INSCRIÇÃO: | 00328 |
CATEGORIA: | PP |
MODALIDADE: | PP02 |
TÍTULO: | Envolver-se para Gusta+ |
AUTORES: | Ana Rafaela Costa Viana (Faculdade Martha Falcao Wyden); TUIAKYS PEREIRA DA CUNHA (Faculdade Martha Falcao Wyden); CARLOS FÁBIO MORAIS GUIMARÃES (Faculdade Martha Falcao Wyden) |
PALAVRAS-CHAVE: | Branding, Produto, , Gelateria, |
RESUMO | |
Este trabalho teve por objetivo realizar uma campanha promocional destinada a valorização do cliente. A partir do conceito de branding emocional, o desejo foi que o consumidor se reconhecesse no produto ofertado, ou seja, se sentisse parte integrante do mesmo. Por meio da metodologia bibliográfica, realizamos com base em estudos de comportamentos de consumidores e análise da linguagem utilizada pela marca empregada na campanha, uma série de peças publicitárias que somadas ou vistas individualmente, causassem a empatia do cliente com a marca e com seus produtos, buscando uma reação emocional que o distancie da visão simplesmente mercadológica entre ele e a marca. | |
INTRODUÇÃO | |
Quando se faz referência a relação “cliente e marca” é importante mencionar a relevância do branding. De forma sintética, branding, segundo Pavitt (2003), “é principalmente o processo de afixar um nome, uma reputação para algo ou alguém”. Ou seja, um conjunto de ações estratégicas que constituem a boa impressão ou interpretação do consumidor em relação a sua empresa. E, além disso, uma ferramenta do marketing se divide em diversas modalidades. Dentre elas, a categoria utilizada neste trabalho, branding emocional, trata-se de uma forma de fidelização do cliente através de sensações, sentimentos e prazeres por meio de qualquer tipo de contato com a empresa. Mais do que isso, o branding emocional é uma conexão adicional com o público, além das peças publicitárias criadas com base no briefing inicial.䄀 攀洀瀀爀攀猀愀 ᰀ䜠甀猀琀愀⬀ 䜀攀氀愀琀攀爀椀愀ᴀⰠ 搀漀 爀愀洀漀 挀漀洀攀爀挀椀愀氀Ⰰ 攀猀瀀攀挀椀愀氀椀稀愀搀愀 攀洀 愀氀椀洀攀渀琀漀猀 攀 戀攀戀椀搀愀猀Ⰰ 愀琀甀愀 搀攀猀搀攀 ㈀ 㔀 渀愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 䴀愀渀愀甀猀⸀ 䌀漀洀 昀漀挀漀 椀渀椀挀椀愀氀 渀愀猀 瘀攀渀搀愀猀 搀攀 瀀愀氀攀琀愀猀 洀攀砀椀挀愀渀愀猀Ⰰ 瀀漀猀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀Ⰰ 猀漀爀瘀攀琀攀猀 攀 洀椀氀欀ⴀ猀栀愀欀攀猀Ⰰ 愀猀 氀漀樀愀猀 猀漀 挀愀爀愀挀琀攀爀椀稀愀搀愀猀 瀀漀爀 琀攀爀 愀瀀攀氀漀 瘀椀猀甀愀氀 戀愀猀琀愀渀琀攀 挀栀愀洀愀琀椀瘀漀 攀 搀椀瘀攀爀琀椀搀漀⸀ 吀漀搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 瘀椀猀甀愀氀 瘀漀氀琀愀搀愀 愀 愀琀爀愀椀爀 漀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀㨀 瀀攀猀猀漀愀猀 搀攀 ㈀ 愀 㔀㔀 愀渀漀猀 搀攀 挀氀愀猀猀攀 猀漀挀椀愀氀 䄀 攀 䈀⸀ Uma das mudanças ocorridas nos dois anos de funcionamento, visando a padronização de ações nas lojas de vendas, foi a adequação das bolas de sorvete. Devido ao estabelecimento do tamanho-padrão em todas as unidades da gelateria, as bolas tinham diminuído de tamanho. Diante desse cenário, como propor uma solução publicitária sem que a empresa sofresse grandes perdas por conta da padronização proposta? Como uma campanha promocional fizesse que o público pudesse se identificar com a gelateria? 匀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 戀愀猀攀愀搀漀 渀漀猀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 搀攀 戀爀愀渀搀椀渀最 攀洀漀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 漀 搀攀猀愀昀椀漀 瀀爀漀瀀漀猀琀漀 渀漀 昀漀椀 挀爀椀愀爀 甀洀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 愀 洀愀爀挀愀 搀愀 攀洀瀀爀攀猀愀Ⰰ 洀愀猀 猀椀洀Ⰰ 瀀爀漀瀀漀爀 甀洀愀 瀀爀漀洀漀漀 焀甀攀 昀漀猀猀攀 愀搀攀焀甀愀搀愀 瀀愀爀愀 愀 愀漀 攀猀琀爀愀琀最椀挀愀 愀搀漀琀愀搀愀 瀀攀氀愀猀 氀漀樀愀猀 搀攀 瘀攀渀搀愀⸀ 倀攀渀猀愀渀搀漀 渀椀猀猀漀Ⰰ 戀甀猀挀漀甀ⴀ猀攀 爀攀愀氀椀稀愀爀 甀洀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 愀挀漀氀栀攀搀漀爀愀 攀 昀愀洀椀氀椀愀爀⸀ | |
OBJETIVO | |
O objetivo é criar uma campanha promocional que envolvesse o cliente de maneira que o mesmo se sentisse parte integrante da empresa, ao mesmo tempo, buscando fazer com que o cliente regular – aquele que frequenta a loja regularmente – esquecesse a padronização das bolas de sorvete (diminuição do tamanho). A ideia foi projetada em paralelo à identidade preexistente da marca, de modo que a promoção não causasse estranheza a quem já estivesse familiarizado. Ao se identificar com a campanha, o público deveria sentir-se acolhido e reconhecido, como se a empresa soubesse, antecipadamente, os gostos do consumidor, as aspirações do cliente; e assim, tornar-se uma campanha acolhedora e familiar. | |
JUSTIFICATIVA | |
Construímos a campanha promocional formulada para a empresa Gusta+, de forma a se destacar da maioria das campanhas deste mesmo seguimento, que utilizam a marca e o produto como foco. Nossa interpretação, desde o início, foi que ao comover e se conectar com o cliente, causaríamos ainda mais impacto e desejo de consumo do que apenas com o produto em si.倀愀爀愀 椀猀猀漀 甀琀椀氀椀稀愀洀漀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 搀攀 戀爀愀渀搀椀渀最 攀洀漀挀椀漀渀愀氀 渀愀猀 瀀攀愀猀 焀甀攀 挀漀洀瀀攀洀 愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀Ⰰ 渀漀 愀瀀攀渀愀猀 瀀漀爀 猀攀爀 愀 愀氀琀攀爀渀愀琀椀瘀愀 焀甀攀 愀挀爀攀搀椀琀愀洀漀猀 焀甀攀 琀攀爀椀愀 愀 漀戀琀攀渀漀 搀攀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀Ⰰ 洀愀猀 琀愀洀戀洀 瀀漀爀 猀攀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀爀 椀渀挀氀甀猀椀瘀攀 搀愀猀 挀愀洀瀀愀渀栀愀猀 焀甀攀 愀 瀀爀瀀爀椀愀 䜀甀猀琀愀⬀ 挀漀猀琀甀洀愀 甀琀椀氀椀稀愀爀Ⰰ 挀栀愀洀愀渀搀漀 愀椀渀搀愀 洀愀椀猀 愀琀攀渀漀 攀 挀甀爀椀漀猀椀搀愀搀攀 搀漀猀 挀氀椀攀渀琀攀猀⸀ 䄀 昀漀爀洀愀 搀攀 挀漀渀攀挀琀愀爀 漀 挀氀椀攀渀琀攀 昀椀渀愀氀 挀漀洀 漀 瀀爀愀稀攀爀 攀 昀攀氀椀挀椀搀愀搀攀 漀戀琀椀搀漀猀 愀琀爀愀瘀猀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀Ⰰ 搀攀椀砀愀渀搀漀 愀 洀愀爀挀愀 愀瀀攀渀愀猀 挀漀洀漀 甀洀愀 挀漀渀攀砀漀 漀猀 搀漀椀猀Ⰰ 昀漀椀 甀洀愀 搀愀猀 戀愀猀攀猀 瀀愀爀愀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀⸀ A decoração do ambiente de um estabelecimento comercial não deve ser torneada unicamente no conforto; o fator estético também é muito importante, por ser o modo no qual a marca tomará forma aos olhos do cliente. Por isso, foi importante que as cores do ambiente fizessem parte da campanha. A partir do momento em que o consumidor se vê fazendo parte dessa construção, torna-se mais fácil inclui-lo em uma narrativa íntima conjunta ao local onde o produto é vendido. E, como o objetivo era fazer com que o cliente “se integrasse” a marca, usar um casal de gêmeos como modelos pareceu uma nítida maneira de fazer esse espelhamento. 伀 搀攀猀琀愀焀甀攀 瀀愀爀愀 愀 焀甀攀猀琀漀 搀愀 猀椀洀攀琀爀椀愀 攀 愀猀猀椀洀攀琀爀椀愀 搀愀猀 爀攀氀愀攀猀 攀 椀渀琀攀爀愀攀猀 攀渀琀爀攀 挀爀椀愀渀愀猀 搀攀瘀攀ⴀ猀攀 愀漀 愀爀最甀洀攀渀琀漀 搀攀 焀甀攀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀猀 攀 椀渀琀攀爀愀攀猀 猀椀洀琀爀椀挀愀猀 椀洀瀀甀氀猀椀漀渀愀洀Ⰰ 搀攀 昀漀爀洀愀 攀猀瀀攀挀椀愀氀Ⰰ 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 挀漀最渀椀琀椀瘀漀 攀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 瀀漀爀焀甀攀 琀洀 挀愀爀琀攀爀 搀攀 爀攀挀椀瀀爀漀挀椀搀愀搀攀⸀ 吀愀椀猀 椀渀琀攀爀愀攀猀 瀀攀爀洀椀琀攀洀 焀甀攀 漀猀 瀀愀爀挀攀椀爀漀猀 琀攀渀栀愀洀 愀猀 洀攀猀洀愀猀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 搀攀 椀渀昀氀甀攀渀挀椀愀爀 愀猀 愀攀猀 攀 瘀椀猀攀猀 搀漀 漀甀琀爀漀㬀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀渀搀漀Ⰰ 愀猀猀椀洀Ⰰ 洀攀氀栀漀爀 挀栀愀渀挀攀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 挀漀渀樀甀渀琀漀 渀愀 爀攀猀漀氀甀漀 搀攀 甀洀 瀀爀漀戀氀攀洀愀⸀ ⠀嘀䤀䔀䤀刀䄀Ⰰ ㈀ Ⰰ 瀀⸀㐀⤀ 䜀洀攀漀猀 瀀漀猀猀甀攀洀 甀洀愀 氀椀最愀漀 焀甀攀 瘀愀椀 愀氀洀 搀愀 猀攀洀攀氀栀愀渀愀 昀猀椀挀愀⸀ 倀漀爀 椀猀猀漀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀ⴀ氀漀猀 挀漀洀漀 椀搀渀琀椀挀漀猀Ⰰ 琀愀洀戀洀 昀漀椀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 焀甀攀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 攀渀砀攀爀最愀猀猀攀洀 愀 椀渀琀椀洀椀搀愀搀攀 昀爀愀琀攀爀渀愀Ⰰ 挀漀渀昀椀爀洀愀渀搀漀 焀甀攀 愀 䜀甀猀琀愀⬀ 甀洀愀 最攀氀愀琀攀爀椀愀 樀漀瘀攀洀 攀 昀愀洀椀氀椀愀爀⸀ 吀愀洀戀洀 搀攀挀椀搀椀洀漀猀 椀爀 洀愀椀猀 愀搀椀愀渀琀攀㨀 渀漀 焀甀攀猀椀琀漀 搀椀瘀攀爀猀漀 攀 爀椀猀愀搀愀猀⸀ 䄀氀最甀洀愀猀 瀀攀愀猀 昀漀爀愀洀 瀀爀漀瀀漀猀椀琀愀氀洀攀渀琀攀 攀氀愀戀漀爀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 甀洀 瘀攀挀甀氀漀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀⸀ 倀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀Ⰰ 愀 洀愀椀漀爀椀愀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀 樀漀瘀攀洀 搀愀 䜀甀琀猀愀⬀ 攀猀琀 渀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀⸀ 䘀漀椀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 焀甀攀Ⰰ 渀愀 栀漀爀愀 搀愀 樀甀渀漀 搀攀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 瘀椀猀甀愀椀猀Ⰰ 攀猀猀愀 挀氀椀攀渀琀攀氀愀 攀猀瀀攀挀昀椀挀愀 昀漀猀猀攀 愀戀漀爀搀愀搀愀 挀漀洀 甀洀 愀渀切渀挀椀漀 搀椀渀洀椀挀漀 攀 挀栀愀洀愀琀椀瘀漀㬀 瀀漀爀 椀猀猀漀Ⰰ 愀 椀洀愀最攀洀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀 瀀愀爀愀 攀猀猀攀 猀攀最洀攀渀琀漀 搀攀瘀攀爀椀愀 猀攀爀 搀漀猀 最洀攀漀猀 戀爀椀渀挀愀渀搀漀 挀漀洀 漀 猀漀爀瘀攀琀攀 搀攀渀琀爀漀 搀漀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀洀攀渀琀漀⸀ Nota-se que: os clientes são o foco; mas o produto e o ambiente também estão no plano. É essa junção que cria um cercado imaginário de reconhecimento visual da marca ao usar o carro-chefe como sinônimo, não só de sabor, como também de aventura, passatempo, fraternidade e intimidade. 䘀漀椀 挀漀洀 攀猀猀愀 椀搀攀椀愀 搀攀 爀攀挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 焀甀攀 樀甀渀琀愀洀漀猀 甀洀愀 昀爀愀猀攀 洀甀椀琀漀 爀攀挀漀爀爀攀渀琀攀 攀洀 挀愀洀瀀愀渀栀愀猀 瀀爀漀洀漀挀椀漀渀愀椀猀Ⰰ 焀甀攀 瘀椀猀愀洀 愀 洀攀猀洀愀 爀愀稀漀Ⰰ 愀 甀洀 挀漀渀挀攀椀琀漀 洀愀椀猀 ᰀ挠漀渀挀爀攀琀漀ᴀ†搀漀 焀甀攀 猀攀 瀀漀搀攀 搀攀昀椀渀椀爀 瀀漀爀 甀洀愀 洀愀爀挀愀 焀甀攀Ⰰ 渀漀 猀 挀漀渀栀攀挀攀Ⰰ 挀漀洀漀 昀愀稀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 猀攀 爀攀挀漀渀栀攀挀攀爀 渀漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 挀攀渀琀爀愀氀 搀愀 攀洀瀀爀攀猀愀⸀ ᰀ䄠 最攀氀愀琀攀爀椀愀 焀甀攀 愀 猀甀愀 挀愀爀愀℀ᴀ†猀攀爀椀愀 愀瀀攀渀愀猀 甀洀愀 昀爀愀猀攀 猀漀氀琀愀 猀攀 攀洀 琀漀搀愀猀 愀猀 瀀攀愀猀 漀猀 最洀攀漀猀 渀漀 攀猀琀椀瘀攀猀猀攀洀 瀀爀攀猀攀渀琀攀猀Ⰰ 樀 焀甀攀 愀 椀渀琀攀渀漀 昀漀椀 搀攀 椀氀甀猀琀爀愀爀 甀洀 猀椀渀最攀氀漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 攀洀 甀洀愀 椀搀攀愀氀椀稀愀漀 猀攀渀猀瘀攀氀 洀愀椀猀 昀漀爀琀攀㬀 攀Ⰰ 瀀漀爀 挀漀渀琀愀 搀攀猀猀愀 挀漀渀挀爀攀琀甀搀攀 渀琀椀搀愀 渀愀 椀渀挀漀爀瀀漀爀愀漀 搀攀 挀漀渀挀攀椀琀漀 瘀椀猀甀愀氀 攀 琀攀砀琀甀愀氀Ⰰ 愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 琀漀爀渀漀甀ⴀ猀攀 洀愀椀猀 猀椀渀最甀氀愀爀⸀ | |
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS | |
Para a produção desta campanha, inicialmente recorremos a pesquisa bibliográfica de Luciano Guimarães (2000) e Pavitt (2003). Guimarães teoriza sobre o uso semiótico das cores, relatando que para que a cor se torne signo, é preciso que a seja recebida pela visão humana conscientizada da sensação recebida e interpretada por sua matéria, após tida a informação do cromo. 䨀 倀愀瘀椀琀琀 挀漀渀琀愀 猀漀戀爀攀 挀漀洀漀 愀 瘀椀猀漀 搀漀 挀氀椀攀渀琀攀 猀漀戀 愀 洀愀爀挀愀 瀀漀搀攀 洀甀搀愀爀 搀攀瀀攀渀搀攀渀搀漀 搀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 爀攀琀爀愀琀愀搀愀⸀ 愀 爀攀猀瀀攀椀琀漀⸀ 伀 甀猀漀 搀攀 漀甀琀爀漀猀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀 琀愀洀戀洀 昀漀椀 搀攀 最爀愀渀搀攀 猀甀瀀漀爀琀攀 瀀爀琀椀挀漀Ⰰ 挀漀洀漀 漀 搀攀 娀愀礀爀愀 䈀漀洀昀愀渀琀攀 攀洀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 猀攀洀椀琀椀挀漀猀 攀 氀攀砀椀挀漀最爀愀洀愀椀猀 搀攀 瀀攀愀猀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀猀Ⰰ 漀渀搀攀 搀 猀椀最渀椀昀椀挀渀挀椀愀 瀀愀爀愀 琀漀搀漀猀 漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 挀漀渀猀琀椀琀甀搀漀猀 攀洀 甀洀愀 漀甀 洀愀椀猀 瀀爀漀瀀愀最愀渀搀愀猀⸀ 倀愀爀愀 洀攀氀栀漀爀 攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 搀攀 挀漀洀漀 昀攀椀琀愀 甀洀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 瀀爀漀洀漀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 漀 匀䔀䈀刀䄀䔀 搀椀瘀甀氀最漀甀 甀洀愀 攀猀瀀挀椀攀 搀攀 ᰀ爠漀琀攀椀爀漀 攀砀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀ᴀ†渀漀 焀甀愀氀 琀愀洀戀洀 昀攀稀 瀀愀爀琀攀 搀愀 挀漀洀瀀漀猀椀漀 攀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀攀 渀漀猀猀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀ 䄀 猀攀最甀椀爀Ⰰ 攀猀猀愀猀 昀愀猀攀猀 猀攀爀漀 氀椀猀琀愀搀愀猀㨀
4.1 - Comunicação一攀猀琀愀 攀琀愀瀀愀 攀猀琀漀 漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 搀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 漀 瀀氀愀渀漀 攀 漀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 樀 挀椀琀愀搀漀猀 愀渀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀⸀ 倀愀爀愀 挀漀渀猀琀爀甀椀爀 甀洀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 瀀爀漀洀漀挀椀漀渀愀氀 猀氀椀搀愀 攀 搀椀爀攀琀愀Ⰰ 漀 琀攀砀琀漀 搀攀瘀攀 猀攀爀 挀氀愀爀漀 攀 漀戀樀攀琀椀瘀漀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 愀 椀洀愀最攀洀 焀甀攀 漀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 漀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀 搀攀 甀洀愀 椀搀攀椀愀 挀漀渀樀甀渀琀愀 猀椀洀瀀氀攀猀 攀 攀瘀椀搀攀渀琀攀⸀
4.2 - Campanha䄀 攀猀琀爀愀琀最椀愀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 挀漀渀猀椀猀琀椀甀 攀洀 甀洀 氀愀搀漀 洀愀椀猀 ᰀ猠攀渀猀瘀攀氀ᴀ†搀愀 瀀爀漀洀漀漀⸀ 䄀氀最漀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀Ⰰ 焀甀攀 渀漀 琀椀瘀攀猀猀攀 猀椀搀漀 瘀椀猀琀漀 挀漀洀漀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀愀焀甀攀氀愀 攀洀瀀爀攀猀愀 焀甀攀 琀愀渀琀漀 瀀爀攀稀愀 瀀攀氀漀 瀀切戀氀椀挀漀⸀
4.3 - Plano de promoção䄀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 瀀爀漀瘀愀瘀攀氀洀攀渀琀攀 琀攀洀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 猀攀爀 瘀攀椀挀甀氀愀搀愀 攀洀 樀甀氀栀漀⸀ 一愀 昀愀猀攀 搀攀 琀爀愀渀猀椀漀 搀漀 椀渀瘀攀爀渀漀 瀀愀爀愀 漀 瘀攀爀漀 渀愀 爀攀最椀Ⰰ 愀 椀渀猀攀爀漀 猀攀爀椀愀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀渀琀攀 瀀愀爀愀 愀甀洀攀渀琀愀爀 漀 渀切洀攀爀漀 搀攀 瘀攀渀搀愀猀 渀攀猀猀愀 瀀漀挀愀 渀漀 洀甀椀琀漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀愀搀愀⸀ 䴀愀猀 焀甀愀氀 愀 ᰀ漠昀攀爀琀愀ᴀ㼠 伀 焀甀攀 攀猀琀愀爀椀愀 渀愀 瘀椀琀爀椀渀攀㼀 䄀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 瘀攀渀搀攀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 攀 甀洀愀 洀愀爀挀愀Ⰰ 洀愀猀Ⰰ 愀挀椀洀愀 搀攀 琀甀搀漀Ⰰ 甀洀 挀漀渀挀攀椀琀漀⸀
4.4 - Os meios de comunicação 倀愀爀愀 攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 愀 切渀椀挀愀 漀戀爀椀最愀漀 猀漀氀挀椀琀愀 瀀攀氀漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 昀漀爀愀 搀攀 椀渀猀攀爀椀爀 愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 攀洀 瘀攀挀甀氀漀猀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀猀⸀ 䄀 切渀椀挀愀 挀漀椀猀愀 焀甀攀 琀椀瘀攀洀漀猀 焀甀攀 瀀攀渀猀愀爀 攀渀挀椀洀愀 搀椀猀猀漀Ⰰ 昀漀椀 挀漀洀漀 搀攀瘀攀爀愀洀漀猀 攀渀挀愀椀砀愀爀 攀猀猀愀猀 瀀攀愀猀 瀀愀爀愀 焀甀攀 挀漀爀爀攀猀瀀漀渀搀攀猀猀攀洀 愀椀 猀攀最洀攀渀琀漀 搀漀 瘀攀挀甀氀漀⸀ 䤀猀琀漀 Ⰰ 漀 焀甀攀 昀漀猀猀攀 洀愀椀猀 椀渀琀攀爀愀琀椀瘀漀 搀攀瘀攀爀椀愀 椀爀 瀀愀爀愀 愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 攀 漀 焀甀攀 挀栀愀洀愀猀猀攀 洀愀椀猀 愀琀攀渀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 愀猀 爀甀愀猀⸀
A Gusta+ possui uma notável identidade na região em relação à concorrência, então desde o início sabíamos que seria necessário criar uma campanha característica para a gelateria, embora nada muito parecido com o que a própria empresa já houvesse veiculado. Há uma linearidade na construção dos layouts, pois o padrão é de que todas as peças 4x4 tivessem seus respectivos elementos organizados simetricamente na vertical, enquanto os elementos das peças horizontais seguissem a disposição horizontal. O uso de uma fonte que transmitisse essa sensação doce, terna e divertida foi de muita importância na junção de elementos gráficos, e daí surgiu a ideia de destacar a frase de efeito “A gelateria que é a sua cara!” com a tipografia Lobster. De acordo com Van Leeuwen (2006), as significâncias tipográficas não se limitam unicamente ao formato das letras, como também à pontuação e outros estigmas gráficas.䄀 琀椀瀀漀最爀愀昀椀愀 昀漀椀 甀洀 昀愀琀漀爀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀渀琀攀 渀漀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀 昀椀渀愀氀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀Ⰰ 攀洀戀漀爀愀 渀漀 琀攀渀栀愀 猀椀搀漀 漀 攀氀攀洀攀渀琀漀 洀愀椀猀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀⸀ 伀 焀甀攀 洀愀椀猀 椀洀瀀漀爀琀愀瘀愀Ⰰ 渀漀 昀椀洀 搀愀猀 挀漀渀琀愀猀Ⰰ 攀爀愀 焀甀攀 愀 洀攀渀猀愀最攀洀 搀攀 愀洀漀爀Ⰰ 愀氀攀最爀椀愀 攀 戀爀愀渀搀甀爀愀 昀漀猀猀攀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀搀愀 瀀愀爀愀 焀甀攀洀 愀 漀氀栀愀猀猀攀⸀ 倀愀爀愀 椀猀猀漀Ⰰ 挀漀渀琀愀洀漀猀 挀漀洀 愀 愀樀甀搀愀 搀漀猀 洀漀搀攀氀漀猀 䨀漀渀愀琀栀愀猀 攀 䨀漀渀攀猀 匀椀氀瘀愀⸀ 一愀搀愀 愀氀洀 搀漀 焀甀攀 攀氀攀猀 瘀椀瘀椀愀洀 渀漀 搀椀愀ⴀ愀ⴀ搀椀愀 搀攀瘀攀爀椀愀 猀攀爀 挀漀渀琀愀搀漀Ⰰ 洀愀猀 攀爀愀 椀洀瀀爀攀猀挀椀渀搀瘀攀氀 焀甀攀 猀攀甀猀 猀漀爀爀椀猀漀猀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀猀猀攀洀 愀 琀攀爀渀甀爀愀 瀀爀漀昀甀渀搀愀 攀渀琀爀攀 最洀攀漀猀 焀甀攀 攀猀琀瘀愀洀漀猀 瀀爀漀挀甀爀愀渀搀漀⸀ 伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 攀爀愀 焀甀攀 甀洀 搀漀猀 最洀攀漀猀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀猀猀攀 漀 挀氀椀攀渀琀攀Ⰰ 攀 漀 漀甀琀爀漀 愀 䜀甀猀琀愀⬀㬀 瀀愀爀愀 椀猀猀漀Ⰰ 漀猀 漀氀栀愀爀攀猀 搀攀 挀甀洀瀀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 挀愀爀椀渀栀漀 昀漀爀愀洀 攀猀猀攀渀挀椀愀椀猀 瀀愀爀愀 焀甀攀 甀洀 搀漀猀 猀椀渀渀椀洀漀猀 搀愀 洀愀爀挀愀 琀愀洀戀洀 昀漀猀猀攀 ᰀ愠戀爀椀最漀ᴀ⸠ 䔀Ⰰ 愀椀渀搀愀 渀攀猀猀攀 洀攀猀洀漀 挀漀渀琀攀砀琀漀Ⰰ 漀猀 瀀氀愀渀漀猀 洀愀椀猀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 昀漀爀愀洀 漀 洀搀椀漀 攀 漀 挀氀漀猀攀Ⰰ 瀀愀爀愀 爀漀洀愀渀琀椀稀愀爀 攀 搀愀爀 洀愀椀猀 椀渀琀椀洀椀搀愀搀攀 挀漀渀攀砀漀 攀渀琀爀攀 漀猀 椀爀洀漀猀 攀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀⸀
A iluminação dada às peças é proposital, para dar uma “clareza” à mensagem e ao conceito como um todo. A Gusta+ é uma marca alegre, dinâmica, interativa, mas ao mesmo tempo branda; e a claridade traz sensação de paz, alívio e até frescor. Por essa razão, as cores não foram deixadas de lado, pois seria impossível representar a empresa sem que essa importante peça de sua identidade visual fosse mostrada. O azul, o rosa, o amarelo e o branco são os protagonistas dessa alegre paleta presente no cenário, sem chance de ser omitida. “As cores funcionam como um dispositivo semiótico formal que, além de estabelecer coesão e coerência no texto, veiculam ideias” (Santos, 2009). 䄀猀 挀漀爀攀猀 瀀漀搀攀洀 猀椀洀甀氀愀爀 椀搀攀椀愀猀Ⰰ 愀昀椀爀洀愀爀 漀甀 猀愀氀椀攀渀琀愀爀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀Ⰰ 愀攀猀Ⰰ 渀攀砀漀 攀 栀愀爀洀漀渀椀愀 攀洀 焀甀愀氀焀甀攀爀 琀攀砀琀漀⸀ 倀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 挀漀渀瘀攀渀攀猀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀愀猀 瀀攀氀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀Ⰰ 挀愀爀爀攀最愀洀 猀椀最渀椀昀椀挀愀搀漀猀 挀甀氀琀甀爀愀椀猀 攀 椀搀攀漀氀最椀挀漀猀⸀ 䬀愀渀搀椀渀猀欀礀Ⰰ 甀洀 愀爀琀椀猀琀愀 瀀氀猀琀椀挀漀 爀甀猀猀漀 ⠀㠀㘀㘀 ጀ†㤀㐀㐀⤀Ⰰ 愀昀椀爀洀愀 焀甀攀 漀 瘀愀氀漀爀 搀愀 挀漀爀 瀀漀猀猀甀椀 搀甀愀猀 攀猀挀愀氀愀猀㨀 漀 焀甀攀 猀攀渀琀攀 漀 椀渀搀椀瘀搀甀漀 愀漀 漀氀栀ⴀ氀愀㬀 攀 愀 愀猀猀漀挀椀愀漀 戀愀猀攀愀搀愀 攀洀 愀挀漀渀琀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 挀甀氀琀甀爀愀椀猀Ⰰ 栀椀猀琀爀椀挀漀猀 攀 攀洀漀琀椀瘀漀猀 搀攀渀琀爀漀 搀攀 甀洀愀 瀀攀焀甀攀渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀ 䔀猀猀攀猀 瘀愀氀漀爀攀猀 瀀漀搀攀洀 洀甀搀愀爀 搀攀瀀攀渀搀攀渀搀漀 洀攀猀洀漀 搀攀 昀愀琀漀爀攀猀 瘀椀猀甀愀椀猀⸀ 倀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀Ⰰ 甀洀 愀稀甀氀 洀愀椀猀 昀攀挀栀愀搀漀 瀀漀搀攀 挀愀甀猀愀爀 琀爀椀猀琀攀稀愀Ⰰ 攀渀焀甀愀渀琀漀 甀洀 愀稀甀氀 洀攀渀漀猀 猀愀琀甀爀愀搀漀 攀 愀戀攀爀琀漀 挀愀甀猀愀 挀愀氀洀愀爀椀愀⸀
No caso do nosso cliente, a cor mais evidente é um azul puxado para um discreto tom esverdeado levemente escuro, relaxando a vista ao contrastar os tons de rosa e amarelo também característicos da marca. 䠀 甀洀愀 搀椀猀挀爀攀琀愀 洀甀搀愀渀愀 攀渀琀爀攀 愀猀 瀀攀愀猀 搀攀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 瘀攀挀甀氀漀猀⸀ 伀戀猀攀爀瘀攀 焀甀攀Ⰰ 愀漀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 甀洀愀 瀀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 搀攀猀琀椀渀愀搀愀 愀 甀洀 䴀⸀唀⸀倀 ⠀䴀漀戀椀氀椀爀椀漀 唀爀戀愀渀漀Ⰰ 漀甀琀搀漀漀爀Ⰰ 挀愀爀爀漀ⴀ 瘀漀氀愀渀琀攀⤀Ⰰ 漀 戀爀椀氀栀漀 琀漀渀愀氀椀搀愀搀攀猀 洀愀椀猀 挀氀愀爀愀猀 猀漀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 猀愀氀椀攀渀琀愀爀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 攀洀 먀 瀀氀愀渀漀⸀ 䴀愀椀猀 焀甀攀 椀猀猀漀Ⰰ 攀瘀椀搀攀渀挀椀愀 愀 琀攀爀渀甀爀愀 攀 椀渀琀椀洀椀猀洀漀 椀渀琀攀渀挀椀漀渀愀氀 渀愀 椀洀愀最攀洀⸀ 䨀 愀 瀀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 搀椀爀攀挀椀漀渀愀搀愀 猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 甀洀 漀甀琀爀漀 愀爀琀椀昀挀椀漀 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 瀀愀爀愀 愀挀爀攀猀挀攀渀琀愀爀 甀洀 挀攀爀琀漀 ᰀ挠愀氀漀爀ᴀ†昀爀愀琀攀爀渀愀氀㨀 漀 氀愀爀愀渀樀愀⸀ 䄀漀 愀氀愀爀愀渀樀愀爀 愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀Ⰰ 瀀漀搀攀 猀攀爀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀搀愀 甀洀愀 猀攀渀猀愀漀 爀漀洀渀琀椀挀愀 漀甀 愀琀 洀攀猀洀漀 愀渀琀椀最愀Ⰰ 搀攀瀀攀渀搀攀渀搀漀 搀漀 焀甀攀 攀猀琀 猀攀渀搀漀 洀漀猀琀爀愀搀漀 渀愀 椀洀愀最攀洀⸀ 䌀漀洀漀 愀渀琀攀猀 搀椀琀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀Ⰰ 愀 椀渀琀攀渀漀 昀漀椀 瀀愀猀猀愀爀 甀洀愀 洀攀渀猀愀最攀洀 琀攀爀渀愀 攀 昀愀洀椀氀椀愀爀Ⰰ 洀愀猀 琀愀洀戀洀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀搀愀 搀攀 甀洀愀 瀀椀琀愀搀愀 搀攀 搀椀瘀攀爀猀漀⸀ 䔀猀猀攀 琀漀洀 愀氀愀爀愀渀樀愀搀漀 愀樀甀搀愀 渀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀愀 椀搀攀椀愀 搀攀 焀甀攀Ⰰ 攀洀 昀愀洀氀椀愀Ⰰ 瘀漀挀 瀀漀搀攀 猀攀 搀椀瘀攀爀琀椀爀 戀攀愀 渀愀 䜀甀猀琀愀⬀Ⰰ 愀 切渀椀挀愀 最攀氀愀琀攀爀椀愀 焀甀攀 攀渀琀攀渀搀攀 漀 挀氀椀攀渀琀攀 挀漀洀漀 渀椀渀最甀洀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ 㜀㜀㤀昀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 琀爀愀戀愀氀栀漀 挀漀洀攀漀甀 猀漀戀 愀 搀椀爀攀漀 搀攀 甀洀 戀爀椀攀昀椀渀最 瀀愀猀猀愀搀漀 瀀攀氀漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 䐀愀氀瘀椀渀漀 䄀爀愀切樀漀Ⰰ 渀漀 㐀먀 瀀攀爀漀搀漀Ⰰ 渀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 䐀椀爀攀漀 搀攀 䄀爀琀攀⸀ 䄀 瀀爀漀戀氀攀洀琀椀挀愀 愀戀漀爀搀愀瘀愀 焀甀攀 愀猀 戀漀氀愀猀 搀攀 猀漀爀瘀攀琀攀 栀愀瘀椀愀洀 搀椀洀椀渀甀搀漀 瀀漀爀 挀漀渀琀愀 搀攀 甀洀愀 瀀愀搀爀漀渀椀稀愀漀 椀洀瀀漀猀琀愀 瀀愀爀愀 琀漀搀漀猀 漀猀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 搀愀 䜀甀猀琀愀⬀ 渀愀 挀椀搀愀搀攀 攀 漀猀 挀氀椀攀渀琀攀猀 栀愀瘀椀愀洀 渀漀琀愀搀漀⸀
A campanha visava fazer com que essa mudança caísse no esquecimento, sem que a boa imagem da empresa fosse afetada. Primeiramente, para realizar uma campanha de sucesso, era necessário que conhecêssemos o público-alvo deles. O briefing deu um direcionamento mais técnico, dizendo que o foco estava em pessoas de 20 a 55 anos da classe A e B. Mas o que essas pessoas gostam de fazer? Será que vão acompanhadas? A que horas vão tomar esse sorvete? Quando? Essas foram as perguntas que feitas para identificarmos quem necessariamente frequentava a Gusta+; e chegamos à conclusão que sua suma maioria são famílias. E, a partir dessa busca, decidimos que o foco da campanha deveriam ser os próprios clientes, desde os primeiros rabiscos: 伀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀 愀挀愀戀漀甀 猀攀渀搀漀 洀甀椀琀漀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀 搀漀 焀甀攀 椀渀椀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 攀猀瀀攀爀瘀愀洀漀猀⸀ 䄀瀀猀 昀攀椀琀漀 漀 戀爀愀椀渀猀琀漀爀洀 攀 漀猀 爀愀昀攀猀Ⰰ 搀攀挀椀搀椀洀漀猀 猀攀最甀椀爀 甀洀愀 氀椀渀栀愀 洀愀椀猀 瀀爀漀洀漀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 猀攀洀 搀攀椀砀愀爀 瀀愀爀愀 琀爀猀 愀 攀猀猀渀挀椀愀 搀愀 洀愀爀挀愀⸀ 倀愀爀愀 甀洀愀 攀洀瀀爀攀猀愀 焀甀攀 琀爀愀渀猀洀椀琀攀 愀 椀搀攀椀愀 搀攀 搀椀瘀攀爀猀漀 攀 昀愀洀氀椀愀Ⰰ 昀漀椀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 瀀攀渀猀愀爀 攀洀 愀氀最漀 焀甀攀 搀攀猀猀攀 愀 椀搀攀椀愀 搀攀 焀甀攀 愀 䜀甀猀琀愀⬀ 挀漀渀栀攀挀攀 漀猀 最漀猀琀漀猀Ⰰ 愀猀 愀猀瀀椀爀愀攀猀 攀 搀攀猀攀樀漀猀 搀漀 挀氀椀攀渀琀攀⸀
Então surge a ideia de usar gêmeos como modelos da propaganda: que maneira melhor de escrachar familiaridade em uma imagem senão com uma pessoa exatamente igual a você? Mais que isso, irmãos gêmeos carregam um simbolismo além da aparência. São conhecidos por terem uma ligação especial, até mesmo telepática. Sendo assim, precisávamos criar um texto que fizesse jus tanto a essa concepção, quanto a de promoção e compromisso. 䄀 爀攀搀愀漀 昀漀椀 愀 洀愀椀猀 搀椀昀挀椀氀 搀攀 挀爀椀愀爀⸀ 䐀攀瘀攀爀椀愀 猀攀爀 瀀爀琀椀挀愀 攀 搀椀爀攀琀愀 攀Ⰰ 琀愀洀戀洀Ⰰ 挀漀氀椀最愀搀愀 瀀爀漀昀甀渀搀愀洀攀渀琀攀 愀漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 挀攀渀琀爀愀氀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀⸀ 䔀渀琀漀Ⰰ 猀甀爀最椀甀 愀 椀搀攀椀愀 搀攀 瀀攀最愀爀 愀氀最漀 挀漀洀甀洀 攀 爀攀挀漀爀爀攀渀琀攀 渀愀 瀀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 愀琀爀椀戀甀ⴀ氀漀 愀 甀洀 挀漀渀挀攀椀琀漀 洀愀椀猀 挀漀渀挀爀攀琀漀⸀ ᰀ䄠 最攀氀愀琀攀爀椀愀 焀甀攀 愀 猀甀愀 挀愀爀愀℀ᴀ†攀渀琀漀Ⰰ 琀漀洀漀甀 甀洀愀 猀椀最渀椀昀椀挀渀挀椀愀 洀甀椀琀漀 愀氀洀 搀愀 洀愀椀猀 戀瘀椀愀⸀ 一漀 猀 昀漀椀 昀攀椀琀漀 甀洀 攀猀瀀攀氀栀愀洀攀渀琀漀 攀渀琀爀攀 瀀切戀氀椀挀漀 攀 洀愀爀挀愀Ⰰ 挀漀洀漀 琀愀洀戀洀 甀洀 爀攀挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 攀 昀愀洀椀氀椀愀爀椀搀愀搀攀 攀渀琀爀攀 漀猀 搀漀椀猀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀愀 樀甀渀漀 搀攀 琀攀砀琀漀 攀 椀洀愀最攀洀⸀ 䌀漀洀 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 攀 愀 椀搀攀椀愀 昀漀爀洀愀搀愀Ⰰ 漀 焀甀攀 昀愀氀琀愀瘀愀 攀爀愀 愀最椀爀⸀ 䄀猀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀 昀漀爀愀洀 琀椀爀愀搀愀猀 渀愀 甀渀椀搀愀搀攀 搀愀 䄀瘀攀渀椀搀愀 唀洀戀攀爀琀漀 䌀愀氀搀攀爀愀爀漀Ⰰ 搀攀渀琀爀漀 搀漀 瀀漀猀琀漀 搀愀 匀栀攀氀氀Ⰰ 甀洀愀 搀愀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 愀瘀攀渀椀搀愀猀 搀攀 䴀愀渀愀甀猀⸀ 伀 洀愀椀猀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 攀爀愀 焀甀攀 漀猀 搀漀椀猀 猀攀 搀椀瘀攀爀琀椀猀猀攀洀 攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀猀猀攀洀 愀 挀甀洀瀀氀椀挀椀搀愀搀攀 搀攀 最洀攀漀猀 焀甀攀 攀猀琀瘀愀洀漀猀 瀀爀漀挀甀爀愀渀搀漀⸀
Depois de tiradas, as fotos passaram por uma seleção. Era necessário que as escolhidas seguissem um padrão preestabelecido pela equipe. A estética das cores, a claridade e o enquadramento foram os filtros técnicos escolhidos para pensar na diagramação dos layouts. Mas também era essencial que estivessem sorrindo em todas, mostrando cumplicidade e intimidade entre irmãos. E, para haver harmonia entre todos esses conceitos reunidos em apenas uma campanha, havia o padrão tipográfico a ser seguido. A concepção que temos em torno de vários departamentos da vida vem das experiências, e isso inclui a percepção sob tipos de fonte utilizadas. Assim, a tipografia selecionada foi Lobster. Como produto, obtivemos peças diagramadas vertical e horizontalmente, em retilíneas. 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ 㜀㜀㤀昀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䌀漀渀琀愀洀漀猀 挀漀洀 愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 䐀椀爀攀漀 搀攀 䄀爀琀攀猀 瀀愀爀愀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀Ⰰ 瘀椀猀琀漀 焀甀攀 洀甀椀琀愀猀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀猀 瘀椀猀甀愀椀猀 琀椀瘀攀爀愀洀 搀攀 猀攀爀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 渀愀 椀渀挀漀爀瀀漀爀愀漀 搀攀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀⸀ 䘀漀琀漀最爀愀昀椀愀Ⰰ 琀攀砀琀漀 攀 搀椀愀最爀愀洀愀漀 昀椀稀攀爀愀洀 瀀愀爀琀攀 搀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 瘀椀猀甀愀氀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 猀攀渀搀漀 琀漀搀漀猀 椀渀搀椀猀瀀攀渀猀瘀攀椀猀 瀀愀爀愀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀漀 洀攀猀洀漀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 漀 攀洀戀愀猀愀洀攀渀琀漀 琀攀爀椀挀漀 搀攀 琀漀搀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀⸀ 준 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 爀攀猀猀愀氀琀愀爀 焀甀攀Ⰰ 愀 椀搀攀椀愀 挀攀渀琀爀愀氀 琀攀瘀攀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 愀瀀爀漀砀椀洀愀爀 漀 挀氀椀攀渀琀攀 搀愀 洀愀爀挀愀Ⰰ 搀攀 昀漀爀洀愀 焀甀攀 漀 挀栀愀洀愀猀猀攀 愀琀攀渀漀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀 愀氀瘀漀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 猀愀氀椀攀渀琀愀洀漀猀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 焀甀攀 琀漀搀愀 攀洀瀀爀攀猀愀 搀攀瘀攀 搀愀爀 愀漀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀Ⰰ 瀀漀椀猀 攀猀琀攀 愀 瀀漀渀琀愀 昀椀渀愀氀 搀攀 琀漀搀漀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 洀攀爀挀愀搀漀氀最椀挀漀 攀洀 爀愀稀漀 搀攀 猀甀愀 猀愀琀椀猀昀愀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 琀漀搀漀 挀氀椀攀渀琀攀 搀攀瘀攀 猀攀 猀攀渀琀椀爀 愀挀漀氀栀椀搀漀 攀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 瀀愀爀愀 琀漀搀愀 洀愀爀挀愀 焀甀攀 挀漀渀猀漀洀攀⸀ 䔀猀猀愀 瀀攀爀挀攀瀀漀 琀漀洀漀甀 昀漀爀洀愀 愀 洀攀搀椀搀愀 焀甀攀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 昀漀椀 猀攀渀搀漀 昀攀椀琀漀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 琀攀爀椀挀愀猀 愀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 搀攀 挀愀搀愀 攀氀攀洀攀渀琀漀 椀渀挀漀爀瀀漀爀愀搀漀 渀愀猀 瀀攀愀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ 㜀㜀㤀昀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䌀伀刀刀䔀䄀Ⰰ 匀愀爀愀栀 䈀愀琀椀猀琀愀㬀 倀攀爀攀椀爀愀Ⰰ 䴀椀爀渀愀 䘀攀椀琀漀稀愀⸀ 䈀刀䄀一䐀䤀一䜀 䔀䴀伀䌀䤀伀一䄀䰀㨀 愀猀 猀攀渀猀愀攀猀 攀 攀洀漀攀猀 搀攀猀瀀攀爀琀愀搀愀猀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 漀氀昀愀琀椀瘀愀 搀漀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀 攀洀 猀甀愀 爀攀氀愀漀 挀漀洀 漀 攀挀漀猀猀椀猀琀攀洀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀挀椀漀渀愀氀 搀愀 洀愀爀挀愀 䘀愀爀洀⸀
Disponível em:栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀挀漀洀瀀漀猀⸀漀爀最⸀戀爀⼀戀椀戀氀椀漀琀攀挀愀⼀愀爀琀椀最漀挀漀洀瀀漀猀琀攀洀瀀氀愀琀攀开㌀㌀㐀㘀⸀瀀搀昀 ⠀䄀挀攀猀猀漀㨀 ㈀⼀ 㐀⼀㠀⤀
GOBÈ, Marc. Brandjam – O Design Emocional Na Humanização Das Marcas. Rio de Janeiro, Rocco 2010. 381 p. GUIMARÃES, Luciano. A Cor Como Informação. São Paulo, Annablume Editora, 2004. 144 p. LORSCHEITER, Vanessa; Steffen, César; Polidoro, Marina Bortoluz. Análise semiótica para o uso emocional da cor no Design de Superfície䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 https://www.uniritter.edu.br/files/sepesq/arquivos_trabalhos/3612/1150/1338.pdf (Acesso em 06/04/18)㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀伀䰀䤀嘀䔀䤀刀䄀Ⰰ 儀甀猀椀愀 刀漀搀爀椀最甀攀猀 搀攀⸀ 䐀甀琀爀愀Ⰰ 䬀愀爀攀渀 䔀猀琀攀昀愀渀⸀ 伀 䴀愀爀欀攀琀椀渀最 搀攀 刀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 攀 愀 䤀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀愀 䴀愀爀挀愀⸀ Disponível em: 栀琀琀瀀㨀⼀⼀爀攀⸀最爀愀渀戀攀爀礀⸀攀搀甀⸀戀爀⼀愀爀琀椀最漀猀⼀䴀稀䴀㐀⸀瀀搀昀 ⠀䄀挀攀猀猀漀㨀 㘀⼀ 㐀⼀㠀⤀ PAVITT, Jane. Brand.new. Rio de Janeiro, V&A Publications, 2002. 240p. POFAHL, Paola Adad. A Importância do Marketing Promocional no Crescimento das Empresas de Consultoria. 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀戀椀戀氀椀漀琀攀挀愀搀椀最椀琀愀氀⸀甀昀洀最⸀戀爀⼀搀猀瀀愀挀攀⼀戀椀琀猀琀爀攀愀洀⼀栀愀渀搀氀攀⼀㠀㐀㌀⼀䰀䔀吀刀ⴀ㠀吀㤀儀倀刀⼀搀椀猀猀攀爀⸀瀀搀昀㼀猀攀焀甀攀渀挀攀㴀 ⠀䄀挀攀猀猀漀㨀 ㌀ ⼀ ㌀⼀㠀⤀ SCHIASCHIO, Mônica. Marketing Promocional – Um Olhar Descomplicado. Boston, Massachusetts, EUA, Cegage Learning 2014. 222 p. 匀䤀䰀嘀䄀 䘀䤀䰀䠀伀Ⰰ 䴀愀甀爀漀 嘀攀渀挀椀漀㬀 匀䔀䈀刀䄀䔀 䴀椀渀愀猀⸀ 䌀漀洀漀 䔀氀愀戀漀爀愀爀 唀洀愀 䌀愀洀瀀愀渀栀愀 倀爀漀洀漀挀椀漀渀愀氀⸀ Disponível em:栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀戀椀戀氀椀漀琀攀挀愀猀⸀猀攀戀爀愀攀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀挀栀爀漀渀甀猀⼀䄀刀儀唀䤀嘀伀匀开䌀䠀刀伀一唀匀⼀戀搀猀⼀戀搀猀⸀渀猀昀⼀㠀搀挀㘀 㘀攀愀㜀㘀 愀搀㐀搀戀戀 㐀㠀戀㈀㔀㜀攀㤀愀戀㌀昀㐀⼀␀䘀椀氀攀⼀㜀㠀⸀瀀搀昀 ⠀䄀挀攀猀猀漀㨀 㔀⼀ 㐀⼀㈀ 㠀⤀ VIEIRA, Alessandra Oliveira Machado. Idênticos e Diferentes: Crenças, Práticas e Interações na Socialização de Crianças Gêmeas. 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 http://www.repositorio.unb.br/bitstream/10482/9380/1/2011_AlessandraOliveiraMachadoVieira.pdf (Acesso: 02/04/18)㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀 |