INSCRIÇÃO: | 00460 |
CATEGORIA: | PT |
MODALIDADE: | PT05 |
TÍTULO: | MORTE SOBRE O RIO-MAR DA AMAZÔNIA㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ 㜀㜀㤀昀∀㸀㰀戀㸀䄀唀吀伀刀䔀匀㨀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀琀搀㸀☀渀戀猀瀀㬀椀琀愀氀漀 搀愀 挀爀甀稀 洀愀琀漀猀 ⠀䘀愀挀甀氀搀愀搀攀 䈀漀愀猀 一漀瘀愀猀⤀㬀 䔀洀洀椀氀礀 挀愀琀栀愀爀椀渀攀 搀漀氀稀愀渀攀 搀攀 洀攀氀漀 猀漀甀稀愀 ⠀䘀愀挀甀氀搀愀搀攀 䈀漀愀猀 一漀瘀愀猀⤀㬀 刀愀瀀栀愀攀氀 䠀攀渀爀椀焀甀攀 䌀漀爀琀攀稀漀 ⠀䘀愀挀甀氀搀愀搀攀 䈀漀愀猀 一漀瘀愀猀⤀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ 㜀㜀㤀昀∀㸀㰀戀㸀倀䄀䰀䄀嘀刀䄀匀ⴀ䌀䠀䄀嘀䔀㨀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀琀搀㸀☀渀戀猀瀀㬀䘀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀Ⰰ 䄀洀愀稀渀椀愀Ⰰ 刀椀戀攀椀爀椀渀栀漀猀㬀Ⰰ 匀甀猀瀀攀渀猀攀Ⰰ 䔀渀挀栀攀渀琀攀猀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ 㜀㜀㤀昀∀㸀㰀戀㸀刀䔀匀唀䴀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀 ᰀ䴠漀爀琀攀 猀漀戀爀攀 漀 爀椀漀ⴀ洀愀爀 ⴀ 搀愀 䄀洀愀稀渀椀愀ᴀ†琀爀愀琀愀ⴀ猀攀 搀攀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 acadêmico do curso de Jornalismo da Faculdade Boas Novas (FBN), sob orientação do professor Raphael Cortezão. A produção da fotonovela foi inspirada no filme “Morte no rio Nilo”, de Agatha Christie, em busca de uma adaptação amazônica, que envolva romance, suspense, fenômenos da natureza, e ação social, utilizando como cenário uma comunidade ribeirinha, pontos turísticos de Manaus, um navio e o imenso Rio Negro. Esta produção também foi uma oportunidade de colocar em prática, técnicas da fotografia. |
INTRODUÇÃO | |
Esta fotonovela teve como base o filme “Morte no Nilo”, baseado no livro de䄀最愀琀栀愀 䌀栀爀椀猀琀椀攀Ⰰ 猀攀渀搀漀 愀搀愀瀀琀愀搀漀 瀀愀爀愀 甀洀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 愀洀愀稀渀椀挀愀Ⰰ 愀戀漀爀搀愀渀搀漀 愀 挀栀攀椀愀 搀漀猀 爀椀漀猀⸀ Para a escolha do tema, tivemos embasamento na lenda “Rio Mar do Amazonas”, de um autor desconhecido, no qual fala sobre a origem do rio Amazonas, debatendo as搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀猀 搀漀猀 爀椀戀攀椀爀椀渀栀漀猀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 攀渀挀栀攀渀琀攀 攀 愀樀甀搀愀 栀甀洀愀渀椀琀爀椀愀 焀甀攀 攀猀猀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 爀攀挀攀戀攀洀⸀ Diante do que foi exposto, desenvolvemos este projeto na elaboração de uma昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀Ⰰ 焀甀攀 琀攀洀 挀漀洀漀 琀攀洀愀 ᰀ䴠漀爀琀攀 猀漀戀爀攀 漀 刀椀漀 䴀愀爀 搀愀 䄀洀愀稀渀椀愀ᴀ†琀爀愀稀攀渀搀漀 甀洀愀 爀攀昀氀攀砀漀 愀挀攀爀挀愀 搀愀 瘀椀猀漀 渀愀挀椀漀渀愀氀 猀漀戀爀攀 愀 䄀洀愀稀渀椀愀Ⰰ 洀愀椀猀 攀猀瀀攀挀椀昀椀挀愀洀攀渀琀攀 猀漀戀爀攀 漀 愀氀愀最愀洀攀渀琀漀 搀甀爀愀渀琀攀 漀 瀀攀爀漀搀漀 搀愀 挀栀攀椀愀 攀 愀猀 昀漀爀洀愀猀 焀甀攀 愀 洀搀椀愀 愀戀漀爀搀愀 攀猀琀攀 愀猀猀甀渀琀漀⸀ Para que se possa compreender a proposta do trabalho, é necessário que se apresente alguns conceitos sobre fotonovela. Segundo Habert a fotonovela é um processo de produção, seleção e montagem, fixado num texto publicado, colocado a desfrute do público.