ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #01779f"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00236</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;CA</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;CA02</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;VÍDEO DOCUMENTÁRIO HERÓIS VIRA-LATAS</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;LUANE DÊBORA PASSOS GALVÃO (FACULDADE INTERAMERICANA DE PORTO VELHO)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;adoção, cachorros, Porto Velho, vira lata, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O objetivo desse projeto, fruto da disciplina Projeto Experimental em Comunicação, foi a criação de um vídeo documentário para conscientização da adoção de animais abandonados e, também, explicar para a população sobre os direitos dos animais. Alguns autores que contribuíram com o referencial teórico foram: Alan Andreasen (2002); Luiz Zenone (2006); Jorge Martins (1997); Marcos Rey (2001); abordando conceitos como Marketing Social, a linguagem do vídeo documentário, o processo de pré-produção, produção e pós-produção audiovisual, criação do roteiro, técnicas de fotografia, entre outros. Foi realizada uma pesquisa quantitativa com o público-alvo para mensurar o conhecimento sobre a causa e as leis de proteção aos animais. Dos dados, concluiu-se que 20% não têm conhecimento da lei e 74% adotariam um animal. O que reforçou a importância do documentário</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Segundo o autor Andreasen (2002), Marketing Social é uma extensão do termo marketing, uma ampliação do próprio termo focando nos interesses dos consumidores e da sociedade em longo prazo. O marketing social vem crescendo e aumentando a sua forma de impactar. A prática do marketing social se insere em três categorias, a primeira é o setor-público (governo), a segunda, setor-privado (empresas comerciais), e a terceira é o setor privado com fins públicos, aqui se insere as ONGs. Segundo uma estimativa em pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde - OMS, no ano de 2014, no Brasil já existia o alarmante número de 30 milhões de animais abandonados. Uma das grandes causas do abandono é quando o dono precisa viajar e não tem com quem deixar o animal, assim acaba abandonando em praças públicas ou nas proximidades de restaurantes achando que o animal jamais passará fome. Outra causa do abandono é quando o animal está velho demais e não é mais a diversão da casa, sendo ignorado e abandonado. As ONGs que atendem os animais abandonados são locais sem fins lucrativos e sua existência vem inteiramente das pessoas que se preocupam com essa causa. O marketing social se insere a partir do momento em que as pessoas doam e ajudam com trabalhos voluntários para que o local permaneça resgatando os animais que precisam, o benefício torna-se pessoal para a própria ONG continuar em pleno funcionamento. Para produzir um documentário de incentivo à adoção consciente de animais na cidade de Porto Velho/RO, além da pesquisa bibliográfica, foi necessária uma pesquisa de campo para conhecer o público-alvo da campanha denominada Heróis vira-Lata, bem como seu conhecimento sobre as ONGs existentes na cidade e sobre a lei de proteção contra maus-tratos. Sabendo a importância de ter um vídeo de conscientização, assim fica mais evidente ao público a mensagem que se deseja transmitir, nesse caso a conscientização e o incentivo à adoção de animais.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O projeto  Heróis vira-lata teve como principal objetivo produzir um documentário de 3 minutos que visa incentivar pessoas à pratica de adoção responsável. A intenção é mostrar a realidade dos animais abandonados, nas ruas, isso acontece diariamente pela país todo, a ideia e usar uma historia real que aconteceu na capital de Rondônia, de superação, pós adoção, que mostra as dificuldades que a maioria dos animais passam diariamente na busca por comida, água limpa, um lugar para dormi, e por sua sobrevivência.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Atualmente, na cidade de Porto Velho existe um grande índice de animais abandonados. Isso vem causando grandes transtornos para a capital, como por exemplo: graves acidentes no trânsito, muitas denúncias de maus-tratos, dentre elas até mesmo abuso. Este projeto além de conscientizar de que o abandono é crime, mostra também que existem leis a favor dos animais, com punições para quem comete crime de abandono. A campanha tem função de ajudar e facilitar no método da adoção consciente, auxiliando assim, os voluntários que dirigem Organizações Não Governamentais  ONGs em toda cidade. Hoje existem três principais ONGs que buscam através de projetos reduzir o número de abandono, um dos métodos utilizados é a castração. Em grandes cidades, estima-se cinco habitantes para cada cachorro, sendo mais de 10% considerando os dias atuais. Quando se trata de abandono, o número de animais nas ruas vem crescendo gradativamente em grandes metrópoles. Em Curitiba, para quatro habitantes há um animal. Existem em média 15 mil animais nas ruas. Em interiores, o número é mais baixo, varia de três habitantes para cada animal, em média 2,6 mil animais nas ruas. De acordo com o site Natureza Animal, nas grandes cidades, como Presidente Prudente/SP, têm mais de 52 mil animais, sendo 2,8 mil animais abandonados, segundo dados da OMS. O Decreto brasileiro n. 24.645/34 prevê pena para todo aquele que incorrer em seu artigo 3º, item V,  abandonar animal doente, ferido, extenuado ou mutilado, bem como deixar de ministrar-lhe tudo que humanitariamente se lhe possa prover inclusive assistência veterinária . Já a Lei n. 9.605 de 12 de fevereiro de 1998, dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências em seu art. 32: Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. Atualmente, a cidade de Porto Velho/RO possui 89 bairros e três vilas. Em média, segundo a protetora animal Nil Pena, são abandonados 263 animais por ano na cidade. Por dia, são recebidas 16 denúncias de abandono, mas apenas duas são atendidas, por falta de estruturas e por não ter apoio financeiro fixo. Toda e qualquer atividade que envolve higiene, alimentação, medicação e consultas possuem gastos elevados, e por ser uma instituição social sem fins lucrativos, não há estabilidade para com os compromissos de ajudar sempre. Com esse grande número de animais nas ruas começou a surgir ONGs em todo território nacional, para ajudar nos resgates de animais feridos, doentes e maus-tratados que eram encontrados nas ruas. Esses animais sobrevivem de doações e da solidariedade de pessoas que se comovem com a situação, essas organizações protetoras de animais conseguem sustentar os seus ideais e concluir o seu principal objetivo que é salvar, cuidar e conseguir um novo lar para esses animais. Este trabalho tem a intenção de ajudar ONGs locais, com o objetivo de incentivar a adoção consciente, trabalhando diretamente com a população da capital de Rondônia. O intuito é conscientizar que maus-tratos e abandono são crimes, e que a maioria dos animais abandonados são vítimas de maus-tratos e abandono. Animais são abandonados todos os dias, sofrem com sequelas, abusos, e até mesmo maus-tratos nas ruas, visivelmente desprotegidos, por uma sociedade que na sua maioria não tem empatia com os mesmos. As ONGs da cidade estão lotadas de animais que precisam de um lar, mas ainda existem pessoas que cuidam e que lhe dedicam muita atenção, os voluntários. Este documentário será utilizado em campanhas feitas pela internet com o intuito de incentivar a realização de feiras de adoção, arrecadações de fundos para proteção dos animais, entre outros eventos beneficentes que sempre são realizados nacidade.