INSCRIÇÃO: 00039
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO15
 
TÍTULO: Especial Manaus 349 anos - Episódio 1: O Japão no Mercado Adolpho Lisboa
 
AUTORES: STEPHANE DOS SANTOS MONTEIRO (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS); MARIA CLARA GUIMARÃES DA COSTA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS); KÁSSIA TAVARES DA SILVA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS); ANTÔNIO JOSÉ VALE DA COSTA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS); HILANA JAQUELINE MAGALHÃES RODRIGUES (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS); ITALA CLAY DE OLIVEIRA FREITAS (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
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A base metodológica foi a dissertação de mestrado Mercado Adolpho Lisboa: cheiros, sons e imagem, uma abordagem simbólica, de Renato Tavares da Silva (2008), que apresenta o Mercado Municipal Adolpho Lisboa enquanto "lugar" de interações de diversos agentes e, como tal, constituinte da "paisagem cultural" da área portuária de Manaus.
O foco principal do programa estava nos sentidos e na ligação simbólica que os permissionários possuem com o Mercado. E no termo topofilia definida por Tuan (1980, p. 05) como sendo "o elo afetivo entre a pessoa e o lugar ou ambiente físico". A topofilia é construída a partir da percepção, da apreensão dos sentidos (SILVA, 2008).
O formato escolhido foi o de podcast, devido a facilidade de difusão, linguagem e convergência com as diversas mídias. JENKINS (2009) definiu que a convergência como o fluxo de conteúdos através de múltiplas plataformas de mídia, à cooperação entre múltiplos mercados midiáticos e o comportamento migratório dos públicos dos meios de comunicação, que vão a  qualquer  parte  em  busca das  experiências  de  entretenimento  que  desejam
Pois, caracterizar o podcast como uma mídia mais próxima dos ouvintes é comum na literatura sobre o assunto e no discurso dos produtores, em que gravar podcasts é considerado um novo processo midiático que permite formas particulares de interação (PRIMO, 2005).  A linguagem utilizada tende a ser mais coloquial e com aspectos da linguagem manauara. Seu intuito é a aproximação dos ouvintes com o locutor e o personagem apresentado, já que, a entrevista se dá em um tom mais informal e de conversa.
No primeiro bloco, de apresentação do Mercado, o roteiro foi elaborado após pesquisas e leituras da tese de mestrado de Renato Tavares e do livro Manaus: História e Arquitetura (MESQUITA, Otoni. 2006).No início do segundo bloco, é recitado parte do hino da escola dos Koutakuseis, estudantes e jovens entre 19 e 20 anos que participavam da Kokushikan Koutou Takushoko Gakko, a Escola Superior de Imigração criada para aulas de técnicas agrícolas, construção civil e língua portuguesa. O hino, encontrado no livro A Imigração Japonesa no Amazonas: À Luz da Teoria das Relações Internacionais (SÁ, Michele. Edua, 2010), dá início a entrevista com a personagem principal.
Trecho do hino dos Koutakuseis
Esperança o verde colore o firmamentos resplandece o brilho dourado da nuvem correnteza caudal do rio Amazonas ecoam na névoa do amanhecer abre-se caminho no capim da beira há esperança nos corações juvenis a construção com um ardente nobre ideal desde a manhã à noite os jovens empunham machados que ecoam na floresta virgem e queremos construir a nossa história gravando na inestimável construção de um país. (SÁ, 2010)
Para entrevista, usamos o conceito de entrevista intimista e de diálogo, com perguntas que foram pré pautadas pela equipe, de acordo com o conceito de Lage:
Existe o tipo de entrevista em profundidade, onde o objetivo da entrevista não é um tema particular ou acontecimento específico, mas a figura do entrevistado, a representação de mundo que ele constrói, uma atividade que desenvolve ou um viés de sua maneira de ser, geralmente relacionada com outros aspectos de sua vida. Procura-se construir uma novela ou ensaio sobre o personagem, a partir de seus próprios depoimentos e impressões (LAGE, 2003).
Já na composição do podcast, foram utilizadas as ferramentas de gravação do celular e o programa Sound Forge de edição de áudio. O Sound Forge, é um programa de computador que edita e cria áudio digital, sendo utilizada bastante por editores e produtores de áudio.
 
