INSCRIÇÃO: | 00485 |
CATEGORIA: | PP |
MODALIDADE: | PP06 |
TÍTULO: | Intercom 40 anos |
AUTORES: | Tobias Ferreira de Menezes Neto (INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS); Isabelle Valois Cortez (INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS); Leomara da Conceição Duarte (INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS) |
PALAVRAS-CHAVE: | Comunicação , Spot, Rádio, Intercom, Áudio |
RESUMO | |
O presente paper se volta para apresentar uma proposta de Spot elaborado durante a disciplina de áudio no curso de Tecnologia em Produção Publicitária do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM). Como se aproximavam os 40 anos da memória da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), o projeto foi destinado a relembrar este marco. O produto, além de ter o lado criativo, é totalmente focado na produção de um diálogo que tem como base principal trechos sobre a teoria da comunicação. | |
INTRODUÇÃO | |
Comunicar é muito mais que emitir mensagens. Para que exista comunicação, o entendimento é primordial e recorrer à oralidade para esse fim é um dos primeiros instintos humanos. De acordo com Ferraretto (2014), a memória auditiva é mais forte que a visual, a olfativa e a tátil. Logo, levando em consideração a tríplice custo, tempo e alcance, o spot além de trabalho de conclusão da disciplina, mostrou-se peça ideal para a divulgação do 40 Congresso Regional da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - o INTERCOM, que aconteceu nos dias 24, 25 e 26 de maio de 2017 em Manaus-am. | |
OBJETIVO | |
O spot tem como objetivo demonstrar as aptidões técnicas e teóricas adquiridas durante o curso da disciplina de Áudio, alem de informar as datas de realização e os prazos de submissão dos trabalhos do INTERCOM NORTE 2017, bem como, fixar as premissas básicas da teoria da comunicação de modo que o seu público-alvo (estudantes de comunicação, professores, pesquisadores e profissionais do ramo) absorvam de forma leve e descontraída, como em um diálogo, as informações pertinentes ao tema da maneira mais natural possível. | |
JUSTIFICATIVA | |
Desde a sua estreia, em 1922, o rádio figura entre as formas mais populares e acessíveis de comunicação do mundo e possibilita que as pessoas exerçam outras atividades enquanto ouvem a programação da emissora. Dentre as características que são atribuídas ao rádio está a possibilidade de o ouvinte criar imagens para aquilo que escuta. Por isso, a publicidade radiofônica deve ser planejada para atrair a atenção do ouvinte. Na produção do Spot - Intercom 40 anos, a curiosidade foi usada para despertar o interesse do consumo da informação.吀愀氀 挀甀爀椀漀猀椀搀愀搀攀Ⰰ 愀 椀渀昀漀爀洀愀琀椀瘀愀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 搀愀 挀甀爀椀漀猀椀搀愀搀攀 栀甀洀愀渀愀⸀ 伀 搀攀猀攀樀漀 搀攀 猀愀戀攀爀 椀渀琀爀渀猀攀挀漀 渀愀琀甀爀攀稀愀 栀甀洀愀渀愀Ⰰ 挀漀洀漀 䄀爀椀猀琀琀攀氀攀猀 搀攀挀氀愀爀愀 渀漀 椀渀挀椀漀 搀愀 猀甀愀 䴀攀琀愀昀猀椀挀愀㬀 渀漀 栀 栀漀洀攀洀 愀氀最甀洀 挀漀洀瀀氀攀琀愀洀攀渀琀攀 搀攀猀瀀爀漀瘀椀搀漀 搀攀 挀甀爀椀漀猀椀搀愀搀攀⸀ O spot, segundo Barbosa Filho (2009 p. 123), define-se por ser uma peça radiofônica publicitária, cujas características são "fala de locutores e atores apoiada por trilha musical, vinhetas, efeitos sonoros e ruídos que, devidamente superpostos, criam o cenário necessário para o entendimento da mensagem transmitida". A peça - Intercom 40 anos - foi desenvolvida com dois objetivos bem definidos: informar acerca das datas de realização e submissão de trabalhos no evento, e reforçar as definições e conceitos de comunicação com passagens importantes para o entendimento da matéria.