ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #01779f"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00475</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;JO</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;JO11</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;O SONHO DISNEY: RELATOS DE MANAUARAS QUE TRABALHARAM EM ORLANDO</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;KAMILA RODRIGUES CAVALCANTE (UNIVERSIDADE NILTON LINS)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Intercâmbio, Jornalismo literário, Livro reportagem, Walt Disney Company, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este trabalho teve como objetivo relatar por meio de um livro reportagem a trajetória de três manauaras que buscaram trabalhar na The Walt Disney Company por meio do intercâmbio Cultural Exchange Program (CEP) nos anos de 2016 e de 2017. A intenção foi mostrar o caminho percorrido por eles desde o desejo de participar até os resultados finais após a experiência. Esse produto pode servir, principalmente, para os estudantes que pretendem participar dessa jornada como um guia de orientação e de motivação.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Segundo o Dicionário Aurélio (2014), o termo intercâmbio representa uma permuta cultural, comercial ou econômica entre as nações. Desde o princípio da humanidade o homem migra para diferentes lugares buscando mais conhecimento sobre o desconhecido; lugares, culturas, pessoas e formas de viver diferentes das que estão acostumados. Todos os anos milhares de estudantes, em sua maioria, jovens entre 18 e 29 anos entram em um processo seletivo conhecido como Cultural Exchange Program  CEP buscando trabalhar nos parques e resorts da maior empresa de entretenimento do mundo, a The Walt Disney Company. Esses estudantes desenvolvem conhecimentos e habilidades, tornando-se capacitados para o mercado de trabalho. Com a chegada da globalização, as novas mídias estão se tornando o principal e mais popular meio de comunicação da atualidade, fazendo com que o profissional não veja outra saída a não ser buscar experiência para ser capacitado o suficiente para sobreviver a essas emergências tecnológicas. Trabalhar em um país estrangeiro e falar uma segunda língua desperta o interesse de empresas que buscam contratar pessoas que sejam capazes de trazer consigo ideias inovadoras. Neste projeto, contamos  através de um livro reportagem  a história de universitários brasileiros que deixaram seu país de origem para fazer um intercâmbio de trabalho remunerado na The Walt Disney World, localizada em Orlando, nos Estados Unidos, durante os meses de novembro, dezembro, janeiro e fevereiro. Para a realização do projeto, fez-se necessário realizar entrevistas com os egressos e participantes do intercâmbio de trabalho da Disney que moram em Manaus. Durante a entrevista eles relataram sobre o tema proposto e nos ajudaram a chegar à conclusão deste trabalho. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Buscou-se relatar o processo CEP, que possibilita o ingresso de brasileiros nos parques e resorts da Disney, apresentar o funcionamento da empresa, os trabalhos oferecidos aos universitários, além de entrevistar amazonenses que foram aceitos nesse intercâmbio para compor o livro reportagem. Para desenvolver esse projeto, foram consultados livros e artigos produzidos por especialistas em livros reportagem, intercâmbio e na empresa Disney. Com as informações levantadas foi possível compor as histórias presentes no produto. O processo seletivo mediado no Brasil pela agência de intercâmbio Student Travel Bureau  STB atrai por volta de 3.500 universitários todos os anos e é composto de duas etapas. A primeira é uma palestra informativa organizada pela STB que acontece em algumas capitais do Brasil onde é explicado tudo sobre o programa e realizada a primeira entrevista eliminatória. A próxima fase é uma segunda entrevista eliminatória feita pelos recrutadores da Disney que acontece em São Paulo no mês de agosto. As funções oferecidas para os membros do elenco internacional não são necessariamente relacionadas à área de formação, sendo, como rege o governo americano, funções básicas e operacionais que podem ser exercidas tanto nos parques quanto nos hotéis da Disney. As mais oferecidas são: Merchandising (lojas), Quick Service Food and Beverage (lanchonetes), Seater (restaurantes), Character Performer (personagem), Character Attendant (assistente do personagem), Custodial (auxiliar de limpeza) e Attractions (atrações e brinquedos). O livro reportagem abordou a experiência dos participantes do programa CEP, conhecendo o processo de seleção e vivência do intercâmbio pela experiência dos personagens. O intuito de relatar essas experiências é fazer com que o leitor adquira conhecimento para uma futura jornada no exterior, compreendendo o funcionamento do processo desse intercâmbio especificamente e as possíveis experiências. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O Walt Disney World é, segundo o Disney Institute (2011), o maior empregador em um único local dos Estados Unidos, empregando mais de 55 mil membros de elenco  como são chamados os funcionários -, funcionando todos os dias da semana e podendo chegar a centenas de milhares de pessoas visitando os parques em um dia cheio. A magia relacionada ao nome   Disney  não é devida apenas aos parques e aos filmes infantis. Os métodos de atendimento dos membros de elenco, as diretrizes e cultura da empresa são o que compõem a verdadeira magia da Disney. Não podemos atribuir o bom funcionamento de uma empresa à magia, mas   podemos pensar na  magia prática como o nome artístico do ciclo de atendimento de qualidade, o nome com menos lantejoulas que produz a magia  (Disney Institute, 2011, p. 23). Os parques recebem diariamente milhares de pessoas de diferentes países, abarcando culturas, línguas e costumes diferenciados, todos com o mesmo objetivo: fazer parte da magia Disney, o lugar mais feliz do planeta.   Os clientes querem experiências memoráveis e as empresas devem se tornar encenadoras de experiência.  (Disney Institute, 2011, p. 22). Como parte da cultura Disney, os funcionários aprendem a linguagem, os símbolos, a herança e as tradições da empresa. Um exemplo da linguagem que os funcionários utilizam é o conceito de   espetáculo  , onde os ambientes dos parques são os cenários, os funcionários são chamados de membros de elenco, os clientes são os   convidados  e etc. No Quadro 1 está especificado outros dialetos da linguagem adotada pela Disney: Quadro 1 - Dialetos de linguagem adotados pela Disney LINGUAGEM DA DISNEY Atrações: brinquedos ou shows Membro do elenco: funcionário Convidado: cliente Palco: áreas dos convidados Bastidores: por trás das cenas Fantasia: uniforme Audição: entrevista Apresentação: trabalho Anfitrião: funcionário da linha de frente Fonte: Disney Institute (2011). O Walt Disney World usa uma abordagem em duas fases para preparar o elenco para o atendimento. A primeira fase é conduzida na Disney University e envolve o ensinamento de conceitos e comportamentos comuns a cada membro de elenco por toda a organização. A segunda fase [...] é realizada no ambiente de trabalho e inclui informações específicas necessárias para o bom desempenho nas diferentes unidades de negócios do resort. Todos os membros do elenco recém-contratados estreiam na Disney com o Traditions, um programa de orientação de um dia apresentado na Disney University, o braço de treinamento interno da empresa. (Disney Institute, 2011, p. 68) Devido à cultura Disney de atendimento, hoje a The Walt Disney Company é a melhor empresa do mundo no setor de entretenimento. De acordo com Las Casas (2007), o Walt Disney World recebe em média 25 milhões de visitantes todos os anos, sendo que desses, 20% são estrangeiros (o Brasil está entre os quatro primeiros países que enviam mais visitantes para lá, ao lado de México, Inglaterra e Canadá). Para Connellan (1998), o sucesso da empresa está na habilidade de fazer com que grande parte do seu público retorne ao   Reino Encantado  . Estima-se que pelo menos 70% dos visitantes já foram aos parques antes. Tendo um grande público que fala português, a Disney oferece vagas de trabalho todos os anos para universitários brasileiros trabalharem em funções operacionais, lidando com os convidados diariamente e vivenciando o estilo de vida americano. Além de brasileiros, o programa CEP seleciona universitários do Canadá, Hong Kong, Índia, França, México, Peru, Singapura, Taiwan, Tailândia, Turquia e Reino Unido. A experiência de um intercâmbio cultural desenvolve não só a questão pessoal de aprendizagem do indivíduo, mas aproxima as nações uma das outras com o propósito de estender relações culturais e econômicas. Essas relações são cultivadas através de oportunidades de estudo ou trabalho para estrangeiros que futuramente poderão agregar de certa forma a relação entre os dois países. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Esse projeto pretendeu contar por meio de um livro reportagem relatos de estudantes brasileiros que realizaram o intercâmbio de trabalho universitário na The Walt Disney World Company. O método de abordagem que utilizamos foi a pesquisa qualitativa, tendo em vista que estudamos particularmente as experiências individuais dos personagens e coletamos informações através de entrevistas. Nosso intuito principal não era obter números como resultados e sim aprofundar o conhecimento sobre o objeto em discussão. O objetivo da pesquisa de caráter exploratório possibilita ao leitor a familiarização com o tema discutido, bem como aprimorar suas ideias sobre o assunto caso pretenda vivenciar uma experiência da mesma natureza. Quanto ao delineamento, utilizou-se da técnica bibliográfica para a construção do material, visto que se buscou autores como Lima (1995), Melo (1979) e Catalão Júnior (2010), cujo embasamento serviu para entender melhor o que é livro reportagem e como poderíamos desenvolver o material. Para trabalhar o termo intercâmbio cultural, buscou-se autores como Sebben (2007) e Stallivieri (2009). Outra técnica utilizada foi a pesquisa de campo, com intuito de retratar a experiência vivenciada por cada personagem, a fim de mostrar as diferentes realidades de uma mesma situação. As entrevistas foram realizadas de forma presencial, gravadas em um aparelho celular e transcritas para o livro reportagem. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A produção do livro reportagem ''O sonho Disney: relatos de manauaras que trabalharam em Orlando'' foi iniciada em junho de 2017, na escolha do tema, formato do material e busca por personagens que aceitassem fazer parte desse projeto. A escolha do tema se deu pela dificuldade em manauaras realizarem intercâmbio por conta da distância de Manaus das principais cidades procuradas, gerando um investimento financeiro muito maior e a busca por alternativas mais economicamente viáveis. Buscamos retratar que é possível realizar um sonho, contornar as dificuldades geográficas e financeiras e enfrentar a grande concorrência. Revelar a motivação por trás do desafio, as ambições dos personagens e, finalmente, a conquista de algo que parecia impossível no começo é uma maneira de mostrar que todos podem alcançar suas metas, mesmo aquelas que parecem inalcançáveis. Compreender sobre a importância de um intercâmbio na vida de um universitário nos fez acreditar que esse assunto deveria ser abordado profundamente, para que os leitores pudessem ter um maior entendimento do tema, surgindo então à necessidade da construção de um livro reportagem. O público alvo do livro reportagem são os leitores que se interessam por relatos de intercambistas, histórias de superação, os que desejam conhecer mais sobre trabalho no exterior e o público universitário que busca informações sobre possibilidades de intercâmbio cultural. O livro reportagem ''O Sonho Disney: relatos de manauaras que trabalharam em Orlando'' tem 62 páginas, três capítulos, 12 fotografias, tamanho 22,9 x 16,2 cm, além de epígrafe, apresentação e agradecimentos. A abertura de cada capítulo é composta por título, uma frase de um filme produzido pela Disney e as fotografias. Estas foram introduzidas no início dos capítulos, sendo cedidas pelos personagens do livro reportagem. Todos os registros possuem identificação e suas respectivas assinaturas. Buscamos utilizar fotografias do acervo pessoal dos personagens que mostrassem etapas do processo seletivo e sua estadia em Orlando para que pudéssemos ilustrar como funciona o programa CEP. Desta forma, exibimos a realidade de cada um dos personagens e a visão de cada um deles sobre o projeto. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Este trabalho de conclusão de curso teve como principal objetivo subsidiar o leitor com informações acerca do processo de intercâmbio cultural na Disney. Para atingir a meta traçada, este estudo apresentou, por meio de um livro reportagem, relatos de três jovens sobre as experiências obtidas nos parques e resorts da Disney em 2016 e 2017. Para tornar factível a construção dos relatos supracitados foi necessário fazer uma explanação teórica sobre: intercâmbio, disney, jornalismo literário e livro reportagem. Em relação ao resultado do trabalho, o livro reportagem buscou o resgate da memória, a fim de escrever de forma jornalística a história dos personagens. Durante a produção do material foi possível obter um conhecimento mais amplo em relação aos assuntos inerentes ao objetivo deste trabalho, com destaque para o intercâmbio cultural. As histórias retratadas no livro reportagem foram divididas em experiências da mesma natureza, mas com realidades e pontos de vista distintos. Contudo, os sentimentos presentes na história foram preservados para revelar a emoção do processo. Sobre o produto jornalístico escolhido, averiguou-se o que melhor completava os aspectos do presente tema, optando por um formato que se apresentasse como forma de ferramenta útil e com profundidade de conteúdo, dando uma ampliação maior ao assunto. Contou-se ainda com o esforço em descontruir os estereótipos comuns ao intercâmbio, revelando com fidelidade a trajetória dos personagens em questão, por meio de suas narrativas pessoais. Por fim, com base nessas conclusões, registrou-se neste trabalho outras vertentes e possibilidades referentes à visualização e tratamento do tema, que se apresentam como uma inspiração para pessoas que queiram sair da zona de conforto e realizar um intercâmbio para enriquecer e desenvolver habilidades pessoais e profissionais. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">CATALÃO JUNIOR, Antonio Heriberto. Jornalismo best-seller: o livro-reportagem no Brasil contemporâneo. 2010. 252 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2010. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/103497>. <br><br>CONNELAM, Thomas K. Nos bastidores da Disney: os segredos do sucesso da mais poderosa empresa de diversões do mundo / Tom Connelan; tradução Marcelo Borges.  São Paulo : Futura, 1998.<br><br>DISNEY INSTITUTE. O jeito Disney de encantar os clientes: do atendimento excepcional ao nunca parar de crescer e acreditar / [prefácio de Michael D. Eisner; tradução Cristina Yamagami].  São Paulo: Saraiva, 2011<br><br>DROPA, Marcia Maria; DROPA, Ana Flavia Nemes Schwab; TRZASKOS, Luana Aparecida. Entre Teoria e Prática: o Intercâmbio Cultural como Forma de Aprendizagem. In: 4º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, PESQUISA E GESTÃO (CIEPG), 4., 2012, Ponta Grossa. Anais do 4º Congresso Internacional de Educação, Pesquisa e Gestão. Ponta Grossa-PR: UEPG, 2012. v. 1.<br><br>EIRAS, Alícia de Lima. Os Intercâmbios Institucionais entre Alunos de Graduação e sua Importância nas Políticas de Regionalização Universitária. Políticas Educativas, Campinas, v. 1, n. 2, p.35-46, jul. 2008.<br><br>FERREIRA, A. B. H.. Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. 5ed. São Paulo, Positivo, 2014. 2272p.<br><br>LAS CASAS, Alexandre L. Qualidade total em serviços: conceitos,exercícios,casos práticos. 5. ed. 2. reimpr. São Paulo: Atlas, 2007.<br><br>LIMA, Alceu Amoroso. O jornalismo como gênero literário. 2ª ed. Rio de Janeiro: Agir, 1969.<br><br>LIMA, Edvaldo Pereira. O que é livro-reportagem. Editora Brasiliense. São Paulo - SP, 1993.<br><br>-----, Edvaldo Pereira. O jornalismo literário e a academia no Brasil: fragmentos de uma história. Revista Famecos. v.23. 2016.<br><br>------, Edvaldo Pereira. Páginas ampliadas: O livro-reportagem como extensão do jornalismo e da literatura. 2. Ed. Campinas, São Paulo : Editora da UNICAMP. 1995.<br><br>LIMA, Manolita Correia; MARANHÃO, Carolina Machado Saraiva de Albuquerque. O Sistema de Educação Superior Mundial: entre a internacionalização ativa e passiva. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, v. 14, n. 3, Nov. 2009 . Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/aval/v14n3/a04v14n3.pdf. Acesso em: 28 de maio de 2017.<br><br>MARTINS, Maura Oliveira. A ficcionalização da realidade cotidiana da experiência factual do New Journalism. 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Campinas, SP: Autores Associados: HISTEDBR, 1999.<br><br>SEBBEN, A. Um estudo exploratório sobre intercâmbio cultural entre adolescentes brasileiros com a contribuição da psicologia e da educação intercultural. Dissertação de mestrado não-publicada, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, Brasil, 2007. <br><br>SILVA, B. L. O. A relação entre a participação em intercâmbios culturais em países de língua inglesa e a formação pessoal e profissional dos estudantes universitários que participaram desses programas  Universidade Federal de Viçosa, Secretariado Executivo Trinlingue (Monografia). Viçosa, 2011.<br><br>SOUZA, Cristiane Naiara Araújo de; LUÍNDIA, Luiza Elayne Azevedo. O desafio da grande reportagem: a teoria, a técnica e a prática como elementos constituintes do trabalho monográfico em Jornalismo. Manaus, AM: UFam, 2010. In: INTERCOM  SOCIEDADE BRASILEIRA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA COMUNICAÇÃO e X CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO DA REGIÃO NORTE. Resumos. Boa Vista, RR, 2011. Disponível em: http://intercom.org.br/papers/regionais/norte2011/resumos/R26-0009-1.pdf. Acesso em: 30/08/2017, às 18h55min.<br><br>STALLIVIERI, L. As dinâmicas de uma nova linguagem intercultural na mobilidade acadêmica internacional. Tese de doutorado não-publicada, Programa de Doutorado em Línguas Modernas da Universidad Del Salvador. Buenos Aires, Argentina, 2009<br><br>TOMAZZONI, E.L, FREIRE, V. G.. Análise do Estágio Profissional para Estudantes de Turismo no Walt Disney World. Anais Brasileiros de Estudos Turísticos. v.7, n.2, p. 100-113. 2017.<br><br>Trends in Global Higher Education:Tracking an Academic Revolution - A Report Prepared for the UNESCO 2009 World Conference on Higher EducationPhilip G. Altbach, Liz Reisberg, Laura E. Rumbley - Published with support from SIDA/SAREC<br><br>VALADARES, Carolina. 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