|
INSCRIÇÃO: | 00433 |
|
CATEGORIA: | JO |
|
MODALIDADE: | JO09 |
|
TÍTULO: | A arte do grafite |
|
AUTORES: | Gabriely Ester de Oliveira Santos (Faculdade Boas Novas) |
|
PALAVRAS-CHAVE: | Arte, Cultura, Grafite, Pintura, Vandalismo |
|
RESUMO |
O Grafite em Manaus – Grafite vira trabalho nas mãos do artista amazonense André Hulk descreve o processo realizado na construção de uma matéria de rádio, resultado da teoria aprendida em sala de aula, por meio da disciplina de Radiojornalismo, ofertada no terceiro período de Comunicação Social em Jornalismo da Faculdade Boas Novas de Ciências Teológicas e Sociais Biotecnológicas, em Manaus – AM. O tema principal aborda o Grafite, feito como forma de trabalho nas mãos do artista amazonense André Hulk, um dos nomes que representam a arte gráfica no Norte do país. O foco principal do artista de rua citado a cima é de retratar um pouco sobre a arte ainda não muito preservada na cidade de Manaus, mas que tem um grande valor e relevância para sociedade. O objetivo geral deste trabalho é expor a arte muitas vezes confundida com vandalismo, e mostrar o verdadeiro valor cultural do grafite. |
|
INTRODUÇÃO |
Os desenhos feitos nas cavernas são considerados a manifestação mais antiga da arte. Essas pinturas rupestres foram os primeiros exemplos de grafite encontrados na historia da arte. A palavra aqui usada e a grafia adotada (graffito), vem do italiano, inscrição ou desenhos de épocas antigas, toscamente riscados a ponta ou a carvão, em rochas e paredes. Grafite é o plural de graffito. No singular, é usada para significar a técnica (pedaço de pintura no muro em claro e escuro). No plural, refere-se aos desenhos do Palácio de Pisa. O grafite ao utilizar o meio urbano como forma de expressão, contrário aos demais movimentos artísticos que se inserem na sociedade através de um trabalho muitas vezes planejado e exposto em galerias e museus, faz com que seja bastante questionado. Um dos aspectos conceituais mais interessantes encontrados nessa linguagem do grafite, é sem duvida, a questão da proibição, sempre presente um preconceito ou mesmo uma falta de informação a respeito da parte de muitos de uma determinada população. O grafite chegou ao Brasil no final da década de 1970, especialmente em São Paulo. Apesar de ter costumar norte-americanos, os brasileiros não se contentaram somente com as limitações deles e resolveram incrementar com nossos costumes e valores. O grafite dos brasileiros está entre os melhores do mundo e já alcançou milhares de prêmios internacionais, mas nem tudo é levado como ponto positivo e arte. O grafite vem lutando cada vez mais para acabar com as polêmicas envolvendo o mundo artístico, uns acreditam que seja uma forma de expressão cultural e outros, poluição visual e vandalismo, ainda existem pessoas que não conhecem a diferença entre um grafite e uma pichação. Em Manaus, o Grafite surgiu poucos anos após a chegada em São Paulo. Um dos artistas mais conhecidos do Amazonas no Brasil é André Hulk, que tem esse apelido por usar como marca a cor verde, em homenagem a um personagem da Marvel. |
|
OBJETIVO |
Por meio deste trabalho, será abordado um breve relato que consiste em expor à comunidade à uma manifestação artística em espaços públicos. Desse modo encontrando meios que possa induzir o ouvinte a permanecer conectado a mesma.䄀琀爀愀瘀猀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 刀愀搀椀漀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 昀漀爀洀愀爀愀洀ⴀ猀攀 瀀爀漀樀攀琀漀猀 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 瀀甀搀攀猀猀攀洀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀爀 猀攀甀猀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀 攀洀 最爀甀瀀漀⸀ 䈀甀猀挀愀渀搀漀 攀猀琀爀愀琀最椀愀猀 瀀愀爀愀 搀攀猀攀洀瀀攀渀栀愀爀 挀漀洀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀愀猀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀猀 愀甀氀愀猀 洀椀渀椀猀琀爀愀搀愀猀⸀ 伀 渀椀挀栀漀 愀漀 焀甀愀氀 昀漀椀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀漀 愀戀爀愀渀最攀 攀洀 漀昀攀爀攀挀攀爀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀攀 瘀椀搀愀 搀漀 最爀愀昀椀琀攀椀爀漀 䄀渀搀爀 䠀甀氀欀⸀ 䄀漀 漀瀀琀愀爀 攀猀猀攀 愀猀猀甀渀琀漀 漀昀攀爀攀挀攀洀漀猀 搀椀猀琀爀椀戀甀椀爀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 瀀愀爀愀 焀甀攀 瘀攀渀栀愀 攀焀甀愀挀椀漀渀愀爀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀漀 搀攀 漀戀爀愀猀 愀爀琀猀琀椀挀愀猀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 椀洀愀最攀洀 焀甀攀 攀砀瀀爀攀猀猀愀洀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀猀⸀
Relata-se que cada obra finalizada pode ser divulgada um mensagem por meio de uma arte, dando um impacto na sociedade que grafiti não é vandalismo. Pode-se entender que é um instrumento de embelezamento e uma forma de protestar os grandes problemas gerados na sociedade.준 渀漀琀瘀攀氀 漀戀猀攀爀瘀愀爀 漀 搀攀猀氀攀椀砀漀 挀漀洀 漀戀爀愀猀 愀爀琀猀琀椀挀愀猀Ⰰ 挀漀洀漀 猀攀 渀漀 瀀愀猀猀愀猀猀攀 搀攀 瀀椀挀栀愀漀Ⰰ 瘀愀渀搀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 愀琀漀 洀愀氀搀漀猀漀⸀ 䄀漀猀 瀀漀甀挀漀猀Ⰰ 搀攀猀攀渀栀漀猀 搀漀 最爀愀昀椀琀攀 攀猀琀漀 最愀渀栀愀渀搀漀 攀猀瀀愀漀猀 攀 猀攀 琀漀爀渀愀渀搀漀 攀猀琀椀氀漀 切渀椀挀漀Ⰰ 爀攀昀氀攀琀椀渀搀漀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 搀愀猀 爀甀愀猀 攀 搀漀猀 洀攀渀漀猀 昀愀瘀漀爀攀挀椀搀漀猀⸀ 倀愀爀愀 洀攀氀栀漀爀 攀渀琀攀渀搀攀爀 攀猀猀攀 愀猀猀甀渀琀漀Ⰰ 漀瀀琀愀洀漀猀 攀洀 漀昀攀爀攀挀攀爀 甀洀 琀攀砀琀漀 挀氀愀爀漀 攀 挀甀爀琀漀Ⰰ 愀猀猀椀洀 昀愀挀椀氀椀琀愀渀搀漀 漀 攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 搀漀 瀀甀戀氀椀挀漀 愀氀瘀漀⸀
Porém, têm como objetivo conscientizar que o grafite também e trabalho, divulgando os benefícios e melhorias para sociedade. Transmitindo muitas das vezes sentimentos de amor como senso critica. Desse modo, passamos a avaliar cada arte espalhada na cidade, para entender o que está tentando ser entregue a sociedade.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ 㜀㜀㤀昀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䌀漀渀栀攀挀攀爀 愀 挀甀氀琀甀爀愀 爀攀最椀漀渀愀氀 愀琀爀愀瘀猀 搀愀 攀砀瀀爀攀猀猀漀 攀 洀愀渀椀昀攀猀琀愀漀 愀爀琀猀琀椀挀愀 攀洀 攀猀瀀愀漀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 瀀愀爀愀 愀瀀爀漀砀椀洀愀爀 愀猀 愀爀琀攀猀 瘀椀猀甀愀椀猀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀⸀ 䌀漀洀 琀攀洀琀椀挀愀猀 爀攀最椀漀渀愀椀猀Ⰰ 漀 最爀愀昀椀琀攀 攀洀 䴀愀渀愀甀猀 戀甀猀挀愀 渀漀琀漀爀椀攀搀愀搀攀 搀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 攀 攀猀瀀攀爀愀 琀漀爀渀愀爀 攀猀猀攀猀 攀猀瀀愀漀猀 愀琀爀愀琀椀瘀漀猀 琀甀爀猀琀椀挀漀猀 焀甀攀 挀漀渀琀愀洀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀愀 挀椀搀愀搀攀⸀ 倀攀猀焀甀椀猀愀爀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀猀 愀爀琀猀琀椀挀漀猀 挀漀洀漀 攀猀猀攀 瀀漀猀猀甀椀 甀洀愀 琀爀椀瀀氀愀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀㨀 挀椀攀渀琀昀椀挀愀Ⰰ 瀀攀猀猀漀愀氀 攀 猀漀挀椀愀氀⸀
No que concerne ao conhecimento científico, este trabalho tem como objetivo preencher lacunas existentes no âmbito teórico. Tais lacunas se devem a informações de difícil acesso, uma vez que a bibliografia específica ao tema abordado é escassa. A história do grafite em Manaus é um assunto pouco difundido no meio acadêmico e midiático, apesar da sua relevância cultural. 䄀 攀砀瀀漀猀椀漀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 猀漀戀爀攀 愀猀 愀爀琀攀猀 甀爀戀愀渀愀猀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 瀀愀爀愀 焀甀攀戀爀愀爀 挀攀爀琀漀猀 琀愀戀甀猀 愀椀渀搀愀 攀砀椀猀琀攀渀琀攀猀 渀漀 洀攀椀漀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 瘀椀猀琀漀 焀甀攀Ⰰ 漀猀 攀砀攀挀甀琀漀爀攀猀 搀愀 愀爀琀攀 搀漀 最爀愀昀椀猀洀漀 愀椀渀搀愀 猀漀昀爀攀洀 挀攀爀琀漀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀 焀甀愀渀搀漀 猀甀愀 愀爀琀攀 挀漀渀昀甀渀搀椀搀愀 挀漀洀 愀 瀀椀挀栀愀漀Ⰰ 愀 焀甀愀氀 猀攀 攀渀焀甀愀搀爀愀 攀洀 挀爀椀洀攀猀 愀洀戀椀攀渀琀愀椀猀⸀ 䤀渀猀攀爀椀爀 渀愀 氀椀琀攀爀愀琀甀爀愀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 挀椀攀渀琀昀椀挀漀 猀漀戀爀攀 漀 琀攀洀愀 愀戀漀爀搀愀搀漀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀 瀀愀爀愀 昀愀稀攀爀 挀漀洀 焀甀攀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 瘀攀樀愀 愀 愀爀琀攀 搀漀 最爀愀昀椀猀洀漀 猀漀戀 漀甀琀爀愀 琀椀挀愀⸀
Em razão de ser o jornalista um contador de história, o presente trabalho contribuirá com informações úteis para a comunidade em geral, mas em especial, aos profissionais e estudantes da comunicação social, os quais intermediam o conhecimento ao público, visto que a compreensão das artes urbanas colabora no aprimoramento do jornalismo cultural. Além disso, busca-se promover, através das informações levadas ao público, a quebra da marginalidade que muitas vezes é atribuída aos movimentos artísticos urbanos.䌀漀洀 琀爀愀漀猀 焀甀攀 爀攀琀爀愀琀愀洀 愀 挀甀氀琀甀爀愀 椀渀搀最攀渀愀 攀 愀洀愀稀渀椀挀愀Ⰰ 愀猀 瀀椀渀琀甀爀愀猀 攀猀瀀愀氀栀愀搀愀猀 瀀攀氀漀猀 洀甀爀漀猀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 䴀愀渀愀甀猀 琀攀洀 猀甀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 琀甀爀猀琀椀挀愀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 攀砀椀猀琀攀洀 琀愀洀戀洀 愀猀 攀砀瀀漀猀椀攀猀 搀攀猀猀愀猀 漀戀爀愀猀 昀攀椀琀愀猀 攀洀 攀瘀攀渀琀漀猀 爀攀最椀漀渀愀椀猀 攀 渀愀挀椀漀渀愀椀猀Ⰰ 攀瘀攀渀琀漀猀 攀猀猀攀猀 挀漀洀 戀愀猀琀愀渀琀攀 挀愀爀最愀 挀甀氀琀甀爀愀氀Ⰰ 洀愀猀 瀀漀甀挀漀 搀椀昀甀渀搀椀搀漀猀 渀漀猀 洀攀椀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 倀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 渀漀猀猀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀愀爀 渀漀琀漀爀椀攀搀愀搀攀 愀 攀猀猀攀猀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀 攀 愀漀猀 愀爀琀椀猀琀愀猀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀Ⰰ 愀 昀椀洀 搀攀 椀渀猀攀爀椀ⴀ 氀漀猀 渀漀猀 洀攀椀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 洀漀猀琀爀愀爀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀攀 瀀爀漀瀀愀最愀爀 漀猀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀猀 愀爀琀猀琀椀挀漀猀 渀愀 椀洀瀀爀攀渀猀愀⸀
A partir de uma nova percepção sobre o tema abordado, é possível atravessar as fronteiras da informação, e combater os preconceitos que rodeiam o assunto, visto que a marginalização da arte de rua se dá pela falta de conhecimento. Através da exposição da informação a imprensa torna-se colaboradora na construção de uma sociedade conhecedora de sua própria história e cultura.唀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀 漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 猀漀戀爀攀 漀 琀攀洀愀 愀戀漀爀搀愀搀漀 挀栀攀最愀 愀漀 愀氀挀愀渀挀攀 搀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀漀猀 洀攀椀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 瀀漀猀猀瘀攀氀 椀渀猀琀椀最愀爀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 愀 攀渀砀攀爀最愀ⴀ氀漀 挀漀洀 渀漀瘀漀猀 漀氀栀愀爀攀猀⸀ 伀 最爀愀昀椀琀攀 攀洀 䴀愀渀愀甀猀 爀攀昀氀攀琀攀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 搀愀猀 爀甀愀猀Ⰰ 瀀漀爀 椀猀猀漀 猀甀愀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀⸀
|
|
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS |
Logo após uma breve reunião de pauta organizada pela equipe, o tema abordado foi discutido e analisado a fim de ser mostrado com maior clareza e compreensão cuidadosamente detalhado no presente trabalho. Optou-se então pela abordagem do tema Grafite na nossa cidade,que ainda enfrenta controvérsias por grande maioria da sociedade e ainda é considerado por muitas vezes um ato de vandalismo para quem não está familiarizado com a arte do Grafite. 䄀渀搀爀 䠀甀氀欀 昀漀椀 漀 愀爀琀椀猀琀愀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 瀀愀爀愀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀愀 瀀愀甀琀愀Ⰰ漀 愀爀琀椀猀琀愀 樀 琀攀洀 猀攀甀 琀爀愀戀愀氀栀漀 挀漀洀漀 最爀愀昀椀琀攀椀爀漀 爀攀挀漀渀栀攀挀椀搀漀 瀀攀氀愀猀 爀甀愀猀 搀愀 挀椀搀愀搀攀Ⰰ攀 瀀搀攀 渀漀猀 昀漀爀渀攀挀攀爀 琀漀搀愀猀 愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀猀 瀀愀爀愀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀愀 瀀愀甀琀愀 愀戀漀爀搀愀搀愀 瀀攀氀愀 攀焀甀椀瀀攀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 猀漀渀漀爀愀猀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 愀 渀漀猀猀愀 攀焀甀椀瀀攀⸀
Examinado o roteiro,o desafio agora era mostrar ao ouvinte uma matéria condizente com a realidade,para que a própria audiência possa compreender a mensagem informativa sobre o Grafite que a equipe busca passar com o presente trabalho,ainda considerado uma forma de Vandalismo por muitos e com isso considerado um Tabu se é ou não verdadeiramente uma forma de arte.䘀漀爀渀攀挀椀搀愀猀 琀漀搀愀猀 愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 瀀攀爀琀椀渀攀渀琀攀猀 愀 瀀愀甀琀愀Ⰰ挀漀渀猀椀搀攀爀愀渀搀漀 愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 椀渀昀漀爀洀愀氀Ⰰ搀椀爀攀琀愀 攀 椀渀琀椀洀椀猀琀愀 爀攀焀甀攀爀椀搀愀 瀀攀氀漀 刀愀搀椀漀Ⰰ昀漀爀愀洀 攀氀愀戀漀爀愀搀漀猀 漀猀 琀攀砀琀漀猀 搀漀猀 伀昀昀猀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 愀 挀氀愀爀攀稀愀 攀 漀戀樀攀琀椀瘀椀搀愀搀攀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀猀 愀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ洀愀渀琀攀渀搀漀 愀 瀀爀漀砀椀洀椀搀愀搀攀 搀漀 氀漀挀甀琀漀爀 挀漀洀 猀攀甀 漀甀瘀椀渀琀攀 搀攀 昀漀爀洀愀 瀀氀愀甀猀瘀攀氀 攀 攀猀瀀漀渀琀渀攀愀Ⰰ椀洀瀀爀攀猀挀椀渀搀瘀攀氀 渀攀猀猀攀 洀攀椀漀Ⰰ猀攀渀搀漀 漀 瀀漀渀琀漀 挀栀愀瘀攀 瀀愀爀愀 愀 挀漀渀挀氀甀猀漀 搀愀 洀愀琀爀椀愀⸀
Seguindo o roteiro da pauta,a equipe utilizou o método da Decupagem nas Sonoras gravadas com o artista para a construção da matéria seguindo o modelo de rádio proposto, com a ajuda do Sonoplasta Johnnys Moura na Rádio Boas Novas FM 107.9, os Offs e a chamadas puderam ser editadas junto com as Sonoras para chegarmos ao resultado concluído.䌀甀洀瀀爀椀渀搀漀 琀漀搀漀猀 漀猀 爀攀焀甀椀猀椀琀漀猀 攀砀椀最椀搀漀猀 瀀愀爀愀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀愀 洀愀琀爀椀愀 瀀愀爀愀 漀 刀搀椀漀Ⰰ愀 攀焀甀椀瀀攀 攀渀昀愀琀椀稀愀Ⰰ焀甀攀 瀀漀猀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀 昀椀渀愀氀椀稀漀甀 愀 洀愀琀爀椀愀 猀攀最甀椀渀搀漀 漀 瀀愀猀猀漀 愀 瀀愀猀猀漀 搀愀焀甀椀氀漀 焀甀攀 昀漀椀 攀砀椀最椀搀漀 愀 挀愀搀愀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀Ⰰ猀攀最甀渀搀漀 愀猀 渀漀爀洀愀猀 搀攀 爀搀椀漀 瘀椀猀琀愀猀 攀洀 猀愀氀愀 搀攀 愀甀氀愀 挀漀渀挀氀甀椀渀搀漀 愀猀猀椀洀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 昀椀渀愀氀椀稀愀搀漀⸀
|
|
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO |
O Produto apresentado por este trabalho é uma matéria para rádio produzida por meio dos critérios estabelecidos e orientados em sala de aula, por intermédio da disciplina de Radiojornalismo, ministrada no terceiro período de Comunicação Social em Jornalismo da Faculdade Boas Novas de Ciências Teológicas e Sociais Biotecnológicas, com intuito de mostrar a arte do Grafite em Manaus, visto que não é muito falada e muitas pessoas ainda não o conhecem na região.一漀 瀀漀渀琀漀 椀渀椀挀椀愀氀 搀愀 挀爀椀愀漀 搀攀猀琀攀 瀀爀漀搀甀琀漀 漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 搀椀瘀椀搀椀甀 愀 琀甀爀洀愀 攀洀 攀焀甀椀瀀攀猀 攀 搀攀猀椀最渀漀甀 愀 琀愀爀攀昀愀 搀攀 挀漀渀猀琀爀甀椀爀 甀洀愀 洀愀琀爀椀愀 瀀愀爀愀 爀愀搀椀漀 攀 搀攀椀砀漀甀 氀椀瘀爀攀 攀猀挀漀氀栀愀 漀猀 愀猀猀甀渀琀漀猀Ⰰ 漀 挀愀洀椀渀栀漀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 瀀漀爀 攀猀琀愀 攀焀甀椀瀀攀 昀漀椀 琀爀椀氀栀愀爀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀 愀爀琀攀 愀椀渀搀愀 瀀漀甀挀漀 搀椀猀挀甀琀椀搀愀 攀洀 䴀愀渀愀甀猀 焀甀攀 猀攀 戀攀洀 搀椀瘀甀氀最愀搀愀 攀 瘀愀氀漀爀椀稀愀搀愀 瀀漀搀攀 琀爀愀稀攀爀 洀甀椀琀漀猀 戀攀渀攀昀挀椀漀猀 挀椀搀愀搀攀 愀洀愀稀漀渀攀渀猀攀⸀
A matéria foi segmentada com o tema: Grafite vira trabalho nas mãos do artista amazonense André Hulk, um jovem que conta sua experiência com o grafite, que faz dele seu objeto de trabalho em uma visão profissional e também um hobby para ele, e ainda mostra através disso que é possível viver da arte.ऀ吀漀搀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀愀 洀愀琀爀椀愀 昀漀椀 昀攀椀琀愀 攀洀 挀漀渀樀甀渀琀漀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 攀氀愀戀漀爀愀搀漀 挀甀椀搀愀搀漀猀愀洀攀渀琀攀㨀 漀昀昀ᤀ猠 攀 猀漀渀漀爀愀猀 洀攀搀椀愀渀琀攀 愀 挀漀氀攀琀愀 搀攀 搀愀搀漀猀 搀漀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀 攀洀 瀀愀甀琀愀⸀ 伀 焀甀愀氀 挀漀渀琀漀甀 挀漀洀 愀 愀樀甀搀愀 搀漀 猀漀渀漀瀀氀愀猀琀愀 䨀栀漀渀渀礀猀 䴀漀甀爀愀 瀀愀爀愀 最爀愀瘀愀爀 愀 洀愀琀爀椀愀 渀漀 攀猀琀切搀椀漀 搀愀 爀搀椀漀 䈀漀愀猀 一漀瘀愀猀 㜀⸀㤀⸀
O resultado foi uma matéria de dois minutos e quinze de gravação sendo uma interação locutor e entrevistado de maneira simples e objetiva. Que fez o uso dos conceitos aprendidos acerca de matérias para rádio e toda estrutura e postura que se deve tomar desde a impostação da voz até as perguntas que devem ser bem construídas.
|
|
CONSIDERAÇÕES |
Este trabalho foi de suma importância para agregar conhecimentos acerca da construção de uma matéria de radio, produto este, fruto das teorias da disciplina de radiojornalismo do terceiro período de comunicação social de jornalismo, da faculdade Boas Novas de ciências teológicas e biotecnológicas.
