INSCRIÇÃO: 00073
 
CATEGORIA: RP
 
MODALIDADE: RP09
 
TÍTULO: Guia dos mochileiros da UFAM
 
AUTORES: Julie Anne Janio Simões (Universidade Federal do Amazonas); Antonio Carlos da Costa Lopes (Universidade Federal do Amazonas); Célia Maria da Silva Carvalho (Universidade Federal do Amazonas)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
O Guia dos Mochileiros da UFAM (disponível em:https://vipufam.files.wordpress.com/2019/04/guia-dos-mochileiros-da-ufam.pdf​) procura contemplar o relacionamento entre o Programa Instituição de Visitas para os Públicos Interno e Externo (VIP) e os públicos interessados na atividade de visitação à Universidade Federal do Amazonas (UFAM) desde os primeiros contatos, passando pela atividade em si,até o seu encerramento. Assim, divide-se nas seguintes etapas: agendamento, visita, avaliação e outras recomendações importantes aos integrantes do Programa. Produzido durante a disciplina Comunicação Mercadológica do 6° período de Relações Públicas, ministrada pela professora doutora Célia Carvalho, este produto tem como ideia principal não ser um manual que engessa o passo a passo do que fazer, mas, sim, ser uma ferramenta estratégica, de leitura agradável, bonito visualmente e que forneça dicas de como tocar as atividades do VIP, deixando a imaginação de quem lê livre para adaptações, incrementos e ideias super criativas. O objetivo é sintetizar os procedimentos de atendimento ao público, agendamento, roteiro, acompanhamento e avaliação das visitas à UFAM organizadas pelo VIP. Além disso, há a preocupação em padronizar linguagem e identidade visual, compor um instrumento de consulta de fácil acesso para os integrantes do programa e agilizar os procedimentos internos, a fim de evitar contratempos durante a atividade. O VIP é de grande importância para a imagem da Universidade, uma vez que possibilita experimentar sua cultura por um dia e, para muitos, representa o primeiro contato com o espaço físico desse ambiente acadêmico. A partir disso, é fundamental fortalecer a identidade e a cultura desse programa, o qual estará refletindo a própria UFAM aos olhos daqueles que sonham com o ingresso no ensino superior público, especialmente, alunos finalistas do ensino médio. A narrativa deste guia se constrói em torno do conceito de aventura, a fim de fazer referência à imensa riqueza natural e, preservada em meio, ao conhecimento científico ali produzido, ambos marcas da Instituição. Assim, propõe-se o engajamento do leitor e o estímulo ao seu lado mais criativo, a fim de, a partir desse momento, estabelecer o tom e a energia necessários na condução das visitações.
 
INTRODUÇÃO
A construção do Guia teve início com a coleta de dados junto ao VIP a respeito das visitações e do funcionamento diário de suas atividades, por meio de entrevistas com a professora coordenadora do programa e com os integrantes que ali atuam: profissional de Relações Públicas, bolsistas, voluntários, estagiários. Além disso, outras informações foram obtidas de ​sites e portais que o mencionaram de algum modo. O material utilizado para compor os questionários e os roteiros de entrevista foi adaptado dos autores Kotler, na obra Administração de marketing - análise, planejamento, implementação e controle (Editora Atlas, 1993) e Kunsch, no livro ​Planejamento de relações públicas na comunicação integrada (Summus, 2003). Tais obras foram utilizadas por tratarem de assuntos voltados ao relacionamento, aos públicos estratégicos, ao atendimento/tratamento aos clientes e à condução de pesquisas de mercado, afinal diversas instituições de ensino superior possuem suas formas de recepção à comunidade e isso representa um diferencial competitivo se bem planejado. Após o tratamento dessas informações, iniciou-se a redação do guia, a partir das necessidades identificadas, com envio constante do material para a revisão com a professora orientadora. O texto foi adaptado a uma linguagem que combinasse não somente com o conceito de aventura desejado, mas com o planejamento visual da peça e com as características socioculturais dos integrantes do VIP, buscando atender as suas referências culturais e manter igual nível de entendimento e engajamento entre todos, independente, de faixa etária e outros fatores, por exemplo, comportamentais.
 