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para a produção do documentário, fez-se necessário levantar estudos bibliográficos sobre o audiovisual, sua linguagem e técnicas de produção, além de ter sido necessária uma pesquisa de campo para conhecer o público-alvo da campanha denominada Heróis vira-Lata, bem como seu conhecimento sobre as ONGs existentes na cidade e sobre a lei de proteção contra maus-tratos. Produção Audiovisual do Filme Documentário A produção audiovisual possui algumas etapas e uma ordem. É necessária uma boa equipe, com especializações no ramo de atuação, assim é formado o time para uma possível elaboração de uma produção de um filme ou documentário. Dentre as etapas, temos o planejamento com o briefing pronto, obtido com o profissional do atendimento. O roteiro vem de início como uma base do projeto escrito, como serão as cenas, ângulos escolhidos, e o local. No livro  Manual do roteiro explica como é contada uma história, e como ela deve ser estruturada de uma forma básica e linear segundo o autor Field (2001):  O roteiro é como uma história contada em imagens, então o que todas as histórias têm em comum? Um início, um meio e um fim, ainda que nem sempre nessa ordem (2001, p.02). Com todas as informações colhidas vem a elaboração do roteiro do vídeo, após a aprovação do roteiro (com ou sem storyboard) passa-se então para a próxima etapa: a produção. Nesta etapa são feitos as filmagens, depois de definir o cenário (local) onde será feito o filme, o que se deve levar para cenário, pontos e enquadramentos e não deixar que aconteça nenhum erro de continuidade; saber as posições certas de câmeras, microfone, e seguir de acordo com o que o roteiro pede, como foi escrito em reunião de pauta. A equipe de produção fica atenta a cada cena, com a claquete em mãos, seguindo as sequências de imagens correta se dirigindo de forma única, escolhendo as melhores cenas para facilitar o seu tempo na edição. O principal é não deixar passar sequer um erro de continuidade, e nem de fala, por parte do roteiro escrito no princípio. A pós-produção acontece quando a produtora faz a decupagem1 de todo o material, separando juntamente com todas as trilhas que foram solicitadas para a utilização da campanha, ou quando se trata de gravação em OFF, passando pela fase de edição em estúdio quando necessário: edição de sons e cenas de acordo com o que foi descrito no roteiro. Em ordem o editor precisa respeitar: o tempo de produção do material, de modo geral, desde o início da produção do roteiro até a entrega do material, que em geral é de no mínimo quatro horas e vai até doze horas de produção, quando se trata de vídeos institucionais e vídeo publicitário de curta metragem. Passando todo o material já separado para o editor, com a sequência de imagens e com o tempo pedido, o editor precisa obedecer a ordem cronológica que o roteiro exige. Finalização: depois de todo o material pronto, decupado e editado, ele passa pela revisão do diretor e do produtor responsável pelo material. A produção de qualquer material audiovisual tem uma ordem a se seguir, é necessário obedecer tudo que o roteiro permite fazer para uma melhor apresentação final, sendo ela da captura de imagens à transmissão final do material para o telespectador, já com a aprovação do cliente. Segundo o autor Cris Rodrigues:  Um filme seja ele de que tipo for, necessita de um produtor que levantará os recursos necessários e acompanhará estreitamente o seu gasto para que o filme termine dentro do prazo e do orçamento estipulado, e de um diretor a quem será delegada a responsabilidade criativa e visual do projeto (2007, p. 76). A produção necessita de uma equipe especializada para a realização de cada fase segundo o autor Waldemar Ciglioni Jr.,  para criar ou inventar é necessário mobilizar nosso inconsciente e com ele descobrir as soluções desejadas (2009, p. 26), na produção de vídeo é necessária obedecer a ordem natural de produção para desenvolver um excelente filme. Baseada em uma pré-produção, onde é marcada as reuniões de pauta para conhecer os negócios e o assunto mais a fundo, definir datas de gravações, organizar a agenda da produtora e do cliente e fornecer todas as informações necessárias para que o vídeo saia como o combinado. Em