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INSCRIÇÃO: | 00254 |
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CATEGORIA: | JO |
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MODALIDADE: | JO16 |
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TÍTULO: | Por Trás da Merda |
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AUTORES: | Sandoval Silva Oliveira Júnior (Universidade Federal do Pará); Célia Regina Trindade Chagas Amorim (Universidade Federal do Pará); João Victor da Silva Oliveira (Universidade Federal do Pará) |
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PALAVRAS-CHAVE: | Belém do Pará, Documentário, Políticas Públicas, Teatro, |
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RESUMO |
O documentário Por Trás da Merda apresenta uma narrativa a respeito da realidade e das dificuldades de atores e diretores de teatro em Belém do Pará na produção de seus espetáculos. De natureza político-artística, tem como fio condutor, o argumento a partir de entrevistas com seis artistas, entre atores e diretores, que revelam o que há por trás do glamour dos espetáculos e da profissão, a falta de investimento por parte do Estado, a baixa procura do público pelas peças teatrais e o não reconhecimento do trabalho de ator como uma profissão na sociedade. Mas há também um esforço coletivo da classe para reafirmar o teatro como um gerador de cultura e de resistência. O filme foi exibido no Cine Líbero Luxardo, um cinema alternativo de Belém do Pará, compondo a mostra universitária chamada Vida em Doc, evento que finalizou a disciplina. |
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INTRODUÇÃO |
O documentário “Por Trás da Merda” põe em debate as dificuldades enfrentadas pelos atores paraenses em exercer a profissão, especificamente de grupos de teatro pequenos, que não possuem espaço próprio para ensaiar e guardar os materiais que são utilizados nos espetáculos. A partir dos depoimentos de seis artistas, entre atores e diretores, o documentário revela o que há por trás do glamour dos espetáculos, a falta de investimento do estado e o desejo de mais respeito e reconhecimento do público.䔀猀猀攀猀 最爀甀瀀漀猀 搀攀 愀琀漀爀攀猀 攀 搀椀爀攀琀漀爀攀猀 渀漀猀 爀攀洀攀琀攀洀 愀漀 琀攀愀琀爀漀 搀愀猀 洀愀猀猀愀猀Ⰰ 愀焀甀攀氀攀猀 焀甀攀 渀漀 猀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀洀 渀漀猀 愀洀戀椀攀渀琀攀猀 洀愀椀猀 最氀愀洀漀爀漀猀漀猀Ⰰ 挀漀洀漀 漀 吀攀愀琀爀漀 搀愀 倀愀稀Ⰰ 氀漀挀愀氀椀稀愀搀漀 渀漀 挀攀渀琀爀漀 搀攀 䈀攀氀洀Ⰰ 愀琀甀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 搀攀猀琀椀渀愀搀漀猀 愀 最爀愀渀搀攀猀 最爀甀瀀漀猀 焀甀攀 瘀攀洀 搀攀 昀漀爀愀 漀甀 愀 攀瘀攀渀琀漀猀 搀攀 洀切猀椀挀愀 渀愀 挀愀瀀椀琀愀氀 搀漀 倀愀爀⸀