OBJETIVO
Como primeiro passo, desenvolvemos a leitura da tese de mestrado Mercado Adolpho Lisboa: cheiros, sons e imagem, uma abordagem simbólica, de Renato Tavares da Silva (2008). A partir do estudo, escolhemos a “topofilia, o espaço simbólico e perceptivo da apreensão dos sentidos” como peça chave na elaboração do conteúdo da entrevista do podcast.਀ A captura de áudios dos permissionários selecionados nas primeiras visitas ao Mercado Adolpho resultou no entendimento popular do local. Para Milton Jung, (Jornalismo de Rádio. Contexto, 2007) não se pode abrir mão do contato com o público, pois é através dessa relação direta que o jornalista é “capaz de encontrar bons personagens dando vida ao trabalho jornalístico.” Conforme cronograma estabelecido pela Prof.ª Dra. Ítala Clay, da disciplina de aúdio, a pauta definida baseou-se nos permissionários estrangeiros do Mercado. A análise da entrevista de dona Amazônia, marcada por emoção e empatia, são abordados por Jung como elementos para uma boa reportagem.਀ A trilha sonora que compõem o produto acompanha os fatos narrado, apresentando aos ouvintes o ambiente da entrevistada. Entendemos que a questão da pessoalidade e da retórica da informalidade é uma sensibilidade contemporânea, uma tendência que o jornalismo contemporâneo constrói com esforços de linguagem para aproximar os seus mediadores e os programas com o público. (OLIVEIRA, 2018).਀ Dividido em três blocos, compondo 15 minutos de programa, o produto traz a marca original dos estudantes, intitulada Batuque Comunicação, criada no 3° período do curso, em 2017, na disciplina de audiovisual. O primeiro bloco, conduzido pelos locutores Hilana Rodrigues e João Gabriel, apresentam a historicidade e estrutura do Mercado Adolpho Lisboa. O segundo bloco consiste na narração do hino da escola dos Koutakuseis. (DE PAIVA, Maurício. A Saga dos Koutakuseis na Amazônia. Revista Planeta, 2008), por Ajane Angelim, que trata sobre a imigração japonesa para o Brasil, caracterizando-se como gancho para a entrevista principal. O BG ao fundo da narração é a típica melodia japonesa, tocada por flautas e harpas, porém a abertura para o segundo bloco se dá na subida da música regional manauara com ritmo dançante, o carimbó, gravada próximo ao Mercado em dia de grande movimento. ਀ A entrevistada, Amazônia Takeda, brasileira, descendente direta de japoneses, conta a história de imigração de seus pais após a Segunda Guerra Mundial, correlacionando com a popularidade que o Mercado Municipal Adolpho Lisboa florescendo na época. O grupo decidiu colocar uma narração feita pela discente Stephane Santos para guiar o público no decorrer da entrevista. As perguntas feitas pela repórter Kassia Tavares soaram com um distraído bate papo, realizado no ambiente de trabalho de Takeda, reforçando a intenção do programa de aproximar o ouvinte do entrevistado. É no terceiro bloco que os locutores voltam para finalizar o programa, ressaltam a importância de visitação do local e a relevância histórica. As etapas técnicas aparecem ao final do episódio, com edição concluída pelo grupo juntamente com Shelly Sicsú, técnica de áudio da faculdade de Jornalismo da UFAM.਀ A escolha do público alvo ocorreu a partir da relação transmídia que o produto deveria atender. Dessa forma voltamos o produto para os ouvintes que já acessam o site da Batuque e qualquer pessoa que realize pesquisas relacionadas ao Mercadão. Abordamos ainda a linguagem descontraída, com gírias regionais que na percepção de Heródoto “enriquece o jornalismo em rede.”਀伀 瀀爀漀搀甀琀漀 昀漀椀 搀椀猀琀爀椀戀甀搀漀 攀洀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀猀 搀椀最椀琀愀椀猀 ⠀猀椀琀攀 搀愀 䈀愀琀甀焀甀攀Ⰰ 匀瀀漀琀椀昀礀Ⰰ 夀漀甀琀甀戀攀 攀 䤀渀猀琀愀最爀愀洀⤀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 猀攀爀 甀猀愀搀漀 挀漀洀漀 攀砀攀洀瀀氀漀猀 渀愀猀 愀甀氀愀猀 搀漀猀 瀀爀砀椀洀漀猀 瀀攀爀漀搀漀猀 搀攀 伀昀椀挀椀渀愀 䈀猀椀挀愀 搀攀 刀搀椀漀 䌀漀渀瘀攀渀挀椀漀渀愀氀 攀 圀攀戀爀搀椀漀 搀愀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 촀琀愀氀愀 䌀氀愀礀 搀攀 伀氀椀瘀攀椀爀愀 䘀爀攀椀琀愀猀 攀 吀挀渀椀挀愀猀 搀攀 刀攀瀀漀爀琀愀最攀洀Ⰰ 䔀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 攀 倀攀猀焀甀椀猀愀 攀洀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 䤀䤀Ⰰ 洀椀渀椀猀琀爀愀搀漀 瀀攀氀漀 倀爀漀昀攀猀猀漀爀 䄀渀琀渀椀漀 䨀漀猀 嘀愀氀攀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