INSCRIÇÃO: 00388
 
CATEGORIA: PT
 
MODALIDADE: PT13
 
TÍTULO: INOVAÇÃO EM COMUNICAÇÃO: GAME JOGANDO LIMPO
 
AUTORES: José Henrique Dias Teixeira (Faculdade Interamericana de Porto Velho); Matheus de Oliveira Bispo (Faculdade Interamericana de Porto Velho); Andrews Botelho Regis (Faculdade Interamericana de Porto Velho); Maria Angela de Lima Dummel (Faculdade Interamericana de Porto Velho); Suellen Lemos (Faculdade Interamericana de Porto Velho); Viviane Cristina Camelo (Faculdade Interamericana de Porto Velho)
 
PALAVRAS-CHAVE: Gamificação, Lixo, Sustentabilidade, Marketing, Porto Velho
 
RESUMO
Os jogos digitais, nos proporcionam entretenimento, educação, propagação de mensagens técnicas na área corporativa, saúde e sustentabilidade através da imersão/emersão, simulação e navegação. Portanto, nos foi proposto identificar um problema nos ambientes de marketing, em que a solução seja através de um jogo rentável e inovador. Este jogo precisa ter seu modelo de negócio definido através do Model Business Canvas, além da elaboração e definição do Planejamento e Gestão Estratégica de Marketing e aplicação da camada de gamificação. No projeto está a criação do protótipo do jogo, estratégia de negócio, criação da comunicação verbal e visual, layout e pesquisa de campo obtivemos os resultados. Criamos o protótipo “Jogando Limpo”, um jogo educativo que gera a preservação e sustentabilidade ambiental para a cidade de Porto Velho, com o slogan “Dê o start na sustentabilidade”.
 
INTRODUÇÃO
Para iniciar o desenvolvimento do game o grupo seguiu as etapas estabelecidas pelos professores do curso. O material produzido foi avaliado pelas matérias: Redação Publicitária II; Direção de Arte; Planejamento, Estratégia de Marketing e Comportamento Consumidor, do 4° e 5° período do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade Uniron.਀伀 琀攀洀愀 搀漀 樀漀最漀 猀甀爀最椀甀 焀甀愀渀搀漀 愀 攀焀甀椀瀀攀 渀漀琀漀甀 焀甀攀 攀砀椀猀琀攀 渀愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 倀漀爀琀漀 嘀攀氀栀漀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 甀洀愀 愀琀攀渀漀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 瀀愀爀愀 愀 焀甀攀猀琀漀 愀洀戀椀攀渀琀愀氀Ⰰ 搀攀瘀椀搀漀 愀漀 愀琀甀愀氀 愀猀瀀攀挀琀漀 瘀椀猀甀愀氀 搀愀 挀椀搀愀搀攀Ⰰ 焀甀攀  渀漀琀爀椀愀 愀 昀愀氀琀愀 搀愀 挀漀氀攀琀愀 搀攀 氀椀砀漀 攀 搀攀 瀀愀椀猀愀最椀猀洀漀Ⰰ 愀瀀攀猀愀爀 搀攀 猀攀爀 甀洀 愀猀猀甀渀琀漀 焀甀攀 栀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 搀愀 愀搀洀椀渀椀猀琀爀愀漀 洀甀渀椀挀椀瀀愀氀Ⰰ 洀愀猀 猀攀洀 甀洀 瀀爀漀樀攀琀漀 攀砀椀琀漀猀漀 猀漀戀爀攀 愀 洀愀椀漀爀椀愀 搀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀Ⰰ 攀猀琀愀 椀渀昀漀爀洀愀漀 猀攀 搀攀甀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 渀漀猀猀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 焀甀愀渀琀椀琀愀琀椀瘀愀⸀ 䰀漀最漀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀漀猀 瀀爀漀挀攀猀猀漀猀 搀愀 最愀洀椀昀椀挀愀漀Ⰰ 攀渀挀漀渀琀爀愀洀漀猀 愀 猀漀氀甀漀 瀀愀爀愀 甀洀愀 瀀愀爀琀攀 搀攀猀琀攀 氀椀砀漀 焀甀攀  樀漀最愀搀漀 搀攀 昀漀爀洀愀 椀渀愀瀀爀漀瀀爀椀愀搀愀⸀ Com as determinadas ações de coleta seletiva e sustentável, o usuário do jogo estará tornando possível e real a proposta do game, que é: transformar a imagem ambiental da cidade, trazendo benefícios na área de saneamento, saúde e educação, alertar sobre as consequências da poluição ao meio ambiente. Com essas etapas realizadas pelo usuário do jogo, estaremos finalizando todo compromisso firmado junto a prefeitura de Porto Velho e demais parceiros definidos no Model Business Canvas.਀䌀漀洀 漀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 愀漀 洀攀椀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 愀琀爀愀瘀猀 搀愀 挀漀氀攀琀愀 猀攀氀攀琀椀瘀愀 搀漀 氀椀砀漀 漀 渀漀猀猀漀 琀攀洀愀 攀渀瘀漀氀瘀攀 愀 猀甀猀琀攀渀琀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 愀洀戀椀攀渀琀愀氀Ⰰ 焀甀攀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀洀漀猀 愀琀爀愀瘀猀 搀漀 樀漀最漀 瀀愀爀愀 猀洀愀爀琀瀀栀漀渀攀 ᰀ䨠漀最愀渀搀漀 䰀椀洀瀀漀ᴀ⸠ 伀 最愀洀攀 猀甀爀最攀 挀漀洀 愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀攀 愀樀甀搀愀爀 愀 瀀爀攀昀攀椀琀甀爀愀 愀 爀攀愀氀椀稀愀爀 漀 愀琀漀 搀愀 猀甀猀琀攀渀琀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀搀愀 攀渀瘀漀氀瘀攀渀搀漀 愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 攀洀 洀椀猀猀攀猀 瘀椀爀琀甀愀椀猀 攀 爀攀愀椀猀⸀ 䄀氀洀 搀攀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀爀 猀 攀洀瀀爀攀猀愀猀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀猀 甀洀愀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 椀渀漀瘀愀搀漀爀愀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 搀愀 猀甀愀 洀愀爀挀愀 ⠀戀爀愀渀搀椀渀最⤀ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀漀 猀攀甀 攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 挀漀洀 愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀漀 最愀洀攀⸀
 
OBJETIVO
Solucionar o problema ambiental em Porto Velho através da gamificação a partir da conscientização e orientação; educar as pessoas através do jogo; conscientizar a sociedade para a sustentabilidade ambiental no município de forma inovadora, utilizando de comunicação criativa. O jogo tem a intenção de levar a mudança de comportamento do usuário, através da separação do lixo que é inapropriado para uma lixeira doméstica, a um ponto de coleta especial feito para esse determinado lixo, e é esse ponto do jogo que fará a aventura virtual se tornar real.
 
JUSTIFICATIVA
Segundo a reportagem do portal de notícias G1 Rondônia, por dia são 450 toneladas de lixo despejado a céu aberto na Vila Princesa em Porto Velho, por mês são 19 mil toneladas. No local, vivem cerca de 390 famílias que dependem de forma direta e indireta do lixo reciclável.਀䄀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 倀漀爀琀漀 嘀攀氀栀漀 攀渀挀漀渀琀爀愀ⴀ猀攀 攀洀 猀椀琀甀愀漀 搀攀最爀愀搀愀渀琀攀 愀洀戀椀攀渀琀愀氀Ⰰ 搀攀瘀椀搀漀 愀漀 猀攀甀 氀椀砀漀 焀甀攀  愀 挀甀 愀戀攀爀琀漀Ⰰ 氀漀挀愀氀椀稀愀搀漀 渀愀 嘀椀氀愀 倀爀椀渀挀攀猀愀Ⰰ 愀琀椀渀最椀渀搀漀 搀椀爀攀琀愀洀攀渀琀攀 甀洀愀 瀀愀爀琀攀 搀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 挀愀爀攀渀琀攀 搀漀 洀甀渀椀挀瀀椀漀⸀ 䔀猀琀愀 搀攀最爀愀搀愀漀 琀愀洀戀洀 猀攀 搀攀瘀攀  昀愀氀琀愀 搀攀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀漀 搀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 瀀愀爀愀 猀攀瀀愀爀愀漀 搀漀 氀椀砀漀 搀攀 昀漀爀洀愀 愀搀攀焀甀愀搀愀Ⰰ 稀攀氀漀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 攀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 椀渀挀攀渀琀椀瘀漀猀 洀愀椀漀爀攀猀 搀愀 最攀猀琀漀 洀甀渀椀挀椀瀀愀氀Ⰰ 猀攀渀搀漀 焀甀攀 攀猀琀攀 椀渀挀攀渀琀椀瘀漀 猀攀樀愀 搀攀 昀漀爀洀愀 攀搀甀挀愀挀椀漀渀愀氀 瀀愀爀愀 焀甀攀 愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 洀愀渀琀攀渀栀愀 愀 挀椀搀愀搀攀 氀椀洀瀀愀⸀  A equipe buscou o melhor mecanismo que por meio do tema alcançasse todos os alvos estabelecidos, como: inovação em comunicação estratégicas de negócios, definição e melhor abordagem ao público-alvo, linguagem do game adequada ao público, identidade visual que conquiste os jogadores, com a temática direcionada ao público de Porto Velho.਀伀 最愀洀攀 琀漀搀漀 猀攀爀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 戀愀猀攀愀搀漀 渀攀猀猀攀猀 瀀爀漀挀攀猀猀漀猀Ⰰ 瘀椀愀戀椀氀椀稀愀渀搀漀 愀猀猀椀洀 愀 攀搀甀挀愀漀 搀漀 樀漀最愀搀漀爀 搀攀 昀漀爀洀愀 搀椀渀洀椀挀愀 攀 椀渀琀攀爀愀琀椀瘀愀Ⰰ 最攀爀愀渀搀漀㨀 攀搀甀挀愀漀 愀洀戀椀攀渀琀愀氀Ⰰ 猀漀氀甀漀 搀攀 瀀爀漀戀氀攀洀愀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 挀椀搀愀搀愀渀椀愀 攀 戀攀渀攀昀挀椀漀猀 昀椀渀愀渀挀攀椀爀漀猀⸀ De acordo com Vicente Martin, (2013, p.26)਀ “A Nike não criou um vídeo game onde a pessoa corre com um avatar usando um joystick; o que a marca fez foi criar uma maneira mais divertida e estimulante de correr de verdade, utilizando um complexo sistema de pontos, ranking e recompensas. A Nike gamificou a atividade de correr e praticar um esporte. ”਀ Partindo desta premissa da gamificação, definimos o nosso jogo para educar e incentivar a coleta de lixo seletiva em algo divertido e rentável para a população em geral. Para basear todas essas finalidades do jogo, foi feito: pesquisa de mercado e público, aplicação do questionário com perguntas pertinentes as questões do jogo, análise das ferramentas de marketing que poderemos usar com o público e clientes do jogo.਀倀漀爀 洀攀椀漀 搀漀 焀甀攀猀琀椀漀渀爀椀漀 愀瀀氀椀挀愀搀漀 挀漀渀猀琀愀琀愀洀漀猀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 攀洀 爀攀氀愀漀 愀 椀渀昀爀愀攀猀琀爀甀琀甀爀愀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 攀 愀 渀漀漀 搀攀 攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 挀漀洀 漀猀 琀攀洀愀猀 焀甀攀 漀 樀漀最漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀Ⰰ 瀀漀椀猀 愀琀爀愀瘀猀 搀愀 挀漀氀攀琀愀 猀攀氀攀琀椀瘀愀 攀氀愀 琀爀愀稀 戀攀渀攀昀挀椀漀猀 愀洀戀椀攀渀琀愀椀猀Ⰰ 攀挀漀渀洀椀挀漀猀 攀 猀漀挀椀愀椀猀 攀 椀猀猀漀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀漀甀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 攀昀攀琀椀瘀漀Ⰰ 氀漀最漀Ⰰ 甀洀愀 愀戀漀爀搀愀最攀洀 搀椀爀攀挀椀漀渀愀搀愀 愀漀 琀愀爀最攀琀Ⰰ 焀甀攀 瀀漀爀 猀甀愀 瘀攀稀 攀渀挀漀渀琀爀愀ⴀ猀攀 椀渀搀椀最渀愀搀漀 挀漀洀 愀 猀椀琀甀愀漀 愀洀戀椀攀渀琀愀氀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 攀 椀渀猀愀琀椀猀昀攀椀琀漀猀 挀漀洀 愀猀 瀀漀氀琀椀挀愀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 愀琀 栀漀樀攀 挀漀洀 愀 瀀漀瀀甀氀愀漀Ⰰ 猀攀最甀渀搀漀 愀 渀漀猀猀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀⸀ É evidente também que não há nenhum local da cidade preparado para a coleta seletiva de lixos e esse fato potencializa o futuro sucesso do jogo com a população. O protótipo traz uma atenção especial para os resíduos mais agressivos para a cidade de Porto Velho, estes são principalmente: Óleo de cozinha, pilhas alcalinas, garrafas pets e latas de bebidas. Todo esse mecanismo funcionará por meio da educação ambiental que o jogo produz no usuário, no momento em que ele realiza a missão se locomovendo até o ponto de coleta com o QR CODE para receber a bonificação, e os resultados dessas ações serão: Tornar a cidade mais limpa; diminuir o impacto ambiental do lixo jogado de forma inapropriada; valorizar a marca (Prefeitura), criando o seu reposicionamento para o público influenciar e educar para promover a troca de conhecimento.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ ㄀㜀㜀㤀昀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀倀愀爀愀 漀 愀氀挀愀渀挀攀 搀漀猀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀Ⰰ  渀攀挀攀猀猀爀椀漀 漀 氀攀瘀愀渀琀愀洀攀渀琀漀 搀愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 攀 愀猀猀椀洀 愀搀焀甀椀爀椀爀 愀 氀椀渀栀愀 挀爀椀愀琀椀瘀愀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 漀甀 猀攀爀瘀椀漀⸀ 伀猀 洀琀漀搀漀猀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 愀 椀搀攀椀愀  挀爀椀愀搀漀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 攀琀愀瀀愀猀Ⰰ 攀猀琀愀猀 焀甀攀 搀攀渀漀洀椀渀愀洀漀猀 挀漀洀 漀 戀爀椀攀昀椀渀最Ⰰ 瀀攀猀焀甀椀猀愀Ⰰ 挀愀渀瘀愀猀Ⰰ 挀爀椀愀漀 搀漀 瀀爀漀琀琀椀瀀漀 攀 挀漀渀挀攀椀琀漀⸀  1.1 Briefing਀䔀猀猀攀 瀀爀漀挀攀猀猀漀  挀漀渀栀攀挀椀搀漀 挀漀洀漀 漀 漀爀最愀渀椀稀愀搀漀爀 搀愀猀 椀搀攀椀愀猀Ⰰ 挀漀氀攀琀漀爀 搀攀 搀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀攀 甀洀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀ 一愀 瀀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀猀琀攀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 瀀攀爀洀攀椀愀 攀洀 搀攀洀漀渀猀琀爀愀爀 挀愀洀椀渀栀漀猀 攀  愀 戀愀猀攀 搀漀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀⸀ 唀洀 戀爀椀攀昀椀渀最 洀愀椀猀 挀漀洀瀀氀攀琀漀  愀渀愀氀椀猀愀搀漀 漀 洀愀挀爀漀愀洀戀椀攀渀琀攀Ⰰ 愀 猀渀琀攀猀攀 攀挀漀渀洀椀挀愀Ⰰ 愀渀氀椀猀攀 匀圀伀吀Ⰰ 挀甀氀琀甀爀愀 搀漀 挀漀渀猀甀洀漀 搀攀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀漀猀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 攀 搀椀愀最渀猀琀椀挀漀 挀漀洀瀀氀攀琀漀⸀ Resultou-se através do briefing a prototipação do aplicativo, como uma forma de diminuir os estragos causados pelo lixo. Para o game, foi levantado informações através de pesquisas sobre os anseios socioambientais na cidade de Porto Velho, visto a carência de iniciativas públicas e privadas, foi elaborado de forma criativa a solução que ameniza o problema do lixo na capital de Rondônia. ਀䄀 愀瀀漀猀琀愀 搀漀 ᰀ䨠漀最愀渀搀漀 䰀椀洀瀀漀ᴀ†瘀攀洀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 爀攀渀琀愀戀椀氀椀稀愀爀 漀 氀椀砀漀 搀攀 昀漀爀洀愀 猀椀洀瀀氀攀猀 攀 漀戀樀攀琀椀瘀愀Ⰰ 渀漀 焀甀愀氀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 挀愀洀愀搀愀猀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 愀搀焀甀椀爀攀洀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 爀攀渀琀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 攀 猀甀猀琀攀渀琀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 愀洀戀椀攀渀琀愀氀⸀ ਀㄀⸀㈀ 倀攀猀焀甀椀猀愀 Com a pesquisa quantitativa, obtivemos as respostas necessárias para o aperfeiçoamento do protótipo, porque ela atinge diretamente a opinião das pessoas, com o desejo de contribuir com o meio ambiente, onde o mesmo se sentirá importante no meio sustentável. A pesquisa foi aplicada via internet através da plataforma Google Forms. Descobrimos os pontos positivos e negativos em relação ao nosso protótipo. Assim, buscamos alternativas para eventuais modificações do jogo e também conhecer melhor o nosso target. ਀䄀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 昀漀椀 攀氀愀戀漀爀愀搀愀 挀漀洀 ㈀㔀 瀀攀爀最甀渀琀愀猀 挀漀洀 漀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀 搀攀 㠀㘀 爀攀猀瀀漀猀琀愀猀Ⰰ 搀椀瘀甀氀最愀搀愀 攀洀 倀漀爀琀漀 嘀攀氀栀漀 瘀椀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀Ⰰ 渀漀猀 搀椀愀猀 ㈀㐀 愀 ㈀㘀 搀攀 愀戀爀椀氀 搀攀 ㈀ ㄀㜀⸀ 䰀漀最漀Ⰰ 㘀㄀─ 搀漀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀 昀漀爀愀洀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀 昀攀洀椀渀椀渀漀Ⰰ 椀搀愀搀攀 ㈀㄀ 愀 ㌀  愀渀漀猀Ⰰ 㘀㄀─ 琀爀愀戀愀氀栀愀洀Ⰰ 㜀㘀─ 猀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀洀 瀀漀爀 愀搀洀椀渀椀猀琀爀愀漀 瀀切戀氀椀挀愀Ⰰ 㠀㤀─ 猀愀戀攀洀 漀 焀甀攀  猀甀猀琀攀渀琀愀戀椀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 㘀㤀─ 樀 爀攀挀攀戀攀爀愀洀 愀氀最甀洀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 攀搀甀挀愀漀 猀甀猀琀攀渀琀瘀攀氀Ⰰ 㠀㤀─ 搀攀猀挀漀渀栀攀挀攀洀 瀀漀渀琀漀猀 搀攀 挀漀氀攀琀愀猀 攀洀 倀漀爀琀漀 嘀攀氀栀漀Ⰰ 㔀㠀─ 渀甀渀挀愀 瘀椀爀愀洀 愀氀最甀洀 愀琀漀 搀攀 猀甀猀琀攀渀琀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 愀洀戀椀攀渀琀愀氀 搀愀 瀀爀攀昀攀椀琀甀爀愀Ⰰ 㜀㘀─ 渀漀 瀀爀愀琀椀挀愀洀 愀 挀漀氀攀琀愀 猀攀氀攀琀椀瘀愀 攀洀 挀愀猀愀Ⰰ 㤀㐀─ 搀漀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀 渀漀 攀猀琀漀 猀愀琀椀猀昀攀椀琀漀猀 挀漀洀 漀猀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 搀愀 挀椀搀愀搀攀Ⰰ 㜀㔀─ 最漀猀琀愀洀 搀攀 樀漀最愀爀 攀 㘀㈀─ 瀀爀漀瀀甀猀攀爀愀洀ⴀ猀攀 愀 樀漀最愀爀 漀 䨀漀最愀渀搀漀 䰀椀洀瀀漀⸀ ਀㄀⸀㌀ 䌀愀渀瘀愀猀 攀 倀䔀䴀 Os principais métodos utilizados pelo grupo para desenvolver o modelo de negócios foram: CANVAS – ferramenta de planejamento estratégico que permite desenvolver ou esboçar modelos de negócios novos ou existentes. PEM – Planejamento Estratégico de Marketing; são ferramentas de planejamento estratégico, que permitem criar, entregar, capturar valor, replicar e escalar.਀ 1.4 Criação do protótipo ਀ऀ䄀猀 愀爀琀攀猀 焀甀攀 昀愀稀攀洀 瀀愀爀琀攀 搀攀 琀漀搀漀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 昀漀爀愀洀 搀攀椀砀愀搀漀猀 愀 挀愀爀最漀 搀漀 搀攀猀椀最渀攀爀 䴀愀琀栀攀甀猀 伀氀椀瘀攀椀爀愀Ⰰ 焀甀攀 琀攀瘀攀 氀椀戀攀爀搀愀搀攀 搀攀 挀爀椀愀漀⸀ 䔀洀 甀洀愀 爀攀甀渀椀漀Ⰰ 漀 最爀甀瀀漀 搀攀昀椀渀椀甀 漀猀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 瀀愀爀愀 愀 挀爀椀愀漀 攀 愀 氀椀戀攀爀搀愀搀攀 搀攀 挀爀椀愀漀 瀀攀爀洀椀琀椀甀 愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀攀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 搀攀 樀漀最漀猀 焀甀攀 猀攀 愀猀猀攀洀攀氀栀愀洀 愀 挀椀搀愀搀攀猀 攀 氀漀挀愀椀猀Ⰰ 愀 椀渀琀攀爀昀愀挀攀 搀攀 琀漀搀漀 最愀洀攀 昀漀椀 攀氀愀戀漀爀愀搀愀 椀渀搀椀瘀椀搀甀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 漀渀搀攀 愀 挀爀椀愀漀 昀漀猀猀攀 氀椀瘀爀攀 瀀愀爀愀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 挀漀爀攀猀 攀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀⸀ 䘀漀爀愀洀 甀猀愀搀漀猀 挀漀洀漀 戀愀猀攀Ⰰ 漀 挀攀渀爀椀漀 搀攀 最愀洀攀猀 瀀愀爀愀 猀洀愀爀琀瀀栀漀渀攀猀Ⰰ 挀漀洀漀Ⰰ 䰀椀琀琀氀攀 䈀椀最 䌀椀琀礀 攀 匀椀洀䌀椀琀礀Ⰰ 渀漀 焀甀愀氀 琀漀搀漀猀 漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 攀猀琀漀 渀愀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀 椀猀漀洀琀爀椀挀愀⸀ 䄀 氀漀最漀 瀀愀爀琀椀甀 搀攀 甀洀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 焀甀攀 攀渀瘀漀氀瘀攀猀猀攀 愀 甀渀椀昀椀挀愀漀 搀愀 猀甀猀琀攀渀琀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 愀洀戀椀攀渀琀愀氀 挀漀洀 漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 瘀椀爀琀甀愀氀 ⠀甀渀椀昀椀挀愀漀 搀攀 搀漀椀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 搀椀猀琀椀渀琀漀猀⤀⸀ Diante das informações adquiridas, as plataformas de edição, Photoshop e Illustrator auxiliaram para a elaboração dos traços e elementos de todo o jogo, juntamente da criação do logotipo de apresentação do game. Para a elaboração do logotipo, foram utilizados várias formas, linhas e desenhos, para chegar-se no resultado final. Com o logotipo finalizado, foi decidido criar uma introdução do game e para isso foi utilizado a plataforma de edição de efeitos e áudio visual, After Effects.਀倀愀爀愀 漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 昀漀爀愀洀 甀猀愀搀漀猀 搀漀椀猀 洀愀渀最愀欀猀 ⠀愀甀琀漀爀 搀攀 甀洀 洀愀渀最⤀Ⰰ 䴀愀猀愀猀栀椀 䬀椀猀栀椀洀漀琀漀 ⠀挀爀椀愀搀漀爀 搀漀 愀渀椀洀攀 一愀爀甀琀漀⤀ 攀 䔀椀椀挀栀椀爀漀 伀搀愀 ⠀挀爀椀愀搀漀爀 搀漀 愀渀椀洀攀 伀渀攀 倀椀攀挀攀⤀Ⰰ 瀀攀氀愀 瘀愀爀椀攀搀愀搀攀 焀甀攀 漀 攀猀琀椀氀漀 洀愀渀最 漀昀攀爀攀挀攀Ⰰ 瀀攀氀愀猀 猀甀愀猀 昀漀爀洀愀猀 攀砀瀀爀攀猀猀椀瘀愀猀 攀 瀀漀猀椀攀猀 昀漀琀漀最爀昀椀挀愀猀 焀甀攀 搀攀昀椀渀攀洀 甀洀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀椀猀琀漀Ⰰ 漀 愀爀琀椀猀琀愀 瀀愀猀猀漀甀 愀 挀漀洀攀愀爀 愀 攀氀愀戀漀爀愀爀 甀洀 攀猀戀漀漀 搀椀最椀琀愀氀 搀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀Ⰰ 昀攀椀琀漀 渀愀 洀攀猀愀 搀椀最椀琀愀氀椀稀愀搀漀爀愀 圀愀挀漀洀 䤀渀琀甀漀猀 倀攀渀 䐀爀愀眀 䘀甀渀 䌀吀䰀㐀㤀 䐀圀 搀椀爀攀琀愀洀攀渀琀攀 渀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 搀攀 攀搀椀漀 倀栀漀琀漀猀栀漀瀀⸀ 䄀渀琀攀猀 搀愀 搀攀昀椀渀椀漀 搀漀猀 琀爀愀漀猀Ⰰ 昀漀椀 昀攀椀琀漀 甀洀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 漀渀氀椀渀攀 挀漀洀 甀洀愀 瀀愀爀琀攀 搀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 搀攀 倀漀爀琀漀 嘀攀氀栀漀Ⰰ 爀攀猀甀氀琀愀渀搀漀 戀愀猀椀挀愀洀攀渀琀攀 渀愀 昀愀椀砀愀 攀琀爀椀愀 攀 渀漀 挀漀渀猀攀渀猀漀 搀漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀攀 猀甀猀琀攀渀琀愀戀椀氀椀搀愀搀攀⸀ 䐀攀昀椀渀椀渀搀漀 漀猀 琀爀愀漀猀Ⰰ 愀猀 瀀漀猀椀攀猀 搀愀猀 洀漀猀Ⰰ 挀愀戀攀愀 攀 瀀漀猀攀 昀漀琀漀最爀昀椀挀愀Ⰰ 椀爀椀愀洀 搀攀昀椀渀椀爀 愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 搀漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀⸀  ਀㄀⸀㔀 䌀漀渀挀攀椀琀漀 O intuito do game Jogando Limpo é de transformar Porto Velho em uma cidade sustentável através da gamificação. Através do exemplo extraído do artigo “Políticas Públicas para Cidades Sustentáveis” do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações - a cidade de Londrina-PR é um dos exemplos de cidades brasileiras na coleta seletiva de lixo para a reciclagem. Onde a prefeitura é engajada ao assunto e com iniciativas público-privadas é possível trazer o equilíbrio necessário para o meio ambiente urbano.਀ऀ伀 樀漀最漀 攀渀猀椀渀愀爀 愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 攀洀 挀漀洀漀 猀攀瀀愀爀愀爀 漀 氀椀砀漀 爀攀挀椀挀氀瘀攀氀 攀 爀攀渀琀愀戀椀氀椀稀愀爀 漀 洀攀猀洀漀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 攀 洀攀琀愀猀 瀀爀ⴀ攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀愀猀 渀漀 愀瀀瀀⸀ 伀 樀漀最愀搀漀爀 琀攀爀 愀 洀椀猀猀漀 搀攀 爀攀挀漀渀猀琀爀甀椀爀 愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀  倀漀爀琀漀 嘀攀氀栀漀 椀搀攀愀氀 渀漀 洀攀椀漀 搀椀最椀琀愀氀 攀 爀攀愀氀⸀ 䌀漀渀挀攀椀琀漀 攀猀琀攀Ⰰ 焀甀攀 愀瀀氀椀挀愀搀漀 愀最爀攀最愀爀 搀攀 昀漀爀洀愀 瀀漀猀椀琀椀瘀愀 瀀愀爀愀 愀 挀愀瀀椀琀愀氀 搀漀 攀猀琀愀搀漀 搀攀 刀漀渀搀渀椀愀Ⰰ 爀攀瘀漀氀甀挀椀漀渀愀渀搀漀 渀漀 洀攀椀漀 氀漀挀愀氀 愀 昀漀爀洀愀 搀攀 猀攀瀀愀爀愀爀 漀 氀椀砀漀⸀ Dentro do jogo com a evolução do usuário, o mesmo ganhará códigos QR, valendo desconto em eventos culturais, farmácias, supermercados, e lojas de diversos segmentos que queiram ser parceiros do jogo, essa é uma das motivações para o jogador, outra são as publicações no Facebook que o game produz a cada etapa que o jogador avança, gerando ao perfil virtual do mesmo, uma boa imagem em relação à preservação do meio ambiente. Esta técnica no marketing é conhecida como Member get member.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ ㄀㜀㜀㤀昀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 最愀洀攀 琀攀洀 挀漀洀漀 昀甀渀漀 漀爀椀攀渀琀愀爀 攀 攀渀猀椀渀愀爀 愀漀 甀猀甀爀椀漀 搀漀 樀漀最漀Ⰰ 挀漀洀漀  昀攀椀琀愀 愀 瀀爀琀椀挀愀 搀愀 挀漀氀攀琀愀 猀攀氀攀琀椀瘀愀⸀ 伀 焀甀愀搀爀漀 搀攀 洀椀猀猀攀猀 搀攀渀琀爀漀 搀漀 樀漀最漀 猀攀爀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 瀀漀爀 渀瘀攀椀猀⸀ 䔀砀椀猀琀攀洀 搀漀椀猀 琀椀瀀漀猀 搀攀 洀椀猀猀攀猀Ⰰ 愀猀 ᰀ䴠椀猀猀攀猀 倀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀ᴀ†攀 ᰀ䴠椀猀猀攀猀 刀攀愀椀猀ᴀ⸠ 䄀猀 䴀椀猀猀攀猀 倀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 猀漀 搀椀爀攀挀椀漀渀愀搀愀猀  瀀爀琀椀挀愀 搀愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 搀攀渀琀爀漀 搀漀 最愀洀攀Ⰰ 搀攀猀搀攀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 挀愀猀愀猀Ⰰ 攀洀瀀爀攀猀愀猀Ⰰ 攀搀椀昀挀椀漀猀 愀琀 愀 挀漀氀攀琀愀 猀攀氀攀琀椀瘀愀Ⰰ 愀猀 䴀椀猀猀攀猀 刀攀愀椀猀 猀攀爀漀 搀椀爀攀挀椀漀渀愀搀愀猀 愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 昀漀爀愀 搀漀 最愀洀攀 ⠀渀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 洀愀琀攀爀椀愀氀⤀Ⰰ 瀀漀爀洀 瀀愀爀愀 氀椀戀攀爀愀爀 攀猀猀愀猀 洀椀猀猀攀猀  渀攀挀攀猀猀爀椀漀 愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀愀猀 洀椀猀猀攀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 搀攀渀琀爀漀 搀漀 最愀洀攀Ⰰ 搀攀 渀漀 洀渀椀洀漀 挀椀渀挀漀 洀椀猀猀攀猀⸀ O sistema de recompensa das missões varia entre elas, para as missões principais existem recompensas relacionadas à hierarquia das moedas dentro jogo (folha de bronze, folha de prata e folha de ouro), cada moeda tem seus respectivos valores e do que elas podem comprar, como por exemplo, a folha de bronze pode comprar decorações básicas, alguns utensílios para a coleta seletiva, a folha de prata pode comprar imóveis, veículos, construções, decorações medianas e utensílios para coleta seletiva, a folha de ouro é a moeda mais valiosa do game, onde pode comprar tudo dentro do game, melhorias mais avançadas, edifícios maiores, expansões de mapas, veículos personalizados e eficazes, porém a folha de ouro só pode ser adquirida pelas missões reais ou pela compra online (cartão de crédito). As missões reais têm maior valor em relação as missões principais, além de adquirir folhas de ouro, essas missões têm por finalidade bonificar o usuário com recompensas materiais. O jogador também terá como meta buscar e catalogar lixos recicláveis espalhados de forma indevida, o usuário terá a opção de enviar fotos de locais que necessitam de atenção.਀ 䔀猀猀攀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 戀漀渀椀昀椀挀愀攀猀 爀攀愀椀猀 猀攀爀 琀爀愀琀愀搀漀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 椀渀漀瘀愀漀 搀漀猀 儀刀 䌀漀搀攀猀Ⰰ 焀甀攀 愀漀 爀攀挀攀戀攀爀Ⰰ 漀 甀猀甀爀椀漀 琀攀爀 焀甀攀 攀洀攀爀最椀爀 搀攀 搀攀渀琀爀漀 搀漀 樀漀最漀 瀀愀爀愀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀漀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 氀攀瘀愀爀 漀 儀刀 䌀漀搀攀 攀 琀爀漀挀愀爀 瀀攀氀愀 戀漀渀椀昀椀挀愀漀⸀ 伀 椀渀琀甀椀琀漀 搀漀猀 儀刀 䌀漀搀攀猀  愀 搀攀 昀愀稀攀爀 挀漀洀 焀甀攀 漀 甀猀甀爀椀漀 爀攀挀攀戀愀 戀漀渀椀昀椀挀愀攀猀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀Ⰰ 挀漀洀漀 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀Ⰰ 搀攀猀挀漀渀琀漀猀 攀洀 挀椀渀攀洀愀猀 愀琀 瘀椀愀最攀渀猀 搀攀 椀搀愀 攀 瘀漀氀琀愀 瀀愀爀愀 焀甀愀氀焀甀攀爀 氀甀最愀爀 搀漀 䈀爀愀猀椀氀 ⠀渀漀 猀攀爀漀 瀀愀最漀猀 愀猀 搀攀猀瀀攀猀愀猀 搀甀爀愀渀琀攀 琀漀搀愀 愀 瘀椀愀最攀洀⤀⸀ Além do sistema de moeda e recompensa, o game possui uma opção de mapa, a função desse mapa é a de direcionar o usuário do game a encontrar os pontos de coletas no ambiente material. Os pontos de coletas estão relacionados com as empresas parceiras, esses parceiros terão seus estabelecimentos dentro do mapa do game, para apresentação do QR Code do usuário do suplemento “Jogando Limpo”.਀ऀ伀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 戀攀渀攀昀椀挀椀漀 瀀愀爀愀 愀猀 攀洀瀀爀攀猀愀猀 瀀愀爀挀攀椀爀愀猀Ⰰ  愀 搀椀瘀甀氀最愀漀 搀攀 猀甀愀猀 洀愀爀挀愀猀 渀漀 最愀洀攀⸀ 䔀猀猀愀 搀椀瘀甀氀最愀漀 猀攀爀椀愀 渀愀 琀攀氀愀 搀攀 愀戀攀爀琀甀爀愀Ⰰ 漀渀搀攀 椀爀 攀砀椀猀琀椀爀 甀洀愀 猀攀焀甀渀挀椀愀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀 ⠀氀漀最漀琀椀瀀漀 搀漀 最愀洀攀Ⰰ 氀漀最漀琀椀瀀漀 搀愀 瀀爀攀昀攀椀琀甀爀愀 攀 搀攀瀀漀椀猀 漀猀 氀漀最漀琀椀瀀漀猀 搀愀猀 攀洀瀀爀攀猀愀猀 瀀愀爀挀攀椀爀愀猀⤀Ⰰ 攀猀猀愀 猀攀焀甀渀挀椀愀 搀攀 椀洀愀最攀洀 瀀漀搀攀爀 猀攀爀 洀甀搀愀搀愀 挀愀猀漀 愀氀最甀洀愀 攀洀瀀爀攀猀愀 焀甀攀椀爀愀 昀愀稀攀爀 瀀愀爀挀攀爀椀愀 挀漀洀 漀 最愀洀攀⸀ 伀甀琀爀漀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 攀洀 戀攀渀攀昀椀挀椀漀 愀 攀洀瀀爀攀猀愀  愀 瘀椀猀甀愀氀椀稀愀漀 搀攀 猀攀甀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀攀渀琀爀漀 搀愀猀 洀椀猀猀攀猀 搀漀 樀漀最漀 ⠀漀 愀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀 甀洀 洀愀瀀愀 挀漀洀 漀猀 搀攀瘀椀搀漀猀 氀甀最愀爀攀猀 搀愀猀 攀洀瀀爀攀猀愀猀 瀀愀爀挀攀椀爀愀猀⤀⸀ Será proposto à prefeitura de Porto Velho, pontos de coletas de lixos seletivos recicláveis, estes podendo ser prédios públicos ou de empresas que queiram ser parceiras, o incentivo maior delas participarem é sobre os incentivos fiscais conforme a Lei nº 12.305/2010.਀ᰀ䄠爀琀⸀ 㐀㐀ⴀ䄀⸀ 䘀椀挀愀 椀渀猀琀椀琀甀搀漀 漀 刀攀最椀洀攀 䔀猀瀀攀挀椀愀氀 搀攀 搀攀猀漀渀攀爀愀漀 昀椀猀挀愀氀 瀀愀爀愀 攀洀瀀爀攀猀愀猀 攀猀瀀攀挀椀愀氀椀稀愀搀愀猀 攀洀 爀攀挀椀挀氀愀最攀洀Ⰰ 戀愀猀攀愀搀漀 渀愀 椀猀攀渀漀 搀攀 琀爀椀戀甀琀漀猀 昀攀搀攀爀愀椀猀 椀渀挀椀搀攀渀琀攀猀 猀漀戀爀攀 漀猀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 爀攀挀椀挀氀瘀攀椀猀 漀戀琀椀搀漀猀 渀漀 氀椀砀漀 漀甀 攀洀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀 搀攀 挀漀氀攀琀愀 猀攀氀攀琀椀瘀愀Ⰰ 攀洀 琀漀搀漀猀 漀猀 攀猀琀最椀漀猀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀猀 瀀愀爀愀 焀甀攀 挀栀攀最甀攀洀 搀攀猀漀渀攀爀愀搀漀猀 猀 椀渀搀切猀琀爀椀愀猀 搀攀 爀攀挀椀挀氀愀最攀洀ᴀ⸠ ਀倀愀爀愀 愀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 搀攀猀猀攀猀 瀀愀爀挀攀椀爀漀猀Ⰰ 漀 甀猀甀爀椀漀 愀漀 渀漀琀愀爀 愀 氀漀挀愀氀椀稀愀漀 搀攀渀琀爀漀 搀漀 愀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀 搀漀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 椀爀 挀漀洀瀀愀爀攀挀攀爀 愀漀 氀漀挀愀氀 攀 椀爀 猀攀 搀攀瀀愀爀愀爀 挀漀洀 漀 愀搀攀猀椀瘀漀 搀漀 氀漀最漀琀椀瀀漀 搀漀 最愀洀攀⸀ 伀 甀猀甀爀椀漀Ⰰ 愀漀 挀栀攀最愀爀 渀愀 攀洀瀀爀攀猀愀 瀀愀爀挀攀椀爀愀 椀爀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 漀 儀刀 䌀漀搀攀 攀 琀爀漀挀愀爀 瀀攀氀漀 猀攀甀 瀀爀洀椀漀 搀攀猀挀爀椀琀漀 渀漀 樀漀最漀⸀ Para conquistar o usuário do jogo, criamos toda identidade visual do protótipo, para isso usamos as técnicas da disciplina de Direção de Arte. No processo para a criação dos materiais, foram utilizados os seguintes programas de edição: Adobe Photoshop, Adobe Illustrator e Adobe After Effects.਀倀愀爀愀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀漀 氀漀最漀琀椀瀀漀 搀漀 樀漀最漀Ⰰ 漀戀琀椀瘀攀洀漀猀 漀猀 猀攀最甀椀渀琀攀猀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀㨀 䨀甀渀漀 搀漀 戀漀琀漀 猀琀愀爀琀 挀漀洀 漀 挀漀渀攀 搀愀 猀甀猀琀攀渀琀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 愀洀戀椀攀渀琀愀氀㬀 刀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀攀 甀洀愀 瀀氀愀渀琀愀 搀攀渀琀爀漀 搀攀 甀洀愀 挀切瀀甀氀愀 琀爀椀愀渀最甀氀愀爀㬀 匀洀戀漀氀漀㬀 吀椀瀀漀最爀愀昀椀愀㨀 䘀愀洀氀椀愀 搀攀 昀漀渀琀攀 ᰀ吠眀 䌀攀渀 䴀吀 ⼀ 匀愀渀猀 匀攀爀椀昀 ⼀ 䌀漀渀挀攀椀琀漀 搀攀 氀椀洀瀀攀稀愀㬀 䌀漀爀攀猀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀琀椀瘀愀猀 搀愀 氀漀最漀㨀 嘀攀爀搀攀 ⠀渀愀琀甀爀攀稀愀⤀Ⰰ 洀愀爀爀漀洀 ⠀琀攀爀爀愀Ⰰ 猀漀氀漀⤀⸀ 伀 猀氀漀最愀渀 ᰀ䐠 漀 猀琀愀爀琀 渀愀 猀甀猀琀攀渀琀愀戀椀氀椀搀愀搀攀ᴀ†瘀攀椀漀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 椀渀琀攀渀漀 搀攀 攀搀甀挀愀爀 漀 樀漀最愀搀漀爀Ⰰ 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀 洀攀猀洀漀 愀瀀攀爀琀攀 漀 戀漀琀漀 搀攀 ᠀猠琀愀爀琀ᤀ†渀愀 攀搀甀挀愀漀 猀甀猀琀攀渀琀瘀攀氀Ⰰ 搀攀 昀漀爀洀愀 瘀椀爀琀甀愀氀⸀ 伀 猀椀最渀椀昀椀挀愀搀漀 搀漀 琀攀爀洀漀 猀琀愀爀琀 瘀攀椀漀 搀漀 椀渀最氀猀 攀 焀甀攀 猀椀最渀椀昀椀挀愀 ᰀ挠漀洀攀愀爀Ⰰ 椀渀椀挀椀愀爀Ⰰ 瀀爀漀瘀漀挀愀爀Ⰰ 瀀愀爀琀椀爀⸀⸀⸀ᴀ⸠ Com o intuito de fazer o usuário racionalizar sobre o ambiente de Porto Velho, foram criados dois personagens, que representam uma taxa da população da cidade. Esses personagens possuem características de personalidade distintas e estilos de vestuários. Bili é um jovem rapaz de dezesseis anos, que luta pelo bem-estar de sua cidade, gosta de se vestir bem e possui um temperamento forte. Susi é uma bela mulher de trinta anos, intelectual e atenciosa, luta pelos seus direitos e pelo bem-estar de sua cidade, seu gosto pela tendência da moda não é aguçado, mas tem seu próprio estilo. Ambos os personagens são distintos, porém possuem o mesmo desejo do bem-estar de sua cidade.