INSCRIÇÃO: | 00333 |
CATEGORIA: | CA |
MODALIDADE: | CA07 |
TÍTULO: | Audioslide Respeita as mina! A humanização e resistência pelo reconhecimento da prostituição como profissão em Belém. |
AUTORES: | CAMILA DE CASSIA RAMOS (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA); Andre Costa Gomes (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA); Ananda Louzeiro de Souza (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA); Lorena Cruz Esteves (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA); Maria José Castro Pureza (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA); Mayara de Jesus Neves (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA); Mayara Pinto Abreu (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA); Ramon Bento de Souza Ferreira (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA) |
PALAVRAS-CHAVE: | Audioslide, Gempac, Humanização, Prostituição, Radiojornalismo |
RESUMO | |
Este trabalho tem como objetivo descrever a produção do conteúdo jornalístico para a disciplina Laboratório de Radiojornalismo, em que o recurso midiático utilizado é o formato de Audioslide, sobre o tema "Respeita as mina!" A humanização e resistência pelo reconhecimento da prostituição como profissão em Belém - PA e as diferentes discussões acerca do assunto. Propomos tratar o tema de forma mais humanizada e atenta sobre este grupo muitas vezes marginalizado na mídia e no contexto social. Para isso, utilizamos como base teórica Ferraretto (2010), Raddatz (2013), Salaverría (2001). A experiência nos levou ao exercício de repensar o discurso jornalístico fora do tradicionalismo das mídias, bem como pensar como ocorrem as mudanças no campo da comunicação em meio às novas tecnologias que surgem. | |
INTRODUÇÃO | |
A prostituição é atualmente um assunto de extrema estigmatização, muitas vezes retratada na mídia de forma desumanizada e generalizada, sem a atenção e cuidado devidos às diferentes realidades e experiências. O impacto social que essa postura precipitada provoca é forte, sendo um dos fatores do alto índice de violência sobre esse grupo. De acordo com o Observatório da Prostituição da Universidade Federal do Rio de Janeiro, só em 2018, dez prostitutas teriam sido assassinadas na região metropolitana de Belém. Três delas seriam militantes na luta pela regulamentação da profissão na cidade, por meio do Grupo de Mulheres Prostitutas do Estado do Pará (Gempac). Neste trabalho expõem-se as diferentes posturas acerca da prostituição em Belém, retratando a opinião popular sobre a profissão e também aprofundando-se no tema, ouvindo as experiências de mulheres que trabalham na categoria e de pesquisadores do assunto, sob o olhar jornalístico. A interação entre mídias (áudio e imagem) é utilizada como meio para a exposição do tema e, por se tratar de um produto voltado para uma plataforma digital, no caso o Youtube, a receptividade do público pode ser avaliada de uma forma mais rápida e dinâmica, podendo contribuir para a continuidade