Este trabalho é resultado de um Projeto Experimental em Relações Públicas, defendido e aprovado no primeiro semestre de 2018. Em suma, trata da relação interseccional dos movimentos feminista e LGBT+ e de como o resultado dessa junção é refletido em eventos que abordam o tema, levando em consideração a visibilidade da lésbica e da mulher bissexual ou transexual; a importância da representatividade dessas mulheres no ramo de eventos; e, por fim, a contribuição para a mudança de percepção do público geral em relação ao tema.吀漀搀漀 漀 瀀攀爀挀甀爀猀漀 洀攀琀漀搀漀氀最椀挀漀Ⰰ 戀椀戀氀椀漀最爀昀椀挀漀 攀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀 昀漀椀 瀀攀渀猀愀搀漀 攀 昀攀椀琀漀 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀 瀀愀瀀攀氀 搀愀猀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 猀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀猀猀攀 挀漀洀 漀猀 瀀爀漀瀀猀椀琀漀猀 搀漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 昀攀洀椀渀椀猀琀愀 䰀䈀吀⬀⸀ 伀 昀攀洀椀渀椀猀洀漀Ⰰ 愀漀 氀漀渀最漀 搀漀猀 愀渀漀猀Ⰰ 琀攀洀 琀漀洀愀搀漀 攀猀瀀愀漀 搀攀 昀漀爀洀愀 洀愀椀猀 昀漀爀琀攀 攀 攀猀挀氀愀爀攀挀攀搀漀爀愀Ⰰ 琀爀愀稀攀渀搀漀 琀漀渀愀 瀀愀甀琀愀猀 焀甀攀 椀洀瀀氀椀挀愀洀 愀 攀猀昀攀爀愀 挀甀氀琀甀爀愀氀Ⰰ 瀀漀氀琀椀挀愀 攀 攀挀漀渀洀椀挀愀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀ 倀漀爀 猀攀爀 甀洀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 猀漀挀椀愀氀 瘀漀氀琀愀搀漀 瀀愀爀愀 愀猀 瘀椀瘀渀挀椀愀猀 搀攀 甀洀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀漀 最爀甀瀀漀 猀漀挀椀愀氀 焀甀攀Ⰰ 瀀漀爀 猀椀 猀Ⰰ 搀椀瘀攀爀猀椀昀椀挀愀搀漀Ⰰ 愀氀最漀 焀甀攀 琀愀洀戀洀 洀愀渀琀洀 爀攀氀愀攀猀 瀀爀砀椀洀愀猀 挀漀洀 漀甀琀爀愀猀 氀甀琀愀猀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 挀漀洀漀 愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀 瀀攀氀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 搀攀 䰀猀戀椀挀愀猀Ⰰ 䜀愀礀猀Ⰰ 䈀椀猀猀攀砀甀愀椀猀Ⰰ 吀爀愀瘀攀猀琀椀猀 攀 吀爀愀渀猀攀砀甀愀椀猀 ⠀䰀䜀䈀吀⬀⤀⸀
Dentre as questões que dizem respeito aos dois movimentos, está o silenciamento da lésbica, da mulher bissexual e transexual, pauta presente em discussões desde a área da saúde até dentro do próprio movimento LGBT+. Quando se trata de mulheres transexuais, as pessoas são ainda mais intolerantes, enquanto o preconceito é mais agressivo e menos debatido, principalmente pela falta de informação em relação às questões de gênero, realidade reportada por especialistas, como a cientista social Sylvia Cavasin, que afirmou, em entrevista à ONU Mulheres, que a compreensão de gênero deve ser assunto a ser discutido em escolas, uma vez que “as famílias desconhecem o que é gênero e caem na desinformação, que tem criado uma espécie de terrorismo e de perseguição”. Trecho retirado de Nações Unidas do Brasil, texto: Falta de informação prejudica debate sobre gênero nas escolas, aponta especialista (2017, p. 1).