INSCRIÇÃO: 00054
 
CATEGORIA: PT
 
MODALIDADE: PT09
 
TÍTULO: Desafio ManoCOM: as aventuras das relações públicas na Zona Franca de Manaus
 
AUTORES: Emanuele Costa Siqueira (Universidade Federal do Amazonas); Daniel da Silva Oliveira (Universidade Federal do Amazonas); Jonas da Silva Gomes Junior (Universidade Federal do Amazonas)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
O roteiro de game foi desenvolvido durante a disciplina de Laboratório de Comunicação I do curso de Comunicação Social - Relações Públicas (RP) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), único curso de RP da região norte. O trabalho tinha como objetivo desenvolver a criatividade dos alunos facilitando o entendimento e a explicação sobre a assessorias de comunicação e o profissional de Relações Públicas. ਀伀 琀爀愀戀愀氀栀漀 戀愀猀攀漀甀ⴀ猀攀 渀漀 氀椀瘀爀漀 ᰀ䄠猀猀攀猀猀漀爀椀愀猀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀ᴀ†搀攀 䄀渀愀 䄀氀洀愀渀猀愀⸀ 䄀 爀攀昀攀爀椀搀愀 漀戀爀愀 愀戀漀爀搀愀 漀猀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 搀攀 愀猀猀攀猀猀漀爀椀愀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀Ⰰ 愀猀 昀甀渀攀猀 戀猀椀挀愀猀 攀 愀 愀琀甀愀漀 搀漀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 搀攀 爀攀氀愀攀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀 渀漀猀 猀攀琀漀爀攀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀愀猀 漀爀最愀渀椀稀愀攀猀⸀ Considerando estratégias para ressaltar a atuação do profissional de Relações Públicas e salientar a importância da Zona Franca de Manaus (ZFM) para o desenvolvimento da região Amazônica, foi formulado o roteiro de game “Desafio ManoCOM”. A Zona Franca de Manaus, localizada no estado do Amazonas, é o principal polo industrial da região norte. Pelo seu contexto, a Zona Franca se entrelaça à necessidade de manter políticas de sustentabilidade e despertar o olhar para a região de forma mais ponderada, integrando meio ambiente e economia.਀䄀 椀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀漀 搀愀 娀漀渀愀 䘀爀愀渀挀愀 搀攀 䴀愀渀愀甀猀Ⰰ 栀 㔀㈀ 愀渀漀猀Ⰰ 瀀攀爀洀椀琀椀甀 甀洀愀 渀漀瘀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 攀渀砀攀爀最愀爀 愀 䄀洀愀稀渀椀愀Ⰰ 焀甀攀 瀀愀猀猀漀甀 搀攀 甀洀 氀甀最愀爀 挀漀洀 瀀漀甀挀漀 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀 搀攀 挀爀攀猀挀椀洀攀渀琀漀 攀 攀挀漀渀漀洀椀愀 戀愀猀攀愀搀愀 愀瀀攀渀愀猀 渀愀 攀砀瀀氀漀爀愀漀 搀攀 爀攀挀甀爀猀漀猀 渀愀琀甀爀愀椀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 甀洀 瀀漀氀漀 搀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 最攀爀愀漀 搀攀 渀漀瘀愀猀 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀猀Ⰰ 搀椀猀琀爀椀戀甀椀漀 攀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 戀攀渀猀 搀攀 挀漀渀猀甀洀漀 瀀愀爀愀 琀漀搀漀 漀 瀀愀猀⸀ 䐀攀猀琀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 攀猀琀攀 爀漀琀攀椀爀漀 搀攀 最愀洀攀 琀攀洀 愀 椀渀琀攀渀漀 搀攀 瀀爀漀洀漀瘀攀爀 甀洀愀 瘀椀猀漀 椀渀漀瘀愀搀漀爀愀 猀漀戀爀攀 挀漀洀漀 愀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 搀攀猀琀愀挀愀渀搀漀 漀 挀攀渀爀椀漀 椀渀搀甀猀琀爀椀愀氀⸀ Em função da responsabilidade social com a região, surgiu a ideia de explorar a realidade comunicacional do profissional de relações públicas na Amazônia, atentando para aspectos regionais, como economia e cultura. ਀䈀甀猀挀愀渀搀漀 甀琀椀氀椀稀愀爀 愀 樀漀最愀戀椀氀椀搀愀搀攀 戀猀椀挀愀 搀攀 甀洀 樀漀最漀 搀攀 愀漀Ⰰ 漀 䐀攀猀愀昀椀漀 䴀愀渀漀䌀伀䴀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀 漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 搀攀猀愀昀椀漀 攀渀昀爀攀渀琀愀搀漀 瀀漀爀 甀洀 爀攀挀洀ⴀ昀漀爀洀愀搀漀 攀洀 爀攀氀愀攀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀㨀 挀漀渀焀甀椀猀琀愀爀 漀 猀攀甀 氀甀最愀爀 渀漀 洀攀爀挀愀搀漀℀ 倀攀渀猀愀渀搀漀 愀猀猀椀洀 搀攀挀椀搀椀洀漀猀 椀渀漀瘀愀爀 渀愀 洀愀渀攀椀爀愀 搀攀 愀戀漀爀搀愀爀 漀猀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 攀挀漀渀洀椀挀漀猀 搀愀 爀攀最椀漀 攀 愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 搀攀 爀攀氀愀攀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀Ⰰ 椀渀猀攀爀椀渀搀漀 椀猀猀漀 搀攀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 洀愀椀猀 氀切搀椀挀愀 攀 猀甀琀椀氀 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀 樀漀最愀搀漀爀 愀挀愀戀攀 瀀漀爀 愀搀焀甀椀爀椀爀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀攀 昀漀爀洀愀 椀渀挀漀渀猀挀椀攀渀琀攀Ⰰ 攀猀猀攀  漀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀氀 焀甀攀 漀猀 最愀洀攀猀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀洀 愀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀最攀洀 搀攀 渀漀瘀漀猀 愀猀猀甀渀琀漀猀⸀ O personagem anda pensativo quanto ao que fazer profissionalmente. Até que ele vê na internet o seguinte anúncio de emprego “Agência ManoCOM - CONTRATA ASSESSOR DE COMUNICAÇÃO”, esta agência trabalha assessorando diversas empresas da Zona Franca de Manaus (por isso o personagem acaba passando por várias empresas e lugares/fases). Ele se candidata e a entrevista é uma fase introdutória ao jogo, passando essa fase começa o período de experiência e a partir daí ele vai ter uma série de desafios para conseguir ser contratado definitivamente. A partir deste enredo, o roteiro tem o objetivo de auxiliar e estimular os jovens entre 16 e 22 anos, vestibulandos, alunos do ensino médio ou recém-formados, a despertar o interesse sobre a profissão de Relações Públicas, apresentando um dos campos de atuação na região norte, em especial as indústrias e fábricas que integram a Zona Franca.
 
INTRODUÇÃO
De acordo com a pesquisa Games Pop (2014), realizada pelo IBOPE Media, o estilo ação e aventura é o preferido entre 31% dos jogadores no país. Na hora de jogar videogame ou outros jogos eletrônicos, a maioria dos brasileiros (67%) utiliza os consoles, mas 42% jogam no computador e notebook. O celular ou smartphone é adotado por 16% dos jogadores. O processo de pesquisa foi fundamental para a construção do roteiro do game Desafio ManoCOM, desde o momento da concepção até a criação das fases. O processo de levantamento das informações foi feito por meio de várias pesquisas bibliográficas, destacadamente sobre a região amazônica, Zona Franca de Manaus, cultura e games. Utilizou-se, primeiramente, como bibliografia base para o desenvolvimento do roteiro, o livro de Ana Almansa. ਀䄀 攀焀甀椀瀀攀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀漀甀 搀攀 甀洀 挀甀爀猀漀 搀攀 ᰀ䤠渀琀爀漀搀甀漀 愀漀猀 䨀漀最漀猀 䐀椀最椀琀愀椀猀ᰀⰠ 洀椀渀椀猀琀爀愀搀漀 瀀攀氀漀 瀀爀漀昀⸀ 䐀爀⸀ 䨀甀挀椀洀愀爀 䨀切渀椀漀爀 渀漀 匀愀洀猀甀渀最 伀䌀䔀䄀一Ⰰ 樀甀渀琀愀洀攀渀琀攀 挀漀洀 愀猀 漀甀琀爀愀猀 攀焀甀椀瀀攀猀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 䰀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 䤀⸀ 伀 挀甀爀猀漀 琀攀瘀攀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 攀渀猀椀渀愀爀 猀漀戀爀攀 漀 焀甀攀 猀漀 樀漀最漀猀 搀椀最椀琀愀椀猀Ⰰ 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 洀愀椀猀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀猀 攀洀 樀漀最漀猀Ⰰ 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀攀 樀漀最漀猀Ⰰ 攀琀挀⸀ 䐀攀 昀漀爀洀愀 搀椀渀洀椀挀愀 攀 椀渀琀攀爀愀琀椀瘀愀Ⰰ 漀 瀀爀漀昀⸀ 䨀甀挀椀洀愀爀 昀愀氀漀甀 猀漀戀爀攀 愀猀 挀漀渀搀椀攀猀 瀀愀爀愀 焀甀攀 甀洀 樀漀最漀 猀攀樀愀 攀氀愀戀漀爀愀搀漀Ⰰ 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀猀Ⰰ 搀椀渀洀椀挀愀猀 攀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 攀猀猀攀渀挀椀愀椀猀 搀攀 甀洀 戀漀洀 樀漀最漀⸀ 䐀攀瀀漀椀猀 搀漀 挀甀爀猀漀Ⰰ 愀 攀焀甀椀瀀攀 挀漀洀攀漀甀 愀 瀀爀漀樀攀琀愀爀 漀 爀漀琀攀椀爀漀Ⰰ 戀甀猀挀愀渀搀漀 搀攀昀椀渀椀爀 漀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀Ⰰ 挀漀渀挀攀瀀漀Ⰰ 搀攀猀攀渀栀漀Ⰰ 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 搀攀 洀攀爀挀愀搀漀 攀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀⸀  Ademais foram feitas várias reuniões para construção das fases, tomando como base a realidade regional. Essas reuniões de brainstorm objetivavam reunir e compartilhar as informações sobre o trabalho. Cada membro da equipe pesquisou sobre diferentes vertentes tratadas no roteiro. Uma das principais atividades da equipe ao realizar as reuniões foi idealizar estágios do jogo em que os conteúdos aprendidos na disciplina Laboratório de Comunicação I fossem postos em prática pela persona que está jogando. ਀伀甀琀爀漀 搀攀猀愀昀椀漀 昀漀椀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀爀 漀 挀攀渀爀椀漀 攀洀 焀甀攀 漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 挀漀氀漀挀愀 愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 搀攀 爀攀氀愀攀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀 攀洀 瀀爀琀椀挀愀 ⠀搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 愀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀猀 渀漀 氀椀瘀爀漀 愀挀椀洀愀 挀椀琀愀搀漀⤀ 攀 愀漀 洀攀猀洀漀 琀攀洀瀀漀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 愀 䄀洀愀稀渀椀愀 攀 猀甀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 甀爀戀愀渀愀Ⰰ 攀挀漀渀洀椀挀漀 攀 挀甀氀琀甀爀愀氀⸀ 䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 愀 娀漀渀愀 䘀爀愀渀挀愀 搀攀 䴀愀渀愀甀猀 最愀渀栀漀甀 搀攀猀琀愀焀甀攀 瀀攀氀漀 猀攀甀 挀愀爀琀攀爀 攀洀瀀爀攀攀渀搀攀搀漀爀 攀洀 洀攀椀漀  爀攀最椀漀 愀洀愀稀渀椀挀愀Ⰰ 焀甀攀 愀氀洀 搀攀 椀洀瀀甀氀猀椀漀渀愀爀 愀 攀挀漀渀漀洀椀愀 愀樀甀搀漀甀 愀 愀挀攀氀攀爀愀爀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 甀爀戀愀渀椀稀愀漀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 䴀愀渀愀甀猀⸀ 䄀猀 昀甀渀攀猀 挀漀洀甀渀椀挀愀挀椀漀渀愀椀猀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 ⠀瀀攀猀焀甀椀猀愀Ⰰ 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 攀砀攀挀甀漀Ⰰ 挀漀渀琀爀漀氀攀Ⰰ 愀瘀愀氀椀愀漀Ⰰ 挀漀漀爀搀攀渀愀漀 攀 愀猀猀攀猀猀漀爀愀洀攀渀琀漀⤀ 昀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 攀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀漀猀 渀漀 爀漀琀攀椀爀漀⸀ 吀漀搀漀 漀 攀渀爀攀搀漀 焀甀攀 昀漀椀 瀀攀渀猀愀搀漀 瀀攀氀愀 攀焀甀椀瀀攀 漀戀樀攀琀椀瘀愀 猀攀爀 搀椀渀洀椀挀漀 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀 甀猀甀爀椀漀 搀漀 最愀洀攀 猀攀 搀椀瘀椀爀琀愀 攀 愀漀 洀攀猀洀漀 琀攀洀瀀漀 愀瀀爀攀渀搀愀Ⰰ 漀甀 愀瀀爀漀昀甀渀搀攀 猀攀甀猀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 猀漀戀爀攀 漀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀Ⰰ 爀攀猀瀀攀椀琀愀渀搀漀 漀猀 瀀爀椀渀挀瀀椀漀猀 琀椀挀漀猀 搀愀 爀攀愀 攀 瀀爀攀猀攀爀瘀愀渀搀漀 愀挀椀洀愀 搀攀 琀甀搀漀 愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 氀漀挀愀氀⸀ 伀 渀漀洀攀 搀漀 樀漀最漀 昀漀椀 挀爀椀愀搀漀 挀漀洀 愀 椀渀琀攀渀漀 搀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 愀 挀甀氀琀甀爀愀 氀漀挀愀氀Ⰰ 猀攀渀搀漀 漀 琀攀爀洀漀 ᰀ洠愀渀漀ᴀ†洀甀椀琀漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 渀漀 搀椀愀氀攀琀漀 愀洀愀稀漀渀猀Ⰰ 爀攀昀攀爀椀渀搀漀ⴀ猀攀 愀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 琀爀愀琀愀洀攀渀琀漀 挀愀爀椀渀栀漀猀愀 攀渀琀爀攀 挀漀渀栀攀挀椀搀漀猀 漀甀 渀漀Ⰰ 挀漀渀昀漀爀洀攀 漀 䐀漀甀琀漀爀 攀洀 䰀椀渀最甀猀琀椀挀愀 匀爀最椀漀 䄀甀最甀猀琀漀 䘀爀攀椀爀攀 搀攀 匀漀甀稀愀⸀ 䨀 漀 琀攀爀洀漀 ᰀ䌠漀洀ᴀ†昀愀稀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀 愀 爀攀愀 搀愀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ Espera-se que o roteiro consiga atingir uma narrativa coesa e coerente em seu enredo, que foi construído em sua totalidade de referências teóricas. Acreditamos que mesmo de forma indireta ele transmite uma mensagem de conscientização e respeito sobre os temas abordados e prende a atenção de seu público com a sua mecânica de jogo dinâmica e divertida. É importante ressaltar que o roteiro também realiza um critica a falta de investimentos a ZFM, entendendo ser crucial lutar para a preservação da mesma. Por fim, acreditamos que o roteiro do game Desafio ManoCOM rompe as visões tradicionais sobre a realidade no desenvolvimento da Amazônia e desperta a curiosidade de seus possíveis jogadores para as Relações Públicas.
 
OBJETIVO
A logo do Desafio ManoCOM é uma referência a industrialização na região amazônica, com dois símbolos básicos: uma engrenagem que representa a Zona Franca de Manaus e uma folha sobre ela, representando a Amazônia. ਀䌀漀渀昀漀爀洀攀 漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 瀀爀椀渀挀瀀椀漀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀 搀漀 䌀搀椀最漀 搀攀 준琀椀挀愀 搀漀猀 倀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 ᰀ猠漀洀攀渀琀攀 瀀漀搀攀 椀渀琀椀琀甀氀愀爀ⴀ猀攀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 攀Ⰰ 渀攀猀琀愀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 攀砀攀爀挀攀爀 愀 瀀爀漀昀椀猀猀漀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 愀 瀀攀猀猀漀愀 昀猀椀挀愀 漀甀 樀甀爀搀椀挀愀 氀攀最愀氀洀攀渀琀攀 挀爀攀搀攀渀挀椀愀搀愀 渀漀猀 琀攀爀洀漀猀 搀愀 䰀攀椀 攀洀 瘀椀最漀爀ᴀⰠ 搀攀椀砀愀洀漀猀 挀氀愀爀漀 焀甀攀 渀漀猀猀漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀  爀攀最椀猀琀爀愀搀漀 攀 攀砀攀爀挀攀 愀 昀甀渀漀 搀攀 爀攀氀愀攀猀ⴀ瀀切戀氀椀挀愀猀 渀漀 樀漀最漀 挀漀渀昀漀爀洀攀 愀 氀攀椀 瘀椀最攀渀琀攀⸀  Antes de iniciar o jogo aparecerá uma tela para que o jogador escolha seu avatar e seu nome. No início de cada missão aparecerá uma “mensagem” especificando a função de Relações Públicas que o personagem vai exercer na fase. A cada término de fase aparecerá o chefe da agência atribuindo uma nova missão ao jogador e orientações sobre o lugar. Ao completar todas as fases do jogo ele receberá uma medalha e o troféu, que é um crachá com seu nome e a função: Assessor de Comunicação.਀㄀뀀 䘀愀猀攀 ⠀䤀渀琀爀漀搀甀漀 猀 昀甀渀攀猀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀⤀ ⴀ 伀 樀漀最愀搀漀爀 攀猀琀 渀愀 猀甀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 搀攀 攀洀瀀爀攀最漀 攀 瀀愀爀愀 焀甀攀 攀氀攀 挀漀渀猀椀最愀 猀攀爀 挀漀渀琀爀愀琀愀搀漀 攀氀攀 琀攀爀 焀甀攀 爀攀猀瀀漀渀搀攀爀 挀漀爀爀攀琀愀洀攀渀琀攀 焀甀愀椀猀 猀漀 愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 攀 昀甀渀攀猀 瀀爀椀洀漀爀搀椀愀椀猀 搀攀 甀洀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀⸀  一愀 ㈀먀 䘀愀猀攀 ⠀䄀渀愀氀椀猀愀爀⤀ ⴀ 一漀猀猀漀 栀攀爀椀  攀渀瘀椀愀搀漀 瀀愀爀愀 甀洀愀 攀洀瀀爀攀猀愀 樀愀瀀漀渀攀猀愀 焀甀攀 昀愀戀爀椀挀愀 洀漀琀漀猀 攀 焀甀攀 攀猀琀 瀀愀猀猀愀渀搀漀 瀀漀爀 甀洀愀 最爀攀瘀攀 搀攀 挀漀氀愀戀漀爀愀搀漀爀攀猀 椀渀猀愀琀椀猀昀攀椀琀漀猀Ⰰ 攀氀攀 瀀爀攀挀椀猀愀 愀渀愀氀椀猀愀爀 愀 猀椀琀甀愀漀 攀 挀漀渀琀漀爀渀愀爀 愀 挀爀椀猀攀⸀ ㌀먀 䘀愀猀攀 ⠀倀氀愀渀攀樀愀爀⤀ ⴀ 䐀攀猀琀愀 瘀攀稀 渀漀猀猀漀 栀攀爀椀  洀愀渀搀愀搀漀 瀀愀爀愀 甀洀愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 焀甀攀 昀愀戀爀椀挀愀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 椀渀昀氀愀洀瘀攀椀猀 焀甀攀 愀瀀猀 甀洀 瀀爀漀戀氀攀洀愀 搀攀 攀渀挀愀渀愀洀攀渀琀漀 搀攀爀爀愀洀愀 氀攀漀 渀漀 爀椀漀Ⰰ 猀甀愀 洀椀猀猀漀 猀攀爀 爀攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀爀 愀 椀洀愀最攀洀 搀攀猀猀愀 攀洀瀀爀攀猀愀⸀ 䔀猀猀愀 昀愀猀攀 猀攀 瀀愀猀猀愀 搀攀戀愀椀砀漀 搀愀 最甀愀 挀漀洀 漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 渀愀搀愀渀搀漀⸀ Na 4º Fase (Controlar) - Uma empresa, que processa leite, tem a entrega de uma grande carga comprometida quando o caminhão não consegue passar pelos buracos na estrada, o jogador precisa ajudar a tapar os buracos e controlar a situação. 5º Fase (Executar) - Desta vez o herói é enviado para Parintins para ajudar uma empresa de bebidas da Zona Franca durante o Festival Folclórico. As latinhas de refrigerante dessa empresa são azuis e para o festival foi elaborado uma versão na cor vermelha. Durante essa fase será preciso distribuir as latas para as pessoas conforme sua torcida. 6º e última fase (Controlar) - Está terminando o prazo de vida da Zona Franca, empresários estão pressionando o governo para sua extinção. Nesta fase o herói precisa contornar a situação fazendo um discurso “inspirador” sobre conscientização e ampliação da Zona Franca, por fim salvando-a.਀䌀漀洀 愀猀 昀攀氀椀挀椀琀愀攀猀Ⰰ 漀 樀漀最漀 猀攀 攀渀挀攀爀爀愀⸀ 伀 瀀爀洀椀漀㼀 刀攀挀攀戀攀爀 漀 挀爀愀挀栀 搀愀 愀最渀挀椀愀 䴀愀渀漀䌀伀䴀 搀攀洀漀渀猀琀爀愀搀漀 焀甀攀 攀猀琀 漀昀椀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 挀漀渀琀爀愀琀愀搀漀⸀ 伀 樀漀最愀搀漀爀 挀漀渀猀攀最甀椀甀 昀椀渀愀氀椀稀愀爀 琀漀搀愀猀 愀猀 昀愀猀攀猀 攀 愀最漀爀愀 攀猀琀 洀愀椀猀 椀渀昀漀爀洀愀搀漀 猀漀戀爀攀 漀猀 愀猀猀甀渀琀漀猀 愀戀漀爀搀愀搀漀猀 渀漀 樀漀最漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