ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #01779f"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00331</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RT04</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Uma História de Conduta</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Alan Rodrigues de Lima (Faculdade Boas Novas); John Silva de Brito (Faculdade Boas Novas); Rosangela Brito Pereira Teles (Faculdade Boas Novas); Raphael Henrique Cortezão (Faculdade Boas Novas); Wellyson da Silva Nascimento (Faculdade Boas Novas)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Jornalismo, Ética, Deontologia, Código de Ética, Minissérie</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O referido trabalho tem como objetivo apresentar, em formato de minissérie televisiva, questões ligadas à ética e à deontologia no contexto do jornalismo. O produto foi elaborado como avaliação final da disciplina de Legislação e Ética em Jornalismo. A intenção foi ilustrar situações do cotidiano do jornalista que exigem decisões profissionais baseadas no Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros. O trabalho ratifica a importância do conhecimento do Código de Ética e contribui para conscientizar acadêmicos e profissionais sobre a necessidade do exercício do jornalismo de forma correta e ética.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O Jornalismo tem como principal característica a velocidade de sua produção e enfrenta desafios no que tange a seu ethos de modo geral. Isso afeta o cumprimento do código deontológico para a profissão, afinal a notícia é um objeto de interesse público e universal, contudo se origina de contextos diferenciados. A moral e a ética são dois conceitos que possuem a mesma finalidade: auxiliar o indivíduo a distinguir o bem e o mal, o lícito e o ilícito, bem como a controlar o seu comportamento por meio de premissas que o levam a estar em harmonia com a sociedade e consigo mesmo. Contudo, as características particulares devem ser especificadas para, então, melhor entendermos o que é a deontologia. A moral define-se como um sistema de valores e princípios que orientam o comportamento dos indivíduos, com a finalidade de promover e manter a harmonia entre os membros de um grupo social, e conter e superar momentos de crise. De acordo com Vásquez (1915, p. 39), "a moral só pode surgir  e efetivamente surge  quando o homem supera a sua natureza puramente natural, instintiva, e possui já uma natureza social: isto é, quando já é membro de uma coletividade". Cada grupo social possui sua moral e está sujeita a sofrer alterações. Já a ética se encontra em um âmbito mais reflexivo da moral. No campo profissional, o que direciona o comportamento do indivíduo no sentido de fazer o bem, de acordo com os valores morais de sua sociedade, é a deontologia. Ela "considera o aspecto moral do homem exercendo sua profissão. Essa parte da ética fixa-se especialmente o conteúdo e na honradez das atividades e trabalhos, comprometendo, desta forma, a própria profissão" (BRAJNOVIC, 1978, p. 76) e ajuda a definir direitos e deveres dos jornalistas. A proposta deste trabalho é evidenciar situações profissionais relacionadas à conduta ética do jornalista que podem ocorrer dentro do ambiente de trabalho. O local escolhido para desenvolver a minissérie foi uma redação jornalística.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O objetivo principal da criação de Uma História de Conduta foi desenvolver uma minissérie televisiva que aborde questões éticas no contexto do jornalismo. A ideia inicial mais importante do projeto foi a de que, qualquer que fosse o produto final, este, precisaria transmitir de forma prática algumas atitudes consideradas antiéticas. Partindo deste propósito inicial e norteador, tivemos como objetivos específicos: produzir três episódios de ficção televisiva seriada; criar um universo ficcional com locações, figurinos e maquiagem específicos; escrever um roteiro original; utilizar planos, trilha e montagem que aproximassem o espectador do que foi proposto. A proposta desenvolvida nos leva ainda a ter como intenção a divulgação do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros; a conscientização de acadêmicos e profissionais sobre o correto exercício da profissão e por fim, suscitar o debate sobre deontologia do jornalismo. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O jornalismo deve ser entendido como uma atividade que requer criatividade e responsabilidade, pois envolve a construção da notícia para a sociedade. A informação transmitida de forma mal apurada pode trazer consequências para o jornalista, ao veículo de comunicação, aos envolvidos na matéria e ao público que recebe a notícia. Os artigos 3º e 4º do capítulo II do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, que trata da conduta profissional do jornalista, afirmam que o exercício da profissão jornalística é uma atividade de natureza social e o compromisso fundamental do jornalista é com a verdade nos relatos dos fatos, devendo pautar seu trabalho na precisa apuração dos acontecimentos e na sua correta divulgação. A produção contemporânea do Jornalismo, ao operar num ritmo veloz, se insere numa perspectiva de rede, em que a mesma informação flui em diferentes mídias. Assim, o jornalista como homem de ação (TUCHAMN, 1993) assume as características da era individualista contemporânea, na qual as práticas profissionais ocorrem em acordo com o sistema midiático como um todo, modificando sua conduta ética para acompanhar o sistema midiático. Em um mercado competitivo é importante que o profissional faça constantes reflexões éticas no exercício de sua função, não se deixando levar pelas pressões da rotina acelerada. Essa atitude pode evitar a transgressão do Código de Ética contribuindo para a construção de um jornalismo sério, responsável e comprometido com a verdade.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O produto teve por base a produção de uma minissérie televisiva. O intuito foi de reportar aos telespectadores situações do cotidiano do jornalista que exigem decisões baseadas em princípios éticos. Com este objetivo, optou-se em dividir a minissérie em três capítulos, utilizando um roteiro que suscita questões éticas por meio das escolhas profissionais das personagens envolvidas. Foi realizada uma pesquisa sobre o Código de Ética para fundamentar as falas e cenas inseridas na minissérie. O processo de elaboração da minissérie envolveu reunião de discussão do tema, pesquisa referente ao Código de Ética, elaboração do roteiro, gravação dos episódios, gravação de off, edição e finalização do material. Para produzir as imagens de Uma História de Conduta, contamos com a parceria da produtora Makro Vídeo e Som Manaus, que cedeu a sua sede para captação das imagens. No set, foram utilizados uma câmera digital (DSLR) Canon T3i com duas baterias, um microfone comum, iluminação de led para estúdio, travelling e chroma key. O conteúdo OFF foi gravado através de uma interface de áudio integrada no computador, pelo programa Sound Forge, porém todo o conteúdo (vídeo e som) foram editados no software de edição das imagens Adobe Premiere CC versão 2017. A narrativa foi abordada tecnicamente de planos fechados: primeiríssimo plano, close-up, planos detalhes, planos médios e optamos por não fazer muito o uso de planos gerais nas cenas. Tendo como foco o tema abordado, esta minissérie permitiu maior conhecimento dos fundamentos deontológicos do jornalismo, bem como a prática da produção e gravação para televisão. O trabalho propiciou a experiência de aprofundar o estudo do Código de Ética e vivenciar o processo de elaboração de conteúdo televisivo.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para tirar Uma História de Conduta definitivamente dos papéis e das ideias, o grupo optou por pensar em uma minissérie televisiva baseada em pesquisas de temas relacionados à ética e deontologia do jornalismo brasileiro, tendo em vista que estes fundamentos teóricos são a base para o exercício prático e diário da profissão. O foco da minissérie foi demonstrar situações reais que podem acontecer com um jornalista em seu ambiente de trabalho e as possíveis consequências, de acordo com as escolhas éticas profissionais realizadas. Com o intuito de promover o amplo conhecimento sobre o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, a minissérie, que possui sete personagens, apresenta o cenário de uma redação de um jornal televisivo, suas características e possíveis questões éticas que podem surgir a partir das matérias produzidas. O roteiro foi escrito por uma dupla e decupado em conjunto logo depois. Definimos que o ambiente para captação de imagens devia representar o mundo de uma redação jornalística, quais lugares poderiam ser locações interessantes para criar o universo da série. Chegou-se à conclusão de que uma produtora com escritório e estúdio se adequava melhor à construção da narrativa. Pela questão da facilidade de um dos integrantes da equipe trabalhar em uma locação do jeito que fora pensado, decidiu-se fazer as gravações na Makro Vídeo e Som em Manaus, localizada no conjunto Vieiralves. Iniciou-se logo após o processo de construção dos personagens e a definição de quem iria interpretá-los. Cada personagem da série ganhou uma ficha com características de personalidade, sugestões de figurinos, cabelo e maquiagem. Todos os figurinos foram do próprio acervo pessoal dos acadêmicos e a maquiagem ficou por conta da maquiadora Elianne Coelho. Na fase de pré-produção buscamos contar com o exercício de logística para conciliar a disponibilidade do elenco e os dias cedidos para filmagem na locação. Ao todo, foram três dias de gravações, que foram intensamente aproveitados, devido ao pouco tempo disponível de todos os participantes e o trabalho prévio de produção permitiu que tudo no set fluísse de forma tranquila. A questão principal da minissérie trata da relação misteriosa de uma jornalista (Júlia Brandão) com um vereador (Antônio Carlos). O vereador deseja prejudicar um deputado (Marcos Pereira) e, para isso, conta com o apoio de Júlia. Fascinada com a possibilidade de ascensão profissional, a jornalista cede às propostas e presentes do vereador e passa a desenvolver uma matéria, sem apuração, que acusa o deputado de corrupção. Ana Louise, jornalista que trabalha com Júlia, faz escolhas éticas completamente diferentes. Ela apura seu material com seriedade e dedicação, não se envolve com matérias compradas e busca trabalhar de maneira íntegra. A empresária e proprietária do grupo Ávila de Comunicação é a jornalista e empresária Elizabeth Ávila. Ela é uma mulher que busca uma conduta ética correta e exige isso de seus funcionários, sempre acompanhando o trabalho realizado por eles. O desenvolvimento da história envolve situações do cotidiano da redação do jornal Amazônia News, as escolhas feitas por cada personagem e as respectivas consequências, sempre na perspectiva da ética, suscitando reflexões sobre o tema. Com as filmagens finalizadas, o grupo realizou a edição do produto. O primeiro ponto que levamos em consideração foi a decupagem das cenas, para que não ultrapassasse um tempo limite e deixasse o espectador com vontade de saber o que aconteceria no próximo capítulo. Por isso, a decisão de sempre no final de cada episódio, finalizar com uma cena que deixasse expectativa e logo em seguidas as cenas do próximo capítulo. Pesquisamos por diversas vezes uma música que retratasse a abertura da série e optamos pela música Brasil (Cazuza) interpretada pela banda Kid Abelha. A escolha da trilha sonora foi parte instrumental e parte cantada. Decidido isso, pesquisamos na biblioteca de áudio do YouTube, plataforma que libera o uso gratuito de trilhas e efeitos, os áudios que melhor se encaixavam com a narrativa. O produto final passou por ajustes em todas as cenas. Além de cortes para alterar a velocidade de algumas cenas, trazendo uma dinâmica para essas escolhidas. O filtro Old Classic foi aplicado em todo o produto, assim como as alterações do brilho e saturação, com a finalidade de se alcançar a paleta de cor da fotografia e dar a série tons mais quentes dos quais foram de fato gravados. A montagem e edição gerou um produto de 03 capítulos e um total de aproximadamente 15 minutos, com quadros de 1920x1080, sendo 1920 pixels de largura e 1080 pixels de altura, com 29 quadros por segundo, resultando em um total de 561 MB quando em formato MP4.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">A ética profissional do jornalista brasileiro, regida pelo código de ética, é um assunto de extrema importância e precisa ser amplamente discutido no ambiente acadêmico, para contribuir com a formação de futuros jornalistas. O compromisso com a ética é uma escolha individual, entretanto, possui consequências coletivas e que podem beneficiar ou prejudicar o processo de transmissão de informações à sociedade. A comunicação baseada na busca pela verdade é o que torna o jornalismo uma profissão com função social e de extrema relevância. Dentro do prazo de um mês conseguimos nos basear nos textos que estudamos em sala de aula e na narrativa que escolhemos, para criar um universo ficcional plausível e com a finalidade de despertar a curiosidade do espectador. Pode-se afirmar que os objetivos foram atingidos, pois saímos em busca de produzir três episódios completos de uma minissérie televisiva de ficção. Na parte prática, a equipe pode trabalhar habilidades nas áreas como roteirização, produção executiva, logística, filmagem, edição e finalização. Por fim, acreditamos que desenvolver e produzir "Uma História de Conduta" no contexto da disciplina, possibilitou a equipe uma experiência de crescimento pessoal, profissional e a reflexão sobre todos os conhecimentos obtidos em sala de aula na matéria de Legislação e Ética em Jornalismo, buscando abordar uma questão relevante para profissionais da área. A ética, especialmente relacionada à comunicação, é um tema de grande contribuição para a cidadania. É dever do jornalista construir e transmitir notícias de forma clara e verídica, baseando suas decisões profissionais no código de ética, buscando o interesse público como prioridade.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">BRAJNOVIC, Luka. Deontologia periodista. 2ª edição ampliada e reestruturada. Pamplona: Ed. Universidad de Navarra, 1978.<br><br>TUCHMAN, G. A objetividade como ritual estratégico: uma análise das noções de objetividade dos jornalistas. In: TRAQUINA, N (Org.). Jornalismo: questões, teorias e estórias. Lisboa: Vega, 1993.<br><br>VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Ética. Rio de Janeiro: Art Line, 1999.<br><br> </td></tr></table></body></html>