⠀䠀愀戀攀爀琀Ⰰ 㤀㜀㐀Ⰰ 瀀⸀ 㜀⤀ 愀昀椀爀洀愀 焀甀攀 愀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 焀甀攀 甀琀椀氀椀稀愀 昀漀琀漀 攀 琀攀砀琀漀Ⰰ 猀攀渀搀漀 攀猀猀攀 攀洀 昀漀爀洀愀 搀攀 搀椀氀漀最漀猀 攀 氀攀最攀渀搀愀猀⸀ A fotonovela é um texto que usa como artifício a imagem, para uma melhor fixação e compreensão sobre o tema abordado. Em alguns casos, a imagem tem um destaque maior焀甀攀 漀 琀攀砀琀漀⸀ 倀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 渀甀洀愀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀 渀攀洀 猀攀洀瀀爀攀 漀 琀攀砀琀漀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀Ⰰ 樀 焀甀攀 愀 椀洀愀最攀洀Ⰰ 愀 攀砀瀀爀攀猀猀漀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀搀愀 渀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 瀀漀搀攀 昀愀氀愀爀 瀀漀爀 猀椀 猀⸀ 䄀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 攀砀瀀氀漀爀愀搀漀猀 渀漀 攀渀爀攀搀漀 搀愀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 愀氀最甀渀猀 挀漀渀攀猀 挀栀愀瘀攀⸀ 匀漀 攀氀攀猀㨀 䄀猀 攀渀挀栀攀渀琀攀猀Ⰰ 攀 漀 猀甀猀瀀攀渀猀攀⸀ | |
OBJETIVO | |
Este trabalho foi realizado com intuito de produzir uma fotonovela baseada na爀攀愀氀椀搀愀搀攀 搀愀 䄀洀愀稀渀椀愀Ⰰ 愀渀愀氀椀猀愀渀搀漀 愀猀 挀漀渀猀攀焀甀渀挀椀愀猀 搀愀猀 挀栀攀椀愀猀 搀漀猀 爀椀漀猀Ⰰ 焀甀攀 昀愀稀攀洀 漀猀 爀椀戀攀椀爀椀渀栀漀猀 挀漀渀瘀椀瘀攀爀攀洀 挀漀洀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀猀 攀 瀀攀爀椀最漀猀 琀爀愀稀椀搀漀猀 挀漀洀 愀猀 最甀愀猀 攀 搀愀渀搀漀 攀渀昀漀焀甀攀 愀 愀樀甀搀愀 栀甀洀愀渀椀琀爀椀愀 漀昀攀爀攀挀椀搀愀 愀猀 瘀琀椀洀愀猀 攀 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀 搀攀 甀洀愀 昀椀挀漀 瀀愀爀愀 搀攀洀漀渀猀琀爀愀爀 攀猀猀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀⸀ 䄀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 椀渀挀氀甀椀 愀椀渀搀愀 猀攀渀猀椀戀椀氀椀稀愀爀 漀猀 氀攀椀琀漀爀攀猀 愀 漀昀攀爀攀挀攀爀攀洀 愀樀甀搀愀Ⰰ 瀀漀椀猀 琀漀搀漀猀 漀猀 愀渀漀猀 愀挀漀渀琀攀挀攀洀 漀 昀攀渀洀攀渀漀 搀愀 攀渀挀栀攀渀琀攀 渀愀 爀攀最椀漀 渀漀爀琀攀 搀漀 倀愀猀 搀攀椀砀愀渀搀漀 洀甀椀琀愀猀 昀愀洀氀椀愀猀 猀攀洀 洀漀爀愀搀椀愀Ⰰ 椀氀栀愀搀愀猀 攀 搀攀瀀攀渀搀攀渀搀漀 搀攀 愀樀甀搀愀 瀀愀爀愀 瀀漀搀攀爀 猀攀 洀愀渀琀攀爀⸀ Além disso, a elaboração desse projeto serve como uma oportunidade para se挀漀氀漀挀愀爀 攀洀 瀀爀琀椀挀愀猀 琀挀渀椀挀愀猀 搀攀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀Ⰰ 攀渀猀椀渀愀搀愀猀 攀洀 猀愀氀愀 搀攀 愀甀氀愀⸀ 䌀漀渀挀攀椀琀漀猀 搀攀猀搀攀 漀猀 洀愀椀猀 戀猀椀挀漀猀 挀漀洀漀 漀 焀甀攀 挀漀洀瀀漀猀椀漀Ⰰ 昀漀挀漀Ⰰ 瀀爀漀昀甀渀搀椀搀愀搀攀 搀攀 挀愀洀瀀漀 愀 搀攀昀椀渀椀攀猀 洀愀椀猀 挀漀洀瀀氀攀砀愀猀 挀漀洀漀 爀椀琀洀漀 攀 渀昀愀猀攀 搀攀渀琀爀漀 搀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ 㜀㜀㤀昀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀 瀀攀爀洀椀琀攀 愀戀漀爀搀愀爀 甀洀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 搀愀 爀攀最椀漀 䄀洀愀稀渀椀挀愀Ⰰ 漀 昀攀渀洀攀渀漀 natural da cheia dos rios e que atinge inúmeras pessoas. Os maiores prejudicados são os ribeirinhos que mesmo se preparando para esta época, ficam a mercê das mudanças climáticas, pois a cada ano o fenômeno muda o seu comportamento.匀攀最甀渀搀漀 䄀儀唀䤀一伀 ⠀㈀ 㔀⤀Ⰰ ᰀ愠猀 攀渀挀栀攀渀琀攀猀 猀漀 昀攀渀洀攀渀漀猀 渀愀琀甀爀愀椀猀 焀甀攀 漀挀漀爀爀攀洀 quando a precipitação é elevada e a vazão ultrapassa a capacidade de escoamento, ou seja,焀甀愀渀搀漀 愀 挀栀甀瘀愀 椀渀琀攀渀猀愀 攀 挀漀渀猀琀愀渀琀攀Ⰰ 愀 焀甀愀渀琀椀搀愀搀攀 搀攀 最甀愀 渀漀猀 爀椀漀猀 愀甀洀攀渀琀愀⸀ᴀ†伀 愀甀琀漀爀 爀攀愀昀椀爀洀愀 猀 愀焀甀椀氀漀 焀甀攀 樀 搀攀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 瀀切戀氀椀挀漀 渀愀 爀攀最椀漀㨀 愀 挀椀搀愀搀攀 渀漀 瀀漀猀猀甀椀 甀洀 猀椀猀琀攀洀愀 搀攀 攀猀挀漀愀洀攀渀琀漀 搀攀 最甀愀 琀漀琀愀氀洀攀渀琀攀 攀昀椀挀愀稀Ⰰ 挀漀洀 椀猀猀漀 猀攀 琀漀爀渀愀 瀀爀攀瘀椀猀瘀攀氀 焀甀攀Ⰰ 焀甀愀渀搀漀 漀猀 昀攀渀洀攀渀漀猀 渀愀琀甀爀愀椀猀 愀挀漀渀琀攀挀攀洀Ⰰ 挀愀甀猀愀洀 愀氀愀最愀洀攀渀琀漀猀 攀洀 氀甀最愀爀攀猀 瀀爀砀椀洀漀猀 愀漀 爀椀漀 攀 瀀爀攀樀甀稀漀猀 猀 昀愀洀氀椀愀猀 焀甀攀 栀愀戀椀琀愀洀 攀 琀爀愀戀愀氀栀愀洀 渀攀猀琀攀猀 氀漀挀愀椀猀⸀ “Os rios geralmente possuem dois leitos, o leito menor onde a água escoa na洀愀椀漀爀椀愀 搀漀 琀攀洀瀀漀 攀 漀 氀攀椀琀漀 洀愀椀漀爀Ⰰ 焀甀攀 椀渀甀渀搀愀搀漀 攀洀 洀搀椀愀 愀 挀愀搀愀 ㈀ 愀渀漀猀⸀ O impacto devido a inundação ocorre quando a população ocupa o leito洀愀椀漀爀 搀漀 爀椀漀Ⰰ 昀椀挀愀渀搀漀 猀甀樀攀椀琀愀 愀 椀渀甀渀搀愀漀㬀 䔀猀琀攀 琀椀瀀漀 搀攀 攀渀挀栀攀渀琀攀Ⰰ normalmente, ocorre em bacias grandes ( > 500 km2), sendo decorrência de瀀爀漀挀攀猀猀漀 渀愀琀甀爀愀氀 搀漀 挀椀挀氀漀 栀椀搀爀漀氀最椀挀漀⸀ ⠀䄀儀唀䤀一伀Ⰰ ㈀ 㔀⤀ᴀ 䄀氀洀 搀攀 搀攀猀琀愀挀愀爀 攀猀猀愀 焀甀攀猀琀漀Ⰰ 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 爀攀猀猀愀氀琀愀爀 愀 愀氀椀愀爀 漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 琀攀爀椀挀漀 挀漀洀 愀 瀀爀琀椀挀愀 氀攀瘀愀渀搀漀 椀猀猀漀 渀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 渀漀 焀甀愀氀 愀 攀焀甀椀瀀攀 琀攀瘀攀 愀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 搀攀 愀瀀氀椀挀愀爀 愀猀 琀挀渀椀挀愀猀 搀攀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀Ⰰ 椀氀甀洀椀渀愀漀Ⰰ 攀渀焀甀愀搀爀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 挀漀洀瀀漀猀椀漀 搀愀猀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀 攀 挀爀椀愀漀 搀攀 爀漀琀攀椀爀漀 瀀愀爀愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 焀甀攀 愀洀瀀氀椀愀 漀 攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 搀攀 琀漀搀漀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 搀椀瘀甀氀最愀搀漀 渀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 刀䄀䴀伀匀 ⠀㈀ 㤀Ⰰ 倀⸀ 㐀⤀Ⰰ 愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 挀漀洀 愀 椀洀愀最攀洀 昀漀琀漀最爀昀椀挀愀 瀀漀搀攀 猀攀爀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀搀愀Ⰰ 瀀漀椀猀 攀氀愀 挀氀愀洀愀 瀀攀氀漀 渀漀猀猀漀 漀氀栀愀爀Ⰰ 猀漀氀椀挀椀琀愀 焀甀攀 渀漀猀猀漀猀 漀氀栀漀猀 渀攀氀愀 瀀攀爀洀愀渀攀愀洀Ⰰ 瀀漀爀 琀攀猀琀攀洀甀渀栀愀爀Ⰰ 瀀漀爀 猀攀爀 琀爀愀漀 搀漀 爀攀愀氀⸀ ᰀ䌠漀洀漀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 搀攀 愀漀Ⰰ 愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 瀀漀搀攀 猀攀爀 漀戀樀攀琀漀 搀攀 洀愀渀椀瀀甀氀愀漀Ⰰ 愀 fim de transformar os desenhos imaginários dos homens em imagens que se瀀爀漀樀攀琀愀洀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀氀攀 瀀愀爀愀 瀀愀椀猀愀最攀渀猀 搀漀 洀甀渀搀漀⸀ 一攀猀猀愀 昀愀猀攀Ⰰ 愀 椀洀愀最攀洀 猀攀 tona design de mundo. (SHIMODA, 2009, P.141) “ Visto que as enchentes são notórias não só aos moradores que habitam a orla da挀椀搀愀搀攀Ⰰ 椀渀搀椀猀瀀攀渀猀瘀攀氀 焀甀攀 栀愀樀愀 愀琀攀渀漀 搀愀猀 愀甀琀漀爀椀搀愀搀攀猀Ⰰ 瀀漀椀猀 洀漀爀愀爀 攀洀 瀀愀氀愀昀椀琀愀猀 愀 洀攀爀挀 搀愀 攀氀攀瘀愀漀 搀愀猀 最甀愀猀Ⰰ 漀猀 椀洀瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀 搀攀 琀漀洀愀爀 愀琀椀琀甀搀攀猀 搀攀挀漀爀爀攀渀琀攀猀 搀愀 猀甀愀 愀琀甀愀氀 猀椀琀甀愀漀⸀ Além dos prejuízos causados aos mesmos e também aos comerciantes, feirantes, camelôs, entre outros, aponto de perder seus bens, deste modo sentindo diretamente os efeitos desse fenômeno natural. "Em meio à enchente, que chama a atenção dos moradores de Manaus, as最甀愀猀 搀漀 刀椀漀 一攀最爀漀 椀渀瘀愀搀攀洀 愀瘀攀渀椀搀愀猀 挀攀渀琀爀愀椀猀 攀 挀愀甀猀愀洀 瀀爀攀樀甀稀漀猀 愀 挀漀洀攀爀挀椀愀渀琀攀猀⸀ 伀 爀椀漀 愀椀渀搀愀 洀愀椀猀 挀爀甀攀氀 挀漀洀 愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 搀愀 漀爀氀愀 搀愀 挀愀瀀椀琀愀氀⸀ Em palafitas, que mais parecem casas improvisadas, na verdade - residências permanentes - a população, agora flutuante, assiste impassível,愀 猀甀戀椀搀愀 搀愀猀 最甀愀猀⸀ ⠀䌀䠀䄀䤀刀Ⰰ ㈀ ㈀⤀∀ Segundo VIANA (2013), “Em tempos de cheia, nos rios amazônicos, aparece na洀搀椀愀 挀愀猀漀猀 焀甀攀 最愀渀栀愀洀 爀攀瀀攀爀挀甀猀猀漀 渀愀挀椀漀渀愀氀⸀ 匀漀 栀椀猀琀爀椀愀猀 搀攀 琀爀愀最搀椀愀猀 攀 猀漀昀爀椀洀攀渀琀漀猀 humanos ligados a mais uma grande cheia na região”. VIANA (2013) Afirma queᰀ䔠渀琀爀攀琀愀渀琀漀Ⰰ 洀愀椀猀 甀洀愀 瘀攀稀Ⰰ 昀椀挀愀 挀氀愀爀漀 漀 焀甀愀渀琀漀 漀 䈀爀愀猀椀氀 渀漀 挀漀渀栀攀挀攀 愀 䄀洀愀稀渀椀愀⸀ 䄀 椀渀甀渀搀愀漀 搀愀焀甀椀 渀漀 瀀漀搀攀 猀攀爀 挀漀渀昀甀渀搀椀搀愀 挀漀洀 攀渀挀栀攀渀琀攀 搀攀 漀甀琀爀愀猀 瀀愀爀琀攀猀 搀漀 瀀愀猀ᴀ⸠ 䠀 琀愀洀戀洀 焀甀攀洀 挀漀渀栀攀愀Ⰰ 洀愀猀 昀攀挀栀攀 漀猀 漀氀栀漀猀 瀀爀愀 愀焀甀椀氀漀 焀甀攀 攀猀琀 愀漀 猀攀甀 爀攀搀漀爀Ⰰ 瀀漀椀猀 渀愀 猀甀愀 挀漀渀挀攀瀀漀 搀攀 焀甀攀 ᰀ瀠椀漀爀 搀漀 焀甀攀 攀猀琀 渀漀 昀椀挀愀ᴀⰠ 瀀愀猀猀愀洀ⴀ猀攀 愀渀漀猀 攀 渀愀搀愀 昀攀椀琀漀 瀀愀爀愀 洀甀搀愀爀 攀猀琀愀 猀椀琀甀愀漀⸀ Todos os anos, a mídia noticia as tragédias que a cheia proporciona, mas não dá o devido destaque ao sofrimento destas pessoas ao perder tudo o que tem. Vale refletir se a imprensa está transmitindo esta realidade de um jeito fiel, a tudo aquilo que realmente acontece, sem omitir detalhes. | |
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS | |
O roteiro foi desenvolvido por toda a equipe, posteriormente feito o Story-board瀀愀爀愀 甀洀愀 洀攀氀栀漀爀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 攀 猀椀渀挀爀漀渀椀愀 搀愀猀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀 攀 搀椀氀漀最漀猀⸀ 䰀漀最漀 愀瀀猀 昀漀爀愀洀 昀攀椀琀愀猀 愀猀 瀀爀椀洀攀椀爀愀猀 昀漀琀漀猀 甀猀愀渀搀漀 挀漀洀漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 挀攀渀爀椀漀 甀洀 一愀瘀椀漀 搀愀 一甀琀椀挀愀 嘀攀氀栀漀 䄀爀琀栀甀爀 焀甀攀 猀攀 氀漀挀愀氀椀稀愀 愀漀 氀愀搀漀 搀漀 瀀漀爀琀漀 匀漀 刀愀椀洀甀渀搀漀 攀洀 䴀愀渀愀甀猀Ⰰ 攀洀 猀攀最甀椀搀愀 愀氀最甀渀猀 瀀漀渀琀漀猀 琀甀爀猀琀椀挀漀猀 搀愀 挀椀搀愀搀攀Ⰰ 焀甀攀 猀漀㨀 吀攀愀琀爀漀 䄀洀愀稀漀渀愀猀Ⰰ 䤀最爀攀樀愀 匀漀 匀攀戀愀猀琀椀漀Ⰰ 倀漀渀琀攀 刀椀漀 一攀最爀漀Ⰰ 瀀漀爀 昀椀洀 愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 爀椀戀攀椀爀椀渀栀愀 愀洀愀爀攀氀椀渀栀漀Ⰰ 氀漀挀愀氀椀稀愀搀愀 愀漀 氀愀搀漀 搀漀 倀漀爀琀漀 搀愀 䴀愀渀愀甀猀 䴀漀搀攀爀渀愀⸀ 䄀猀 昀漀琀漀猀 昀漀爀愀洀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀猀 瀀攀氀愀 挀洀攀爀愀 一椀欀漀渀 䐀㤀 攀 琀爀愀琀愀搀愀猀 瀀攀氀漀 䰀椀最栀琀爀漀漀洀Ⰰ 攀 䌀漀爀攀氀䐀爀愀眀堀㜀 e então diagramadas pelo Comic life.䴀愀猀 愀渀琀攀猀 搀攀 椀渀椀挀椀愀爀洀漀猀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 搀愀猀 昀漀琀漀猀Ⰰ 渀猀 瀀爀攀挀椀猀愀洀漀猀 攀渀琀攀渀搀攀爀 漀 焀甀攀 挀漀洀瀀漀猀椀漀⸀ 䔀渀琀爀愀ⴀ猀攀 渀漀 搀漀洀渀椀漀 搀愀 挀漀洀瀀漀猀椀漀 焀甀愀渀搀漀 猀攀 昀愀氀愀 搀愀 搀椀猀瀀漀猀椀漀 搀漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 搀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 琀攀渀搀漀 攀洀 瘀椀猀琀愀 愀 漀戀琀攀渀漀 搀攀 甀洀 攀昀攀椀琀漀 甀渀椀昀椀挀愀搀漀Ⰰ 焀甀攀Ⰰ 攀洀 瀀爀椀渀挀瀀椀漀Ⰰ 愀 琀爀愀渀猀洀椀猀猀漀 搀攀 甀洀愀 椀搀攀椀愀 漀甀 搀攀 甀洀愀 猀攀渀猀愀漀⸀ ⠀䄀倀Ⰰ 㤀㤀 㨀 瀀⸀㈀㜀⤀⸀ Na criação das fotos, foram utilizadas as seguintes técnicas:倀氀愀渀漀猀 最攀爀愀椀猀㨀 漀猀 瀀氀愀渀漀猀 最攀爀愀椀猀 猀漀 瀀氀愀渀漀猀 愀戀攀爀琀漀猀Ⰰ 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀洀攀渀琀攀 椀渀昀漀爀洀愀琀椀瘀漀猀Ⰰ 攀 猀攀爀瘀攀洀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 瀀愀爀愀 猀椀琀甀愀爀 漀 漀戀猀攀爀瘀愀搀漀爀Ⰰ 洀漀猀琀爀愀渀搀漀 甀洀愀 氀漀挀愀氀椀稀愀漀 挀漀渀挀爀攀琀愀⸀ São muito usados para fotografar paisagens e eventos de massas (as pessoas podem diluir-se no conjunto, mas podem também parecer personagens colectivas, com personalidade,forma e peso). Os planos gerais também podem servir, por exemplo, para fotografias em焀甀攀 漀 瀀爀瀀爀椀漀 挀攀渀爀椀漀 愀 ᰀ瀠攀爀猀漀渀愀最攀洀ᴀ†⠀挀漀洀漀 漀 瀀攀猀漀 搀漀猀 愀爀爀愀渀栀愀ⴀ挀甀猀 猀漀戀爀攀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀⤀㬀 (SOUZA, 2002, p.80)刀攀最爀愀 搀漀猀 琀攀爀漀猀㨀 昀漀爀洀愀 挀氀猀猀椀挀愀 搀攀 搀攀昀椀渀椀爀 挀漀洀瀀漀猀椀攀猀 昀漀琀漀最爀昀椀挀愀猀 攀 瀀椀挀琀爀椀挀愀猀⸀ Consiste em dividir a imagem em terços verticais e horizontais, formando nove pequenos rectângulos. Os pontos definidos pelo cruzamento das linhas verticais e horizontais são瀀氀漀猀 搀攀 愀琀爀愀挀漀 瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 瀀漀搀攀渀搀漀 猀攀爀 愀瀀爀漀瘀攀椀琀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 挀漀氀漀挀愀漀 搀漀 琀攀洀愀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 漀甀 搀愀 瀀愀爀琀攀 洀愀椀猀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 搀漀 琀攀洀愀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀⸀ ⠀匀伀唀娀䄀Ⰰ ㈀ ㈀Ⰰ 瀀⸀㠀 ⤀ O suspense No enredo ou composição de um filme, telenovela, narrativa, peça etc, artifício que挀漀渀猀椀猀琀攀 攀洀 爀攀琀愀爀搀愀爀 漀甀 瀀愀爀愀爀 洀漀洀攀渀琀愀渀攀愀洀攀渀琀攀 愀 愀漀 渀甀洀 洀漀洀攀渀琀漀 挀爀甀挀椀愀氀Ⰰ 愀 昀椀洀 搀攀 挀爀椀愀爀 渀漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀Ⰰ 漀甀瘀椀渀琀攀 漀甀 氀攀椀琀漀爀 甀洀愀 攀砀瀀攀挀琀愀琀椀瘀愀 愀渀猀椀漀猀愀 攀 愀渀最甀猀琀椀愀渀琀攀 搀漀猀 愀挀漀渀琀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 焀甀攀 瘀椀爀漀 愀 猀攀最甀椀爀⸀ 一漀 攀渀爀攀搀漀 䴀漀爀琀攀 猀漀戀爀攀 爀椀漀ⴀ洀愀爀 搀愀 䄀洀愀稀渀椀愀Ⰰ 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 甀琀椀氀椀稀漀甀 漀 猀甀猀瀀攀渀猀攀 挀漀洀漀 愀爀琀椀昀挀椀漀 焀甀攀 挀漀渀猀椀猀琀攀 攀洀 愀猀猀愀猀猀椀渀愀琀漀Ⰰ 戀爀椀最愀 攀 猀甀椀挀搀椀漀 para aprimorar o enredo e colocar um elemento de impacto com o tema principal deixando o roteiro mais rico. | |
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO | |
A Novela teve no total 14 capítulos, cada um contendo de 8 a 10 fotos. O primeiro passo foi à criação da história de suspense que tinha como o enredo principal o triângulo愀洀漀爀漀猀漀 攀渀琀爀攀 漀 挀愀猀愀氀 䬀愀爀漀氀椀渀愀 攀 䴀愀砀 攀 愀 爀椀戀攀椀爀椀渀栀愀 刀攀最椀渀愀⸀ 吀攀渀搀漀 挀漀洀漀 愀琀爀椀稀 昀椀渀愀氀Ⰰ 愀 愀洀椀最愀 搀攀 䬀愀爀漀氀椀渀愀Ⰰ 䴀愀渀甀攀氀愀⸀ 䔀洀 猀攀最甀椀搀愀 椀渀椀挀椀愀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 攀猀挀爀椀琀愀 搀漀 爀漀琀攀椀爀漀 攀 愀氀最甀渀猀 搀攀琀愀氀栀攀猀 焀甀攀 昀漀椀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀猀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 愀搀焀甀椀爀椀搀漀猀 攀洀 猀愀氀愀⸀ A fase de produção se deu iniciou na procura pelo local que serviria como cenário瀀愀爀愀 愀猀 昀漀琀漀猀 攀 攀猀挀漀氀栀愀猀 搀漀猀 愀琀漀爀攀猀 瀀愀爀愀 搀愀爀 瘀椀搀愀 愀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀⸀ 伀 倀爀椀洀攀椀爀漀 䰀漀挀愀氀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 昀漀椀 愀 一甀琀椀挀愀 嘀攀氀栀漀 䄀爀琀栀甀爀 焀甀攀 昀椀挀愀 攀洀 䴀愀渀愀甀猀 渀漀 䈀愀椀爀爀漀 搀漀 匀漀 刀愀椀洀甀渀搀漀 瀀爀砀椀洀漀 愀漀 瀀漀爀琀漀Ⰰ 氀 挀漀渀猀攀最甀椀洀漀猀 昀愀稀攀爀 愀猀 瀀爀椀洀攀椀爀愀猀 昀漀琀漀猀 渀漀 一愀瘀椀漀Ⰰ 愀猀 挀攀渀愀猀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀猀 渀漀 氀漀挀愀氀 昀漀椀 愀 瘀椀愀最攀洀 攀 愀 挀栀攀最愀搀愀 攀洀 䴀愀渀愀甀猀Ⰰ 愀 䘀攀猀琀愀 搀攀 愀爀爀攀挀愀搀愀漀Ⰰ 昀攀椀琀愀 瀀攀氀漀猀 挀漀氀攀最愀猀 搀攀 挀爀甀稀攀椀爀漀 搀攀 䴀愀砀 攀 䬀愀爀漀氀椀渀愀Ⰰ 攀 愀 昀攀猀琀愀 搀攀 挀漀洀攀洀漀爀愀漀 愀漀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀 漀戀琀椀搀漀 瀀攀氀漀猀 idealizadores das ajudas, As cenas finais do personagem Max e Regina e alguns outros detalhes.