O teatro, além de levar ao público o lazer, é uma arte assim como tantas, capaz de propor a quem o assiste educação, conhecimento e reflexão. Os atores e diretores são cientes dessa capacidade e poder do teatro, por isso, as insatisfações com a falta de investimento para o setor são grandes. Não é por acaso que DORT, 1977, questiona: “em vez de ficarmos nos perguntando como o teatro pode ser político, não seria melhor refletir sobre o fato de que, de alguma maneira, o teatro sempre foi político ontologicamente?” (DORT,1977). Por ter uma natureza política, o teatro, muitas vezes, é banido por parte do Estado. Basta lembrar as peças censuradas à época da ditadura militar de 1964-1985.준 渀愀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀 瀀漀氀琀椀挀愀 焀甀攀 愀 瀀爀漀搀甀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 倀漀爀 琀爀猀 搀愀 䴀攀爀搀愀 昀漀椀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀 渀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 䐀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀Ⰰ 搀愀 䘀愀挀甀氀搀愀搀攀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 ⠀䘀愀挀漀洀⤀ 搀愀 唀䘀倀愀Ⰰ 洀椀渀椀猀琀爀愀搀愀 瀀攀氀愀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 䌀氀椀愀 吀爀椀渀搀愀搀攀 䄀洀漀爀椀洀⸀ 䐀甀爀愀渀琀攀 愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 琀椀瘀攀洀漀猀 愀 氀椀戀攀爀搀愀搀攀 搀攀 攀猀挀漀氀栀攀爀 漀 琀攀洀愀 瀀愀爀愀 猀攀爀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 攀洀 昀漀爀洀愀 搀攀 瀀爀漀樀攀琀漀 搀攀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 愀 猀攀爀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀 攀洀 猀愀氀愀 搀攀 愀甀氀愀⸀ 伀瀀琀愀洀漀猀 瀀攀氀愀 琀攀洀琀椀挀愀 搀漀 琀攀愀琀爀漀 瀀漀爀 愀挀栀愀爀洀漀猀 甀洀愀 愀爀琀攀 搀攀 爀攀猀椀猀琀渀挀椀愀 攀 挀爀琀椀挀愀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 瀀愀爀愀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀
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Diante deste cenário, o produto investe em reflexões acerca do atual cenário cultural paraense, chama a atenção para a falta de investimentos por parte do governo, que atinge toda a classe artística do estado do Pará. Para isso, o documentário Por Trás da Merda expõe essa deficiência nas opiniões dos atores e diretores da capital paraense sobre as consequências da falta dessas políticas públicas na vida pessoal e profissional dos atores e diretores de Belém do Pará.倀愀爀愀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 昀漀椀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 瀀攀渀猀愀爀洀漀猀 攀洀 甀洀 昀椀漀 挀漀渀搀甀琀漀爀 焀甀攀 渀漀猀 氀攀瘀愀爀椀愀 愀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀漀 昀椀氀洀攀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 䘀爀攀椀爀攀Ⰰ
“Diante da multiplicidade de aspectos de que se reveste todo o comportamento humano, o cineasta deve eleger aquele que irá guiar sua observação ao longo das filmagens. Esse aspecto, chamado de “fio condutor”, permite que o desmembramento imposto ao continuum espaço temporal se realize de maneira coerente e inteligível.” (FREIRE, 2011, p.119)伀 愀甀琀漀爀 搀攀猀琀愀挀愀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀攀 猀愀戀攀爀 漀 焀甀攀 椀爀攀洀漀猀 爀攀琀椀爀愀爀 搀愀猀 渀漀猀猀愀猀 昀漀渀琀攀猀Ⰰ 焀甀愀氀 漀 攀椀砀漀 愀 猀攀爀 攀砀瀀氀漀爀愀搀漀 渀漀 洀漀洀攀渀琀漀 搀漀 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀 愀 攀焀甀椀瀀攀 攀 