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ 㜀㜀㤀昀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀唀洀 搀漀猀 瀀爀椀洀攀椀爀漀猀 攀 洀愀椀猀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀猀 瀀愀猀猀漀猀 渀漀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 搀攀 焀甀愀氀焀甀攀爀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀 愀 搀攀昀椀渀椀漀 搀攀 猀攀甀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀Ⰰ 攀 渀漀 挀愀猀漀 攀洀 焀甀攀猀琀漀Ⰰ 漀 昀愀琀漀 搀攀 猀攀 琀爀愀琀愀爀攀洀 搀攀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀漀甀 焀甀攀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 昀漀猀猀攀洀 椀渀挀漀爀瀀漀爀愀搀漀猀 愀漀 搀椀猀挀甀爀猀漀 搀漀 猀瀀漀琀⸀ Passagens como: “Aonde quer que exista o entendimento entre duas pessoas ou mais, lá eu estarei” e ‘Para que eu possa existir, tenho que ser bem compreendida”, são exemplos da preocupação com o discurso informativo do spot acerca da teoria da comunicação.䔀洀 爀攀氀愀漀 愀 琀爀椀氀栀愀㨀 挀漀椀渀挀椀搀攀渀琀攀洀攀渀琀攀Ⰰ 栀 㐀 愀渀漀猀 ⠀挀漀洀瀀氀攀琀愀搀漀猀 攀洀 ㈀ 㠀Ⰰ 挀漀洀漀 漀 䤀一吀䔀刀䌀伀䴀⤀Ⰰ 攀洀 㤀㜀㠀Ⰰ 愀瀀猀 漀 攀猀琀爀漀渀搀漀猀漀 猀甀挀攀猀猀漀 搀攀 甀洀愀 琀攀洀瀀漀爀愀搀愀 渀漀 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀Ⰰ 愀 搀甀瀀氀愀 吀漀洀 䨀漀戀椀洀 攀 嘀椀渀椀挀椀甀猀 搀攀 䴀漀爀愀攀猀 氀攀瘀愀瘀愀 䔀甀爀漀瀀愀 漀 猀栀漀眀 焀甀攀 昀愀稀椀愀 愀漀 氀愀搀漀 搀攀 吀漀焀甀椀渀栀漀 攀 䴀椀切挀栀愀 挀漀洀 愀 洀切猀椀挀愀 ᰀ䜠愀爀漀琀愀 搀攀 䤀瀀愀渀攀洀愀ᴀⰠ 洀切猀椀挀愀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀 瀀愀爀愀 漀 戀愀挀欀最爀漀甀渀搀⸀ Segundo o publicitário Rafael Sampaio (2003, p. 46), a publicidade precisa ser criativa, ou seja, precisa trazer algo de novo, que ainda não foi visto; precisa emocionar, gerar alguma reação inesperada ao consumidor.䐀攀渀琀爀攀 愀猀 攀洀漀攀猀 攀砀瀀氀漀爀愀搀愀猀 渀漀 猀瀀漀琀Ⰰ 搀攀猀琀愀挀愀洀漀猀 愀 挀甀爀椀漀猀椀搀愀搀攀 攀 猀甀爀瀀爀攀猀愀 搀攀猀瀀攀爀琀愀搀漀猀 瀀攀氀漀 搀椀猀挀甀爀猀漀 搀漀 琀攀砀琀漀 攀 漀 瘀渀挀甀氀漀 愀昀攀琀椀瘀漀 挀愀甀猀愀搀漀 瀀攀氀愀 洀切猀椀挀愀Ⰰ 焀甀攀 爀攀昀漀爀愀 愀 攀洀漀漀 挀漀洀漀 爀漀琀愀 瀀攀爀猀甀愀猀椀瘀愀 渀漀 猀瀀漀琀⸀ | |
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO | |
Possuímos como produto um spot de 1;30 segundos de caráter institucional, o qual é caracterizado por Sant'Anna (2009, p.142) por ter como "objetivo imediato não a venda, mas a manutenção, alteração ou criação de comportamentos favoráveis à marca de maneira a predispor positivamente a opinião pública a todas as iniciativas comerciais do anunciante".䐀甀爀愀渀琀攀 漀 戀爀愀椀渀猀琀漀爀洀Ⰰ 昀椀挀漀甀 挀氀愀爀漀 焀甀攀 漀 昀愀琀漀 搀攀 昀愀稀攀爀洀漀猀 瀀愀爀琀攀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀Ⰰ 挀漀洀漀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 搀愀瘀愀 甀洀 挀愀爀琀攀爀 愀椀渀搀愀 洀愀椀猀 搀攀猀愀昀椀愀搀漀爀 焀甀攀 漀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀氀㨀 挀漀洀漀 洀愀渀琀攀爀 愀 挀甀爀椀漀猀椀搀愀搀攀 攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 搀攀 甀洀 瀀切戀氀椀挀漀 琀攀漀爀椀挀愀洀攀渀琀攀 樀 椀渀昀漀爀洀愀搀漀 猀漀戀爀攀 漀 攀瘀攀渀琀漀㼀 A resposta foi justamente usar a curiosidade característica desse público como fonte de audiência. E assim foi feito e como primeiro passo, um spot não de 30 segundos, mas de 1 minuto e 30 segundos, que mantém um diálogo entre um estudante e uma figura feminina misteriosa que só revela a identidade no final do diálogo.吀漀搀漀 甀洀 挀攀渀爀椀漀 挀漀洀 爀攀猀瀀攀挀琀椀瘀漀猀 攀昀攀椀琀漀猀 猀漀渀漀爀漀猀 昀漀椀 甀猀愀搀漀 瀀愀爀愀 搀愀爀 搀椀渀洀椀挀愀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 攀 愀漀 昀椀洀Ⰰ 猀漀 瀀愀猀猀愀搀漀猀 挀漀洀 猀甀挀攀猀猀漀 渀漀 猀 搀愀琀愀猀 攀 氀漀挀愀氀 搀漀 攀瘀攀渀琀漀Ⰰ 洀愀猀 琀愀洀戀洀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 猀漀戀爀攀 愀 昀椀最甀爀愀 昀攀洀椀渀椀渀愀 漀甀琀爀漀爀愀 洀椀猀琀攀爀椀漀猀愀㨀 愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ | |
CONSIDERAÇÕES | |
Partindo da premissa de que as novas tecnologias não conquistaram espaço em nossa vida repentinamente, pois seguem o processo evolutivo da sociedade, obedecendo a uma lógica geral em nossa época [...] E a orientação virtual que acontece hoje fortemente baseada na tecnologia é que possibilita desenvolver processos de interação entre os participantes de processos educativos. [...]. (LEITE, 2009, p. 153-153). Notamos que, com o desenvolvimento tecnológico e com cada vez mais a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) aplicadas à educação, notou-se pertinente a adoção de softwares que promovessem a interação entre estudantes com intuito de possibilitar o acesso ao spot da maneira mais simples e rápida possível. O Software ou aplicativo escolhido e utilizado na disseminação da mensagem foi o whatssap, que se mostrou eficiente, rápido e tão acessível quanto o veículo de comunicação titular do spot, o rádio.一愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀攀猀琀愀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀Ⰰ 瘀攀爀椀昀椀挀漀甀ⴀ猀攀 焀甀攀 漀 渀瘀攀氀 搀攀 椀渀琀攀爀愀漀 攀渀琀爀攀 漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 愀甀洀攀渀琀漀甀 爀愀瀀椀搀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 攀 焀甀攀 愀 洀攀渀猀愀最攀洀 洀攀猀洀漀 猀攀渀搀漀 挀爀椀愀搀愀 漀爀椀最椀渀愀氀洀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 漀 爀搀椀漀Ⰰ 瀀漀搀攀Ⰰ 攀 搀攀瘀攀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀爀 愀 攀瘀漀氀甀漀 搀漀猀 洀攀椀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 攀 焀甀攀 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀攀 洀甀氀琀椀洀椀搀椀愀氀椀稀愀漀 猀攀 愀瀀氀椀挀愀 渀漀 猀攀渀琀椀搀漀 搀攀 焀甀攀 漀 猀瀀漀琀Ⰰ 挀漀渀猀攀最甀攀 昀愀挀椀氀洀攀渀琀攀 攀 猀攀洀 洀甀椀琀愀猀 愀搀愀瀀琀愀攀猀 琀爀愀渀猀椀琀愀爀 攀洀 瘀爀椀漀猀 瘀攀挀甀氀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 猀攀洀 猀漀昀爀攀爀 瀀攀爀搀愀 搀攀 攀昀椀挀椀渀挀椀愀 漀甀 猀攀渀琀椀搀漀 渀愀 洀攀渀猀愀最攀洀⸀ | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS | |
SANTANNA, Armando. Propaganda: teoria e técnica. São Paulo: Pioneira, 2009. ARISTÓTELES , Metafísica vols. I, II, III, 2ª edição. Ensaio introdutório, tradução do texto grego, sumário e comentários de Giovanni Reale. Tradução portuguesa Marcelo Perine. São Paulo. Edições Loyola. 2002. SILVA, Júlia Lúcia de Oliveira Albano da. Rádio: oralidade mediatizada: o spot e os elementos da linguagem radiofônica. São Paulo: Annablume, 1999. JOURDAIN, Robert. Música, Cérebro e Êxtase: como a música captura nossa imaginação. Rio de Janeiro: Objetiva, 1998. PRADO, Magaly. Produção de radio: um manual prático. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006. PETTY, Richard E.; CACIOPPO, John T. Communication and persuasion: Central愀渀搀 瀀攀爀椀瀀栀攀爀愀氀 爀漀甀琀攀猀 琀漀 愀琀琀椀琀甀搀攀 挀栀愀渀最攀⸀ 一攀眀 夀漀爀欀㨀 匀瀀爀椀渀最攀爀ⴀ嘀攀爀氀愀最Ⰰ 㤀㠀㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀 |