ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVIII CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #37a603"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00050</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #37a603"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #37a603"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT10</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #37a603"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Plano de marketing e comunicação: Cordeiro Auto Mecânica</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #37a603"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Antonio Carlos da Costa Lopes (universidade federal do amazonas); Célia Maria da Silva Carvalho (Universidade Federal do Amazonas)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #37a603"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #37a603"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Cordeiro Auto Mecânica sempre esteve em funcionamento, majoritariamente, aos fins de semana, paralelamente ao emprego do senhor Cordeiro, desde 2010, na área externa da sua residência, sendo os serviços combinados diretamente (no formato boca a boca). Em 2012, o proprietário optou por ser autônomo e, assim, iniciaram-se os trabalhos com dedicação exclusiva ao empreendimento: organização da estrutura do local, elaboração de identidade visual, instalação de placa para divulgação, confecção de cartões de visita, compra de equipamentos e ferramentas. Em virtude de algumas dificuldades financeiras, a empresa durou dois anos e o senhor Cordeiro retornou ao emprego formal. O funcionamento da oficina em tempo integral iniciou oficialmente a partir de 2017, e continuam até os dias presentes. O negócio de reparação automotiva logo se expandiu, dando indicativos de que alguma atenção deveria ser dada às estratégias de comunicação e de relacionamento com os clientes já fidelizados, bem como prospectar outros, especialmente, os de faixa etária mais jovem. Em 2018, a oportunidade se apresentou com a construção do presente Plano de Marketing e Comunicação, cujo desenvolvimento se deu durante a disciplina de Comunicação Mercadológica, ministrada pela professora doutora Célia Carvalho. O cliente se mostrou bastante disposto, visto que ele próprio já tomava iniciativas, como a postagem de vídeos em sua página pessoal do&#8203;Facebook e a criação de peças com a sua marca&#8203;, para atrair pessoas e, assim, a identidade visual ganhar maior visibilidade. O objetivo é firmar a reputação da Cordeiro Auto Mecânica por meio do reforço à sua identidade, sustentada pelo vasto conhecimento e pela qualificação do profissional, além da sua honestidade, respeito e empatia pelos clientes. Com isso, buscar relevância na vida do cliente ao construir um banco de dados, como um  prontuário médico que arquiva seu histórico, de modo a entender o carro tanto quanto o seu proprietário. Além disso, o de fortalecer relacionamentos com clientes efetivos e prospectar outros por meio da convivência antes, durante e depois de cada consulta, com atitude proativa e comunicação esclarecedora, que possam contribuir com o seu reconhecimento em reparação automotiva pelo compartilhamento de conteúdos e informações que possam fazer a diferença na vida do cliente, especialmente, àqueles que são leigos em mecânica de automóveis. A Cordeiro Auto Mecânica possui uma estrutura organizada, identidade visual atrativa e disposta estrategicamente pelo local - parede, elevador e também no fardamento-, além do tempo de atuação e a qualificação do profissional que já garantiram clientes fidelizados. Contudo, o crescimento do negócio revelou necessidades que antes possuíam baixa expressão: criação de vínculos comunicacionais mais fortes no relacionamento com os públicos. Assim, verifica-se uma oportunidade de obter reconhecimento no reparo automotivo, ou seja, firmar a reputação, pelo fortalecimento da relação com o cliente, ressaltando elementos como qualidade do serviço, informação e orientação, responsabilidade, alta qualificação do profissional, honestidade, respeito e empatia pelo consumidor ao considerar que este pode ser leigo no assunto. Aliado a isso apresenta-se a importância de expressão online, uma vez que pode ser observada uma transição de públicos, em que os filhos dos clientes mais antigos e fidelizados começam a assumir as responsabilidades de reparação do automóvel. Com isso, é interessante estar em ambientes comuns a esses jovens adultos, como o &#8203;Facebook, por exemplo.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #37a603"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Ao longo da disciplina, além dos materiais disponibilizados em sala - textos, livros, vídeos, entrevistas, dinâmicas -, foram realizadas diversas oficinas sobre a construção de um plano de Marketing e Comunicação, algumas com a participação de alunos que já haviam feito a atividade. Outro ponto interessante foi a elaboração colaborativa das partes do documento entre as equipes durante as aulas com orientação da professora, em que todos podiam dar sugestões e acompanhar o andamento de cada um dos trabalhos. Assim, houve intercâmbio de ideias enriquecido pela variedade dos empreendimentos: alimentação,estética e beleza, comércio, serviços, automóveis etc. Os proprietários, escolhidos pelos alunos para uma efetiva ação de marketing e comunicação, também participaram de algumas aulas com os relatos de suas experiências e de suas expectativas em relação à atividade em desenvolvimento. Junto ao proprietário, o processo iniciou-se com entrevistas para construção do briefing, o qual foi revisado pela professora e aplicado novamente até que possuísse informações suficientes ao início da redação do plano. Outras estratégias, como o acompanhamento do dia a dia do negócio, com a observação do comportamento do proprietário e entrevistas com alguns de seus clientes, forneceram as bases para a identificação das necessidades mais expressivas. Os documentos aplicados foram retirados e adaptados das obras dos autores Kunsch, &#8203;Planejamento de relações públicas na comunicação integrada &#8203;(Summus, 2003), Kotler, Administração de marketing - análise, planejamento, implementação e controle &#8203;(Atlas,1993) e Gomes, Manual Como Elaborar um Plano de Marketing (SEBRAE, 2005), majoritariamente. Outras pesquisas nos &#8203;sites do IBGE(2012) e do SEBRAE (2015) apontaram questões pertinentes aos serviços de reparação automotiva, como o fato de o planejamento financeiro de várias famílias já incluírem tal despesa, por exemplo, segundo a Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) de 2012 (IBGE, 2012) que  identificou o gasto médio com manutenção de veículos em cada classe socioeconômica brasileira, em um total de R$ 128 bilhões , revelando uma estabilidade do setor. Além disso, também é relatado que as dificuldades nos ambientes econômico e financeiro do país condicionam o consumidor a temer assumir novos gastos, fazendo com que a procura por carros usados aumente e com a ela as oportunidades para as empresas de reparação. Uma variável que também orientou os rumos das estratégias deste plano foi o crescimento do emprego nas faixas mais altas de escolaridade e a redução acentuada dos profissionais com baixo grau de instrução que evidenciam o novo perfil do profissional da reparação veicular, de acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), informação de grande relevância ao proprietário, cujas qualificações e certificados já são um dos principais motivos, apontados pelos seus clientes, pela preferência dos seus serviços. REFERÊNCIAS GOMES, Isabela Motta. &#8203;Manual Como Elaborar um Plano de Marketing&#8203;. Belo Horizonte: SEBRAE/MG, 2005. KOTLER, P. &#8203;Administração de marketing - análise, planejamento, implementação e controle. São Paulo: Editora Atlas, 1993. KUNSCH, Margarida Maria Krohling. &#8203;Planejamento de relações públicas na comunicação integrada&#8203;. São Paulo: Summus, 2003. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas  Sebrae.&#8203;Guia de tendências Serviços de Reparação Automotiva 2015&#8203;.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #37a603"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O plano está dividido em quatro partes. A primeira é composta pela introdução, que traz o histórico da empresa obtido por entrevista e seus elementos organizacionais, missão, visão e valores, os quais foram construídos em consonância com o proprietário. Com isso, definiu-se o sumário executivo, composto por uma breve apresentação da empresa e pelas propostas do plano. Na sequência, ainda pertencentes à primeira parte, são apresentadas a análise de ambiente, com os fatores socioculturais, econômicos, políticos e legais e tecnológicos que mais impactam no empreendimento em relação ao seu exterior, juntamente com o levantamento dos seus principais concorrentes. Nos Fatores Internos, utilizou-se da Análise &#8203;SWOT, elegendo os Fatores Críticos de Sucesso. Depois disso, há a definição dos públicos com os quais se relaciona direta e indiretamente, do seu posicionamento de mercado, das características da marca e, consequentemente, dos objetivos e metas, geral e específicos, os quais deram forma às estratégias de marketing e comunicação institucional que contemplaram produto, preço, praça, promoção, pessoas. A segunda parte é dedicada ao modelo do processo de comunicação utilizado na empresa internamente e com os demais públicos como, por exemplo, os fornecedores de peças, os clientes, os lava-jatos e outras oficinas que são parceiras em relação a alguns serviços como alinhamento, retífica, lanternagem. Constatou-se que, pelo senhor Cordeiro trabalhar sozinho, esses relacionamentos são mantidos, majoritariamente, presencialmente e também por ligação telefônica, &#8203;e-mail e &#8203;WhatsApp. A terceira parte apresenta os passos essenciais para a implementação do plano com a projeção de prazos. Algumas ações são gerar material &#8203;online para o &#8203;Facebook, criar o  prontuário , elaborar campanhas sazonais, propor uma galeria de fotos e certificados e pensar no treinamento de mais funcionários. No plano, há alguns exemplos das propostas de conteúdo para as mídias digitais, cujas ideias se constroem a partir de uma linguagem descontraída, objetiva, acessível e com narrativas bem-humoradas, algo muito presente na personalidade do proprietário e visível no seu trato com os clientes. Às duas fases finais, avaliação e controle, dedica-se a quarta parte, em que se definem as estratégias para acompanhar o bom andamento do plano. O documento se encerra com algumas considerações a respeito das expectativas do plano para o negócio, com reforço a alguns pontos, como o engajamento do senhor Cordeiro em sua construção. Logo após, os apêndices apresentam os registros fotográficos que foram feitos durantes o levantamento de dados na empresa e os exemplos de alguns produtos e conteúdos sugeridos como ações para as mídias digitais. Locomoção, comodidade, segurança, precariedade do transporte público são alguns fatores que reforçam o sonho do carro próprio, cuja realização já é algo apontado em pesquisas que demonstram essa aquisição presente no orçamento familiar, bem como a consciência das necessidades de reparo e manutenção. Outras variáveis, como o cenário econômico do País, por exemplo, oferecem ainda mais vantagens ao setor de reparos, uma vez que carros usados e seminovos ganham maior preferência em um momento de cautela em assumir gastos. A partir disso, evidencia-se a importância de prestar assessoria ao proprietário, a fim de orientá-lo sobre as potencialidades de uma comunicação integrada estratégica e planejada. Simultaneamente a isso, está a enorme contribuição à formação do graduando ao entrar em contato com as realidades do mercado e suas diversas variáveis, ao mesmo tempo em que pode experimentar, exercitar sua criatividade, contando com o amparo da universidade na figura do professor orientador.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>