OBJETIVO
A peça possui linguagem descontraída, com a apropriação de termos do meio esportivo, de práticas radicais e dos gêneros cinematográficos de ação e aventura, sem deixar de ser objetiva. Está organizada em três seções: Recrutando Aventureiros, cujo foco se detém à pré-visita, com instruções sobre como entrar em contato com as instituições/organizações, criação do roteiro de visita e redação de ​release sobre a realização da atividade para a Assessoria de Comunicação (ASCOM). Nessa, as informações estão distribuídas, respectivamente, nos subtítulos: O convite; A trilha e O aviso.Mãos ao Mapa é o título da segunda seção que trata da visita em si. Ela possui informações sobre o ​tour pela Universidade, os registros em foto ao longo da atividade e o slide de apresentação sobre a UFAM. Funciona como um lembrete de pontos que não podem passar despercebidos pelos integrantes que irão ser os guias dos visitantes.਀䔀渀挀攀爀爀愀渀搀漀 漀 最甀椀愀Ⰰ 攀猀琀 愀 猀攀漀 吀挀栀愀甀 渀漀Ⰰ 愀琀 氀漀最漀℀ 挀漀洀 愀瀀漀渀琀愀洀攀渀琀漀猀 猀漀戀爀攀 漀 瀀猀ⴀ瘀椀猀椀琀愀Ⰰ 挀漀洀漀 愀 搀椀猀琀爀椀戀甀椀漀 搀攀 昀椀挀栀愀猀 搀攀 愀瘀愀氀椀愀漀 愀漀猀 瘀椀猀椀琀愀渀琀攀猀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 搀攀 漀甀琀爀漀猀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 椀洀瀀爀攀猀猀漀猀 猀漀戀爀攀 漀 嘀䤀倀⸀ 䄀焀甀椀Ⰰ 栀 甀洀愀 猀甀戀猀攀漀 渀漀洀攀愀搀愀 搀攀 䴀愀渀搀攀 渀漀琀挀椀愀猀Ⰰ 愀 焀甀愀氀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀稀愀 漀猀 挀愀渀愀椀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 挀漀洀 漀 瀀爀漀最爀愀洀愀⸀ O texto se alia ao visual atrativo e lúdico, cuja diagramação optou por um conceito baseado em cores mais sólidas e com fortes referências à natureza, como o marrom, o amarelo, o verde, o azul, o vermelho e suas variações, especialmente, as de tonalidade pastel. A tipografia elegeu famílias com a escrita mais rústica para os títulos (​Amatic SC 50; ​Black Ops One 27,5; ​Allerta Stencil 32 e 48 e ​League Spartan 45,2), a fim de causar a sensação de algo primitivo no leitor, de ação e aventura; já para o corpo do texto (​Atma Light 16,18 e 23; ​Atma Bold 10; ​Bryndan Write 21) as de aspecto mais cursivo se encarregaram de despertar o caráter mais artesanal, de algo feito à mão, ao mesmo tempo em que confere diversão e dinamismo por trazer um toque que remete à infância.਀䄀猀 椀洀愀最攀渀猀 昀漀爀愀洀 昀漀爀琀攀猀 愀氀椀愀搀愀猀 渀愀 挀爀椀愀漀 搀攀猀猀愀 愀琀洀漀猀昀攀爀愀 搀攀 攀砀瀀攀搀椀漀⸀ 䈀切猀猀漀氀愀猀Ⰰ 洀愀瀀愀猀 搀攀 琀攀猀漀甀爀漀Ⰰ 瀀愀瀀攀氀 挀漀洀 洀愀爀挀愀猀 搀攀 攀渀瘀攀氀栀攀挀椀搀漀Ⰰ 戀愀切猀Ⰰ 猀攀琀愀猀Ⰰ 猀椀氀栀甀攀琀愀猀 搀攀 瀀爀愀琀椀挀愀渀琀攀猀 搀攀 攀猀瀀漀爀琀攀猀 爀愀搀椀挀愀椀猀Ⰰ 昀氀漀爀攀猀琀愀Ⰰ 瀀攀最愀搀愀猀Ⰰ 攀渀琀爀攀 漀甀琀爀愀猀Ⰰ 攀渀挀漀渀琀爀愀洀ⴀ猀攀 愀漀 氀漀渀最漀 搀愀猀 瀀最椀渀愀猀⸀ 吀漀搀愀猀 昀漀爀愀洀 爀攀琀椀爀愀搀愀猀 搀攀 戀愀渀挀漀猀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀 ☀⌀㠀㈀ ㌀㬀漀渀氀椀渀攀 挀漀洀 愀 搀攀瘀椀搀愀 愀琀攀渀漀 愀漀猀 搀椀爀攀椀琀漀猀 愀甀琀漀爀愀椀猀Ⰰ 愀氀最漀 焀甀攀 最爀愀渀搀攀 瀀愀爀琀攀 搀攀氀愀猀 渀漀 爀攀椀瘀椀渀搀椀挀愀瘀愀Ⰰ 攀 琀爀愀琀愀搀愀猀 攀洀 愀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀猀 搀攀 攀搀椀漀 挀漀洀漀 漀 ☀⌀㠀㈀ ㌀㬀倀栀漀琀漀匀挀愀瀀攀 攀 漀 ☀⌀㠀㈀ ㌀㬀倀椀砀氀爀䔀搀椀琀漀爀 伀渀氀椀渀攀⸀ 䄀 搀椀愀最爀愀洀愀漀 昀漀椀 昀攀椀琀愀 渀漀 攀搀椀琀漀爀 最爀愀琀甀椀琀漀 䌀愀渀瘀愀⸀ A interdisciplinaridade entre relações públicas, marketing,​ design e jornalismo aponta as potencialidades criativas e estratégicas de se optar por uma comunicação cada vez mais integrada, inclusive que circula em outros ambientes como o cinema, as práticas esportivas, a literatura infanto-juvenil, por exemplo, reunindo referências que agregam grandes detalhes na construção de cenários que enriquecem o discurso que se propõe em dada ação.਀䄀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 昀漀爀愀 搀愀 猀愀氀愀 搀攀 愀甀氀愀 瘀漀氀琀愀搀愀 愀 甀洀 瀀爀漀最爀愀洀愀 焀甀攀 氀椀搀愀 挀漀洀 甀洀愀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 搀攀 最爀愀渀搀攀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀  椀洀愀最攀洀 搀愀 唀䘀䄀䴀 ⴀ 攀 焀甀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀 瀀愀爀愀 洀甀椀琀漀猀 漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀 愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀Ⰰ 瘀椀猀椀琀愀渀搀漀 猀攀甀猀 攀猀瀀愀漀猀Ⰰ 瘀椀瘀攀渀挀椀愀渀搀漀 瀀漀爀 甀洀 搀椀愀 猀甀愀猀 瀀攀挀甀氀椀愀爀椀搀愀搀攀猀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀 甀洀愀 瘀攀爀搀愀搀攀椀爀愀 愀瘀攀渀琀甀爀愀 愀漀 最爀愀搀甀愀渀搀漀 渀愀 戀甀猀挀愀 搀攀 猀漀氀甀攀猀 挀爀椀愀琀椀瘀愀猀 焀甀攀 椀爀漀 琀爀椀氀栀愀爀 漀 昀漀爀琀愀氀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀攀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀Ⰰ 漀 攀渀最愀樀愀洀攀渀琀漀 渀愀 挀甀氀琀甀爀愀 漀爀最愀渀椀稀愀挀椀漀渀愀氀 攀 愀 猀漀氀椀搀攀稀 搀攀 椀洀愀最攀洀 瀀攀爀愀渀琀攀 漀猀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀 愀 挀漀洀攀愀爀 瀀攀氀漀 椀渀琀攀爀渀漀⸀ REFERÊNCIAS਀䬀伀吀䰀䔀刀Ⰰ 倀⸀ 䄀搀洀椀渀椀猀琀爀愀漀 搀攀 洀愀爀欀攀琀椀渀最ⴀ愀渀氀椀猀攀Ⰰ 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 椀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀漀 攀 挀漀渀琀爀漀氀攀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䔀搀椀琀漀爀愀 䄀琀氀愀猀Ⰰ㄀㤀㤀㌀ KUNSCH, Margarida Maria Krohling. ​Planejamento de relações públicas na comunicação integrada​. São Paulo: Summus,2003਀倀爀漀最爀愀洀愀 嘀䤀倀⸀ 唀䘀䄀䴀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀㰀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀甀昀愀洀⸀攀搀甀⸀戀爀⼀椀渀搀攀砀⸀瀀栀瀀⼀瀀爀漀最爀愀洀愀ⴀ搀攀ⴀ瘀椀猀椀琀愀ⴀ瀀愀爀愀ⴀ漀猀ⴀ瀀甀戀氀椀挀漀猀ⴀ椀渀琀攀爀渀漀猀ⴀ攀ⴀ攀砀琀攀爀渀漀猀ⴀ搀愀ⴀ甀昀愀洀ⴀ瘀椀瀀☀⌀㠀㈀ ㌀㬀㸀愀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㠀漀甀琀㈀ ㄀㠀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