰ 挀漀洀漀 昀愀琀漀猀Ⰰ 瘀攀爀猀攀猀 攀 渀切洀攀爀漀猀Ⰰ 瀀漀爀 攀猀琀愀爀 瀀爀砀椀洀愀 漀甀 渀愀 漀爀椀最攀洀 搀愀 椀渀昀漀爀洀愀漀ᴀ⸠ 伀猀 搀攀洀愀椀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀 昀漀爀愀洀 昀漀渀琀攀猀 猀攀挀甀渀搀愀爀椀愀猀 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀渀搀漀 愀 栀椀猀琀漀爀椀愀 搀漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀⸀ 䌀漀渀昀漀爀洀攀 匀挀洀椀琀稀 ⠀㈀ Ⰰ 瀀⸀㈀㐀⤀Ⰰ 攀猀猀攀 琀椀瀀漀 搀攀 昀漀渀琀攀 ᰀ挠漀渀琀攀砀琀甀愀氀椀稀愀Ⰰ 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀Ⰰ 愀渀愀氀椀猀愀Ⰰ 挀漀洀攀渀琀愀 漀甀 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀 愀 洀愀琀爀椀愀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀Ⰰ 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 甀洀愀 昀漀渀琀攀 瀀爀椀洀爀椀愀ᴀ⸠
Quanto ao tipo de entrevista utilizado, foram duas: em profundidade e testemunhal. As entrevistas feitas com Egydio foram dentro do ponto de vista em profundidade, pois procurou-se construir uma narrativa sobre o ele a partir de seus próprios depoimentos e impressões.
O objetivo da entrevista, aí, não é um tema em particular ou um acontecimento especifico, mas a figura do entrevistado, a representação de mundo que ele constrói, uma atividade que desenvolve ou um viés de sua maneira de ser, geralmente relacionada com outros aspectos de sua vida. (LAGE, 2005, p. 75)
De acordo com Lage (2005, p.75), a entrevista testemunhal busca relatos dos entrevistados sobre algo que eles participaram ou presenciaram. A partir desse conceito as entrevistas feitas com amigos, filho e pessoa próximas ao Egydio foram testemunhal, pois relataram fatos e acontecimentos que presenciaram, “a reconstituição do evento é feita, aí, do ponto de vista do entrevistado, que usualmente, acrescenta suas próprias interpretações”. 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ 㜀㜀㤀昀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 攀猀挀漀氀栀愀 搀漀 琀攀洀愀 琀爀愀琀愀搀漀 渀攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 猀攀 搀攀甀 渀漀 洀猀 搀攀 樀甀渀栀漀 搀攀 ㈀ 㜀⸀ 䌀漀渀栀攀挀椀 䔀最礀搀椀漀 匀挀栀眀愀搀攀 渀漀 椀渀椀挀椀漀 搀攀 ㈀ 㜀Ⰰ 焀甀愀渀搀漀 漀甀瘀椀 猀漀戀爀攀 猀甀愀 栀椀猀琀漀爀椀愀 琀椀瘀攀 愀 挀攀爀琀攀稀愀 焀甀攀 攀爀愀 甀洀 挀愀洀瀀漀 愀 猀攀爀 攀猀琀甀搀愀搀漀⸀ 䐀椀愀渀琀攀 搀攀 瘀愀爀椀愀猀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 昀椀挀漀甀 搀攀昀椀渀椀搀漀 焀甀攀 漀 漀戀樀攀琀漀 搀攀 攀猀琀甀搀漀 瀀愀爀愀 漀 吀䌀䌀 ጀ†吀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀 䌀漀渀挀氀甀猀漀 搀攀 䌀甀爀猀漀Ⰰ 攀猀琀愀爀椀愀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀漀 猀甀愀 戀椀漀最爀愀昀椀愀⸀
Com a definição do objeto de estudo, partiu-se para outra etapa, propor que Egydio fosse o tema do meu documentário. Foi enviada uma mensagem via Facebook no dia 04 de julho, fazendo o convite, e no dia do seu aniversario, 07 de julho, respondeu aceitando e agradecendo pelo reconhecimento. Começou a etapa de pesquisa, deu-se início a buscar matérias, artigos e livros relacionados à história dele e que pudessem dar suporte para pesquisa. 伀 瀀爀砀椀洀漀 瀀愀猀猀漀 昀漀椀 搀攀昀椀渀椀爀 漀 渀最甀氀漀 焀甀攀 洀攀氀栀漀爀 搀攀昀椀渀椀猀猀攀 愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 搀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀⸀ 一椀挀栀漀氀猀 ⠀㈀ 㔀⤀ 瀀爀漀瀀攀 焀甀攀 漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 瀀漀搀攀 猀攀爀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 ᰀ焠甀愀琀爀漀 渀最甀氀漀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀ᴀⰠ 漀 搀愀猀 椀渀猀琀椀琀甀椀攀猀Ⰰ 漀 搀漀猀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀Ⰰ 漀 搀漀猀 琀攀砀琀漀猀 ⠀昀椀氀洀攀猀 攀 瘀搀攀漀猀⤀ 攀 漀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀⸀ 伀瀀琀漀甀ⴀ猀攀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 漀 渀最甀氀漀 搀漀猀 琀攀砀琀漀猀 ⠀昀椀氀洀攀猀 攀 瘀搀攀漀猀⤀Ⰰ 瀀漀爀 猀攀 琀爀愀琀愀爀 搀攀 甀洀愀 戀椀漀最爀愀昀椀愀 挀漀洀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 猀漀挀椀愀氀 攀 挀漀洀 椀猀猀漀 漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 搀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 猀攀爀攀洀 琀爀愀戀愀氀栀愀搀漀猀 搀攀 昀漀爀洀愀 洀愀椀猀 氀椀瘀爀攀 搀漀 焀甀攀 愀 昀椀挀漀Ⰰ 挀漀洀瀀漀猀琀漀 瀀漀爀 甀洀 挀漀渀樀甀渀琀漀 搀攀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀猀 漀爀最愀渀椀稀愀搀愀猀 攀洀 琀漀爀渀漀 搀攀 甀洀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 挀攀渀琀爀愀氀⸀
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Após a pesquisa definiu-se o roteiro de gravação, bem como outros detalhes que seriam importantes para o andamento do trabalho, pois ele mora no município de Presidente Figueiredo e trabalha com a extração de mel e as entrevistas só poderiam ser feitas nos dias que não estivesse em seu sítio. ऀ䄀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 昀椀氀洀愀最攀洀 漀挀漀爀爀攀甀 渀漀 搀椀愀 ㈀㔀 搀攀 樀甀氀栀漀 搀攀 ㈀ 㜀 攀 漀猀 攀焀甀椀瀀愀洀攀渀琀漀猀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 昀漀爀愀洀㨀 甀洀愀 挀洀攀爀愀 一椀欀漀渀 䌀漀漀氀瀀椀砀 倀㔀 Ⰰ 洀椀挀爀漀昀漀渀攀 挀漀洀 昀椀漀Ⰰ 最爀愀瘀愀搀漀爀 匀漀渀礀 䐀椀最椀琀愀氀 攀 琀爀椀瀀⸀ 䄀 瀀爀漀搀甀漀 椀渀椀挀椀漀甀 瀀漀爀 瘀漀氀琀愀 搀愀猀 㐀㨀 栀漀爀愀猀Ⰰ 渀愀 戀椀戀氀椀漀琀攀挀愀 搀攀 䔀最礀搀椀漀Ⰰ 攀洀 焀甀攀 挀漀洀攀漀甀 昀愀氀愀渀搀漀 猀漀戀爀攀 猀甀愀 挀椀搀愀搀攀 渀愀琀愀氀Ⰰ 攀猀琀甀搀漀猀Ⰰ 瘀漀挀愀漀 爀攀氀椀最椀漀猀愀 攀 愀 攀猀挀漀氀栀愀 瀀攀氀愀 挀愀甀猀愀 椀渀搀最攀渀愀⸀ 䄀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 昀漀爀愀洀 昀攀椀琀愀猀 攀洀 瘀爀椀漀猀 搀椀愀猀Ⰰ 氀攀瘀愀渀搀漀 攀洀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀漀 愀 猀甀愀 椀搀愀搀攀 攀 愀 猀甀愀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 愀猀 最爀愀瘀愀攀猀⸀
As demais entrevistas se deram nos dias 29/07, 04/08, 27/08, 22/09 e 13/10, a partir dessas entrevistas ele foi relatando sua história com detalhes. Com acesso aos seus documentos, que foram scaneados para ajudar na montagem do roteiro e na elaboração do terceiro capitulo.ऀ伀 猀攀最甀渀搀漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 昀漀椀 䴀愀椀欀 匀挀栀眀愀搀攀Ⰰ 最攀最爀愀昀漀 攀 昀椀氀栀漀 搀攀 䔀最礀搀椀漀⸀ 䘀愀氀漀甀 猀漀戀爀攀 漀 攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 挀漀洀 漀 䌀漀洀椀琀 䔀猀琀愀搀甀愀氀 搀攀 䐀椀爀攀椀琀漀 嘀攀爀搀愀搀攀Ⰰ 䴀攀洀漀爀椀愀 攀 䨀甀猀琀椀愀 搀漀 䄀洀愀稀漀渀愀猀Ⰰ 攀洀 焀甀攀 猀攀 瘀漀氀甀渀琀愀爀椀漀甀 渀漀 搀椀愀 搀愀 挀爀椀愀漀 攀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀漀甀 搀椀爀攀琀愀洀攀渀琀攀 挀漀洀 愀 焀甀攀猀琀漀 挀愀爀琀漀最爀昀椀挀愀Ⰰ 焀甀攀 愀挀愀戀漀甀 瘀椀爀愀渀搀漀 甀洀 挀愀瀀椀琀甀氀漀 渀愀 焀甀攀猀琀漀 搀愀 最爀椀氀愀最攀洀 搀攀 琀攀爀爀愀⸀
O terceiro entrevistado foi o José Ricardo, deputado estadual, que falou sobre seu trabalho junto ao Egydio no Comitê da Verdade e na elaboração do livro “A ditadura militar e o genocídio do povo Waimiri – Atroari”, além de falar sobre sua motivação ao apresentar o Projeto de Lei (PL) que homenageou Egydio como “Cidadão Amazonense”.ऀ圀椀氀猀漀渀 一漀最甀攀椀爀愀Ⰰ 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀Ⰰ 昀漀椀 漀 焀甀愀爀琀漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀Ⰰ 琀爀漀甀砀攀 搀攀琀愀氀栀攀猀 搀愀 挀漀戀攀爀琀甀爀愀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀Ⰰ 焀甀愀渀搀漀 攀猀琀愀瘀愀 渀愀 攀搀椀琀漀爀椀愀 搀攀 瀀漀氀椀琀椀挀愀 渀漀 樀漀爀渀愀氀 ᰀ䄠挀爀椀琀椀挀愀ᴀⰠ 搀漀 攀瀀椀猀搀椀漀 攀洀 焀甀攀 䔀最礀搀椀漀 昀攀稀 甀洀 瀀爀漀琀攀猀琀漀 焀甀攀椀洀愀渀搀漀 猀攀甀 琀琀甀氀漀 搀攀 攀氀攀椀琀漀爀 攀洀 瀀爀愀愀 瀀切戀氀椀挀愀⸀
O quinto entrevistado foi o indigenista Francisco Loebens, mais conhecido como Chico do CIMI, falou como conheceu Egydio e da sua importância na atuação do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), falou também sobre a chegada do Egydio e família junto ao povo Wamiri – Atroari e a alfabetização desempenhada por eles.ऀ䄀 猀攀砀琀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀愀 昀漀椀 愀 爀攀氀椀最椀漀猀愀 䤀爀洀 䄀氀稀椀爀愀 䘀爀椀琀稀攀渀Ⰰ 焀甀攀 琀爀漀甀砀攀 搀攀琀愀氀栀攀猀 搀愀 爀攀最椀漀 搀漀 匀甀氀Ⰰ 瀀漀椀猀 猀漀 搀愀 洀攀猀洀愀 挀椀搀愀搀攀Ⰰ 攀 挀漀洀漀 挀漀渀栀攀挀攀甀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀漀 䔀最礀搀椀漀⸀ 䘀愀氀愀 搀愀 猀甀愀 愀搀洀椀爀愀漀 瀀漀爀 䔀最礀搀椀漀Ⰰ 焀甀攀 洀攀猀洀漀 攀洀 洀攀椀漀 猀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀猀 攀 瀀攀爀椀最漀猀Ⰰ 渀漀 猀攀 瘀攀渀搀攀甀 攀 挀漀渀琀椀渀甀漀甀 氀甀琀愀渀搀漀 瀀攀氀漀 戀攀洀 搀愀 栀甀洀愀渀椀搀愀搀攀⸀
A edição foi feita com equipamentos particulares: notebook marca HP, com tecnologia i5, utilizando softwares Power Director 15. No total, foram 7 horas de gravação, e mais de 20 horas de edição. Foi estudado minuciosamente o material, decupou-se o que já tinha sido gravado, editou-se as entrevistas, assim como também separou-se as imagens de apoio. O maior desafio foi construir uma narrativa audiovisual respeitando a coesão e a coerência da história de Egydio, nessa parte do processo a sensibilidade foi muito importante.ऀ儀甀愀渀琀漀 琀爀椀氀栀愀 洀甀猀椀挀愀氀Ⰰ 瀀愀搀爀漀渀椀稀漀甀ⴀ猀攀 挀漀洀 甀洀愀 洀切猀椀挀愀 椀渀搀最攀渀愀Ⰰ 䌀愀渀漀 䬀愀礀愀瀀 ጀ†䴀愀眀愀挀愀⸀ 䄀 洀切猀椀挀愀 攀猀琀愀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 渀愀猀 瘀椀渀栀攀琀愀猀 搀漀 瘀搀攀漀Ⰰ 渀漀猀 猀漀戀攀猀 猀漀渀猀Ⰰ 攀 渀漀 攀渀挀攀爀爀愀洀攀渀琀漀⸀
Ainda na edição, foi feita uma vinheta com um trecho da Denúncia do massacre dos Waimiri – Atroari na Comissão da Verdade, com matérias de jornais relacionadas ao assunto. ऀ一愀 瀀猀ⴀ瀀爀漀搀甀漀 昀漀椀 昀攀椀琀愀 愀 挀愀瀀愀 搀攀 䐀嘀䐀 挀漀洀 爀攀挀甀爀猀漀 搀漀 䌀漀爀攀氀 䐀爀愀眀⸀ 一愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀愀 愀爀琀攀 昀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 昀漀琀漀猀 搀漀 愀爀焀甀椀瘀漀 瀀攀猀猀漀愀氀 搀攀 䔀最礀搀椀漀Ⰰ 甀洀愀 昀爀愀猀攀 甀猀愀搀愀 瀀漀爀 攀氀攀 渀漀 猀攀甀 搀椀猀挀甀爀猀漀 搀攀 䌀椀搀愀搀漀 䄀洀愀稀漀渀攀渀猀攀 攀 甀洀愀 氀椀渀栀愀 搀漀 琀攀洀瀀漀 挀漀洀 猀攀甀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 愀挀漀渀琀攀挀椀洀攀渀琀漀猀⸀
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