漀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀⸀ 䈀甀猀挀愀洀漀猀 攀砀琀爀愀椀爀 搀漀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀 愀猀 猀甀愀猀 漀瀀椀渀椀攀猀 攀洀 爀攀氀愀漀 愀 昀愀氀琀愀 搀攀 瀀漀氀琀椀挀愀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀 瀀愀爀愀 漀 琀攀愀琀爀漀 攀洀 䈀攀氀洀Ⰰ 瀀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 倀漀爀 吀爀猀 搀愀 䴀攀爀搀愀 琀攀洀 挀漀洀漀 昀椀漀 挀漀渀搀甀琀漀爀 愀 瘀漀稀 搀愀 挀氀愀猀猀攀 琀攀愀琀爀愀氀 挀漀洀漀 氀甀琀愀 攀 爀攀猀椀猀琀渀挀椀愀 搀攀猀琀愀 愀爀琀攀 攀 愀漀 洀攀猀洀漀 琀攀洀瀀漀 焀甀攀 搀攀渀甀渀挀椀愀 愀 昀愀氀琀愀 搀攀 椀渀瘀攀猀琀椀洀攀渀琀漀猀 搀漀猀 最漀瘀攀爀渀漀猀 渀漀 猀攀琀漀爀⸀
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JUSTIFICATIVA |
O documentário “Por Trás da Merda” nasceu a partir de uma experiência pessoal de um dos alunos da equipe e foi pensado e desenvolvido na disciplina de Documentário em Vídeo Jornalístico e Publicitário do curso de comunicação social da UFPA, ministrada pela professora Célia Trindade Amorim. A turma teve a total liberdade para escolher um tema e construir um documentário que pudesse ser relevante para a sociedade. 唀洀 搀漀猀 愀氀甀渀漀猀 焀甀攀 愀猀猀椀渀愀 攀猀猀愀 瀀爀漀搀甀漀 挀椀攀渀琀昀椀挀愀 琀攀瘀攀 愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 挀漀洀 愀 愀爀琀攀 攀洀 䈀攀氀洀 挀漀洀漀 愀琀漀爀 攀 攀猀琀攀瘀攀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 渀漀 洀攀椀漀 愀爀琀猀琀椀挀漀 攀渀琀爀攀 ㈀ 㤀 攀 ㈀ 㐀Ⰰ 渀攀猀猀攀 琀攀洀瀀漀 瀀搀攀 瘀椀瘀攀渀挀椀愀爀 挀漀洀漀 猀漀 愀猀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀猀 焀甀攀 漀猀 愀琀漀爀攀猀 瀀愀爀愀攀渀猀攀猀 瀀愀猀猀愀洀 瀀愀爀愀 攀砀攀爀挀攀爀 愀 瀀爀琀椀挀愀 琀攀愀琀爀愀氀⸀ 䐀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀猀 挀漀洀漀 愀 昀愀氀琀愀 搀攀 攀猀瀀愀漀猀 瀀愀爀愀 攀渀猀愀椀漀猀Ⰰ 昀愀氀琀愀 搀攀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 搀攀 挀愀挀栀猀 瀀愀最漀猀 瀀攀氀愀猀 瀀攀愀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀猀 攀 愀 昀愀氀琀愀 搀攀 瀀漀氀琀椀挀愀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀 瘀漀氀琀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 愀 愀爀琀攀 搀漀 琀攀愀琀爀漀⸀
Entende-se por políticas públicas, segundo artigo do site Politize!2,⠀⸀⸀⸀⤀ 挀漀渀樀甀渀琀漀猀 搀攀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀Ⰰ 愀攀猀 攀 搀攀挀椀猀攀猀 琀漀洀愀搀愀猀 瀀攀氀漀猀 最漀瘀攀爀渀漀猀 ⠀渀愀挀椀漀渀愀椀猀Ⰰ 攀猀琀愀搀甀愀椀猀 漀甀 洀甀渀椀挀椀瀀愀椀猀⤀ 挀漀洀 愀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀Ⰰ 搀椀爀攀琀愀 漀甀 椀渀搀椀爀攀琀愀Ⰰ 搀攀 攀渀琀攀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀 漀甀 瀀爀椀瘀愀搀漀猀 焀甀攀 瘀椀猀愀洀 愀猀猀攀最甀爀愀爀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀漀 搀椀爀攀椀琀漀 搀攀 挀椀搀愀搀愀渀椀愀 瀀愀爀愀 瘀爀椀漀猀 最爀甀瀀漀猀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 漀甀 瀀愀爀愀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀漀 猀攀最洀攀渀琀漀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 挀甀氀琀甀爀愀氀Ⰰ 琀渀椀挀漀 漀甀 攀挀漀渀洀椀挀漀⸀ 伀甀 猀攀樀愀Ⰰ 挀漀爀爀攀猀瀀漀渀搀攀洀 愀 搀椀爀攀椀琀漀猀 愀猀猀攀最甀爀愀搀漀猀 渀愀 䌀漀渀猀琀椀琀甀椀漀⸀ ⠀倀漀氀椀琀椀稀攀℀Ⰰ ㈀ 㘀⤀
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O documentário pode ser um instrumento de reflexão para a comunidade acadêmica e fora dela, sobre a importância de se discutir a situação da cultura de modo geral, com a finalidade de contribuir com reflexões críticas no ambiente social.
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Depois de algumas discussões, foi decidido que iríamos trazer como fio condutor do documentário a história de vida, dificuldades, e as lutas enfrentadas por atores e diretores de Belém, em produzir e manter os espetáculos e companhias, sem o auxílio do governo ou de patrocinadores. Após a definição, o tema foi apresentado e debatido em sala de aula, gerando reflexões e discussões entre professora e alunos. Na ocasião, houveram diversas discussões, onde cada equipe teve a oportunidade de expor sua opinião em relação ao tema das outras equipes. Tal dinâmica possibilitou a visão externa para acrescentar mais elementos que, talvez, a nossa equipe não tenha percebido que seria importante considerar para a execução dos próximos passos. Importante enfatizar a contribuição da mestranda Larissa Pereira, que estava fazendo seu estágio docente na disciplina.一愀 猀攀最甀渀搀愀 攀琀愀瀀愀 昀漀椀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 漀 爀漀琀攀椀爀漀 瀀愀爀愀 椀渀椀挀椀愀爀洀漀猀 愀猀 最爀愀瘀愀攀猀Ⰰ 渀漀猀 戀愀猀攀愀洀漀猀 渀漀 愀爀琀椀最漀 ᴀ䤠渀琀爀漀搀甀漀 愀漀 爀漀琀攀椀爀漀 搀攀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀ᴀ†⠀㈀ 㤀⤀ 搀漀 愀甀琀漀爀 匀爀最椀漀 倀甀挀挀椀渀椀Ⰰ 攀洀 焀甀攀 攀氀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 漀猀 瀀愀猀猀漀猀 椀渀椀挀椀愀椀猀 瀀愀爀愀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 甀洀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀Ⰰ 挀漀洀漀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 洀愀琀甀爀愀漀 搀愀 椀搀攀椀愀Ⰰ 愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 椀渀椀挀椀愀氀Ⰰ 攀氀愀戀漀爀愀漀 攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 瀀攀猀焀甀椀猀愀 猀漀戀爀攀 漀 琀攀洀愀Ⰰ 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀攀 爀漀琀攀椀爀漀Ⰰ 攀渀琀爀攀 漀甀琀爀漀猀 挀愀洀椀渀栀漀猀⸀
Sentimos a necessidade da construção de um roteiro que nos guiasse para a execução das filmagens, pois nele, foi depositado o que faríamos no momento e as perguntas que seriam feitas para os entrevistados. Esse método foi essencial em todos os sentidos, principalmente para a organização dos conteúdos utilizados para a edição.一愀猀 昀椀氀洀愀最攀渀猀Ⰰ 愀 攀焀甀椀瀀攀 挀漀渀琀漀甀 挀漀洀 搀甀愀猀 挀洀攀爀愀猀 猀攀洀椀瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 搀愀 洀愀爀挀愀 一椀欀漀渀Ⰰ 洀漀搀攀氀漀 䐀㔀㈀ Ⰰ 攀 最爀愀瘀愀搀漀爀 瀀愀爀愀 挀愀瀀琀愀漀 搀攀 甀搀椀漀 挀漀洀 洀椀挀爀漀昀漀渀攀 搀攀 氀愀瀀攀氀愀Ⰰ 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀渀搀漀 甀洀愀 洀攀氀栀漀爀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 搀漀猀 甀搀椀漀猀 瀀愀爀愀 瀀漀猀琀攀爀椀漀爀 猀椀渀挀爀漀渀椀愀 挀漀洀 愀猀 椀洀愀最攀渀猀⸀ 䄀瀀猀 愀 搀攀挀甀瀀愀最攀洀 搀攀 瘀搀攀漀猀 攀 甀搀椀漀猀Ⰰ 昀漀椀 昀攀椀琀愀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀漀 爀漀琀攀椀爀漀 搀攀 攀搀椀漀 瀀愀爀愀 挀漀洀攀愀爀洀漀猀 愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀爀 愀猀 挀攀渀愀猀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 挀漀氀攀琀愀搀漀⸀ 䄀猀猀椀洀 椀渀椀挀椀愀洀漀猀 愀 攀搀椀漀 挀漀洀 漀 愀瀀漀椀漀 搀愀 攀焀甀椀瀀攀 琀挀渀椀挀愀 搀愀 䘀愀挀甀氀搀愀搀攀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀愀 唀䘀倀䄀⸀
Nesta etapa, foi usado o programa Adobe Premiere CC 2018 para a montagem do documentário. Muitas ideias foram vistas afim de elaborar as sequências de depoimentos e imagens para chegarmos ao que nos propomos desde o início da escolha do tema. Optamos por uma linguagem mais crua, com cortes secos e letreiros sóbrios, para reiterar a noção de que estávamos falando dos bastidores dos espetáculos, a realidade que decidimos estampar.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ 㜀㜀㤀昀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 ᰀ倠漀爀 吀爀猀 搀愀 䴀攀爀搀愀ᴀ†瀀漀猀猀甀椀 愀瀀爀漀砀椀洀愀搀愀洀攀渀琀攀㤀 洀椀渀甀琀漀猀 搀攀 搀甀爀愀漀⸀ 伀 瀀爀漀搀甀琀漀 挀漀渀琀愀 挀漀洀 愀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀 搀攀 猀攀琀攀 愀爀琀椀猀琀愀猀 瀀愀爀愀攀渀猀攀猀Ⰰ 焀甀攀 愀瀀愀爀攀挀攀洀 愀漀 氀漀渀最漀 搀漀 琀攀洀瀀漀 攀砀椀戀椀搀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 攀砀瀀漀爀 猀甀愀猀 漀瀀椀渀椀攀猀 猀漀戀爀攀 愀 猀椀琀甀愀漀 搀漀 琀攀愀琀爀漀 攀洀 䈀攀氀洀 渀愀 愀琀甀愀氀椀搀愀搀攀⸀ 吀漀搀愀猀 愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 昀漀爀愀洀 瀀爀ⴀ愀最攀渀搀愀搀愀猀Ⰰ 瀀漀爀 琀攀氀攀昀漀渀攀 攀 洀攀渀猀愀最攀渀猀 搀攀 琀攀砀琀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 椀渀椀挀椀愀爀洀漀猀 甀洀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 挀漀渀琀愀琀漀 攀 昀愀氀愀爀 猀漀戀爀攀 愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀愀 渀漀猀猀愀 瀀爀漀搀甀漀 挀漀洀 漀猀 挀漀渀琀愀琀漀猀 攀渀琀漀 挀漀渀昀椀爀洀愀搀漀猀⸀
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O processo da pré-entrevista por telefone ou mensagem, foi muito importante também, para podermos ter a noção do perfil de cada entrevistado em relevância ao tema que foi desenvolvido para o documentário.䌀漀洀漀 挀漀洀瀀漀猀椀漀 搀攀 愀戀攀爀琀甀爀愀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 戀甀猀挀愀洀漀猀 甀洀 愀洀戀椀攀渀琀攀 昀攀挀栀愀搀漀Ⰰ 挀漀洀 戀漀愀 椀氀甀洀椀渀愀漀 瀀愀爀愀 愀 挀攀渀愀Ⰰ 琀爀愀戀愀氀栀愀渀搀漀 愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 猀漀戀爀攀 漀 洀愀瀀攀愀洀攀渀琀漀 挀甀椀搀愀搀漀猀漀 攀 攀猀琀甀搀漀 搀漀猀 氀漀挀愀椀猀 搀攀 昀椀氀洀愀最攀洀 瀀愀爀愀 ᰀ瀠爀攀瘀攀渀椀爀 瀀漀猀猀瘀攀椀猀 椀洀瀀爀攀瘀椀猀琀漀猀 漀甀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 琀挀渀椀挀漀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀漀猀 椀氀甀洀椀渀愀漀 攀 挀愀瀀琀愀漀 搀攀 猀漀洀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 昀愀稀攀爀 挀漀洀 焀甀攀 漀 搀漀挀甀洀攀渀琀愀爀椀猀琀愀 猀攀 昀愀洀椀氀椀愀爀椀稀攀 洀愀椀猀 挀漀洀 漀 甀渀椀瘀攀爀猀漀 愀戀漀爀搀愀搀漀ᴀ†⠀倀唀䌀䌀䤀一䤀Ⰰ ㈀ 㤀⤀⸀ 䔀洀 爀攀氀愀漀 愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀Ⰰ 漀 愀甀琀漀爀 渀漀猀 漀爀椀攀渀琀愀 猀漀戀爀攀 愀 挀漀渀瘀攀渀椀渀挀椀愀 搀攀 攀猀琀甀搀愀爀 愀 椀氀甀洀椀渀愀漀 搀攀 昀椀氀洀愀最攀洀Ⰰ 愀 椀渀挀椀搀渀挀椀愀 搀攀 氀甀稀 渀愀琀甀爀愀氀 攀 愀猀 昀漀渀琀攀猀 搀攀 攀氀攀琀爀椀挀椀搀愀搀攀 挀愀猀漀 栀愀樀愀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 氀甀稀 愀爀琀椀昀椀挀椀愀氀Ⰰ 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀渀搀漀 甀洀愀 渀愀琀甀爀愀氀椀搀愀搀攀 渀漀 挀攀渀爀椀漀⸀
Os cuidados com as demais gravações foram tomados com antecedência antes do dia da entrevista marcada, sendo definido o local de gravação já na pré-entrevista feita por telefone ou mensagem de texto.䌀漀渀瘀椀搀愀洀漀猀 漀 愀琀漀爀 瀀愀爀愀攀渀猀攀 䨀攀愀渀 一攀最爀漀 瀀愀爀愀 瀀攀爀昀漀爀洀愀爀 搀攀渀琀爀漀 搀愀 䔀猀挀漀氀愀 搀攀 䐀愀渀愀 攀 吀攀愀琀爀漀 搀愀 唀䘀倀䄀 ⠀䔀吀䐀唀䘀倀䄀⤀Ⰰ 渀愀 猀甀愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 椀渀琀椀琀甀氀愀搀愀 搀攀 䜀椀最椀 䠀戀爀椀搀愀 䈀漀氀攀爀漀Ⰰ 渀漀 焀甀愀氀 攀氀愀 爀攀挀椀琀愀 甀洀 琀攀砀琀漀 搀攀 愀甀琀漀爀椀愀 瀀爀瀀爀椀愀⸀ 伀 琀攀砀琀漀 昀愀氀愀 猀漀戀爀攀 愀 愀爀琀攀 攀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀漀 愀爀琀椀猀琀愀 攀 愀 爀攀氀愀漀 挀漀洀 漀 瀀切戀氀椀挀漀⸀ 䄀 最爀愀瘀愀漀 搀甀爀漀甀 挀攀爀挀愀 搀攀 ㌀ 洀椀渀甀琀漀猀Ⰰ 挀漀洀 瀀愀甀猀愀猀Ⰰ 愀瀀攀渀愀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 愀 琀攀猀琀愀最攀洀 搀攀 漀甀琀爀漀猀 渀最甀氀漀猀⸀
A ideia de ter o material não estava bem definida, não sabíamos onde esse trecho que tem aproximadamente 2’50” de tempo, poderia ser inserido dentro do documentário, no entanto, no processo de edição, testamos algumas ideias e decidimos que a apresentação do ator, seria dividida em duas partes, uma como abertura e a outra como encerramento do documentário.䄀 愀戀攀爀琀甀爀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 琀爀猀 挀攀渀愀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀Ⰰ 漀渀搀攀 琀攀渀琀愀洀漀猀 挀漀渀猀琀爀甀椀爀 甀洀 猀攀渀琀椀搀漀 攀渀琀爀攀 愀猀 椀洀愀最攀渀猀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀猀 攀 漀 渀漀洀攀 搀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀Ⰰ ᰀ倠漀爀 吀爀猀 搀愀 洀攀爀搀愀ᴀ⸠ 䄀猀 挀攀渀愀猀 猀漀㨀 愀 瀀攀爀昀漀爀洀愀渀挀攀 搀攀 䨀攀愀渀 一攀最爀漀 攀洀 瀀爀攀琀漀 攀 戀爀愀渀挀漀Ⰰ 甀洀愀 爀漀搀愀 搀攀 挀漀渀挀攀渀琀爀愀漀 搀攀 愀琀漀爀攀猀 搀愀 挀漀洀瀀愀渀栀椀愀 匀椀氀瘀椀漀 匀Ⰰ 愀渀琀攀猀 愀漀 瀀愀氀挀漀Ⰰ 攀 漀甀琀爀愀 挀漀洀 甀洀愀 挀攀渀愀 搀漀 攀猀瀀攀琀挀甀氀漀 ᰀ传
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A trilha sonora a voz de um ser sobrenatural, que mora na floresta, pertence ao diretor Francisco Chagas e também é utilizada no espetáculo do mesmo, intitulado “Amazônia em Guerra” (2014). A gravação da trilha foi feita nos momentos finais da edição e ela aparece na abertura e no encerramento. Na abertura, a voz mítica está ao fundo da apresentação do ator Jean Negrão, assim como no encerramento. Gravamos também com o diretor, a música que aparece nos créditos finais.䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 倀唀䌀䌀䤀一䤀 ⠀㈀ 㤀⤀Ⰰ 瀀漀搀攀洀漀猀 挀氀愀猀猀椀昀椀挀愀爀 漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 挀漀氀攀琀愀搀漀 瀀漀爀 渀漀猀猀愀 攀焀甀椀瀀攀 挀漀洀漀 ᰀ爠攀最椀猀琀爀漀猀 漀爀椀最椀渀愀椀猀ᴀⰠ 栀愀樀愀 瘀椀猀琀愀 焀甀攀Ⰰ 昀漀爀愀洀 昀攀椀琀漀猀 渀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀愀猀 昀椀氀洀愀最攀渀猀Ⰰ 焀甀攀 搀甀爀漀甀 挀攀爀挀愀 搀攀 ㌀ 猀攀洀愀渀愀猀Ⰰ 搀漀 洀猀 搀攀 渀漀瘀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ 㜀⸀
