ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #01779f"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00316</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;CA</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;CA02</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Noite Suja Transcultural</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Cassio Lucas Freitas Vitorio (Faculdade Estácio do Pará); Viviane Menna Barreto (Faculdade Estácio do Pará)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Hibridismo Cultural, Noite Suja, Performance Drag, Representação Midiática, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente projeto apresenta uma vídeo-entrevista com um grupo focal de performers drags da cidade de Belém do Pará, durante o evento  ITAkralho #ZombieWalkDrag promovido pelo projeto Noite Suja. O argumento motivador do trabalho é registrar a performance urbana que utiliza a linguagem drag como ferramenta comunicacional e sociopolítica através das entrevistas com as drag queens participantes do evento e um dos seus idealizadores, a afim de entender as diferentes (re)interpretações que os próprios artistas tem da performance drag como ferramenta de comunicação com um importante papel indagador e transformador na sociedade e a importância de sua representação e uso da mídia como propulsora dessa expressão artística para o público em geral. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A vídeo-entrevista é o produto da disciplina de TCC do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade Estácio do Pará. O material foi produzido por Cassio Vitorio, sob orientação de Rui Jorge Martins Jr e Viviane Menna Barreto, imagens de Allyster Fagundes, edição de imagens de Kazu Ishizaki e trilha sonora de Kid from Amazon. O intuito do registro visa captar através do evento e performance urbana  ITAkaralho #ZombieWalkDrag , realizado pelo projeto artístico e político Noite Suja, como a performance drag, que na atualidade beira o mainstream midiático, pode ser utilizada para diversas modalidades e inclusive como ferramenta artística/comunicacional para objetivar um fim social através do ato performático com as participantes drag queens. O documento registra o encontro de drag queens num evento público que percorreu as ruas da cidade de Belém em direção ao ITA Center Park, que fica localizado ao lado da basílica de Nazaré, durante o mês de festividades do Círio de Nazaré, abrindo percepção para como a evento criado, o projeto em si e a própria performance drag criam um círculo transcultural de elementos sígnicos e materiais que ligam a cultura amazônica à americana. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O objetivo da pesquisa visa compreender como a performance drag localizada fora do contexto e holofotes midiáticos no âmbito latino-americano, como o Brasil e especificamente a cidade de Belém do Pará, tem influências diretas de processos históricos, culturais, políticos e midiáticos para uma nova concepção de produção, consumo e compartilhamento da performance drag dentro desse novo cenário em que a forte representação midiática serve como propulsora e possibilita que a mesma seja disseminada ao grande público por meio de diversos canais de comunicação como a tv, internet e publicidade de massa.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A pesquisa justifica-se por nos apresentar a performance drag como expressão artística que pode ser aplicada a diversas modalidades, praticadas por qualquer tipo de pessoas indiferente a identidade de gênero ou a orientação sexual, a fim de ser uma ferramenta de comunicação que contribui ativamente para a formação da melhoria sociopolítica utilizando a linguagem drag para se reposicionar quanto figura de expressão e seu propósito artístico e político, já que o evento registrado tem o propósito de levar drag queens para um parque de diversões, com o objetivo de levar a performance drag às pessoas na rua, no cotidiano, criando indagações sobre a própria performance e linguagem drag no sentido comunicacional, artístico e político. O projeto Noite Suja foi utilizado como objeto da pesquisa por ser um coletivo de artistas drag na cidade de Belém que tem como propósito fazer a cena artística da cidade crescer e utiliza a performance drag como instrumento para essa construção. O registro audiovisual através das vídeo-entrevistas foi o elo que pode proporcionar que o material mostrasse o que os artistas e o projeto se propõe a fazer enquanto proposta cênica e para que pudesse recortar a fala e vivências dos mesmos.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A pesquisa culminante para o resultado do registro audiovisual foi baseada no histórico midiático que a performance drag teve sob a ótica da indústria cultural, e como esse curso foi determinante para hoje em dia ela se reposicionar como expressão artística e assumir múltiplas possibilidades para ser exercida e lida como ferramenta comunicacional e política. Os performers entrevistados assim como o idealizador do projeto foram contactados previamente. As perguntas para os entrevistados foram elaboradas e seguem o respectivo roteiro: Apresentação da sua drag e um pouco da sua história como performer, qual o sentido comunicacional e político em fazer drag? e qual a importância da representação midiática para performance drag?, além de uma pergunta direcionada para o idealizador do projeto sobre o que era o projeto Noite Suja e o que significava aquele evento. O equipamento utilizado para a gravação foram uma câmera Canon e um microfone profissional, a edição foi feita no programa Adobe Premiere e a trilha sonora autoral foi cedida pelo artista. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A vídeo-entrevista Noite Suja Transcultural tem duração de seis minutos e oito segundos, incluindo os créditos, e mostra de forma dinamizada o evento  ITAkaralho #ZombieWalkDrag através das imagens intercaladas dos performers nas ruas, no parque de diversões e as próprias entrevistas. Contanto com a entrevista de três drag queens da cena belenense e do coletivo Noite Suja, Flores Astrais, Xirley Tão e Luna Sky, além do depoimento do idealizador do projeto Noite Suja, Matheus Aguiar, e foi registrado no dia 27 de outubro de 2017. As cenas que aparecem no registro foram escolhidas por serem momentos espontâneos durante o evento onde mostra a reação natural das pessoas no parque ao defrontar com as drags, assim como as próprias lidam e interagem com o público na rua e no parque. O material se encontra disponível no respectivo link: https://www.youtube.com/watch?v=vXIAgtyyOyA</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O parecer criado diante a pesquisa e seus resultados nos expõe como a trajetória histórica, cultural e política que a performance drag teve no mundo contemporâneo ajudou a difundir a concepção que nós criamos acerca dela. Porém, é necessário discernir que a influente representação midiática que se criou sobre a performance drag a nível nacional e global foi um incisivo propulsor para chegarmos a essas novas convicções sobre essa expressão artística e seu propósito comunicacional e sociopolítico. Visto que a decorrência do hibridismo cultural amplia ainda mais essa percepção, sobretudo, pela forma como a performance drag se estabelece, se modifica e assume novas formas de consumo, produção e compartilhamento no âmbito latino-americano, legitima-se que o mesmo proporciona e gera um círculo transcultural que agrega uma pluralidade de diálogos culturais que vão desde a cultura norte americana à amazônica. Segundo o Noite Suja, podemos avaliá-lo como um projeto transcultural que não está incólume ao processo de globalização e uso da cultura LGBTIQ e da performance drag juntos aos meios midiáticos, pois, utiliza dos mesmos para se autopromover, representar-se midiaticamente junto ao seu público alvo e difundir a performance e cena drag de Belém. Assim, os resultados de mídia e a pesquisa documental feita a partir das vídeo-entrevistas no evento  ITAkaralho #ZombieWalkDrag nos abre compreensão para como a performance drag sendo utilizada como produto midiático e seu recente impacto e representação no mainstream a partir da experiência com os novos modos de formação, consumo e compartilhamento, gera nas produções locais novas formas de percepção da performance drag e seu desenvolvimento em favor da construção e melhoria sociopolítica, fazendo do Noite Suja e da performance drag um produto e meio artístico transcultural e político que assume um papel de ferramenta de comunicacional com um significativo papel transformador na sociedade.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> ADORNO, Theodor. A Indústria Cultural e Sociedade. 5° Edição. São Paulo: Paz e Terra, 2009.<br><br> CANCLINI, Néstor. Culturas Híbridas: Estratégias para entrar e sair da modernidade. 4° Edição. São Paulo: Edusp, 2003.<br><br> COHEN, Renato. Performance Como Linguagem. 1° Edição. São Paulo: Editora Perspectiva, 2002.<br><br> DEBORD, Guy. A Sociedade do Espetáculo. 1° Edição. São Paulo: Editora Contraponto, 1997. <br><br> JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. 2° Edição. São Paulo: Aleph, 2009. <br><br> OLIVEIRA, Cristiano Nascimento; ARAÚJO, Leonardo Trindade. Reconfigurações do consumo televisivo no reality show Rupaul s Drag Race. Revista Culturas Midiáticas  Universidade Federal da Paraíba, 2016. <br><br> YÚDICE, George. A Conveniência da Cultura  Usos da Cultura na Era Global. 1° Edição. Belo Horizonte: UFMG, 2004. <br><br> </td></tr></table></body></html>