ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #01779f"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00359</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;JO</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;JO05</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Programa UNIR Notícias com entrevista especial sobre resultados de estudo que comprova que queimadas na Amazônia podem causar câncer na população brasileira</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;José Francisco Teixeira da Silva (Universidade Federal de Rondônia); Maíra Carneiro Bitencourt Maia (Universidade Federal de Rondônia); Jéssica Meirelles da Silva (Universidade Federal de Rondônia); Maria Victória Ferreira Silva (Universidade Federal de Rondônia); Mileide Queiroz Dourado (Universidade Federal de Rondônia)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Radiojornalismo, Unir Notícias, Laboratório de Rádio, Informação, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">RESUMO: Este trabalho apresenta o programa de rádio UNIR Notícias, uma das principais atividades avaliativas realizadas durante a disciplina de Laboratório de Radiojornalismo, do 6º período do Curso de Jornalismo, da Universidade Federal de Rondônia - UNIR. O programa foi veiculado através da Rádio Positiva FM (87,9), aos sábados das 10 às 11h. Com programação diversificada com notícias, notas, boletins noticiosos, reportagens, comentários e entrevistas. A turma foi dividida em equipes e, a cada fim de semana, uma delas apresentava o programa com orientações práticas da professora. As reportagens eram previamente elaboradas e editadas durante a semana. Nesta edição, que escolhemos para apresentar aqui, trabalhamos, além das reportagens, com uma entrevista especial sobre queimadas na região da Amazônia, evidenciando os resultados de uma nova pesquisa sobre a temática.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O rádio é diversificado, toca músicas, divulga informações, transmite jogos ao vivo, faz humor, e entretenimento. De acordo com Prado (2012),  o rádio é o veículo do tempo por excelência. Escrever sobre esse meio é incluí-lo em um tempo histórico que lida com o tempo de emissões, o que torna essa trajetória mais interessante ainda . Em sua obra a autora faz mais que um resgate da histórica do rádio, vai além, revela os momentos mágicos do rádio e dos profissionais que eram verdadeiras estrelas, pois apresenta o destaque social e o poder de integração que nenhum outro meio desfruta. O rádio é popular. Acreditando na premissa da força do rádio e na sua capacidade de romper a barreira do tempo, é que o programa  Unir Notícias merece ser visto como uma ferramenta indispensável ao aprendizado prático dos acadêmicos do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Rondônia, pois, possibilita o preparo dos acadêmicos para as atividades práticas de radiojornalismo. Em Rondônia a maior parte das emissoras de rádio funcionam com profissionais práticos, ou seja, sem formação acadêmica na área de jornalismo. Nesse cenário, se torna ainda mais importante um espaço laboratorial para que os estudantes testem os conhecimentos adquiridos em sala de aula. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A pesquisa realizada neste trabalho pode ser classificada como bibliográfica descritiva. Isto por que o processo descritivo visa à identificação, registro e análise das características, fatores ou variáveis que se relacionam com o processo de coleta de informações. O método aplicado para obtenção dos resultados propostos foi o bibliográfico exploratório, com a abordagem direta de leitura e seleção de textos específicos sobre o assunto estudado. Bem como, o relato da experiência prática. Já o produto foi realizado pelo grupo a partir das técnicas de radiojornalismo. Os temas abordados no programa foram escolhidos na reunião de pauta. Após, cada membro do grupo trabalhou a produção, captação de entrevistas e edição de suas reportagens. O roteiro do programa foi montado coletivamente. Nesta edição do programa realizamos uma entrevistas com uma pesquisadora que estava na França. Para esta, foi utilizado o recurso de gravação de videoconferências do Skype. Todos os materiais foram editados no Adobe Audition, exceto a apresentação, pois, esta ocorreu ao vivo. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O programa Unir Notícias tem por finalidade proporcionar aos estudantes do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Rondônia, a oportunidade de, na prática, exercitar os conhecimentos adquiridos no campo teórico sobre o radiojornalismo. Diante do predomínio de profissionais empíricos existentes no jornalismo vilhenense, não sendo diferente no radiojornalismo. A oportunidade de conhecer e praticar a comunicação jornalística em um dos meios de comunicação mais populares de todos os tempos, se demonstra de grande relevância para a formação dos futuros jornalistas.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> A pesquisa realizada neste trabalho pode ser classificada como bibliográfica descritiva. Isto por que o processo descritivo visa à identificação, registro e análise das características, fatores ou variáveis que se relacionam com o processo de coleta de informações. O método aplicado para obtenção dos resultados propostos foi o bibliográfico exploratório, com a abordagem direta de leitura e seleção de textos específicos sobre o assunto estudado. Bem como, o relato da experiência prática. Já o produto foi realizado pelo grupo a partir das técnicas de radiojornalismo. Os temas abordados no programa foram escolhidos na reunião de pauta. Após, cada membro do grupo trabalhou a produção, captação de entrevistas e edição de suas reportagens. O roteiro do programa foi montado coletivamente. Nesta edição do programa realizamos uma entrevistas com uma pesquisadora que estava na França. Para esta, foi utilizado o recurso de gravação de videoconferências do Skype. Todos os materiais foram editados no Adobe Audition, exceto a apresentação, pois, esta ocorreu ao vivo. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O programa Unir Notícias tem por finalidade proporcionar aos estudantes do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Rondônia, a oportunidade de, na prática, exercitar os conhecimentos adquiridos no campo teórico sobre o radiojornalismo. Diante do predomínio de profissionais empíricos existentes no jornalismo vilhenense, não sendo diferente no radiojornalismo. A oportunidade de conhecer e praticar a comunicação jornalística em um dos meios de comunicação mais populares de todos os tempos, se demonstra de grande relevância para a formação dos futuros jornalistas. Em suma, operacionalmente o programa é assim composto: a) Vinheta de abertura; b) Cumprimentos iniciais e escalada, contendo as reportagens, notícias, boletins noticiosos, notas, as entrevistas ou debates que irão ao ar; c) 1º Bloco, com notícias, reportagens, notas e boletins; d) 1º intervalo; e) 2º Bloco, idem ao 1º; f) 2º intervalo; g) 3º Bloco, entrevista ou debate; h) 3º intervalo; i) Escalada, avisos finais, despedida dos locutores e vinheta de encerramento. O trabalho é realizado e orientado, sempre com o propósito de evitar que o programa se torne enfadonho, monótono e lacônico, buscando apresentar uma dinâmica na programação com a apresentação de títulos atraentes, assuntos atuais, debates técnicos e comentários que proporcionem uma reflexão crítica sobre o que foi apresentado no programa. Como todo programa de notícias, as reportagens são o carro chefe do Unir Notícias. Assim é bom deixar clara a definição de reportagem, para isso recorremos aos ensinamentos de Muniz Sodré e Maria Helena Ferrari (1986) que definem reportagem como: Um gênero jornalístico privilegiado. Seja no jornal nosso de cada dia, na imprensa não cotidiana ou na televisão, ela se firma como o lugar por excelência da narração jornalística. É o mesmo, a justo título, uma narrativa  com personagem, ação dramática e descrições de ambiente  separado, entretanto da literatura por seu compromisso com a objetividade informativa (Sodré & Ferrari, 1986). Diferentemente da notícia que tem caráter superficial, a reportagem é mais completa, aprofundada, levanta argumentações e questionamentos, por esses atributos, apesar da dificuldade de produzi-las, é dada prioridade à produção de reportagens. I) Título O programa é intitulado: Unir Notícias II) Objetivos a) Geral Familiarizar através do exercício prático os acadêmicos do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Rondônia com as atividades de radiojornalismo. b) Específicos &#9830; Exercitar a prática da confecção dos espelhos do programa; &#9830; Exercitar a produção de produtos para radiojornalismo; &#9830; Exercitar a locução em rádio; &#9830; Avaliar os conhecimentos adquiridos pelos futuros profissionais do jornalismo, fundamentado nos conceitos do radiojornalismo. III) Periodicidade, horário e Duração O Programa é exibido semanalmente, aos sábados, iniciando às 10hs e com duração de 60 minutos, contando os intervalos. IV) Público-alvo Apesar de ser um programa de  treinamento , voltado ao exercício prático do radiojornalismo pelos estudantes de jornalismo. O Unir Notícias é dirigido à toda população de Vilhena e região, pois apresenta assuntos reais de interesse geral, não sendo, dessa forma, correto direcionar o programa a um público específico. V) Canal de transmissão Canal radiofônico, o programa é transmitido através da rádio positiva FM (87,9). 4 - Linha editorial A Linha editorial do programa adota uma política predominantemente voltada para o combate a todo tipo de discriminação e total apoio a diversidade. Pois é assim que a Universidade Federal de Rondônia pauta seus preceitos, valores, paradigmas e influências na tentativa de construir um mundo mais justo. 5 - Mensuração A mensuração dos conhecimentos adquiridos e retidos pelos alunos, é feita através do empenho e dedicação, com a entrega dos materiais produzidos (notícias, boletins, notas, reportagens, entrevistas, debates etc) dentro do prazo estipulado, e, principalmente pela análise de desempenho na execução da realização do programa (técnica de som, locução, etc). Há também a avaliação por equipes, ou seja, uma equipe avalia o desempenho da produção e apresentação do programa de outra. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Como dito alhures, a finalidade do presente trabalho é apresentar o Programa de rádio intitulado  Unir Notícias , que é produzido e apresentado pelos estudantes do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Rondônia, como um dos principais quesitos avaliativos da disciplina de Laboratório de Radiojornalismo. O programa anexo a este trabalho foi produzido no segundo semestre de 2017, pelos alunos do 6º período de Jornalismo. Assim sendo, em anexo a este trabalho está o áudio de um dos programas, e conforme foi esmiuçado anteriormente, não é um protótipo, é uma versão prática do programa, o que poderíamos chamar de  programa pronto , que inclusive, foi o principal produto de avaliação da disciplina. Sobre a importância e influencia permanente do rádio na sociedade brasileira Ferrareto (2000, p.11) cita que um dos principais motivos para a permanência dessa longevidade do rádio, é o analfabetismo e a preguiça dos que estudaram de ler. Assim o rádio assume o papel de leitor, de intérprete e de confidente. Ferrareto diz também que devido a dificuldade da TV chegar a todos os lugares, o rádio ocupa essas lacunas, pois são esses alcançados pelo rádio, o que o torna uma máquina popular com a disseminação de informações e entretenimento. Dessa forma, o programa de rádio  Unir Notícias visa, além de servir de laboratório para o aprendizado prático dos futuros jornalistas, para avaliação semestral da disciplina, ainda apresenta uma proposta de despertar e de reflexão sobre temas diversificados e de interesse da população vilhenense, uma vez que boa parte das matérias produzidas são sobre assuntos locais. O que busca provocar a população para a participação nos debates levantados. Nesse caso, especificamente, fugindo da essência da palavra debate e a conduzindo mais para o sentido da responsabilidade. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">BELTRÃO, Luiz. Iniciação à filosofia do jornalismo. São Paulo: Edusp, 1992.<br><br>FERRARETO, Luiz Artur. Radio: o veículo, a história e a técnica. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 2000.<br><br>LIMA, Zita de Andrade. Princípios e Técnicas de Radiojornalismo, comunicação e problemas. Brasília, v.5, n.1, 1970.<br><br>PRADO, Magaly. História do Rádio no Brasil. São Paulo: Boa Prosa, 2012.<br><br>SODRÉ, Muniz & FERRARI, Maria Helena. Técnicas de Reportagem Sobre a Narrativa Jornalística. São Paulo: Summis, 1986.<br><br>SODRÉ, Muniz. Reinventando a cultura. A comunicação e seus produtos. Petrópolis: Ed. Vozes, 1996.<br><br>www.aminharadio.com acessado em 15.04.2018 às 15h<br><br> </td></tr></table></body></html>