INSCRIÇÃO: 00251
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO10
 
TÍTULO: Por Trás da Merda: Perfil
 
AUTORES: João Victor da Silva Oliveira (Universidade Federal do Pará); Sandoval Silva Oliveira Júnior (Universidade Federal do Pará); Célia Regina Trindade Chagas Amorim (Universidade Federal do Pará)
 
PALAVRAS-CHAVE: Entrevista, Teatro, Políticas Públicas, Belém do Pará,
 
RESUMO
A entrevista audiovisual Por Trás da Merda: Perfil apresenta uma narrativa, de natureza político-artística, da vida da atriz paraense Marlene Silva. Ela revela a batalha cotidiana para manter a profissão com dignidade, destaca a falta de investimento por parte do Estado em relação a cultura de modo geral em Belém, mas demonstra grande amor a sua profissão, destacando a importância que a arte cênica tem em sua vida desde a infância até os dias de hoje. Na entrevista, além de falar desses assuntos, Marlene interpreta uma personagem criada por ela mesma, "Benedita Língua de Cobra", que foi construída a partir de uma promessa feita por sua mãe a São Benedito, santo que é homenageado na Marujada, manifestação popular religiosa que acontece anualmente no município de Bragança-PA.
 
INTRODUÇÃO
O “Por Trás da Merda: Perfil” é uma entrevista que surgiu a partir do documentário “Por Trás da Merda”, feito por alunos de Comunicação Social, durante a disciplina optativa de Documentário em vídeo jornalístico e publicitário da UFPA no período de 2017 e 2018.਀伀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 搀攀猀琀愀挀愀 漀猀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 焀甀攀 愀 挀氀愀猀猀攀 愀爀琀猀琀椀挀愀 瀀愀爀愀攀渀猀攀Ⰰ 攀猀瀀攀挀椀昀椀挀愀洀攀渀琀攀 漀 琀攀愀琀爀漀Ⰰ 攀渀昀爀攀渀琀愀 挀漀洀 愀 愀甀猀渀挀椀愀 搀攀 瀀漀氀琀椀挀愀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀⸀ 䌀漀洀漀 昀漀爀愀洀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀猀 爀攀愀氀椀稀愀爀 洀愀椀猀 搀攀 ㄀  攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 瀀愀爀愀 愀 挀漀洀瀀漀猀椀漀 搀漀 昀椀氀洀攀Ⰰ 搀攀猀琀愀挀愀ⴀ猀攀 渀攀猀琀愀 瀀爀漀搀甀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 攀洀 昀漀爀洀愀琀漀 搀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀Ⰰ 漀 瀀攀爀昀椀氀 搀愀 愀爀琀椀猀琀愀 瀀愀爀愀攀渀猀攀 䴀愀爀氀攀渀攀 匀椀氀瘀愀Ⰰ 焀甀攀 琀攀洀 最爀愀渀搀攀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 渀漀 挀攀渀爀椀漀 挀甀氀琀甀爀愀氀 瀀愀爀愀攀渀猀攀 攀 洀甀椀琀漀 愀 挀漀渀琀愀爀 猀漀戀爀攀 漀 挀漀渀琀攀砀琀漀 愀琀甀愀氀 搀愀 挀甀氀琀甀爀愀 搀漀 攀猀琀愀搀漀 搀漀 倀愀爀⸀ Segundo Cremilda Medina, “a entrevista, nas suas diferentes aplicações, é uma técnica de interação social, de interpenetração informativa, quebrando assim, isolamentos grupais, individuais, sociais; pode também servir à pluralização de vozes e à distribuição democrática da informação.” (MEDINA, 1986, p. 7). Desse modo, tem a intenção de dar visibilidade ao seu trabalho, valorizá-lo e mostrar a relação da atriz com a sociedade e com a arte cênica.਀伀 琀攀愀琀爀漀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 氀攀瘀愀爀 氀愀稀攀爀 愀漀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ  甀洀愀 愀爀琀攀 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 琀愀渀琀愀猀Ⰰ 挀愀瀀愀稀 搀攀 瀀爀漀瀀漀爀 愀 焀甀攀洀 漀 愀猀猀椀猀琀攀 攀搀甀挀愀漀Ⰰ 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 攀 爀攀昀氀攀砀漀⸀ 一漀  瀀漀爀 愀挀愀猀漀 焀甀攀 䐀伀刀吀 ⠀㄀㤀㜀㜀⤀ 焀甀攀猀琀椀漀渀愀㨀 ᰀ攠洀 瘀攀稀 搀攀 昀椀挀愀爀洀漀猀 渀漀猀 瀀攀爀最甀渀琀愀渀搀漀 挀漀洀漀 漀 琀攀愀琀爀漀 瀀漀搀攀 猀攀爀 瀀漀氀琀椀挀漀Ⰰ 渀漀 猀攀爀椀愀 洀攀氀栀漀爀 爀攀昀氀攀琀椀爀 猀漀戀爀攀 漀 昀愀琀漀 搀攀 焀甀攀Ⰰ 搀攀 愀氀最甀洀愀 洀愀渀攀椀爀愀Ⰰ 漀 琀攀愀琀爀漀 猀攀洀瀀爀攀 昀漀椀 瀀漀氀琀椀挀漀 漀渀琀漀氀漀最椀挀愀洀攀渀琀攀㼀ᴀ⸠ É na perspectiva política e pessoal, que a produção audiovisual, em formato de entrevista com a artista paraense, foi desenvolvida durante a disciplina de Documentário, da Faculdade de Comunicação da UFPa, ministrada pela professora Célia Trindade Amorim. A entrevista é parte constituinte importante para quem realiza documentários, pois a partir dela passamos a conhecer em profundidade o perfil, em muitos casos, dos personagens que desejamos trabalhar.
 
OBJETIVO
A entrevista “Por Trás da Merda: Perfil” tem o objetivo de fazer uma reflexão sobre a realidade da classe artística teatral de Belém nos dias atuais, a partir da fala de uma atriz que possui quase 20 anos de carreira no teatro paraense.਀ É de suma importância a valorização da cultura de todos os povos do mundo, valorizar e expor o trabalho que os atores paraenses desenvolvem ao longo de sua carreira não só os enriquece, como também valoriza a cultura amazônica. Na capital paraense, muitos grupos de teatros passam por diversas dificuldades, como a falta de políticas públicas e até mesmo de espaços para os ensaios, no entanto, ultrapassam essas barreiras e dão continuidade ao trabalho artístico.਀ Diante desse cenário, o produto investe na entrevista para chamar a atenção do público e do governo, e expõe a falta de investimentos na cultura do estado do Pará, de modo geral. A atriz Marlene Silva conta suas inquietações e insatisfações sobre as consequências do descaso com a cultura cênica, o que acaba refletindo na vida pessoal e profissional dos atores, mas, também, revela muito amor pela profissão mesmo frente a essa realidade.
 
JUSTIFICATIVA
A entrevista “Por Trás da Merda: Perfil” assim como o documentário “ Por Trás da Merda”, nasceram a partir de uma experiência pessoal de um dos alunos da equipe e foi pensado e desenvolvido na disciplina de Documentário em Vídeo Jornalístico e Publicitário do curso de comunicação social da UFPA. A turma teve total liberdade para escolher um tema e construir um documentário que pudesse ser relevante para a sociedade e as discussões em sala de aula.਀ A partir da proposta do documentário, conseguimos perceber nuances nas falas de cada um dos entrevistados e a partir delas trabalhar um de cada vez contando suas histórias e dificuldades encontradas dentro da carreira, apresentando um perfil desses atores. Dificuldades como a falta de espaços para ensaios, falta de público, de cachês pagos pelas peças apresentadas e a falta de políticas públicas voltadas para a arte do teatro.਀ Entende-se por políticas públicas, segundo artigo do site Politize!, “(...) conjuntos de programas, ações e decisões tomadas pelos governos (nacionais, estaduais ou municipais) com a participação, direta ou indireta, de entes públicos ou privados que visam assegurar determinado direito de cidadania para vários grupos da sociedade ou para determinado segmento social, cultural, étnico ou econômico. Ou seja, correspondem a direitos assegurados na Constituição.” (Politize!, 2016)਀䔀猀琀愀 愀爀最甀洀攀渀琀愀漀 爀攀昀漀爀愀 漀 焀甀愀渀琀漀  椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 攀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 焀甀攀 栀愀樀愀 椀渀瘀攀猀琀椀洀攀渀琀漀猀 瀀漀爀 瀀愀爀琀攀 搀漀猀 最漀瘀攀爀渀漀猀 瀀愀爀愀 琀漀搀愀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀Ⰰ 攀洀 琀漀搀愀猀 愀猀 攀猀昀攀爀愀猀 猀漀挀椀愀椀猀⸀ 䰀漀最漀Ⰰ 愀挀爀攀搀椀琀愀洀漀猀 焀甀攀 愀 瀀爀琀椀挀愀 琀攀愀琀爀愀氀 搀攀瘀攀爀椀愀 猀攀爀 搀椀猀挀甀琀椀搀愀 渀漀 猀漀洀攀渀琀攀 挀漀洀漀 昀漀爀洀愀 搀攀 氀攀瘀愀爀 氀愀稀攀爀 愀漀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 洀愀猀 琀愀洀戀洀Ⰰ 挀漀洀漀 瀀爀琀椀挀愀 猀漀挀椀漀攀搀甀挀愀琀椀瘀愀Ⰰ 瀀漀椀猀 攀砀椀猀琀攀洀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀 琀攀愀琀爀愀椀猀 焀甀攀 瀀漀猀猀甀攀洀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 焀甀攀 挀漀渀猀攀最甀攀洀 氀攀瘀愀渀琀愀爀 焀甀攀猀琀椀漀渀愀洀攀渀琀漀猀 瀀漀氀琀椀挀漀猀 猀爀椀漀猀⸀ ਀䄀挀爀攀搀椀琀愀洀漀猀 焀甀攀 愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀  甀洀 攀砀挀攀氀攀渀琀攀 瀀爀漀搀甀琀漀 焀甀攀Ⰰ 猀攀 戀攀洀 琀爀愀戀愀氀栀愀搀愀Ⰰ 瀀漀搀攀 瘀愀氀漀爀椀稀愀爀 愀 瀀爀漀昀椀猀猀漀 搀漀 愀琀漀爀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 搀愀爀 瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 甀洀愀 愀爀琀攀 焀甀攀 愀 挀愀搀愀 搀椀愀 攀猀琀 猀攀渀搀漀 搀攀猀瀀爀攀稀愀搀愀 渀漀 猀 瀀漀爀 瀀愀爀琀攀 搀漀 最漀瘀攀爀渀漀Ⰰ 挀漀洀漀 琀愀洀戀洀 瀀漀爀 甀洀愀 瀀愀爀琀攀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀⸀ 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CONSIDERAÇÕES
A disciplina de Documentário em Vídeo Jornalístico e Publicitário foi uma grande oportunidade para que os alunos pudessem conhecer, por meio das aulas teóricas e, posteriormente, na prática, como funciona o universo da construção de entrevistas e documentários.਀ Mas do que desafiadora, a oportunidade nos dada, ao longo de todo o processo, se mostrou relevante e enriquecedora tanto para a nossa vida acadêmica como pessoal. Acreditamos que cada equipe passou por diversos desafios para obter o seu êxito. Para nós, que decidimos por um tema voltado para a cultura teatral, praticada em Belém, esses desafios, possibilitaram perceber que não devemos desistir daquilo que almejamos.਀ Durante os dois dias em que estivemos colhendo os depoimentos e imagens de apoio, para a entrevista do Perfil, tivemos contato com uma realidade que poucos conhecem. Falar do teatro de Belém e dos atores e diretores que fazem a arte acontecer, nos fez enxergar o triste momento que nosso país passa em relação à falta de investimentos, não só na cultura, mas, em outras esferas, às quais necessitam de apoio e verbas, como a saúde e a educação.਀ Construir um documentário e uma produção com entrevistas não é uma tarefa fácil. Desde a ideia inicial, a construção do projeto, pesquisa, captura de imagens, momento da edição do material, todo esse processo deve ser visto com cautela, não só pela questão de apresentar um produto de relevância e qualidade, mas se trata também da relação que construímos com as fontes que buscamos, pois estamos falando de teatro, de pessoas que vivem de teatro, de homens e mulheres que sonham com novas oportunidades e reconhecimento. Um documentário é muito mais do que um vídeo a ser apresentado, como uma entrevista pessoal, também é, várias vidas sendo reveladas, sendo expostas ao mundo. Ter consciência do que estamos falando e de quem estamos expondo, foi a grande experiência que esse trabalho nos proporcionou.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ ㄀㜀㜀㤀昀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䄀一䐀刀䄀䐀䔀Ⰰ 䐀愀渀椀氀漀⸀ 倀漀氀琀椀挀愀猀 倀切戀氀椀挀愀猀㨀 伀 焀甀攀 猀漀 攀 瀀愀爀愀 焀甀攀 攀砀椀猀琀攀洀⸀ 匀⸀䤀⸀ ㈀ ㄀㘀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀瀀漀氀椀琀椀稀攀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀瀀漀氀椀琀椀挀愀猀ⴀ瀀甀戀氀椀挀愀猀ⴀ漀ⴀ焀甀攀ⴀ猀愀漀⼀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㄀㘀 洀愀爀⸀ ㈀ ㄀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䐀伀刀吀Ⰰ 䈀攀爀渀愀爀搀⸀ 伀 琀攀愀琀爀漀 攀 猀甀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 倀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀Ⰰ ㄀㤀㜀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀刀䔀䤀刀䔀Ⰰ 䴀愀爀挀椀甀猀⸀ 䐀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀猀㨀 琀椀挀愀Ⰰ 攀猀琀琀椀挀愀 攀 昀漀爀洀愀猀 搀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䄀渀渀愀戀氀甀洀攀Ⰰ ㈀ ㄀㄀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䔀䐀䤀一䄀Ⰰ 䄀爀愀切樀漀 䌀爀攀洀椀氀搀愀⸀ 䔀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀㨀 伀 搀椀氀漀最漀 瀀漀猀猀瘀攀氀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 섀琀椀挀愀 匀⸀䄀Ⰰ ㄀㤀㠀㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀唀䌀䌀䤀一䤀Ⰰ 匀爀最椀漀⸀ 䤀渀琀爀漀搀甀漀 愀漀 爀漀琀攀椀爀漀 搀攀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀⸀ 䐀漀挀 伀渀ⴀ氀椀渀攀Ⰰ 渀⸀ 㘀Ⰰ 䄀最漀猀琀漀 ㈀  㤀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀搀漀挀⸀甀戀椀⸀瀀琀⼀ 㘀⼀愀爀琀椀最漀开猀攀爀最椀漀开瀀甀挀挀椀渀椀⸀瀀搀昀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㔀 樀愀渀⸀ ㈀ ㄀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