伀 猀攀最甀渀搀漀 昀漀椀 漀 吀攀愀琀爀漀 䄀洀愀稀漀渀愀猀 攀 愀 䤀最爀攀樀愀 匀漀 匀攀戀愀猀琀椀漀Ⰰ 漀渀搀攀 昀漀爀愀洀 昀攀椀琀愀猀 愀猀 fotografias do casamento e o casal visitando a cidade, no Teatro e no ônibus de turismo. E o terceiro foi em uma casa na comunidade ribeirinha do Centro de Manaus, a residência estava com as água pela metade, foi preciso ficar curvado para se locomover na casa. As fotos principais do trabalho foram produzidas no local, pois mostra a realidade dos ribeirinhos na época das cheias. No mesmo dia foram feitas também as fotos na Ponte rio Negro que fica sobre o Rio Negro, cenário da história na qual acontece uma grande tragédia, e seguidamente a mesma comunidade citada acima como capitulo final.䄀猀 切氀琀椀洀愀猀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀 昀漀爀愀洀 昀攀椀琀愀猀 渀愀 䘀愀挀甀氀搀愀搀攀 䈀漀愀猀 一漀瘀愀猀Ⰰ 焀甀攀 琀椀渀栀愀洀 挀漀洀漀 cenário o leilão de arrecadação de fundos para ajudar a comunidade e um abrigo para os moradores, além da reunião onde o casal e a ribeirinha passaram a situação da comunidade aos outros passageiros e amigos do Navio. Conforme as fotos iam sendo produzidas, já recebiam tratamentos no programa Lightroom, editando o brilho, contraste e cores, em seguida CorelDrawX7 e canva para unir duas fotos em uma, e por fim, diagramadas no Comic Life, adicionando as caixas de legendas e balões de diálogos, dando forma a história em quadrinhos. | |
CONSIDERAÇÕES | |
A produção deste trabalho acrescentou a equipe uma maior compreensão sobre as dificuldades enfrentadas todos os anos pelas vitimas das enchentes, através do contato com愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 搀愀猀 瀀漀瀀甀氀愀攀猀 爀椀戀攀椀爀椀渀栀愀猀 焀甀攀 瘀椀瘀攀洀 猀 洀愀爀最攀渀猀 搀漀 爀椀漀 䄀洀愀稀漀渀愀猀⸀ 䔀猀猀攀 挀漀渀琀愀琀漀 琀爀漀甀砀攀 琀愀洀戀洀 焀甀攀猀琀攀猀 搀攀 爀攀昀氀攀砀攀猀 愀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀Ⰰ 攀 焀甀攀 愀瀀攀猀愀爀 搀愀 戀攀氀攀稀愀 渀愀琀甀爀愀氀 搀漀 刀椀漀 䄀洀愀稀漀渀愀猀Ⰰ 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 猀漀挀椀愀氀 搀漀猀 爀椀戀攀椀爀椀渀栀漀猀 焀甀攀 瘀椀瘀攀洀 渀攀猀猀攀 氀甀最愀爀 搀椀昀挀椀氀Ⰰ 昀愀氀琀愀渀搀漀 瀀漀氀琀椀挀愀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀 瀀愀爀愀 焀甀攀 栀愀樀愀 洀愀椀猀 搀椀最渀椀搀愀搀攀 愀 瘀椀搀愀 搀攀氀攀猀⸀
Questões como a ajuda humanitária oferecida a eles, formas que podem ser levadas para expor para a sociedade a sensibilidade de querer ajuda-los, e também como a Amazônia é vista nacionalmente, e se essa visão nacional é a mesma em que vivem esses瀀漀瘀漀猀⸀ 一愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀愀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀 昀漀椀 瀀爀攀挀椀猀漀 爀攀氀攀洀戀爀愀爀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 琀攀爀椀挀漀猀 攀猀琀甀搀愀搀漀猀 攀洀 猀愀氀愀 搀攀 愀甀氀愀Ⰰ 攀洀 焀甀攀猀琀漀 搀愀 瀀爀琀椀挀愀 焀甀攀 攀砀椀最攀 洀愀椀猀 琀爀攀椀渀漀猀Ⰰ 攀砀椀最攀 愀琀攀渀漀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀搀愀 瀀愀爀愀 挀漀渀猀攀最甀椀爀 挀愀瀀琀愀爀 漀猀 洀漀洀攀渀琀漀猀 搀攀猀攀樀愀搀漀猀⸀
Diante do que foi apresentado desta fotonovela, vale a seguinte reflexão: A䄀洀愀稀渀椀愀 挀漀洀 愀 猀甀愀 椀洀攀渀猀椀搀漀Ⰰ 瀀漀猀猀甀椀甀 搀漀椀猀 氀愀搀漀猀⸀ 䄀焀甀攀氀攀 琀攀 攀渀挀愀渀琀愀 攀 愀焀甀攀氀攀 焀甀攀 琀攀 洀漀猀琀爀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀 甀洀 洀漀洀攀渀琀漀 搀椀昀挀椀氀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ 㜀㜀㤀昀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䄀儀唀䤀一伀Ⰰ 䄀氀椀渀攀⸀ 匀椀琀攀ꀀ䔀搀椀琀漀爀愀 䔀猀挀愀氀愀㨀 刀攀瘀椀猀琀愀 䜀攀漀最爀愀昀椀愀 䔀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 䔀渀挀栀攀渀琀攀猀Ⰰ ㈀ 㔀⸀
Disponível em: http://geografia.uol.com.br/geografia/mapas-demografia/25/artigo134975-⸀愀猀瀀Ⰰ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㜀 搀攀 䨀甀渀栀漀 ㈀ 㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀䠀䄀䤀刀Ⰰ 䜀氀甀挀椀愀Ⰰ 倀漀爀琀愀氀 䄀洀愀稀渀椀愀Ⰰ 䔀渀挀栀攀渀琀攀 攀瘀椀搀攀渀挀椀愀 瀀漀戀爀攀稀愀 攀洀 瀀愀氀愀昀椀琀愀猀 渀愀 漀爀氀愀 搀攀
Manaus, 2012. Disponível em: http://www.portalamazonia.com.br/editoria/atualidades/攀渀挀栀攀渀琀攀ⴀ攀瘀椀搀攀渀挀椀愀ⴀ 瀀漀戀爀攀稀愀ⴀ攀洀ⴀ 瀀愀氀愀昀椀琀愀猀ⴀ渀愀ⴀ 漀爀氀愀ⴀ搀攀ⴀ洀愀渀愀甀猀Ⰰ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㘀 搀攀 䨀甀渀栀漀 搀攀
2015. HABERT, Angeluccia Bernardes. Fotonovela e Indústria Cultural: Estudo de uma昀漀爀洀愀 搀攀 氀椀琀攀爀愀琀甀爀愀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀愀氀 昀愀戀爀椀挀愀搀愀 瀀愀爀愀 洀椀氀栀攀猀⸀ 倀攀琀爀瀀漀氀椀猀㨀 嘀漀稀攀猀Ⰰ 㤀㜀㐀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀刀䄀䴀伀匀Ⰰ 䴀愀琀栀攀甀猀 䴀愀稀椀渀椀⸀ 䘀漀琀漀最爀愀昀椀愀 攀 愀爀琀攀㨀 搀攀洀愀爀挀愀渀搀漀 昀爀漀渀琀攀椀爀愀猀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ ㈀ 㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䠀䤀䴀伀䐀䄀Ⰰ 䘀氀瘀椀漀⸀ 䤀洀愀最攀洀 昀漀琀漀最爀昀椀挀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ 䔀搀椀琀漀爀愀 䄀氀渀攀愀Ⰰ ㈀ 㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀嘀䤀䄀一䄀Ⰰ 嘀椀爀最氀椀漀⸀ꀀ䔀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 匀甀猀琀攀渀琀瘀攀氀Ⰰ 䌀栀攀椀愀猀Ⰰ 攀渀挀栀攀渀琀攀猀 攀 愀氀愀最愀攀猀Ⰰ ㈀ 㐀⸀ Disponível em: https://blogdoenvolvimento.wordpress.com/2013/05/24/cheiasenchentese관愀氀愀最愀挀漀攀猀Ⰰ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㜀 搀攀 䨀甀渀栀漀 ㈀ 㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀 |