INSCRIÇÃO: 00448
 
CATEGORIA: RT
 
MODALIDADE: RT02
 
TÍTULO: Comunique-se
 
AUTORES: SUAMMY SAIURY MARTINS MACEDO (Faculdade Martha Falcão); Ana Carolina Givone DA SILVA (Faculdade Martha Falcão); Carlos Fabio Morais Guimaraes (Faculdade Martha Falcão)
 
PALAVRAS-CHAVE: Revista eletrônica, TV, Amazonas, história, veículos de comunicação
 
RESUMO
Este trabalho teve por objetivo a elaboração de um programa experimental em TV no formato de revista eletrônica visando abordar a origem e evolução do telejornalismo no Amazonas, ao destacar as principais emissoras que fizeram e fazem parte do cenário telejornalístico local. Por meio da pesquisa bibliográfica, produção e ida a campo para apuração, o produto resgata a história e a relevância do jornalismo na região Norte - considerada distante do país - mas que tem um grande potencial contributivo para o telejornalismo nacional. O resultado, traz à tona questões pouco conhecidas dos públicos, no tocante aos primeiros veículos de comunicação amazonenses e aos registros produzidos pelos mesmos na região amazônica, bem como um meio de propagação de informações que ajudam a integrar o universo do telejornalismo brasileiro.
 
INTRODUÇÃO
A expressão “O Brasil tem extensão continental” retrata bem a imensidão do país e a árdua tarefa de integrar as regiões. Em várias áreas, segmentos ou políticas, os governos estão sempre em busca da consolidação territorial. E na área da comunicação não é diferente. ਀倀攀氀愀 椀洀攀渀猀椀搀漀 搀漀 琀攀爀爀椀琀爀椀漀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀Ⰰ 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀愀 椀渀琀攀最爀愀漀 攀洀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀  甀洀愀 焀甀攀猀琀漀 瀀爀椀洀漀爀搀椀愀氀 瀀愀爀愀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀漀猀 攀猀琀愀搀漀猀Ⰰ 攀 挀漀渀猀攀焀甀攀渀琀攀洀攀渀琀攀Ⰰ 搀漀 瀀愀猀⸀ 一愀 爀攀最椀漀 愀洀愀稀渀椀挀愀Ⰰ 攀猀猀愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀  愀椀渀搀愀 洀愀椀漀爀 瀀攀氀愀猀 搀椀猀琀渀挀椀愀猀Ⰰ 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 最攀漀最爀昀椀挀愀猀 攀 瀀攀氀愀 昀愀氀琀愀 搀攀 椀渀昀爀愀攀猀琀爀甀琀甀爀愀 猀甀昀椀挀椀攀渀琀攀 搀攀 椀渀琀攀爀氀椀最愀爀 愀猀 氀漀挀愀氀椀搀愀搀攀猀Ⰰ 搀椀昀攀爀攀渀琀攀 搀漀猀 挀攀渀爀椀漀猀Ⰰ 挀漀洀漀 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀Ⰰ 搀攀 爀攀最椀攀猀 挀漀洀漀 匀甀氀 攀 匀甀搀攀猀琀攀Ⰰ 焀甀攀 攀爀愀洀 攀 猀漀 戀攀洀 洀愀椀猀 椀渀琀攀爀氀椀最愀搀愀猀⸀  No Amazonas, na segunda metade do século XX, originam-se os primeiros veículos de comunicação voltados a TV. Jornais impressos e rádios eram veículos já existentes e que circulavam informações rotineiramente como conhecemos. Entretanto, as emissoras de TV eram novidades devido a chegada recente da televisão no Brasil, no inicio da década de 50, trazida pelo empresário e jornalista Assis Chateaubriand.਀䰀漀最漀Ⰰ 攀洀 瘀椀猀琀愀 愀漀 搀椀猀琀愀渀挀椀愀洀攀渀琀漀 攀 愀 戀甀猀挀愀 瀀攀氀愀 椀渀琀攀最爀愀漀 搀漀 瀀愀猀 瀀攀氀漀猀 洀攀椀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 愀戀漀爀搀愀洀漀猀 漀 猀甀爀最椀洀攀渀琀漀 攀 攀瘀漀氀甀漀 搀漀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 愀洀愀稀漀渀攀渀猀攀Ⰰ 渀漀 昀漀爀洀愀琀漀 搀攀 爀攀瘀椀猀琀愀 攀氀攀琀爀渀椀挀愀Ⰰ 挀漀渀猀椀搀攀爀愀搀漀 氀攀瘀攀 攀 搀攀 攀渀琀爀攀琀攀渀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 瘀椀猀愀渀搀漀 攀渀琀爀攀 漀甀琀爀愀猀 挀漀椀猀愀猀Ⰰ 洀漀猀琀爀愀爀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 愀洀愀稀渀椀挀愀 攀 愀猀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀攀猀 瀀攀氀漀 焀甀愀氀 瀀愀猀猀漀甀 愀猀 攀洀椀猀猀漀爀愀猀 氀漀挀愀椀猀⸀  Para Gomes (2011, p. 20), o telejornalismo, como instituição social, não se configura somente a partir das possibilidades tecnológicas oferecidas, mas na conjunção das possibilidades tecnológicas com determinadas condições históricas, sociais, econômicas e culturais. Isso de modo algum significa conceber o jornalismo como cristalização, mas, afirmar seu caráter de processo histórico e cultural. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ ㄀㜀㜀㤀昀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀漀 攀瘀椀搀攀渀挀椀愀爀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀漀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 瘀攀挀甀氀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 氀漀挀愀椀猀Ⰰ 挀漀洀 渀昀愀猀攀 渀愀 琀爀愀樀攀琀爀椀愀 搀攀 倀栀攀氀氀椀瀀攀 䄀爀挀攀 䐀愀漀甀Ⰰ 昀甀渀搀愀搀漀爀 搀愀 刀攀搀攀 䄀洀愀稀渀椀挀愀 搀攀 吀攀氀攀瘀椀猀漀㬀 愀琀甀愀氀洀攀渀琀攀 愀 洀愀椀漀爀 爀攀搀攀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀愀 爀攀最椀漀 一漀爀琀攀Ⰰ 漀戀樀攀琀椀瘀漀甀ⴀ猀攀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 甀洀 瀀爀漀最爀愀洀愀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀 搀攀 吀嘀Ⰰ 渀漀 昀漀爀洀愀琀漀 搀攀 爀攀瘀椀猀琀愀 攀氀攀琀爀渀椀挀愀Ⰰ 搀攀渀漀洀椀渀愀搀漀 ᰀ䌠漀洀甀渀椀焀甀攀ⴀ猀攀ᴀ⸠ 伀 瀀爀漀最爀愀洀愀 渀漀 猀攀爀瘀椀甀 愀瀀攀渀愀猀 瀀愀爀愀 攀渀琀攀渀搀攀洀漀猀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀漀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 渀愀 爀攀最椀漀Ⰰ 洀愀猀 琀愀洀戀洀 瀀愀爀愀 昀漀爀琀愀氀攀挀攀爀 愀猀 瀀爀琀椀挀愀猀 搀攀 爀漀琀攀椀爀漀Ⰰ 瀀愀甀琀愀Ⰰ 洀琀漀搀漀猀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀椀猀Ⰰ 愀漀猀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀 搀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ 䐀攀猀猀愀 洀愀渀攀椀爀愀Ⰰ 漀戀琀椀瘀攀洀漀猀 甀洀愀 洀攀氀栀漀爀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 搀漀猀 瀀爀漀挀攀猀猀漀猀 搀攀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 攀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 洀搀椀愀 瘀椀猀甀愀氀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ ㄀㜀㜀㤀昀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀倀漀爀 洀攀椀漀 搀愀 猀甀愀 琀攀猀攀 搀攀 搀漀甀琀漀爀愀洀攀渀琀漀 攀洀 䠀椀猀琀爀椀愀 椀渀琀椀琀甀氀愀搀愀 䘀漀氀栀愀猀 搀漀 一漀爀琀攀Ⰰ 倀椀渀栀攀椀爀漀 ⠀㈀  ㄀⤀ 渀漀猀 昀漀爀渀攀挀攀 甀洀愀 愀洀瀀氀愀 瘀椀猀漀 搀漀猀 瀀攀爀漀搀漀猀 椀渀椀挀椀愀椀猀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 渀漀 䄀洀愀稀漀渀愀猀⸀ 䄀 愀甀琀漀爀愀 愀昀椀爀洀愀 焀甀攀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 攀搀椀琀漀爀愀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 渀漀 䔀猀琀愀搀漀 最愀渀栀漀甀 椀洀瀀甀氀猀漀 渀愀 瘀椀爀愀搀愀 搀漀 猀挀甀氀漀 堀䤀堀 瀀愀爀愀 漀 堀堀Ⰰ 渀甀洀 洀漀洀攀渀琀漀 搀攀 攀昀攀爀瘀攀猀挀渀挀椀愀 挀甀氀琀甀爀愀氀 瀀愀爀琀椀氀栀愀搀愀 挀漀洀 漀甀琀爀愀猀 爀攀最椀攀猀 搀漀 瀀愀猀⸀  Dessa forma, podemos notar que a região norte ganhou um impulsionamento no mesmo período em que as outras regiões do Brasil também evoluíam. Foi uma época que a profissionalizão e a chegada de máquinas mais modernas estavam mais evidentes na imprensa. ਀吀漀搀愀瘀椀愀Ⰰ 攀猀猀愀 栀椀猀琀爀椀愀  瀀漀甀挀漀 挀漀渀栀攀挀椀搀愀 瀀攀氀漀猀 挀椀搀愀搀漀猀⸀ 䠀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀猀Ⰰ 瀀漀椀猀 洀甀椀琀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 渀漀 琀攀洀 漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀攀 焀甀攀 漀 䄀洀愀稀漀渀愀猀 昀漀椀 甀洀 搀漀猀 洀愀爀挀漀猀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀猀 瀀愀爀愀 愀 挀漀渀猀漀氀椀搀愀漀 搀愀 椀洀瀀爀攀渀猀愀 攀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀⸀  Por isso, a necessidade de se elaborar um produto de comunicação que compartilhe os conhecimentos sobre a história da imprensa no Amazonas. É um assunto muito rico em conteúdo, mas pouco visto pela sociedade e até mesmo pouco abordado pelos jornalistas amazonenses.਀䄀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 攀猀琀 攀洀 愀洀瀀氀椀愀爀 攀猀猀攀猀 爀攀最椀猀琀爀漀猀⸀ 䐀愀爀 愀洀瀀氀椀琀甀搀攀 瀀漀搀攀 愀甀砀椀氀椀愀爀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀爀攀猀 攀 愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 愀 攀渀琀攀渀搀攀爀 洀攀氀栀漀爀 猀漀戀爀攀 愀 洀搀椀愀 攀 猀甀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 渀愀 爀攀最椀漀⸀ 䌀漀洀 漀 琀攀洀愀 愀戀漀爀搀愀搀漀Ⰰ 愀 爀攀瘀椀猀琀愀 攀氀攀琀爀渀椀挀愀 ᰀ䌠漀洀甀渀椀焀甀攀ⴀ猀攀ᴀ†瀀漀搀攀 洀漀猀琀爀愀爀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀愀 吀嘀 渀愀 爀攀最椀漀 渀漀爀琀攀Ⰰ  漀渀搀攀 洀甀椀琀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 搀攀 漀甀琀爀漀猀 攀猀琀愀搀漀猀 攀 愀琀 洀攀猀洀漀 洀甀椀琀漀猀 愀洀愀稀漀渀攀渀猀攀猀 渀漀 挀漀渀栀攀挀攀洀 攀 瀀漀甀挀漀 猀愀戀攀洀 搀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 焀甀攀 昀漀椀 攀猀猀愀 琀爀愀樀攀琀爀椀愀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
A metodologia utilizada para elaboração da revista eletrônica foi a bibliográfica, ida a campo. Segundo (SANTOS e CANDELORO, 2006, p. 43) a revisão bibliográfica também é denominada de Revisão de literatura ou Referencial teórico. A Revisão Bibliográfica é parte de um projeto de pesquisa, que revela explicitamente o universo de contribuições científicas de autores sobre um tema específico. ਀唀琀椀氀椀稀愀洀漀猀 甀洀愀 猀爀椀攀 搀攀 愀爀琀椀最漀猀 搀攀 䌀愀戀爀愀氀 ⠀㈀ ㄀ ⤀Ⰰ 挀漀洀漀 ᰀ䴠搀椀愀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀愀㨀 愀 猀挀甀氀漀猀 搀攀 栀椀猀琀爀椀愀ᴀⰠ 渀漀 焀甀愀氀 愀 愀甀琀漀爀愀 搀椀猀挀漀爀爀攀 猀漀戀爀攀 愀 吀嘀 䄀洀愀稀漀渀愀猀 挀漀洀漀 氀搀攀爀 攀洀 愀甀搀椀渀挀椀愀 渀漀 䔀猀琀愀搀漀 搀漀 䄀洀愀稀漀渀愀猀Ⰰ 昀愀稀攀渀搀漀 瀀愀爀琀攀 搀漀 洀愀椀漀爀 挀漀渀最氀漀洀攀爀愀搀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀愀 刀攀最椀漀 一漀爀琀攀⸀ 一漀甀琀爀漀 愀爀琀椀最漀Ⰰ ᰀ删攀搀攀 䄀洀愀稀渀椀挀愀 搀攀 刀搀椀漀 攀 吀攀氀攀瘀椀猀漀ᴀⰠ 愀 愀甀琀漀爀愀 挀漀渀琀愀 猀漀戀爀攀 猀甀爀最椀洀攀渀琀漀 搀愀 吀嘀Ⰰ 焀甀攀 猀攀 搀攀甀 焀甀愀渀搀漀 漀猀 攀洀瀀爀攀猀爀椀漀猀 倀栀攀氀椀瀀瀀攀 䐀愀漀甀Ⰰ 䴀椀氀琀漀渀 䌀漀爀搀攀椀爀漀Ⰰ 䨀漀愀焀甀椀洀 䴀愀爀最愀爀椀搀漀 攀 刀漀戀攀爀琀 倀栀攀氀氀椀瀀攀 猀攀 甀渀椀爀愀洀 瀀愀爀愀 挀漀渀挀漀爀爀攀爀  挀漀渀挀攀猀猀漀 搀愀 攀洀椀猀猀漀爀愀 攀洀 ㄀㤀㘀㤀⸀  Cabral (2010) ressalta que foi a primeira emissora do Norte e Nordeste com sistema a cores, PAL-M. Cordeiro (1999) enfatiza que no final da década de 60, iniciando a de 70, muitas emissoras faziam adaptações de seus aparelhos para transmitir em cores, mas somente a TV Amazonas era totalmente programada. ਀伀甀琀爀愀 漀戀爀愀 焀甀攀 猀攀爀瘀椀甀 挀漀洀漀 愀瀀漀椀漀 昀漀椀 漀 氀椀瘀爀漀 ᰀ吠攀氀攀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 渀愀 䄀洀愀稀渀椀愀ᴀ†搀攀 䈀䄀吀䤀匀吀䄀 ⠀㈀ ㄀㈀⤀Ⰰ 漀渀搀攀 漀 愀甀琀漀爀 琀爀愀愀 甀洀 爀攀琀爀愀琀漀 栀椀猀琀爀椀挀漀 搀愀 椀洀瀀爀攀渀猀愀 䄀洀愀稀漀渀攀渀猀攀Ⰰ 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀搀漀 甀洀愀 氀椀渀栀愀 搀漀 琀攀洀瀀漀 焀甀攀  爀攀猀甀氀琀愀搀漀 搀愀 搀椀猀猀攀爀琀愀漀 搀攀 洀攀猀琀爀愀搀漀 焀甀攀 漀 愀甀琀漀爀 爀攀愀氀椀稀漀甀 渀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀漀 䄀洀愀稀漀渀愀猀 ⠀唀昀愀洀⤀  渀愀 瀀漀挀愀Ⰰ 䈀愀琀椀猀琀愀 ⠀㈀ ㄀㈀⤀ 昀攀稀 甀洀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 攀洀 挀椀洀愀 搀漀猀 挀漀爀爀攀猀瀀漀渀搀攀渀琀攀猀 搀漀 椀渀琀攀爀椀漀爀 搀愀 刀攀搀攀 䄀洀愀稀渀椀挀愀 焀甀攀 最攀爀愀洀 挀漀渀琀攀切搀漀 瘀椀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀⸀  A técnica utilizada foi de entrevistas e coleta de vídeos disponível no youtube. As entrevistas e a passagens da repórter foram feitas no Museu Rede Amazônica que preserva a história da Rede Amazônica e de seus fundadores: Phelippe Daou, Miltom Cordeiro e Joaquim Margarido. No local, encontram-se expostos os primeiros equipamentos importados para a antiga Rádio TV do Amazonas, onde a equipe achou apropriado para filmagem, adequado com o tema abordado. ਀一漀 礀漀甀琀甀戀攀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀 琀挀渀椀挀愀 搀攀 挀漀氀攀琀愀 搀攀 搀愀搀漀猀 搀漀挀甀洀攀渀琀愀氀Ⰰ 攀渀挀漀渀琀爀愀洀漀猀 甀洀愀 昀椀氀洀愀最攀洀 搀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 搀攀 䨀漀愀焀甀椀洀 䴀愀爀椀渀栀漀Ⰰ 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 栀椀猀琀漀爀椀愀搀漀爀 搀漀 䄀洀愀稀漀渀愀猀Ⰰ 猀漀戀爀攀 漀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 渀愀 爀攀最椀漀Ⰰ 搀愀 焀甀愀氀 甀琀椀氀椀稀愀洀漀猀 瀀愀爀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 渀愀 爀攀瘀椀猀琀愀 攀氀攀琀爀渀椀挀愀 瀀愀爀愀 洀攀氀栀漀爀 攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀⸀ 
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
Este produto foi um trabalho solicitado pela professora mestre Michele Bahia da disciplina História do Jornalismo, em 2017.1 De início, saímos em equipe para conversar sobre como seria o processo de criação do trabalho. ਀䐀椀瘀椀搀椀洀漀猀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀洀 攀琀愀瀀愀猀Ⰰ 瀀爀椀洀攀椀爀漀 攀氀愀戀漀爀愀洀漀猀 瀀愀甀琀愀 猀漀戀爀攀 漀 焀甀攀 椀爀愀洀漀猀 愀戀漀爀搀愀爀Ⰰ 焀甀愀氀 猀攀爀椀愀 漀 渀漀猀猀漀 瀀切戀氀椀挀漀 愀氀瘀漀 攀 焀甀攀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 攀氀攀 琀攀爀椀愀 瀀愀爀愀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀ 䔀洀 猀攀最甀椀搀愀Ⰰ 瀀愀爀琀椀洀漀猀 瀀愀爀愀 漀 爀漀琀攀椀爀漀Ⰰ 渀愀 焀甀愀氀 昀椀稀攀洀漀猀 甀洀愀 戀愀猀攀 搀攀 挀漀洀漀 猀攀爀椀愀 愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 搀愀 爀攀瘀椀猀琀愀 攀氀攀琀爀渀椀挀愀Ⰰ 漀渀搀攀 攀渀挀愀椀砀愀爀愀洀漀猀 漀昀昀 Ⰰ 瀀愀猀猀愀最攀洀 Ⰰ 挀愀戀攀愀  攀 猀漀渀漀爀愀猀 ⸀ Para cada apresentador houve o trabalho de ensaiar suas “falas” para que o programa ficasse o mais dinâmico possível. No dia, não conseguimos fazer a gravação das cabeças, foi preciso marcamos outra data para gravações dos offs, o off 1 e off 2, que com a colaboração da faculdade utilizamos os laboratórios internos do curso de comunicação. ਀䜀爀愀瘀愀洀漀猀 渀漀 匀琀甀搀椀漀 搀愀 吀嘀 挀甀氀琀甀爀愀 挀漀洀 愀 挀漀氀愀戀漀爀愀漀 搀愀 攀洀椀猀猀漀爀愀 攀 搀攀 甀洀 愀洀椀最漀 焀甀攀 琀爀愀戀愀氀栀愀 渀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀愀 洀攀猀洀愀⸀ 䌀漀洀 愀 洀焀甀椀渀愀 䌀愀渀漀渀 吀㜀椀 ⸀ 伀 瀀爀漀搀甀琀漀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 瀀氀愀渀漀猀㨀  瀀氀愀渀漀 最攀爀愀氀 Ⰰ 挀氀漀猀攀 Ⰰ 瀀氀愀渀漀 愀洀攀爀椀挀愀渀漀 ⸀  O processo de escolha dos entrevistados se deu em reunião, onde buscamos nomes reconhecidos no estado que tivessem bagagem intelectual sobre o assunto. Escolhemos como um dos colaboradores o historiador Abrahim Baze que era colega de trabalho e amigo de Phelippe Daou. ਀䄀 爀攀瘀椀猀琀愀 攀氀攀琀爀渀椀挀愀 ᰀ䌠漀洀甀渀椀焀甀攀ⴀ猀攀ᴀ†琀攀洀 搀甀爀愀漀 搀攀 㤀 洀椀渀 攀 ㌀㌀猀攀最 攀 琀漀搀漀猀 搀愀 攀焀甀椀瀀攀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀爀愀洀 搀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 攀搀椀漀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀⸀ 唀猀愀洀漀猀 漀 攀搀椀琀漀爀 搀攀 瘀搀攀漀 䄀搀漀戀攀 倀爀攀洀椀攀爀攀 倀爀漀Ⰰ 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 昀椀氀洀愀最攀洀 昀椀挀漀甀 攀洀 爀攀猀瀀漀渀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀愀猀 愀氀甀渀愀猀 匀甀愀洀洀礀 匀愀椀甀爀礀Ⰰ 䄀渀愀 䌀愀爀漀氀 䜀椀瘀漀渀攀 攀 搀漀 愀氀甀渀漀 䰀甀挀愀猀 䘀愀爀椀愀猀Ⰰ 漀渀搀攀 愀猀 椀洀愀最攀渀猀 搀攀 愀瀀漀椀漀 昀漀爀愀洀 最爀愀瘀愀搀愀猀 挀漀洀 愀 挀洀攀爀愀 吀㜀椀 䌀渀漀渀 攀 挀漀洀 漀 挀攀氀甀氀愀爀 䤀伀匀⸀ 
 
CONSIDERAÇÕES
A revista eletrônica Comunique-se nos proporcionou uma nova visão no que diz respeito a importância da história do telejornalismo no Amazonas. Muitas vezes é esquecida e pouco reconhecida pela população. ਀䄀 爀攀瘀椀猀琀愀 攀氀攀琀爀渀椀挀愀 愀琀椀渀最椀甀 猀攀甀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 攀洀 椀渀昀漀爀洀愀爀 猀攀甀 瀀切戀氀椀挀漀 愀氀瘀漀 搀愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 猀愀戀攀爀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 渀愀 刀攀最椀漀 一漀爀琀攀 攀 琀愀洀戀洀 搀攀 猀攀爀 甀洀愀 昀漀渀琀攀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 瀀愀爀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀爀攀猀 焀甀攀 猀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀洀 瀀攀氀漀 琀攀洀愀Ⰰ 樀 焀甀攀 猀漀 爀愀爀漀猀 漀猀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀搀漀猀 渀漀 洀攀猀洀漀⸀ Dessa forma, como cidadãos e futuros jornalistas o trabalho serviu, primeiramente, para vivermos os bastidores de um programa de TV, não só saber a teoria, mas sim prática lá podendo melhorar nossas habilidades e nos fazer profissionais qualificados. ਀䌀漀洀漀 挀椀搀愀搀漀猀 琀椀瘀攀洀漀猀 愀挀爀猀挀椀洀漀猀 攀洀 渀漀猀猀漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 琀攀爀椀挀漀 攀 栀椀猀琀爀椀挀漀⸀ 䘀攀稀 挀漀洀 焀甀攀 愀 攀焀甀椀瀀攀 瀀攀爀挀攀戀攀猀猀攀 愀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀攀 猀愀戀攀爀 攀 戀甀猀挀愀爀 挀漀渀栀攀挀攀爀 漀 瀀爀椀渀挀瀀椀漀 搀攀 甀洀 搀漀猀 瘀攀挀甀氀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 焀甀攀 洀愀椀猀 渀漀猀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀 搀椀愀爀椀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 愀 吀嘀⸀  
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS
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