seguida, tem a gravação, onde será o local de gravação, como combinado dia e hora em pauta, inicia a captura de cenas, é dando início à gravação respeitando o limite de tempo para dar continuidade no restante da produção segundo o autor Waldemar Ciglioni Jr: Para avaliarmos a importância da ação basta lembrar que é ela quem transforma sonhos em realidade, arranca projetos presos ao papel e os transforma em cidades (2009 p. 36-37). A produção trabalha diretamente com os editores de vídeo, para deixar bem claro a história que o vídeo deve transmitir para seu público-alvo, com efeitos especiais, trilha sonora, créditos e todos os elementos de um vídeo profissional deve possuir. Filme Documentário Heróis Vira-lata O documentário procura defender e colocar diante dos nossos olhos um ponto de vista ou provas irrefutáveis.   Os documentários podem representar o mundo da mesma forma que um advogado representa os interesses de um cliente  (Bill Nicholls, 2009). Os filmes documentários não seguem um padrão de técnicas, não se resumem a somente questões e nem formas ou características prontas. Tudo pode mudar, novos ângulos são sempre testados e então, outros cineastas podem progredir com o material que tem, descartar ou fazer um totalmente novo tomando como ponto de partida o tema que deseja explorar. O vídeo deixa bem claro o real desejo de conhecimento no seu telespectador. Transmitem persuasão e também lógica, prometendo ao público que ele descubra, conheça e aprenda. Já que o documentário tem por base questões do mundo histórico, pode-se dizer que se comunicam por meio de imagens e sons, esse tipo de discurso pode ser nomeado como a   voz  do documentário, essa voz transmite pontos de vista, defende causas e mostra argumentos. É daí que vem sua persuasão e o convencimento, através da força da   voz  , uma maneira única de se expressar. O Documentário precisa ser informativo, deixando a mensagem clara e objetiva com um texto didático e não muito difícil de entender o assunto que está sendo abordado no filme. O fato principal de um documentário é que o tema nunca acaba, fica a ideia fixa na cabeça do telespectador e o mesmo poderá ter a sua melhor interpretação. A ideia não é convencer, mas, fazê-lo refletir sobre o tema abordado. O objetivo foi produzir um vídeo de três minutos com cenas rápidas, em ângulos diferentes para facilitar a exibição do material, segundo o autor Rey (2001) os diversos planos podem ajudar e facilitar no entendimento do filme e ressalta também alguns planos importantes. Dentre eles temos o Travelling, quando a câmera acompanha o personagem (2001, p.51). Segundo o autor, um dos planos mais utilizados também para filmes de curta metragem é o plano médio, que capta o personagem pela metade (da cintura para cima) onde o foco é mais visível e melhor perceptível para o telespectador, também chamado de plano Americano (2001, p. 51). Um dos planos utilizado para focar na felicidade do animal foi o close-up, focando em seu focinho úmido e sadio, pelo bagunçado, visando pequenos detalhes. De acordo com o autor Marcos Rey o plano Close-up é o detalhe dominando a imagem (2001, p.50). Foi realizada uma pesquisa do tipo quantitativa com 103 pessoas que possuem animais e que adotariam animais, com o objetivo de descobrir o conhecimento da população de Porto Velho/RO sobre a adoção consciente. Com a pesquisa descobriu-se que 47% não sabem como denunciar maus-tratos, alguns concluíram que não é tão divulgado como outros números de denúncias pela prefeitura, e existe uma grande dificuldade para quem procura fazer denúncias por meio da polícia militar ou ambiental e não é atendido de maneira adequada. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">GOSTAM DE ANIMAIS PRODUTO: VÍDEO PEÇA: HERÓIS VIRA-LATA Depois de finalizada o levantamento do referencial teórico, houve um brainstorming (reunião entre os alunos envolvidos para levantamento de ideias) para decidir o roteiro e montar o storyboard do trabalho. Após várias conversas, o roteiro foi finalizado como segue: CLIENTE: PESSOAS QUE TÍTULO: VÍDEO DOCUMENTÁRIO VEICULO: INTERNET VÍDEO: ANIMAÇÃO STOP MOTION SURGE UMA ANIMAÇÃO DE UM PERSONAGEM DANDO UMA INTRODUÇÃO DO QUE VEM NO VÍDEO A SEGUIR. AINDA CONTINUANDO A ANIMAÇÃO EM STOP MOTION, E É CONTADA UMA HISTORIA DA REALIDADE DOS ANIMAIS ABANDONADOS EM PORTO VELHO. VOLTA A ANIMAÇÃO DA PERSONAGEM, PASSANDO PARA O DEPOIMENTO. A PERSONAGEM FERNANDA AMARAL N. RESPONDE ALGUMAS PERGUNTAS DE COMO FOI O PROCESSO DE ADOÇÃO DE SEU CACHORRO BOB ÁUDIO: OFF 1: KAYANE Olá pessoal, gostaríamos de mostrar de uma forma simples, é divertida a realidade de muitos animais que nem notamos em nosso dia-a-dia. OFF 2: FLÁVIO DANTAS Muitos animais que aparecem nas ruas passam despercebidos sobre nossos olhares, acredite existe uma luta diária para matar a fome, é a sede. Para a sorte deles existem 3 pessoas em Porto Velho que lutam voluntariamente pela causa animal. De acordo com pesquisas realizadas na capital, em pensar que muitos desses animais não tiveram tanta sorte, é com certeza não tiveram um final feliz. Mas podemos mudar essa triste realidade, podemos ajudar esses voluntários que dirigem ONG s, onde seu principal objetivo e resgatar e poder dar uma nova chance para esses animais que foram abandonados. OFF 3: KAYANE Você vai conhecer a historia do Boby, um cachorrinho abandonado que recebeu uma nova chance de viver! ON 1: DEPOIMENTO PERSONAGEM FERNANDA AMARAL Para o processo de gravação, foram tiradas mais de 400 fotos utilizando uma Canon T4i, dois refletores de luz fria, uma mesa para stop motion e uma cartolina branca como fundo para o stop motion (É uma técnica onde as imagens são movimentadas e fotografadas quadro a quadro, criando a impressão de movimento.) no estúdio da faculdade Uniron, contendo imagens ilustrativas de vetores de animais, protetores e locais. O próximo passo foi gravar o depoimento de uma adotante no local: Bairro Novo, utilizando uma Canon T5 para a captura de imagens e uma Canon T3i com microfone, para captura de áudio e imagens auxiliares. A adotante Fernanda Amaral contou como foi o resgate, o estado em que Bob foi encontrado e como foi a adaptação para ambas as partes. Os planos de câmera utilizados foram: 1 - Plano Médio (PM) utilizado para apresentar o entrevistado para o telespectador de maneira casual, objetivando seu nome no rodapé do vídeo. 2 - Primeiro Plano utilizado para focar em um certo objeto mostrando detalhes, sem deixar de fugir do plano inteiro. 3 - Primeiríssimo Plano utilizado para dar uma sensação de intimidade e proximidade com o telespectador. A edição do vídeo foi feita por Luane Galvão em sua residência, editado em 3 dias no programa Adobe Premiere CS6, juntando as fotos do stop motion com o depoimento da adotante. O próximo passo foi gravar a locução em OFF no estúdio de rádio da Faculdade Uniron, utilizando o programa Sound Forge 11 para captura de áudio. Kayane e o técnico Flávio gravaram cada um, uma parte do texto contido no roteiro, ao qual foi inserido posteriormente no vídeo, assim como a trilha contida no material, onde foi feito um download de uma lista aleatória de trilhas sem direitos autorais contidas no canal Ailton Games, no site Youtube. Com o vídeo pronto, realizamos uma entrevista com 12 pessoas. Mostramos o projeto para o público e medimos se o material seria aceito. As pessoas entrevistadas elogiaram a causa, o vídeo e a iniciativa do trabalho. As reações foram diversas, dentre elas choro, admiração, pena, risos e surpresa com os dados apresentados no vídeo dos animais abandonados na capital, com base na pesquisa cedida pela ONG Socorristas Animais. Uma vez que, o nosso foco era a informação e conscientização, as pessoas entrevistadas passaram a ter mais visão da situação, assim como conhecer o decreto que defende os animais contra o abandono. Acreditamos que com a veiculação aberta do vídeo mais pessoas terão conhecimento da causa. Pode-se destacar como principal fator que atrapalhou o andamento do projeto, a falta de união das ONGs da capital, o que acabou por dificultar o acesso de informações que só elas poderiam ter. As partes positivas foram a ajuda da ONG Socorristas Animais que se disponibilizou em ceder, pelo menos, parte dos dados para a realização da parte teórica deste trabalho. O vídeo foi produzido com a intenção de abordar duas formas: a primeira é uma maneira simples e divertida, através do stop motion, mostrar a realidade do abandono. Já a segunda, apresentamos o depoimento real de uma adotante que resgatou e deu uma segunda chance para um animal encontrado na rua.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O objetivo desse trabalho era produzir um vídeo documentário apresentando a realidade dos animais abandonados. Acreditamos que a conscientização do público em geral, através do vídeo, poderá ajudar a população a entender melhor a situação pela qual esses animais passam diariamente nas ruas. O resultado do vídeo foi satisfatório, a meta foi alcançada. Com palavras simples e de fácil compreensão, houve facilidade no entendimento pelo público-alvo, uma vez que a conscientização é uma forma de incentivo para que as pessoas percebam e entendam a situação proposta e como pode ser evitado o abandono e o que fazer para ajudar em uma adoção consciente. O que podemos perceber é que as pessoas tem um pouco de conhecimento sobre o assunto mas o que falta muitas vezes é incentivo e mais informações, pois, muitas delas ajudam por conta própria e não tem conhecimento sobre ONGs de proteção, assim como o que fazer em casos de maus-tratos. As pessoas são influenciadas pelo o que ouvem e pelo o que veem, principalmente se a informação tenha conteúdo persuasivo. Podemos perceber que vídeos com temáticas sociais acabam convencendo o telespectador justamente por se tratar de assuntos que temos contato no nosso cotidiano. Diante disso, posteriormente, a intenção do projeto Heróis Vira-lata é tornar esse trabalho em um projeto institucional educativo para crianças do ensino fundamental, assim como auxiliar acadêmicos em projetos futuros sobre o tema, trazendo conhecimento sobre as leis que protegem os animais, e a valorização do trabalho comunitário das ONGs que atuam na cidade de Porto Velho/RO. Unindo o didático com a realidade de um depoimento nos permitiu idealizar um projeto criativo, interativo e chegar mais perto da sociedade. Como consequência, na pesquisa qualitativa, o vídeo foi bem aceito, nos dando a oportunidade de explorar e levar para frente o projeto Heróis vira-lata.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">ABREU, Karen Cristina. Aspectos da Criação Publicitária. Disponível em: <http://www.bocc.ubi.pt/pag/bocc-kraemer-criacao.pdf> Acesso em: 17/04/2017. Agência de Direitos Animais. Cães e gatos podem ser registrados em cartório. Disponível em: <http://www.anda.jor.br/24/03/2017/caes-e-gatos-podem-ser-registrados-em-cartorio> Acesso em: 17/04/2017. ANDREASEN, Alan R. Ética e Marketing Social. São Paulo: Futura, 2002. FIELD, Syd. Manual do Roteiro. Rio de Janeiro. Objetiva, 2001. REY, Marcos. O Roteirista Profissional Televisão e Cinema. São Paulo, Ave-Maria, 2001. Associação Brasileira de Agências de Publicidade. A evolução da Mídia no Brasil. Disponível em:<http://www.abapnacional.com.br/pdfs/publicacoes/brasil.pdf> Acesso em: 15/04/2017. BRITO, Breno. Criação Publicitária. Disponível em: <http://www.brenobrito.com/files/criacao_publicitaria-apostila01.pdf> Acesso em: 17/04/2017 BRITO, Breno. Práticas de Propaganda. Disponível em:<http://www.brenobrito.com/files/prat_propaganda_apostila01.pdf> Acesso em: 15/04/2017 CARRASCOZA, João Anzanello. A evolução do texto publicitário. 5ª Reimpressão. São Paulo: Editora Futura, 2005. CARRASCOZA, João Anzanello. Razão e Sensibilidade no texto Publicitário. São Paulo: Editora Futura, 2004. CIGLIONI, Waldemar. Deu Branco. São Paulo: Editora Alínea, 2009. COMPARATO, Doc. Da Criação ao Roteiro: Teoria e Prática. São Paulo: Summus, 2000. 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