O tema abordado escolhido foi a respeito do grafite pode ser também uma forma de trabalho e não apenas um divertimento e tão pouco uma arte qualquer.䄀渀搀爀 䠀甀氀欀 昀漀椀 愀 昀漀渀琀攀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 渀漀 挀愀洀椀渀栀漀 搀攀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀愀 瀀愀甀琀愀 攀 愀 洀愀琀爀椀愀 攀洀 猀椀Ⰰ 漀 洀攀猀洀漀 挀漀渀琀愀 猀甀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 挀漀洀 漀 最爀愀昀椀琀攀 攀 爀攀猀愀氀瘀愀 愀 愀氀攀最爀椀愀 搀攀 琀攀爀 猀椀搀漀 戀愀猀琀愀渀琀攀 瀀爀攀洀椀愀搀漀 瀀漀爀 椀渀琀攀爀洀搀椀漀 搀攀猀猀愀 愀爀琀攀 愀椀渀搀愀 瀀漀甀挀漀 瘀愀氀漀爀椀稀愀搀愀 渀漀 渀漀爀琀攀⸀
伀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀 漀戀琀椀搀漀 瀀漀爀 攀猀猀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 昀漀椀 漀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀洀攀渀琀漀 渀漀 焀甀攀 挀漀渀猀椀猀琀椀愀 漀 最爀愀昀椀琀攀 攀 愀 栀椀猀琀漀爀椀愀 搀漀 洀攀猀洀漀 焀甀攀 琀爀猀 挀漀椀猀愀猀 渀漀瘀愀猀Ⰰ 瀀漀椀猀 攀渀焀甀愀渀琀漀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀 瀀爀攀挀椀猀漀 挀漀渀栀攀挀攀爀 甀洀 瀀漀甀挀漀 搀攀 琀甀搀漀⸀
㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ 㜀㜀㤀昀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䴀愀渀愀甀猀Ⰰ 挀椀搀愀搀攀 搀攀 氀椀渀搀愀猀 最爀愀昀椀琀攀猀Ⰰ 瀀甀戀氀椀挀愀搀漀 攀洀 㐀⸀ 㔀⸀㈀ ㌀Ⰰ 渀漀 攀渀搀攀爀攀漀 攀氀攀琀爀渀椀挀漀 栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀渀漀愀洀愀稀漀渀愀猀攀愀猀猀椀洀⸀挀漀洀⸀戀爀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䠀琀琀瀀⼀⼀㨀眀眀眀⸀椀渀昀漀攀猀挀漀氀愀⸀挀漀洀⸀戀爀 䄀挀攀猀猀漀㨀 ㈀ ⼀ 㘀⼀㈀ 㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀一伀䈀刀䔀Ⰰ 匀甀稀礀 䴀愀爀最愀爀攀琀 䐀愀洀愀猀挀攀渀漀⸀ 䄀爀琀攀 爀攀瘀漀氀甀挀椀漀渀爀椀愀㨀 愀 昀甀渀漀 猀漀挀椀愀氀 搀愀 瀀椀渀琀甀爀愀 洀甀爀愀氀⸀ 䤀琀愀瀀攀琀椀渀椀渀最愀Ⰰ ㈀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀爀愀昀椀琀攀椀爀漀猀 爀攀瘀椀琀愀氀椀稀愀洀 爀攀愀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀 搀攀 䴀愀渀愀甀猀Ⰰ 瀀甀戀氀椀挀愀搀漀 攀洀 㐀⸀ 㤀⸀㈀ 㘀Ⰰ 瀀漀爀 䐀椀攀最漀 伀氀椀瘀攀椀爀愀Ⰰ 渀漀 攀渀搀攀爀攀漀 攀氀攀琀爀渀椀挀漀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀瀀漀爀琀愀氀愀洀愀稀漀渀椀愀⸀挀漀洀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䄀爀琀攀 甀爀戀愀渀愀 爀攀猀最愀琀愀 漀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀 愀洀愀稀渀椀挀漀Ⰰ 瀀甀戀氀椀挀愀搀漀 攀洀 ㈀㈀⸀ 㠀⸀㈀ 㘀 Ⰰ 瀀漀爀 䔀猀琀攀爀昀昀愀渀礀 䴀愀爀琀椀渀猀Ⰰ 渀漀 攀渀搀攀爀攀漀 攀氀攀琀爀渀椀挀漀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀攀洀琀攀洀瀀漀⸀挀漀洀⸀戀爀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
|