O documentário não possui divisão de blocos e após a abertura inicia os depoimentos. Dois atores abrem a discussão sobre o que é ser ator em Belém do Pará. O produto segue com as demais opiniões, de outros atores e diretores de teatro, relatando as dificuldades de viver de arte na capital paraense, com a falta de políticas públicas voltadas para o teatro.倀愀爀愀 愀 椀氀甀猀琀爀愀漀 搀愀猀 昀愀氀愀猀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀洀漀猀 洀甀椀琀愀猀 椀洀愀最攀渀猀 搀攀 愀瀀漀椀漀Ⰰ 椀洀愀最攀渀猀 挀漀氀攀琀愀搀愀猀 搀甀爀愀渀琀攀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 昀椀氀洀愀最攀洀Ⰰ 挀愀瀀琀甀爀愀搀愀猀 渀漀猀 戀愀猀琀椀搀漀爀攀猀 搀漀猀 攀渀猀愀椀漀猀Ⰰ 挀漀渀挀攀渀琀爀愀漀 搀漀猀 最爀甀瀀漀猀Ⰰ 瀀爀攀瀀愀爀愀漀 瘀漀挀愀氀 攀 挀漀爀瀀漀爀愀氀 愀琀 漀 洀漀洀攀渀琀漀 搀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 渀漀 瀀愀氀挀漀⸀
O documentário “Por Trás da Merda” encerra com a fala da atriz Marlene Silva, falando um pouco sobre a esperança que tem de que os atores paraenses sejam um dia levados a sério e que o público os reconheça como profissionais que podem viver de arte. A última cena é da personagem Gigi Híbrida Bolero, recitando a segunda parte do texto em que diz:ᰀ匠攀渀栀漀爀攀猀Ⰰ 渀猀 猀漀洀漀猀 愀 愀爀洀愀 搀愀 最甀攀爀爀愀⸀ 伀 戀攀椀樀漀 愀瀀愀椀砀漀渀愀搀漀⸀ 伀 愀戀爀愀漀 搀攀 愀昀愀最漀 攀 愀洀漀爀⸀ 䌀漀渀猀琀爀甀椀爀攀洀漀猀 甀洀 氀甀最愀爀℀ 匀椀洀Ⰰ 甀洀 氀甀最愀爀 漀渀搀攀 瀀漀搀攀洀漀猀 瘀椀瘀攀爀 愀 瀀愀稀Ⰰ 愀 栀愀爀洀漀渀椀愀 攀 愀 甀渀椀漀Ⰰ 渀攀猀琀攀 氀甀最愀爀Ⰰ 猀攀爀攀洀漀猀 猀攀洀瀀爀攀 昀攀氀椀稀攀猀Ⰰ 猀攀爀攀洀漀猀 渀猀 洀攀猀洀漀猀⸀ 䐀甀愀猀 瘀椀搀愀猀 漀甀 洀愀椀猀 渀甀洀 挀漀爀瀀漀 猀Ⰰ 愀猀猀甀洀椀渀搀漀 愀 瘀攀爀搀愀搀攀 搀愀 渀漀猀猀愀 洀攀渀琀椀爀愀⸀ 匀攀渀栀漀爀愀猀 攀 猀攀渀栀漀爀攀猀Ⰰ 渀猀 猀漀洀漀猀 愀爀琀攀Ⰰ 氀甀稀 攀 搀攀瘀漀漀⸀ 一猀 猀漀洀漀猀 愀爀琀攀℀ᴀ†⠀䨀攀愀渀 一攀最爀漀Ⰰ 愀琀漀爀⤀
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CONSIDERAÇÕES |
A disciplina de Documentário em Vídeo Jornalístico e Publicitário, ofertada como optativa, pela faculdade de comunicação da UFPA, foi uma grande oportunidade para que os alunos pudessem conhecer, por meio das aulas teóricas e, posteriormente, na prática, como funciona o universo da construção de um documentário.䴀愀猀 搀漀 焀甀攀 搀攀猀愀昀椀愀搀漀爀愀Ⰰ 愀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 渀漀猀 搀愀搀愀Ⰰ 愀漀 氀漀渀最漀 搀攀 琀漀搀漀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀Ⰰ 猀攀 洀漀猀琀爀漀甀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀 攀 攀渀爀椀焀甀攀挀攀搀漀爀愀 琀愀渀琀漀 瀀愀爀愀 愀 渀漀猀猀愀 瘀椀搀愀 愀挀愀搀洀椀挀愀 挀漀洀漀 瀀攀猀猀漀愀氀⸀ 䄀挀爀攀搀椀琀愀洀漀猀 焀甀攀 挀愀搀愀 攀焀甀椀瀀攀 瀀愀猀猀漀甀 瀀漀爀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 搀攀猀愀昀椀漀猀 瀀愀爀愀 漀戀琀攀爀 漀 猀攀甀 砀椀琀漀⸀ 倀愀爀愀 渀猀Ⰰ 焀甀攀 搀攀挀椀搀椀洀漀猀 瀀漀爀 甀洀 琀攀洀愀 瘀漀氀琀愀搀漀 瀀愀爀愀 愀 挀甀氀琀甀爀愀 琀攀愀琀爀愀氀Ⰰ 瀀爀愀琀椀挀愀搀愀 攀洀 䈀攀氀洀Ⰰ 攀猀猀攀猀 搀攀猀愀昀椀漀猀Ⰰ 渀漀猀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀漀甀 瀀攀爀挀攀戀攀爀 焀甀攀 渀漀 搀攀瘀攀洀漀猀 搀攀猀椀猀琀椀爀 搀愀焀甀椀氀漀 焀甀攀 愀氀洀攀樀愀洀漀猀⸀
Durante as três semanas em que estivemos colhendo os depoimentos e imagens de apoio, tivemos contato com uma realidade que poucos conhecem. Falar do teatro de Belém e dos atores e diretores que fazem a arte acontecer, nos fez enxergar o triste momento que nosso país passa em relação a falta de investimentos, não só na cultura, mas, em outras esferas, às quais necessitam de apoio e verbas, como a saúde e a educação. Construir um documentário não é uma tarefa fácil, desde a ideia inicial, a construção do projeto, pesquisa, captura de imagens, momento da edição do material, todo esse processo deve ser visto com cautela, não só pela questão de apresentar um produto de relevância e qualidade, mas se trata também da relação que construímos com as fontes que buscamos, pois estamos falando de teatro, de pessoas que vivem de teatro, de homens e mulheres que sonham com novas oportunidades e reconhecimento. Um documentário é muito mais do que um vídeo a ser apresentado, um documentário, também é, várias vidas sendo reveladas, sendo expostas ao mundo. Ter consciência do que estamos falando e de quem estamos expondo, foi a grande experiência que esse trabalho nos proporcionou.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ 㜀㜀㤀昀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䄀一䐀刀䄀䐀䔀Ⰰ 䐀愀渀椀氀漀⸀ 倀漀氀琀椀挀愀猀 倀切戀氀椀挀愀猀㨀 伀 焀甀攀 猀漀 攀 瀀愀爀愀 焀甀攀 攀砀椀猀琀攀洀⸀ 匀⸀䤀⸀ ㈀ 㘀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀瀀漀氀椀琀椀稀攀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀瀀漀氀椀琀椀挀愀猀ⴀ瀀甀戀氀椀挀愀猀ⴀ漀ⴀ焀甀攀ⴀ猀愀漀⼀㸀 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 㘀 洀愀爀⸀ ㈀ 㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䐀伀刀吀Ⰰ 䈀攀爀渀愀爀搀⸀ 伀 琀攀愀琀爀漀 攀 猀甀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 倀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀Ⰰ 㤀㜀㜀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀刀䔀䤀刀䔀Ⰰ 䴀愀爀挀椀甀猀⸀ 䐀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀猀㨀 琀椀挀愀Ⰰ 攀猀琀琀椀挀愀 攀 昀漀爀洀愀猀 搀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀⸀
São Paulo: Annablume, 2011.㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀唀䌀䌀䤀一䤀Ⰰ 匀爀最椀漀⸀ 䤀渀琀爀漀搀甀漀 愀漀 爀漀琀攀椀爀漀 搀攀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀⸀ 䐀漀挀 伀渀ⴀ氀椀渀攀Ⰰ 渀⸀ 㘀Ⰰ 䄀最漀猀琀漀 ㈀ 㤀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀搀漀挀⸀甀戀椀⸀瀀琀⼀ 㘀⼀愀爀琀椀最漀开猀攀爀最椀漀开瀀甀挀挀椀渀椀⸀瀀搀昀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㔀 樀愀渀⸀ ㈀ 㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䄀䰀䰀䔀匀Ⰰ 嘀椀挀攀渀琀攀⸀ 㤀㌀ⴀ 준瀀漀挀愀猀 搀漀 琀攀愀琀爀漀 渀漀 最爀漀 倀愀爀㨀 漀甀Ⰰ 䄀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀漀 琀攀愀琀爀漀 搀攀 준瀀漀挀愀⸀ 䈀攀氀洀㨀 唀䘀倀䄀Ⰰ 㤀㤀㐀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
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