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ ㄀㜀㜀㤀昀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 氀椀砀漀  甀洀 搀漀猀 最爀愀渀搀攀猀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 搀攀 倀漀爀琀漀 嘀攀氀栀漀⸀ 䐀攀瘀椀搀漀 愀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀愀 挀椀搀愀搀攀Ⰰ  渀漀琀爀椀漀 漀 愀甀洀攀渀琀漀 搀愀 瀀漀氀甀椀漀 愀洀戀椀攀渀琀愀氀 攀洀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 氀漀挀愀椀猀 搀漀 瀀攀爀洀攀琀爀漀 甀爀戀愀渀漀Ⰰ 渀漀 焀甀愀氀 愀 瀀爀攀昀攀椀琀甀爀愀 愀椀渀搀愀 渀漀 愀最椀甀 瀀愀爀愀 攀搀甀挀愀爀 攀 椀渀挀攀渀琀椀瘀愀爀 愀 挀漀氀攀琀愀 猀攀氀攀琀椀瘀愀⸀ Os resultados e impactos da gamificação destaca-se pela parte da inovação, pois, ela potencializa a marca, produto ou serviço, transformando algum tema de difícil entendimento ou fixação, em algo simples e rentável. Fixando e transmitindo ao público resultados impactantes, também trazendo benefícios para o usuário do jogo. ਀䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀椀猀猀漀Ⰰ 瘀椀洀漀猀 愀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 搀攀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀爀 攀 最愀洀椀昀椀挀愀爀 甀洀 瀀爀漀戀氀攀洀愀 猀漀挀椀愀氀 搀愀 挀椀搀愀搀攀Ⰰ 挀漀洀 漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 洀攀氀栀漀爀愀爀 愀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀 瘀椀搀愀 搀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 攀 攀搀甀挀愀爀 搀攀 昀漀爀洀愀 猀甀猀琀攀渀琀瘀攀氀 猀 最攀爀愀攀猀Ⰰ 愀琀甀愀椀猀 攀 愀猀 焀甀攀 攀猀琀漀 瀀漀爀 瘀椀爀⸀ Portanto, criamos o “Jogando Limpo”, que é uma nova forma de educar e incentivar a coleta seletiva, de forma dinâmica e benéfica. Onde o usuário deste jogo, terá diversos benefícios e a gestão municipal também irá garantir uma boa imagem. Quem sai ganhando e garantindo novas “vidas” não é somente a cidade de Porto Velho, e sim o meio ambiente que ganha um “UP” graças ao jogo.਀䄀猀猀椀洀Ⰰ 琀漀搀漀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 瀀愀爀愀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀猀琀攀 瀀爀漀琀琀椀瀀漀 昀漀椀 愀瀀爀漀瘀攀椀琀愀搀漀 瀀漀爀 渀猀Ⰰ 愀氀甀渀漀猀Ⰰ 瀀漀椀猀 愀瀀爀攀渀搀攀洀漀猀 愀 甀琀椀氀椀稀愀爀 愀猀 洀攀氀栀漀爀攀猀 琀挀渀椀挀愀猀 瀀愀爀愀 愀氀挀愀渀愀爀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 挀漀渀栀攀挀攀渀搀漀 渀漀猀猀漀猀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀攀猀 攀 瀀愀爀挀攀椀爀漀猀Ⰰ 愀搀焀甀椀爀椀洀漀猀 愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 搀攀 挀漀洀漀 攀氀愀戀漀爀愀爀 愀猀 洀攀氀栀漀爀攀猀 攀猀琀爀愀琀最椀愀猀 搀攀 洀愀爀欀攀琀椀渀最 攀 椀渀漀瘀愀漀⸀ 伀 搀攀猀愀昀椀漀 攀 漀 搀攀猀攀樀漀 搀攀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀爀 瀀愀爀愀 愀 挀愀搀愀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 搀攀猀猀攀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 爀攀猀甀氀琀漀甀 渀漀 挀爀攀猀挀椀洀攀渀琀漀 愀挀愀搀洀椀挀漀 攀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 搀攀 挀愀搀愀 甀洀Ⰰ 琀愀洀戀洀 挀漀氀漀挀愀洀漀猀 攀洀 瀀爀琀椀挀愀 琀攀漀爀椀愀猀 攀猀琀甀搀愀搀愀猀 攀洀 猀愀氀愀 搀攀 愀甀氀愀 渀攀猀琀攀 瀀攀爀漀搀漀 愀挀愀搀洀椀挀漀⸀
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS
MASTROCOLA, VICENTE M. Doses Lúdicas. 1. Ed. São Paulo: Edição do Autor, 2013.

PENSAMENTO VERDE. (2013). Conceito e Definição de Sustentabilidade Ambiental. [Em linha]. Disponível em http://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/conceito-e-definicao-de-sustentabilidade-ambiental/. [Consultado em 20-04-2017].

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