伀 琀爀愀戀愀氀栀漀 爀攀猀甀氀琀愀Ⰰ 攀渀琀漀Ⰰ 攀洀 甀洀 攀瘀攀渀琀漀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 瀀氀愀渀攀樀愀搀漀 挀漀洀 戀愀猀攀 渀愀 椀搀攀椀愀 搀攀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀爀 瀀愀爀愀 愀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀漀 搀愀猀 漀瀀椀渀椀攀猀 搀愀搀愀猀 搀攀 昀漀爀洀愀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀甀漀猀愀 愀 攀瘀攀渀琀漀猀 搀攀猀琀攀 渀椀挀栀漀Ⰰ 氀攀瘀愀渀搀漀 攀洀 挀漀渀琀愀Ⰰ 琀愀洀戀洀Ⰰ 愀 瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 昀攀洀椀渀椀渀愀㨀 琀漀搀愀 愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 ⠀瀀爀漀搀甀漀 攀 挀漀氀愀戀漀爀愀搀漀爀愀猀⤀ 昀漀椀 挀漀洀瀀漀猀琀愀 瀀漀爀 洀甀氀栀攀爀攀猀Ⰰ 攀洀 猀甀愀 洀愀椀漀爀椀愀 氀猀戀椀挀愀猀Ⰰ 戀椀猀猀攀砀甀愀椀猀 漀甀 琀爀愀渀猀攀砀甀愀椀猀⸀
O principal objetivo é apresentar mecanismos que contribuam com a modificação de percepção do público geral em relação a eventos promovidos pelos movimentos feminista e LGBT+. Para isso, alguns objetivos específicos foram delineados: relacionar a história do movimento feminista com a luta da comunidade LGBT+; identificar pontos convergentes nas vivências de cada movimento; perceber, da perspectiva das Relações Públicas, as fragilidades que os movimentos têm em relação à sociedade; promover a visibilidade de lésbicas e de mulheres bissexuais e transexuais; utilizar as relações públicas como agente de transformação na luta interseccional dos movimentos feminista e LGBT+. |
A primeira metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica. Entre livros, artigos e notícias, foi delineada a trajetória do movimento feminista, com destaque para a intersecção com a luta LGBT+. Também por meio de autores com autoridade no assunto, estudou-se a relação das Relações Públicas com os movimentos sociais, e como um evento poderia dar conta dos ensejos registrados nos objetivos do trabalho.伀 猀攀最甀渀搀漀 洀琀漀搀漀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 昀漀椀 漀 䜀爀甀瀀漀 䘀漀挀愀氀Ⰰ 洀攀琀漀搀漀氀漀最椀愀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 焀甀愀氀椀琀愀琀椀瘀愀 焀甀攀 挀漀渀猀椀猀琀椀甀 攀洀 爀攀甀渀椀爀 甀洀 渀切洀攀爀漀 爀攀搀甀稀椀搀漀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀搀愀猀 攀洀 愀瘀愀氀椀愀爀 愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀漀 攀瘀攀渀琀漀⸀ 䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 䌀漀猀琀愀Ⰰ 渀漀 琀攀砀琀漀 ᰀ䜠爀甀瀀漀 䘀漀挀愀氀ᴀ†⠀䔀搀椀琀漀爀愀 䄀琀氀愀猀Ⰰ ㈀ 㤀Ⰰ 瀀⸀ 㠀 ⤀Ⰰ 攀猀琀愀 洀攀琀漀搀漀氀漀最椀愀 ᰀ琠攀洀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 瀀攀爀挀攀戀攀爀 漀猀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 瘀愀氀漀爀愀琀椀瘀漀猀 攀 渀漀爀洀愀琀椀瘀漀猀 焀甀攀 猀漀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀 搀攀 甀洀 最爀甀瀀漀 攀洀 瀀愀爀琀椀挀甀氀愀爀⸀ 匀漀 渀愀 瘀攀爀搀愀搀攀 甀洀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 挀漀氀攀琀椀瘀愀 焀甀攀 戀甀猀挀愀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀爀 琀攀渀搀渀挀椀愀猀ᴀ⸠
Foram escolhidas onze mulheres que, de alguma forma, se encaixariam na segmentação de público da proposta de evento - por serem militantes do movimento feminista e LGBT+ ou estudantes e profissionais de Relações Públicas que se identificam tanto com a área de eventos quanto com movimentos sociais. A meta inicial foi compreender se as mulheres presentes no Grupo Focal concordavam que o evento proposto seria suficiente para atender aos objetivos do trabalho, além de identificar a real relevância do tema na vida das mesmas, uma vez que elas já faziam parte do público essencial do evento.伀 䜀爀甀瀀漀 䘀漀挀愀氀 愀挀漀渀琀攀挀攀甀 渀漀 搀椀愀 ㈀ 搀攀 洀愀爀漀 搀攀 ㈀ 㠀Ⰰ 渀愀 猀愀氀愀 搀愀 䄀最渀挀椀愀 䔀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 ⠀䄀最攀砀挀漀洀⤀Ⰰ 氀漀挀愀氀椀稀愀搀愀 渀愀 䘀愀挀甀氀搀愀搀攀 搀攀 䤀渀昀漀爀洀愀漀 攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 ⠀䘀䤀䌀⤀ 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀漀 䄀洀愀稀漀渀愀猀 ⠀唀昀愀洀⤀⸀ 䔀猀琀愀瘀愀洀 瀀爀攀猀攀渀琀攀猀 愀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 ⴀ 䰀愀爀椀猀猀愀 䄀氀洀攀椀搀愀Ⰰ 䄀渀愀 䈀攀愀琀爀椀稀 䌀漀瘀愀Ⰰ 䄀渀愀 䴀椀氀攀渀愀 䜀漀甀瘀攀愀 攀 吀愀椀渀愀爀愀 䘀爀愀渀愀 攀 搀攀 䰀渀最甀愀 䤀渀最氀攀猀愀 ጀ†䌀愀爀漀氀椀渀愀 䈀愀猀琀漀猀 ⠀挀漀渀瘀椀搀愀搀愀 瀀愀爀愀 昀漀琀漀最爀愀昀愀爀 漀 洀漀洀攀渀琀漀 搀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀Ⰰ 洀愀猀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀ⴀ猀攀 挀漀洀 漀 琀攀洀愀 攀 瀀攀搀椀甀 瀀愀爀愀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀爀⤀㬀 愀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 搀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀 洀椀氀椀琀愀渀琀攀 搀漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 昀攀洀椀渀椀猀琀愀 䤀瘀渀椀愀 嘀椀攀椀爀愀㬀 愀 爀攀氀愀攀猀ⴀ瀀切戀氀椀挀愀猀 䄀礀氀愀 嘀椀愀渀愀㬀 䴀愀爀椀愀 䴀漀爀愀攀猀Ⰰ 愀爀琀椀猀琀愀 琀爀愀渀猀攀砀甀愀氀 攀 愀最攀渀琀攀 挀甀氀琀甀爀愀氀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 䴀愀渀愀甀猀㬀 䨀漀礀挀攀 䜀漀洀攀猀 攀 䴀椀爀渀愀 䰀礀猀愀Ⰰ 瀀爀攀猀椀搀攀渀琀攀 攀 猀攀挀爀攀琀爀椀愀ⴀ最攀爀愀氀Ⰰ 爀攀猀瀀攀挀琀椀瘀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 搀愀 䄀猀猀漀挀椀愀漀 搀攀 吀爀愀瘀攀猀琀椀猀 攀 吀爀愀渀猀攀砀甀愀椀猀 搀漀 䄀洀愀稀漀渀愀猀 ⠀䄀猀猀漀琀爀愀洀⤀㬀 攀 䄀渀琀渀椀愀 䈀愀爀爀漀猀漀Ⰰ 攀渀最愀樀愀搀愀 攀洀 挀漀氀攀琀椀瘀漀猀 昀攀洀椀渀椀猀琀愀猀 搀攀 䴀愀渀愀甀猀 栀 挀攀爀挀愀 搀攀 愀渀漀猀⸀