e melhor desenvolvimento do trabalho e debate sobre assuntos pertinentes à sociedade. A internet abriu um campo de interlocução entre os cidadãos, possibilitando que eles se manifestem publicamente sobre o que pensam. É preciso entender, portanto, o lugar de fala de cada um, mas é antes de tudo um espaço em que se pode opinar, discordar, curtir e compartilhar. E isso facilita a ocorrência de denúncias sobre os crimes contra os direitos humanos em todo o globo (RADDATZ, 2013, p. 71). | |
OBJETIVO | |
Na antiguidade, a prostituição assumia significados religiosos. Com as transformações culturais, passou a ser uma atividade condenada pelas autoridades e, consequentemente, pela sociedade. Em Belém, a atividade se intensificou durante a exploração da borracha, no século XIX. E, apesar do avanço na luta por garantia de direitos, o reconhecimento da profissão ainda está muito longe de ser conquistado em sua totalidade. Com isso, o principal objetivo do audioslide é apresentar de forma acessível e humanizada a questão da prostituição em Belém, apresentando as diversas discussões que a profissão suscita, e, por meio de diferentes recursos midiáticos, provocar uma reflexão sobre a marginalização desse grupo, assim como expor os problemas e conquistas de direitos da categoria. 伀 愀氀挀愀渀挀攀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀搀漀 瀀攀氀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀 琀愀洀戀洀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 瀀攀氀愀 瀀攀爀瀀攀琀甀愀漀 渀漀 洀攀椀漀 搀椀最椀琀愀氀Ⰰ 猀攀渀搀漀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 搀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 攀 椀渀昀漀爀洀愀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ 㜀㜀㤀昀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 攀猀挀漀氀栀愀 搀漀 最渀攀爀漀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀漀 愀甀搀椀漀猀氀椀搀攀 猀栀漀眀 猀攀 搀攀甀 瀀攀氀愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 攀砀瀀氀漀爀愀爀 愀 洀甀氀琀椀洀椀搀椀愀氀椀搀愀搀攀 渀漀 爀搀椀漀⸀ 䔀猀琀攀 焀甀攀 渀漀 攀猀琀 搀椀猀琀愀渀琀攀 搀愀 爀攀瘀漀氀甀漀 焀甀攀 漀猀 洀攀椀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 瘀洀 猀漀昀爀攀渀搀漀 瀀攀氀漀 猀甀爀最椀洀攀渀琀漀 搀攀 渀漀瘀愀猀 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀猀 攀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀愀 挀漀渀瘀攀爀最渀挀椀愀 洀椀搀椀琀椀挀愀⸀ 倀攀氀漀 挀漀渀琀爀爀椀漀Ⰰ 挀漀洀漀 瀀爀漀瀀漀猀琀漀 瀀漀爀 䘀攀爀爀愀爀攀琀琀漀⠀㈀ ⤀Ⰰ 猀攀 洀漀猀琀爀愀 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Destacamos a importância da participação de todos os integrantes do grupo na construção deste produto, contribuindo para a obtenção do êxito e cumprimento dos objetivos iniciais.䄀瀀攀猀愀爀 搀攀 琀漀搀愀猀 愀猀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀猀 搀攀 椀渀昀爀愀攀猀琀爀甀琀甀爀愀 攀 漀 瀀攀焀甀攀渀漀 渀切洀攀爀漀 搀攀 equipamentos disponibilizados pela faculdade, problemas pessoais e deslocamento do grupo, entendemos que isso nos prepara para as dificuldades que serão enfrentadas no jornalismo real, produzido no dia a dia da profissão. | |
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO | |
Como forma de avaliação da disciplina de Laboratório de Radiojornalismo, foi瀀爀漀瀀漀猀琀愀Ⰰ 瀀攀氀愀 瀀爀漀昀⸀愀 䰀漀爀攀渀愀 䌀爀甀稀 䔀猀琀攀瘀攀猀Ⰰ 愀 挀爀椀愀漀 搀攀 焀甀愀琀爀漀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀猀Ⰰ 甀洀 搀攀氀攀猀Ⰰ 渀攀猀琀攀 挀愀猀漀Ⰰ 漀 愀甀搀椀漀猀氀椀搀攀 ᰀ删攀猀瀀攀椀琀愀 愀猀 洀椀渀愀℀ 䄀 栀甀洀愀渀椀稀愀漀 攀 爀攀猀椀猀琀渀挀椀愀 瀀攀氀漀 爀攀挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀愀 瀀爀漀猀琀椀琀甀椀漀 挀漀洀漀 瀀爀漀昀椀猀猀漀 攀洀 䈀攀氀洀 ⴀ 倀䄀ᴀⰠ 焀甀攀 琀攀瘀攀 愀 猀甀瀀攀爀瘀椀猀漀 搀愀 搀漀挀攀渀琀攀 搀甀爀愀渀琀攀 琀漀搀漀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀⸀ 䄀 最爀愀瘀愀漀 搀漀 漀昀昀 搀漀猀 渀愀爀爀愀搀漀爀攀猀 攀 攀搀椀漀 昀椀渀愀氀 昀漀爀愀洀 昀攀椀琀愀猀 瀀漀爀 䨀漀漀 一椀氀漀Ⰰ 琀挀渀椀挀漀 漀瀀攀爀愀搀漀爀 搀攀 猀漀洀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀漀 倀愀爀⸀ O audioslide tem duração de 7 minutos e 17 segundos, divididos em 5 partes.一漀猀猀漀 瀀切戀氀椀挀漀 愀氀瘀漀 挀漀洀瀀漀猀琀漀 瀀漀爀 瀀漀搀攀爀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀猀 搀攀 洀椀氀椀琀愀渀琀攀猀 搀愀 爀攀愀 攀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 挀椀瘀椀氀 焀甀攀 琀洀 愀挀攀猀猀漀 愀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 搀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 渀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀⸀ 䄀猀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 攀 瀀爀漀搀甀漀 搀愀猀 洀攀猀洀愀猀 昀漀爀愀洀 昀攀椀琀愀猀 瀀攀氀漀猀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀漀 倀愀爀㨀 䄀渀愀渀搀愀 䰀漀甀稀攀椀爀漀Ⰰ 䄀渀搀爀攀 䜀漀洀攀猀Ⰰ 䈀攀愀琀爀椀稀 伀氀椀瘀攀椀爀愀Ⰰ 䌀愀洀椀氀愀 刀愀洀漀猀Ⰰ 䴀愀礀愀爀愀 䄀戀爀攀甀Ⰰ 䴀愀礀愀爀愀 一攀瘀攀猀Ⰰ 刀愀洀漀渀 䘀攀爀爀攀椀爀愀Ⰰ 吀愀礀洀 䌀愀爀渀攀椀爀漀Ⰰ 吀栀愀礀猀 䜀愀爀挀椀愀 攀 嘀椀挀琀漀爀 䴀攀氀漀⸀ 䄀 攀搀椀漀 搀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 瀀愀爀愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀攀 甀搀椀漀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 昀椀渀愀氀 昀漀椀 昀攀椀琀愀 瀀攀氀漀 愀挀愀搀洀椀挀漀 刀愀洀漀渀 䘀攀爀爀攀椀爀愀 挀漀洀 愀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀漀 搀漀 琀挀渀椀挀漀 攀洀 愀甀搀椀漀 䨀漀漀 一椀氀漀⸀ 䄀 攀搀椀漀 昀椀渀愀氀 搀漀 愀甀搀椀漀猀氀椀搀攀 昀漀椀 昀攀椀琀愀 瀀攀氀愀 愀挀愀搀洀椀挀愀 䌀愀洀椀氀愀 刀愀洀漀猀⸀ Para as gravações das sonoras, foi utilizado o Laboratório de Radiojornalismo da Faculdade de Comunicação Social da Universidade Federal do Pará, e na edição do material foram utilizados os softwares Sony Sound Forge Pro. A locução do audioslide foi feita pelos acadêmicos André Gomes, Camila Ramos e Mayara Abreu. As trilhas sonoras utilizadas foram as músicas “Respeita as mina” de Kell Smith, “Pagu” de Maria Rita, “Mulamba” do grupo Mulamba e “Rain” da banda Simply Three, obtidas pelo site Krafta (http://www.krafta-musicas.cc/). 䄀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 瀀愀爀琀攀 搀漀 愀甀搀椀漀猀氀椀搀攀 椀渀椀挀椀愀 挀漀洀 愀 洀切猀椀挀愀 ᰀ删攀猀瀀攀椀琀愀 愀猀 洀椀渀愀ᴀ†焀甀攀 樀甀氀最愀洀漀猀 瀀攀爀琀椀渀攀渀琀攀 瀀攀氀漀 挀漀渀琀攀切搀漀 搀愀 氀攀琀爀愀 焀甀攀 琀爀愀稀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 挀漀渀琀甀渀搀攀渀琀攀 愀 爀攀昀氀攀砀漀 愀挀攀爀挀愀 搀愀 氀甀琀愀 昀攀洀椀渀椀猀琀愀⸀ Em seguida temos a segunda parte do produto, na qual há a apresentação da líder e representante internacional do GEMPAC, Lourdes Barreto, explicando sua história pessoal e profissional, numa primeira parte de sua entrevista.䄀 琀攀爀挀攀椀爀愀 瀀愀爀琀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 甀洀愀 攀渀焀甀攀琀攀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 挀漀洀 琀爀愀渀猀攀甀渀琀攀猀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀猀 搀攀 昀漀爀洀愀 愀氀攀愀琀爀椀愀Ⰰ 攀洀 焀甀攀 昀漀爀愀洀 椀渀搀愀最愀搀漀猀 愀挀攀爀挀愀 搀愀 瀀爀漀猀琀椀琀甀椀漀 攀 猀甀愀猀 椀洀瀀爀攀猀猀攀猀 猀漀戀爀攀 漀 愀猀猀甀渀琀漀⸀ 䔀洀 猀攀焀甀渀挀椀愀 琀攀洀漀猀 愀猀 渀愀爀爀愀攀猀 搀漀猀 氀漀挀甀琀漀爀攀猀 挀椀琀愀渀搀漀 甀洀 戀爀攀瘀攀 栀椀猀琀爀椀挀漀 搀漀 椀渀挀椀漀 攀 愀琀甀愀氀 洀漀洀攀渀琀漀 搀愀 瀀爀漀猀琀椀琀甀椀漀 攀洀 䈀攀氀洀 搀漀 倀愀爀Ⰰ 挀漀洀 愀 洀切猀椀挀愀 倀愀最甀 愀漀 昀甀渀搀漀Ⰰ 渀愀 瘀漀稀 搀愀 挀愀渀琀漀爀愀 䴀愀爀椀愀 刀椀琀愀⸀ A quarta parte do audioslide inicia com a música “Mulamba” ao fundo, seguida da segunda parte da entrevista com Lourdes Barreto, presidente do Gempac, onde a líder do movimento introduz e explica as causa da luta, da resistência e da formação da identidade social do grupo de mulheres prostitutas de Belém do Pará. Também há a exposição das entrevistas com a psicóloga transexual e prostituta Lyah Corrêa e a diretora de assuntos políticos do GEMPAC, Maria Silveira. 一愀 焀甀椀渀琀愀 攀 切氀琀椀洀愀 瀀愀爀琀攀 琀攀洀漀猀 甀洀愀 挀漀渀琀攀砀琀甀愀氀椀稀愀漀 栀椀猀琀爀椀挀愀 搀愀 瀀爀漀猀琀椀琀甀椀漀 渀漀 洀甀渀搀漀 攀 洀愀椀猀 攀猀瀀攀挀椀昀椀挀愀洀攀渀琀攀 攀洀 䈀攀氀洀Ⰰ 攀渀挀攀爀爀愀渀搀漀 挀漀洀 甀洀 漀昀昀 愀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 搀愀 氀甀琀愀 搀漀 䜀攀洀瀀愀挀 攀 搀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀愀 爀攀最甀氀愀洀攀渀琀愀漀 搀愀 瀀爀漀猀琀椀琀甀椀漀 挀漀洀漀 瀀爀漀昀椀猀猀漀 攀 椀渀猀琀爀甀洀攀渀琀漀 搀攀 瘀愀氀漀爀椀稀愀漀 搀愀 瘀椀搀愀 栀甀洀愀渀愀 搀愀猀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 搀漀 猀攀砀漀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ 㜀㜀㤀昀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 䄀甀搀椀漀猀氀椀搀攀 ᰀ删攀猀瀀攀椀琀愀 愀猀 洀椀渀愀℀ᴀ†䄀 栀甀洀愀渀椀稀愀漀 攀 爀攀猀椀猀琀渀挀椀愀 瀀攀氀漀 爀攀挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀愀 瀀爀漀猀琀椀琀甀椀漀 挀漀洀漀 瀀爀漀昀椀猀猀漀 攀洀 䈀攀氀洀 ⴀ 倀䄀⸀ᴀ†昀漀椀 甀洀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 攀渀爀椀焀甀攀挀攀搀漀爀愀 瀀愀爀愀 琀漀搀漀猀 漀猀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀Ⰰ 猀漀戀爀攀琀甀搀漀 瀀攀氀愀 瘀椀瘀渀挀椀愀 搀漀 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀攀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀漀 攀 挀漀洀 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 愀氀洀 搀漀 氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀Ⰰ 焀甀攀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀 愀 爀甀愀 攀 漀 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀 愀 昀漀渀琀攀 攀 猀甀愀 栀椀猀琀爀椀愀⸀ 伀 攀砀攀爀挀挀椀漀 搀攀 瀀攀渀猀愀爀 攀 爀攀瀀攀渀猀愀爀 漀 搀椀猀挀甀爀猀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀 昀漀爀愀 搀漀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀氀椀猀洀漀 搀愀猀 洀搀椀愀猀Ⰰ 琀爀愀稀攀渀搀漀 瀀愀甀琀愀猀 愀琀甀愀椀猀 攀 瀀漀甀挀漀 愀戀漀爀搀愀搀漀 瀀愀爀愀 漀 搀攀戀愀琀攀Ⰰ 瀀爀漀瘀漀挀愀渀搀漀 愀 爀攀昀氀攀砀漀 搀漀 漀甀瘀椀渀琀攀⼀攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 瀀攀渀猀愀爀 挀漀洀漀 漀挀漀爀爀攀洀 愀猀 洀甀搀愀渀愀猀 渀漀 挀愀洀瀀漀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀洀 洀攀椀漀 猀 渀漀瘀愀猀 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀猀 焀甀攀 猀甀爀最攀洀Ⰰ 攀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 攀猀琀洀甀氀漀猀 攀 愀猀猀椀洀椀氀愀漀 搀愀 椀渀昀漀爀洀愀漀 瀀攀氀漀 爀攀挀攀瀀琀漀爀 攀 愀猀 爀攀猀瀀漀猀琀愀猀 焀甀攀 瀀漀搀攀洀漀猀 爀攀挀攀戀攀爀 瀀攀氀愀 椀渀琀攀爀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀搀愀 瀀攀氀愀 最爀愀渀搀攀 爀攀搀攀⸀ 䌀漀渀猀椀搀攀爀愀ⴀ猀攀 焀甀攀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 猀攀 洀愀渀琀攀瘀攀 昀椀攀氀 愀漀猀 猀攀甀猀 瀀爀漀瀀猀椀琀漀猀 漀爀椀最椀渀愀椀猀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀漀猀 攀 焀甀攀 搀攀瘀攀 猀攀爀 甀猀愀搀漀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀漀 搀攀 搀椀猀挀甀猀猀攀猀 猀漀戀爀攀 漀 琀攀洀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀⸀ | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS | |
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