As atividades iniciaram com cada participante contando um pouco de sua história, para que todas pudessem conhecer-se e entender o papel de cada uma na atuação do movimento feminista LBT+. Então, a coordenadora da atividade, professora Aline Lira, expôs o tema do projeto e passou a palavra para a pesquisadora, autora deste trabalho, que apresentou a proposta do evento às convidadas. O Grupo Focal seguiu um roteiro de perguntas sugerido por Costa (2009).䄀猀 瀀攀爀最甀渀琀愀猀Ⰰ 爀攀猀瀀漀猀琀愀猀 攀 漀瀀椀渀椀攀猀 爀攀猀甀氀琀愀爀愀洀 攀洀 甀洀 爀攀氀愀琀爀椀漀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 焀甀攀 挀漀渀猀琀漀甀 挀漀洀漀 猀攀最甀渀搀漀 挀愀瀀琀甀氀漀 搀漀 倀爀漀樀攀琀漀 䔀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀⸀ 䐀甀爀愀渀琀攀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀Ⰰ 搀攀挀椀搀椀甀ⴀ猀攀 甀琀椀氀椀稀愀爀 愀 猀椀最氀愀 䰀䈀吀⬀Ⰰ 爀攀琀椀爀愀渀搀漀 漀 䜀 瀀愀爀愀 焀甀攀Ⰰ 猀椀洀戀漀氀椀挀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 漀 昀漀挀漀 猀攀樀愀 洀甀氀栀攀爀攀猀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 昀椀挀漀甀 搀攀挀椀搀椀搀漀 漀 渀漀洀攀 搀漀 攀瘀攀渀琀漀㨀 ᰀ䔠䰀䰀䄀㨀 一漀猀猀愀 昀愀洀氀椀愀 攀 瘀椀瘀渀挀椀愀ᴀ⸠ 䄀 昀愀洀氀椀愀 琀椀搀愀 挀漀洀漀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀氀Ⰰ 甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀 猀攀甀 攀渀昀漀焀甀攀 攀渀焀甀愀渀琀漀 瀀切戀氀椀挀漀 搀漀猀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀猀 渀漀 琀爀愀戀愀氀栀愀搀漀 甀猀甀愀氀洀攀渀琀攀⸀
Solidificou-se a ideia inicial do evento de forma particularmente emocionante, pois as convidadas são o público de interesse do produto final. Os relatos sobre suas vidas influenciaram clara e diretamente em suas visões sobre a proposta, o que deu um caráter íntimo e, ao mesmo tempo, coletivo à discussão.吀漀搀愀猀 愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 瀀爀攀猀攀渀琀攀猀 搀攀洀漀渀猀琀爀愀爀愀洀 渀漀 猀漀洀攀渀琀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 瀀攀氀愀 椀搀攀椀愀Ⰰ 洀愀猀 琀愀洀戀洀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 愀樀甀搀愀爀 渀漀 焀甀攀 昀漀猀猀攀 瀀爀攀挀椀猀漀 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀 攀瘀攀渀琀漀 昀漀猀猀攀 挀漀氀漀挀愀搀漀 攀洀 瀀爀琀椀挀愀⸀ 䔀猀琀愀 瀀愀爀琀攀 搀攀洀漀渀猀琀爀愀 漀 焀甀愀渀琀漀 愀 挀漀爀爀攀氀愀漀 搀漀猀 琀攀洀愀猀 攀 愀 瘀椀瘀渀挀椀愀 瀀攀猀猀漀愀氀 搀攀 挀愀搀愀 甀洀愀 搀攀氀愀猀 昀愀稀 猀攀渀琀椀搀漀 挀漀洀 漀 瀀爀漀瀀漀猀琀漀 渀漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 瀀攀爀挀攀瀀漀 焀甀攀 爀攀愀氀椀稀愀 漀 昀愀琀漀 搀攀 焀甀攀 漀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 樀 攀猀琀愀瘀愀洀 猀攀渀搀漀 愀氀挀愀渀愀搀漀猀Ⰰ 愀渀琀攀猀 洀攀猀洀漀 搀攀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 昀椀渀愀氀 愀挀漀渀琀攀挀攀爀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㜀愀㘀 ㌀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀⸀ 倀爀ⴀ攀瘀攀渀琀漀
Após os ajustes definidos no Grupo Focal, foi agendada uma reunião com o diretor do Cardume Coworking, Daniel Goettenauer. A reunião aconteceu dia 3 de abril de 2018, junto à pesquisadora e orientadora, que foram recebidas por Ana Beatriz Cova, presente também no Grupo Focal e trabalha no Coworking. Foi conhecido o espaço, as salas que estariam disponíveis para as oficinas e rodas de conversa. Após apresentação do projeto, o diretor da empresa se mostrou receptivo e interessado em apoiar o evento. Ele informou que não seria cobrado o aluguel do espaço, apenas a taxa de limpeza, estipulada em R$200,00. Em contrapartida pela disponibilização do local, o Coworking ficou responsável pela venda de bebidas no dia do evento.䘀椀渀愀氀椀稀愀搀漀猀 漀猀 愀樀甀猀琀攀猀 瀀爀漀瘀攀渀椀攀渀琀攀猀 搀漀 䜀爀甀瀀漀 䘀漀挀愀氀 攀 搀漀 爀攀挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀攀 攀猀瀀愀漀 漀渀搀攀 愀挀漀渀琀攀挀攀爀椀愀 漀 攀瘀攀渀琀漀Ⰰ 昀漀椀 搀攀昀椀渀椀搀愀 愀 瀀爀漀最爀愀洀愀漀 ⠀瘀攀爀 愀爀焀甀椀瘀漀 搀漀 倀爀漀搀甀琀漀⤀ 攀Ⰰ 挀漀渀猀攀焀甀攀渀琀攀洀攀渀琀攀Ⰰ 愀 搀椀瘀甀氀最愀漀 搀漀 洀攀猀洀漀 瀀搀攀 琀攀爀 椀渀挀椀漀⸀ 倀愀爀愀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀洀攀渀琀漀 搀漀猀 瀀爀漀挀攀猀猀漀猀Ⰰ 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 漀 椀渀猀琀爀甀洀攀渀琀漀 搀攀 挀漀渀琀爀漀氀攀 挀栀愀洀愀搀漀 挀栀攀挀欀氀椀猀琀 ⠀愀爀焀⸀ 搀漀 倀爀漀搀甀琀漀⤀⸀
A divulgação do evento aconteceu no ambiente online, com suporte de plataformas como o Facebook e o Doity (site para divulgação e venda de ingressos). De forma orgânica, o evento alcançou 2.450 pessoas e, dessas, 145 confirmaram presença ou demonstraram interesse. Sua maioria é composta de mulheres de 18 a 24 anos.倀愀爀愀 搀椀瘀甀氀最愀漀 攀砀琀攀爀渀愀Ⰰ 昀漀椀 搀椀猀琀爀椀戀甀搀漀 甀洀 爀攀氀攀愀猀攀 ⠀愀爀焀⸀ 搀漀 倀爀漀搀甀琀漀⤀ 瀀愀爀愀 愀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 洀搀椀愀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀愀 挀椀搀愀搀攀Ⰰ 挀漀洀漀 樀漀爀渀愀椀猀 椀洀瀀爀攀猀猀漀猀Ⰰ 瀀漀爀琀愀椀猀 攀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀 搀攀 琀攀氀攀瘀椀猀漀 焀甀攀 瀀愀甀琀愀洀 攀瘀攀渀琀漀猀 搀攀 挀甀氀琀甀爀愀Ⰰ 愀爀琀攀 攀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀猀 猀漀挀椀愀椀猀⸀ 伀 攀瘀攀渀琀漀 琀攀瘀攀 愀瀀漀椀漀 搀攀 椀渀椀挀椀愀琀椀瘀愀猀 樀 攀渀最愀樀愀搀愀猀 渀愀 爀攀愀Ⰰ 挀漀洀漀 漀 䴀愀渀椀昀攀猀琀愀 䰀䜀䈀吀⬀Ⰰ 攀 爀攀瀀攀爀挀甀琀椀甀Ⰰ 琀愀洀戀洀Ⰰ 攀洀 洀搀椀愀猀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀椀猀 挀漀洀漀 渀愀 攀搀椀琀漀爀椀愀 倀䰀唀匀 搀漀 䐀椀爀椀漀 搀漀 䄀洀愀稀漀渀愀猀Ⰰ 渀漀 䌀愀搀攀爀渀漀 䈀攀洀 嘀椀瘀攀爀 搀漀 䄀 䌀爀琀椀挀愀Ⰰ 攀 渀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 䄀洀愀稀渀椀愀 䤀渀琀攀爀愀琀椀瘀愀Ⰰ 搀漀 挀愀渀愀氀 䄀洀愀稀漀渀 匀愀琀⸀
A análise do clipping do Ella (arq. do Produto) torna perceptível que o conteúdo divulgado é positivo. A inserção do tema nas mídias tradicionais demonstra um ganho significativo à causa, visto que o fomento à visibilidade da pauta feminista LBT+ é um dos objetivos do projeto.㈀⸀ 䐀甀爀愀渀琀攀 漀 攀瘀攀渀琀漀
A realização do evento teve alguns obstáculos, como a greve nacional da categoria de caminhoneiros, que bloqueou parcialmente as rodovias e, aos poucos, as cidades começaram a entrar em escassez de combustível, inclusive Manaus; e uma forte chuva que caiu nas primeiras horas do dia 26 de maio. Mesmo com o inevitável atraso e reajuste da programação, o Ella aconteceu (fotos com descrição no arquivo do Produto).䘀漀椀 甀洀 攀瘀攀渀琀漀 挀漀洀 洀愀椀猀 椀洀瀀爀攀瘀椀猀琀漀猀 焀甀攀 渀漀爀洀愀氀椀搀愀搀攀猀Ⰰ 攀 渀漀琀瘀攀氀 愀 爀椀焀甀攀稀愀 搀愀猀 搀椀猀挀甀猀猀攀猀 焀甀攀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀漀甀⸀ 伀 椀渀攀搀椀琀椀猀洀漀 攀瘀椀搀攀渀挀椀愀 焀甀攀 昀漀椀 猀 漀 椀渀挀椀漀 攀 焀甀攀 洀甀椀琀漀 洀愀椀猀 瀀漀搀攀 猀攀爀 攀砀瀀氀漀爀愀搀漀 渀愀 搀椀猀挀甀猀猀漀 猀漀戀爀攀 漀 昀攀洀椀渀椀猀洀漀 䰀䈀吀⬀ 攀洀 䴀愀渀愀甀猀Ⰰ 攀猀瀀攀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 愀 挀漀爀爀攀氀愀漀 搀漀 琀攀洀愀 挀漀洀 愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 昀愀洀椀氀椀愀爀 搀愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀猀⸀ 䄀 昀愀洀氀椀愀Ⰰ 焀甀愀渀搀漀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀椀搀愀 挀漀洀漀 愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀 猀漀挀椀愀氀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀 焀甀攀 Ⰰ 琀攀洀 瀀愀瀀攀氀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀 渀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 瀀猀椀挀漀氀最椀挀愀 攀 挀甀氀琀甀爀愀氀 搀攀 洀甀氀栀攀爀攀猀 氀猀戀椀挀愀猀Ⰰ 戀椀猀猀攀砀甀愀椀猀 攀 琀爀愀渀猀攀砀甀愀椀猀⸀ 䄀 挀漀漀爀搀攀渀愀漀 搀漀 䔀氀氀愀 猀攀 挀漀洀瀀爀漀洀攀琀攀甀 攀洀 愀戀爀愀渀最攀爀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀攀猀猀愀 搀椀猀挀甀猀猀漀 攀猀瀀攀挀昀椀挀愀 攀 琀攀瘀攀 猀攀甀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 愀氀挀愀渀愀搀漀⸀
3. Pós-evento䄀猀猀椀洀 挀漀洀漀 漀 洀琀漀搀漀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 椀渀椀挀椀愀氀 焀甀攀 洀漀氀搀漀甀 漀 攀瘀攀渀琀漀Ⰰ 愀 洀攀琀漀搀漀氀漀最椀愀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀 瀀愀爀愀 愀瘀愀氀椀愀爀 漀 瀀猀ⴀ攀瘀攀渀琀漀 琀愀洀戀洀 昀漀椀 焀甀愀氀椀琀愀琀椀瘀愀⸀ 䨀漀猀 刀漀氀椀洀 嘀愀氀攀渀愀Ⰰ 愀漀 昀愀稀攀爀 愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀漀 氀椀瘀爀漀 ᰀ吠甀搀漀 䄀挀愀戀愀 攀洀 䘀攀猀琀愀ᴀⰠ 搀攀 䌀爀椀猀琀椀渀愀 䜀椀挀漀洀漀Ⰰ 挀漀洀攀渀琀愀 焀甀攀 ᰀ愠 最爀愀渀搀攀 瀀攀爀最甀渀琀愀Ⰰ 焀甀愀渀搀漀 猀攀 瀀氀愀渀攀樀愀 昀愀稀攀爀 甀洀 攀瘀攀渀琀漀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 搀攀瘀攀爀椀愀 猀攀爀㨀 ᠀漠 焀甀攀 焀甀攀 挀愀搀愀 甀洀 搀攀猀猀攀猀 椀渀搀椀瘀搀甀漀猀 焀甀攀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀洀 搀漀 攀瘀攀渀琀漀 搀攀瘀攀爀椀愀 氀攀瘀愀爀 挀漀洀漀 爀攀猀搀甀漀 搀攀 洀攀渀猀愀最攀洀Ⰰ 愀漀 猀愀椀爀 搀愀焀甀椀㼀ᤀᴠ†⠀㤀㤀㌀Ⰰ 瀀⸀㈀⤀⸀ 䌀漀洀漀 爀攀猀瀀漀猀琀愀 瀀愀爀愀 琀愀氀 椀渀搀愀最愀漀Ⰰ 愀氀最甀渀猀 搀攀瀀漀椀洀攀渀琀漀猀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀爀愀洀 搀漀 䔀氀氀愀 攀猀琀漀 渀漀 愀爀焀甀椀瘀漀 搀漀 倀爀漀搀甀琀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
|